You are on page 1of 27

AYN RAND

A VIRTUDE DO EGOSMO

INTRODUO
Diante do ttulo deste livro, A virtude do egosmo, no falta quem pergunte o porqu do termo egosmo, com conotao positiva, ao lado de virtudese todos sabem que egosmo o oposto de uma qualidade virtuosa de carter. O motivo simples: egosmo etimologicamente significa preocupao com nossos prprios interesses. O termo egosmo no tem nenhuma conotao, positiva ou negativa; no diz se os interesses so bons ou maus; ou quais so. Cabe tica responder a esse tipo de questo. A tica altrusta responde que a preocupao com nosso prprio interesse nociva; s tem valor moral uma ao praticada em benefcio dos outros. Em lugar de perguntar: O que so valores?, o altrusta pergunta: Quem deve se beneficiar dos valores? tornando o beneficirio da ao o nico critrio de valor moral. Tem o mesmo valor, por exemplo, o dinheiro ganho com o trabalho ou com um rouboambos so imorais porque o beneficirio um egosta. Essa tica trgica, porque no nos fornece um cdigo de valores morais e nos deixa sem diretrizes morais. Essa falta de diretrizes tem levado a maioria das pessoas a desperdiar suas vidas entre o cinismo e a culpacinismo, por no praticarem a tica altrusta; e culpa, por no se atreverem a rejeitar essa tica. O que fazer? O primeiro passo defender o direito do homem a uma existncia moral racionalou seja, a um cdigo moral que sirva para definir os interesses e valores adequados vida; que mostre que moral preocupar-se com os prprios interesses; e que afirme o direito das pessoas de se beneficiarem de seus prprios atos morais. Na tica Objetivista, quem age sempre o beneficirio da ao, que age de acordo com seu prprio auto-interesse racional. A satisfao dos desejos irracionais dos demais, ou a satisfao dos prprios desejos irracionais, no um critrio de valor moral: a moralidade no um concurso de caprichos. errado achar que qualquer escolha moral, desde que guiada por um julgamento independenteum julgamento nada mais

que o meio pelo qual se escolhe como agir. isso que torna a tica Objetivista uma moralidade do auto-interesse racionalou do egosmo racional.

A TICA OBJETIVISTA
O que moralidade, ou tica? um cdigo de valores que orienta as aes das pessoas e que determina o propsito e rumo de suas vidas. A tica, como cincia, trata da descoberta e da definio deste cdigo. Para definir um cdigo de tica objetivo, racional e cientfico, necessrio responder s perguntas: Para que serve um cdigo de valores? O conceito de valor, de Bem ou Mal, arbitrrio, ou metafsico, uma condio inaltervel da existncia humana? A tica o territrio dos caprichos ou da razo? A tica um luxo subjetivo ou uma necessidade objetiva? A alternativa a um cdigo de tica objetivo, racional e cientfico, uma tica mstica com fundamentos sociais, com a sociedade no lugar de Deus. Nessa tica, o bem da sociedade a fonte, o padro e o critrio tico; e o bem tudo o que deseja a sociedade. O problema que a sociedade no uma entidade, apenas de um nmero de pessoas; se a sociedade um princpio tico, ento alguns indivduos falam e agem em seu nome, e nos impem os seus caprichos. Caprichos de quem? O meu, o da sociedade, o de um ditador, tanto faz. Para o moralista atual, a tica subjetiva e est proibida de abordar a razo, a conscincia e a realidadepremissa que devemos questionar. Comecemos pelo princpio: O que so valores? Por que precisamos de valores? Valor o objetivo da ao, o que se quer obter ou se manter. O conceito de valor depende da resposta pergunta: Valor para quem e para o qu? O que pressupe que h uma entidade capaz de agir para atingir um objetivo em face de uma alternativaonde no h alternativas, no possvel ter objetivos e valores. S uma entidade viva pode ter objetivos e agir para atingi-los. Todos os organismos vivos agem para conservar a sua vida. O que o apropriado para conservar a vida? A ao que leva sobrevivncia do organismo. A inao a anttese da vida, que tem como valor supremo uma ao constante de auto-preservao. Valores dependem de um objetivo ltimo, um fim em si mesmo, e a vida o nico fim em si mesmo. O homem descobre o conceito de valor e toma conscincia da questo do bem e do mal pelas sensaes fsicas de prazer ou dor. Sentir prazer ou dor parte de sua natureza, parte do tipo de entidade que ele .

A sensao fsica de prazer informa que o organismo est no curso certo de ao. A dor, que o organismo est em um curso errado de ao. Um organismo que s capaz de sentir orientado pelo mecanismo prazer-dor de seu corpo. Seu conhecimento e seu cdigo de valores so automticos. Os organismos superiores possuem a faculdade da percepo, que lhe permitem ter conscincia, no apenas de estmulos isolados, mas de entidades, de coisas. Diferentemente das plantas e dos animais, as aes e a sobrevivncia do homem requerem valores conceituais que no so adquiridos automaticamente. Um conceito uma integrao mental de uma ou mais percepes, isoladas por um processo de abstrao e unidas por meio de uma definio especfica. A organizao de percepes em conceitos permite compreender e reter uma quantidade ilimitada de conhecimento, maior que as percepes imediatas de qualquer momento dado. A faculdade que dirige esse processo a razo, que identifica e integra o material provido pelos sentidos e o processo se denomina pensar. Pensar no uma funo automtica, decidimos pensarou no, j que pensar requer um estado volitivo de conscincia focalizada. Psicologicamente, pensar ou no pensar consiste em escolher focalizar ou no focalizar. Existencialmente, focalizar ou no focalizar escolher entre ser ou no consciente. Metafisicamente, ser ou no consciente escolher entre a vida e a morte. Mas a responsabilidade do homem vai alm: seu pensamento no automtico, instintivo ou involuntrio, ou infalvel. Deve pensar e assumir responsabilidade pelos resultados; e descobrir as leis da lgica, para dirigir o pensamento. Tudo que precisa tem que ser aprendido, descoberto e produzido por sua prpria escolha, esforo e mente. Pensamento e trabalho produtivo so os dois pontos essenciais para a sobrevivncia de um ser racional. Alguns parasitas mentais podem optar por no pensar. Outros tentam sobreviver por meio da fora bruta ou da fraude, saqueando ou escravizando quem produz. Quem sobrevive por meio da fora em lugar da razo, sobrevive como os animais. Mas, assim como os animais no sobrevivem usando o mtodo das plantas rejeitando a locomoo e esperando que o solo os alimenteum parasita no pode sobreviver usando o mtodo dos animais, rejeitando a razo e contando com homens produtivos para servi-lo.

