You are on page 1of 70

MICROBIOLOGIA

Prof. SUELI Prof. CLAUDIO

1 Semestre meio ambiente / 2008

MICROBIOLOGIA Quando voc pensa em microbiologia, talvez pense em germes e oua a voz de sua me chamando l da poca da sua infncia. No coloque isso na boca. Voc no sabe por onde isso andou, pode estar cheio de germes! Quando voc pensa em microbiologia, provavelmente NO pensa no nosso planeta Terra girando no espao. Mas voc deveria. Sem os micrbios, a Terra como a conhecemos no existiria, e nem voc. Os micrbios so importantes em praticamente todos os aspectos da vida humana. No possvel voc comer um hambrguer, sentar-se em uma banheira de gua quente, ou mesmo escovar os seus dentes sem encontrar micrbios. Eles esto em toda parte, sobre o seu corpo e sua volta. Esto at mesmo nesta pgina. No entanto, nem todos so danosos; muitos deles, na verdade, melhoram a qualidade da vida na Terra. POR QUE ESTUDAR MICROBIOLOGIA? Os micrbios (bactrias, vrus, fungos, protozorios e algumas algas) vivem em ns, sobre ns e em quase todos os lugares nossa volta. Eles tm uma grande importncia em nossa sade e no meio ambiente. Eles representam um papel importante em muitos dos alimentos que comemos e nos medicamentos que tomamos. Os micrbios tm uma importncia fundamental na Sade dos seres humanos Embora menos de 1% dos micrbios causem doenas (micrbios patognicos), o conhecimento de como eles causam as doenas e como elas so transmitidas, bem como descobrir como essas doenas podem ser tratadas, de grande importncia para o nosso bem-estar como espcie. Os micrbios ajudam a manter o equilbrio da natureza Muitos microrganismos aquticos captam a energia da luz do sol e a armazenam em molculas que os outros organismos utilizam como alimento. Os microrganismos decompem organismos mortos e produtos da excreo dos seres vivos e podem tambm decompor algumas espcies de resduos industriais. Atravs desta decomposio, eles produzem o nitrognio acessvel s plantas. Alguns microrganismos residem no trato digestivo de animais herbvoros e desempenham um importante papel na capacidade destes animais para digerir a grama. Os microrganismos so essenciais a muitos esforos do ser humano As reaes bioqumicas realizadas pelos microrganismos tm sido aproveitadas pelo homem para vrios propsitos. Indstrias de alimentos utiliza estas reaes no preparo de alguns produtos. As reaes de fermentao so utilizadas na fabricao da cerveja, do vinho e tambm na preparao de po. Um dos benefcios mais significativos que os microrganismos fornecem a sua capacidade de sintetizar antibiticos.

Os microrganismos so especialmente atraentes para muitos pesquisadores porque: 1. Comparados a outros organismos, os micrbios tm estruturas relativamente simples. mais fcil estudar a maioria dos processos vitais em organismos unicelulares simples do que em organismos multicelulares complexos. 2. Um grande nmero de microrganismos pode ser usado em um experimento para se conseguirem resultados estatsticos confiveis, a um custo razovel. O crescimento de um bilho de bactrias custa menos do que a manuteno de dez ratos. 3. Pelo fato de os microrganismos se reproduzirem muito rapidamente, eles so especialmente teis para os estudos envolvendo a transferncia de informao gentica. Algumas bactrias podem sofrer trs divises celulares em uma hora, de modo que os efeitos da transferncia dos genes podem ser rapidamente acompanhados atravs de muitas geraes. A microbiologia o estudo dos microrganismos (micrbios), organismos to pequenos que um microscpio se faz necessrio para estuda-los. Os principais grupos de organismos estudados na microbiologia so as bactrias, as algas, os fungos, os vrus e os protozorios. Todos esto abundantemente distribudos na natureza. A maioria dos micrbios possui uma nica clula. Os vrus, entidades acelulares minsculas situadas entre os seres vivos e a matria no-viva, comportam-se como seres vivos quando conseguem penetrar nas clulas. A vista humana incapaz de perceber objetos com dimetro inferior a cerca de 0,1 milmetro. As clulas vivas, unidades biolgicas da estrutura e funo, esto quase sempre bem abaixo desse limite de tamanho. Portanto, os menores organismos, aqueles constitudos de uma s clula, so na maioria, invisveis a vista humana desarmada. Por esta razo, a prpria existncia do mundo microbiano s foi reconhecida pelo homem quando, do progresso da tecnologia cientfica, resultou a inveno de microscpios, instrumentos ticos que servem para ampliar objetos prximos to pequenos que no podem ser vistos nitidamente pelo olho desarmado, seja qual for proximidade em que sejam colocados. O microscpio foi inventado no incio do sculo dezessete, desvendando assim, a explorao cientfica, o reino dos infinitamente pequenos. A DESCOBERTA DO MUNDO MICROBIANO O descobridor do mundo dos organismos microscpicos foi um habilidoso arteso holands, Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723), que era fabricante de lentes para a viso. Leeuwenhoek construiu sistemas de lentes que permitiam observar objetos pequenos com aumento de 100 a 200 vezes. Esses antigos sistemas em nada lembravam os modernos microscpios. Mesmo assim, com o seu invento, Leeuwenhoek pde observar vrios tipos de materiais. Esse instrumento desvendou o mundo dos seres vivos microscpicos, at ento desconhecido.

Uma dimenso inteiramente nova veio, assim, enriquecer a biologia. Todos os tipos principais de microrganismos unicelulares que hoje conhecemos protozorios, algas, fungos e bactrias foram primeiramente descritos por Leeuwenhoek muitas vezes com tal preciso que possvel identificar espcies individuais a partir de suas descries originais. Robert Hooke, contemporneo ingls de Leeuwenhoek, com o auxlio de um microscpio simples, porm melhor que o do holands, estudou materiais obtidos de vrios seres vivos: penas de aves, asas e patas de insetos e pedaos de cortia. Sobre esses ltimos, disse que eram porosos, com cavidades semelhantes aos favos de uma colmia. Hooke estava vendo apenas o esqueleto externo das clulas vegetais. Tratava-se, portanto, de matria morta e no clulas vivas. As cavidades que ele chamou de clulas

(do grego koilos, oco, ou do latim cella, cavidade), em 1665, eram, na verdade, os espaos antes ocupados pelas clulas.

As observaes feitas por Hooke no tiveram grande repercusso, e pouco se falou das clulas durante 160 anos, at a descoberta do ncleo celular, em 1831, por Robert Brown. Em 1830, foram desenvolvidas as lentes acromticas, que no geravam distores de cores. Elas permitiram o surgimento de microscpios com poder de aumento muito superior aos primitivos microscpios de uma s lente. O botnico alemo Mathias Schleiden afirmou, em 1838, serem todas as plantas constitudas por clulas. No ano seguinte, o seu compatriota Theodor Schwann, fisiologista, concluiu que tambm todos os animais eram formados por elas. Assim nasceu a TEORIA CELULAR, dizendo que todos os seres vivos so constitudos por clulas. Mais tarde, concluiu-se tambm que as clulas surgem sempre de outras clulas, j existentes. Essa descoberta revolucionou no s a Biologia, mas tambm a nossa noo de mundo, porque mostrou a ligao que existe entre todos os seres vivos do planeta, j que todos somos formados por clulas. Atualmente, os cientistas fazem uso de microscpios eletrnicos, que permitem aumentos de at um milho de vezes, aproximadamente. Um tipo especial de microscpio eletrnico o microscpio eletrnico de varredura, capaz de oferecer aumentos prximos a cem milhes de vezes.

H uma rea da Biologia chamada CITOLOGIA, que se dedica exclusivamente ao estudo das clulas.

As clulas so as unidades vivas que formam o corpo dos seres vivos. So consideradas vivas por realizarem funes necessrias a manuteno da vida, como: nutrio, respirao, crescimento e reproduo. Estudaremos a seguir as unidades bsicas que formam as clulas: a membrana, o citoplasma e o ncleo. A membrana plasmtica uma pelcula finssima e muito frgil que tem importantes funes na clula. Uma delas isolar a clula do meio externo. gua, substncias nutritivas e gs oxignio entram com facilidade atravs da membrana. Ela

permite tambm a sada de gs carbnico e resduos produzidos dentro da clula. A membrana tambm dificulta a entrada de substncias indesejveis, exercendo um rigoroso controle do que entra e sai da clula. por isso que os bilogos dizem que ela tem permeabilidade seletiva. Permeabilidade porque as substncias podem atravess-la e seletiva porque faz controle do que entra e sai da clula. O citoplasma um material gelatinoso constitudo por gua, sais minerais, molculas de protenas e outras substncias. Nele encontramos as organelas que realizam diferentes funes na clula, como a respirao, a excreo, armazenamento de substncias nutritivas etc. Mergulhado no citoplasma encontramos o ncleo, que o centro de controle das atividades da clula. ele que contm as informaes hereditrias (genticas), que comanda e gerencia toda a clula. No ncleo existem minsculos fios, os cromossomos. Cada um deles formado por uma fileira de genes. Os genes esto presentes nas clulas de todos os seres vivos. Eles so constitudos por uma substncia qumica chamada cido desoxirribonuclico, mais conhecida por DNA, responsvel por toda e qualquer caracterstica do ser vivo. o DNA quem manda fazer as protenas, determina a forma das clulas e controla as funes do organismo. No homem, a cor dos olhos, o tipo do cabelo, tamanho dos ps e outras caractersticas, herdadas do pai e da me, esto gravados em seu DNA. TIPOS DE CLULA Observando clulas ao microscpio eletrnico, os bilogos perceberam a existncia de dois tipos de clulas: procariticas (do grego proto = primitivo; cario = ncleo; ontos = ser) e as eucariticas (do grego eu = verdadeiro; cario = ncleo; ontos = ser). As clulas procariticas so clulas simples. O material gentico nessas clulas no est envolvido por uma membrana, no h um ncleo individualizado e separado no citoplasma. Todos os seres procariontes so unicelulares. Exemplo: as bactrias e cianobactrias.

As clulas eucariticas apresentam ncleo delimitado por uma membrana nuclear, formando-se assim um ncleo individualizado no citoplasma.

Os seres eucariontes podem ser unicelulares, como as amebas, ou pluricelulares, como os animais e vegetais.

Animais e vegetais so constitudos por clulas, mas existem diferenas entre a clula animal e clula vegetal.

As principais diferenas so: As clulas vegetais possuem uma parede celular formada de um material resistente, chamado celulose, envolvendo a membrana plasmtica. Essa parede d proteo e sustentao clula. A clula animal no possui essa camada de celulose. No citoplasma da clula vegetal, existe uma (ou mais) bolsa chamada vacolo. Nas clulas jovens, os vacolos so pequenos e numerosos, j nas clulas adultas, comum a presena de um nico vacolo volumoso ocupando um grande espao. Esse vacolo cheio de gua com nutrientes. As clulas vegetais possuem no seu interior corpsculos chamados cloroplastos, ricos em um pigmento verde chamado clorofila. A clorofila absorve a energia solar necessria para a realizao da fotossntese, processo pelo qual os seres clorofilados produzem seu prprio alimento. As clulas animais no possuem cloroplastos. A CONTROVERSIA SOBRE GERAO ESPONTNEA Aps haver Leeuwenhoek revelado aos olhos humanos o vasto mundo de criaturas microscpicas existentes na gua e em infuses orgnicas, comearam os cientistas a indagar sobre a origem dessas formas. Desde o incio, houve duas escolas de pensamento. Alguns acreditavam que os microrganismos se formam espontaneamente a partir de matria no viva presente em infuses, enquanto outros (inclusive Leeuwenhoek) acreditavam que as sementes ou germes destas criaturas microscpicas esto sempre presentes no ar, de onde ganham acesso s infuses e ali crescem, desde que as condies sejam adequadas ao seu desenvolvimento. Quando apareciam larvas dentro de frutos, sementes, lixos ou carnes apodrecidas, pensava-se que essas larvas surgiam de materiais que existiam no prprio fruto ou no corpo, em decomposio, de animais mortos. Essa explicao para a origem da vida foi proposta h mais de 2000 anos pelo filsofo Aristteles e ficou conhecida como Teoria da gerao espontnea ou abiognese.

Muitas descobertas feitas at hoje aconteceram e continuam acontecendo porque algum pe em dvida aquilo que considerado verdade e resolve fazer alguma coisa para provar o contrrio. a, ento, que a cincia evolui. Foi o que fez um mdico italiano chamado Francesco Redi (1626-1698), que no acreditava nessa histria de gerao espontnea. Ele tinha uma idia diferente a respeito. Para ele, as larvas que apareciam nos materiais em decomposio vinham, na realidade, de ovos depositados por moscas e no da prpria carne. Para verificar se a sua hiptese era verdadeira, elaborou um experimento simples comprovando que as larvas surgiam, realmente, de ovos postos por moscas e que nada mais eram do que um estgio no ciclo de vida delas.

Foi o cientista francs Louis Pasteur (1822-1895), que j fazia experimentos sobre a origem dos microrganismos que lanou luz sobre o assunto.

Com um de seus experimentos, que ficou conhecido como pescoo de cisne, ele acabou derrubando categoricamente a idia da gerao espontnea.

A seqncia de desenhos a seguir explica como foi realizado o experimento por Pasteur nos frascos pescoo de cisne. Dessa forma ele demonstrou definitivamente que a vida no se origina espontaneamente de um material no vivo.

1 caldo nutritivo. 2 O gargalo aquecido para ser curvado. 3 Caldo fervido por um tempo. 4 Aps a fervura, o caldo manteve-se livre de microrganismos. 5 Depois de quebrado o gargalo, o caldo apresentou microrganismos. As experincias realizadas por Pasteur e Redi apoiavam a idia da biognese, isto , um ser vivo s se origina a partir de outro ser vivo pr-existente.

