You are on page 1of 7

TEORIA DO PODER

O caput do art. 1 trata de 3 princpios: princpio Republicano, princpio Federativo e princpio Democrtico. Principio Republicano: afasta a ideia da Monarquia, de poder absoluto concentrado em uma nica via, que ser gerido por um representante eleito, com mandato eletivo, com prazo certo e determinado, com prestao de contas. Principio Federativo: afasta a ideia de Estado unitrio e Confederao, reafirma o sistema federativo, ou seja, a descentralizao do poder em razo do territrio, vem para dar sustentao aos outros princpios como a base politica do pas. D sustentao ao principio republicano eletivo com mandato fixo e prestao de contas calcado na democracia. Princpio Democrtico: afasta a ideia do autoritarismo. CF no titulo I dos princpios fundamentais, so princpios de alta carga valorativa, so fundamentais e essenciais para a estrutura do Estado brasileiro. Ele irradia valor, fundamento para todo o ordenamento jurdico brasileiro, tudo que h no Brasil desde a CF/88 deve ser orientado e fundamentado nesses princpios fundamentais. Evoluo do sistema federativo: surge nos EUA com as 13 colnias independentes. Os EUA era um ente central/soberano, mais tarde torna-se um ente federado/autonomia por meio de competncias delimitadas constitucionalmente, as competncias so: Competncias materiais: tarefa do executivo, autonomia de definir as tarefas em que cada um dos entes federados deve realizar. Competncia legislativa: autonomia de elaborar leis pelo qual o Estado funcione de forma ordenada. Competncia tributaria: autonomia para restituir impostos, arrecadar e aplicar nas tarefas realizar. Tudo para que a igualdade acontea. No Brasil num 1 momento havia um Estado soberano de capitanias hereditrias, no havia diviso territorial de Estados, e sim, capitanias comandadas por coronis que mais tarde viraram os municpios. Hoje temos a seguinte estruturao UNIO, DISTRITO FEDERAL, ESTADOS E MUNICIPIOS, foi uma estruturao as avessas e com essa autonomia surge as competncias. Brasil Unio ente central neutral soberano. (deve olhar para todos, mas respeitando as caractersticas dos entes federados). Entes federados Estados, municpios e Distrito Federal. (parcelares e autnomos). Unio Estados Municpios Distrito Federal Todos esses entes federados so Autnomos ou parcelares e tem As suas competncias.

Unio possui a regra geral, legisla e fala para toda a federao, mas h casos em que pode falar em nome prprio. Municpios legisla somente para interesses locais. Estados fica com as competncias residuais ou remanescentes. A principal caracterstica do pacto federativo a autonomia e tem como a estrutura a Unio, Estados, Municpios e o Distrito Federal, asseguradas pelas competncias legislativas, tributarias e material. Diviso espacial = diviso territorial = Estados Federados.

REQUISITOS DE SUSTENTAO DA AUTONOMIA: O que vai identificar essa autonomia? necessrio analisar 7 caractersticas para identificar a autonomia. 1 Competncias: so competncias delimitadas na CF o Materiais: art. 21, 23 CF. o Legislativas: art. 22, 24 CF. o Tributaria: instituir e arrecadar tributos. 2 Auto organizao: o Estados Membros: se organizam atravs das Constituies estaduais. o Municpios: se organizam atravs da lei orgnica municipal. o Distrito Federal: se organizam atravs da lei orgnica distrital. 3 Rigidez Constitucional: h uma rigidez para alterar a CF, isso no indica a impossibilidade, ela altera desde que essa alterao no retire as competncias, no afete o pacto federativo, e as emendas sempre sustentam o pacto federativo. 4 Indissolubilidade do vinculo: est descrito no art. 60, parag. 4, clusula ptrea que diz que a rigidez Constitucional no pode ser modificada, esse vinculo indissolvel, esta vinculado com a rigidez. 5 Poder legislativo: o poder legislativo bicameral, isso sustenta a autonomia do pacto federativo, representado por uma Casa no Estado (senado federal) e uma Casa do Povo (cmara dos Deputados), essa formao representada e respeitada. o Poder Legislativo Federal Congresso nacional (representantes) Senado federal (Estados Federados) Cmara dos Deputados (povo). o Jose Afonso da Silva faz uma critica de que o municpio no pode integrar o pacto federativo, pois ele no integra o Congresso Nacional, ele no tem representatividade, mas essa foi a vontade do legislador originrio. Art. 1 CF 6 Tribunal Constitucional: no Brasil representado pelo STF, a Corte Constitucional ou Instancia Extraordinria Recursal. Bobbio diz que um rgo neutral, e, que necessrio existir um rgo neutro para dar sustentao a autonomia com normas rgidas e escritas, diz que uma figura jurdica sem personalidade jurdica, que atuar de forma neutra em nome da federao com o intuito de protege-la.