Para a tica Objetivista o critrio de valor a vida humana e o propsito tico de cada indivduo sua prpria vida. Os trs valores fundamentais da tica Objetivista so: Razo, Propsito e Auto-Estima, com suas trs virtudes correspondentes: Racionalidade, Produtividade e Orgulho. Racionalidade o reconhecimento de que s a razo fonte de conhecimento, nico juzo de valor e nico guia de ao; de que todos os objetivos, valores e atos ocorrem na realidade e que o maior valor a percepo da realidade; de que se deve aceitar a responsabilidade de formar os prprios juzos e de viver pelo trabalho da prpria mente (que a virtude da Independncia); de que no se deve nunca sacrificar convices s opinies ou desejos dos outros (que a virtude da Integridade); de que nunca se deve falsear a realidade, procurar ou conceder o imerecidonem em matria, nem em esprito (que a virtude da Justia); de que nunca se deve decretar uma causa sem assumir a responsabilidade por seus efeitos; de que nunca se deve evadir com contradies; e de que deve rejeitar qualquer forma de misticismo, isto , qualquer fonte de conhecimento no-sensorial, indefinvel e sobrenatural. A Produtividade o reconhecimento que a mente humana sustenta a vida com o trabalho produtivo, que liberta o homem da necessidade de ajustar-se ao meio ambiente e lhe d o poder de ajustar o meio ambiente a si prprio. O Orgulho o reconhecimento de que produzimos os valores fsicos necessrios para manter a vida e adquirimos os valores de carter que fazem a vida merecer ser vividaassim como fazemos nosso prprio destino, fazemos tambm nossa prpria alma. Temos ambio moralconsideramos a ns mesmos como nosso mais alto valor. O princpio social bsico da tica Objetivista que todo ser humano vivo um fim em si mesmo, no o meio para o bem-estar dos outrose, portanto, que o homem deve viver para o seu prprio proveito, no se sacrificando pelos outros, nem sacrificando os outros para si. Viver para seu prprio proveito significa que o propsito moral mais alto do ser humano a realizao de sua prpria felicidade. A sobrevivncia do homem no confronta sua conscincia como uma questo de vida ou morte, mas de felicidade ou sofrimento. A felicidade o estado de triunfo da vida, o sofrimento o de alerta da morte. O mecanismo emocional da conscincia do homem um barmetro que registra as suas emoes bsicas: felicidade ou sofrimento.

Nem a vida, nem a felicidadeo estado da conscincia que provm da realizao dos prprios valorespodem ser atingidas atravs de caprichos irracionais. apenas atravs da aceitao da prpria vida, como princpio fundamental, e da busca dos valores racionais requeridos pela vida, que se alcana a felicidadeno tornando a felicidade um princpio indefinido e irredutvel e ento tentando viver por essas diretrizes. Essa , alis, a falcia do hedonismo tico, pessoal ou social, individual ou coletivo. A Felicidade o propsito da tica, mas no a sua base. A tarefa da tica definir o cdigo de valores adequado e, desse modo, dar-nos o meio de alcanar a felicidade. A tica de Nietzsche (a busca egosta dos prprios caprichos), ou o altrusmo servil aos caprichos dos outros, como a tica de Bentham, Mill, Comte e de outros hedonistas sociais, legaram humanidade apenas a escolha de caprichos. Quando o objetivo tico a maior felicidade do maior nmero no h escolha seno odiar, ter medo e a luta de uns contra os outros, porque os desejos e interesses necessariamente colidem. O canibalismo moral de todas as doutrinas hedonistas e altrustas consiste na premissa de que a felicidade de um homem implica prejuzo de outro. A tica Objetivista orgulha-se de defender o egosmo racional, que significa: os valores exigidos pela vida humana, no os valores produzidos pelos desejos, emoes e aspiraes; que o bem do homem no requer o sacrifcio de ningum; e que no h conflitos de interesses entre pessoas que no desejam o imerecido, que no fazem sacrifcios, nem os aceitam, e que se tratam entre si como negociantes, trocando valor por valor. O princpio da troca o nico princpio tico racional para todos os relacionamentos humanos, pessoais e sociais, particulares e pblicos, espirituais e materiais. o princpio da justia. Amor, amizade, respeito, admirao so a resposta emocional s virtudes do outro, o pagamento espiritual dado em troca do prazer pessoal egosta que se obtm das virtudes de carter de outro. o altrusta que diz que a valorizao das virtudes de outra pessoa um ato de desinteresse. Amar dar valor. Somente um homem racionalmente egosta, que se valoriza a si mesmo, capaz de valorizar algum. somente com base no egosmo racionalcom base na justiaque os homens podem ajustar-se para viver juntos numa sociedade livre, pacfica, prspera, benevolente e racional.

