You are on page 1of 13

Termos e Condies de Viagem

Polticas e Procedimentos
Para obter informaes sobre as nossas Polticas e Procedimentos, incluindo, mas de forma no limitativa, o transporte de bagagem, de bebs e/ou crianas e de equipamento desportivo, assistncia para pessoas em cadeira de rodas, transporte de animais ou regulamentao relativa a grvidas, consulte A Minha Viagem. As Polticas e Procedimentos esto sujeitos a alteraes a qualquer momento. Embora dediquemos todos os esforos para garantir que todas as informaes no Web site esto actualizadas e correctas, a Ryanair no se responsabilizar por qualquer perda, directa ou indirecta, resultante da utilizao destas informaes.

Termos e Condies de Viagem


O seu contrato de bagagem (Contrato) com a Ryanair est sujeito aos nossos Termos e Condies de Transporte de Passageiros e Bagagem em vigor de tempos em tempos (clique aqui para rever ou fazer download) e as respectivas regras, regulamentos e /ou polticas relacionadas com assuntos especficos (Regulamentos).

RESERVAS
Todas as reservas de voos da Ryanair tm de ser feitas directamente em www.ryanair.com ou atravs do centro de atendimento da Ryanair.

INFORMAES PRVIAS SOBRE PASSAGEIROS


Quaisquer informaes sobre passageiros (passaporte ou dados do bilhete de identidade nacional emitido pela Unio Europeia (UE)/Espao Econmico Europeu (EEE)) que mantivermos sobre si e a sua viagem podero ser divulgadas s autoridades governamentais dos pases que fazem parte do seu itinerrio. Estas informaes so conhecidas como "Informaes Prvias sobre Passageiros" (API).

DOCUMENTAO DE VIAGEM
da responsabilidade de cada passageiro garantir que possui a documentao de viagem vlida que cumpre os requisitos da Ryanair, das autoridades de imigrao e de outras autoridades em cada destino. Para cumprir estes requisitos, tenha em ateno o seguinte:

necessrio que todos os passageiros (incluindo bebs) que viajam com a Ryanair possuam um documento de viagem vlido Para viajar para fora do EEE (Espao Econmico Europeu) o passaporte deve ser vlido pelo perodo de estada Se viajar com visto, necessrio que as crianas/bebs viajem com o adulto cujo nome figura no visto

De forma a garantir o cumprimento destes requisitos, os passageiros devem possuir um passaporte vlido (e visto, se necessrio) ou um bilhete de identidade nacional emitido por um governo da UE/EEE em todas as viagens. Quaisquer multas, sanes, pagamentos ou despesas incorridos como resultado da violao destes requisitos ficaro a cargo do passageiro.

A Ryanair NO aceita cartas de conduo, cartes de residncia, lbuns de famlia, cartas de marinheiro, um relatrio policial (emitido no caso de perda/roubo do document de viajem), cartes de identificao de Ministrios ou de identificao militar etc. Da mesma forma, no sero aceites cartes de identificao com fotografia caducados ou danificados. Os dados dos documentos de viagem de todos os passageiros (incluindo crianas e bebs) tm de ser introduzidos durante o processo de check-in on-line. Todos os passageiros tm de apresentar o respectivo documento de viagem vlido com o seu carto de embarque on-line nos controlos de segurana do aeroporto e no porto de embarque para todos os voos.

AS NICAS FORMAS DE DOCUMENTOS DE VIAGEM ACEITES EM VOOS DA RYANAIR SO:


Um passaporte vlido (ver abaixo */e ** abaixo) Um Bilhete de Identidade Nacional vlido emitido pelo Governo de um pas pertencente ao Espao Econmico Europeu (EEE). (Apenas os seguintes pases do EEE emitem Bilhetes de Identidade Nacionais aceites para viagens em voos da Ryanair: ustria, Blgica, Bulgria, Finlndia, Frana, Alemanha, Gibraltar, Grcia, Chipre, Repblica Checa, Estnia, Hungria, Itlia, Liechtenstein, Litunia, Luxemburgo, Holanda, Malta, Polnia, Portugal, Romnia, Eslovquia, Eslovnia, Espanha, Sucia, Sua) Um documento de viagem Kinderausweis emitido pelo governo alemo Uma certido de nascimento italiana (Certificato Di Nascita) vlida aprovada como "VALIDO PER L'ESPATRIO" para viajar e assinada por "IL QUESTORE". da responsabilidade pessoal do passageiro garantir que este documento cumpre os requisitos de imigrao e de outras autoridades governamentais no aeroporto de destino ver ** abaixo. Bilhete italiano de AT/BT (apenas em voos domsticos italianos) Um documento de viagem vlido em conformidade com a Conveno das Naes Unidas relativa ao estatuto dos refugiados (emitido, de acordo com o artigo 28(1) da Conveno da ONU de 1951, por um governo em vez de um passaporte vlido). Um documento de viagem vlido em conformidade com a Conveno (emitido, de acordo com o artigo 27. da Conveno da ONU de 1954 para Cidados Aptridas, por um estado participante, em vez de um passaporte vlido) Um Passaporte Colectivo da UE vlido (emitido para aprovar grupos escolares da EU menores de 18 anos de idade)

* As crianas com menos de 16 anos podem viajar com o passaporte vlido do progenitor com quem viajam se estiverem includas nesse passaporte ** Quando uma criana figurar no passaporte vlido do progenitor acompanhante, os dados do documento de viagem do adulto tm de estar duplicados na seco relativa aos dados do documento da criana durante o processo de check-in online. A RYANAIR RESERVA-SE O DIREITO DE CANCELAR A SUA RESERVA SEM DIREITO A REEMBOLSO E DE IMPEDIR O SEU EMBARQUE CASO NO CUMPRA OS REQUISITOS DE VIAGEM ACIMA REFERIDOS E AS INFORMAES PRVIAS SOBRE PASSAGEIROS

CHECK-IN ON-LINE
Os passageiros podem fazer o check-in on-line desde 15 dias at 4 horas antes da hora de partida prevista do voo em www.ryanair.com. Cada passageiro pode transportar uma bagagem de mo que no exceda as dimenses mximas permitidas (consulte o pargrafo "Bagagem de Mo").

