You are on page 1of 15

Anlise Tcnica Ergonmica Analista Administrativo de Faturamento Descrio da funo O Analista Administrativo de Faturamento responsvel por realizar o controle

le de custos do hospital. Anlise da Organizao do Trabalho Jornada de Trabalho 1 turno

7h s 17h 2 feira a 5 feira 7h s 16h 6 feira

8h s 18h 2 feira a 5 feira 8h s 17h 6 feira Ritmo de trabalho Varivel. O ritmo de trabalho depender das solicitaes de atividades, mas geralmente o ritmo contnuo. Rotatividade de Tarefas Necessidades fisiolgicas No h rotatividade de tarefas pr-determinada. O Analista Administrativo de Faturamento tem liberdade para pausas para realizao de necessidades fisiolgicas (banheiro e ingesto de lquido). Micropausas e Pausas As micropausas no so pr-determinadas, mas h realizao de micropausas em perodos de no solicitaes.

A pausa para perodo de alimentao (almoo) tem durao de 60 min.; h pausa para o caf com durao de 15 min. Atividades Preventivas e recreativas Horas extras H prtica de ginstica laboral no setor s 3 e 5 feiras com durao mdia de 15 min. As horas extras so realizadas com pouca freqncia. H controle por Banco de Horas.

Substituio de pessoal

No h profissional substituto para casos de faltas; as atividades so realizadas pelos outros profissionais da empresa.

Perodo para almoo

A pausa para perodo de alimentao tem durao de 60 min.

A alimentao disponibilizada no refeitrio da empresa. Anlise do Posto de Trabalho O Analista Administrativo de Faturamento trabalha em uma sala junto a diversas outras funes do setor.

Mesa de trabalho

As mesas esto localizadas em linhas paralelas na sala.

1 tipo de mesa de trabalho:

- Mesa tem formato retangular; de material madeira, na cor bege; - Possui borda anterior arredondada; - Possui gaveteiros na lateral direita e esquerda; - No possui regulagem de altura.

Medidas da mesa:

- Altura: 74 cm - Largura: 76 cm - Comprimento: 120 cm - Espao entre gaveteiros: 70 cm

O espao entre os gaveteiros pequeno limitando movimentao de pernas.

A no regulagem de altura da mesa promove limitao de movimentao de pernas e compresso de coxas em funcionrios com alta estatura.

2 tipo de mesa de trabalho:

- Mesa tem formato retangular; de material madeira, na cor bege; - Possui borda anterior arredondada; - Possui gaveteiros na lateral direita; - No possui regulagem de altura.

Medidas da mesa:

- Altura: 73 cm - Largura: 60 cm - Comprimento: 145 cm - Espao embaixo da mesa: 100 cm

A no regulagem de altura da mesa promove limitao de movimentao de pernas e compresso de coxas em funcionrios com alta estatura.

A largura da mesa pequena, o que dificulta o posicionamento adequado de monitor de vdeo de frente para o funcionrio. Cadeira de trabalho 1 tipo de cadeira:

- Assento e encosto estofados revestidos em couro azul; - Possui costuras expostas em assento e encosto; - H regulagem de altura de assento; -Encosto com formato cncavo com apoio lombar e torcico inferior, possui ondulaes no anatmicas; - No possui regulagem de altura e inclinao de encosto; - Possui assento giratrio; - Possui 5 ps; - Possui rodzios;

- No possui apoio de antebraos.

Medidas da cadeira:

Largura do assento: 44 cm; Distncia ntero-posterior do assento: 42 cm. Altura do assento: Mnima: 31 cm; Mxima: 40 cm. Altura do encosto: 39 cm; Largura do encosto: 42 cm.

A cadeira possui dimenses adequadas, mas a ondulao existente no encosto promove desconforto e compresses em regies da coluna vertebral.

A no existncia de apoio de antebraos faz com que estes fiquem suspensos ao ar sustentando o seu peso e no reduzindo o peso em coluna lombar.

A no possibilidade de regulagem em encosto faz com que a coluna no seja apoiada adequadamente por diferentes alturas de tronco e no possibilita diminuio de peso sobre os discos intervertebrais.

A costura exposta em assento e encosto promove acmulo de microorganismos.

2 tipo de cadeira:

- Assento e encosto estofados revestidos em couro azul; - H regulagem de altura de assento; -Encosto com formato cncavo anatmico com apoio lombar e torcico inferior; - No possui regulagem de altura e inclinao de encosto;

- Possui assento giratrio; - Possui 5 ps; - Possui rodzios; - Possui apoio de antebraos fixo, que no alcana a borda da mesa.

Medidas da cadeira:

Largura do assento: 48 cm; Distncia Antero-posterior do assento: 47 cm. Altura do assento: Mnima: 42 cm; Mxima: 52 cm. Altura do encosto: 48 cm; Largura do encosto: 41 cm.

O apoio de antebraos sem regulagem de altura e inferior a borda da mesa gera posturas inadequadas em braos, antebraos e punhos durante sua utilizao.

