You are on page 1of 4

OS PILARES DA EDUCAO PARA O SCULO XXI Mrcia Costa Alves da Silva1 A rapidez com que as mudanas ocorrem na atualidade

inegvel e constitui um grande desafio para as Organizaes que a todo o momento precisam estar se (re)adaptando a um novo cenrio. Muitos acreditam na fora da tecnologia e na gesto da informao como poderosas ferramentas de trabalho, mas paralelamente a esta concepo, h tambm a crena de que o homem o principal e nico agente capaz de promover as mudanas necessrias nesta nova era. As pessoas, que constituem o capital intelectual das organizaes, cabe o desafio de construir empresas mais humanas e uma sociedade melhor para se viver e conviver. As organizaes cabe o importante e estratgico papel de contribuir para o desenvolvimento e a construo de novos modelos de aprendizagem que possibilitem a aquisio e o aperfeioamento de competncias. Jacques Delors, autor e organizador do Relatrio para a UNESCO da Comisso Internacional sobre Educao para o sculo XXI, intitulado: Educao, um Tesouro a descobrir, descreve que o paradigma da educao deve se basear em 4 (quatro) pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Aprender a conhecer este tipo de aprendizagem se refere ao

domnio dos prprios instrumentos do conhecimento e pode ser considerado como um meio e um fim da vida humana. Meio porque se pretende que cada um aprenda a compreender o mundo que o rodeia, pelo menos na medida em que isso lhe necessrio para viver, desenvolver suas capacidades profissionais, se comunicar. Fim porque seu fundamento o prazer de compreender, conhecer e descobrir. Apesar de estudos sem utilidade imediata estarem desaparecendo, tal a importncia dada atualmente aos saberes utilitrios, a tendncia para prolongar a escolaridade e o tempo livre deveria levar os adultos a apreciar, cada vez mais, as alegrias do
1

Psicloga, especialista em Recursos Humanos pela FGV/RJ e mestre em Administrao pela UNESA/RJ. Professora e assessora da Escola Nacional de Servios Urbanos ENSUR do Instituto Brasileiro de Administrao Municipal IBAM. Consultora na rea de Gesto de Pessoas, Comportamento Organizacional, Desenvolvimento Gerencial e de Equipes.

conhecimento e da pesquisa individual. O aumento dos saberes, que permite compreender melhor o ambiente sob os seus diversos aspectos, favorece o despertar da curiosidade intelectual, estimula o sentido crtico e permite compreender o real, mediante a aquisio de autonomia na capacidade de discernir. Aprender para conhecer pressupe, antes de tudo, aprender a aprender, exercitando a ateno, a memria e o pensamento. Os fundamentos do aprender a conhecer baseiam-se na Teoria Cognitiva da aprendizagem, e refere-se interpretao que o indivduo faz da realidade, atravs do conhecimento de conceitos, princpios, fatos e proposies, que lhe permitem estabelecer, simultaneamente, uma viso global e o domnio de assuntos especficos de sua rea de atuao. Cabe a Organizao adotar em seu planejamento metodologias que favoream o desenvolvimento da capacidade reflexiva, para que seus colaboradores possam pensar, questionar, posicionar-se de acordo com suas prprias idias e atuar de modo criativo na busca da auto-realizao e do autodesenvolvimento.

Aprender a fazer aprender a conhecer e aprender a fazer so, em

larga medida, indissociveis. Mas a segunda aprendizagem est mais estreitamente ligada questo da formao profissional: como ensinar o aluno a pr em prtica os seus conhecimentos e, tambm, como adaptar a educao ao trabalho futuro, quando no se pode prever qual ser a sua evoluo? Aprender a fazer no pode continuar a ter o significado simples de preparar algum para uma tarefa determinada. O domnio do cognitivo e do informativo nos sistemas de produo torna um pouco obsoleta a noo de qualificao profissional e leva a que se d muita importncia competncia pessoal. Cada vez mais, a idia de uma qualificao ligada a competncia material substituda por uma competncia que se apresenta como um coquetel individual, combinando a qualificao, em sentido estrito, adquirida pela formao tcnica e profissional, o comportamento social, a aptido para o trabalho em equipe, a capacidade de iniciativa, o gosto pelo risco. Os fundamentos do aprender a fazer baseiam-se na Teoria Sociocrtica da aprendizagem cuja essncia consiste em estimular a transformao da teoria

