You are on page 1of 39

FACULDADE VALE DO JAGUARIBE (FVJ) CURSO DE PS-GRADUAO EM PSICOPEDAGIA DISCIPLINA: PSICOPEDAGOGIA E A INTERVENO HOSPITALAR

PROFESSORA: ILANA LIMA EQUIPE; PAIVA FERNANDA RAQUEL JACQUELINE ELISSANDRA

A VIDA UM ATO DE SUBLIMIDADE DIVINA. DAR VALOR A DIVINDADE EST NA CABEA DE CADA UM DE NS. VIVER E SER FELIZ EIS A QUESTO. (ANTONIO PAIVA RODRIGUES).

Introduo: A disciplina Psicopedagogia e a Interveno Hospitalar em toda sua extenso se revestiram de misso depuradora sem canga e charruas, pois estava na coordenao, e na responsabilidade de uma profissional requintada, inteligente de boa eloquncia, sapincia, fora de vontade, e sem medir esforos mostrou todo o seu afago com os alunos que estavam sob sua responsabilidade. Nos primeiros dias de aula fomos se inteirando de maneira sutil de como seriam nossas atividade em sala de aula, e na ambincia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, da Universidade Federal do Cear. Uma apostila foi colocada a nossa disposio, um Cd com todos os aparatos que a disciplina iria nos proporcionar durante o perodo que estava previsto para a sua concepo. Atividades em sala de aula e na ambincia foram traadas e planejadas para que tivssemos um aprendizado firme e proveitoso

tendo como base as quatro atividades que nos foi dada a executar durante o perodo. Apregoada, depuradora, sem aes doridas as equipes tiveram suas destinaes dotadas de tarefas a executar. Sem desculpismos ou aes doridas, mesmo em dias de domingo estavam na expectativa de cumprirmos o nosso papel, executando nossas tarefas com denodo e dedicao com o sentido voltado para as pessoas que iriam nos receber, e ao mesmo o que iramos repassar para elas. Um teatro de operaes foi formado de uma maneira especial, j que iramos lidar com pacientes especiais, pois nesse teatro estavam presentes profissionais de sade, parturientes, mes e recm-nascidos e crianas portadoras de alguma doena. Com um calendrio estabelecido camos em campo na tentativa, ou em busca de instrumentos para executarmos nossa misso com aproveitamento e que fosse consolidada pela aceitao das pessoas que iriam receber e manter contato com nossas atividades, atribuies, e para isso ns deveramos proporcionar aes bsicas com instrumentalizao e aparatos que levasse conhecimentos as ambincias visitadas. Produtividade era a palavra-chave sem tergiversaes, mas misses silentes sem melindres onde a inrcia estivesse distante de ns, visto que moujeramos impulsionados pelo amor ao que estvamos executando, aliada tica e a boa aceitao das internas que sempre nos olhavam com alegria e um sorriso nos lbios, mesmo com as dores naturais que a maternidade proporciona.

A EQUIPE EM ATIVIDADE

Real e motivadora, impulsionadora a nossa misso se revestiu de simplicidade, mas sempre com as atribuies voltadas para a nossa aprendizagem. rdua talvez, mas aquilo que se executa com carinho e amor se reveste de sintonizao e dedicao a que nos propomos a fazer sempre com uma orientao venturosa por parte da nossa orientadora.

A DIRETRIZ DO NOSSO TRABALHO E DA NOSSA APRENDIZAGEM

II- DESENVOLVIMENTO: - As intervenes e participaes de nossa equipe j estavam

delineadas, pois a interao foi o nosso ponto forte. As oportunidades de aprendizagem traadas em nossa fortaleza, pois jamais colocamos a sinonmia fraqueza, visto que, os objetivos eram bem maiores. Aqui um acrstico do ponto forte da administrao a ferramenta FOFA ou SWOT. Para ilustrao colocamos aqui a finalidade dos cinco S: Cinco (S) uma prtica desenvolvida no Japo, onde os pais ensinam a seus filhos princpios educacionais que os acompanha at a fase adulta, ela surgiu nas dcadas de 50 e 60, aps a Segunda Guerra Mundial, quando o pas vivia a chamada crise de competitividade. Alm disso, havia muita sujeira nas fbricas japonesas, sendo necessria uma reestruturao e uma limpeza. O pas precisava reestruturarse, organizar as indstrias e melhorar a produo para ser compatvel com o mercado mundial. O programa tem este nome por tratar-se de um sistema de cinco conceitos bsicos e simples, porm essenciais e que fazem a diferena no Sistema da Qualidade. A Espanha e Inglaterra adotaram metodologias equivalentes, porm com nomes diferentes: Teoria da Escova e Housekeeping, respectivamente; mas a ideia a mesma- sempre buscar o Sistema da Qualidade Total. Os cinco conceitos foram introduzidos no Brasil posteriormente, em 1991, pela Fundao Cristiano Ottoni. Assim, as organizaes com o objetivo da busca

