You are on page 1of 15

Federao das Indstrias do Estado de Santa Catarina

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Santa Catarina


Centro de Educao e Tecnologia de Capivari de Baixo

Tcnico em Processos de Gerao de Energia Eltrica

MOTORES ASSNCRONOS MONOFSICOS

Elaborado por: Nilo Srgio Pereira

Tubaro, Janeiro de 2010.

ndice 1. Motores Assncronos


1.1 Introduo 1.2 Partes principais

03
03 04

2. Motores assncronos monofsicos


2.1 Princpio de funcionamento 2.2 Sistema de partida 2.3 Variao de velocidade 2.4 Potncia dos motores de induo monofsicos 2.5 Esquema de ligao

05
05 10 11 13 14

3. Bibliografia e fontes de pesquisa

24

1- MOTORES ASSNCRONOS 1.1INTRODUO

Motor eltrico a mquina capaz de transformar energia eltrica em energia mecnica, usando geralmente o princpio da reao entre dois campos magnticos. A potncia eltrica nominal a potncia mecnica no eixo do motor e normalmente expressa em CV, KW e eventualmente em HP. A potncia eltrica ou potncia de entrada igual potncia mecnica dividida pelo rendimento ( ). O rendimento dos motores eltricos fornecido pelos fabricantes considerando 100% de carga no motor. A maioria dos motores eltricos, monofsicos e polifsicos, empregados na indstria, so do tipo assncrono, chamados tambm de Motores de Induo. A procura destes motores devida ao fato de os mesmos possurem importantes qualidades, tais como: Construo simples; Custo reduzido; Vida til longa; Facilidade de manobra e de manuteno.

Nestes motores, o enrolamento do rotor no possui ligao eltrica com a linha de alimentao. As correntes rotricas so geradas pela induo eletromagntica, de onde vem o nome de Motores de Induo. Comportandose o circuito eltrico do rotor como o secundrio de um transformador, alguns autores denominam este tipo de motor de Transformador Rotativo. Uma das grandes vantagens do motor assncrono, quando comparado ao sncrono, o fato de poder partir sozinho, mesmo com carga. O primeiro motor assncrono foi realizado no ano de 1885, pelo fsico italiano Galileo Ferraris.

1.2-

PARTES PRINCIPAIS DE UM MOTOR ASSNCRONO

Carcaa So fabricadas geralmente em ferro fundido cinzento de construo slida e robusta. Tampas So fabricadas do mesmo material das carcaas. Estator O estator composto por chapas de ao de baixo teor de carbono ou por chapas de ao silcio assegurando baixas perdas e elevada estatores permeabilidade bobinados magntica. so Os duplamente

impregnados com verniz isolante, com isso, os enrolamentos adquirem elevada resistncia mecnica, alta rigidez dieltrica, proteo abraso e melhor transmisso de calor. Rotor O conjunto rotor composto por chapas de ao, eixo e gaiola. As chapas de ao so estampadas em prensas de alta preciso, possuindo caractersticas semelhantes das chapas utilizadas no estator. Na prtica, as espiras do rotor formam um conjunto que, por sua semelhana, foi denominado Gaiola de Esquilo. A gaiola de esquilo formada por barras de alumnio ou cobre, soldadas a um anel dianteiro e outro traseiro. Os anis provocam o curto-circuito entre as barras, completando as espiras.

Sistema

de

Ventilao

sistema

de

ventilao projetado para obter o mximo de resfriamento associado a um reduzido nvel de rudo. Geralmente feitos de nylon ou de alumnio, montado na extremidade do eixo. Caixa de Ligao A perfeita ligao a rede fundamental para o bom funcionamento dos motores eltricos.

Placa de identificao confeccionada em alumnio e fixada a carcaa do motor. As especificaes dos motores so impressa nesta placa.

2- MOTORES ASSNCRONO MONOFSICO ( INDUO ) Os motores de corrente alternada so os mais encontrados pr ser de corrente alternada a quase totalidade das fontes de suprimento de energia. Esses motores podem ser monofsicos ou trifsicos, sendo que os monofsicos tm o inconveniente de exigir um dispositivo de partida (capacitores, enrolamentos de partida e chave centrfuga); j que na partida seu torque nulo. esta a razo pela qual sempre deve preferir os motores de induo trifsicos, pois assim se elimina uma fonte de possveis defeitos.

