You are on page 1of 4

TTULO: Tipo de Recurso: Eixo Temtico: Tpico:

ESTUDANDO O ESPAO DE VIVNCIA - CONSIDERAES TERICAS E EXEMPLO PRTICO DE COMO TRABALHAR A GEOGRAFIA Roteiros de Atividades Eixo Temtico I - Geografia do Cotidiano IV. Espacialidade. Comparar fotos de ruas, avenidas e praas, identificando as permanncias e mudanas expressas na espacialidade Identificar os arranjos espaciais que se manifestam em cotidianos urbanos sabendo categoriz-los e interpret-los Espao de vivncia O olhar O lugar

Habilidade:

Palavras-chave:

Objetivos
Trabalhar o lugar prximo da criana e no o distante. Trabalhar o conceito de escala, crucial para o entendimento do espao geogrfico. Estudar as formas de organizao do espao e como ele se materializa em determinado local. ntender os fenmenos internos e externos que influenciam na transformao do espao. Compreender os processos histricos de interrelao com o espao que nos leva ao estabelecimento de conceitos como pertencimento.

Princpios terico-metodolgicos
Ter em vista que o processo de aprendizagem subjetivo ao aluno. Ter o aluno como sujeito ativo. O professor o responsvel pelo planejamento e desenvolvimentos das atividades para que o aluno efetue sua aprendizagem. O aluno precisa assumir a postura pr-aprendizagem.
Desenvolver o olhar espacial

Estudar especificamente a realidade palpvel do aluno. Meio onde ele vive, conhece e interage. Identificar a ao/relao dos objetos tcnicos no espao. Analisar a distribuio espacial (social, econmica, cultural) dentro do bairro Desvendar o que est por traz da organizao espacial como desigualdade, laos afetivos e etc.
Como estudar o lugar

Observao e descrio.

- atravs de fotografias, filmes, mapas, imagens excurses, visitas orientadas e passeios. - importante estudar o lugar concretamente observando o lugar.

Comparao e correlao

- fazer analogias. - levantar semelhana e diferena - relacionar o espao em estudo com outros espaos. Estabelecer concluses Organizar os dados e informaes obtidas. Caracterizar os lugares. Organizar sntese. Levantar hiptese. Interpretar

Aps realizar toda essa anlise do espao geogrfico de fundamental importncia, trabalhar os conceitos de Identidade cultural e cultura. Que h principio parece a mesma coisa, mas nas suas estruturas so diferentes. Identidade Cultural Cultura Trabalhar o conceito de cultura. Levantar os laos locais. A forma de fazer as coisas. A forma de tratar a natureza. A forma de construir o espao. Trabalhar o conceito de identidade cultural. Apresentar as contradies nos locais onde se tem a mesma cultura. Trabalhar os espaos seletivos. Singularidade do local. importante trabalhar o conceito de no-lugar.

Prtica: Estudando o bairro


O bairro, a parte da cidade que no pode ser entendida a no ser no seu interior, um dos lugares que est mais prximo do aluno, no qual ele convive com outras pessoas. Esse o espao que ele pode percorrer por completo e que tem grande significado para a sua vida, inclusive no ponto de vista da afetividade. Os bairros so parte da organizao da estrutura urbana do municpio e so criados por lei municipal. Cada um dos bairros representa a histria da vida das pessoas, dos grupos que o formaram e que vive naquele lugar. O bairro no isolado do restante, pelo contrrio, interligado com outros bairros ou com a zona rural, tanto do ponto de vista espacial, quanto com referncias aos movimentos de populao (mora num bairro e se trabalha noutro).

Questes a serem trabalhadas:

1. Razes do nome. 2. Localizao na cidade. 3. Formas de acesso ao bairro. 4. Caractersticas internas tamanho, extenso, arruamento, reas ocupadas, reas ocupadas de acordo com os

tipos uso do solo: residencial, lazer, comercial, industrial. reas verdes, relevo e hidrografia. 5. Comparativo das caractersticas: o que o bairro tem, onde buscar o que lhe falta. 6. Fluxo: em busca de emprego, em busca de lazer, em busca de cultos, em busca de servios, sade, educao e economia. 7. Sabendo que o centro da rosa-dos-ventos est exatamente sobre a regio central da sua cidade, determine qual a direo do seu bairro. 8. Liste as diferenas que voc consegue observar entre o seu bairro e o centro da cidade. 9.Faa o trajeto casa-escola no mapa do bairro.(caso o aluno no resida no bairro escolha um outro ponto de referncia no mapa. Ex.: mercadinho-escola, Igreja-escola) 10. Faa uma comparao entre os mapas cidade e estado e responda a questes abaixo:

D um ttulo a cada um dos mapas. Que semelhanas e diferenas voc pode apontar entre os mapas 1 e 2? Suponha que voc no conhea a cidade de Barbacena e queira ir ao bairro Joo Paulo II. Qual mapa voc utilizaria para guiar-se at l? Por qu?

Sugesto:

A partir deste estudo sugere-se que os alunos correlacionem os bairros onde se encontra pessoas ricas com os que moram pessoas pobres. Aps promover um debate: As diferenas espaciais dos bairros da cidade estudada. Aps o debate pedir para que os alunos organizem os materiais levantados, para que promovam exposies na escola, nas sedes de bairros ou em ouros lugares.

Referncias bibliogrficas Corra, Roberto Lobato. Regio e organizao espacial - 8. Ed. So Paulo: tica, 2007. 93p.

Costrogiovanni, Antonio Carlos, Ensino de geografia: praticas e textualizaes no cotidiano Porto Alegre: Medio, 2000. 173p.

Santos, Milton. Espao e Mtodo - 5. Ed. So Paulo: Edusp, 2008. 120p. Serpa, Angelo. O espao pblico na cidade contempornea So Paulo: contexto, 2007. 205p.

PIP II / CBC SRE Barbacena Professor Geovane Souza

You might also like