de melhoria da qualidade de vida no trabalho, cria no programa 5S uma base para o desenvolvimento dessa qualidade. No s os aspectos de qualidade e produtividade devem ser delegados aos funcionrios, o mesmo deve ocorrer com relao organizao da rea de trabalho, gerando descarte dos itens sem utilidade, liberao de espao, padres de arrumao, facilitando ao prprio funcionrio saber o que est certo e o que est errado, manuteno da arrumao, limpeza, reas isentas de p, condies padronizadas que clareiam a mente do funcionrio e a disciplina necessria para realizar um bom trabalho, em equipe, e dia aps dia. O caminho prtico a implantao dos 5ss, cinco passos integrados, que buscam fortalecer 5 Sensos, formando um todo nico e simples que nos ajudam a encarar o ambiente de trabalho de uma maneira totalmente nova. Os cinco conceitos so: 1. S - SEIRI - SENSO DE UTILIZAO CONCEITO: separar o til do intil, eliminando o desnecessrio. 2. S - SEITON - SENSO DE ARRUMAO CONCEITO: identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente; 3. S - SEISO - SENSO DE LIMPEZA CONCEITO: manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a no sujar; 4. S - SEIKETSU - SENSO DE SADE E HIGIENE CONCEITO: manter um ambiente de trabalho sempre favorvel sade e higiene. 5. S - SHITSUKE - SENSO DE AUTODISCIPLINA CONCEITO: fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hbito, transformando os cinco S num modo de vida.

Na primeira ambincia nossa equipe teria que repassar para as internas da Maternidade escola as seguintes conotaes: 1-Preveno do Cncer de tero, Mama, e Prstata, 2-Planejamento Familiar e Doenas Sexualmente Transmissveis (DST) 3-Teste do pezinho e sua importncia. 4-Teste do Olhinho, do Ouvido. 4- Certido de Nascimento. Nesse momento as notas atividades se revestiram de uma importncia fundamental, pois camos em campo para conseguir e preparar cartazes, folhetos, folders, bem como escolhermos alguns vdeos para explicarmos a importncia dos assuntos epigrafados. Contamos com a ajuda da Secretria de sade do Estado (SSEC), e na sala de aula preparamos kits para distribumos com as mames internas. Foi uma atribuio importante, pois alm de

aprendermos muita coisa, o mais gratificante foi termos repassados os ensinamentos explicados em sala de aula pela professora Ilana Lima, fiel escudeira das nossas atribuies de campo. Ao final das visitas a professora nos convocou para uma reunio na sala de psicologia onde ouviu os membros das equipes que l estavam em trabalho. Uma reunio de acertos de contas e discusso do que fizemos e j traando o que deveramos executar no prximo encontro.

Foi de fundamental importncia, pois a alegria estampada na feio das internas nos proporcionaram a alegria do dever cumprido. Na sala de aula outros aspectos foram discutidos para cimentar de vez a atribuio e mostrar a importncia da atividade tanto para ns acadmicos como para as mames que l estavam por motivos diversos.

Os kits foram distribudos e preenchemos um questionrio com perguntas e resposta e a alegria maior que fomos bem recepcionados, mesmo algumas pacientes estarem sentindo dores, nos ouviram atentamente e afirmaram que ficaram supersatisfeitas com nossa presena e atividade. Isso muito importante para ns estudante da psicopedagogia e a Interveno hospitalar. Deixamos o julgamento da nossa primeira atividade para nossa mestra e professora.

2. ATIVIDADE:

INTERVENO SOBRE O TEMA ANTERIOR:

O dinamismo tem que ser aliado ao acadmico tico, quele que se prepara, atravs de uma especializao especifica procurando auferir mais conhecimento para repasse aos seus alunos. Existem, no entanto, aqueles que frequentam a

especializao, ou ps-graduao com nico intuito de aquisio do diploma para inserir em seu currculo e fazer jus gratificao que lhe dada por lei. Infelizmente, isso acontece.