10

VRUS VRUS Invasores de clulas Os vrus so seres estranhos que ficam na fronteira entre o vivo e o no vivo. So encontrados em praticamente todos os ambientes da Terra: solo, ar, gua e em outras matrias. Nesses lugares ficam inertes como cristais de uma substncia qumica. Porm, ao entrarem em contato com organismos vivos, entram em ao infectando-os e apoderando-se de suas clulas como piratas em assalto. Os vrus tm evoludo para infectar todas as formas de vida: animais, vegetais, fungos e bactrias. A espcie humana vtima da invaso por diversos vrus causadores de doenas. Os vrus existem com um nico propsito: reproduzir-se. Para isso, apoderam-se da mquina reprodutora de uma clula que lhe adequada, passando a comand-la, podendo, inclusive, destru-la. Vrus, um grupo muito especial Extremamente pequenos e visveis apenas ao microscpio eletrnico, os vrus so constitudos por uma cpsula orgnica de natureza basicamente protica, que abriga em seu interior o material gentico viral. Ao contrrio dos demais seres vivos, que possuem DNA e RNA, os vrus so portadores apenas de um tipo de cido nuclico: DNA ou RNA. Apesar de possurem material gentico, os vrus so destitudos de membrana plasmtica, de hialoplasma e de ribossomos. Assim, esses seres no possuem organizao celular, nem metabolismo prprio, permanecendo absolutamente inertes quando fora de clulas vivas. Entretanto, quando penetram em uma clula hospedeira ou nela injetam seu material gentico, multiplicam-se em seu interior custa do equipamento bioqumico da clula vtima. Dessa maneira, os vrus so considerados parasitas intracelulares obrigatrios e provocam inmeras doenas nos mais diversos grupos de seres vivos. Essas doenas so genericamente denominadas viroses. No ser humano, entre outras viroses, podemos citar a Aids, a dengue, a gripe, a poliomielite, a caxumba e a febre amarela. Descoberta dos vrus O termo vrus (do latim veneno) era empregado na Antigidade como sinnimo de veneno e se referia a agentes de natureza desconhecida, que provocavam doenas. A descoberta dos vrus deve-se ao bilogo russo Dimitri Ivanovski pesquisador do agente causador da doena que atacava as folhas do tabaco com a qual se fabricava o fumo,

11

impedindo o crescimento da planta, deixando suas folhas com manchas que lembravam um desenho do tipo mosaico, por isso era conhecido como mosaico do fumo, podendo, inclusive, lev-la morte.

Dimitri descobriu que a doena era contagiosa, pois ao borrifar suco de folhas de fumo contaminadas em folhas sadias, essas passavam a apresentar a doena, mesmo depois de esses sucos terem passado por filtros especiais capazes de reter bactrias. Em 1935, o norte-americano Stanley conseguiu isolar a partcula que causava o mosaico, a partir de um concentrado feito com uma tonelada de folhas contaminadas. Ele foi purificando esse suco at chegar a cristais em forma de agulhas.

Esses cristais podiam ser diludos em gua, formando uma soluo que, borrifada em folhas sadias, infectava-as, manifestando a doena. Alguns anos mais tarde, com a descoberta do microscpio eletrnico, esses cristais puderam ser observados e estudados e se conheceram melhor sua estrutura e a forma como eles atuam. Atualmente, uma grande maioria dos biologistas considera os vrus como os menores seres vivos conhecidos.

12

Como so os vrus Os vrus so diferentes de todos os outros seres vivos, sendo extremamente pequenos e simples, podendo ser vistos apenas com o auxlio do microscpio eletrnico. Apresentam formas variadas: de bastonetes, esfricas, cilndricas etc.

Os vrus no so formados por clulas. Eles so constitudos, basicamente, por um aglomerado de material gentico protegido por uma cpsula de protena. Na maioria dos vrus, o material gentico o mesmo que forma os genes dos outros seres vivos, o DNA (cido desoxirribonuclico). Em outros vrus, esse material muito parecido com o, RNA (acido ribonuclico). Por serem acelulares (no so formados por clulas), os vrus so incapazes de produzir ou desmanchar as substncias de que necessitam, e invadem as clulas de outros seres vivos. No interior delas, comportam-se como verdadeiros piratas celulares, assumindo o comando da clula infectada, obrigando-a a trabalhar quase que exclusivamente para que eles possam produzir novos vrus. So considerados, por isso parasitas intracelulares, provocando a infeco viral na clula hospedeira, causando-lhe um mau funcionamento, podendo, inclusive, lev-la morte. Os vrus so exigentes quanto ao tipo de clula que infectam. Por exemplo, os vrus de plantas no esto equipados para infectar as clulas dos animais; h tambm aqueles que s atacam bactrias. Algumas vezes, os vrus podem infectar um organismo e no lhe causar nenhum dano, mas podem provocar a morte de outro organismo.

13

o caso do hantavrus que, no organismo de um rato, no provoca nenhum dano aparente; porm, ao infectar uma pessoa, causa-lhe uma enfermidade terrvel, freqentemente mortal, caracterizada por um sangramento excessivo. Reproduo dos vrus Enquanto um vrus no encontrar uma clula na qual possa penetrar e comear seu ciclo vital, ele permanece absolutamente inerte. Encontrando uma clula hospedeira apropriada, entra em ao dando incio ao seu ciclo reprodutivo. Usaremos como exemplo um bacterifago, vrus parasita de bactrias, como modelo para estudar a reproduo dos vrus. Reproduo do bacterifago Primeiramente, instala-se na superfcie da bactria. Em seguida, introduz no interior da bactria seu material gentico (DNA). A cpsula de protena que envolve esse material permanece do lado de fora da bactria. No interior da clula bacteriana, o DNA viral comea a se multiplicar. Isso ocorre porque a clula no diferencia os genes do invasor de seus prprios genes. Ao mesmo tempo, comea a produo das cpsulas (cabeas e caudas) dos novos bacterifagos. Em poucos minutos, a bactria est totalmente controlada pelo bacterifago. Cerca de 30 minutos aps a invaso pelo bacterifago na clula da bactria, ela est repleta de novos vrus. A parede dessa clula se rompe, liberando os novos vrus que infectaro novas bactrias, reiniciando o ciclo.

14

Os vrus podem ser teis Controle biolgico Certamente voc j deve ter ouvido falar em controle biolgico de pragas, que baseado em uma idia simples: controlar uma praga, usando seus prprios inimigos naturais. o que pode ser feito utilizando-se um vrus chamado Baculovirus anticarsia que combate lagarta da soja, inseto que pode causar grandes prejuzos s lavouras de soja, devorando suas folhas. O controle biolgico um fenmeno que acontece naturalmente na natureza que consiste na regulao do nmero de plantas e animais por inimigos naturais. uma estratgia que o homem h muito tempo vem utilizando, explorando inimigos naturais para o controle de patgenos, pragas e ervas daninhas ao considerada uma arte por muitos cientistas.

O controle biolgico envolve o reconhecimento de que, todas as espcies de plantas e animais tm inimigos naturais atacando seus vrios estgios de vida. Dentre tais inimigos naturais existem grupos bastante diversificados, como insetos, vrus, fungos, bactrias,
15

aranhas, peixes, anfbios, rpteis, aves e mamferos. A forma mais conhecida de controle biolgico o controle de insetos por outros insetos. Isto acontece o tempo todo nos sistemas agrcolas de forma natural, independentemente da ao do homem: por exemplo, muitos insetos se alimentam naturalmente de outros insetos, ou populaes de insetos so s vezes sujeitas a epidemias as que acabam matando. No entanto, em alguns casos, a interferncia do homem passa a ser necessria e so introduzidos ou manipulados insetos ou outros organismos para controlar quaisquer outras espcies que prejudicam os cultivos. Os mais utilizados no controle biolgico artificial so fungos , bactrias e vrus, para os quais h inclusive formulaes comerciais a venda em lojas de produtos agrcolas. Os animais insetvoros (peixes, anfbios, rpteis, aves e mamferos), por serem inespecficos, apesar de destrurem um grande nmero de insetos, no so usados em controle biolgico pelo homem. Neste grupo incluem-se, por exemplo, lagartixas, sapos, rs, tamandus, tatus, etc. Entre os agentes de controle microbiano de insetos que esto sendo utilizados no Pas destacam-se os fungos Metarhizium anisopliae, Beauveria bassiana e Sporothrix insectorum , os agentes de natureza viral Baculovirus anticarsia , B. erinnys e B. spodoptera e os produtos base das bactrias Bacillus thurigiensis e B. sphaericus. O termo Controle Biolgico foi empregado pela primeira vez em 1919, por H.S. Smith, para designar o uso de inimigos naturais para o controle de insetos-praga. Posteriormente essa expresso foi usada para designar todas as formas de controle, alternativas aos produtos qumicos, que envolvessem mtodos biolgicos. Assim, o Controle Biolgico denominava tcnicas to diversas como o uso de variedades resistentes, rotao de culturas, antecipar ou retardar as pocas de plantio e colheita, queima de restos de culturas, destruio de ramos e frutos atacados, uso de atraentes e repelentes, de feromnios e de armadilhas. Entretanto, esta denominao para os mtodos citados no unanimemente aceita pelos especialistas da rea. Estes consideram o Controle Biolgico como uma cincia que trata da ao de inimigos naturais na regulao das populaes de seus hospedeiros e suas presas, sejam eles insetos pragas ou ervas daninhas. O controle biolgico o componente fundamental do equilbrio da Natureza, cuja essncia est baseada no mecanismo da densidade recproca, isto , com o aumento da densidade populacional da presa, ou do hospedeiro, os predadores, ou parasitos, tendo maior quantidade de alimento disponvel, tambm aumentam em nmero. Desta maneira, os inimigos naturais causam um declnio na populao da praga. Posteriormente, a populao do inimigo natural diminui com a queda no nmero de presas, ou hospedeiros, permitindo que a populao da praga se recupere e volte a crescer. Neste caso, os parasitos e predadores so agentes de mortalidade dependentes da densidade populacional da praga. Por outro lado, os fatores fsicos de mortalidade, como a temperatura e a umidade, podem impedir, temporariamente, o aumento no numero de indivduos da praga, independente do tamanho da populao desta. Estes so os fatores de mortalidade independentes da densidade. Portanto, possvel detectar o efeito da mudana de diferentes
16

fatores ambientais, dependentes e independentes da densidade populacional, na densidade de uma populao, em diferentes tipos de ambientes. Em comparao ao controle qumico o controle biolgico apresenta vantagens e desvantagens. Entre as vantagens pode-se citar que uma medida atxica, no provoca desequilbrio, no possui contra-indicaes, propicia um controle mais extenso e eficiente quando no existe maneira de se utilizar o controle qumico. Em compensao requer mais tecnologia, possui um efeito mais lento, no de to fcil aquisio, nem sempre pode ser aplicado em qualquer poca do ano e, geralmente, mais caro. Para alcanar resultados, todo programa de controle biolgico deve comear com o reconhecimento dos inimigos naturais da "praga-chave da cultura" (principal organismo que causa danos econmicos lavouras). Uma vez identificada a espcie e o comportamento da "praga" em questo, o principal desafio dos centros de pesquisa diz respeito a reproduo desse inimigo natural em grandes quantidades e com custos reduzidos. Dentro do controle biolgico podemos constatar duas fases distintas: o controle biolgico sem a interferncia (ou seja, na forma como encontrado na natureza) e aquele que feito mediante introduo, manipulao e aplicao de organismos capazes de agir de forma contrria a pragas. Entre outros tipos de Controle Biolgico encontramos: Controle biolgico natural que se refere populao de inimigos que ocorrem naturalmente. So muito importantes em programas de manejo de pragas, pois so responsveis pela mortalidade natural no agroecossistema e, conseqentemente, pela manuteno de um nvel de equilbrio das pragas. Controle biolgico artificial - quando o homem interfere de modo a proporcionar um aumento de seres predadores, parasitos ou patgenos, podendo esses serem: insetos (mais atuantes no controle biolgico natural), fungos , vrus, bactrias , nematides e caros. Algumas definies Parasita - um organismo usualmente menor que o hospedeiro. Os parasitas podem completar seu ciclo de vida em um nico hospedeiro e na maioria das vezes no matam o hospedeiro. Ex. piolho. Parasitide - Inicialmente parasitam o hospedeiro causando sua morte at o final do seu ciclo evolutivo. muitas vezes do mesmo tamanho do hospedeiro, mata este e exige somente um indivduo para completar o desenvolvimento; o adulto tem vida livre. Segundo a forma como se desenvolvem no corpo do hospedeiro podem ser: Endoparasitides - quando se desenvolvem dentro do corpo do hospedeiro,

17

Ectoparasitides - quando se desenvolvem fora do corpo do hospedeiro, Hiperparasitides - quando se desenvolve em outro parasitide. Superparasitismo - fenmeno pelo qual vrios indivduos de uma espcie de parasitide podem se desenvolver em um hospedeiro. Parasitismo mltiplo - situao na qual mais de uma espcie de parasitide ocorre dentro ou sobre um hospedeiro. Heternomos - O macho e a fmea do parasitide tm hospedeiros diferentes. Os predadores podem ser classificados em: Monfagos - Comem apenas uma espcie de presa. Estenfagos - Comem um nmero restrito de espcies. Oligfagos - Comem um nmero moderado de espcies. Polfagos - Comem um grande nmero de espcies. Insaciveis - Matam indiscriminadamente. Ex. Aranhas Em relao aos hbitos alimentares, durante o seu desenvolvimento, os predadores podem ser: Completos. Possuem desenvolvimento. Incompletos. Possuem desenvolvimento. hbitos hbitos predatrios predatrios durante apenas todas em as uma fases fase de do seu seu

Os entomologistas geralmente usam o termo parasito para designar insetos que parasitam e patgeno para organismos que causam doenas em insetos. Por outro lado, os parasitologistas empregam parasitos para qualquer organismo que viva em um hospedeiro, incluindo microrganismos e organismos multicelulares. Os vrus como controle biolgico Embora muitas viroses ocorram em insetos, na famlia Baculorividae que se concentram os mais importantes vrus empregados no controle biolgico. Esses vrus tm sido usados efetivamente h mais de 50 anos. nessa famlia de vrus que esto aqueles que possuem corpos de incluso visveis ao microscpio tico ou aqueles que so observveis apenas por meio de microscpio eletrnico.

