You are on page 1of 5

338

Almeida SGP, Germano RM. A teoria da ddiva e o cuidar em enfermagem. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2009 jun;30(2):338-42.

ARTIGO DE REFLEXO

A TEORIA DA DDIVA E O CUIDAR EM ENFERMAGEMa


Sheyla Gomes Pereira de ALMEIDAb Raimunda Medeiros GERMANOc

RESUMO A presente reflexo trata das relaes interpessoais estabelecidas entre pacientes e equipe de enfermagem, enfocando a conformao dos vnculos gerados nesse relacionamento, tendo como aporte terico a teoria da ddiva, de Marcel Mauss. Destaca-se a importncia da interao pessoa/pessoa como principal constituinte da estrutura na qual se apoiam aes desenvolvidas pelos profissionais da sade, suscitando disponibilidade para desenvolver o relacionamento interpessoal, com o intuito de facilitar o bom desempenho nos cuidados prestados, transcendendo, inclusive, s questes tcnicas. Com base na Teoria da Ddiva, depreende-se a existncia da circulao de bens simblicos entre a equipe de enfermagem e os pacientes, na ateno sade, requerendo dos profissionais posturas humanitrias, as quais sero traduzidas em gestos, comportamento e atitudes. Descritores: Teoria de enfermagem. Comunicao. Relaes interpessoais.

RESUMEN
La presente reflexin trata de las relaciones interpersonales establecidas entre pacientes y equipo de enfermera, enfocando la conformacin de los vnculos generados en ese relacionamiento; teniendo como aporte terico la teora de la ddiva, de Marcel Mauss. Se destaca la importancia de la interaccin persona/persona como principal constituyente de la estructura en la cual se apoyan las acciones desarrolladas por los profesionales de la salud, suscitando disponibilidad para desarrollar el relacionamiento interpersonal, con el intuito de facilitar el buen desempeo en los cuidados prestados, trascendiendo, incluso, las cuestiones tcnicas. Con base en la teora de la ddiva, se deprende la existencia de la circulacin de bienes simblicos entre el equipo de enfermera y los pacientes, en la atencin a la salud, requiriendo de los profesionales postura humanitarias, las cuales sern traducidas en gestos, comportamientos y actitudes.

Descriptores: Teora de enfermera. Comunicacin. Relaciones interpersonales. Ttulo: Teora de la ddiva y el cuidado en enfermera. ABSTRACT
This is a reflection on the interpersonal relations established between patients and the nursing team with emphasis on the configuration of the bonds resulting from such relationship, theoretically supported by Marcel Mausss gift theory. Special consideration is given to the person-to-person interaction as the main component of the structure on which the actions performed by the health professionals find support, paving the way to interpersonal development, aiming at making it easier to have a good performance of the services rendered and even going beyond technical matters. Based on the gift theory, it is possible to infer that symbolic assets are in circulation between the nursing team and the patients, in health care, demanding from the professionals humanitarian postures that are to be construed in terms of gestures, behaviors and attitudes.

Descriptors: Nursing theory. Communication. Interpersonal relations. Title: The gift theory and care giving in nursing.

Artigo construdo a partir de dissertao de Mestrado em Enfermagem apresentada em 2006 ao Programa de Ps-Graduao em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil. Mestre em Enfermagem, Docente da Escola de Enfermagem de Natal da UFRN, Brasil. c Doutora em Educao, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UFRN, Docente do Programa de Ps-Graduao em Enfermagem da UFRN, Brasil.
a b

Almeida SGP, Germano RM. A teoria da ddiva e o cuidar em enfermagem. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2009 jun;30(2):338-42.