Segundo estabelece os rgos responsveis pela sade da criana, eles estabelecem um perodo de at dois anos, para uma amamentao sadia, com sucesso e sem trazer maiores transtornos para o beb. A disciplina de Psicopedagogia e a Interveno Hospitalar veio calhar de modo especial, pois a prtica que estamos realizando na Maternidade Escola Assis Chateaubriand da Universidade Federal do Cear (UFC) veio unir e formar um elo muito forte entre teoria e prtica, visto que a prtica fortalece a teoria e vice-versa. Devemos ressaltar de modo louvvel a dinmica aliada fora de vontade da responsvel pela disciplina, a professora Ilana Lima..

Ainda, tivemos a boa oportunidade de ouvir uma entrevista realizada pela Dra, Rose, bem como as explicaes e ensinamentos que nos repassou. Excitao, relacionamento, orgasmo e a filosofia de Plato foram os assuntos ventilados pela Dra. Rose, muito simptica e atenciosa. De um modo geral o trabalho executado com superviso da professora Ilana Lima foi de muita utilidade. Chegamos concluso que esse trabalho deve ser ampliado nos postos de sade, nos hospitais maternidades tanta da capital como do interior, visto que existem muitas mes que desconhecem como se prevenir contra os problemas que uma gravidez planejada ou no pode proporcionar e tambm como se prevenir contra doenas sexualmente transmissveis.

As enfermarias que no visitadas foram em virtude de alguns alunos de outra faculdade j ter passado e executado o trabalho na mesma importncia que o nosso. Refizemos alguns preceitos que deixaram de ser apresentados na atividade anterior, mas ao final de tudo o resultado foi considerado positivo.

MTODOS CONTRACEPTIVOS

Na reunio final discutimos as atividades e ouvimos a explanao da professora Ilana Lima. AIDS (SIDA), gonorreia, blenorragia, cancro mole, Hepatite, Herpes de vrios matizes, Cncer de Mama, de tero, Exames Preventivos, verificao diria das mamas (ndulos) e outras nuanas foram revistas. A importncia dos exames preventivos, os contraceptivos, a camisinha masculina e feminina, o papanicolau, demonstrao de alguns mtodos contraceptivos, entres eles o dil. Na

segunda atividade j estamos mais soltos e com mais facilidade de expormos o que era de atribuio da equipe.

Visitamos e conhecemos o Projeto Canguru de real importncia para os prematuros terem a assistncia tanto do pai como da me. Esse elo de fundamental importncia pelo afeto que a criana recebe dos pais.

O nosso questionrio foi assim direcionado:

QUESTIONRIO: 1-NOME DO (A) PACIENTE............................................................................................................. ............................................................................................................................... .............. 2-DATA DE NASCIMENTO:...................................................................................................... ............................................................................................................................... ............ 3-ESTADO CIVIL...................................................................................................................... ............................................................................................................................... ........... 4RESIDNCIA......................................................................................................... ............................................................................................................................... ............. 5PROFISSO.......................................................................................................... ............................................................................................................................... ............. 6-EM QUE DATA CONTRAIU MATRIMNIO....................................................................................................... ............................................................................................................................... .........,,......................... 7-TM OUTROS FILHOS...................................................QUANTOS............................................. ..................... 8-GRAU DE INSTRUO.......................................................................................................... ..................... 9- OS FILHOS ESTUDAM............................................................................................................. ................... 10- COMO SE D A RELAO FAMILIAR....................................................................................

11-O PAI SE FAZ PRESENTE NA EDUCAO DOS FILHOS.................................................................................................................. ................... 12-PRETENDE TER MAIS FILHOS...............................................QUANTOS................................. 13- FAZ EXAMES DE ROTINA COSTUMEIRAMENTE.......................................................................................... ................... 14- QUAIS TIPOS DE EXAME J REALIZOU ............................................................................. 15- FAZ REVISO ANUALMENTE............................................................................................. 16- TEM PRECONCEITO OU RECEIO DE IR AO MDICO................................................................................................................. .................. 17- FAZ PREVENO DE CNCER ANUALMENTE....................................................................... 18-COSTUMA IR SEMPRE AO GINECOLOGISTA................................................................................................. ...................... 19-MANTER EM DIA A VACINAO DOS FILHOS....................................................................... 20- O ALEITAMENTO MATERNO IMPORTANTE PARA O RECMNASCIDO.............................................................................................................. .................... 21- LEVA AO PEDIATRA O BEB CONSTANTEMENTE............................................................................................ ...................... 22- TM DIFICULDADE EM ALIMENTAR OS FILHOS.................................................................................................................. ................... 23-USA CONTRACEPITIVOS............................................................................................ ........... 24- TEM UMA BOA ALIMENTAO...........................................................................................