possvel tirar algum proveito pessoal da vida em sociedade? Conhecimento e comrcio so os dois grandes valores ganhos com a convivncia social. O ser humano a nica espcie que pode transmitir e expandir seu estoque de conhecimento, beneficiando-se das descobertas uns dos outros. O segundo grande benefcio a diviso do trabalho: ela capacita o homem a dedicar seu esforo a um campo de trabalho em particular e a negociar com outros que se especializaram em outros campos. Essa forma de cooperao permite a todos que tomam parte nela deter mais conhecimentos, habilidade e retorno produtivo pelos seus esforos do que poderiam obter se cada um tivesse de produzir tudo do que necessitasse. O princpio poltico bsico da tica Objetivista : ningumum grupo, a sociedade, ou o governopossui o direito de iniciar o uso da fora fsica contra os outros. Todos tm o direito de usar a fora fsica apenas em retaliao e apenas contra aqueles que iniciam seu uso. O nico propsito moral adequado de um governo proteger os direitos das pessoas e proteg-las da violncia fsicaproteger o direito delas vida, liberdade, propriedade (sem os direitos de propriedade, nenhum outro direito possvel) e busca da felicidade. No tentarei aqui discutir a teoria poltica do Objetivismo. Direi apenas que cada sistema poltico baseado em uma teoria ticae que a tica Objetivista a base moral do capitalismo. Quando digo capitalismo, quero dizer o capitalismo puro e desregulamentado, do tipo laissez-faire. claro que um sistema puro de capitalismo jamais existiu. Mas o capitalismo no um sistema do passado; o sistema do futurose a espcie humana tiver futuro. Apresentei aqui os fundamentos mais simples de meu sistema, suficientes para indicar de que maneira a tica Objetivista a moralidade da vida e se contrape s trs principais escolas de teoria ticaa mstica, a social e a subjetiva, que representam a moralidade da morte. No a imoralidade das pessoas que responsvel pelo colapso que ameaa destruir o mundo civilizado, mas o tipo de moralidade que as pessoas tm sido incitadas a praticar. possvel mudar. Quem estabelece nossos objetivos e determina nosso rumo a filosofia; apenas a filosofia que pode salvar-nos agora. O mundo est enfrentando

uma escolha: se a civilizao deve sobreviver, a moralidade altrusta que os homens precisam rejeitar.

A TICA NAS SITUAES DE EMERGNCIA


Algum deve arriscar sua vida para ajudar um homem que est se afogando ou est encurralado no meio do fogo? O altrusmo no d uma resposta racional a essa pergunta, porque destruiu o conceito de benevolncia e a boa vontade autntica ao elevar a ajuda aos outros condio central e bsica da tica. Valorizar o ser humano e ter qualquer interesse pessoal pelos outros se torna um ato de abnegao, de sacrifcio prprio. Sendo assim, qualquer amor, respeito ou admirao pelos outros no fonte de prazer, mas uma ameaa existncia. O princpio racional de conduta exatamente o oposto: agir sempre de acordo com a hierarquia dos seus valores. Sem essa hierarquia no possvel uma conduta racional, nem juzos de valor e nem escolhas morais. O amor e a amizade so valores profundamente pessoais e egostas: o amor uma expresso da auto-estima e uma resposta aos valores pessoais em outra pessoa. Um amor abnegado ou desinteressado uma contradio de termos: implica que se indiferente ao que se valoriza. Portanto, a preocupao com o bem estar de quem se ama parte racional dos interesses egostas de algum. O mtodo adequado de julgar quando ou se devemos ajudar outra pessoa a referncia ao nosso prprio auto-interesse racional e nossa hierarquia de valores: o esforo que se d, ou risco que se corre, deve ser proporcional ao valor da pessoa em relao nossa prpria felicidade. Voltando ao exemplo de salvar uma pessoa que est se afogando. Se ela um estranho, s moralmente adequado salv-la quando o perigo para a nossa prpria vida mnimo; quando o perigo grande, imoral tentar. Somente a falta de auto-estima pode permitir que algum no valorize mais a sua vida do que a de um estranho qualquer. A virtude envolvida em ajudar aqueles que se ama no abnegao ou sacrifcio, mas integridadea lealdade para com as convices e valores que se tem. O homem racional no esquece que a vida a fonte de todos os valores e, como tal, a fonte, no apenas de todos os seus valores, mas de sua capacidade de valorar. desta boa vontade e do respeito pelo valor da vida humana que se ajudam estranhos em uma situao de emergnciae apenas em uma situao de emergncia.

Em condies normais da existncia, o homem tem de escolher as suas metas e atingi-las por seu prprio esforo e no pode viver a sua vida orientado por regras aplicveis apenas s condies sob as quais a sobrevivncia humana impossvel. Pobreza, ignorncia e doena no so emergncias metafsicas. Os valores de que o homem precisacomo riqueza ou conhecimentono lhe so dados como um presente da natureza. Tm que ser descobertos e conquistados pelo seu prprio esforo. A nica obrigao que se tem com relao aos outros manter um sistema social que deixe os homens livres para conquistarem e manterem os seus valores. Todo cdigo de tica baseado na metafsicauma teoria sobre a natureza fundamental do universo no qual o homem vive e age. A tica altrusta baseada em uma metafsica de universo malvolo, em que o homem, por natureza, desamparado e condenado. Sucesso, felicidade e conquista lhe so impossveis; emergncias e catstrofes so a norma da sua vida. Sua meta primordial combat-las. Os altrustas no so capazes de basear a sua vida numa existncia normal e sempre oferecem como exemplos situaes do tipo bote salva-vidas, a partir das quais deduzem regras de conduta moral. Mas no se vive em barcos salva-vidasnem um barco salva-vidas o lugar em que se deve buscar a metafsica. O propsito moral da vida de um homem a conquista da prpria felicidade. Isso no implica indiferena para com os outros, que a vida humana no tenha valor para ele e que no tenha motivo para ajudar outros em uma emergncia. Mas implica tambm que no deve subordinar sua vida ao bem-estar dos outros; que qualquer ajuda seja uma exceo, no a regraum ato de generosidade, no de obrigao moral; que esses atos sejam incidentais, como so os desastres no curso da existncia humana; e que valores, no desastres, sejam a meta, a primeira preocupao e a fora motivadora da vida.