2.1 PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO

Suponhamos inicialmente que temos dois eletroms, cujas bobinas esto ligadas, como ilustra a figura ao lado, e que esteja sendo alimentado pr corrente alternada. No momento em que a corrente eltrica circular no sentido indicado, a polaridade dos eletroms ser igual representada na figura abaixo.

E , no momento em que a corrente eltrica inverte de sentido , a polaridade dos eletromas tambm inverter.

Suponhamos, agora, que temos uma espira de fio de cobre com o seu centro demarcado.

E que, assim preparada, a colocamos no centro do campo magntico dos eletroms.

Considerando que a espira ficar fixa, pelo seu centro, ao centro do eletroms e que ter plena liberdade para girar para esquerda ou para direita, vamos supor que, nesse momento , a polaridade dos eletroms seja indicada na ilustrao abaixo:

Nesse momento, vamos acionar a espira, dando-lhe um rpido impulso para a direita, ou seja, no sentido dos ponteiros do relgio:

A espira continuar girando para a direita, enquanto circular corrente eltrica pelas bobinas dos eletroms. Se impulso tivesse sido dado para a esquerda, a espira continuaria girando para a esquerda, plos mesmos motivos que gira para a direita. No momento em que demos o impulso na espira, criamos condies para que , quando ela estivesse cruzando as linhas de fora do campo magntico dos eletroms, circulasse pr ela uma corrente eltrica. Pr sua vez, essa corrente eltrica da espira deu origem a um campo magntico, defasado de 90 graus do campo magntico dos eletroms.

Nesse ponto, uma primeira viso que podemos Ter a baseada na regra que diz: Plos magnticos de nomes iguais se repelem e magnticos de nomes diferentes se atraem. Veja a aplicao dessa regra no exemplo abaixo: plos

Pr outro lado, voc tambm deve Ter observado que os motores apresentam partes que so fixas (eletroms) e outra parte (espira) que tem um movimento de rotao. Na prtica, estas partes so chamadas respectivamente de estator e rotor, conforme mostra a figura ao lado. Ento para que o rotor gire, necessrio que ocorra nele uma induo. Essa induo, pr sua vez, provocar o aparecimento do campo magntico defasado de 90 graus do campo magntico do estator. E para que haja induo no rotor, sua velocidade de rotao no pode ser igual velocidade de rotao do campo magntico do estator. Se o rotor acompanhar a velocidade de rotao do campo magntico do estator, deixar de haver nele a induo de corrente. Sem induo (e sem campo magntico defasado), o rotor perde velocidade. Girando h velocidade um pouco menor, o rotor ter novamente corrente induzida e campo magntico defasado. Em conseqncia: O rotor sempre gira em velocidade um pouco menor que a velocidade de rotao do campo magntico do estator.

Essa diferena entre a velocidade do campo magntico do estator e a velocidade de rotao do rotor chamada de deslizamento ou escorregamento.

Pr este motivo, os motores de corrente alternada do tipo induo so chamados de motores assncronos (no sincronismo), ou seja:

Motor assncrono

o motor em que a velocidade do rotor diferente (um pouco menor ) da velocidade de rotao do campo magntico do estator.

Quanto maior for o nmero de espiras no rotor, menos pulsante ser o movimento de rotao do motor, ou seja, o seu movimento de rotao ser mais constante. Na prtica, as espiras do rotor formam um conjunto que, pr sua semelhana, foi denominado gaiola de esquilo. A gaiola de esquilo formada pr barras de alumnio ou cobre, soldadas a um anel dianteiro e a outro traseiro. Os anis provocam o curto-circuito entre as barras, completando as espiras. Como foi visto anteriormente , para que o rotor girasse , foi necessrio que dssemos inicialmente um impulso manual, veja que no nada prtico Ter de dar impulso manual, toda vez que se quiser colocar um motor em funcionamento. Exatamente para evitar os inconvenientes da partida manual, foram criados mtodos automticos de partida. 9

A tenso induzida no rotor nos motores assncrono, varia no decorrer da rotao e, em cada instante, dada em volts pela frmula: onde B = intensidade do campo ( vetor induo magntica ) L = comprimento do condutor V = velocidade tangencial com que o condutor corta as linhas de fora = ngulo com que a direo da velocidade forma com a direo do campo.

e = 10-8 . B . L . V . sen

2.2 SISTEMA DE PARTIDA Para que o motor de induo monofsico possa arrancar por si s, foram criados mtodos automticos de partida. Vamos falar apenas do mtodo de partida de arranque capacitivo, pr ser um dos mais usados e, portanto, que mais nos interessa. Assim, observe o esquema eltrico do motor monofsico abaixo:

Enrolamento de trabalho ( Principal )

o enrolamento que entra em funcionamento no momento em que o motor ligado e s deixa de funcionar quando o motor desligado.

o enrolamento que, devido sua combinao com o 10 capacitor, proporciona um outro campo magntico que, em conjunto com o campo magntico produzido pelo enrolamento de trabalho, ir provocar a partida do motor.