25-COSTUMA BANHAR SEU FILHOS NORMALMENTE................................................................................................... .................... 26- COMO SE PROCESS A RELAO FAMILIAR.............................................................................................................. ................... 27-TEM VCIOS (BEBE OU FUMA).............................................................................................. 28-CONSIDERA BOM O ATENDIMENTOS NA MATERNIDADE ESCOLA................................................................................................................ .................... 29- SE FILHO J SAI COM CERTDO DE NASCIMENTO DA MATERNIDADE.................................................................................................... ..................... 30- CONHECE O BANCO DE LEITE DA MATERINIDADE................................................................................................... ..................... 31- TEM CONHECIMENTO DAS DOENAS SEXUALMENTE TRANSMISSVES (DST)............................................................................................................... 32- J OUVI FALAR DE AIDIS OU SIDA...................................................................................................................... ................... 33-O QUE GOSTA MAIS DE FAZER................................................................................................................... .................... 34- TEM MAIS ALGO A DECLARAR........................................................................................................... ............................................................................................................................... ............................................................................................................................... ...................................................... 35- SEUS FILHOS FREQUENTAM NORMALMENTE A ESCOLA................................................................................................................ ................... 36- A RELAO PAIS E FILHOS SATISFATRIA.................................................................................................... .....................

37- MANTEM EM DIA A VACINAO DE SEUS FILHOS EM DIA......................................................................................................................... ................. 38 - J FEZ CONSULTA COM ALGUMA PSICLOGA......................................................................................................... .................... 39-O QUE GOSTA DE FAZER NA MATERNIDADE ANTES DE FAZER O PARTO.................................................................................................................. ................... 40- ASSISTI A ALGUMA PALESTRA DA EQUIPE MDICA................................................................................................................. ............................................................................................................................... ............................................................................................................................... ..................................................... OUTROS:.............................................................................................................. ............................................................................................................................... ............................................................................................................................... ...................................................... QUESTIONRIOS RESPONDIDOS: DATA: 07/08/2011 1. PACIENTE: ENFERMARIA 106 1)-Qual o seu nome? Data de nascimento, e o seu estado civil? Sua idade? R)- Antonia Joselane Lima de Souza Nascimento: 19/03/1988 Estado civil - Solteira Idade : 23 anos 2)-Quantos filhos? Idade? Quantos anos? Fez Pr-Natal? R)- 3 filhos; fez pr-natal 1. Filho 7 anos- estuda 2. Ano 2. Filho-2 dias; nasceu de parto normal, mas ao nascer teve hipoglicemia, foi controlada, o beb mama muito bem. (a me sofreu 24 h para o beb nascer). 3)-J fez preveno de Cncer? De quanto em quanto tempo? Porque voc faz a preveno?

R)- Sim, de seis em seis meses, para prevenir as doenas sexualmente transmissveis e o cncer. 4)-E a reviso de parto voc j foi orientado onde vai fazer? R)- Sim, em qualquer posto de sade, mas quando tiver com 45 dias ir fazer. 5)-J usou algum mtodo contraceptivo antes de engravidar? R)-Sim, fao planejamento familiar e tomo anticoncepcionais( Plulas) e agora vai usar camisinha, pois vai amamentar. 6)-Pretende ter mais filhos? R)-Sim, s Deus sabe, mas queria ter mais um. 7)-Voc j ouviu falar de DST? Conhece alguma? Cite? Voc sabe para que serve a camisinha? R)-Sim, AIDS, sei para prevenir doenas sexualmente transmissveis. 8)-Como a relao com seu parceiro? R)-Estvel (A paciente relatou que a 1. Filha e de um pai e o 2. De outro como o qual vive atualmente. 9)-Voc j fez algum exame como o de mama ou de sangue? R)-No. Nunca fiz o de mama e tenho muito medo de fazer exame de sangue. 10)-Mantm a vacinao de seus filhos em dia? R)- Sim, est tudo certinho. 11)- Tm Vcios? Voc continuou com os vcios na gravidez? R)- No no momento, mas j tive. Fumaa e bebia, porm Jesus me libertou, pois no conseguia se libertar dos vcios. 12)-Voc foi bem atendida na maternidade? R) Sim. Muito bem atendida. 13)-Conhece o banco de leite da maternidade? R)- Disse que conhece 14)-Estudou at que ano? R)-6. Ano. Parou para cuidar da filha, mas pretende voltar a estudar. 15)-Voc sabia que na Maternidade tem Cartrio de Registros?