O Supremo o guardio da CF, e todas as vezes que houver ofensa ao pacto federativo ele atua de forma neutra, um rgo do Estado de superposio que guardar a CF, ele d a ultima palavra no que se refere a autonomia nos moldes dos art. 101 e 102 CF, de competncia extraordinria recursal. 7 Interveno Federal: art. 34 a 36 CF, entidade central ou neutral soberana que excepcionalmente pode interferir nos Estados, a regra a no interveno, respeitando a autonomia de cada ente federado, a interveno s ser excepcional e ser avaliado pelo chefe do executivo e pelo Congresso. o O art. 1 cc 18 CF d sustentao a autonomia, autonomia que est bem caracterizada na CF, delimitando competncias materiais e legislativas na CF. Cada um dos entes se organizam por meio das constituies estaduais, o que d a autonomia a rigidez e a imutabilidade da CF escrita.

COMPETENCIAS: a regra do pacto federativo, o que vem descrito Constitucionalmente, Thomas Jeferson afirma que nada que seja de competncia de ordem local deva ser feita de ordem central. Ex. questes dos municpios no podem ser tratados pela Unio. Sistema Complexo de Competncias: Competncias horizontais: Unio Estados Municpios. (Teoria de Thomas Jeferson, pertence somente aquele ente federado especfico, e cada dos entes federados vai guardar para si a suas competncias, ou seja, ira realizar as tarefas de modo exclusivo). o As Competncias horizontais tambm so conhecidas como exclusivas ou privativas. Competncias verticais: (Todos tem tarefa realizar, todos deve realizar) Unio Estados Distrito Federal Municpios As Competncias verticais tambm so conhecidas como comuns ou concorrentes.

Competncias materiais Tarefa/ poder/ dever Est descrito na Constituio, e identificado por verbos diferente de legislar, so comandos exclusivos. Ex. art. 21, so competncias que pertence somente a Unio Art. 23: competncia comum/concorrente da

Competncias legislativas Est descrito na Constituio, e identificado atravs do verbo legislar Art. 22: so aes destinadas a legislar privativas da Unio, e respeita as leis complementares. Art. 24: so aes destinadas a legislar

Unio, Estados, municpios e Distrito Federal. Todos devem realizar essas tarefas Art. 25 2: de competncia exclusiva do estado e trata do gs canalizado.

concorrentes/comum da Unio, Estados e Distrito Federal. Art. 30: competncia exclusiva do municpio, s ele pode, de interesse local.