18

Os vrus contaminam os insetos por via oral sendo ingeridos junto com rgos e tecidos foliares, principalmente folhas e caules. Os sintomas do contgio so: paralisia da alimentao; movimentao lenta do inseto; perda de colorao do corpo; perda do brilho natural; busca pela parte mais alta da planta e morte de cabea para baixo, ficando pendurados. Vantagens: so bastante especficos; condies de armazenamento no so to rigorosas e podem ser usados com risco mnimo de contgio de seres humanos (temperatura tima de ao difere da temperatura do corpo humano). Desvantagens: falta de formulaes adequadas; grande custo de produo; ao lenta e pequena atividade residual. As nossas defesas naturais Estamos constantemente expostos a todo tipo de microorganismos presentes no ambiente. Muitos deles podem penetrar em nosso organismo e nos causar srios problemas. Para nos defendermos desses invasores, contamos com o incansvel trabalho de um sofisticado sistema de defesa: o sistema imunitrio, com capacidade de reagir resistindo ao ataque desses agentes invasores.

graas a esse sistema que, na maioria das vezes, nem percebemos que fomos atacados por esses microorganismos. Quando penetram em nosso corpo, por exemplo, atravs do ar, da gua, de ferimentos ou alimentos contaminados, so imediatamente detectados e identificados como organismos estranhos por certas clulas que fazem parte do sistema imunitrio. Elas passam, ento, a

19

produzir substncias que se ligam aos agentes invasores com a funo de destru-los. Essas substncias so os anticorpos. Os anticorpos tm uma ao especfica, ou seja, para cada tipo de agente invasor so produzidos anticorpos capazes de combat-los. Quando algum contrai o vrus da catapora, por exemplo, o sistema imunitrio entra em ao e comea a produzir os anticorpos especficos contra esse vrus. Os anticorpos que combatem o vrus da catapora so incapazes de combater o vrus do sarampo. Nosso organismo leva um tempo para comear a reagir e produzir os anticorpos. Esse tempo varivel de pessoa para pessoa, pois depende de alguns fatores, como uma boa alimentao e hbitos saudveis que ajudam a manter a sade. No caso da catapora, quando uma criana contrai esse vrus, ela passa um certo tempo com os sintomas prprios da doena. Enquanto isso, seu corpo est produzindo os anticorpos que vo combatendo esses vrus. Passada a doena, caso a pessoa entre em contato novamente com esse tipo de vrus, clulas especiais produzidas pelo sistema imunitrio so capazes de lembrar-se dele e reagir rapidamente, produzindo anticorpos contra o invasor. Muitas vezes, essa lembrana ser mantida por toda a vida da pessoa. Dizemos, ento, que ela adquiriu imunidade (resistncia) contra o vrus. por isso que as pessoas que j tiveram catapora, caxumba, sarampo, rubola e outras viroses, raramente tornam a pegar essas doenas. Essa uma forma de imunizao natural. No caso dos vrus, at agora, poucos remdios tm se mostrado eficazes em destru-los sem causar srios efeitos colaterais. Os antibiticos que combatem to bem as bactrias no tm efeito nenhum sobre os vrus. A boa alimentao e uma vida saudvel garantem o bom funcionamento de todo o organismo, inclusive do sistema imunitrio.

20

Doenas transmitidas por vrus Uma das formas de proteger-se contra as doenas conhecer a sua forma de transmisso. A tabela a seguir traz, de forma prtica e reduzida, informaes sobre algumas doenas causadas pelos vrus.

21

A imunizao contra uma determinada doena pode ser provocada (artificial), quando os anticorpos so introduzidos em um organismo por meio de uma vacina. As vacinas so produzidas com microrganismos mortos ou vivos, porm previamente enfraquecidos, isto , tratados de modo a no causarem doenas, ou ento a partir de toxinas que eles produzem. Quando introduzidos em algum, esses agentes no tm condies de provocar a doena, mas so capazes de estimular o sistema imunitrio a produzir anticorpos. Porm, no so todas as viroses que podem ser prevenidas atravs de uma vacina. o caso da gripe, doena respiratria que mais acomete a populao, e causada por um vrus chamado influenza. O que acontece que esse vrus muda de caractersticas muito rapidamente e uma vacina que protegesse contra os vrus existentes no protegeria contra os novos que, freqentemente surgem. por isso que, de tempos em tempos, surgem novos surtos de gripe, atingindo grande parte da populao. Aids Uma das mais graves doenas causadas por vrus, o HIV Human Immunodeficiency Vrus ou Vrus da Imunodeficincia Humana, a aids, sigla para a expresso inglesa Acquired Immune Deficiency Syndrome, que significa Sndrome da Imunodeficincia Adquirida, e que tem causado inmeras mortes no mundo todo. A principal caracterstica dessa doena afetar o sistema imunitrio do organismo e, com isso, a pessoa se torna incapaz de se defender de uma srie de doenas que facilmente seriam combatidas. So as doenas chamadas oportunistas, como a pneumonia, a tuberculose, a toxoplasmose, tumores e outras, que historicamente vinham sendo tratadas e curadas, mas que nos pacientes com aids, devido a uma falha no seu sistema imunitrio, pode lev-los morte.

22

MONERA Os microrganismos no so percebidos e invadem o organismo das pessoas, que nem percebem que seres estranhos esto penetrando em seus corpos. So invasores invisveis para as pessoas. S mais tarde, quando apresentarem algum problema de sade, que se daro conta do que aconteceu. Foram contaminadas por microorganismos patognicos! grande o risco de a populao humana contrair doenas em guas imprprias. Por isso, a deteco de agentes patognicos causadores de doenas numa amostra dgua muito importante. Utiliza-se ento a anlise de bactrias indicadoras da contaminao fecal. O grupo de bactrias indicadoras de poluio o dos coliformes fecais (1/3 a 1/5 das fezes humanas constitudo por bactrias desse grupo). Quando a quantidade de coliformes fecais muito elevada nas guas das praias, isso indica contaminao fecal, o que poder colocar em risco a sade dos usurios que esto em contato direto e prolongado, nadando, mergulhando, esquiando etc., correndo, portanto, o risco de ingerir quantidades apreciveis de gua e, junto com ela, os microorganismos. A bactria Eschirichia coli considerada como a clssica indicadora da possvel presena de agentes patognicos na gua, que acabam invadindo o organismo das pessoas durante os momentos de recreao. Amostragem O monitoramento feito atravs de coletas semanais de gua. A amostra de gua colhida no mar na profundidade de 1 metro, onde se encontra a maioria dos banhistas. Anlises no laboratrio As amostras de gua so encaminhadas para anlises microbiolgicas para determinar a quantidade de coliformes fecais ou de E. coli, que so indicadores de poluio fecal. Encontrando-se um nmero superior a 2.000 nmp/100 ml, isso indica a existncia de microrganismos causadores de doenas nessas guas.

23

O reino Monera formado pelas bactrias, organismos unicelulares que diferem de outros seres vivos por serem procariontes, isto , suas clulas no possuem um ncleo individualizado por uma membrana e elas podem viver isoladas ou reunidas em colnia. Acredita-se que os seres procariontes formem um grupo de seres vivos muito antigo e que tenham surgido h cerca de 3,5 bilhes de anos. Existem evidncias de que os organismos procariontes primitivos foram os ancestrais de todas as formas de vida que encontramos hoje na Terra. As bactrias so encontradas em todos os ecossistemas terrestres: solo, rios, lagos, profundezas ocenicas, montanhas elevadas, altas camadas atmosfricas e tambm dentro e fora do organismo de outros seres vivos. So microscpicas, podendo ser visualizadas por um microscpio ptico ou eletrnico. A maioria mede entre 1 a 10 micrmetros (smbolo m). 1 micrmetro corresponde milsima parte de um milmetro. Atualmente, o reino Monera est dividido em dois grupos: as arqueobactrias e as eubactrias. As arqueobactrias O nome dado a esse grupo de bactrias se refere poca em que elas surgiram. Atualmente, h poucas espcies de arqueobactrias. O prefixo arqueo vem da lngua grega e significa antigo. Supe-se que as arqueobactrias tenham surgido h cerca de 3 bilhes de anos e que, at hoje, sofreram poucas modificaes. Podem ser encontradas nos ambientes mais extremos do planeta, onde no h possibilidade de vida para outros seres vivos. H arqueobactrias em fontes termais cidas cuja temperatura varia de 60 C a 80 C. Outro grupo consegue sobreviver no mar Morto ou em lagoas com salinidade altssima. Existem, ainda, aquelas que vivem em pntanos e no tubo digestrio de alguns animais herbvoros ou de insetos, como o cupim, produzindo gs metano que liberado para a atmosfera. As eubactrias (do grego eu, verdadeiro). Esse grupo rene a maioria das bactrias conhecidas. Elas so mais complexas que as arqueobactrias e esto reunidas em dois grupos: as bactrias e as cianobactrias. Bactrias As bactrias apresentam um envoltrio externo rgido, a parede celular. Isso faz com que elas tenham formas definidas.

24

Esquema de uma clula bacteriana.

Forma As bactrias apresentam formas variadas, podendo ser esfricas, cilndricas ou espiraladas. Em funo dessa variao de formas, so agrupadas assim: Cocos: forma arredondada. Bacilos: clulas cilndricas, alongadas com forma de bastonetes. Espirilos: so filamentos longos, espiralados, que apresentam certa rigidez. Vibries: possuem aspecto que lembra um bastonete curvo ou uma vrgula. As bactrias podem formar colnias, pela reunio de vrios indivduos de uma mesma espcie que permanecem unidos formando uma unidade funcional. Isso acontece principalmente com os cocos, mas pode ocorrer com os bacilos. No ocorrendo com os espirilos nem com os vibries.

25

Locomoo Muitas bactrias se movem graas ao batimento dos flagelos, que so longos filamentos presos parede e membrana celular, podendo apresentar um ou mais flagelos.

26

Nutrio Algumas bactrias, classificadas como hetertrofas, obtm seu alimento pela decomposio de material orgnico disponvel no ambiente, ou ento vivendo associadas a outros seres vivos para obterem as substncias de que necessitam para sobreviver. Outras conseguem sintetizar seu prprio alimento a partir de elementos simples encontrados na natureza, essas so classificadas como auttrofas. As diferentes atuaes das bactrias no ambiente As bactrias tm uma funo ecolgica de fundamental importncia para a manuteno da vida em nosso planeta. Destacam-se, neste caso, as bactrias decompositoras ou saprfitas, as que vivem em mutualismo com outros seres como as que associam-se a leguminosas ou a ruminantes, alm das espcies que tm importncia em vrios campos industriais e na agricultura. Portanto, vrios motivos justificam o fato de o mundo bacteriano ser da mais alta importncia para a humanidade. Atuam como decompositoras (saprfitas) A maioria das bactrias heterotrfica, isto , alimenta-se do material orgnico produzido por outros seres vivos. Sendo assim, grande parte delas obtm seu alimento a partir de organismos mortos, de seus detritos ou fezes. Nesse processo, as substncias orgnicas encontradas no corpo dos seres vivos so transformadas em substncias inorgnicas simples (sais minerais e certos gases), que sero aproveitadas por outros seres vivos, principalmente os clorofilados. por isso que as bactrias so chamadas, juntamente com os fungos, de agentes decompositores, porque atuam promovendo a reciclagem da matria. Se no fossem esses agentes, cadveres, folhas, troncos e fezes iriam se acumular no solo e na gua.

Atuam como parasitas Tambm so heterotrficas as bactrias consideradas parasitas, pois se instalam em organismos vivos e deles vo extraindo seu alimento. Muitas delas produzem substncias txicas que causam doenas aos seus hospedeiros. por isso que a maioria das pessoas associa bactria doena. De fato, ao longo do tempo, elas tm causado grande parte das epidemias que a humanidade j sofreu e continuam ainda representando graves riscos nossa sade.

27

Atual como fertilizadoras do solo Outro importante papel o de certas bactrias autotrficas que vivem no solo realizando reaes qumicas e produzindo substncias que mantm a fertilidade do solo. Essas bactrias tambm so responsveis pela reciclagem do nitrognio em nosso planeta. O nitrognio compe, aproximadamente, 78% da atmosfera e uma substncia muito importante para a formao das protenas e dos cidos nuclicos dos seres vivos. Entretanto, os animais e as plantas no podem absorv-lo diretamente do ar. Mas algumas bactrias que vivem no solo conseguem captar esse gs e, juntamente com outros elementos, produzir sais nitrogenados na forma de amnia solvel em gua ou na forma de nitratos. Essas substncias contendo nitrognio so ento absorvidas pelas plantas. Os animais herbvoros, ao comerem as plantas, acabam absorvendo nitrognio. Os carnvoros, ao comerem os herbvoros, tambm absorvem nitrognio, assim como toda a cadeia alimentar. Quando os animais e plantas morrem, certas bactrias e fungos, chamados de decompositores, convertem seus compostos de nitrognio em gs nitrognio, que retorna atmosfera, reiniciando o ciclo do nitrognio.

Bactrias do gnero Rhizobium tambm contribuem bastante para a fertilidade do solo. Essas bactrias vivem associadas s razes de um grupo de plantas chamadas leguminosas, como o feijo, a soja, a ervilha e outras. Ao examinar essas razes encontraremos nelas pequenos ndulos com milhes de bactrias que so capazes de absorver o nitrognio do ar e, com ele, produzir sais nitrogenados. Parte desses sais nitrogenados so absorvidas pelas plantas, que os utilizam para fabricar as substncias de que necessitam, e o excesso liberado no solo.

