You are on page 1of 2

Tarefa Orientada 13

Automatizao de tarefas com macros


Contedos
Criar uma macro Executar uma macro

1. Criar uma macro: Uma macro consiste na automatizao de um conjunto de comandos de forma a facilitar e aligeirar tarefas repetitivas. Como as macros so gravadas em VB files pode-se utilizar o editor de Visual Basic para as criar de raiz. Alternativa, como vamos poder constatar, podemos servir-nos do gravador de macros para guardar os diversos passos executados. Pretende-se criar uma cabealho automtico para no ter sempre que repetir as mesmas operaes. Num documento novo, clique no menu Ferramentas, comando Macro, opo Gravar nova macro.

Altere o nome da macro para Cabealho e clique em OK. De seguida grave os seguintes passos: 1 Clique no menu Ver, comando Cabealho e rodap; 2 No cabealho digite Exerccios de Word, pressione a tecla Tab, insira o smbolo

Microsoft Word

&, pressione novamente a tecla Tab e insira o nmero de pgina automaticamente; 3 Feche o cabealho; 4 Termine a macro clicando no boto Terminar gravao; 5 Guarde o documento com o nome Macro_cabealho.doc na pasta Os meus documentos, e feche-o. 2. Executar uma macro: Crie um novo documento; Clique no menu Ferramentas, comando Macro, opo Macros. Seleccione a macro que criou e clique no boto Executar.

A macro, ao ser executada, cria imediatamente o cabealho no novo documento. Feche o documento.

Microsoft Word

You might also like