You are on page 1of 7

TRABALHO DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Tema: PRINCPIO

DAS MOTIVAES JUDICIAIS


E

PRINCPIO DA ORALIDADE

Grupo: Marlia Alves Amaral RGM: 191264 Silvia Mara Pereira Luis RGM: 192309 Luiz Gustavo do Prado RGM: 186996 4 - A Direito CARAGUATATUBA SP 2011

PRINCPIOS GERAIS DO PROCESSO CIVIL Introduo


Princpios podem ser definidos como a verdade bsica imutvel de uma cincia, funcionando como pilares fundamentais da construo de todo o estudo doutrinrio. S se pode designar como cincia aquele ramo de estudo regrado por princpios, que lhe do a necessria coerncia e uniformidade. A Magna Carta de 1988, adotando a moderna tendncia de

constitucionalizao do processo e de sua considerao como uma das garantias fundamentais do cidado, pela primeira vez houve por bem incluir em seu bojo uma srie de princpios basilares da cincia processual. Os princpios de processo civil se encontram previstos expressamente como garantias constitucionais. Tais garantias, muitas delas inseridas no art. 5 da Constituio Federal e elevadas ao nvel de clusulas ptreas, no podem ser objeto de limitao pela legislao infraconstitucional. J os demais princpios internos do processo civil comportam regulagem em legislao especfica, servindo mais como forma de distino do Processo Civil dos demais ramos da cincia processual. Para a escola do ps-positivismo, os princpios constitucionais nos lindes da nossa Constituio so os vetores normativos que embasam e constituem a razo essencial das normas jurdicas, logrando posio destacada no sistema jurdico, e por isso, desempenham uma funo retrica-argumentativa, onde o enquadramento se daria por standards que colimam reclamos de justia, lastreando-se na idia de direito. Importante destacar que sobretudo nos princpios constitucionais que se embasam todas as disciplinas processuais, encontrando na Lei Maior a plataforma comum que permite a elaborao de uma teoria geral do processo. O Direito Constitucional Processual incumbe-se da anlise das normas de cunho processual tratadas na Constituio e do exame de regras infraconstitucionais, luz dos princpios estabelecidos pela Carta Magna. H outros princpios, de menor magnitude, que, embora fundamentais, no tem natureza constitucional.

PRINCPIOS GERAIS DO PROCESSO CIVIL NA CONSTITUIO FEDERAL 1 - Isonomia (igualdade) art. 5, caput, I, CF88; 2 - Contraditrio art. 5, LV, CF88; 3 - Inafastabilidade do Controle Jurisdicional art. 5, XXXV, CF88; 4 - Imparcialidade art. 95, I,II e III, CF88; 5 - Publicidade art. 5, LX, CF88 6 - Duplo Grau de Jurisdio; 7 - Devido Processo Legal art. 5, LIV, CF88; 8 - Razovel Durao do Processo art. 5, LXXVIII, CF88; 9 - Fundamentao (Motivao das Decises Judiciais) art. 93, IX, CF88; 10 - Ampla Defesa art. 5, LV, CF88.

PRINCPIOS GERAIS INTERNOS DO PROCESSO CIVIL


So os princpios internos desse ramo da cincia, indicativos de sua diferenciao em relao aos demais ramos do direito processual.

1 - Ao e Disponibilidade; 2 - Dispositivo e Livre Investigao das Provas; 3 - Lealdade Processual (Boa-F) CPC art. 14; 4 - Oralidade; 5 - Economia Processual e Instrumentalidade das Formas; 6 - Persuaso Racional do Juiz; 7 - Impulso Oficial; 8 - Tipicidade; 9 - Documentao; 10 - Liberdade das Formas.