Art. 21 CF: competncia material e horizontal, defronta com verbos que no seja legislar. Ex. declarar, manter, assegurar. Todos os seus incisos representam tarefas, atividades e aes delimitadas para um determinado fim. o Tarefas/poder = dever No se pode abrir mo na realizao das tarefas, a legalidade em sentido estrito, essas so as competncias materiais; aes para um determinado fim que no legisla. o Art. 21: so aes exclusivas da Unio, que exclui as competncias dos demais e somente a Unio pode executar essas tarefas. o I: manter relaes com estados estrangeiros e participar de organizaes internacionais; o II: declarar a guerra e celebrar a paz; o III: assegurar a defesa nacional; o VI: autorizar e fiscalizar o comrcio de material blico; o V: decretar o estado de sitio, o estado de defesa e a interveno federal o VII: emitir moeda; o Do inciso I ao IV demonstra condies de chefe de Estado. o No inciso V preocupao da autonomia do Estado. A PRINCIPAL CARACTERISTICA DO PACTO FEDERATIVO A AUTONOMIA Art. 22 CF: competncia legislativa e horizontal, vm descritos os verbos legislar, Compete privativamente a Unio legislar sobre: o Privativo: significa preferencia, no exclui as demais, privativo dela, mas pode uma lei complementar legislar junto a ela. Ex. art. 22 CF o Norma geral: a norma geral privativa da Unio, mas autoriza as suas localidades cuidarem das normas especificas, obedecendo a lei geral. Ex. art. 22 XXVII trata da norma geral de licitao e junto emenda 19/98 autoriza as localidades legislarem sobre as licitaes e contratos especficos. o I: direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrrio, martimo, aeronutico, espacial e do trabalho; o II: desapropriao; o III: requisies civis e militares, em caso de iminente perigo e em tempo de guerra; o IV: guas, energia, informtica, telecomunicaes e radiodifuso; o V: servio postal; Art. 23 CF: competncia comum, vertical, pois compete normas a Unio, Estado, Distrito Federal e Municpios. o I: zelar pela guarda da Constituio e das leis, e das instituies democrticas e conservar o patrimnio pblico;

II: cuidar da sade e assistncia publica, da proteo e garantia das pessoas portadoras de deficincia; o III: proteger os documentos, as obras e os outros bens de valor histrico, artstico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notveis e os stios arqueolgicos; o V: proporcionar os meios de acesso a cultura, educao e cincia; Art. 24 CF: legislar, competncias concorrentes/comum compete a Unio, Estados e Distrito Federal (no cabe ao Municpio). o 1: a competncia da Unio concorrente/comum fica limitada a estabelecer normas gerais. o 2: a competncia da Unio para legislar sobre normas gerais no exclui a competncia suplementar do estado, mas no exclui que o estado faa norma geral para o estado. O Distrito Federal se enquadra como competncia suplementar ou suplementar concorrente, pois tem competncia de estado. o 3: inexistindo lei federal sobre normas gerais, os estados exercero competncia legislativa plena, para atender as suas peculiaridades, ou seja, quando a Unio no legisla o estado atua nesse momento. o 4: a supervenincia (lei posterior) da lei federal suspende a validade da lei estadual, no que lhe for contrrio, e no for ao encontro mantem a eficcia. o VIII: reponsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, aos bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico de competncia legislativa concorrente impropria, pois nesse inciso o municpio tambm atua. STF: no inciso IX julgou como imprpria, pois trata-se da educao infantil, no qual no deve excluir a responsabilidade do municpio. o Os demais incisos so de competncias legislativas concorrentes prprias Competncias legislativas concorrentes improprias: so aquelas que so legisladas por todos ao mesmo tempo, no excluindo nenhum. TITULO III: ORGANIZAO DO ESTADO Art. 18 CF: a organizao politica compreende Unio, Distrito Federal, Municpios, Estados. Art. 19: traz algumas vedaes para a Unio, DF, Estados e Municpios, ex. o I: probe que as instituies acima estabeleam cultos religiosos, o Estado laico e no adota nenhuma religio oficial desde a CF 1891 (Constituio da Republica), afirmando a liberdade religiosa e a manifestao do pensamento. o II: recusar f aos documentos pblicos, ou seja, os documentos pblicos so dotados de f publica e no podem ser recusados. o III: criar distines entre brasileiros natos e naturalizados, no podem haver distines e nem preferencias. Art. 20 CF: so bens da Unio: o I: os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vier a ser atribudo;