A no possibilidade de regulagem em encosto faz com que a coluna no seja apoiada adequadamente por diferentes alturas de tronco e no possibilita diminuio de peso sobre os discos intervertebrais. Monitor de vdeo Diversos monitores de vdeo esto dispostos lateralmente aos funcionrios gerando posturas inadequadas em coluna cervical e torcica; alguns se encontram apoiados sobre o CPU do computador, outros sobre a mesa de trabalho e outros sobre mesa lateral a mesa de trabalho.

Alguns monitores esto dispostos de frente para janelas gerando reflexos em monitores e riscos futuros de alteraes visuais. Outros monitores esto dispostos lateralmente s janelas, mas devido ao n. de janelas existentes por toda extenso da parede o reflexo existe tambm nestes.

Os monitores (baixos ou altos) no esto alinhados linha de viso dos funcionrios gerando posturas inadequadas em coluna cervical. Teclado e mouse O teclado e o mouse esto dispostos na mesma altura; alguns se encontram centralizados em relao ao funcionrio e outros se encontram lateralizados promovendo posturas inadequadas em punhos durante uso.

O teclado encontra-se afastado do corpo devido posicionamento de documentos para digitao, o que promove postura inadequada em tronco e em membros superiores. Acessrios ergonmicos Apenas 1 posto de trabalho possui apoio para os ps, com as seguintes caractersticas:

- Em madeira; - No possui piso antiderrapante; - Dimenso: 43 cm X 40 cm; - Angulao em 30.

A ausncia de piso antiderrapante promove maior uso de fora em membros inferiores para mant-los sobre o apoio gerando desconforto.

Nenhum outro acessrio foi identificado nos postos de trabalho. Fiao H fiao exposta com risco de quedas e conseqentes choques eltricos, queimaduras,... Anlise da Populao Trabalhadora Avaliao Biomecnica

O Analista Administrativo de Faturamento trabalha em posio sentada pelo maior perodo da jornada de trabalho.

Trabalha em posto informatizado, a digitao freqente realizando flexo de dedos freqentemente durante digitao de documentos; como tambm flexo/extenso e rotao de coluna cervical para

visualizao do documento e do monitor de vdeo.

Devido posicionamento afastado do teclado realiza flexo de ombros e extenso de cotovelos com membros superiores suspensos ao ar e flexo de tronco para alcance deste.

Quando utiliza teclado lateralizado h movimento de desvios laterais de punhos para digitao.

Durante manipulao em mouse realiza desvios laterais de punho direito.

Realiza postura ruim em hiperflexo de joelhos e no apia todo o glteo em assento da cadeira.

Nesta atividade no h uso de fora significativa. Resultado do questionrio aplicado Sensaes durante o trabalho:

- Cansao mental; - Cansao fsico; - Irritabilidade.

Dor e/ou desconforto:

- Ombros; - Punhos; - Coluna cervical; - Coluna lombar; - Pernas.

Deve-se melhorar:

- Privacidade; - Menos rudo;

- Cadeiras; - Calor na sala; - Fiaes expostas; - Melhorar refeio. Ciclo de Trabalho No h ciclo de trabalho definido; as atividades tm durao varivel devido diversidade de situaes a serem realizadas conforme a necessidade encontrada. Anlise do Ambiente Fsico Rudo O rudo promovido pela conversao existente, principalmente devido proximidade com outras atividades que utilizam telefone com freqncia (assistentes). Iluminao A iluminao gerada por janelas existentes em toda extenso da parede posterior da sala, como tambm por lmpadas fluorescentes que no incidem diretamente sobre os postos de trabalho.

As janelas podem cortinas, mas quando no utilizadas h reflexo em telas de monitores dificultando a visualizao.

As lmpadas tambm promovem reflexos em telas devido disposio inadequada destas. Temperatura H sistema de ventilao auxiliar, mas ineficiente.

Relatam que j tentaram abrir as janelas para gerar ventilao, mas foram impossibilitados devido documentaes que vo ao ar pela ao do vento. Medies Ambientais Rudo Iluminao Temperatura Recomendaes e sugestes

- Disponibilizar mesas de trabalho com as seguintes caractersticas:

Possuir regulagem de altura: 65 cm a 80 cm; Borda anterior arredondada; Material no reflexivo; Possuir gaveteiros apenas em uma lateral; Largura maior ou igual a 70 cm; Comprimento maior ou igual a 100 cm.

- Implantar ou modificar cadeiras j existentes de maneira que:

Possuir apoio de antebraos com regulagem de altura que alcance a borda da mesa; o apoio de antebraos deve sustentar apenas 1/3 dos antebraos;

No possuir costura exposta; Estofada; Possuir regulagem de altura e inclinao de encosto.

