You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE CINCIAS HUMANAS- CAMPUS IV SARA CARVALHO DA SILVA

FORMAO DO PROFESSOR REFLEXIVO

JACOBINA 2011

SARA CARVALHO DA SILVA

FORMAO DO PROFESSOR REFLEXIVO Trabalho realizado durante a disciplina Estgio I, sexto semestre do curso de Letras com Habilitao em Lngua Inglesa. Professora Graciela.

JACOBINA 2011

Todo profissional precisa de uma boa formao para exercer de forma competente as atividades ele confiadas. Com relao ao professor, e mais especificamente, ao professor de lnguas, seria correto afirmar que sua formao enquanto profissional se d ao entrar em contato com as idias dos tericos, ou no momento em que ele tem a oportunidade de utilizar em sala de aula os conhecimentos adquiridos por meio dos textos lidos? A resposta pode ser: em nenhum desses momentos, mas nos dois. Pois, somente o conhecimento das teorias sobre o ensino/aprendizagem no so suficientes para uma prtica pedaggica completa, levando em conta a importncia do conhecimento emprico no desenvolvimento desta profisso. Do mesmo modo que a simples instrumentalizao para o desenvolvimento do magistrio, no coloca em menor grau de importncia o conhecimento terico, que poder nortear as escolhas feitas pelo professor, bem como ajudar-lo a questionar, refletir e compreender a realidade por ele vivida. preciso que os professores orientadores de estgios procedam, no coletivo, juntos a seus pares e alunos, a essa apropriao da realidade, para analis-la e question-la criticamente, luz das teorias. (Pimenta 2004) Se olharmos ento, o professor, no somente como profissional, mas tambm como pessoa que , e que se constri a partir das experincias vistas e vividas, e sabendo-se que ambos (pessoa e profissional) so indissociveis, poderamos ento afirmar, como fez Dubar, que o professor um ser em formao. E de acordo com um determinado paradigma de professor, teremos um enfoque maior na prtica docente ou no estudo e anlise de suas teorias: Se utilizarmos o modelo de um professor culto, por exemplo, a formao terica ser prioridade enquanto os estgios ficaro em segundo plano, contrastando com o modelo prtico arteso; no modelo tcnico o estgio visto como um complemento a formao terica; No prtico reflexivo, os estgios so vistos como base de uma reflexo e no modelo de ator social, oportunidade de envolvimento em um ofcio coletivo.

Especialmente nos dias atuais, em que as mudanas ocorrem de forma mais veloz a cada dia, muito importante que o professor no encare a sua formao simplesmente como um evento que ocorre dentro de uma instituio de ensino, mas tambm e principalmente ao sair dela. Pois ao entrar em contato direto com a realidade de uma sala de aula, que ter em mos um precioso e sempre atualizado objeto para anlise e reflexo, que tornar sua prtica cada vez mais elaborada. Alm de poder utilizar sua prpria prtica para estudo e pesquisa. Para uma formao completa, o professor deve tornar o seu cotidiano o lugar e o meio pelo qual se transforma e onde causa transformaes, enquanto exerce a profisso que, tem entre outros objetivos, o de formar outros profissionais.

PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estgio e docncia. So Paulo. Cortez. 2004. PERRENOUD. (org.) Formando professores profissionais. Quais estratgias? Quais competncias? 2. ed. Porto Alegre, Avtmed.2001.

You might also like