II: as terras devolutas indispensveis a defesa da fronteiras, das fortificaes e construes militares, das vias federais de comunicao e preservao ambiental; o III: lagos, rios, e quaisquer correntes de agua em terreno de seu domnio o VI: mar territorial; o VII: os terrenos da marinha e seus acrescidos; Bens dominicais: so as terras devolutas que contornam as fronteiras de preservao ambiental, fortificaes e mar territorial. Os bens dominicais so aqueles que no so afetados nem ao uso comum e nem ao uso especial e dentro dele h as terras devolutas. Terras devolutas: foram terras que Portugal cedia aos portugueses com o intuito de motivarem a vir ao Brasil explorar as riquezas, enquanto colnia, desde que explorassem adequadamente, mas com a Independncia essas terras voltaram a ser terras brasileiras, e devolvido pelo transpasse no perodo de colonizao. Transpasse de faixa de terras que se deu por conta das ses marias e cartas de datas, ou seja, as terras eram cedidas para que se tornassem produtivas, e os beneficirios a utilizavam por certo perodo, se fosse respeitada essa condio, essa terra tornava-se territrio particular, caso contrario era terra devoluta. Mar territorial: ate 12 milhas (mar territorial) ate 24 milhas (zona contigua e de explorao econmica) de 24 milhas ate 200 milhas (plataforma continental)

UNIO: Tem de olhar para o todo e para si prpria. Unio como ente central/neutral refora a autonomia de todos os entes, e, a competncia para legislar se mostra pela lei nacional Unio como ente federado refora a autonomia por leis federais. Lei federal: aquela que se aplica a toda administrao publica federal, aos servidores pblicos federais e vincula os rgos e entidades federais como a Unio e Autarquias. Ex. Caixa Econmica. Tem por foco cuidar do ente federado (Unio) e dar condio de efetividade ao caput art. 18 CF. Lei nacional: aquela que se aplica a todos os cidados, e de cumprimento obrigatrio para Unio, Estados e Municpios. Rege as relaes entre entes e cidados, ambas tem origem no Congresso, mas vincula todos os entes federais ou no. Vem por conta da soberania central, que fala em nome de toda a federao. Unio Congresso Nacional bicameral Senado Federal Cmara dos Deputados

A Unio quando estiver como ente soberano, atravs do Senado Federal e da Cmara dos Deputados refora a sua autonomia atravs da criao das leis.

Poder Legislativo Federal: tem por caracterstica ser bicameral (Senado + Cmera Deputados) Poder Legislativo Estadual: unicameral = Assembleia Legislativa = deputados estaduais. Poder Legislativo Municipal: unicameral = Cmara municipal = vereadores. Poder Legislativo Distrital: unicameral = Cmara distrital = deputados distritais. Art. 18 CF: a organizao politica compreende Unio, Distrito Federal, Municpios, Estados. E deve orientar atravs do art. 1 combinado como o art. 18 CF. o 1: Braslia a capital federal. o 2: os territrios federais que integram a Unio, que se transformem em Estados, ou que reintegrem ao seu Estado de origem, so reguladas por lei complementar. o 3: os Estados podem incorporar-se, dividir-se, ou desmembrar para anexar a outro, mediante aprovao da populao diretamente interessada, atravs do plebiscito e (+) do Congresso Nacional, por lei complementar. o 4: a criao, incorporao, a fuso e o desmembramento do municpio farse-o por lei estadual dentro de um perodo determinado por lei complementar federal depender de consulta previa mediante plebiscito (as populaes dos municpios envolvidos) divulgao do estudo de viabilidade municipal apresentados e publicados na forma da lei. Territrio nacional: A lei complementar pode criar territrio federal, mas hoje na atualidade no temos nenhum territrio federal/nacional, antes tnhamos Fernando de Noronha que deixou de ser, pois passou a vincular-se com o Estado de Pernambuco. Braslia: capital federal da Unio como ente central. o Braslia est dentro do DF. o a capital federal e no se confunde com nenhum outro municpio. o Na lei orgnica do DF, diz que Braslia a sede do governo federal. o Braslia foi criada para ter o Planalto Central, com tomadas de decises sem influencia de nenhum outro Estado. o DF como ente federado autnomo, possui a lei orgnica.

You might also like