You are on page 1of 9

Teoria 3

Conceitos Bsicos em Manobras de Motores

3.1 Estratgias de Comando: Para ler e compreender a representao grfica de um circuito eltrico, imprescindvel conhecer os componentes bsicos dos comandos e tambm sua finalidade. Alguns destes elementos so descritos a seguir.

Contato do boto de comando do desligamento Contato do boto de comando do ligamento Contato de Selo

Bobina de Sada

O contato de selo sempre ligado em paralelo com o contato de fechamento da botoeira. Sua finalidade de manter a corrente circulando pelo contator, mesmo aps o operador ter retirado o dedo da botoeira. Para obter segurana no sistema, pode-se utilizar dois contatos de selo:

Selo com dois contatos

Em algumas manobras, onde existem 2 ou mais contatores envolvidos, os quais no devem ser ligados simultaneamente, para evitar curtos-circuitos indesejveis, utiliza-se os contatos para intertravamento. Neste caso os contatos devem ficar antes da alimentao da bobina dos contatores:

Andrellenz

SENAI SP NAI - 2009

32

Contatos de Intertravamento

No caso de um intertravamento entre contatos, o contato auxiliar de selo, no deve criar um circuito paralelo ao intertravamento, caso este onde o efeito de segurana seria perdido.

No deve haver circuito paralelo ao intertravamento

Dois contatos de intertravamento, ligados em srie, elevam a segurana do sistema. Estes devem ser usados quando o circuito principal aciona cargas com altas correntes.

Intertravamento com dois contatos

Um contato NA do contator K2, em srie na linha de comando da bobina o contator K1, significa que K1 pode ser operado apenas quando K2 estiver fechado. Assim Andrellenz SENAI SP NAI - 2009 33

condiciona-se o funcionamento do contator K1 ao estado do contator K2.

Contato de ligamento condicionado

Os contatos de rels de proteo contra sobrecarga e os contatos das botoeiras de desligamento devem estar sempre em srie.

Proteo do sistema

O intertravamento, tambm pode ser feito atravs de botoeiras. Neste caso, para possibilitar a ligao, necessrio que ambas as botoeiras possuam dois contatos invertidos (um N.A.e um N.F.). No se recomenda este tipo de ao em motores com cargas pesadas.

Intertravamento com botoeiras

Andrellenz

SENAI SP NAI - 2009

34

3.2Diagramas Eltricos em Comandos Eltricos:


3.2.1 Diagrama Eltrico Multifilar:

Nesta representao objetiva mostrar todos os condutores existentes em uma instalao. uma representao do circuito eltrico em detalhes, onde todos os componentes so representados, com clareza. Os elementos so mostrados de acordo com sua seqncia de instalao. A representao da posio dos contatos feita considerandose o seu estado normal (sistema denergizado). 3.2.2 Diagrama Eltrico Unifilar:

Em se tratando de uma instalao eltrica muito complexa, pode tornar-se invivel a representao da mesma em um diagrama multifilar. Utiliza-se ento a representao em diagrama unifilar, que representa o sistema eltrico de forma simplificada, onde se representa o nmero de condutores e o seu trajeto, por meio de uma nica linha. Esse tipo de diagrama geralmente representa a posio fsica dos componentes da instalao, no entanto no representa com clareza a seqncia funcional.

3.3 Recomendaes de tenso: Certas normas, como por exemplo a VDE, recomendam que os circuitos de comando sejam alimentados com tenso mxima de 220 V, admitindo-se excepcionalmente 500 V no caso de acionamento de motor. Neste ltimo recomenda-se a existncia de apenas 1 contator. Andrellenz SENAI SP NAI - 2009 35

3.4 Simbologia numrica e literal: Assim como cada elemento em um comando tem o seu smbolo grfico especfico, tambm a numerao dos contatos e denominao literal dos mesmos tem um padro que deve ser seguido. Neste captulo sero apresentados alguns detalhes, para maiores informaes deve-se consultar a norma NBR 5280 ou a IEC 113.2. A numerao dos contatos que representam terminais principais (de fora) feita da seguinte maneira: Nmeros 1, 3 e 5 para circuito de entrada (linha); Nmeros 2, 4 e 6 para circuito de sada (terminal). J a numerao dos contatos auxiliares segue o seguinte padro: Nmeros com final 1 e 2, para contato normalmente fechado (NF), sendo 1 a entrada e 2 a sada; Nmeros com final 3 e 4, para contato normalmente aberto (NA), sendo 3 a entrada e 4 a sada

Nos rels e contatores encontramos as designaes tem-se A1 e A2 para os terminais da bobina. Os contatos auxiliares de um contator seguem um tipo especial de numerao pois o nmero composto por dois dgitos, sendo: Primeiro dgito: indica o nmero do contato Segundo dgito: indica se o contato do tipo N.F. (1 e 2) ou N.A. (3 e 4) Exemplo 1: Numerao de um contator de potncia tripolar com dois contatos auxiliares, sendo 1 contato N.F. (21 e 22) e 1 um contato N.A. (13 e 14).