339

INTRODUO O presente estudo tem como propsito realizar uma reflexo acerca de aspectos relativos teoria da ddiva e o cuidar, enfocando os vnculos que se conformam no exerccio da prtica profissional da enfermagem. A referida teoria retrata as relaes sociais, jurdicas e econmicas vividas pelas sociedades arcaicas polinsios e melansios, habitantes da orla sul do Pacfico, e os povos do noroeste americano; revela o circuito de trocas de bens materiais e imaterias (simblicos), estabelecidos por estas sociedades, como arcabouo de suas relaes interpessoais(1). luz do mencionado estudo, buscou-se a compreenso da circulao de bens simblicos presentes nas relaes interpessoais entre os artfices do cuidado e aqueles que so por eles cuidados. Nos dias atuais, os norteamentos filosficos que permeiam a formao dos profissionais da rea de sade, no nosso pas, passam por uma nova reflexo face s necessidades de mudanas emergidas a partir da dcada de 1980, com a Reforma Sanitria. At ento, o foco do ensino acadmico vinha sendo direcionado, na maioria das escolas, s questes tcnicas, principalmente, subestimando, por vezes, as discusses que tratam de aspectos sociais, polticos e ticos que envolvem a sade(2). Na enfermagem, o panorama no diferente; ainda prepondera, na formao do enfermeiro, o direcionamento para os assuntos tcnicos, revelando a forte influncia, em nossos dias, das escolas formadoras clssicas da segunda metade do sculo XIX. A referida formao atende s necessidades do modelo de assistncia mdica, hegemnico na contemporaneidade, com perspectiva biologicista e ainda voltado, sobretudo, para a ateno individual. Nesse sentido, esse paradigma que direciona a formao se materializa na prtica de seus profissionais. No entanto, devemos ressaltar que, nos ltimos anos, algumas mudanas vm ocorrendo no ensino de enfermagem, a partir da construo coletiva de um projeto poltico-pedaggico para a rea, que tenta romper com esses antigos paradigmas. Dessa forma, a nova proposta pedaggica, pautada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduao em Enfermagem(3), abre uma discusso nacional sobre a formao, apontando para as novas polticas na rea de sade, mantendo-se em sintonia com os princpios do Sistema

nico de Sade (SUS)(4); no entanto, no podemos afirmar ser essa a tendncia predominante no ensino da enfermagem brasileira. No nosso pas, as transformaes ocorridas nas prticas de sade foram concebidas para atender ao novo modelo econmico consolidado a partir da dcada de 1960, quando, poca, as privatizaes e as especializaes de clnicas de carter curativo so incentivadas e apoiadas para atender ao ento sistema capitalista neoliberal. Atualmente, podemos dizer que experienciamos um verdadeiro aprisionamento da economia de mercado(2). A consolidao e o fortalecimento dessa realidade suscitaram, na atualidade, a formao de algumas correntes, principalmente ligadas s cincias sociais, buscando resgatar o carter humanitrio vinculado, extrinsecamente, ao segmento sade. Nessa perspectiva, a presente reflexo surge como parte de uma dissertao de mestrado desenvolvida no Programa de Ps-Graduao em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(5) e tem como objetivo discorrer sobre a Teoria da Ddiva nas relaes interpessoais entre os integrantes da equipe de enfermagem e pacientes. A preocupao com o tema do relacionamento interpessoal, com base em referenciais tericos diversos, vem tomando propores significativas, destacando-se, inclusive, trabalhos realizados nesse segmento relativos formao de redes sociais no mbito da sade, como forma de viabilizao do processo de mudana, visando implantao de uma nova cultura na rea. A DDIVA NO CONTEXTO DO CUIDAR DA ENFERMAGEM Durante toda a nossa vivncia como enfermeira, atuando nos servios hospitalares, na assistncia e coordenao dos servios de enfermagem, pudemos constatar uma realidade de profissionais pouco envolvidos com o relacionamento interpessoal. O enfoque desses trabalhadores comumente est direcionado s questes relativas ao fazer. Percebemos, na prtica, um profissional pouco interativo, com pouca resilincia, alteridade, capacidade de escuta, cortesia e sensibilidade, determinando conflitos em sua atuao, refletindo decisivamente na qualidade da assistncia prestada por esse trabalhador aos usurios do sistema de sade.

340

Almeida SGP, Germano RM. A teoria da ddiva e o cuidar em enfermagem. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2009 jun;30(2):338-42.