28

As bactrias, por sua vez, tambm se beneficiam com a associao, pois, sendo heterotrficas, utilizam como alimento as substncias orgnicas fabricadas pelas plantas. Portanto, o Rhizobium pode funcionar como uma espcie de adubo vivo para o agricultor, fornecendo o nitrognio necessrio planta e, ao mesmo tempo, enriquecendo o solo, pois, aps a colheita das sementes, pode enterrar os restos dessas plantas leguminosas que, durante o processo de decomposio, estaro liberando os sais nitrogenados que so fundamentais fertilidade do solo. Sem esse trabalho de absoro e fixao do nitrognio realizado pelas bactrias, a vida na Terra, como se conhece atualmente, no seria possvel. Bactrias teis nas indstrias Queijos, coalhadas, iogurtes e outros derivados das indstrias de laticnios podem ser produzidos por meio da fermentao do leite, provocada pelas bactrias do gnero Lactobacillos e Streptococcus. Tambm pode-se produzir o vinagre por meio da fermentao do vinho; o que fazem as bactrias do gnero Acetobacter. Bactrias na agricultura (Controle biolgico) As bactrias so tambm utilizadas no combate a espcies nocivas agricultura. Um exemplo o Bacillus thuringensis, que infesta a larva de determinados insetos. Essa bactria produz cristais proticos que se dissolvem no intestino da larva; a protena dissolvida promove a ruptura da parede intestinal, permitindo a invaso dos tecidos por parte das bactrias, o que provoca a morte da larva. Bactrias que produzem esporos e mesmo bactrias no-esporulantes podem causar doenas em insetos. As pertencentes ao gnero Bacillus so as mais importantes para o controle biolgico, sendo o Bacillus popillae utilizado desde a dcada de 30 no controle de colepteros. Outras espcies do mesmo gnero produzem cristais proticos que so txicos
29

quando ingeridos por insetos. o caso do B. thuringiensis, mais conhecido como Bt, largamente empregado contra dpteros, ortpteros, himenpteros e principalmente lepidpteros. As bactrias contaminam os insetos por via oral, multiplicam-se no interior dos mesmos, e no caso de certos Bacillus produzem protoxinas na forma de cristais. Os cristais atacados por proteases liberam toxinas que afetam os insetos com paralisia intestinal e suspenso da alimentao. Alguns sintomas de contgio so: Paralisao da alimentao e aumento da cpsula enceflica. As cianobactrias As cianobactrias so organismos muito antigos que surgiram na Terra h 3,5 bilhes de anos e, provavelmente, foram os primeiros organismos fotossintetizantes, responsveis pelo acmulo de oxignio (O2) na atmosfera primitiva e pelo aparecimento do oznio (O3), que retm parte da radiao ultravioleta.

Por serem autotrficas e terem grande capacidade de adaptao, elas tm uma grande importncia ecolgica. Podemos chamar as cianobactrias de pioneiras, pois so os primeiros seres vivos a colonizarem um ecossistema ainda em formao. So capazes de se desenvolver em rochas nuas, solos, gua e conseguem isso porque produzem a matria orgnica de que necessitam, possibilitando a instalao, mais tarde, de outros seres vivos.

30

Encontramos cianobactrias nos mais variados ambientes: no mar, na gua doce, em solos midos, troncos de rvores, sobre rochas, associadas a fungos formando liquens e at mesmo em fontes termais de altas temperaturas. Podem se apresentar como simples clulas isoladas ou ento serem agrupadas em colnias. Muitas vezes, h uma capa gelatinosa que envolve e protege a colnia. As cianobactrias no possuem flagelo, mas algumas filamentosas podem se locomover atravs de movimentos oscilatrios. A reproduo sempre assexuada por bipartio ou por fragmentao. Alm da clorofila, pigmento verde, possuem tambm pigmentos azuis e vermelhos. Todos eles atuam na captao de luz para a fotossntese. Algumas espcies podem apresentar mais de um tipo de pigmento, isso explica a existncia de cianobactrias das mais variadas cores. Algumas delas, como as do gnero Nostoc, tm a capacidade de absorver e fixar o nitrognio do ar atmosfrico.

Reproduo e doenas causadas pelas bactrias As bactrias apresentam reproduo assexuada pela diviso simples de suas clulas, isto , um indivduo d origem a dois outros, geneticamente idnticos entre si. Essa forma de reproduo recebe o nome de cissiparidade ou bipartio e acontece da seguinte maneira:

31

O material gentico contido na clula bacteriana se duplica. Em seguida, a clula se divide originando duas novas bactrias idnticas a ela. Esse processo demora cerca de 20 minutos. As novas bactrias formadas podem fazer nova diviso, produzindo quatro novas bactrias, e assim sucessivamente. Em condies ambientais adequadas, isto , havendo alimento e espao suficientes, uma clula d origem a milhares de descendentes, todos geneticamente idnticos entre si, chamados clones.

Muitas vezes, as condies do meio se tornam desfavorveis e algumas espcies de bactrias, para garantirem sua sobrevivncia, envolvem seu material gentico com uma membrana resistente, chamada esporo. Esses esporos podem permanecer em estado de repouso por vrios anos, alguns deles resistem bem ao calor, conseguindo sobreviver at mesmo em gua fervente ou ento em ambientes com temperaturas bem baixas, como, por exemplo, na Antrtica. Quando as condies do ambiente voltarem a ser boas, eles saem dessa fase, voltando a se reproduzir. Algumas espcies de bactrias podem combinar seu material gentico com o de outras. Essa forma de reproduo chama-se conjugao.

32

Nesse processo, duas bactrias geneticamente diferentes se unem atravs de microscpicos tubos (plos sexuais). Uma delas, a bactria doadora ou macho, duplica seu material gentico e o injeta em outra bactria, a receptora ou fmea. Depois disso, as bactrias se separam e, no interior daquela que recebeu o material, ocorrem combinaes genticas que so a mistura dos genes das duas bactrias. Quando for se reproduzir por bipartio, a bactria receptora dar origem a uma populao de bactrias geneticamente diferente da populao inicial (antes da transferncia de genes). So essas combinaes que proporcionam uma variabilidade gentica entre as populaes de bactrias, favorecendo sua adaptao quando ocorrem mudanas ambientais. Algumas bactrias so oportunistas e, quando nosso sistema de defesa corporal se torna enfraquecido, elas conseguem nos causar doenas. o caso da bactria Streptococcus pneumoniae, que, normalmente, encontrada na garganta da maioria das pessoas sadias. Basta uma queda de resistncia corporal para que essas bactrias passem a se reproduzir rapidamente, podendo provocar pneumonia. A preveno de certas doenas causadas por bactrias tambm pode ser feita atravs da vacinao. Ter o conhecimento sobre o modo como algumas bactrias podem penetrar em nosso organismo e o que podem causar uma forma de nos ajudar a preveni-las.

33

Higiene e hbitos saudveis so fundamentais para a sade e , com certeza, a principal atitude preventiva contra muitas doenas causadas por bactrias. A pasteurizao dos alimentos A pasteurizao um processo trmico muito difundido em toda a indstria de alimentos e bebidas para diminuir a contaminao por microrganismos. A pasteurizao no mata todos os microrganismos, por isso que esses produtos devem ser conservados em temperaturas baixas, principalmente depois de abertos, a fim de impedir o desenvolvimento dos microrganismos que resistem pasteurizao. Existem dois tipos de pasteurizao: a lenta e a rpida.

34

A lenta feita pelo aquecimento, entre 62 C e 65 C, por 30 minutos em equipamento prprio. A pasteurizao rpida feita em outro equipamento (placas) com temperaturas de 72 C e 75 C, por 15 a 20 segundos. Qualquer que seja o mtodo empregado, necessrio que se utilize um sistema que proporcione a todas as partculas do produto a temperatura necessria e o tempo preciso. Aps a pasteurizao os produtos so envasados. As bactrias e as novas tecnologias genticas Voc j ouviu falar em biotecnologia? Essa palavra que tem sido usada com muita freqncia atualmente formada por trs termos de origem grega. bio: que quer dizer vida. tecnos: que designa a utilizao prtica da cincia. logos: que significa conhecimento. Quando se fala em biotecnologia, pensa-se em modernidade, mas, num sentido mais amplo, o homem j faz uso da biotecnologia desde a Antigidade. Por volta de 1800 a.C., a humanidade j utilizava as fermentaes com a ajuda de microrganismos para a fabricao de vinhos, pes, queijos etc. Por volta de 1860, as pessoas comearam a produzir plantas atravs da polinizao cruzada intencional, para conseguir espcies mais resistentes ou mais nutritivas. A descoberta da penicilina, produzida por um fungo do tipo Penicillium, desencadeou outras pesquisas com microrganismos para a produo de medicamentos. Assim, a biotecnologia o ramo da cincia que utiliza microorganismos, plantas e animais para a produo de substncias teis ao ser humano. Ao longo do tempo, o homem tem ampliado e melhorado as tcnicas de manipulao de seres vivos, promovendo um desenvolvimento significativo nas mais variadas reas, como agricultura, medicina, indstria qumica etc. Desde que o DNA (material gentico) presente nos ncleos das clulas foi descoberto, e, mais tarde, o cdigo gentico, o termo biotecnologia vem sendo usado quando se trata de transferir genes de uma espcie para outra. Os cientistas conseguem transferir para plantas

35

genes de microorganismos ou de outras plantas. Podem, tambm, combinar genes de plantas com animais ou de animais com animais. O resultado dessa tecnologia levou obteno dos primeiros organismos geneticamente modificados (OGMs). Plantas, animais, microorganismos nos quais foram introduzidos, retirados ou combinados genes so chamados de OGMs. A finalidade desse trabalho atribuir a uma espcie caractersticas que so naturais de outras espcies ou ento melhoramentos genticos dentro de uma mesma espcie. As pesquisas realizadas na rea da biotecnologia tm produzido tambm vacinas, medicamentos, hormnios, anticorpos, entre outros produtos. As bactrias se tornaram uma grande ferramenta da engenharia gentica. Algumas realizaes atuais dentro da biotecnologia

Milhes de pessoas em todo o mundo, portadoras de diabetes melito, que dependem de uma substncia chamada insulina para manter o nvel de glicose no sangue, foram beneficiadas pela biotecnologia. Para fornecer a insulina em quantidades necessrias, introduz-se na bactria Escherichia coli o gene que produz a insulina humana. As bactrias se multiplicam em tanques de fermentao produzindo a insulina, que, a partir da, isolada e purificada.

Entre outros exemplos de produtos produzidos pela biotecnologia esto: o hormnio do crescimento, vacinas como, por exemplo, a da hepatite B e medicamentos que combatem infeces virais e o cncer.

36

Plantas geneticamente modificadas apresentam caractersticas especiais que as tornam resistentes ao ataque de pragas e doenas ou, ento, com maior poder nutritivo (vitaminas e protenas), trazendo um aumento na produo mundial de alimentos e beneficiando agricultores, consumidores e o meio ambiente. Temos como exemplo a soja, o milho, a canola, a batata e o algodo, plantados e consumidos em diversos pases do mundo.

Outras pesquisas ainda esto em fase de testes: so as vacinas comestveis, que seriam alimentos geneticamente modificados que funcionariam como vacinas. Bananas, batatas, tomates, alfaces ou outros alimentos que, ao serem ingeridos, ensinariam o sistema imunitrio a reconhecer e destruir os agentes causadores de doenas.

Alguns pesquisadores dizem que seriam muitas as vantagens desse tipo de vacina: as plantas poderiam ser cultivadas no local onde se desejasse obter a vacina, diminuindo problemas com transporte, pois muitas delas precisam ser mantidas resfriadas. Sendo comestveis, no haveria necessidade de seringa, diminuindo o risco de infeco por agulhas contaminadas. Alm do mais, no seria uma vacina dolorosa, e sim gostosa. Quando se fala em organismos geneticamente modificados h muita controvrsia, isto , muita discusso a respeito do assunto. H alguns setores da sociedade que no esto de acordo com o uso dessa tcnica, principalmente, no que diz respeito aos alimentos.

37

Crticos dos transgnicos argumentam que at o momento no se pode afirmar que esses produtos sejam totalmente seguros em relao sade humana. Os ambientalistas dizem que os transgnicos podem provocar alergias, dar origem a plantas ainda mais resistentes aos agrotxicos, descaracterizar algumas espcies, podendo aparecer bactrias resistentes aos antibiticos, alm dos possveis danos ao meio ambiente, comprometendo a biodiversidade do planeta. Enfim, o que falamos aqui apenas uma pequena amostra das aplicaes da biotecnologia. H diversas pesquisas sendo realizadas no mundo todo, nos mais diversos setores. Muitas delas com o objetivo de resolver problemas como a fome, a desnutrio e doenas que afligem a humanidade. Crescimento e cultivo de Bactrias Crescimento e diviso celular Na linguagem cotidiana, o crescimento refere-se ao aumento do tamanho. Estamos acostumados a ver crianas, outros animais e vegetais crescerem. Os organismos unicelulares tambm crescem; porm, logo que uma clula, chamada clula-me, tenha aproximadamente dobrado de tamanho e duplicado seu contedo, ela se divide em duas clulas-filhas. Ento as clulas-filhas crescem e, subseqentemente, tambm se dividem. Considerando-se que as clulas individuais crescem apenas para se dividir em dois novos indivduos, o crescimento microbiano definido no em termos de tamanho celular, mas como o aumento do nmero de clulas, que ocorre por diviso celular. Diviso celular A diviso celular nas bactrias, diferentemente daquela nos seres eucariontes, geralmente ocorre por diviso binria ou s vezes por brotamento. Na diviso binria, a clula duplica seus componentes e se divide em duas outras clulas. As clulas-filhas tornam-se independentes quando um septo (diviso) cresce entre elas, fazendo com que se separem. Ao contrrio das clulas eucariticas, as clulas procariticas no possuem um ciclo de vida com um perodo especfico para a sntese do DNA. Em vez disso, em clulas em constante diviso, a sntese do DNA tambm contnua e replica o nico cromossomo bacteriano imediatamente antes de a clula se dividir.