Exemplo 2: Numerao de um contator auxiliar (aqui no existe contatos de fora, todos so auxiliares), com 4 contatos N.A. (nmeros de final 3 e 4) e 2 contatos Andrellenz SENAI SP NAI - 2009 36

N.F. (nmeros com final 1 e 2).

Com relao simbologia literal, alguns exemplos so apresentados na tabela a seguir: Smbolos literais segundo a norma NBR 5280: Smbolo Componente F H K M Q S T Dispositivos de proteo Dispositivos de sinalizao Contatores Motores Dispositivos de manobra para circuitos de potncia Dispositivos de manobra, seletores auxiliares Transformadores Exemplos Fusveis, pra-raios, disparadores, rels Indicadores acsticos e pticos Contatores de potncia e auxiliares Disjuntores, seccionadores, interruptores Dispositivos e botes de comando e de posio (fim de curso) e seletores Transformadores de distribuio, de potncia, de potencial, de corrente, autotransformadores

3.5 Caractersticas dos motores de induo relevantes aos comandos eltricos:


Neste curso trabalha-se com os motores de induo trifsicos, do tipo gaiola de esquilo, por estes serem os mais comuns na indstria. Este nome dado devido ao formato do seu rotor. Um estudo completo sobre este elemento tema de um curso de mquinas eltricas, apesar disso algumas caractersticas so interessantes ao estudo dos comandos eltricos. Basicamente, os motores do tipo gaiola so compostos por dois subconjuntos: Andrellenz Estator: com enrolamento montado na carcaa do motor, fornecendo o campo girante; Rotor: enrolamento constitudo por barras curto-circuitadas, a sua corrente SENAI SP NAI - 2009 37

induzida pela ao do campo girante, provocando uma rotao do rotor e o fornecimento de energia mecnica ao eixo do motor. Quando o motor energizado, ele funciona como um transformador com o secundrio em curto-circuito, portanto exige da rede eltrica uma corrente muito maior que a nominal, podendo atingir cerca de 7 vezes o valor da mesma. As altas correntes de partida causam inconvenientes pois exigem um dimensionamento de cabos com dimetros bem maiores do que o necessrio. Alm disso pode haver quedas momentneas do fator de potncia, que monitorado pela concessionria de energia eltrica, causando multas a indstria. Para evitar estas altas correntes na partida, existem algumas estratgias em comandos. Uma delas alimentar o motor com 50% ou 65% da tenso nominal, o caso da partida estrela-tringulo, que ser vista neste curso. Outras estratgias so: Resistores ou indutores em srie; Transformadores ou autotransformadores; Chaves srie-paralelo; Chaves compensadoras, etc.

Os motores de induo podem ser comprados com 6 pontas e 12 pontas. No caso do motor de 6 pontas existem dois tipos de ligao (fechamento): Em tringulo (): a tenso nominal do motor geralmente de 220 V (a); Em estrela (): a tenso nominal no motor passa a ser de 380 V (b).

No caso do motor de 12 pontas, existem quatro tipos possveis de ligao: Andrellenz Tringulo em paralelo: a tenso nominal 220 V (a); Estrela em paralelo: a tenso nominal 380 V (b); SENAI SP NAI - 2009 38

Tringulo em srie: a tenso nominal 440 V (c); Estrela em srie: a tenso nominal 760 V (d).

Nota-se que nas figuras so mostradas as quantidades de bobinas constituintes de cada motor. Assim um motor de 6 pontas tem 3 bobinas, assim como um motor de 12 pontas tem 6 bobinas. Como cada bobina tem 2 pontas, o arranjo fica explicitado no nome. A unio dos contatos segue uma determinada ordem padro. Existe uma regra prtica para faz-lo: enumera-se sempre os terminais de fora com 1, 2 e 3 e liga-se os terminais restantes. No caso do motor de 12 pontas deve-se ainda associar em srie ou em paralelo as bobinas correspondentes, como por exemplo (1-4 com 7-10), antes de se fazer o fechamento em ou em .

Na figura anterior, deixei a cargo do aluno, a ttulo de exerccio a identificao dos terminais na ligao estrela em srie. Andrellenz SENAI SP NAI - 2009 39

Uma ltima caracterstica importante do motor de induo a ser citada a sua placa de identificao, que traz informaes importantes, listadas a seguir: CV: Potncia mecnica do motor em cv; Ip/In: Relao entre a correntes de partida e a corrente nominal; Hz: Freqncia da tenso de operao do motor; RPM: Velocidade do motor na freqncia nominal de operao V: Tenso de alimentao A: Corrente requerida pelo motor em condies nominais de operao F.S.: Fator de servio, quando o fator de servio igual a 1,0, isto implica que o motor pode disponibilizar 100% de sua potncia mecnica.

Andrellenz

SENAI SP NAI - 2009

40

You might also like