OS CONFLITOS DE INTERESSES ENTRE OS HOMENS


Os que no entendem o princpio Objetivista de que no existem conflitos de interesse entre homens racionais argumentam: Suponha que dois homens se candidatam ao mesmo emprego. Apenas um pode ser empregado. No h um conflito de interesses, e um deles no se beneficiar custa do sacrifcio do outro? Para responder a essa pergunta preciso atentar para quatro consideraes: (a) Realidade, (b) Contexto, (c) Responsabilidade, (d) Esforo. (a) Realidade. Os interesses dependem das metas que uma pessoa escolhe; a escolha de metas depende dos seus desejos; e estes, dos seus valores. O fato de algum desejar algo no quer dizer que o objeto do desejo seja bom, nem que satisfaz-lo de seu interesse. A escolha das metas de um homem racional sempre guiada pela razo, e no por sentimentos ou desejos. Porque eu quero no motivo para validar seus atos. Ele s age depois que um desejo passa pelo crivo da razo e que possa dizer: Eu quero isto porque certo. Um homem racional sabe tambm que no pode ter valores contraditrios ou identific-los com seus interesses. S os que desprezam a razoos msticos ou os subjetivistasse permitem viver em um perptuo conflito e com seus supostos interesses em permanente choque, entre si, e com os interesses dos outros. (b) Contexto. Um homem racional no vive apenas o momento. Ele no permite conflitos entre seus interesses atuais e futuros, nem busca satisfazer hoje o desejo que destruir os valores, amanh. Da mesma forma, no tem desejos divorciados dos meios de atend-los. A vida em sociedade no isenta o homem da responsabilidade de viver por seu prprio esforo. Mas permite minimizar esse esforo ao trocar o que produz pelo que no produz, e produzido pelos outros. O que determina seus ganhos? O mercado livre, isto : a escolha voluntria dos outros homens de trocar com ele o que produzem. (c) Responsabilidade. A racionalidade humana requer que se assuma a responsabilidade de encontrar os meios necessrios para que alcancemos nossos objetivos. A maioria das pessoas foge dessa responsabilidade e se condena a frustraes e fracassos.

Essas pessoas apenas desejam, esperando que algo aconteacomo a pessoa que quer ser rica, mas no pensa em por que meios, aes e condies pode alcanar a riqueza. Outras ficam indignadas com o mundo e solucionam mentalmente seus problemas. questo Quem pagar pela soluo?, respondem: Isso no da minha conta. Minha responsabilidade dizer apenas o que deve ser feito. O pagamento no comigo. com esse argumento que so propostas as reformas sociais que muitas vezes trazem apenas destruio ao mundo. Quem no responsvel pela prpria vida e por seus prprios interesses, no leva em conta os interesses e a vida de outrosignorando que esses outros, pela cooperao social, so tambm responsveis pela satisfao dos seus desejos. (d) Esforo. Um homem racional sabe que os benefcios da riqueza resultam dos seus esforos e de cada umque nada existe em quantidade limitada e fixa, espera de algum que a distribua entre os homens. Se os benefcios tm de ser produzidos, o ganho de um no implica o sacrifcio de outro, mas tambm no implica que devamos depender dos outros para atender nossos interesses. Os parasitas temem os concorrentes porque no acreditam que possam ganhar a vida por mrito prprio. Vem-se como medocres e descartveis; vem o mundo sua volta esttico, e julgam que vivem pelo benefcio sem causa de algum. Um homem racional sabe que no se vive s de sorte ou favores e que no h uma nica chance ou oportunidade e que nenhuma meta especfica insubstituvel. Sabe que apenas as pessoas que ama so insubstituveise s essas. Retornemos agora pergunta original sobre os dois candidatos ao mesmo emprego, e observemos de que maneira ela ignora ou ope s quatro consideraes que fiz anteriormente. (c) Realidade. O fato de dois homens disputarem o mesmo emprego no significa que qualquer deles esteja qualificado para a funo, ou que a merea, ou que seus interesses sejam prejudicados, se no a preencher. (d) Contexto. Ambos devem saber que o emprego que desejam s existe porque algum criou o emprego. Se houvesse apenas um candidato no haveria mais emprego, j que o negcio teria fechado suas portas. Alm disso, a competio pelo emprego de seu interesse, muito embora um dos candidatos perca nessa ocasio especfica.

(a) Responsabilidade. Ningum tem o direito moral de dizer que quer apenas um emprego e no se importa com o resto. Quem ignora o que necessrio para que seus desejo se materializem no tem direito a nenhum desejo. (b) Esforo. Quem obteve o emprego, o fez por seu prprio mrito, no pelo sacrifcio do outro candidato, que nunca teve nenhum direito adquirido sobre o emprego. O fracasso em dar a um homem o que nunca lhe pertenceu dificilmente pode ser descrito como sacrificar seus interesses.

A VIDA NO REQUER UM COMPROMISSO?