38

Em algumas espcies, a separao incompleta das clulas produz cadeias lineares (bacilos ligados), ttrades (grupos de quatro cocos em forma de cubo), sarcinas (grupos de oito cocos em pacotes cbicos), ou grupos em forma de cachos de uvas (estafilococos).

A diviso em dois planos produz ttrades

A diviso em trs planos produz sarcina

A diviso em mltiplos planos produz estafilococos A diviso celular nas leveduras e em algumas bactrias ocorre por brotamento. Neste processo, uma pequena clula nova se desenvolve a partir da superfcie de uma clula preexistente e, subseqentemente, se separa da clula me. Fases de crescimento Considere uma populao de organismos introduzida em um meio fresco e rico em nutrientes, isto , uma mistura de substncias sobre ou dentro da qual os microrganismos crescem. Estes organismos mostram quatro principais fases de crescimento: (1) a fase lag, (2) a fase log (logartmica), (3) a fase estacionria e (4) a fase de declnio ou de morte. Estas fases formam a curva-padro de crescimento bacteriano.

39

Fase Lag Nesta fase, os organismos no aumentam significativamente em nmero, mas so metabolicamente ativos: crescem em tamanho, sintetizam enzimas e incorporam diversas molculas provenientes do meio, a fase de adaptao. Algumas espcies se adaptam ao meio em uma ou duas horas; outras levam vrios dias. Fase Log Uma vez que os organismos se tenham adaptado ao meio, o crescimento da populao ocorrer em velocidade exponencial ou logartmica (log). Quando a escala do eixo vertical logartmica, o crescimento nesta fase aparece no grfico como uma linha diagonal reta, que representa o tamanho da populao bacteriana. Durante a fase log, os organismos se dividem na sua velocidade mais rpida um intervalo regular, geneticamente determinado, chamado tempo de gerao. A populao de organismos dobra em cada tempo de gerao. Tal crescimento chamado de exponencial, ou logartmico. Em condies ideais, uma bactria pode se multiplicar e originar 2.097.152 novas bactrias num perodo de 7 horas. O tempo de gerao para a maioria das bactrias fica entre 20 minutos e 20 horas, e geralmente menor que uma hora. Nem todos os organismos se dividem precisamente juntos. Se todos se dividissem juntos e se o tempo de gerao fosse de exatamente 20 minutos, o nmero de clulas em uma cultura aumentaria como os degraus de uma escada, dobrando exatamente a cada 20 minutos uma situao hipottica chamada crescimento sincrnico. Em uma cultura real, cada clula se divide em algum momento durante o tempo de gerao de 20 minutos, com cerca de 1/20 das clulas se dividindo a cada minuto uma situao natural chamada crescimento no-sincrnico. O crescimento no-sincrnico aparece como uma linha reta, e no como degraus, em um grfico logartmico. A medida que o nmero de organismos cresce, os nutrientes so consumidos, os resduos metablicos so acumulados, o espao pode se tornar limitado e os organismos aerbios sofrem de falta de oxignio. O fator limite para o crescimento logartmico parece ser a velocidade na qual a energia pode ser produzida na forma de ATP. medida que a disponibilidade de nutrientes diminui, as clulas se tornam menos capazes de gerar ATP e sua taxa de crescimento se reduz. O nivelamento do crescimento seguido pela fase estacionria, a no ser que um meio fresco seja adicionado ou que os organismos sejam transferidos para um novo meio. Fase estacionria Quando a diviso celular decresce a um ponto em que novas clulas so produzidas com a mesma velocidade com que as clulas antigas morrem, o nmero de clulas vivas permanece constante. A cultura est, ento, na fase estacionria, representada por uma linha horizontal reta. O meio contm uma quantidade limitada de nutrientes e pode conter

40

resduos txicos. Alm disso, o suprimento de oxignio pode se tornar inadequado para os organismos aerbicos, e podem ocorrer mudanas prejudiciais de pH. Fase de declnio (Morte) medida que as condies do meio vo se tornando cada vez menos favorveis para a diviso celular, muitas clulas perdem a capacidade de se dividir e morrem. Nesta fase de declnio, ou fase de morte, o nmero de clulas vivas decresce em velocidade logartmica, indicado por uma linha reta diagonal em declive. Durante a fase de declnio, muitas clulas sofrem involuo, isto , assumem uma variedade de formas incomuns, o que as torna difceis de serem identificadas. Em culturas de organismos formadores de esporos, sobrevivem mais esporos do que clulas vegetativas (metabolicamente ativas). Culturas de algumas bactrias passam por todas as fases de crescimento e morrem em alguns dias, ao passo que outras abrigaro alguns poucos organismos vivos aps meses ou mesmo anos. Crescimento em colnias As fases de crescimento so exibidas de diferentes maneiras nas colnias que crescem em meio slido. Normalmente, uma clula se divide exponencialmente, formando uma pequena colnia todos os descendentes da clula original. A colnia cresce rapidamente em suas extremidades; as clulas que esto perto do centro crescem mais lentamente, ou comeam a morrer, por terem menores quantidades de nutrientes disponveis e por estarem expostas a mais produtos txicos residuais. Em uma colnia, todas as fases da curva de crescimento ocorrem simultaneamente. Fatores que afetam o crescimento bacteriano Os microrganismos so encontrados praticamente em quase todos os ambientes da Terra, inclusive em meios nos quais nenhuma outra forma de vida pode sobreviver. Os micrbios podem viver em uma grande nmero de ambientes, pois so pequenos e facilmente dispersveis, ocupam pouco espao, necessitam apenas de pequenas quantidades de nutrientes e so diversificados quanto s suas necessidades nutricionais. Eles tambm possuem grande capacidade de adaptao s mudanas ambientais. Para praticamente qualquer substncia, h algum micrbio que pode metaboliz-la como nutriente; para praticamente qualquer mudana ambiental, h algum micrbio que pode sobreviver. Diferentes espcies de microrganismos podem crescer em uma ampla gama de ambientes desde as condies altamente cidas at aquelas um tanto alcalinas, do gelo da Antrtida s fontes termais, em fontes de guas puras ou em pntanos salgados, em oceanos com ou sem oxignio e at mesmo sob grande presso e em fendas de vapor fervente no fundo do oceano. Os microrganismos usam uma variedade de substncias para obter energia, e alguns requerem nutrientes especiais. As espcies de organismos encontradas em um dado ambiente e as velocidades nas quais elas crescem podem ser influenciadas por uma srie de fatores, tanto fsicos como bioqumicos. Os fatores fsicos incluem o pH, a temperatura, a concentrao de oxignio, a umidade, a presso hidrosttica, a presso osmtica e a radiao. Os fatores nutricionais (bioqumicos), entre outros, incluem a disponibilidade de carbono, nitrognio, enxofre e fsforo.
41

Fatores fsicos pH Lembre-se de que a acidez ou alcalinidade de um meio expressa em termos de pH. Os microrganismos possuem um pH timo o pH no qual eles crescem melhor. O pH timo pra os microrganismos est geralmente prximo da neutralidade (pH 7). A maioria dos micrbios no cresce em um pH com uma unidade acima ou abaixo de seu pH timo. De acordo com sua tolerncia acidez ou alcalinidade, as bactrias so classificadas em: No entanto, espcie alguma consegue tolerar por completo a faixa inteira de pH de qualquer uma destas categorias, e muitas delas toleram uma faixa que se sobrepe a duas categorias. Acidfilas ou seja, organismos que tm afinidade por meios cidos, desenvolvem-se melhor em valores de pH de 0,1 a 5,4. O Lactobacillus, que produz cido ltico, um acidfilo, mas suporta apenas uma acidez moderada; Neutrfila vivem entre valores de pH de 5,4 a 8,5. A maioria das bactrias que causam doenas nos seres humanos pertence ao grupo das neutrfilas; Alcalfilas ou bactrias que gostam de ambientes alcalinos, vivem em valores de pH entre 7 e 11,5. O Vibrio cholerae, o agente causador da doena chamada clera asitico, cresce melhor em pH em torno de 9.

Os efeitos do pH sobre os organismos podem estar em parte relacionados concentrao de cidos orgnicos no meio e proteo que as paredes celulares bacterianas s vezes proporcionam. Muitas bactrias, freqentemente, produzem quantidades suficientes de cidos como subprodutos metablicos que eventualmente interferem em seu prprio crescimento. Temperatura A maioria das espcies bacterianas pode se desenvolver em uma faixa de temperatura superior a 30 C, mas as temperaturas mxima e mnima variam consideravelmente entre as diferentes espcies. A gua do mar permanece lquida abaixo de 0 C, e os organismos que l vivem conseguem tolerar temperaturas negativas. De acordo com suas faixas de temperatura de crescimento, as bactrias podem ser classificadas como organismos: Psicrfilos ou organismos que gostam do frio, crescem melhor a temperaturas de 15 a 20 C, apesar de alguns viverem bem a 0 C. Os psicrfilos vivem principalmente em guas e solos frios. Nenhum deles sobrevive no corpo humano, mas alguns so conhecidos por causarem deteriorao em alimentos refrigerados. Os psicrfilos obrigatrios no crescem a temperaturas acima de 20 C, e psicrfilos facultativos se desenvolvem melhor a temperaturas abaixo de 20 C, mas que tambm cresce acima desta temperatura;.

42

Mesfilos entre os quais se inclui a maioria das bactrias, so organismos que crescem melhor a temperaturas entre 25 e 40 C. Os patgenos humanos esto includos nesta categoria e, em sua maioria, crescem melhor a uma temperatura prxima do corpo humano (37 C); Termfilos ou organismos que gostam do calor, desenvolvem-se melhor a temperaturas de 50 a 60 C. Muitas destas bactrias so encontradas em pilhas de adubo, e algumas toleram temperaturas de 110 C em fontes termais ferventes. Os termfilos obrigatrios se desenvolvem apenas a temperaturas acima de 37 C, e termfilos facultativos se desenvolvem tanto acima quanto abaixo de 37 C.

A faixa de temperatura na qual um organismo se desenvolve amplamente determinada pelas temperaturas nas quais suas enzimas atuam. Dentro desta faixa, podem ser identificadas trs temperaturas crticas: 1. 2. 3. A temperatura mnima de crescimento, que a menor temperatura em que as clulas se dividem; A temperatura mxima de crescimento, que a temperatura mais alta em que as clulas se dividem; A temperatura tima de crescimento, que a temperatura em que as clulas se dividem mais rapidamente, isto , possuem o tempo de gerao mais curto.

A temperatura importante no apenas para proporcionar condies ao crescimento bacteriano, mas tambm para evita-lo. A refrigerao de alimentos, feita geralmente a 4 C, reduz o crescimento dos psicrfilos e impede o crescimento da maioria das demais bactrias. Entretanto, os alimentos e outros materiais, como o sangue, podem permitir o crescimento de bactrias mesmo quando refrigerados. Por esta razo, se precisarem ser guardados por muito tempo, os materiais que podem suportar o congelamento so armazenados a temperaturas de 30 C. Altas temperaturas tambm podem impedir o crescimento bacteriano. As bactrias esto mais aptas a sobreviver em extremos de frio do que em extremos de calor. Oxignio As bactrias, especialmente as heterotrficas, podem ser divididas em aerbias, que necessitam de oxignio para se desenvolver, e anaerbias, que no o requerem. As

43

aerbias obrigatrias, como a Pseudomonas, que uma causa comum de infeces hospitalares, necessitam de oxignio livre para a respirao aerbia, ao passo que as anaerbias obrigatrias, morrem na presena do oxignio. Entre os extremos das bactrias aerbias obrigatrias e das bactrias anaerbicas obrigatrias esto as microaerfilas, que desenvolvem-se melhor na presena de uma pequena quantidade de oxignio livre; as anaerbias facultativas, que geralmente mantm seu metabolismo aerbio; porm, na falta dele, mudam para o metabolismo anaerbio. O Staphylococcus e a Escherichia coli so anaerbias facultativas; geralmente so encontradas nos tratos intestinal e urinrio, onde apenas uma pequena quantidade de oxignio est disponvel e as anaerbias aerotolerantes, que conseguem sobreviver na presena de oxignio, mas no fazem uso dele em seu metabolismo. O Lactobacillus por exemplo, sempre capta energia atravs da fermentao, no importando se o ambiente tem ou no oxignio. Umidade Todas as clulas ativamente metabolizantes geralmente requerem um meio aquoso. Ao contrrio de organismos maiores, que possuem revestimentos protetores e ambientes internos lquidos, os organismos unicelulares so expostos diretamente a seus meios. A maioria das clulas vegetativas sobrevive apenas algumas horas sem umidade; apenas os esporos de organismos formadores de esporos podem sobreviver em um estado inativo em um ambiente seco. Presso hidrosttica As guas dos oceanos e lagos exercem presso hidrosttica, ou seja, uma presso exercida pela gua parada proporcional sua profundidade. Tal presso dobra a cada 10 metros na profundidade. Algumas depresses ocenicas possuem profundidade de at 7.000 metros, e determinadas bactrias so os nicos organismos conhecidos que sobrevivem presso extrema em tais profundidades. As bactrias que vivem em altas presses, mas que morrem se deixadas por apenas algumas horas em laboratrio presso atmosfrica padro, so chamadas barfilas. Presso osmtica As membranas de todos os microrganismos so seletivamente permeveis e permite gua se mover entre o citoplasma e o meio atravs da osmose (passagem de gua atravs de uma membrana, indo de um meio hipotnico para um meio hipertnico). As clulas em meios hiperosmticos perdem gua e sofrem plasmlise, ou enrugamento da clula. Inversamente, as clulas em gua destilada possuem presso osmtica maior do que a de seu meio e, assim, ganham gua. Nas bactrias, a parede celular rgida impede que a clula inche ou se rompa, mas as clulas se enchem de gua e tornam-se trgidas (distendidas).