Por outro lado, a importncia do aparato tecnolgico, como tambm as questes relacionadas segurana tcnica na execuo dos procedimentos no devem ser relegadas a um plano secundrio, uma vez que os avanos da tecnologia no ltimo sculo so, inegavelmente, geradores de impactos diretos sobre as organizaes do setor sade, particularmente nos hospitais(6). Cotidianamente o profissional de sade abarca conhecimentos tcnicos aliados ao estabelecimento de relaes afetivas com seu prximo, envolvendo trocas emocionais e afetivas(7). Ressaltamos a compaginao necessria entre a competncia tcnica e o relacionamento humano, tornando-se relevante que o profissional da enfermagem desenvolva habilidades para lidar com o territrio das emoes. No entanto, na atualidade, em plena crise das relaes interpessoais em que a cada dia se aprofunda o esgaramento das relaes sociais, algumas teorias do passado so resgatadas, como ocorre, por exemplo, com a teoria da ddiva de Marcel Mauss. O socilogo francs, escreveu, em 1924, a obra clssica e revolucionria Ensaio sobre a ddiva, versando sobre as relaes sociais, jurdicas e econmicas das sociedades arcaicas polinsios e melansios (habitantes da orla do Pacfico), e os povos do noroeste americano(1). Na referida teoria cientfica, o autor relata o sistema de trocas, complexo mecanismo de prestaes e contraprestaes existente nessas sociedades, destacando o carter voluntrio e, paralelamente, obrigatrio, vinculado quelas trocas, que, quase sempre, circulavam sob a forma de presentes/ddivas. A oferta generosa de presentes pressupunha a obrigao de retribuio. A prtica de intercmbio sociocultural caracterizava-se pela presena de atores coletivos que podiam ser pessoas, cls, famlias e tribos. Os presentes eram trocados em situaes de confronto entre os grupos e chefes, ou ambos, sendo a oposio realizada no sentido de desafiar quem seria o mais generoso na oferta(1). As trocas no eram apenas de bens materiais ou econmicos; circulavam tambm as delicadezas, os ritos, os servios e as festas, atribuindo um carter simblico ddiva. Pautado neste aspecto, o questionamento supremo de Mauss era: qual a fora existente no presente oferecido ao outro, que faz com que, quem recebe, o retribua?(8). Durante a leitura da obra, observamos que existe tambm uma simbologia de fora espiri-

tual envolvendo as ddivas ofertadas; a obrigao de retribuir nasce em funo da energia do doador acompanhar e permanecer na coisa ofertada, expondo o donatrio a uma condio de refm do doador. A condio que promove a libertao de quem recebeu o presente a retribuio. Na contemporaneidade, o dom est presente na complexidade do relacionamento humano, pois fundante de toda a sociabilidade e comunicao humanas. A palavra a primeira troca que um ser humano realiza com outro. Podemos supor ento que, nos nossos dias, o sustentculo do dom se d atravs da reciprocidade e confiana, e traduzido no mais como coisa, como aconteceu nas sociedades arcaicas, e sim como uma relao social(8). No mbito da enfermagem, o paradigma da ddiva encontra lugar de destaque, pois podemos perceber com clareza a circulao de bens simblicos existentes entre a equipe de enfermagem e o paciente que vivencia um perodo de hospitalizao. O medo do desconhecido, a mudana de ambiente e de papis, alm das incertezas que gravitam em torno do diagnstico mdico, suscitam, equipe de enfermagem, doao, ateno, respeito, solidariedade, confiana, compromisso, tolerncia, acolhimento, entre outros. Ressaltamos que a retribuio desses atributos, por parte do paciente equipe de enfermagem, constitui-se em uma postura desejvel, o que favorece o interrelacionamento, conduzindo consolidao das trocas dos bens imateriais. Assim sendo, fundamental a disposio desta equipe para se relacionar de maneira mais personalizada, e mais humanizada. A teoria da ddiva nos revela, portanto, que a necessidade de relacionamento entre as pessoas inerente condio humana de ser societrio, e que, para permitir que as relaes sociais ocorram, os seres humanos se dispem a doar-se em forma de presentes ou atitudes, na inteno de ter em troca alguma sinalizao de que foram percebidos e aceitos, e, na sequncia, retribuir a doao de maneiras diversas, simtricas ou no simtricas. Todo o processo da teoria da ddiva ou prestaes totais s possvel atravs do relacionamento interpessoal e da comunicao entre os indivduos, proporcionando a mobilizao de um conjunto amplo e complexo, traduzindo a ideia da sociedade como um fato social total(9). Na enfermagem, podemos destacar que a gnese profissional transcorreu sob a gide do