R)- Disse que sim. 15)-J ouviu falar do teste do pezinho? R)-Sim CONCLUSO: -ESSA PACIENTE FOI MUITO BEM NAS RESPOSTAS PELA SUA BOA INSTRUO, O QUE DEU PARA PERCERBER.

QUESTIONRIO: ENFERMARIA 106- 2.PACIENTE (1)- Nome da paciente: Ana Cristina da Silva, 20 anos; nascimento em 20/03/1991/ Estado Civil: Solteira. (2)-Quantos filhos? Idade? Teve parto normal? (R)- primeiro filho; dois dias, sim foi parto normal sem nenhuma implicao. (3)-Grau de instruo? (R)-2. Grau completo fez cursinho, mas no passou no vestibular, pretende voltar a estudar. (4)-Fez pr-natal? (R)- Sim. Com orientao mdica. (5)-Voc conhece alguma doena sexualmente transmissvel? Quais? (R)- Sim. AIDS, Sfilis, Gonorreia. (6)-J ouviu falar do teste do pezinho? Sua importncia? (R)- No (7)-Onde reside? (R)- No interior do Estado na cidade de Irauuba (a paciente relatou que nunca tinha feito preveno de cncer). (8)-Voc sabe que na Maternidade tem cartrio? (R)-Sim, porm vou registrar no interior, pois o pai se encontra l. (9)-J ouviu falar do teste do pezinho e sua importncia? (R)- No. Sou por cima. Sei que existe, mas no sabe a utilidade.

ACOMPANHANTE DA PACIENTE: Nome: Francisca Claudiane da Silva (cunhada)- grau de instruo- 2. Grau completo (pretende continuar a estudar) Tm filhos. Uma filha de 1 ano e 5 meses (no estuda ainda). Teve sua filha de parto normal (a gravidez foi planejada) Mtodo anticoncepcional que usa? Plulas e camisinha. Estado civil casada (28 anos tem o seu marido). Conhece as doenas sexualmente transmissveis? Sim. A AIDS.

CONCLUSO: Estes questionrios se referem primeira atividade, que tambm foi de muita relevncia para ns estudantes de psicopedagogia. As perguntas foram respondidas a contento e respeitados o estado de sade das novas mames, que estavam ali se recuperando de partos com ou sem complicaes. s vezes quando a me estava em bom estado de sade, era o beb que se encontrava em recuperao na incubadora, por deficincia de respirao, ou por outros motivos por terem nascidos como prematuros. ENFERMARIA 106 3. PACIENTE. NOME: Regiane; idade 36 anos; nascimento: 11/07/1975 1)-Quantos filhos ? Eles estudam? R)- 2 filhos; um de treze anos e o beb de 2 dias. Sim. O de 13 anos faz o stimo ano (Escola Pblica). 2)- Reside onde? R)- Em Fortaleza 3)-Voc fez o pr-natal? R) Sim 4)-Voc faz preveno de Cncer regularmente? Sim. De seis em seis conforme orientao mdica. 5)-Voc j foi orientada sobre a reviso do parto? R)- Sim. Disseram-me que posso fazer em qualquer posto de sade. 6)-Voc j ouviu falar do Planejamento Familiar? R)-Sim. Eu tenho 7)-Voc estudou at que srie? Pretende voltar?

R)- Estudei at a 6. Srie, disse que no pretende voltar a estudar. 8)-Voc usava qual mtodo para no engravidar? R)- Nenhum, pois era meu desejo engravidar. Mas vou usar comprimidos anticoncepcionais para evitar nova gravidez. 9)-Voc sabe que aqui na maternidade tem cartrio e voc pode sair com seu filho registrado? (R)- Sim. J fomos informadas. 10)-J foram informadas sobre o teste do pezinho? R)- Sim, s por alto. Detalhadamente no. CONCLUSO: A CONVERSA COM A PACIENTE FOI DE BOM PROVEITO, POIS O QUE ELA NO TINHA CONHECIMENTO NS REPASSAMOS E ORIENTAMOS EM OUTROS DETALHES.