Compromisso a composio de demandas conflitantes por meio de concesses mtuas. Para que exista um compromisso, necessrio que haja uma demanda vlida, um valor que possa ser oferecido reciprocamente e que as partes concordem com o princpio que serve de base negociao. No pode haver compromisso entre o dono de uma propriedade e um ladro; um compromisso nesse caso o reconhecimento do direito deste sobre a propriedade daquele. Que valor ou concesso o ladro ofereceu em troca? Quando o princpio da concesso unilateral aceito como base de um relacionamento, apenas questo de tempo antes do ladro se apodere de tudo. No pode haver compromisso entre a liberdade e o controle governamental. Aceitar apenas um pouco de controle renunciar ao princpio dos direitos individuais inalienveis e substitu-lo pelo princpio do poder arbitrrio e ilimitado do governo. No pode haver compromisso quanto a princpios bsicos ou questes fundamentais. O que um compromisso entre a vida e a morte? Ou entre a verdade e o erro? Ou entre a razo e a irracionalidade? Hoje, entretanto, quando as pessoas falam de compromisso, o que querem dizer a rendio unilateral a qualquer reivindicao irracional e infundada. A raiz desta doutrina o subjetivismo tico, que faz de um capricho uma base moral irredutvel; que faz com que todos os desejos tenham a mesma validade moral, e que a nica maneira pela qual os homens podem conviver bem, juntos, submetendo-se a qualquer coisa e comprometendo-se com qualquer pessoa. A integridade no consiste na lealdade aos caprichos subjetivos de algum, mas a princpios racionais. Nesse contexto, um compromisso (no sentido inescrupuloso desta palavra) no significa abandonar o conforto pessoal, mas as prprias convices. No pode haver nenhum compromisso com relao a princpios morais. Se voc fica tentado a perguntar: A vida no exige um compromisso? Traduza a pergunta para o seu real significado: A vida no exige a rendio daquilo que verdadeiro e bom ante o falso e o mau?

COMO LEVAR UMA VIDA RACIONAL NUMA SOCIEDADE IRRACIONAL?


A resposta a esta pergunta requer apenas um princpio fundamental, infelizmente desprezado hoje: no se deve nunca falhar ao manifestar um julgamento moral. Vivemos sob o agnosticismo moral, o preceito de que no se deve fazer um julgamento moral dos outros. O problema : nada corrompe e destri uma cultura ou o carter de um homem to completamente quanto o agnosticismo moral, que leva as pessoas a abster-se igualmente de elogiar as virtudes e condenar os vcios. Essa atitude reflete enorme injustia, s explicvel pelo fato de que passar um julgamento moral uma enorme responsabilidade. S o cinismo amoral de nossa era permite que algum se sinta livre para fazer um julgamento irracional, sem arcar com as conseqncias. A realidade objetiva a instncia superior de nossos juzos. o medo dessa responsabilidade que leva a maioria das pessoas neutralidade moral indiscriminada e a dizer: No julgue, para no serdes julgado. No h como escapar das escolhas que devemos fazer; como temos de fazer escolhas, no h como escapar dos valores morais; e enquanto estiverem em jogo valores morais, nenhuma neutralidade moral possvel. O princpio moral a se adotar nesta questo : Julgue e esteja preparado para ser julgado. Tolerncia indiscriminada e condenao indiscriminada no so dois opostos: so duas variantes do mesmo subterfgio e uma fuga da responsabilidade do julgamento moral. Se as pessoas no dissessem que um delinqente juvenil precisa de amor, que um criminoso no conhece nada melhor ou que os comunistas so simplesmente reformistas agrrios, a histria teria sido diferente. Alm disso, dizer que ningum est totalmente certo ou totalmente errado e quem sou eu para julgar? tm efeitos letais. medida que aumenta a neutralidade moral, cresce a solidariedade com o vcio e o antagonismo para com a virtude. Uma sociedade irracional uma sociedade de covardes morais, paralisados pela perda de critrios, princpios e diretrizes morais. Nessa sociedade, a iniciativa s pode vir dos que esto dispostos a assumir a responsabilidade de estabelecer valores racionaisou de um facnora, que no est preocupado com questes de responsabilidade.

O CULTO DA MORAL INDEFINIDA


Um dos sintomas mais eloqentes da falncia moral da cultura atual a atitude que se pode resumir como: No h preto nem branco, h apenas cinzas, como se fosse possvel haver o cinza, sem o preto e o branco. Uma variante do tema a afirmao de que ningum perfeito neste mundoou seja, que todos so uma mistura de bem e mal e, portanto, moralmente cinzas. Se o homem cinza por natureza, nenhum conceito moral se aplica a ele, incluindo cinzento, e no pode haver moral alguma. H muitas razes para a maioria das pessoas serem moralmente imperfeitas, isto , manterem valores contraditrios e confusos. Mas o fato da maioria das pessoas serem moralmente cinza que torna mais imperiosa a necessidade do homem ter uma moral branca. Assim como em epistemologia o culto da incerteza uma revolta contra a razo tambm, na tica, o culto da moral cinzenta uma revolta contra os valores morais. Ambos so uma revolta contra o absolutismo da realidade. E assim como o culto da incerteza no pode ter sucesso numa rebelio aberta contra a razo, e luta para elevar a negao da racionalidade a algum tipo de raciocnio superior, da mesma forma o culto da moral indefinida no pode ser bem-sucedido numa rebelio aberta contra a moralidade, e luta para elevar a negao da moralidade a um tipo superior de virtude. Este culto uma negao da moralidade, mas esse no o objetivo de seus adeptos. O que eles procuram algo ainda mais irracional: uma moralidade no-absoluta, fluida, elstica, de meio termo. No se dizem alm do bem e do mal, mas procuram preservar as vantagens de ambos. No constituem uma escola de pensamento; so o produto tpico da omisso filosficada falncia intelectual que produziu o irracionalismo, na epistemologia; o vcuo moral, na tica; e a economia mista, na poltica. Observe as conseqncias dessa amoralidade. Na poltica, que o termo extremismo tornou-se um sinnimo de mal, independentemente do contedo da questo (o mal no sobre o que voc extremista, mas que voc extremistaisto , coerente). Na literatura, o anti-heri, cuja distino no ter distinonem virtudes, nem valores, nem objetivos, nem carter, nem significao, e que ocupa o lugar do heri, mesmo que no faa nada e no v a lugar nenhum.