44

A maioria das clulas bacterianas pode tolerar uma ampla gama de concentraes de substncias dissolvidas. Suas membranas celulares contm sistemas de transporte que regulam o movimento de substncias dissolvidas atravs da membrana. Mesmo assim, caso as concentraes fora da clula se tornem muito altas, a perda de gua pode inibir o crescimento ou at matar as clulas. As bactrias halfilas, ou organismos que gostam de sal, requerem quantidades de sal (cloreto de sdio) de mdias a grandes. So normalmente encontradas nos oceanos, onde a concentrao de sal (3,5%) tima para seu crescimento. Halfilas extremas requerem concentraes de sal de 20 a 30% e so encontradas em corpos dgua excepcionalmente salgados, tais como o Mar Morto. Radiao As energias radiantes, como por exemplo os raios gama e a luz ultravioleta, podem causar mutaes (mudanas no DNA) e at mesmo matar os organismos. Entretanto, alguns microrganismos possuem pigmentos que filtram a radiao e ajudam a prevenir danos ao DNA. Outros possuem sistemas enzimticos que podem reparar certos tipos de danos ao DNA. Fatores nutricionais O crescimento dos microrganismos afetado por fatores nutricionais, assim como por fatores fsicos. Os nutrientes necessrios aos microrganismos incluem, entre outros, o carbono, o nitrognio, o enxofre e o fsforo. Embora ns estejamos interessados aqui nos modos pelos quais os microrganismos suprem suas prprias necessidades nutricionais, podemos observar que, ao suprir tais necessidades, eles tambm auxiliam a reciclar elementos no meio ambiente.

45

Fontes de Carbono A maioria das bactrias utiliza compostos que contm carbono como fonte de energia e para sintetizar componentes celulares. Os organismos foto-autotrficos reduzem o dixido de carbono a glicose e a outras molculas orgnicas. Tanto os organismos autotrficos quanto os heterotrficos podem obter energia da glicose atravs da gliclise, da fermentao e do ciclo de Krebs. Eles tambm sintetizam alguns componentes celulares a partir de intermedirios destas vias. Fontes de Nitrognio Todos os organismos, inclusive os microrganismos, precisam de nitrognio para sintetizar cidos nuclicos, enzimas e outras protenas. Alguns microrganismos obtm nitrognio a partir de fontes inorgnicas, e uns poucos at mesmo conseguem energia metabolizando substncias inorgnicas que contm nitrognio. Alguns organismos podem sintetizar todos os 20 aminocidos encontrados nas protenas, ao passo que outros necessitam ter um ou alguns aminocidos fornecidos pelo meio. Enxofre e Fsforo Alm do carbono e do nitrognio, os microrganismos necessitam do suprimento de certos minerais, especialmente enxofre e fsforo, que so componentes celulares importantes. Os microrganismos podem obter enxofre a partir de sais de sulfato inorgnicos e fsforo principalmente a partir de fostafo inorgnico. Esporulao A esporulao, ou formao de endsporos, ocorre nos gneros Bacillus, Clostridium e em alguns outros gneros de microrganismos Gram-positivos, mas vem sendo estudada mais cuidadosamente no B. subtilis e no B. megaterium. As bactrias que formam esdosporos geralmente o fazem durante a fase estacionria, em resposta a sinais ambientais, metablicos e do ciclo celular. Quando os nutrientes como o carbono ou o nitrognio tornam-se limitados, so formados dentro das clulas-mes endsporos altamente resistentes. (Em raros casos, algumas bactrias formam endsporos mesmo quando h nutrientes disponveis). Apesar de os endsporos no serem metabolicamente ativos, eles podem sobreviver por longos perodos de seca e so resistentes a temperaturas extremas, radiao e algumas substncias qumicas txicas. Alguns endsporos podem suportar temperaturas bem mais altas do que as clulas vegetativas. O endsporo no pode se dividir, e a clula-me pode produzir apenas um endsporo, logo a esporulao um mecanismo de proteo ou sobrevivncia, no um meio de reproduo. Voltando as condies favorveis, o endsporo se torna uma clula vegetativa (germinao) que no possui as propriedades de resistncia dos endsporos.

46

Assim, as clulas bacterianas capazes de sofrer esporulao exibem dois ciclos o ciclo vegetativo e o ciclo de esporulao. O ciclo vegetativo repetido em intervalos de 20 minutos ou mais, e o ciclo de esporulao iniciado periodicamente. Tem-se observado que endsporos com mais de 300 anos germinam quando colocados em um meio favorvel. Eles so uma boa forma de garantia contra a extino. Cultivo de Bactrias O cultivo de bactrias em laboratrio apresenta dois problemas. Primeiro, preciso uma cultura pura de uma nica espcie para se estudar as caractersticas de um organismo. Em segundo lugar, preciso encontrar um meio que permita o crescimento do organismo desejado. Mtodos de obteno de culturas puras Para o estudo de bactrias em laboratrio, importante se obter uma cultura pura, uma cultura que contenha apenas uma nica espcie de organismo. Hoje, as culturas puras so obtidas atravs do isolamento dos descendentes (ou prole) de uma nica clula. Apesar de agora parecer simples, a tcnica de isolar culturas puras foi difcil de ser desenvolvida, pois dois ou mais organismos de diferentes espcies estavam vrias vezes presentes nas culturas. A tcnica de espalhar poucas bactrias em uma superfcie slida foi mais eficiente, pois ela depositava uma nica bactria em alguns locais. Entretanto, vrias substncias slidas foram testadas at se estabelecer o gar como o agente solidificante ideal. Poucos organismos o digerem, e, preparado em uma soluo de 1,5%, ele no se funde a uma temperatura inferior a 95 C. Alm disso, depois de fundido, o gar permanece lquido at esfriar a 40 C, temperatura fria o suficiente para permitir a adio de nutrientes e de organismos vivos que poderiam ser destrudos pelo calor. O mtodo de esgotamento Hoje, a maneira correta de preparar culturas puras utilizar o mtodo de esgotamento em placas de gar. As bactrias so recolhidas com uma ala metlica estril, e a ala movida levemente na superfcie do gar, depositando as bactrias nas estrias resultantes. A ala de inoculao flambada e algumas bactrias so retiradas da regio j depositada e estriadas em uma nova regio. medida que o esgotamento continua, cada vez menos bactrias so depositadas, sendo a ala flambada aps cada estriamento. Os organismos individuais so depositados na ultima regio estriada. Depois de a placa ser incubada a uma temperatura de crescimento adequada ao organismo, aparecem pequenas colnias, cada uma derivada de uma nica clula bacteriana. A ala metlica usada para se retirar uma poro de uma colnia isolada e transferi-la para qualquer meio estril apropriado, para estudos posteriores. O uso de tcnicas estreis (asspticas) assegura que o novo meio ir conter organismos de uma nica espcie.

47

Meios de cultura Na natureza, muitas espcies de bactrias e de outros microrganismos so encontradas crescendo juntas em oceanos, lagos, solo e em matria orgnica viva ou morta. Estes materiais podem ser considerados meios de cultura naturais. Apesar de as amostras do solo e da gua serem muitas vezes trazidas ao laboratrio, os organismos neles contidos so normalmente isolados e culturas puras so preparadas para estudo. Para cultivar bactrias em laboratrio, preciso conhecer as necessidades nutricionais e ter a habilidade de fornecer as substncias necessrias ao meio. Ao longo de anos de experincias em cultivar bactrias em laboratrio, os microbiologistas aprenderam quais nutrientes devem ser supridos para cada um dos diferentes organismos. Certos organismos, tais como aqueles que causam a sfilis e a lepra, ainda no podem ser cultivados em meios de laboratrios. Eles, devem crescer em culturas que contenham clulas vivas oriundas de seres humanos ou de outros animais. Muitos outros organismos cujas necessidades nutricionais so razoavelmente conhecidas podem crescer em um ou mais tipos de meios. Tcnica de Gram

1 - Introduo A colorao de Gram um mtodo de colorao de bactrias desenvolvido pelo mdico dinamarqus Hans Christian Joachim Gram em 1884, e que consiste no tratamento sucessivo de um esfregao bacteriano, fixado pelo calor, com os reagentes cristal violeta, lugol, etanol-acetona e fucsina bsica. Essa tcnica permite a separao de amostras bacterianas em Gram-positivas e Gram-negativas e a determinao da morfologia e do tamanho das amostras analisadas. A reao das bactrias tcnica de Gram expressa diferentes caractersticas, de modo especial no que diz respeito composio qumica, estrutura, permeabilidade da parede celular, fisiologia, metabolismo e patogenicidade. A parede da clula Gram-negativa constituda por estruturas de mltiplas camadas bastante complexas, que no retm o corante quando submetidas a solventes nos quais o corante solvel, sendo descoloradas e, quando acrescentado outro corante, adquirem a nova colorao. J a parede da clula Gram-positiva consiste de nica camada que retm o corante aplicado, no adquirindo a colorao do segundo corante. O mtodo da colorao de Gram , ento, baseado na capacidade das paredes celulares de bactrias Gram-positivas de reterem o corante cristal violeta no citoplasma durante um tratamento com etanol-acetona enquanto que as paredes celulares de bactrias Gramnegativas no o fazem.

48

Nas bactrias Gram-negativas, a parede celular est composta por uma camada de peptidioglicano e trs outros componentes que a envolvem externamente: lipoprotena, membrana externa e lipopolissacardeo. O peptidioglicano responsvel pela forma das clulas e proteo do citoplasma frente s diferenas de presso osmtica entre os meios externo e interno, conferindo rigidez ao corpo bacteriano. A lipoprotena est ligada de modo covalente ao peptidioglicano e no covalente membrana externa, sua funo estabilizar a membrana externa e ancor-la camada de peptidioglicano. Entre suas funes, a membrana externa representa uma barreira molecular, prevenindo ou dificultando a perda de protenas periplasmticas e o acesso de enzimas hidrolticas e certos antibiticos ao peptidioglicano, possui receptores para bacterifagos e participa da nutrio bacteriana. O lipopolissacardeo consiste no lipdio A (endotoxina) que um glicofosfolipdeo cujo papel biolgico consiste na participao nos mecanismos de patogenicidade da clula bacteriana. A parede celular das bactrias Gram-positiva e Gram-negativa so diferentes, sendo mais espessa nas Gram-positiva. A membrana citoplasmtica adere fortemente ao componente interno da clula bacteriana. A parede celular da bactria Gram-positiva nica e consiste de uma camada composta quase que completamente por peptidioglicano, responsvel pela manuteno da clula e sua rigidez. As mltiplas camadas de peptidioglicano das bactrias Gram-positivas constituem uma estrutura extremamente forte em tenso, enquanto que nas Gram-negativas o peptidioglicano apenas uma camada espessa e, conseqentemente, frgil. A colorao de Gram um dos mais importantes mtodos de colorao utilizados em laboratrios de microbiologia e de anlises clnicas, sendo quase sempre o primeiro passo para a caracterizao de amostras de bactrias. A tcnica tem importncia clnica uma vez que muitas das bactrias associadas a infeces so prontamente observadas e caracterizadas como Gram-positivas ou Gram-negativas em esfregaos de pus ou de fluidos orgnicos. Essa informao permite ao clnico monitorar a infeco at que dados de cultura estejam disponveis. possvel a anlise de vrios esfregaos por lmina, o que facilita a comparao de espcimes clnicos. As lminas podem ser montadas de forma permanente e preservadas como documentao. 2 - Descrio da tcnica O mtodo consiste no tratamento de uma amostra de uma cultura bacteriana crescida em meio slido ou lquido, com um corante primrio, o cristal violeta, seguido de tratamento com um fixador, o lugol. Tanto bactrias Gram-positivas quanto Gramnegativas absorvem de maneira idntica o corante primrio e o fixador, adquirindo uma colorao violeta devido formao de um complexo cristal violeta-iodo, insolvel, em seus citoplasmas. Segue-se um tratamento com um solvente orgnico, o etanol-acetona (1:1

49

v:v). O solvente dissolve a poro lipdica das membranas externas das bactrias Gramnegativas e o complexo cristal violeta-iodo removido, descorando as clulas. Por outro lado, o solvente desidrata as espessas paredes celulares das bactrias Gram-positivas e provoca a contrao dos poros do peptidoglicano, tornando-as impermeveis ao complexo; o corante primrio retido e as clulas permanecem coradas. A etapa da descolorao crtica, pois a exposio prolongada ao solvente ir provocar a remoo do cristal violeta dos dois tipos de bactrias, podendo produzir resultados falsos. A reteno ou no do corante primrio , portanto, dependente das propriedades fsicas e qumicas das paredes celulares bacterianas tais como espessura, densidade, porosidade e integridade. Em seguida, a amostra tratada com um corante secundrio, a fucsina bsica. Ao microscpio, as clulas Gram-positivas aparecero coradas em violeta escuro e as Gramnegativas em vermelho ou rosa escuro. Clulas de bactrias Gram-positivas, clulas velhas, mortas ou com envelopes danificados por agentes fsicos ou qumicos, tendem a perder o cristal violeta e uma mesma amostra bacteriana pode exibir parte ou todas as clulas coradas como Gram-negativas. Portanto, o uso de material fresco importante. Por outro lado, resultados do tipo "falso Gram-positivo" s so obtidos se o tratamento com etanolacetona for omitido. O corante cristal violeta pode ser substitudo, com os mesmos resultados, pelo azul de metileno e a fucsina bsica pode ser substituda pelo corante vermelho safranina. A fucsina cora muitas bactrias Gram-negativas mais intensamente que a safranina, que por sua vez no cora prontamente algumas espcies de bactrias. O solvente etanol-acetona pode ser substitudo por lcool 95%. A tcnica da colorao de Gram no infalvel e pode-se fazer o teste do hidrxido de potssio (KOH). Em um lmina de microscopia adicionam-se duas gotas de uma soluo de KOH a 3%. Com o auxlio de uma ala de semeadura coleta-se uma colnia isolada da bactria a ser testada e mistura-se com a soluo de KOH na lmina por 30 segundos. Durante a mistura deve-se erguer a ala de semeadura cerca de 1 a 2 cm da superfcie da lmina observando-se se h fios de material viscoso pendentes. Se a bactria for verdadeiramente Gram-negativa, o KOH ir romper sua parede celular e liberar seu DNA que ser observado como fios viscosos. Se a bactria for Gram-positiva no haver a formao de fios. As figuras 1 e 2 mostram clulas da bactria Gram-positiva Brevibacillus brevis e da bactria Gram-negativa Aeromonas hydrophila, ambas coradas pelo mtodo de Gram e observadas ao microscpio ptico com aumento de 1000 vezes.