AS RESPONSVEIS PELO NOSSO APRENDIZADO-PROFESSORA ILANA LIMA E DR.. ROSE

TERCEIRA ATIVIDADE: ALEITAMENTO MATERNO:

Mais uma atividade que se encontrava na pauta das atividades da disciplina ora estudada, nos proporcionou conhecimentos fundamentais de como manter a sade beb, livrando-o de algumas doenas que acometem determinadas crianas, desde o nascimento, at as primeiras idades, quando as funes vitais j esto em desenvolvimento. notrio que os bebs precisam de reforos para um desenvolvimento integral, e sem complicaes. Os bebs que so alimentados por meio do aleitamento materno, levam vantagem sobre aqueles alimentados por outros tipos de leite. Nos primeiros seis meses, o leite primordial e to forte, que o beb no precisa de outra coisa. Depois dos seis meses de vida, as mames j podem associar outros tipos de alimentao. Depois dos seis meses de vida, as mames j podem associar outros tipos de alimentao. Na apostilha que nos foi indicada no primeiro dia de aula e que nos direcionou para o aprendizado da disciplina ora estudada, encontramos todos os direcionamentos, todas as diretrizes e todos os azimutes eficazes que esto nos proporcionando elementos bsicos na execuo prtica numa maternidade escola. Da apostilha devemos citar: Aleitamento e afeto, pgina 110, que traz assuntos de suma relevncia para execuo de uma das tarefas que fomos submetidos. O empenho foi o mesmo de outras atividades. Alm das informaes necessrias sobre aleitamento materno toda a explicao necessria foi oferecida as mames. Kits foram distribudos com panfletos explicaes e quando no se deve amamentar um recm-nascido. At uma dieta repassamos para quando a amamentao chegar aos seis meses. DICAS DE COMO INICIAR A INTRODUO DE NOVOS ALIMENTOS 1)- Passo: legumes + leo vegetal. 2)- Passo: legumes + cereal (arroz ou milho) + leo vegetal. 3)- Passo: legumes + cereal (arroz ou milho) + leguminosa (feijo) + leo vegetal.

4)- Passo: legumes + cereal (arroz ou milho) + leguminosa (feijo) + leo vegetal + carne (vermelha ou branca) + frutas. Inicialmente oferea os alimentos com consistncia de pur (passando-os na peneira), e aos poucos oferea em gros ou em pedaos (amassados com garfo). NO UTILIZE LIQUIDIFICADOR. Os alimentos devem ser dados em colheres ou copos. NUNCA EM MAMADEIRAS. O feijo deve ser oferecido na forma de gros amassados com o caldo. No d apenas o caldo, pois o gro rico em ferro. EVITE DAR S CRIANAS acar, balas, chocolate, biscoito doce e recheado, danoninho, caf, ch mate e preto, achocolatados, enlatados, embutidos (mortadela, presunto, salame, salsicha) e defumados (bacon, toucinho), refrigerantes e sucos artificiais, salgadinhos (chips), frituras e carnes gordas. ATENO: A partir do oitavo ms a criana tem suas necessidades aumentadas necessitando, portanto de continuar o acompanhamento do nutricionista. A criana que no se alimenta adequadamente pode apresentar algumas doenas, entre elas a ANEMIA. O QUE A ANEMIA CAUSA? Cansao, dificuldade de aprender, falar, andar, falta de apetite, palidez (pele descorada). O maior risco ocorre em fases de rpido crescimento, sendo atribuda basicamente a uma deficincia de ferro na dieta. Fonte: http://www.sitecurupira.com.br/aliment_saudavel/aliment_saud avel_crianca.htm Tambm inserimos em nossa atividade vdeos educativos de como a mame deve proceder quanto alimentao e os cuidados necessrios no tocante a chupetas, mamadeiras, e a suco bem executado para que o beb tenha uma amamentao saudvel. Falamos dos nutrientes do aleitamento materno e alertamos que nesse perodo era at dispensvel a gua para o recm-nascido. Um ponto que ficou bem claro que as mes portadoras do HIV no podem amamentar seus bebs, pois o risco de contrair a doena de 100%. As mos portadoras do HIV no devem ser discriminadas e a ateno dever ser a mesma que as mames sadias tm.