- Implantar porta documentos sobre a bancada, entre o teclado e monitor, com regulagem de inclinao; - Disponibilizar apoio de punhos para teclado e mouse, de material gel ou em poliuretano com pequena densidade, revestido em tecido de fcil perspirao; o apoio deve possuir a mesma altura do teclado e do mouse em uso; - Implantar apoio para monitor de vdeo com regulagem de altura; - Modificar posicionamento de teclado e monitor de vdeo para frente do funcionrio; - Modificar posicionamento de monitores que se encontram de frente para janelas; - Estimular e conscientizar uso de cortinas para reduo de reflexos em telas; - Modificar disposio de mesas ou de luminrias de maneira que estas incidam

diretamente sobre os postos de trabalho;

- Realizar manuteno em sistema de ar condicionado de maneira que este esteja regulado entre 20 e 23 C; - Separar rea de atendimento da rea de faturamento atravs de divisrias anti-rudo; - Implantar apoio para os ps; este promove melhor circulao sangunea em membros inferiores reduzindo situaes de formigamentos, cimbras, dormncias, inchao e dores em pernas, alm de gerar apoio a funcionrios de baixa estatura.

O apoio de ps deve possuir as seguintes caractersticas:

Dimenso mnima: 30 cm X 40 cm; Piso antiderrapante; Regulagem de altura e inclinao; Inclinao mxima de 30; - Unir ou embutir fiao exposta.

Anlise Tcnica Ergonmica Copeira Descrio da funo A copeira responsvel por porcionar as dietas e colocar no banho maria, receber e distribuir refeies por meio de bandejas ou carrinhos nos apartamentos atendendo pacientes e acompanhantes, recolher bandejas, louas e talheres aps refeies, manter a ordem e a limpeza do local de trabalho, assegurar as condies higinicas, atender a feitura de refeies ligeiras, preparando ch, caf, sucos e outras bebidas na copa, anotar diariamente o nmero e tipo de refeies distribudas, operar com aparelhos eltricos utilizados no servio de alimentao. Anlise da Organizao do Trabalho Jornada de Trabalho 2 Turnos Escala 6 X 1

7h s 16h 16h s 22h

Ritmo de trabalho Rotatividade de Tarefas Necessidades fisiolgicas

Varivel, mas mais intenso em horrio de almoo. No h rotatividade de tarefas. A copeira tem liberdade para pausas para realizao de

necessidades fisiolgicas (banheiro e ingesto de lquido). Micropausas e Pausas As micropausas e pausas no so pr-determinadas, mas h realizao de micropausas e pausas em perodos de no solicitaes. Atividades Preventivas e recreativas Horas extras No h prtica de ginstica laboral.

No realiza horas extras. Anlise do Posto de Trabalho

A copeira trabalha ao lado da cozinha do hospital.

O espao fsico para trabalho pequeno. Bancadas de trabalho As bancadas so utilizadas para armazenar o alimento que ser porcionado. As bancadas esto dispostas perpendicularmente uma a outra.

A bancada possui uma base anterior utilizada para apoiar a bandeja onde o alimento ser colocado, esta base possui 30 cm de largura, uma base larga promovendo postura inadequada em tronco.

O alimento tambm armazenado na bancada de maneira que esteja em rea de alcance ruim para porcionamento.

Altura da bancada: 89 cm. Rolo plstico O rolo est disposto na lateral da bancada, utilizado para fechar vasilhas com caldos; sua disposio e manejo diminuem a eficincia

do trabalho. Carrinho auxiliar O carrinho utilizado para transporte de bandejas aos quartos, possui diversas subdivises para armazenamento de bandejas com alimentos.

A pega do carrinho alta gerando postura inadequada em ombros.

H dificuldade de manejo do carrinho em rampas.

Altura mxima: 130 cm Altura mnima: 30 cm Anlise da Populao Trabalhadora Avaliao Biomecnica

A copeira trabalha na posio em p, realizando movimentao de membros inferiores para transporte de bandejas aos quartos.

Ao alcanar alimento na bancada realiza leve flexo esttica de tronco.

Realiza durante porcionamento flexo de ombros, flexo - extenso de cotovelos e preenso palmar.

Realiza flexo de tronco ao armazenar bandejas em reas baixas do carrinho.

Realiza elevao de ombros acima de 90 ao segurar a pega do carrinho para transporte.

H uso de fora de leve a moderada (em rampas) para transporte do carrinho.

H sobrecarga em coluna e pernas. Resultado do questionrio aplicado Sensaes durante o trabalho:

- Cansao fsico;

- Ansiedade.

Dor e/ou desconforto:

- Ombros; - Coluna lombar; - Pernas.

Deve-se melhorar:

- Espao fsico. Ciclo de Trabalho No h ciclo de trabalho definido; as atividades tm durao varivel. Anlise do Ambiente Fsico O rudo promovido pela conversao existente e pelo

Rudo

funcionamento de mquinas. Iluminao Temperatura A iluminao gerada por lmpadas e janelas. Ventilao natural. Medies Ambientais dB lux C

Rudo Iluminao Temperatura

Recomendaes e sugestes

- Posicionar pega do carrinho a 90 cm do cho, nas laterais deste; Modificar sistema de porcionamento, de maneira que a bancada possua anteriormente uma base em rolamento para disposio e movimento de bandejas; - Modificar disposio de alimentos na bancada, de maneira que estejam em melhor rea de alcance;

- Implantar um suporte acoplado parede para o rolo plstico (a 80 cm do cho); este suporte deve possuir uma base horizontal para apoio de vasilhame, como tambm deve possuir lamina de corte acoplada ao suporte; - Aumentar espao fsico de trabalho.

You might also like