3 - Material Culturas bacterianas em meio slido ou lquido, corante cristal violeta, corante fucsina bsica, lugol, etanol-acetona (1:1 v:v), lmina de microscopia; microscpio ptico e bico de Bunsen.

50

3.1 - Composio dos corantes 3.1.1. Soluo de cristal violeta


Soluo A Cristal violeta Etanol:acetona 2,0 g 20 ml Soluo B Oxalato de amnia gua destilada 0,8 g 100 ml

Misturar as solues A e B e deixar em repouso por 24 horas antes do uso.

3.1.2. Soluo de fucsina


Fucsina gua destilada 1,0 g 100 ml

3.1.3. Soluo de lugol


Iodo Iodeto de potssio gua destilada 1,0 g 2,0 g 100 ml

4 - Procedimentos 4.1 - Preparo do esfregao Suspender uma pequena poro da amostra bacteriana a ser corada em uma gota de gua ou soluo salina 0,85%, sobre uma lmina de microscpio, espalhando a gota. Este procedimento deve ser feito com um ala bacteriolgica flambada ou um palito de madeira esterilizado. Deixar o material secar e, em seguida, fix-lo com calor, flambando rapidamente a lmina acima da chama de um bico de Bunsen. 4.2 - Aplicao do corante primrio Cobrir toda a sua superfcie da lmina com o corante cristal violeta; deixar em repouso por um minuto. Descartar o excesso de corante ou enxaguar a lmina com gua. 4.3 - Aplicao do fixador Cobrir toda a sua superfcie da lmina com lugol; deixar em repouso por um minuto. Descartar o excesso do fixador ou enxaguar a lmina com gua. 4.4 - Descolorao Com a lmina inclinada, despejar algumas gotas de lcool-acetona 1:1 v:v (descolorizador) para remover o complexo cristal violeta-lugol de clulas Gram-negativas. Este procedimento no pode exceder a cinco segundos, pois o descolorizador poder
51

remover o corante cristal violeta das clulas Gram-positivas. Em seguida, enxaguar a lmina com gua para remover excesso de solvente. 4.5 - Aplicao do corante secundrio Cobrir toda a sua superfcie da lmina com o corante fucsina bsica; deixar em repouso por um minuto. Enxaguar a lmina com gua e tocar as bordas com papel absorvente para remoo do excesso de gua. 4.6 - Microscopia Examinar a amostra ao microscpio ptico. Na aplicao da tcnica de colorao de Gram de organismos desconhecidos, pode-se utilizar como controles uma bactria Grampositiva e uma Gram-negativa, conhecidas, preparando-se lminas com trs esfregaos, sendo o esfregao central o da bactria desconhecida. Desta forma, as bactrias controles indicaro se a tcnica foi ou no bem sucedida. Sugere-se utilizao de Bacillus subtilis e Escherichia coli como controles Gram positivo e Gram negativo, respectivamente. 5 - Resultados esperados As figuras 1 a 4 so micrografias pticas de bactrias coradas pelo mtodo de Gram. As figuras 1 e 2 mostram bacilos e cocos Gram positivos, respectivamente e as figuras 3 e 4 mostram bacilos e cocos Gram negativos, respectivamente.

Figura 1. Bacillus subtilis

Figura 2. Streptococcus oralis

Ann C. Smith & Marise Hussey, Dept. of Cell Biology and Molecular Genetics, University of Maryland; imagem licenciada para uso, ASM MicrobeLibrery

Ann C. Smith & Marise Hussey, Dept. of Cell Biology and Molecular Genetics, University of Maryland; imagem licenciada para uso, ASM MicrobeLibrery

52

XFigura 3. Escherichia coli

Figura 4. Neisseria gonorrhoeae

Ann C. Smith & Marise Hussey, Dept of Cell Biology & Molec. Genetics, University of Maryland; imagem licenciada para uso, ASM MicrobeLibrery

Ann C. Smith & Marise Hussey, Dept. of Cell Biology and Molecular Genetics, University of Maryland; imagem licenciada para uso, ASM MicrobeLibrery

Fontes
Ann C. Smith & Marise Hussey, Dept. of Cell Biology and Molecular Genetics, University of Maryland; imagem licenciadas para uso, ASM MicrobeLibrery William R. Mayberry WR, Quillen JH & Catlin K. Gram stain tutorial. ASM MicrobeLibrery

53

OS PROTISTAS PROTOZORIOS

Caracteristicas gerais dos protistas

Os seres vivos pertencentes ao reino Protista so unicelulares, porm so diferentes das bactrias porque suas clulas so eucariticas, isto , possuem um ncleo individualizado, envolvido por uma membrana. Os principais representantes desse reino so os protozorios e algumas algas. A malria uma doena causada por protozorios do gnero Plasmodium, uma doena tropical e parasitria que mais causa problemas sociais e econmicos no mundo, s superada pela aids. A nica clula que um protista possui pode ser considerada uma clula organismo, pois capaz de realizar todas as funes vitais que um organismo mais complexo realiza: alimentao, respirao, excreo e locomoo. Eles so encontrados nos mais diferentes ambientes: na superfcie ou no fundo dos oceanos, na gua doce ou poluda, no solo mido ou em matria orgnica em decomposio. Outros vivem dentro de algumas plantas ou de animais, inclusive o homem. Apresentam as mais variadas formas, podendo viver isolados, fixos ou se locomover livremente. Certas espcies podem formar colnias. H ainda aqueles que vivem associados a outros seres vivos trocando benefcios. Muitos protistas podem se locomover no ambiente em que vivem e, para isso, possuem clios, flagelos ou pseudpodos.

54

Paramecium Os clios so vrios filamentos finos e curtos que existem em volta da clula. o batimento dos clios que provoca o movimento.

Amoeba

Os pseudpodos (pseudo = falso + podos = p) so modificaes do citoplasma da clula que se estica e se contrai, se alarga e se encurta, mudando de forma constantemente. So essas mudanas que fazem com que a clula se movimente.

Trichonympha J os flagelos so filamentos longos e delicados, podendo cada clula apresentar um ou mais flagelos. o movimento desses filamentos que permite o deslocamento do ser vivo.
55

Quanto nutrio, os protistas podem ser auttrofos com clorofila, como o caso das algas unicelulares, ou hetertrofos, sem pigmentos fotossintetizantes, como o caso dos protozorios. Vamos, primeiramente, comentar sobre os protozorios, conhecendo algumas de suas caractersticas e tambm certas doenas que eles causam no homem e em outros animais. Os protozorios O termo protozorio deriva do grego e significa primeiro animal que durante muito tempo eles foram classificados como animais microscpicos, mas atualmente essa classificao mudou. Na realidade, os protozorios so Protistas unicelulares, eucariontes, heterotrficos e com capacidade de locomoo. Os protozorios por serem heterotrficos dependem de outros seres vivos para obter seus alimentos. Podem se alimentar de bactrias ou outros protistas ou, ento, absorvem substncias orgnicas da matria em decomposio. Alguns so parasitas, vivendo no corpo de outros seres vivos podendo lhes causar doenas. H aqueles que, embora vivendo dentro do corpo de seres vivos, lhes trazem benefcios, como o caso de algumas espcies que vivem no intestino dos cupins fazendo a digesto da celulose que esses insetos comem. A maioria dos protozorios se reproduz assexuadamente por cissiparidade ou diviso binria. A clula cresce at um determinado tamanho, se divide ao meio, originando os novos seres vivos. Mas existem tambm algumas espcies que se reproduzem sexuadamente.

56

O protozorios possuem diferentes formas de locomoo, que tm sido consideradas a principal caracterstica para classific-los em diferentes grupos. So eles: sarcodneos, ciliados, flagelados e esporozorios. Sarcodneos So os protozorios que se locomovem e capturam seus alimentos por pseudpodos. As amebas so os principais representantes desse grupo. Alguns tipos de amebas so de vida livre, mas h tambm espcies parasitas do homem e de outros animais, podendo inclusive causar doenas. A forma como as amebas usam os pseudpodos para se alimentar muito interessante e chamada de fagocitose. Observe a figura para entender como acontece.

Ao entrar em contato com alguma partcula alimentar, a ameba estende pseudpodos e circula o alimento, que ento levado para dentro do citoplasma da clula onde ser digerido. Um grupo de protozorios, aparentado da ameba, tem habitado os mares desde muito tempo, so os foraminferos. Eles possuem uma carapaa rica em clcio e silcio. Ao longo do tempo, as carapaas desses organismos foram se acumulado no fundo dos oceanos, originando as rochas sedimentares calcrias. Sabe-se que determinados tipos de foraminferos esto relacionados com a formao de petrleo. Durante as perfuraes, a presena de foraminferos indica para os gelogos a possibilidade da existncia de petrleo.

57

Ciliados Os ciliados apresentam um grande nmero de pequenos filamentos em volta do corpo chamados clios, que servem para locomoo e captura de alimentos. o movimento da gua produzido pelo batimento dos clios que ajuda o protozorio na obteno do alimento. A maioria dos ciliados de vida livre. O paramcio o mais comum deles em gua doce. Flagelados Os protozorios flagelados possuem longos e delicados filamentos chamados flagelos, geralmente um ou dois, mas algumas espcies chegam a ter vrios deles. Esses filamentos so usados para a locomoo e obteno de alimentos. Muitos flagelados tm vida livre e outros so parasitas que ocasionam doenas no ser humano.

Girdia Esporozorios So protozorios que no possuem nenhum tipo estrutura de locomoo, como pseudpodos, clios ou flagelos, alguns se movem por modificaes na forma do corpo. Possuem o corpo arredondado ou alongado. Todos so parasitas e o alimento absorvido diretamente do hospedeiro. Doenas causadas por protozorios Alguns protozorios podem causar doenas srias no homem, muitas delas so de difcil cura e outras ainda so incurveis. Algumas merecem mais destaque devido a sua grande incidncia, atingindo um grande nmero de pessoas no Brasil e no mundo. So elas: Disenteria amebiana ou amebase causada pela Entamoeba histolytica. Doena de Chagas causada por um protozorio flagelado, o Trypanosoma cruzi Malria o Plasmodio vivax o protozorio causador da malria Toxoplasmose causada pelo protozorio Toxoplasma gondii

58

As algas Unicelulares Caractersticas e importncia Vamos conhecer um pouco as algas unicelulares que tambm pertencem ao reino Protista, mas que, ao contrrio dos protozorios, so autotrficas. Essas algas apresentam diferentes cores dependendo do tipo de pigmento que possuem, dourado ou alaranjado, mas o pigmento verde da clorofila est presente em todas elas e ele o responsvel pela fotossntese que essas algas realizam. As algas unicelulares so encontradas em gua doce ou salgada e fazem parte do plncton. Plncton chamado plncton o conjunto de microorganismos que flutua na gua e levado pelas correntes aquticas e mars. O plncton composto pelo fitoplncton e pelo zooplncton. O fitoplncton formado por uma imensa variedade de seres clorofilados com capacidade de captarem a energia do Sol para produzirem seu prprio alimento (seres fotossintetizantes). As algas unicelulares e as cianobactrias so representantes do fitoplncton. O zooplncton a parte do plncton que inclui inmeros seres vivos heterotrficos. Nele so encontrados protozorios, pequenos crustceos e larvas de vrios animais. Na realidade,o fitoplncton serve de alimento para o zooplncton, que por sua vez vai ser comido por animais maiores (peixes, crustceos etc.) e estes serviro de alimento para animais maiores ainda, formando assim as diferentes cadeias alimentares aquticas. Por fazerem parte do fitoplncton, as algas unicelulares tm um papel importantssimo, pois so responsveis pela produo de alimento que nutre todos os outros seres vivos dos ecossistemas aquticos. Alm disso, calcula-se que a maior parte do oxignio liberada por fotossntese em todo o planeta venha das algas unicelulares presentes no plncton. Se estas algas desaparecessem, a quantidade de oxignio diminuiria muito na atmosfera, tornando difcil a vida da maioria das espcies, incluindo o homem.

por isso que, direta ou indiretamente, um grande nmero de seres vivos aquticos ou terrestres depende das algas unicelulares fotossintetizantes do plncton. As algas unicelulares esto distribudas em diferentes grupos, mas vamos estudar trs grupos em especial: euglenfitas pirrfitas crisfitas

59

Euglenfitas A maioria das algas desse grupo de gua doce. As euglenas so as mais conhecidas, so unicelulares e clorofiladas, por isso realizam a fotossntese. Possuem um flagelo que usado para locomoo e se reproduzem por bipartio. Quando o ambiente oferece luz, elas realizam fotossntese e produzem seu prprio alimento, mas em ambientes pouco iluminados, essas algas podem se alimentar de partculas nutritivas que encontram e, nesse caso, se comportam como organismos heterotrficos.