Em uma economia mista, homens de premissas mistas devem ser chamados de cinzas; mas, em ambos os casos, a mescla no permanece cinza por muito tempo. O cinza simplesmente um preldio para o preto. Pode haver homens cinzas, mas no pode haver princpios morais cinzas. A moral um cdigo de preto e branco.

A TICA COLETIVIZADA
Ouvimos com freqncia a pergunta: O que ser feito pelos pobres e deficientes numa sociedade livre? A premissa implcita do altrusta-coletivista que o infortnio de uns uma hipoteca a ser paga pelos outros. Observe que a pergunta no : Alguma coisa deve ser feita?, mas: O que ser feito?, como se a premissa coletivista tivesse sido tacitamente aceita e s restasse discutir os meios de implement-la. O que nos interessa discutir aqui a premissa coletivista de considerar esta questo como poltica, como um problema ou um dever da sociedade como um todo. Sabemos que a natureza no garante segurana automtica, sucesso e sobrevivncia para ningum. Portanto, s a presuno ditatorial e o canibalismo moral do cdigo altrustacoletivista permitem a algum fantasiar que pode garantir esta segurana a alguns homens custa de outros. Aceitar que a sociedade deve fazer algo pelo pobre, implica aceitar a premissa coletivista de que a vida do pobre pertence sociedade. Essa atitude revela um mal mais profundo: o altrusmo corri a compreenso dos conceitos de direitos e do valor da vida de um indivduo; revela uma mente da qual se apagou a realidade de um ser humano. Um homem que est disposto a servir como meio para outros fins, necessariamente considerar os outros como meios para seus fins. Quanto mais altrusta ele for, mais criar esquemas para o bem do gnero humano ou da sociedade, do pblico ou das geraes futuras, ou de qualquer coisa, exceto seres humanos reaisesquemas a serem impostos por meios polticos, isto , pela fora, sobre um nmero ilimitado de seres humanos. A pergunta que ningum responde sobre todos os objetivos pblicos desejveis : para quem? Desejos e objetivos pressupem beneficirios. A prxima vez que voc encontrar um desses sonhadores com esprito pblico, que lhe dir com rancor que alguns objetivos muito desejveis no podem ser atingidos sem a participao de todos, diga-lhe que, se ele no puder obter a participao voluntria de todos, seus objetivos ainda sero excelentes, mas inatingveis, e que as vidas dos homens no esto sua disposio.

OS CONSTRUTORES DE MONUMENTOS
H sessenta anos atrs, deve ter havido alguma desculpa (sem justificativa) para a crena de que o socialismo uma teoria poltica que aspira ao bem-estar dos homens. Hoje essa crena no pode ser considerada um erro inocente. O socialismo foi tentado em cada continente do globo; luz de seus resultados, est na hora de perguntar os motivos dos defensores do socialismo. A caracterstica essencial do socialismo a negao dos direitos da propriedade individualo direito de uso e controle da propriedade outorgado sociedade como um todo (isto , torna-se coletivo), mas no ao povo. O socialismo no um movimento do povo. um movimento de intelectuais que se uniram com seus aliados e executores: os facnoras. Qual ento o motivo destes intelectuais? Primeiro, a nsia do poder; segundo, a caa de benefcios materiais imerecidos por parasitas financeiros, vagabundos, saqueadores e criminosos. Os slogans dos intelectuais incluem as expresses o pblico, o interesse pblico, o servio ao pblico. Como o pblico no uma entidade, como voc e eu, qualquer conflito entre o interesse pblico e interesses privados implica no sacrifcio dos interesses de muitos em benefcio de algunsquase sempre de gangues que podem dizer, e fazer valer a ponta de faca, o pblico cest moi. Sabe-se que a grandiosidade depende do esforo produtivo da mente de um homem. Uma iluso de grandeza, contudo, pode ser realizada pela quimera de um monumento pblico, apresentado como um presente generoso s vtimas, e dedicado ao servio de todos e de ningum, pertencente a todos e a ningum, admirado por todos e aproveitado por ningum. O horizonte de Nova Iorque um monumento de um esplendor a que nenhuma pirmide ou palcio poder se igualar. Mas os arranha-cus no foram construdos com fundos pblicos, nem com um propsito pblico: foram construdos por pessoas comuns visando o lucro pessoal. Esta a diferena entre o capitalismo e o socialismo. A ideologia da socializao (numa forma neofascista) est atualmente flutuando, por negligncia, no vcuo de nossa atmosfera cultural e intelectual. Observe a freqncia com que nos pedem sacrifcios indefinidos para propsitos no-especificados, ou com que o governo invoca o interesse pblico. Observe como adquiriu proeminncia a questo do prestgio internacional.

Ao julgar o socialismo, lembre-se de que no h dicotomia entre direitos humanos e direito de propriedade. Nenhum direito humano pode existir sem direito propriedade. Se quem produz no possui o resultado de seu esforo, no possui a prpria vida, que se torna propriedade do Estado. Quem reivindica o direito de redistribuir a riqueza produzida por outros, est reivindicando o direito de tratar os seres humanos como um objeto. Ao julgar a devastao causada pelo socialismonazista ou comunistao mar de sangue e os milhes de vtimas, lembre-se de que elas no foram sacrificadas pelo bem da humanidade, mas pela vaidade envenenada de quem almejou um manto de grandeza imerecidae que o monumento ao socialismo uma pirmide de prdios pblicos, erigidos sobre a fundao de um cadver humano, com a figura do dirigente posando no alto, batendo no peito e gritando sua justificativa pelo prestgio ao vazio sem estrelas abaixo dele.