No possvel fazer alteraes adicionais aos nomes dos passageiros e data/hora/rota do voo assim que o passageiro tiver feito o check-in on-line. Independentemente dos requisitos de visto de passageiros, necessrio inspeccionar os documentos de viagem e carimbar o carto de embarque on-line, no balco de controlo de vistos/documentos da Ryanair, de todos aqueles que no forem cidados da UE/EEE antes de passarem pelos postos de controlo de segurana do aeroporto. Todos os passageiros que viajam a partir de de Marrocos devem ter os seus documentos de viagem devidamente verificados e o carto de embarque carimbado no balco de check in antes de passar pelo controlo de segurana.

REGULAMENTAO AEROPORTURIA
Os passageiros tm de apresentar um documento de viagem vlido e o carto de embarque on-line nos postos de controlo de segurana e no porto de embarque. Independentemente dos requisitos de visto de passageiros, necessrio inspeccionar os documentos de viagem e carimbar o carto de embarque on-line, no balco de controlo de vistos/documentos da Ryanair, de todos aqueles que no forem cidados da UE/EEE antes de passarem pelos postos de controlo de segurana do aeroporto. O horrio de abertura dos balces de entrega da bagagem 2 horas antes da hora de partida prevista. O carto de embarque tem de estar impresso e ser apresentado numa pgina A4 individual. Os passageiros que no apresentem o carto de embarque on-line no ponto de controlo de segurana do aeroporto ou no porto de embarque tero de pagar uma taxa de 40 /40 por pessoa/trajecto pela re-emisso do carto de embarque no terminal de auto-servio do aeroporto ou no balco. RESERVAMO-NOS O DIREITO DE CANCELAR A SUA RESERVA SEM DIREITO A REEMBOLSO E A NEGAR O SEU EMBARQUE SE NO CUMPRIR OS REGULAMENTOS AEROPORTURIOS ACIMA

BAGAGEM DE MO
Apenas permitida uma bagagem de mo por passageiro ( excepo dos bebs), pesando 10 kg no mximo e com dimenses mximas de 55 cm x 40 cm x 20 cm. As bolsas, pastas, computadores portteis, artigos das lojas do aeroporto, cmaras, etc., tm de ser transportados no interior da sua bagagem de mo permitida. A bagagem de mo adicional/fora do formato ser recusada no porto de embarque, ou se for possvel, colocada no poro do avio mediante a cobrana de uma taxa de 40 /40 . Se tiver dvidas, confirme junto do balco de entrega da bagagem antes de passar pelo ponto de controlo de segurana do aeroporto. A bagagem de mo no pode conter artigos proibidos clique aqui para obter informaes. RESERVAMO-NOS O DIREITO DE CANCELAR A SUA RESERVA E DE NEGAR O SEU EMBARQUE SE NO CUMPRIR OS REQUISITOS RELATIVOS BAGAGEM DE MO

BAGAGEM DE PORO
Cada passageiro pode fazer o check-in at duas malas mediante pagamento de taxas aplicveis a bagagem ao optar por comprar um subsdio de bagagem despachada de 15 kilos ou 20 kilos ao fazer a sua reserva inicial. Aps a reserva estar feita pode ainda adicionar bagagem despachada atravs do Manage My Booking em http://www.ryanair.com/pt/manage-your-booking at 4 horas antes da hora prevista para a partida do vo. As taxas da bagagem despachada so cobradas por pessoa / por cada vo e so descontadas quando a reserva