Almeida SGP, Germano RM. A teoria da ddiva e o cuidar em enfermagem. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2009 jun;30(2):338-42.

341

antiutilitarismo, seguindo a filosofia da instituio religiosa crist que apregoava o desapego, a abnegao entre outros. Sempre existiu o carter de doao, esperando como retribuio, em ltima instncia, a salvao da alma. Nos servios de sade, particularmente nos hospitais, existe o que se pode denominar de rede de contratualidades entre os vrios setores da instituio, sendo o profissional de enfermagem o elo dessa cadeia, pois essa conformao funo estratgica de coordenao gerencial das reas de assistncia, transcendendo inclusive a coordenao especfica da categoria(10). H, nessa rede, um elaborado intercmbio de informaes importantes no atendimento dos pacientes em sua totalidade, embora seja real o sentido dessas informaes e alguns estudos enfatizem a importncia do relacionamento entre a equipe de enfermagem e pacientes(4,11). Nesta reflexo queremos enfatizar o sentido da ddiva nas relaes entre a equipe de enfermagem e pacientes hospitalizados. Pensando o sentido da enfermagem, na lngua portuguesa, o termo enfermagem designa o agente que cuida dos infirmus, isto , daqueles que no esto firmes (crianas, velhos, doentes)(12). Portanto, a historicidade do termo enfermagem est diretamente ligada ao cuidado, processo construdo a partir de prticas empricas, tendo, na sua evoluo cotidiana, buscado se adequar realidade de cada poca. No entanto, podemos afirmar que no tocante ao cuidado em si, existe, de um lado, uma relao de troca entre o profissional que cuida e o paciente que recebe o cuidado, basicamente de carter simblico, traduzida em pacincia, cordialidade e educao, compreendido como tecnologia leve, permitindo a circulao de sentimentos e emoes, na concepo de cuidado relacional(13); e, de outro lado, uma relao utilitarista entre o profissional e a instituio para a qual presta o servio, estando a primeira relao intimamente correlacionada segunda. Apesar de a essncia humana residir mais no cuidado do que na razo ou na vontade, defendido como uma atitude para alm do ato de cuidar encerrado em si(14). A interao pessoa a pessoa constitui a principal estrutura na qual se apiam aes desenvolvidas pelos profissionais da sade. O perodo de permanncia de um doente em uma instituio hospitalar, correspondente a sua internao,

favorece a formao de vnculos entre este e os vrios membros da equipe de enfermagem. Percebemos que, na enfermagem, as trocas dos bens simblicos so efetivadas atravs dos gestos, comportamentos e atitudes adotados no relacionamento interpessoal, que, inevitavelmente, se estabelece entre a equipe de enfermagem e os pacientes. Essa imaterialidade pode revelar-se como fator preponderante na sade, uma vez que o ser humano dotado de capacidades especficas para produzir smbolos e sentidos(15). Da mesma forma, na prtica percebemos que a condio de fragilidade, dependncia, medo e incertezas, geradas pela doena em si, e potencializadas pelo internamento hospitalar, deixam as pessoas propensas a serem intensamente gratas, reconhecedoras do trabalho daqueles que lhes prestam assistncia. Assim, permanece o devir de muitos esforos a serem desprendidos por toda a categoria, no sentido de galgarmos o patamar da assistncia qualificada e de excelncia nos servios hospitalares. CONSIDERAES FINAIS O resgate das questes humanitrias um aspecto transversal em todos os nveis de aes desenvolvidas pelos profissionais da sade. A enfermagem, a exemplo das demais categorias, vivencia o atual desafio de reorganizar sua ao assistencial, doravante orientada tambm pelos modelos que valorizam a subjetividade, aliando competncia tcnicocientfica s competncias das relaes humanas. Ao nos reportarmos ddiva, verificamos nessa reflexo que a simbologia antiutilitarista, a tripla obrigao de dar/receber/retribuir, geradora do fenmeno social total, segundo Mauss, se sobrejaz clivagem de classes, estando presente tambm na sociedade contempornea marcada pelo utilitarismo e competio desenfreada. A constatao da criao dos vnculos/laos acontece independentemente do ter das pessoas. O caminhar histrico da enfermagem perfilado transversalmente pela circulao dos bens simblicos, assim permanecendo na contemporaneidade, embora pouco destacado, ou at mesmo velado. Nesse longo percurso, o cuidado esteve sempre evidente, e, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, particularmente pela equipe de enferma-