OS DIREITOS DO HOMEM
Direitos so conceitos morais que permitem a transio lgica dos princpios que orientam as aes de um homem para os princpios que guiam o seu relacionamento com os outros. o conceito que preserva e protege a moralidade individual em um contexto social; a ligao entre o cdigo moral de um homem e o cdigo legal da sociedade; entre a tica e a poltica. Os direitos individuais so o meio de subordinar a sociedade lei moral. A histria foi dominada por uma variante tica da doutrina altrusta-coletivista, que subordinava o indivduo a alguma autoridade superior, mstica ou social. A moralidade era um cdigo aplicvel ao indivduo, mas no sociedade, que pairava fora da lei moral por ser considerada como a fonte da tica. A realizao mais profunda da Revoluo Americana foi a subordinao da sociedade lei moral. O princpio dos direitos individuais estendeu a moralidade ao sistema socialcomo limitao ao poder do Estado, como proteo do homem contra a fora bruta do coletivo, como subordinao da fora ao direito. Os Estados Unidos foram a primeira sociedade moral da Histria.

Antes, o homem havia sido considerado como meio para os fins dos outros, e a sociedade como um fim em si mesma. A Revoluo Americana considerou o homem como um fim em si mesmo, e a sociedade como um meio para a coexistncia pacfica e voluntria dos indivduos. Antes, considerava-se que a vida de um homem pertencia sociedade e que a liberdade do homem era concesso da sociedade, revogvel a qualquer tempo. A Revoluo Americana introduziu a noo de que a vida de um homem dele por direito (o que significa: por princpio moral e por sua natureza); que um direito propriedade de um indivduo; que a sociedade, como tal, no tem direitos; e que o nico propsito moral de um governo a proteo dos direitos individuais, entendido direito como um princpio moral que nomeia e sanciona a liberdade de ao de um indivduo em um contexto social. H apenas um direito fundamental (todos os outros so conseqncias ou corolrios): o direito de um homem sua prpria vida. O conceito de direito se refere apenas liberdade de ao: implica estar livre de toda compulso fsica, coero ou interferncia de outros homens. Para cada indivduo, um direito a sano moral de tipo positivode sua liberdade de agir por seu prprio juzo, para seus prprios objetivos, por sua prpria escolha voluntria, sem coao. Quanto aos seus concidados, os direitos de um indivduo no impem nenhuma obrigao, exceto de um tipo negativo: absterem-se de violar os direitos dos outros. Se o direito vida a fonte de todos os direitos, o direito propriedade a nica forma de implement-lo. Sem direitos de propriedade, nenhum outro possvel. O homem que produz, enquanto outros dispem de seu produto, um escravo. O direito propriedade no o direito a um objeto, mas ao e s conseqncias de produzir ou ganhar aquele objeto. No uma garantia de que o homem obter qualquer propriedade, mas apenas uma garantia de que a ter, se a ganhar. O ser humano uma entidade de um tipo especfico, um ser racional; ele no funciona de maneira exitosa sob coero, e seus direitos so uma condio necessria do seu modo particular de sobrevivncia. Violar os direitos do homem implica compeli-lo a agir contra o seu prprio julgamento e a expropriar seus valores. S h uma maneira de fazer isso: pelo uso da fora. H dois violadores potenciais dos direitos do homem: os criminosos e o governo. A grande realizao dos Estados Unidos foi traar uma distino entre os doisproibindo ao segundo a verso legalizada das atividades dos primeiros.

DIREITOS COLETIVIZADOS
Direitos so um princpio moral que define relacionamentos sociais corretos. Se um homem precisa de um cdigo moral para sobreviver, a sociedade precisa de princpios morais para organizar um sistema social harmonioso com a natureza do homem e com suas exigncias para sobreviver. So igualmente imorais as noes de que qualquer coisa est certa, porque eu escolhi faz-la, como qualquer coisa que a sociedade faz certa, porque a sociedade escolheu faz-la. Quando poder se ope a direito ocorre a substituio dos Direitos do Homem por Direitos da Massa. Em uma sociedade livre, os direitos de qualquer grupo so derivados dos direitos dos seus membros atravs da escolha individual e voluntria e do acordo contratual que formalizou seu agrupamento com vistas a propsitos especficos comuns. Um grupo, como tal, no tem direitos. A noo de direitos coletivos (a noo de que direitos pertencem a grupos, no a indivduos) significa que direitos pertencem a alguns homens, mas no a outros, e que o critrio dessa posio privilegiada consiste na superioridade numrica. Assim como a moralidade altrusta da qual derivada, essa doutrina se baseia no misticismo: da f, como o direito divino dos reis, ou na mstica social de coletivistas modernos, que vem a sociedade como um superorganismo, superior soma de seus membros.

A NATUREZA DO GOVERNO
Governo uma instituio que detm o monoplio de impor certas regras de conduta social em determinada rea geogrfica. Para viver em sociedade os homens precisam desta instituiopor qu? Os dois grandes valores proporcionados pela vida em sociedade so: conhecimento e comrcio. S o homem pode transmitir e expandir o seu conhecimento; o conhecimento sua disposio maior do que o que qualquer indivduo poderia adquirir no seu prprio tempo de vida; e todos obtm um benefcio incalculvel do conhecimento descoberto por outros. O segundo grande benefcio a diviso do trabalho: ela capacita homens racionais, produtivos e independentes em uma sociedade racional, produtiva e livre, a devotar seus esforos a uma particular atividade e a comercializar com outros que se especializam em atividades diferentes. Para que ocorra esse benefcio mtuo em uma sociedade civilizada, a pr-condio o reconhecimento dos direitos individuais e a excluso da fora fsica dos relacionamentos sociais. O uso da fora fsica no pode ser deixado ao arbtrio de cada cidado: requer regras objetivas para julgar, regras objetivas para punir e procedimentos para excluir. S uma multido de linchadores tenta levar a julgamento crimes sem essas regras. O governo o meio de colocar o uso retaliatrio da fora fsica sob leis objetivamente definidas. Sob um sistema social adequado, qualquer um pode fazer qualquer coisa, exceto o que legalmente proibido; um funcionrio do governo no pode fazer nada, exceto o que legalmente permitido. Este a forma de subordinar a fora ao direito, o conceito de um governo de leis, e no de homens. J que a proteo dos direitos individuais o nico propsito apropriado de um governo, ela a nica matria adequada legislao. Todas as leis devem ser baseadas em direitos individuais e voltadas proteo destes: todas devem ser objetivas; os homens devem saber claramente o que a lei lhes probe fazer (e por que); o que constitui um crime; e em que penas incorrero, se o cometerem. A fonte da autoridade do governo o consentimento dos governados. O governo o agente dos cidados e que, como tal, no tem direitos, exceto os delegados pelos cidados para um propsito especfico. Por seu turno, os cidados renunciam ao uso da