feita on-line. Taxas mais altas para malas sero aplicadas quando as mesmas so adquiridas atravs do centro de reservas/balco do aeroporto da Ryanair, durante o perodo de poca alta e em rotas seleccionadas. Taxas podem variar de tempos em tempos, mas so as taxas em vigor no momento em que fizer a reserva e / ou pagar o seu subsdio de bagagem que sero aplicadas. Clique aqui - para mais detalhes sobre as taxas de bagagem despachada em vigor. No permitido partilha de limites de bagagem, mesmo dentro de um grupo de viajantes na mesma reserva. Partilha de um limite de bagagem individual despachada no permitido mesmo que tenha dois elementos de bagagem (cada elemento deve estar dentro do seu peso pr-pago). Qualquer passageiro que ultrapasse o peso de bagagem despachada permitido ser cobrado pelo excesso de peso taxa em vigor no dia da viagem. Esta actualmente 20 /20 por quilo (ou o equivalente moeda local). Nos aeroportos com terminais de auto-servio, ter de pagar taxas as taxas correspondentes e/ou excesso de bagagem para a sua bagagem de poro e depositar previamente a sua bagagem num balco de entrega da bagagem, o mais tardar 40 minutos antes da hora de partida prevista. No possvel transportar bagagens de poro ou de mo em nome de bebs. No entanto, um carrinho totalmente rebatvel por criana pode ser transportado gratuitamente. Tambm possvel transportar equipamento de beb adicional, tal como cadeiras para automvel/cadeiras elevadas e beros de viagem alm da sua bagagem de poro permitida. A tarifa aplicada para o transporte de equipamento para bebs at um mximo de 20 quilogramas (cadeiras para automvel/cadeiras elevadas e beros de viagem) reservado on-line de 10 /10 por artigo/trajecto. Nas reservas efectuadas no aeroporto ou atravs do centro de chamadas da Ryanair, a tarifa mais elevada de 20 /20 por artigo/trajecto. O equipamento de beb com peso superior ao limite de 20 quilogramas ser cobrado pelo excesso taxa de excesso de bagagem por quilograma aplicvel. O equipamento de mobilidade transportado sem qualquer custo. Os equipamentos desportivos ou de msica, incluindo, mas de forma no limitativa, canas de pesca grandes, tacos de golfe, bicicletas*, trotinetas, acessrios para esgrima, pranchas de surf, pranchas de bodyboard, pranchas de snowboard e esquis, bem como grandes instrumentos musicais, incluindo, entre outros, harpas, contrabaixos e baterias no so apropriados para o transporte por companhias areas de rotao rpida como a Ryanair. No entanto, estes artigos podem ser transportados no poro do avio para alm da sua bagagem de poro permitida at um limite de 20 quilogramas por artigo, sob o pagamento de uma taxa de desconto on-line de 40 /40 por artigo/trajecto. Se o artigo for comprado no aeroporto ou atravs do centro de chamadas da Ryanair, aplica-se uma taxa mais elevada de 50 /50 por artigo/trajecto). A todo o equipamento desportivo e musical que pese mais de 20 quilogramas ser cobrada uma taxa correspondente pelo excesso de bagagem por quilograma. *Bicicletas TM de ser colocadas numa caixa ou saco de proteco. *Bicicletas, 30Kg por cada objecto Os artigos musicais mais pequenos, tais como uma guitarra ou viola, que excedam as nossas dimenses de bagagem de cabina, podem ser transportados na cabina caso tenha sido reservado um lugar para o mesmo e paga a tarifa apropriada. No permitido comprar um lugar extra para bagagem de poro ou de mo. Para reservar um lugar extra para um artigo, necessrio introduzir a palavra "ITEM SEAT" como apelido, e tambm introduzir "EXTRA" no nome prprio. A mensagem "EXTRA ITEM SEAT" ser ento exibida na reserva e no carto de embarque on-line. Os dados do documento de viagem do passageiro acompanhante tm de ser introduzidos durante o processo de check-in on-line. Estes dados ficaro depois impressos no carto de embarque on-line.

Por motivos de sade e segurana, a Ryanair no aceita o transporte de artigos que excedam os 32 quilogramas ou com dimenses combinadas superiores a 81 cm (altura), 119 cm (largura) e 119 cm (profundidade). Este limite de peso no se aplica a equipamento de mobilidade. A Ryanair declina qualquer responsabilidade por bagagem embalada incorrectamente, perecvel, danificada ou frgil, ou por danos cosmticos ao exterior da bagagem (por exemplo, riscos, ndoas, manchas, amolgadelas, etc.) resultantes do desgaste normal. Consulte o pargrafo abaixo Artigos proibidos para saber que artigos so proibidos na cabina e/ou no poro do avio.

EMBARQUE
Dever apresentar-se no porto de embarque, pelo menos, 30 minutos antes da hora de partida prevista. O embarque encerra 20 minutos antes da partida. Se se apresentar depois desta hora no porto de embarque no poder viajar. Para viajar num voo mais tarde, ter de comprar um novo bilhete. S permitida 1 bagagem de mo por passageiro ( excepo dos bebs), pesando 10 kg no mximo e com dimenses mximas de 55 cm x 40 cm x 20 cm. As bolsas, pastas, computadores portteis, artigos das lojas do aeroporto, cmaras, etc., tm de ser transportados no interior da sua nica bagagem de mo permitida. A bagagem de mo adicional/fora do formato ser recusada no porto de embarque, ou se for possvel, colocada no poro do avio mediante a cobrana de uma taxa de 35 /35 . Se tiver dvidas, confirme junto do balco de entrega da bagagem antes de passar pelo ponto de controlo de segurana do aeroporto. No ponto de controlo de segurana e no porto de embarque do aeroporto dever apresentar a sua documentao de viagem vlida, que dever coincidir com os dados do carto de embarque. RESERVAMO-NOS O DIREITO DE CANCELAR A SUA RESERVA SEM DIREITO A REEMBOLSO E A NEGAR O SEU EMBARQUE SE NO CUMPRIR OS REQUISITOS DE EMBARQUE ACIMA