Enrolamento de partida ( Auxiliar )

Interruptor centrfugo ou chave centrfuga

Este interruptor normalmente montado internamente no motor, no eixo do rotor. Quando o rotor gira, as esferas tendem a se afastar do eixo, pela ao da fora centrfuga. Com isso, um sistema de alavanca empurra a arruela de material isolante para frente, a qual, pr sua vez, abre o contato. Ento, o motor passa a funcionar somente com o enrolamento de trabalho. Pr outro lado, quando o motor desligado, medida que o rotor diminui de velocidade e vai parando, a fora centrfuga diminui; as esferas, devido a ao das molas, retornam sua posio original, e os contatos voltam a se fechar.

2.3 VARIAO DE VELOCIDADE DOS MOTORES DE INDUO MONOFSICOS A velocidade do campo magntico girante define a velocidade sncrona do motor expressa por:

120 . f N = ----------------P

Onde: 11

Ns F P

= Velocidade sncrona do motor ( RPM ) = Freqncia da corrente do motor ( HZ ) = Nmero de plos do motor ( dado construtivo )

Estes motores podero ser compostos por 2, 4, 6, 8, 10, 16 e 20 plos, a sua velocidade ser tanto menor, quanto maior for o nmero de plos, porque a rotao dada pela expresso acima.

2 Plos

4 Plos

A velocidade dos motores de induo monofsicos pode sofrer variao, de acordo com os seguintes fatores: Nmero de plos como estes motores podero ser compostos pr 2, 4, 6 ou mais plos, de acordo com o nmero de plos, a velocidade do motor ser diferente, ou seja, quanto maior a nmero de plos, menor ser a velocidade. Freqncia um outro fator que pode provocar a variao da velocidade do motor a freqncia. A diferena entre a velocidade sncrona e a velocidade do rotor chamada de escorregamento ou deslizamento e expressa por: S% = ( Ns - Nr ) / Ns x 100 S% Ns Nr onde,

= escorregamento ou deslizamento em percentual = velocidade sncrona ( RPM ) = velocidade do rotor ( RPM ) 12

Exerccio 1) Um motor de 4 plos, 60 HZ , tem uma velocidade de 1754 RPM. Qual o escorregamento deste motor. R: 2,55 %

2.4 POTNCIA DOS MOTORES MONOFSICOS A potncia mecnica no eixo expressa geralmente em CV ou HP e a corrente nominal do mesmo, em ampres pode ser obtida da seguinte expresso:

I = P / V x FP x
I P V FP = Corrente nominal do motor ( A ) = Potncia do motor em watts = Tenso de alimentao do motor = Fator de potncia = Rendimento do motor

onde,

Obs : 1 HP igual a 743 w e 1 CV igual a 736 w Os motores monofsicos so normalmente fabricados para as potncias: 1/8; ; 1/3; ; ; 1; 1 ; 2 e 3 CV. Entretanto, poder ocorrer que voc encontre motores deste tipo para potncias acima de 3 CV. Porm, nestes casos, mais econmico o uso dos motores trifsicos. Exerccio 1) Um motor de 5 CV, monofsico, de 220 v entre fases, fator de potncia e rendimento, 80 e 90 % respectivamente. Qual a corrente do motor? R: I = 23,23 A

13

2.5 ESQUEMA DE LIGAO DOS MOTORES MONOFSICOS

Estes motores apresentam seis pontas, que saem dos enrolamentos, e podem ser ligados de acordo com o esquema de ligao.

14

3- BIBLIOGRAFIA E FONTES DE PESQUISA


Martignoni, Alfonso Mquinas de corrente alternada Editora Globo. Kosow, Irving Mquinas eltricas e Transformadores Editora Globo. Gozzi, Giuseppe Giovanni M. Circuitos Magnticos Editora rica. Martignoni, Alfonso Eletrotcnica Editora Globo.

15

You might also like