342

Almeida SGP, Germano RM. A teoria da ddiva e o cuidar em enfermagem. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2009 jun;30(2):338-42.

gem, tem sido percebido como carinhoso e atencioso. Por fim, podemos inferir que as situaes de instabilidade podem remeter as pessoas ao princpio bsico psicossociocultural da condio humana, propiciando a formao dos vnculos imprescindveis no relacionamento interpessoal profissional/paciente permeado pelas trocas de bens imateriais. REFERNCIAS
1 Mauss M. Ensaio sobre a ddiva. Lisboa: Edies 70; 1924. 2 Germano RM. Educao e ideologia da enfermagem no Brasil. 3 ed. So Paulo: Cortez; 1985. 3 Ministrio da Educao (BR), Conselho Nacional de Educao, Cmara de Educao Superior. Resoluo CNE/CES n 3, de 7 de novembro de 2001: institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduao em Enfermagem. Braslia (DF); 2001. 4 Deslandes FS. Anlise do discurso oficial sobre a humanizao da assistncia hospitalar. Cinc Sade Colet. 2004;9(1):7-13. 5 Almeida SGP, Germano RM. Segredos da alma: a ddiva na assistncia de enfermagem [dissertao]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2006. 6 Arone EM, Cunha ICKO. Tecnologia e humanizao: desafios gerenciados pelo enfermeiro em prol da integralidade da assistncia. Rev Bras Enferm. 2007; 60(6):721-3.

7 Fernandes JD, Arajo FA, Fernandes J, Reis LS, Gusmo MCCM, Correia VS. Competncia interpessoal como instrumento do trabalho em sade. Rev Baiana Enferm. 2003;18(1/2):57-66. 8 Martins PH. Contra a desumanizao da medicina: crtica sociolgica das prticas mdicas. Petrpolis: Vozes; 2003. 9 Martins PH, Fontes B. Redes sociais e sade: novas possibilidades tericas. Recife: Ed. Universitria da UFPE; 2004. 10 Merhy EE, Ceclio LCO. O singular processo de coordenao dos hospitais. Sade em Debate. 2003;27 (64):110-22. 11 Silva MJP. O papel da comunicao na humanizao da ateno sade. Biotica. 2002;10(2):73-88. 12 Silva GB. Enfermagem profissional: anlise crtica. So Paulo: Cortez; 1986. 13 Silva DC, Alvim NAT, Figueiredo PA. Tecnologias leves em sade e sua relao com o cuidado de enfermagem hospitalar. Esc Anna Nery. 2008;12(2): 291-8. 14 Malvrez S. El reto de cuidar em um mundo globalizado. Texto Contexto Enferm. 2007;16(3):52030. 15 Raynaut C. Interfaces entre antropologia e a sade: em busca de novas abordagens conceituais. Rev Gacha Enferm. 2006;27(2):149-65.

Endereo da autora / Direccin del autor / Authors address: Sheyla Gomes Pereira de Almeida Rua das Amapolas, 549, Conjunto Residencial Mirassol, Bairro Capim Macio 59078-150, Natal, RN E-mail: gomesvale93@gmail.com

Recebido em: 04/10/2008 Aprovado em: 25/05/2009

You might also like