BEBS, CRIANAS E JOVENS


A Ryanair no faz o acompanhamento de menores (menos de 16 anos). As crianas com menos de 16 anos tm de ser sempre acompanhadas por um passageiro com mais de 16 anos. NO dispomos de servios de acompanhamento e servios especiais. Por motivos legais, os bebs com idades compreendidas entre os 8 dias e os 23 meses data da viagem no podem ocupar um lugar, pelo que tm de ir ao colo de um adulto. A tarifa para o transporte de bebs de 20 /20 (ou equivalente na moeda local) por beb/trajecto (mximo de um beb por adulto). No so permitidos carrinhos de beb/cadeiras para automvel na cabina do avio. No possvel reservar lugares extra para bebs. O lugar do beb no pode servir para transportar bagagem. Se o beb completar 2 anos antes da data do voo de regresso, ter de pagar a tarifa, a taxa e o imposto aplicveis por esse voo. As crianas com menos de 18 anos residentes em Espanha ou Frana que viajam sem os pais/tutores legais com um bilhete de identidade nacional vlido para voos entre pases do Espao Econmico Europeu (EEE) tm de possuir um formulrio (fornecido pela polcia local) de autorizao por escrito dos seus pais para viajar. Este formulrio ter de ser apresentado no controlo de passaportes. Rotas de Portugal: Os cidados portugueses e os residentes estrangeiros com menos de 18 anos de idade que saiam ou regressem a Portugal, de ou para um estado membro no pertencente ao espao Schengen no acompanhados pelo seu pai, me ou tutor legal precisam de uma autorizao para viajar. Esta autorizao ter de estar assinada pelos pais ou pelo tutor legal com a assinatura reconhecida notarialmente se os pais ou o tutor legal residirem em Portugal; ou autenticada pela Embaixada ou Consulado de Portugal no pas onde

os pais ou o tutor legal residirem. Esta autorizao de viagem tambm necessria quando os menores forem acompanhados por uma pessoa que no seja o pai, me ou o tutor legal. Nesses casos, a autorizao de viagem tambm tem de mostrar claramente o nome da pessoa acompanhante. Os menores estrangeiros com menos de 18 anos de idade e que viajem sozinhos podem ver recusada a sua entrada se no tiverem ningum em Portugal que assuma a responsabilidade pela sua estadia. Todas as crianas da Letnia com menos de 18 anos e que viajam sem os progenitores ou o tutor tero de possuir: - Um passaporte vlido e a certido de nascimento, juntamente com a autorizao escrita dos pais ou tutor que deve ser assinada juntamente com um advogado que confirme que autorizam que a criana viaje sem eles. Rotas da Crocia: as crianas entre 14 e 18 anos que viajam de ou para a Crocia sem os pais ou o tutor tm de possuir: - Um passaporte vlido ou um bilhete de identidade nacional vlido emitido pelo governo juntamente com uma autorizao por escrito, assinada pelo pai, ou pela me, ou pelo tutor legal. Esta autorizao escrita deve ser reconhecida em notrio por uma embaixada/consulado da Crocia ou pelas autoridades locais. Caso no seja reconhecida em notrio na embaixada/consulado, ser necessria uma traduo legal oficial para croata. RESERVAMO-NOS O DIREITO DE CANCELAR A SUA RESERVA SEM DIREITO A REEMBOLSO E A NEGAR O SEU EMBARQUE SE NO CUMPRIR OS REQUISITOS ACIMA RELATIVOS A BEBS, CRIANAS E JOVENS

PASSAGEIROS COM MOBILIDADE REDUZIDA, INVISUAIS/COM DIFICULDADES DE VISO, COM PROBLEMAS DE SADE OU QUE NECESSITAM DE ASSISTNCIA ESPECIAL NO AEROPORTO
Por motivos de segurana, a Ryanair transportar um mximo de quatro passageiros por voo com mobilidade reduzida, invisuais/com dificuldades de viso que viajem com um co-guia ou sozinhos, ou que necessitem de assistncia especial no aeroporto ou a bordo. Esses passageiros (incluindo os invisuais/com dificuldades de viso se viajarem com um acompanhante com viso adulto) devem reservar a assistncia especial durante o processo de reserva em www.ryanair.com. Os passageiros que tenham feito a reserva antecipada de assistncia especial tero essa indicao impressa no carto de embarque on-line. chegada ao aeroporto, devem dirigir-se ao balco/rea designada de assistncia especial do aeroporto. Guarde o carto de embarque on-line ou o recibo do aeroporto para mostr-lo chegada ao aeroporto de destino de modo a obter a assistncia que reservou antecipadamente. Se no reservar antecipadamente os servios de assistncia especial, possvel que no possa desfrutar dos mesmos e que no possa viajar. Os servios de assistncia especial no podem ser reservados on-line a 36 horas da viagem ou depois de um passageiro ter feito o check-in. A assistncia especial pode ser adicionada (sujeito disponibilidade) atravs do centro de atendimento local da Ryanair durante o horrio de abertura at 12 horas antes da hora prevista de partida do voo. No entanto, faremos todos os esforos para facilitar estes servios aos passageiros que no os tenham reservado com antecedncia. Passageiros com mobilidade reduzida que tenham avisado com antecedncia da sua condio devem chegar porta de embarque pelo menos 30 minutos antes da hora prevista para partida do voo. Sero embarcados, com companheiros de viagem, depois do embarque geral estar concluda, sero reservados lugares especficos a bordo. Pessoas com mobilidade reduzida iro embarcar e desembarcar pela parte traseira do avio para ocupar lugares reservados, e, excepcionalmente, atravs da frente da avio. As cadeiras de rodas elctricas s sero aceites se a bateria for seca/gel e as dimenses da cadeira quando desmontada no excederem 81 cm (altura), 119 cm (largura) e 119 cm (profundidade). O passageiro tem de

