You are on page 1of 2

O que fazer quando algum tiver uma crise?

Mantenha-se calmo e procure acalmar as outras pessoas. No tenha medo de ajudar. Ponha algo macio sob a cabea da pessoa. Afrouxe sua roupa. Remova objetos prximos que possam oferecer perigo. Coloque a pessoa que estiver em crise deitada de lado. Isso a ajuda a respirar melhor. Fique ao seu lado at que a respirao volte ao normal e se levante. Leve-a para casa, caso ela no esteja segura de onde se encontra, pois algumas pessoas cam confusas aps uma crise. Na maioria das vezes as crises so passageiras e terminam espontaneamente. Caso a crise persista por mais de cinco minutos, chame uma ambulncia e leve a pessoa ao hospital para receber cuidados mdicos.

ASSOCIAO MINEIRA DE EPILEPSIA


A epilepsia uma doena cercada de estigmas e preconceitos que devem ser combatidos, porque so sem fundamento. A AMAE - Associao Mineira de Epilepsia tem por principais objetivos aproximar pessoas com epilepsia, promover campanhas de informao e educao e intervir junto ao poder pblico no sentido de garantir polticas e recursos que bene ciem os pacientes. Os avanos tecnolgicos tm contribudo para facilitar e melhorar o diagnstico e o tratamento e assim melhorar a qualidade de vida das pessoas com epilepsia. A AMAE realiza reunies regularmente, nas quais temas que preocupam as pessoas com epilepsia e seus familiares so discutidos. Podem associar-se AMAE pessoas com epilepsia e familiares, e pro ssionais que trabalham na rea.

Contatos:
Maria Carolina Doretto (31) 9718-4508 carol-mbr1@hotmail.com Sandra Mara Matias (31) 8877-4304 amaebh@gmail.com A AMAE atua em parceria com a LAE Liga Acadmica de Epilepsia da UFMG, entidade formada por estudantes universitrios que realizam atividades nos campos de ensino, pesquisa e extenso (laepilepsia@gmail.com) Informe-se: www.epilepsia.org.br www.comciencia.br www.vivacomepilepsia.org www.apm.org.br Apoio:
Deputado Estadual

O que no fazer:
No apavorar. No restringir os movimentos do paciente. No introduzir nada em sua boca. No tentar desenrolar a lngua. No sacudir o paciente. No dar lquidos para beber. No esfregar lcool, amonaco ou outras substncias no corpo da pessoa. A BABA somente saliva em excesso e no transmite epilepsia.

ASSOCIAO MINEIRA DE EPILEPSIA

VOC SABE O QUE EPILEPSIA?


A epilepsia uma alterao no funcionamento do crebro que no tenha sido causada por febre, distrbios metablicos ou abuso de drogas. A crise epiltica dura normalmente, alguns segundos ou minutos. um evento temporrio e reversvel. Ao trmino da crise o crebro volta a funcionar normalmente.

Adelmo Leo
Mandato Participativo

PT

Como comea a epilepsia?


Em mdia duas em cada 100 pessoas tm epilepsia. importante enfatizar que a epilepsia pode ocorrer em qualquer idade, raa ou classe social. A epilepsia pode ter vrias causas. s vezes seu incio pode estar associado a um forte golpe na cabea, a uma infeco no crebro ou ao abuso de lcool ou drogas. Sua causa pode estar ligada tambm a circunstncias ocorridas antes do nascimento ou durante o parto. Em muitos casos, porm, as causas so desconhecidas.

Como saber se uma pessoa tem epilepsia?


O diagnstico clnico. O mdico deve avaliar todos os aspectos da sade do paciente, buscando identi car a natureza das crises. Deve tambm obter o maior nmero de informaes a respeito do que aconteceu antes, durante e depois das crises.

A pessoa com epilepsia pode trabalhar?


Sim, a epilepsia no incapacita as pessoas para o trabalho. Entretanto, quando as crises no esto adequadamente controladas, algumas pro sses podem ser consideradas de risco, tais como: trabalhos em altura, motorista, cozinheiro e, por isso, devem ser evitados. Infelizmente o mercado de trabalho muito fechado para as pessoas com epilepsia, contribuindo para uma piora de vida das mesmas.

A epilepsia hereditria?
O risco de uma pessoa com epilepsia ter um lho com epilepsia pequeno (2%) e depende da causa de sua epilepsia.

Tratamento medicamentoso
A maioria das pessoas com epilepsia pode controlar suas manifestaes com o uso regular de algum medicamento prescrito de acordo com tipo de epilepsia que estiver apresentando. O tratamento e caz, j que 8 em cada 10 pessoas deixam de ter crises quando tomam a medicao correta com regularidade. A cirurgia de epilepsia e a dieta cetognica podem ser uma opo para os pacientes que no conseguem controlar as crises com medicamentos.

A mulher com epilepsia pode ter lhos?


Sim, a mulher com epilepsia pode engravidar. importante que a mulher converse com seu mdico antes do incio da gestao para saber os cuidados com a medicao anti-epilptica. Alm disso, toda mulher com epilepsia deve fazer uso de cido-flico regularmente. As mes que ainda no tem controle completo das crises devem ter ao seu lado algum que ajude a cuidar de seu beb para evitar acidentes durante uma possvel crise.

possvel prevenir a epilepsia?


Algumas medidas podem ser adotadas para diminuir a ocorrncia da epilepsia. Saneamento bsico constitui uma importante forma de preveno contra a neurocisticercose. O uso de equipamentos de segurana durante a prtica de alguns esportes evita a ocorrncia de traumatismos cranianos. A prudncia no trnsito tambm importantssima para evitar acidentes que provoquem traumatismos cranianos e possibilite o surgimento de crises epilpticas nas vtimas.

As pessoas com epilepsia podem praticar atividades esportivas?


A prtica esportiva aconselhvel e importante para todos. Estudos demonstram que a prtica de esportes diminui a freqncia de crises. Entretanto, algumas modalidades requerem alguns cuidados. A natao, por exemplo, deve ser realizada sob superviso. Outros esportes, como o alpinismo, o pra-quedismo e o aeromodelismo devem ser evitados.

EPILEPSIA
CONTAGIOSA
DOENA

NO

Crianas com epilepsia podem freqentar a escola normalmente?


Sim. Elas podem e devem freqentar normalmente as aulas. A integrao social proporcionada pela escola fundamental para o seu desenvolvimento psico-social.

You might also like