de bom alvitre que ressaltemos a importncia desse trabalho para os alunos da ps-graduao em psicopedagogia, pois alm dos ensinamentos, outros fatores iro contribuir para que o profissional exera condignamente a sua tarefa educacional. Servir com certeza para enfrentar os problemas que porventura existam no mbito familiar, por isso os conhecimentos adquiridos na prtica, e mesmo em sala de aula devem ser pontos fortes daqui em diante. Seria verdade essa afirmativa: Ouvi um papo uma vez de que em pases da Europa o normal era realmente no dar de mamar no peito, ir direto pra mamadeira. Vejo isso tambm em diversos filmes e seriados americanos. Conversei com alguns mdicos pediatras daqui que me confirmaram. Mundialmente falando, vincula-se o mamar no peito a pases pouco desenvolvidos ou pouco industrializados. Os pases de "primeiro mundo" no possuem essa caracterstica. Por onde passaria essa diferena? Anotei tambm essa informao: Eu no consegui amamentar o meu filho e sofri muito por isso. Porm, o fato de no querer amamentar no me choca tanto assim. uma opo e deve ser respeitada. No lugar dela amamentaria, acho saudvel, bonito. Porm, no vejo motivo para estardalhao. Achamos que essas conotaes deletrias no tm fundamentaes cientificas, pois se assim fossem o mundo estaria cheio de crianas com problemas que aqui citamos. Para encerarmos queramos afirmar que o aleitamento materno deveria ser uma preocupao mundial de sade pblica, pois depois que presenciamos uma cena horripilante, onde mes esquelticas em consequncia da misria e da fome, com crianas nos braos sugando seios sem carne e leite, na esperana de saciar-lhes a fome nos deixaram constrangidos, pois triste presenciarmos mes e filhos morrendo a mngua, enquanto pases do primeiro mundo esbanjam dinheiro em experincias que no levam a nada. Uma cena de amamentao cujo afeto ao recmnascido tem a participao do pai e da me, a me na amamentao, e o pai no carinho dispensado ao beb. Cena muito bonita e que nos chamou a ateno.

QUARTA ATIVIVIDADE: ESTIMULAO PRECOCE:

Uma das ltimas atividades da disciplina Psicopedagogia e a Interveno Hospitalar, se insere em nosso trabalho como Estimulao Precoce. A estimulao precoce o estmulo que recebe o beb e que constitui base firme para o desenvolvimento futuro. Pode ser chamada tambm de estimulao motora precoce. Como o prprio nome diz, a estimulao precoce tem como objetivo base, ou bsico, desenvolver e potencializar, atravs de jogos,

tcnicas, exerccios, e outros recursos s funes do crebro do beb, primordialmente o seu lado intelectual, a sua afetividade, a sua capacidade de aprendizagem visando adaptao ao seu meio, de uma forma simples, intensa e rpida. Em nenhuma fase do ser humano o desenvolvimento motor vai ser to rpido como o de 0 a 1 ano e oito meses. Perodo em que a criana ter maiores possibilidades de se normalizar sem se desfazer do seu desenvolvimento. do conhecimento da maioria que os recmnascidos, ou os bebs j vm ao mundo com grande potencial e de responsabilidade dos pais desenvolver o mximo, mas de uma forma consciente e adequada essa potencialidade de maneira que seja de forma positiva, adequada e divertida para ambos.

. ATIVIDADES DE ESTIMULAO PRECOCE

SALA DE AULA INTERATIVA. Na Educao Infantil, as atividades ldicas so mais empregadas no aprendizado das crianas de 0 a 5 anos de idade, onde elas interagem umas com as outras, desempenham papis sociais (papai e mame), desenvolvem a imaginao, criatividade e capacidade motora e de raciocnio. Alguns educadores julgam necessrio que as brincadeiras sejam direcionadas e possuam um objetivo claro, sob o argumento de que so importantes no desenvolvimento afetivo, motor, mental, intelectual, social, enfim no desenvolvimento integral da criana. A brincadeira mais que passatempo, ela ajuda nodesenvolvimento, promovendo processos de socializao e descoberta do mundo. Na sala de aula a professora Ilana Lima nos repassou pontos importantes para uma excelente estimulao precoce. Falou em percepo sensorial. Seguindo os ensinamentos de Joyce Moblie anotamos o seguinte: O modo como nos relacionamos com o mundo est intrinsecamente ligado a como o percebemos. Toda informao que nos chega passa por nossos sentidos e as codificamos em forma de pensamentos. A maioria de ns desenvolveu mais uns sentidos do que outros e no seria incorreto afirmar que, por esse motivo, temos formas viciadas de