informar-nos de que forma a alimentao da bateria est isolada e garantir que os terminais expostos ficaro protegidos contra curto-circuito. Por motivos de segurana, a Ryanair no permite que os passageiros transportem oxignio a bordo. Se necessitar de oxignio durante o voo, ter de o reservar pelo menos 7 dias antes da viagem, ou directamente atravs do centro de atendimento da Ryanair, preferencialmente no mesmo dia da reserva por 100 /100 (ou equivalente na moeda local). Os regulamentos de segurana s permitem um pedido de oxignio por voo. Os passageiros que necessitam de oxignio tm de fazer-se acompanhar de uma declarao mdica escrita em ingls a confirmar que esto aptos a viajar; que no necessitam de um fornecimento contnuo de oxignio durante mais de 120 minutos a 4 litros por minuto (fluxo elevado), ou 240 minutos a 2 litros por minuto (fluxo reduzido) e que o oxignio que fornecemos adequado ao passageiro. Os passageiros no podero viajar sem esta declarao. De referir que os animais de assistncia no podem ser aceites para viajar nas seguintes rotas: Voos de/para Marrocos. Voos de/para aeroportos irlandeses (excepto o aeroporto de Dublin) para/da Europa continental e ilhas* Algumas rotas com aprovao pendente por parte dos organismos reguladores esto especificadas nas nossas "Perguntas mais frequentes". Os passageiros que pretendam ser acompanhados por um animal de assistncia a bordo devem indicar com antecedncia as suas necessidades especiais on-line na altura da reserva ou, posteriormente, atravs da Linha de Assistncia Especial da Ryanair, de preferncia no mesmo dia da reserva. Tenha em ateno o seguinte: se no avisar com antecedncia, possvel que no possa desfrutar dos servios chegada ao aeroporto e que no possa viajar no voo reservado. *Ilhas incluindo Malta, Sardenha, Crsega, Siclia, Ibiza, Maiorca e Ilhas Canrias Se, por motivos de sade, os passageiros tiverem de se injectar durante o voo (por exemplo, diabticos), podero transportar seringas na cabina. Para esse efeito, tero de fazer-se acompanhar de um documento mdico comprovativo ( suficiente uma declarao escrita pelo mdico) quando fizerem o check-in ou passarem no posto de controlo de segurana. Os passageiros devero ter esse documento sempre consigo. Informao sobre transporte de equipamento mdico est disponivel na seco de assistncia especial nas Questes de Viagem em www.ryanair.com ou junto do seu centro de atendimento telefnico Ryanair.

GRAVIDEZ
No caso de gravidez sem complicaes, a Ryanair no permite a viagem de grvidas com mais de 36 semanas e, no caso de gmeos, trigmeos, etc., com mais de 32 semanas. Assim que a gravidez tiver alcanado as 28 semanas, pedimos que traga uma declarao (em ingls) da sua obstetra confirmando que a gravidez no tem complicaes, mencionando a data prevista para o parto e atestando que est em boas condies de sade e apta a viajar.

ALTERAES EM VOOS E NOMES


No possvel efectuar alteraes a uma reserva assim que o passageiro tiver feito o check-in. possvel alterar voos (sujeito disponibilidade de lugares) at 4 horas antes da hora de partida prevista do voo, quer seja on-line ou atravs do Centro de reservas (sujeito ao horrio de funcionamento). As tarifas propostas na Internet no esto disponveis quando as alteraes ao voo forem efectuadas atravs de um aeroporto ou centro de reservas. Reservas que incluam o desconto de residente espanhol ou de famlia numerosa espanhola, no podem ser alteradas online; por favor contacte o centro de reservas Ryanair durante o horrio de funcionamento. Reservas que incluam o desconto de residente espanhol ou de famlia

numerosa espanhola, no podem ser alteradas online; por favor contacte o centro de reservas Ryanair durante o horrio de funcionamento. possvel alterar datas, horas e rotas do voo (sujeito a disponibilidade de lugares). Se a reserva tiver sido efectuada on-line, aplica-se a taxa de alterao de 25 /25 por trajecto/pessoa, ou uma taxa de 40 /40 por trajecto/pessoa se a reserva tiver sido efectuada no aeroporto ou atravs do Centro de reservas. Para alm destas taxas de alterao de voo, cobrada a diferena de preo entre o valor da tarifa original e o valor da tarifa mais baixo disponvel na altura da alterao do voo. Tenha em ateno que, se o preo total do novo voo for mais baixo, no reembolsaremos a diferena. possvel alterar o nome de um passageiro on-line por 100 /100 , ou no aeroporto ou atravs do Centro de reservas por 150 /150 . tambm possvel alterar o nome at 4 horas antes da hora de partida prevista do voo, quer seja on-line quer atravs do Centro de reservas (sujeito ao horrio de funcionamento). Qualquer alterao de nome efectuada reserva de um voo aplica-se a todo o itinerrio de voo desse passageiro. Os pagamentos por ELV alemo s so aceites at 10 dias antes da partida do voo.

PRIORIDADE DE EMBARQUE
A Ryanair rege-se por uma poltica de lugares no atribudos, pelo que no possvel reservar lugares antecipadamente. No entanto, adoptamos um sistema de prioridade de embarque que permite aos passageiros embarcar no avio em primeiro lugar e escolher o seu prprio lugar. Por motivos de segurana, os lugares junto sada de emergncia s podem ser ocupados por adultos. Embarque Prioritrio pode ser comprado on-line, por todos os passageiros com reserva para viajar, por uma taxa de 4 /4 (ou o equivalente moeda local) por pessoa / por voo ou, alternativamente, no aeroporto ou call center da Ryanair por 5 /5 por pessoa / por voo. Os passageiros que tenham feito a reserva antecipada do servio de assistncia especial embarcaro depois de se concluir o embarque geral dos outros passageiros, uma vez que tero lugares reservados a bordo.