fora fsica e delegam ao governo o seu direito de autodefesa fsica, para que este seja cumprido de uma maneira objetiva e legalmente definida. Em uma sociedade livre, os homens negociam entre si voluntariamente e, quando o elemento tempo est envolvido na relao, celebram contratos. Muitas vezes ocorrem conflitos na interpretao dos contratos. Isto leva a uma das mais importantes e complexas funes do governo: a de rbitro que decide disputas de acordo com leis objetivas.

O CUSTEIO DO GOVERNO NUMA SOCIEDADE LIVRE


Qual seria o mtodo adequado de custear as despesas do governo numa sociedade livre? Numa sociedade livre, a taxaoou, para ser mais exato, o pagamento pelos servios governamentaisseria voluntria. Como os servios inerentes a um governo a polcia, as foras armadas, os tribunaisso necessrios para os indivduos e afetam diretamente os seus interesses, eles deveriam estar dispostos a pagar pelos servios, assim como pagam por um seguro. Existem muitos mtodos possveis de custeio voluntrio do governo. Apenas a ttulo de ilustrao, avalie as seguintes possibilidades. Um dos servios mais necessrios, que s um governo pode prestar, a proteo dos contratos firmados entre os cidados. Suponha que o governo s devesse reconhecer como legalmente vlidos e exeqveis os contratos que tivessem sido segurados mediante o pagamento de um prmio legalmente fixado sobre o valor do contrato. Este seguro no seria compulsrio; no haveria punio legal para quem firmasse contratos sem seguro. Mas esses contratos no seriam legalmente exeqveis, se fossem quebrados; a parte prejudicada no poderia procurar reparao num tribunal. Outra opo seria aplicar um seguro, com um percentual irrisrio, sobre todas as operaes de crdito. Um programa de custeio voluntrio do governo seria suficiente para pagar as funes legtimas de um governo adequado. Esse princpio repousa nas seguintes premissas: o governo no o proprietrio do rendimento dos cidados; a natureza dos servios apropriados do governo deve ser definida e delimitada constitucionalmente; e o governo deve ser considerado como um agente que deve ser pago por seus servios, no como um benfeitor cujos servios so gratuitos. A premissa a ser contestada a noo de que quaisquer servios governamentais (at mesmo os legtimos) devem ser prestados aos cidados gratuitamente. O governo deve ser considerado como um servidor pago. Quem no pode pagar (o custeio voluntrio do governo), se beneficia de um bnus propiciado pelo custeio do governo pelos que podem pagar. Note-se que este tipo de bnus (um benefcio indireto) no pode ser esticado para cobrir benefcios diretos, ou para reivindicar, como fazem os estatistas, que as contribuies diretas a quem no produz sejam proporcionais aos benefcios dos que produzem.

Todo tipo de bnus social ou de benefcio gratuito s possvel numa sociedade livre e adequado enquanto no implicar em sacrifcio. Nesse tipo de sociedade, no haveria a possibilidade legal de qualquer redistribuio de riqueza, quer para o sustento imerecido de alguns pelo trabalho forado e rendimento extorquido de outros, quer para a explorao dos que esto aptos a pagar os custos e manter uma sociedade civilizada em favor daqueles que so incapazes ou relutantes em pagar o custo de manuteno de sua prpria existncia.

A INTIMIDAO COMO ARGUMENTO


Vivemos em uma selva epistemolgica. Para evitar o debate, alguns se valem da intimidao do oponente em lugar de argumentar. H duas vertentes principais. A primeira procura refutar um argumento questionando o carter do oponente. A segunda afirma arbitrariamente a falsidade do argumento, que oferecida como prova de sua imoralidade. O que caracteriza o Argumento da Intimidao o seu apelo auto-incerteza moral e sua confiana no medo, culpa ou ignorncia da vtima. O exemplo clssico do Argumento da Intimidao a conhecida histria As Roupas Novas do Rei. Segundo a histria, alguns charlates vendem roupas inexistentes ao rei, afirmando que a beleza incomum destas torna-as invisveis aos moralmente depravados de corao. Compradas as roupas, o rei prefere caminhar nu pela rua, a arriscar-se a incorrer em condenao moral por dois vigaristas. O povo, presa da mesma auto-incerteza moral, aplaude o reiat que uma criana grita que o Rei est nu. O modelo do Argumento da Intimidao : Para quem compreende, no h necessidade de explicao; para quem no compreende, no h nenhuma explicao. Como resistir a esse Argumento? Existe apenas uma arma contra ele: a certeza moral. Em numa batalha intelectual, o nico critrio de julgamento deve ser a Verdade ou Falsidadee no a aprovao ou desaprovao dos nossos oponentes. Observe que o Argumento da Intimidao no consiste em introduzir julgamento moral em questes intelectuais, mas em substituir o julgamento moral pelo argumento intelectual. Um julgamento moral, porm, sempre deve seguir, e no preceder (ou substituir), as razes nas quais baseado. O Argumento da Intimidao mostra a importncia de estar-se convicto das prprias premissas e motivos morais. Em questes morais e intelectuais, no suficiente estar-se certo: deve-se saber que se est certo.

You might also like