PRINCPIO DAS MOTIVAES JUDICIAIS


A motivao das decises judiciais tema que oferece variados enfoques para a explorao cientfica. Alm de tantas outras ticas de anlise desse assunto, uma delas a explorao do contedo formal e substancial da motivao, pois, por essa investigao, oferece-se a possibilidade de sabermos a qual estrutura normativa pertence e como identific-la materialmente, oferecendo, por via reflexa, uma viso de como motivar uma deciso, seja ela judicial ou administrativa. O Estado brasileiro exps o princpio da fundamentao por duas vezes em seu ordenamento. Primeiramente, na Constituio da Repblica de 1988 (CF/88), em seu art. 93, inciso IX, ao dispor que todas as decises do Poder Judicirio devem ser fundamentadas, sob pena de nulidade. Depois, no Cdigo de Processo Civil (CPC), representado pelos arts. 165 e 458, no qual constam os requisitos estruturais das decises judiciais, quais sejam o relatrio (resumo das ocorrncias mais importantes do processo), os fundamentos (obrigatria anlise das questes de fato e de direito, aplicando-se o abstrato da lei ao caso concreto) e o dispositivo (momento em que o rgo jurisdicional resolve as questes de fato e de direito suscitadas pelas partes no processo). A Constituio exige dos rgos da jurisdio a motivao explicita de todos os seus atos decisrios. Tal garantia assegura s partes o conhecimento das razes do conhecimento do juiz e o porqu da concluso exarada em sua deciso, outorgando ao seu ato maior fora de pacificao social, possibilitando a interposio de recursos pala parte vencida. Como em nosso sistema geral (civil law) os agentes polticos da jurisdio no so eleitos pelo voto popular, a demonstrao do raciocino lgico-jurdico a eles imposto forma de legitimao da sua funo, essencial ao estado de direito e ao conceito de devido processo legal. Nosso ordenamento abre uma nica exceo ao princpio da motivao: nos julgamentos de competncia do Tribunal do Jri Popular, rgo constitucional da jurisdio e soberano em seus veredictos, pelo qual o acusado julgado por seus semelhantes, mediante simples respostas positivas ou negativas a quesitos formulados pelo juiz togado, sem qualquer demonstrao do raciocino lgico dos jurados quanto ao juzo condenatrio ou absolutrio. Como o princpio do devido processo legal extrapolou os limites do direito processual, fundamentao tem sido exigida at mesmo nas decises das autoridades administrativas, sob pena de nulidade da sano aplicada, como por exemplo, na apreenso de carteira de habilitao e nos procedimentos administrativos de demisso do funcionrio pblico.

PRINCPIO DA ORALIDADE
O princpio da oralidade significa que na prtica dos atos processuais deve prevalecer a comunicao oral, embora possam estes atos ser reduzidos a escrito. sabido que o processo romano era oral, natural em um povo que cultivava a oratria. O processo Alemo era oral, natural em um povo analfabeto, que no conhecia a escrita, demonstrando que tal caracterstica nada tem a ver com cultura ou civilizao. O processo cannico tambm era escrito, tendo sido esta a grande contribuio da universidade de Bolonha, e da fase histrica judicialista, que irradiou o processo escrito por toda a Europa, possibilitando que fosse criada uma memria cientfica. A oralidade deve objetivar a praticidade e efetividade do processo. Assim, embora ainda exista um mnimo registro dos atos processuais, a oralidade deve prevalecer a fim de disponibilizar a prestao jurisdicional, contudo isso no quer dizer que os atos processuais no sero documentados. A doutrina costuma distinguir os princpios informativos dos princpios fundamentais do direito processual, a saber, os princpios informativos so regras essencialmente tcnicas, sem contedo ideolgico e que no necessitam de demonstrao, enquanto os princpios fundamentais tm forte contedo ideolgico, que variar conforme a situao poltica de um dado momento histrico. O princpio da oralidade inclue-se na categoria de princpios fundamentais, como, de resto, os subprincpios da imediatidade, da concentrao, da identidade fsica do juiz e da irrecorribilidade das interlocutrias. Portanto regras de contedo ideolgico e poltico, que se sujeitam contradio e ao balanceamento entre si. Segundo a professora Ada Pellegrini Grinover a oralidade entre ns representa um complexo de ideias e de caracteres que se traduzem em vrios princpios distintos, ainda que intimamente ligados entre si1. Isso faz do princpio da oralidade um princpio de operatividade no sistema processual, pois sem a sua presena no h como se operar ou mesmo construir satisfatoriamente outros princpios processuais. Por exemplo, sem o princpio da oralidade no h publicidade Hoje, todavia, ao se considerar o princpio da oralidade, visualiza-se primordialmente sua leitura como garantia do efetivo acesso justia e como desdobramento do princpio da participao democrtica, ou seja, o principio da oralidade aprende-se como forma adequada de poder influir as partes nas decises judiciais.