CANCELAMENTOS DE VOOS E ALTERAES DE HORRIOS


Se um voo for cancelado ou, se antes da data da viagem, for adiantado ou atrasado em relao hora de partida prevista em mais de trs horas, o passageiro ter Direito ao reembolso total de todas as quantias pagas se no houver voo(s) alternativo(s) adequado(s) e o passageiro no puder viajar.

A Ryanair no indemnizar monetariamente os passageiros ao abrigo do artigo 7. do Regulamento (CE) n. 261/2004 em caso de atraso ou cancelamento de voos por motivos alm do controlo da Ryanair (circunstncias extraordinrias). Portanto, recomendamos que tenha um seguro privado adequado para cobrir estas eventualidades. Os direitos dos passageiros ao abrigo do Regulamento (CE) n. 261/2004 no so afectados, de modo que, em caso de recusa de embarque, cancelamento de voo ou atraso superior a duas horas, os passageiros afectados que se apresentem ao nosso balco de atendimento de passageiros no aeroporto recebero um aviso por escrito que define as regras de indemnizao e assistncia de acordo com este Regulamento. Os passageiros que faam uma reserva com bastante antecedncia devem verificar os horrios dos voos de ida/volta na seco "Gerir a minha reserva" em www.ryanair.com ou atravs do centro de reservas da Ryanair entre 24 e 72 horas antes da partida.

CONTACTOS
Sempre que necessrio, o contacto com os passageiros ser feito atravs do endereo de correio electrnico e, ocasionalmente, por mensagens para o nmero de telemvel indicado na altura da reserva para informar sobre qualquer alterao de horrio do voo, correspondncia geral ou cancelamento de itinerrios do voo. A

confirmao de envio da mensagem por correio electrnico ser aceite como confirmao de leitura da mesma. Se no tiver indicado um endereo de correio electrnico vlido Ryanair, dever voltar a verificar os seu horrios de voo de ida/volta na seco "Gerir a minha reserva" em www.ryanair.com ou atravs do Centro de reservas da Ryanair entre as 72 e 24 horas antes da hora de partida prevista. As reclamaes/queixas sero aceites por correio ou fax e, de preferncia, escritas em ingls. Aconselhamos os passageiros a enviar apenas cpias, pois a documentao original no ser guardada nem devolvida.

LINHA AREA PONTO A PONTO"


A Ryanair uma linha area ponto a ponto. Portanto, no oferecemos, nem podemos facilitar, a transferncia de passageiros ou da respectiva bagagem para outros voos, quer estes sejam operados pela Ryanair ou por outras transportadoras areas. Os passageiros no devem fazer reservas com ligaes a outros voos da Ryanair, nem a qualquer outra transportadora area ou terrestre.

CONSUMO DE TABACO E BEBIDAS


No permitido fumar em nenhuma parte de qualquer avio operado pela Ryanair. A falta de cumprimento deste regulamento implicar sanes penais graves contra o passageiro, bem como o pagamento de multas impostas pela Ryanair. Os passageiros que tentarem fumar num avio da Ryanair deixaro de poder viajar com a Ryanair no futuro. No permitido que os passageiros consumam as suas prprias bebidas alcolicas a bordo. Para segurana dos passageiros, proibido transportar bebidas quentes a bordo.

LIGAES EM TERRA
Todas as transferncias de comboio e de autocarro indicadas em ryanair.com ou promovidas pela Ryanair so operadas com total independncia da companhia area, e a Ryanair no responsvel pelo desempenho nem por qualquer outro aspecto relacionado com estes operadores terceiros. A Ryanair no responsvel por atrasos, cancelamentos ou informaes incorrectas relativamente a estas transferncias.

IVA
As viagens internacionais no esto sujeitas a IVA. No entanto, os preos indicados para as tarifas e taxas relacionadas esto sujeitos a IVA para voos internos em Itlia, Frana, Portugus, Espanha e Alemanha taxa aplicvel pelo governo correspondente. Ser emitido automaticamente um recibo do IVA para todas as reservas de voos domsticos.

INFORMAO SOBRE ATOL


Os voos reservados junto de uma companhia area no so protegidos por ATOL, mesmo se reservar o alojamento a partir de outra companhia atravs de uma ligao acessvel a partir do stio de Internet de uma companhia area. Se pagar com carto de crdito, pode beneficiar de proteco financeira: informe-se junto do emissor do seu carto de crdito.

INFORMAES SOBRE A TRANSPORTADORA AREA

Todos os voos venda no stio de Internet da Ryanair esto programados com avies Boeing 737-800 operados pela Ryanair Limited.

JURISDIO E LEI APLICVEL


O seu contrato de transporte com a Ryanair, incluindo os Termos e Condies de Viagem e Condies Gerais de Transporte, sero regidos pela lei irlandesa. Qualquer litgio resultante de ou com ligao a este contrato ser sujeito jurisdio dos tribunais da Irlanda salvo disposio em contrrio na Conveno de Montreal ou em qualquer outra lei aplicvel.