em prtica, ou seja, aplicar o conhecimento em uma prtica refletida e planejada. Envolve a transposio do conhecimento para situaes especficas da vida, atravs da ao, iniciativa, concretizao e transferncia. Neste contexto as Organizaes devem adotar estratgias que favoream participao ativa do colaborador atravs de atividades que estimulem o desenvolvimento da reflexo a partir de contedos significativos.

Aprender a conviver sem dvida, esta aprendizagem representa,

hoje em dia, um dos maiores desafios da educao. O mundo atual , muitas vezes, um mundo de violncia que se ope esperana posta por alguns no progresso da humanidade. A histria humana sempre foi conflituosa, mas h elementos novos que acentuam o perigo e, especialmente, o extraordinrio potencial de autodestruio criado pela humanidade no decorrer do sculo XX. Que fazer para melhorar esta situao? A experincia prova que para reduzir o risco no bastam pr em contato e em comunicao membros de grupos diferentes. Se no seu espao comum, estes diferentes grupos j entram em competio ou se o seu estatuto desigual, um contato deste gnero pode, pelo contrrio, agravar ainda mais as tenses latentes e gerar conflitos. Pelo contrrio, se este contato se fizer num contexto igualitrio, e se existirem objetivos e projetos comuns, os preconceitos e a hostilidade latente podem desaparecer e dar lugar a uma cooperao mais serena e at amizade. A educao tem por misso, por um lado, transmitir conhecimentos sobre a diversidade da espcie humana e, por outro, levar as pessoas a tomar conscincia das semelhanas e da interdependncia entre todos os seres humanos do planeta. Os fundamentos do aprender a conviver baseiamse na Teoria Humanista da aprendizagem que adota o conceito de interdependncia e interao entre as pessoas. O objetivo principal estimular o conhecimento e o desenvolvimento das potencialidades individuais atravs do autoconhecimento e da capacidade de interagir em grupo. Compreende todas as atividades que tenham significado para o indivduo, seus sentimentos, emoes, atitudes e percepo que tem de si e do outro, bem como sua capacidade de conviver em ambientes diferentes.

Aprender a conviver envolve interao, trabalho em equipe, estar preparado para lidar com conflitos, respeito s diferenas individuais, participao cooperativa em projetos comuns. Nesta perspectiva dever a Organizao incentivar o pensamento criativo, desenvolver prticas que fortaleam os valores organizacionais e estimular o trabalho em equipe.

Aprender a ser A educao deve contribuir para o desenvolvimento

total da pessoa esprito, corpo, inteligncia, sensibilidade, responsabilidade social. preciso que as crianas sejam preparadas para uma sociedade complexa, dar-lhes foras e referenciais intelectuais que lhes permitam compreender o mundo e comportar-se nele como atores responsveis e justos. Todo ser humano deve ser preparado para elaborar pensamentos autnomos e crticos e para formular os seus prprios juzos de valor, de modo a poder decidir, por si mesmo, como agir nas diferentes circunstncias da vida. preciso considerar o ser humano em toda riqueza e complexidade das suas expresses e compromissos: indivduo, membro de uma famlia e de uma coletividade, cidado, produtor, inventor de tcnicas e criador de sonhos. Tambm fundamenta-se na Teoria Humanista e na abordagem do pensamento complexo de Edgar Morin. Para Delors, o sculo XXI exigir capacidade de discernimento e dever considerar os tesouros de cada ser humano: memria, raciocnio, imaginao, capacidades fsicas, senso esttico, comunicao o que refora a necessidade de conhecer a si prprio e o outro.

(adaptao do cap. 4 do Relatrio para a UNESCO da Comisso Internacional sobre Educao para o sculo XXI)

You might also like