Ada Pellegrini Grinover, Teoria Geral do Processo, 10 Ed., pag. 324

A oralidade garante a aferio da sinceridade da prova e circunstncia valiosa para a descoberta da verdade. 2 A grande vantagem da oralidade permitir o contato direto entre o juiz e as partes, e entre o juiz e as provas, o que em muito pode colaborar na formao do seu convencimento. Atualmente a oralidade est muito mitigada no processo, havendo, contudo, sub-princpios dela decorrentes cuja relevncia impe estudo especfico como fazemos a seguir.

SUBPRINCPIOS DA ORALIDADE
Subprincpio da Imediao ou Imediatidade
Indispensvel inteligncia do conceito de oralidade o princpio da imediatidade, podendo-se mesmo dizer que sem o contato direto e pessoal do juiz com as partes, invivel seria a existncia de um processo verdadeiramente oral e humano. Para esse desiderato, o juiz que ir julgar a causa precisa ter tido contato pessoal com as testemunhas, com os peritos e com as prprias partes. O julgador deve colher diretamente a prova. No h, como em outros pases, a distino entre um juiz, responsvel pela instruo, e outro, pelo julgamento. Quem vai julgar deve de forma direta e sem intermediao, fazer a colheita das provas. As excees a este princpio ficam por conta da necessidade eventual de produo de provas em outras comarcas ou pases, que realizada por meio de carta precatria ou rogatria.

Subprincpio da Identidade Fsica do Juiz


Enquanto a imediatidade determina que o juiz tenha contato direto com as partes e as testemunhas, as pessoas que compe a lide, a identidade fsica do juiz o seu contato, direto, com o processo. Significa, por exemplo, que o juiz que realiza a instruo (imediatidade) da causa deva ser o mesmo a proferir a sentena (identidade fsica), sob pena de faltar a avaliao pessoal e direta do litgio formada pelo magistrado que tem contato direto com a causa desde o incio. Esse entendimento provm do que est disposto no artigo 132 do Cdigo de Processo Civil, que dispe: CPC. Art. 132. O juiz, titular ou substituto, que concluir a audincia julgar a lide, salvo se estiver convocado, licenciado, afastado por qualquer motivo, promovido, ou aposentado, casos em que passar os autos ao seu sucessor. Pargrafo nico. Em qualquer hiptese, o Juiz que proferir a sentena, se entender necessrio, poder mandar repetir as provas j produzidas.

Subprincpio da Concentrao
2

Vicente Greco Filho, Direito Processual Civil Brasileiro, pag. 92.

Como maneira de reduzir os riscos que o tempo e a durao do processo podem provocar na memria do julgador, tem-se o princpio (subprincpio) da concentrao que enfatiza a necessidade de proximidade entre os diversos atos processuais preparatrios da deciso final, em particular os instrutrios, para que o juiz possa valer-se da impresso deixada no seu esprito pelos testemunhos e depoimentos, a ponto de o ideal ser a unidade da audincia. Portanto, para que a oralidade seja efetiva e traga todos os benefcios inerentes sua aplicao, faz-se necessria a produo de um mnimo de audincias ou idealmente (se possvel) a produo de apenas uma audincia.

Subprincpio da Irrecorribilidade e da Interlocutria


Para assegurar a efetividade do princpio da oralidade, que se desdobra no princpio da concentrao, torna-se necessrio impedir que haja contnuas interrupes no andamento do processo. Uma das atividades que este princpio busca cobrir e proteger so as decises interlocutrias, motivadas por recursos contra decises anteriores sentena. Nestes casos, a matria relativa s decises interlocutrias irrecorrveis fica imune precluso. Assim, estas podem ser revistas em sede de recursos onde podero ser questionadas as interlocutrias.

BIBLIOGRAFIAS
GRINOVER, Ada Pellegrini. Teoria Geral do Processo. Em colaborao com Cndido Rangel Dinamarco e Antnio Carlos de Araujo Cintra. So Paulo, Editora Malheiros, 23 edio. 2007. GONALVES, Marcus Vinicius Rios Gonalves. Novo Curso de Direito Processual Civil. Teoria Geral do Processo de Conhecimento. So Paulo. Vol. 1, Editora Saraiva 8 edio, 2011. BARROSO, Carlos Eduardo Ferraz de Mattos. Teoria Geraldo Processo e Processo de Conhecimento. So Paulo. Vol. 11, Editora Saraiva 2 edio, 2000.

You might also like