Aviso sobre as condies do contrato includas por referncia


1. O contrato de transporte (Contrato) com a Ryanair est sujeito s condies gerais de transporte de

passageiros e bagagem oportunamente em vigor (clique aqui para rever ou descarregar) e Regras, Regulamentos e/ou Polticas relacionados correspondentes a pontos especficos (Regulamentos) 2. As Condies e os Regulamentos da Ryanair esto, atravs deste aviso, includos por referncia no presente Contrato e fazem parte do mesmo. 3. As nossas Condies incluem, entre outras, o seguinte: o Condies e limites da nossa responsabilidade em caso de ferimentos ou morte de um passageiro. o Condies e limites da nossa responsabilidade em caso de perda, danos ou atraso dos bens e da bagagem, incluindo bens frgeis ou perecveis. o A aplicao das nossas condies e limites de responsabilidade aos actos dos nossos agentes, funcionrios e representantes, incluindo qualquer pessoa que nos fornea equipamento ou servios. o Restries de reclamaes, incluindo prazos de tempo dentro dos quais os passageiros podem apresentar reclamaes ou interpor aces contra ns. o Regras sobre a confirmao dos horrios do voo, os prazos para fazer o check-in, a utilizao e a validade dos bilhetes, e o nosso direito de recusar o transporte. o Os seus direitos e limites de responsabilidade pelo atraso ou cancelamento de um servio, incluindo alteraes de horrio, substituio de transportadoras areas alternativas ou modificaes de rota. o A sua obrigao de obter todos os documentos de viagem necessrios, tais como o passaporte e o visto.

Responsabilidade da transportadora area pelos passageiros e respectiva bagagem


Este aviso informativo resume as regras de responsabilidade aplicadas pelas transportadoras areas comunitrias conforme exigido pela legislao comunitria e pela Conveno de Montreal de 1999.

Indemnizao em caso de morte ou ferimentos


No existem limites monetrios de responsabilidade em caso de ferimentos ou morte do passageiro. Para danos at 113 100 DSE (Direitos de Saque Especiais), a transportadora area no pode contestar pedidos de indemnizao. Para quantias acima deste valor, a transportadora area pode reclamar e negar o pagamento provando que no houve negligncia nem qualquer tipo de falha.

Pagamento antecipado

Em caso de morte ou ferimentos de um passageiro, a transportadora area ter de fazer um pagamento antecipado, no prazo de 15 dias a partir da identificao da pessoa com direito a indemnizao, para cobrir as necessidades econmicas imediatas. Em caso de morte, este pagamento antecipado no ser inferior a 16 000 DSE.

Atraso do passageiro
Em caso de atraso do passageiro, a transportadora area responsvel por danos, excepto se tiver tomado todas as medidas razoveis para evitar esses danos ou se lhe tiver sido impossvel tomar essas mesmas medidas. A responsabilidade pelo atraso do passageiro est limitada a 4694 DSE.

Atraso da bagagem
Em caso de atraso da bagagem, a transportadora area responsvel por danos, excepto se tiver tomado todas as medidas razoveis para evitar esses danos ou se lhe tiver sido impossvel tomar essas medidas. A responsabilidade pelo atraso da bagagem est limitada a 1131 DSE.

Destruio, perda ou danos na bagagem


A transportadora area responsvel em caso destruio, perda ou danos na bagagem at um limite de 1131 DSE. Em caso de bagagem de poro, responsvel mesmo que esteja isenta de culpa, salvo se a bagagem j estivesse danificada. No caso de bagagem que no de poro, a transportadora apenas responsvel se no estiver isenta de culpa.

Limites mais elevados para a bagagem


Um passageiro pode beneficiar de uma responsabilidade mais elevada da parte da transportadora area se fizer uma declarao especial, o mais tardar no balco de entrega da bagagem, e pagar uma taxa suplementar de 100/100.

Reclamaes sobre a bagagem


Se a bagagem estiver danificada, atrasada, perdida ou destruda, o passageiro ter de fazer uma reclamao por escrito junto da transportadora area assim que possvel. Em caso de danos na bagagem de poro, o passageiro ter de fazer uma reclamao por escrito no prazo de 7 dias e, em caso de atraso, no prazo de 21 dias; em ambos os casos, a reclamao ter de ser feita a partir da data em que a bagagem foi colocada disposio do passageiro.

Responsabilidade da companhia que contratou o servio e da companhia encarregue pelo servio


Se a transportadora area que estiver realmente a prestar o servio no voo no for a mesma que a transportadora area contratante, o passageiro ter o direito de formular uma reclamao ou de fazer uma queixa por danos contra qualquer uma das companhias. Se o nome ou o cdigo de uma transportadora area estiver indicado no bilhete, essa transportadora area ser a transportadora contratante.

Prazo para interposio de aco legal


Qualquer aco levada a tribunal para reclamar danos ter de ser feita no prazo de dois anos a partir da data de chegada do voo, ou a partir da data em que o mesmo deveria ter chegado.

Fundamentos das informaes anteriores

A base das regras descritas acima o disposto na Conveno de Montreal de 28 de Maio de 1999, que est implementada no Regulamento (CE) n. 2027/97 (conforme alterado pelo Regulamento (CE) n. 889/2002) e a legislao nacional dos Estados-membros.

Artigos proibidos
No permitido aos passageiros transportar para a zona restrita de segurana nem para a cabina do avio os seguintes artigos:

Pistolas, armas de fogo e armas; qualquer objecto que possa, ou aparente poder, disparar um projctil ou causar ferimentos, nomeadamente:
Armas de fogo de qualquer tipo (pistolas, revlveres, espingardas, caadeiras, etc.), rplicas ou imitaes de armas de fogo, componentes de armas de fogo ( excepo de culos e miras telescpicas), pistolas e espingardas de ar comprimido, pistolas de chumbo. Pistolas de sinais, pistolas de alarme, armas de brinquedo de qualquer tipo, armas de zagalotes, pistolas de pregos e de cavilhas industriais, bestas, catapultas, armas de caa submarina, pistolas de abate de gado, aparelhos de atordoamento ou electrochoque, por ex., pistoletes para gado, armas de dardos elctricos e isqueiros com forma de arma de fogo.

