You are on page 1of 2

-----

VERBOS DE APLICAAO PARA ELABORAO DE OBJETIVOS

A Taxonomia de Bloom Benjamin Bloom liderou um grupo formado pela American Psychological Association para criar uma "classificao de objetivos de processos educacionais".

FUNES MENTAIS E VERBOS SUGESTIVOS E QUE PODEM SER USADOS EM CADA NVEL DO DOMNIO COGNITIVO:
1 2 3 APLICAO 4 ANLISE 5 SNTESE 6 AVALIAO

CONHECIMENTO COMPREENSO

Definir Repetir Apontar Inscrever

Traduzir Reafirmar Discutir Descrever Explicar

Interpretar Aplicar Usar Empregar

Distinguir Analisar Diferenciar Calcular

Compor Planejar Compor Esquematizar

Julgar Avaliar Taxar Validar Selecionar Escolher Valorizar Estimar medir argumentar concluir

Demonstrar Experimentar Formular Dramatizar Provar Praticar Comparar Ilustrar Operar Inventariar Esboar Traar Contrastar Criticar Investigar Debater Examinar categorizar Coordenar Conjugar Reunir Construir Criar Erigir Organizar prestar

Registrar Marcar Recordar Nomear Relatar Sublinhar

Expressar Identificar Localizar Transcrever Revisar Narrar

Relacionar Anunciar

Fases da Avaliao: a. Inicial: detectar ou diagnosticar as habilidades que os educandos j possuem antes da execuo de um programa de curso e aquelas a serem desenvolvidas. b. Formativa: oportunizar as habilidades no adquiridas atravs da elaborao de um plano de curso que seja flexvel a correes de pilotagem de acordo com a evoluo do educando. c. Recapitulativa: medir as habilidades adquiridas pelos educandos durante a fase formativa. Como conhecer as habilidades a serem avaliativas? A) Conhecimento: a aprendizagem se d pela pura memorizao de teorias. Verbos aplicveis: definir, repetir, apontar, marcar, etc. Ex: Decorar nomes, datas e fatos repetindo-os fielmente.

B) Compreenso: atravs do raciocnio o educando traduz para a sua lngua o conhecimento, utilizando seu prprio vocabulrio para decodifica-lo sem necessariamente relaciona-lo com outra teoria ou implicao mais complexa.Verbos aplicveis: traduzir, reafirmar, descrever, transcrever, etc. Ex: A capacidade para compreender uma ironia, metfora ou simbolismo.A capacidade de captar a idia de uma obra. A capacidade de explicar a idia de uma obra. C) Aplicao: O uso de abstraes e regras cientficas em situaes concretas.Verbos aplicveis: empregar, usar, demonstrar, etc. Ex Aplicao de conceitos usados em um trabalho em outro trabalho. A capacidade de aplicar uma regra cientfica aprendida numa situao nova. A capacidade de predizer o efeito provvel de uma modificao num fator, em uma situao biolgica anteriormente em equilbrio. D) Anlise: Esmiuar uma teoria em partes para melhor compreende-la permitindo, inclusive, novas pesquisas sobre aqueles dados desdobrados. Verbos aplicveis: analisar, diferenciar, comparar, investigar, etc. Ex: Habilidade para distinguir fatos de hipteses a partir de informaes e fatos apresentados.A habilidade para compreender as inter-relaes das idias de um trecho. E) Sntese: Combinar elementos e partes esmiuadas pela anlise para formar um todo que constitua um padro ou estrutura que antes no estava evidente.Verbos aplicveis: compor, planejar, esquematizar, construir, organizar, etc. Ex: Habilidade para escrever, organizando as idias e expresses de forma clara e objetiva. Capacidade de relatar uma experincia pessoal verbalmente de forma objetiva. Capacidade de planejar uma unidade didtica para uma determinada situao de ensino. F) Avaliao: Julgamento a respeito do valor de um material a partir de critrios prprios ou fornecidos. Verbos aplicveis: julgar, avaliar, selecionar, medir, etc. Ex: A capacidade de avaliar a probabilidade geral de preciso no registro de fatos, a partir da ateno dada exatido do enunciado, documentao, prova, etc.

WAAL, Paula de: TELLES,Marcos. A taxionomia de Bloom. (AGOSTO, 2004)

You might also like