You are on page 1of 10

Desenvolvimento do Aprendiz na Meia-idade

Desenvolvimento do Aprendiz na Meia-idade


A meia-idade o perodo de transio entre a juventude e a terceira idade, ou seja, entre 41 a 64 anos. A questo da faixa etria ainda est em discusso pois, como as pessoas esto vivendo mais tempo, a meia-idade est chegando cada vez mais tarde.

Desenvolvimento do Aprendiz na Meia-idade


Caractersticas Gerais
Plenamente realizados em suas carreiras

Tm tempo para buscar novos interesses

Tm tempo para dividir talentos Seus filhos esto criados

Mudanas que ocorre nesse estgio da maturidade


Tnus muscular e da pele diminuem

Resistncia e nvel de energia comeam a baixar


Peso tende a aumentar Metabolismo mais lento

Desenvolvimento do Aprendiz na Meia-idade


Desenvolvimento fsico, cognitivo e psicossocial
Essas mudanas afetam a auto-imagem dos adultos, alm de sua habilidade e motivao para aprender sobre promoo de sade e preveno de doenas.

A habilidade para aprender permanece em um ponto esttico para o adulto da meia-idade, pois continua no estgio que Piaget nomeou de operaes formais do desenvolvimento cognitivo. Ele sustentava que tal desenvolvimento parava nesse estgio (capacidade de pensamento abstrato), alcanado durante a adolescncia.

Crticos dessa teoria


Considera a existncia de operaes ps formais, ou seja, os processos de pensamento do adulto vo alm da resoluo de problemas lgicos, tem habilidade de encontrar uma variedade de solues para qualquer problema. Eles so capazes de ver as situaes a partir de diversas perspectivas.

Desenvolvimento do Aprendiz na Meia-idade


Acmulo de experincia e a histria comprovada de suas conquistas

Situao de ensino-aprendizagem com confiana em suas habilidades como aprendizes

Experincia de aprendizagem mnimas ou negativas Mudanas fsicas como na audio e na viso

Motivao insuficiente para facilitar a nova aprendizagem

Desenvolvimento do Aprendiz na Meia-idade


A meia-idade estabelece um marco onde os adultos percebem que metade de sua vida potencial j passou. Preocupao com a vida dos filhos crescidos Reconhecimento das mudanas fsicas ocorridas em si mesmo Lidar com novos papis de avs Se responsabilizar por seus prprios pais que podem estar com problemas de sade

So fatores que podem conscientizar os adultos de meiaidade sobre sua mortalidade. Nesse perodo eles podem sentir grande motivao para seguir as recomendaes de sade ou, ao contrrio, negar a doena ou abandonar completamente as prticas de sade.

Desenvolvimento do Aprendiz na Meia-idade


Os ltimos anos da meia-idade so aqueles nos quais os adultos avaliam sua
produtividade e contribuies para a sociedade; Novos interesses sociais e atividades de lazer so buscados conforme encontram mais tempo livre das responsabilidades e demandas da carreira; medida que chegam os anos da aposentadoria, comeam a planejar o que querem fazer depois de encerrarem a carreira.

Essa transio dispara seu interesse em aprender sobre planejamento financeiro, estilos de vida alternativos e modos de se manterem saudveis at o fim da vida.

Desenvolvimento do Aprendiz na Meia-idade


Estratgias de Ensino

Adultos de meia-idade

Estilo de vida mais relaxado

Com nveis de estresse mais elevado ( devido a crise da meia-idade, como menopausa e mudanas fsicas no corpo)

Desenvolvimento do Aprendiz na Meia-idade


Ao ensinar para membros desse grupo etrio, o enfermeiro deve estar
consciente das fontes potenciais de estresse, dos fatores de risco sade e das preocupaes tpicas da meia-idade; O estresse pode interferir na habilidade em aprender ou pode ser uma fora motivacional para a aprendizagem; O enfermeiro como educador deve ajud-los a lidar com o estresse e a manter um bom estado de sade;

Os aprendizes adultos precisam ter suas competncias de aprendizagem reafirmadas e elogiadas. O reforo da aprendizagem serve para recompens-los por seus esforos;
As estratgias de ensino para a aprendizagem so similares mtodos e ferramentas instrucionais usados com o jovem adulto, mas o contedo diferente para coincidir com as preocupaes e os problemas especficos a esse grupo de aprendizes.

Desenvolvimento do Aprendiz na Meia-idade

Obrigada !

You might also like