Armas pontiagudas e objectos cortantes; artigos com pontas aguadas ou lminas susceptveis de causar ferimentos, nomeadamente:
Machados, flechas e dardos, crampons (arpu de abordagem, gancho de ferro, ou chapa com picos de ferro utilizada em alpinismo), arpes e lanas, picareta de alpinista e picaretas de gelo, patins de gelo, navalhas de tranca e navalhas de ponta e mola com lminas de qualquer comprimento, facas, incluindo facas cerimoniais, religiosas e de caa, de metal ou de outro material suficientemente forte para ser utilizado como arma, cutelos, machetes, navalhas e lminas de barbear ( excepo das lminas de barbear de recarrega ou descartveis, com lminas encapsuladas), sabres, espadas e bengalas de estoque, bisturis, tesouras com lminas de qualquer comprimento, bastes de esqui e de marcha, rosetas de arremesso, ferramentas de trabalho com potencial para serem usadas como arma devido sua forma pontiaguda ou cortante, por ex., berbequins e brocas, facas tipo x-acto, facas multiusos, serras de todos os tipos, chaves de parafusos, ps de cabra, martelos, alicates, chaves de porcas/fendas e maaricos.

Objectos contundentes: qualquer objecto contundente susceptvel de causar ferimentos, nomeadamente:


raquetas de tnis, tacos de beisebol e softbol, tacos ou bastes rgidos ou flexveis por ex., matracas (matraca de chumbo revestida a pele com ncleo flexvel), extensveis, cassetetes, tacos de crquete, golfe, hquei, hurling e lacrosse, pagaias de caiaque e canoa, skates, tacos de bilhar e snooker, canas de pesca e equipamento de artes marciais, por ex., soqueiras, bastes, mocas, nunchucks, kubatons e kubasaunts.

Explosivos e substncias inflamveis; qualquer substncia explosiva ou altamente combustvel que ponha em risco a sade dos passageiros e tripulantes ou a segurana do avio ou bens, nomeadamente:
munies, cartuchos explosivos, detonadores e espoletas, explosivos e engenhos explosivos, rplicas ou imitaes de material ou engenhos explosivos, minas e outros explosivos militares, granadas de todos os tipos, gases e contentores de gs, por ex., butano, propano, acetileno, oxignio em grande volume, fogo de artifcio, archotes de qualquer tipo e outros artigos pirotcnicos (incluindo bombas de confetes e fulminantes de diverso), fsforos no amorfos, geradores de fumo, combustveis lquidos inflamveis, por ex. gasolina,

gasleo, fluido de isqueiro, lcool, etanol, tintas pulverizveis, terebintina e diluentes, bebidas alcolicas de teor alcolico superior a 70% em volume (resistncia a 140%)

Substncias qumicas e txicas:


qualquer substncia qumica ou txica que ponha em risco a sade dos passageiros e tripulantes ou a segurana do avio ou bens, nomeadamente: cidos e bases, por ex., pilhas e baterias que contenham lquidos que possam causar derrame, substncias corrosivas ou descolorantes, por ex., mercrio, cloro e aerossis neutralizantes ou incapacitantes, por ex., "mace", gs pimenta, gs lacrimogneo e matrias radioactivas, por ex., istopos medicinais ou comerciais, venenos, matrias infecciosas ou agentes biolgicos perigosos, por ex., sangue contaminado, bactrias e vrus, matrias susceptveis de ignio ou combusto espontneas, extintores de incndios (excepto nas condies autorizadas pelo protocolo de incndio e pelo equipamento de emergncia do avio).

No podero colocar-se na bagagem de poro os seguintes artigos:


Explosivos, incluindo detonadores, espoletas, granadas, minas e explosivos. Gases: propano, butano. Lquidos inflamveis, incluindo gasolina, metanol, slidos inflamveis e substncias reactivas, incluindo magnsio, acendalhas, fogo de artifcio, archotes. Substncias oxidantes e perxidos orgnicos, incluindo lixvia, estojos de retoque da pintura de automveis. Substncias txicas ou infecciosas, incluindo raticidas, sangue contaminado, material radioactivo, incluindo istopos para fins medicinais ou outros istopos existentes no mercado. Substncias corrosivas, incluindo mercrio, baterias de automvel, componentes do sistema de combustvel de automveis que tenham contido combustvel. No deve incluir na sua mala de poro dinheiro, jias, metais preciosos, chaves, cmeras, computadores, medicamentos, culos, culos de sol, lentes de contato, relgios, telemveis, aparelhos electrnicos pessoais, papis de negociaes, ttulos, cigarros, tabaco ou produtos de tabaco ou outros valores, documentos de negcios, passaportes e outros documentos de identificao ou amostras. Nota: qualquer objecto cortante na bagagem de poro deve ser bem embrulhado para evitar ferimentos no pessoal de rastreio da bagagem e no pessoal de manipulao da bagagem. As pistolas, armas de fogo e armas (incluindo rplicas de artigos), tintas, Lmpadas de baixo consumo, bombons com petardos e artigos com motores de combusto interna, tais como serras de corrente, modelos de avio, cortadoras de relva, etc., no podero ser transportados na bagagem (quer tenha sido registada ou no)

You might also like