pensamento, que nos limitam e prejudicam. Desenvolvemos nossos pensamentos de forma Visual (mais ligada a estmulos visuais), Auditiva (mais ligada a estmulos auditivos) ou Cinestsica (mais ligada s sensaes e aos movimentos). Esse desenvolvimento um processo dinmico, possibilitando diferentes combinaes: Cinestsica-Visual, Auditiva-Visual, Cinestsica-Auditiva. "Alta Percepo Sensorial" a capacidade seletiva de captar informaes do mundo externo utilizando diferentes tipos de percepo. uma forma de ver onde percebemos a imagem em nossa mente, sem o uso da viso normal. Uma maneira de ouvir que vai alm do usual; um auscultar-se, auscultar ao outro e auscultar a vida. Uma qualidade do sentir alm do comum: tico e imparcial. "Primeiro Sentido" a forma como usualmente registramos os diferentes fatos e/ou estmulos que nos chegam. Podemos imagin-lo como uma marca que trazemos conosco e que, de certa forma, interfere nas nossas relaes, escolhas, enfim, em nossas vidas. comum haver maior predominncia de um dos sentidos em detrimento dos outros. Equilibr-los e desenvolv-los harmoniosamente no apenas possvel, como tambm, o ideal para alcanarmos o nvel de Alta Percepo Sensorial. A ESTIMULAO PRECOCE: A estimulao precoce leva as mes o conhecimento necessrio de como proceder no desenvolvimento cognitivo de seus filhos, para isso nos empenhamos em direcion-las para os cuidados que devem ter com os filhos, principalmente na educao, no entretenimento e dos fatos que chamamos a ateno das mes que evitassem oferecer aos seus filhos brinquedos que estimulassem violncia. Consideramos a ltima atividade como excelente, pois todas as mes se empenharam e a participao ativa nos chamou a ateno e a estimulao precoce foi uma atividade que as retirou da solido que muitas vezes elas passam por estarem no enfermarias e sem poder contar com um afago amigo, ou afeto, pois muitas delas so do interior do Estado e a visita sempre se torna mais precria e difcil. Alm das atividades levamos brindes e fizemos sorteios. Na realidade ningum ficou sem receber uma lembrana. A inovao foi que colocamos em todos os kits um cd de msicas com mais de 150 faixas. Elas adoraram e isso nos deixou bastante felizes.

PROFESSORA ILANA E COLEGAS DE CURSO EM ATIVIDADE O estmulo precoce, como o prprio nome j diz, tem como objetivo desenvolver e potencializar, atravs de jogos, exerccios, tcnicas, atividades, e de outros recursos, as funes do crebro do beb, beneficiando seu lado intelectual, seu fsico e sua afetividade. Um beb bem estimulado aproveitar sua capacidade de aprendizagem e de adaptao ao seu meio, de uma forma mais simples, rpida e intensa. Todos sabemos que os bebs nascem com um grande potencial e que cabe aos pais fazer com que este potencial se desenvolva ao mximo de forma adequada, positiva e divertida. CONCLUSO: Mais uma disciplina que se encerra, mais uma tarefa cumprida. Foram esforos, atividades e exerccios que nos motivaram e nos colocaram num ambiente salutar onde as maiores nuanas da vida esto presente. O nascimento e a morte so fatos constantes em nossas vidas, mas entre esses elos aceitos por uns e detestados por outros existem um enigma importantssimo: O maior

enigma da vida a morte, e o maior enigma da morte a vida. Experincias mltiplas foram colocadas a nossa disposio e samos com nossos crebros recheados de conhecimentos, modo de viver, agir e como se passa o cotidiano de quem vai dar luz ou pari. Sublimao, maturao, plasticidade, vnculos, afetos, doao, processos cognitivos, estimulao precoce, cuidados com nosso corpo e nossa sade, como trabalham os profissionais de sade numa Maternidade escola, como o nascer, o viver e o morrer. A memria ficar marcada quando a nossa professora em companhia de outras duas profissionais se preparavam parar dar a notcia de um bito. At nos momentos cruciais de nossas vidas a experincia da psicologia, da psicopedagogia se sobressaem. Devemos dar uma enorme importncia ao nosso aprendizado, pois ele j faz parte de nossas vidas e dos aprendizados acadmicos. No poderamos nos esquivar de afirmar como agimos diante de uma atitude comemorativa. -Tudo festa quando tomamos uma atitude comemorativa. Celebramos porque estamos felizes e queremos agradecer e louvar a Essncia Divina que nos anima e a tudo o que temos e tocamos com nosso corpo, mente e corao. Comemoramos porque tivemos uma boa colheita de significados e ddivas, resultantes do nosso cuidado amoroso e da ateno que demos s dicas que a vida nos concede, a todo instante. O ato de celebrar nos conecta com o lado leve e positivo da vida. Quando agimos assim, h sempre o que festejar e agradecer, a comear pela vida que nos anima e pelo ar que respiramos.
ALGUMAS CENAS COLHIDAS NA SALA DE PSICOPEDAGOGIA E DA PSICOLOGIA E OUTRAS ATIVIDADES NA AMBINCIA:

UM GRANDE BALUARTE DR. GALBA

Assis chateaubriand

WALTER CNTDIO

A EQUIPE

You might also like