Pirrfitas O grupo das pirrfitas (pirro=fogo + fita=planta) formado por algas unicelulares de formas variadas, geralmente marinhas, que apresentam pigmento de cor avermelhada. Possuem dois flagelos para locomoo e so conhecidas tambm por dinoflagelados. Algumas espcies tm capacidade de emitir luz. Em noites escuras, possvel ver pontinhos luminosos nas ondas do mar ou na areia da praia. So as pirrfitas do gnero Noctiluca, responsveis por esse fenmeno conhecido por bioluminescncia. Crisfitas As crisfitas (criso=dourado + fita=planta) so algas unicelulares de cor amarelodourada, abundantes no fitoplncton marinho e com uma incrvel variedade de formas. A reproduo dessas algas pode ser assexuada por bipartio ou sexuada. So tambm chamadas de diatomceas, no possuem flagelo e tm o corpo protegido por uma carapaa formada por silcio. Depois de mortos, as carapaas desses organismos vo se acumulando no fundo dos mares e, ao longo de milhares de anos, formam uma espcie de terra muito fina e compactada chamada diatomito, que utilizada como matria-prima para a fabricao de tijolos usados na construo civil, na produo de lixas, pasta para polimento, filtros de piscina etc.

60

O reino dos fungos O fungo Armillaria ostoyae, conhecido popularmente como cogumelo mel porque no outono ele brota em forma de grupos grandes de cogumelos dourados e seus chapus podem atingir at 30 cm de dimetro. Ele foi descoberto em 1996 na Floresta Nacional de Malheur, no estado de Oregon, nos Estados Unidos. Acredita-se que ele venha crescendo sob o solo da floresta h pelo menos 2400 anos e tudo comeou com uma partcula minscula, impossvel de ser vista a olho nu, que foi estendendo seus filamentos debaixo da terra e, hoje, ocupa uma rea de 880 hectares, o correspondente a 47 estdios do Maracan colocados lado a lado. E, se voc pensa que ele j atingiu seu crescimento mximo, engano. O Armillaria ostoyae continua crescendo entre as razes das rvores de 70 cm a 1,20 m por ano. Vamos conhecer algumas caractersticas dos fungos, um grupo de seres vivos muito interessante. Os fungos so encontrados em praticamente todos os ambientes do planeta, possuem um papel importantssimo na natureza e tm participado da vida do homem ora como colaboradores, ora como viles.

Caractersticas gerais dos fungos Conhecendo os fungos Voc j ouviu falar em bolores, cogumelos, orelhas-de-pau e fermentos? Todos eles so seres vivos que possuem caractersticas semelhantes, prprias do reino que vamos estudar: o reino dos Fungos. Podemos encontrar fungos nos mais variados ambientes do planeta. muito comum eles se desenvolverem em sapatos e roupas que ficam guardados em armrios pouco arejados, nas paredes das casas, em livros velhos, cereais que ficam estocados, alimentos expostos ao ar, animais e vegetais mortos, lixo, fezes etc. Voc pode estar pensando: como esses seres vivos conseguem chegar a todos esses lugares, j que eles no se movimentam?

61

que eles se reproduzem por um tipo especial de clula chamada esporo. Os esporos so muito pequenos e podem permanecer suspensos no ar por muito tempo, sendo carregados pelo vento para lugares bem distantes do fungo que os produziu. Dessa forma, eles se espalham pelos mais variados ambientes, mas se desenvolvem melhor quando encontram condies de pouca luminosidade, boa umidade e muita matria orgnica. Apesar de no se locomoverem, a capacidade de disperso, a velocidade com que se reproduzem e o rpido crescimento acabam compensando a imobilidade dos fungos. Os fungos so seres vivos eucariontes, portanto o ncleo de suas clulas delimitado por uma membrana, podem ser unicelulares ou pluricelulares. Suas clulas so envolvidas por uma parede que no feita de celulose como nos vegetais, e sim de quitina, o mesmo material que reveste o corpo dos artrpodos (insetos, crustceos, aracndeos e outros). Eles no possuem clorofila, sendo por isso incapazes de realizar a fotossntese, e, para conseguirem se desenvolver, dependem do alimento que encontram no local onde se instalam. Observando um cogumelo ou um pouco de bolor ao microscpio, veremos que seu corpo formado por longos filamentos ramificados chamados hifas. O conjunto das hifas de um fungo forma o miclio. Em alguns fungos, o miclio se desenvolve formando um talo ou corpo de frutificao, que, muitas vezes, assume a forma de um cogumelo ou orelha-de-pau. Quando eles surgem na superfcie do solo ou num tronco podre, tenha certeza de uma coisa: o verdadeiro corpo desses organismos, que o miclio, continua crescendo no interior da matria orgnica onde se encontra instalado, que pode ser no solo ou nos corpos de animais ou vegetais, estejam eles vivos ou mortos, podendo atingir dezenas de metros de extenso e viver num determinado lugar por muitos anos.

62

Diversas formas de viver Pelo fato de no realizarem a fotossntese, os fungos precisam das substncias orgnicas que encontram no ambiente ou no corpo de animais ou vegetais. Eles podem fazer isso de diferentes modos: Muitos deles soltam, no meio em que se encontram, substncias digestivas capazes de tornar a matria orgnica possvel de ser absorvida. Mais finas do que um fio de cabelo, as hifas so capazes de absorver essas substncias dissolvidas em gua, que sero usadas na construo de seu corpo e para a produo de energia. Quando se alimentam dessa forma, os fungos causam o apodrecimento de diversos materiais, exercendo o papel de decompositores nos diversos ambientes. Devido a essa forma de nutrio, os fungos so chamados de saprfagos (ser que se alimenta de material em decomposio).

Existem tambm fungos parasitas, que vivem custa de outros seres vivos animais ou vegetais, prejudicando-os e causando-lhes doenas, podendo, inclusive, lev-los morte. Mas uma grande maioria dos fungos tambm pode viver em associao, isto , fazendo parcerias com outros seres vivos. o caso dos liquens, uma associao muito comum entre fungos e algas ou cianobactrias. Podem ser encontrados nas mais variadas formas e cores e crescem em rochas, solos, troncos de rvores, em ambientes que vo desde regies quentes como os desertos at s mais geladas. Essa uma unio favorvel para as duas partes, vejam como: Os fungos, como foi dito anteriormente, no possuem clorofila, portanto no conseguem realizar a fotossntese; no entanto, com suas hifas conseguem absorver gua e sais minerais do meio ambiente. J as algas so clorofiladas e tm capacidade de realizar a fotossntese, produzindo substncias orgnicas. Ao fazer a parceria, os dois so beneficiados. A alga entra com a produo de alimento e o fungo, por sua vez, se encarrega de manter o ambiente sempre mido, protegendo a alga da desidratao.
63

A formao de liquens permite que fungos e algas se desenvolvam em lugares onde, normalmente, no sobreviveriam separadamente e faz com que eles sejam pioneiros na colonizao de novos ambientes, oferecendo condies para que outros seres vivos possam se estabelecer depois. Embora muito resistentes, os liquens tambm so muito sensveis poluio. Eles absorvem o vapor dgua do ar e, junto com ele, os poluentes que possam estar presentes. Numa regio onde a poluio muito grande, a populao de liquens comea a diminuir, podendo inclusive desaparecer.

Os diferentes grupos de fungos Zigomicetos So fungos bem simples que crescem sobre matria orgnica mida (po, frutas, papel etc). Um exemplo bem conhecido de zigomiceto o bolor negro que cresce sobre o po, do gnero Rhizopus. Reproduzem-se assexuadamente por meio de esporos formados num esporngio, que so pequenas bolinhas escuras. Quando esses esporngios se rompem, espalham os esporos, que ficam dispersos no ar e, encontrando condies adequadas no ambiente, germinam e deles nascem as hifas, dando origem a novos fungos. A maioria dos zigomicetos vive como decompositores, colaborando para a reciclagem da matria presente no planeta. Ascomicetos Entre os ascomicetos, podemos citar as leveduras, conhecidas como fermentos, que, na realidade, so fungos unicelulares que realizam a fermentao, processo usado na produo do po, vinho, cerveja e saqu.

64

Pertencem a esse grupo tambm os fungos do gnero Penicillium, que so usados na produo de antibiticos. Esses fungos podem se reproduzir assexuadamente por brotamento. As clulas formam brotos, que acabam se separando e, a partir deles, surgem novos indivduos, como o caso dos fungos do gnero Saccharomyces. Uma caracterstica marcante desse grupo que, na fase sexuada da sua reproduo, desenvolve-se uma estrutura reprodutiva semelhante a um saco, chamada asco (da o nome do grupo). No interior dos ascos, formam-se os esporos. O Aspergillus e o Penicillium so fungos encontrados freqentemente em frutos podres. So eles que do aquela cor azulada s laranjas emboloradas. Basidiomicetos Nesse grupo esto os fungos conhecidos como cogumelos e orelhas-de-pau, facilmente encontrados em matas midas, vivendo sobre troncos em decomposio. Alguns deles, os conhecidos champignons, so comestveis, enquanto outros, como o Amanita, so to venenosos que, ao serem ingeridos, podem provocar a morte. Eles possuem em comum uma caracterstica prpria do grupo: de suas hifas, que ficam nos solos ricos em matria orgnica, surgem os corpos de frutificao, onde ocorre a reproduo sexuada desses fungos. Geralmente, eles tm a forma de um chapu. Na parte inferior do chapu de um cogumelo, h inmeras lminas, onde se localizam hifas especiais para a reproduo. Nelas pode acontecer o seguinte: os ncleos das clulas de duas hifas se fundem, formando uma nova hifa. A partir dessa nova hifa que se formam os esporos que so eliminados no ambiente e espalhados pelas correntes de ar. Ao carem em local adequado, com temperatura e umidade necessrias, eles germinam dando origem a novos miclios.

65

Importncia dos fungos e doenas causadas por eles Aproveitando os fungos O reino dos fungos um dos mais numerosos. Acredita-se que existam pelo menos um milho e quinhentas mil espcies de fungos espalhadas pelo mundo; no entanto, apenas 70.000 delas foram descritas at hoje. Desde os tempos mais antigos, esses organismos vm fazendo parte da vida do homem de uma forma muito especial, pois eles tm sido fonte de remdios, de alimentos, tm sido utilizados em indstrias de bebidas, panificao e outras. Os fungos desempenham importante papel no equilbrio da natureza, pois, juntamente com as bactrias, exercem o papel de decompositores, destruindo o corpo dos animais e vegetais que morrem, ou ento restos desses organismos, como folhas e frutos, peles, fezes etc., que atingem o solo e fazem com que a matria orgnica possa ser aproveitada pelos novos seres que nascem. O homem tem aproveitado a atividade fermentadora de certos fungos para a produo de alimentos e bebidas fermentadas. Os levedos do gnero Saccharomyces realizam um processo chamado fermentao alcolica, usado na fabricao de pes e de bebidas alcolicas. Quando se faz o po, esses fungos (fermento) so adicionados aos ingredientes da massa e, para obterem a energia de que precisam, eles transformam o acar em lcool etlico. Durante o processo de fermentao, tambm vai ocorrendo a liberao de gs carbnico, que provoca pequenas bolhas na massa. Ao ser levada ao forno, o calor faz as bolhas de gs se expandirem, aumentando o volume da massa, deixando-a cheia de buraquinhos e fofa. Enquanto o po assa, o lcool evapora e os fungos morrem. Os furinhos que ficam no po depois de assado foram causados justamente pelas bolhinhas de gs que se formaram durante a fermentao. Na produo de bebidas como o vinho, a cerveja, a aguardente (pinga), usado o mesmo processo de fermentao alcolica, s que, nesse caso, o que interessa aos produtores o lcool que produzido durante a fermentao do acar que existe na uva, na cevada e na cana. O lcool, usado como combustvel nos automveis, como solvente ou desinfetante, tambm produzido por leveduras a partir da cana-de-acar. Muitos fungos fazem parte da alimentao humana. Conhecidos como cogumelos ou champignons, so mundialmente consumidos e entram na composio de pratos deliciosos.
66

Os cogumelos comestveis no so apenas deliciosos, mas tambm nutritivos por serem ricos em vitaminas e sais minerais (potssio, clcio, fsforo e magnsio), alm de conter considervel quantidade de protenas. Certos queijos, como o roquefort, o camembert e o gorgonzola, so produzidos com o auxlio dos fungos, que do a eles um sabor caracterstico. Nos queijos roquefort e gorgonzola, o gosto picante e o forte aroma so conseguidos porque em suas massas, depois de prontas, so introduzidos bolores que ali se desenvolvem em presena do ar. J os queijos camembert passam por um banho de imerso numa soluo de mofo para adquirirem uma textura cremosa. Na parte externa do queijo, os fungos formam uma fina superfcie dura e branca. Os fungos tambm so responsveis pela produo de antibiticos, medicamentos que combatem infeces causadas por bactrias. A penicilina foi o primeiro antibitico a ser produzido a partir do fungo Penicillium notatum, descoberto em 1928 pelo Dr. Alexander Fleming. Essa foi uma das descobertas mais importantes em toda a histria humana. A penicilina no cura todas as infeces; na verdade, muitas pessoas podem at ter reaes alrgicas a esse medicamento. Contudo, a substncia j curou milhes de infeces bacterianas, incluindo pneumonia, sfilis, difteria e infeco nos ossos. Outros antibiticos, extrados de cogumelos ou de bactrias, foram a seguir descobertos, entre eles estreptomicina, aureomicina, cloromicetina, terramicina, tirotricina, gramicina, bacitracina. Doenas causadas por fungos Por serem heterotrficos, os fungos obtm alimento a partir de outros seres vivos. Alguns deles instalam-se no corpo de animais e vegetais ainda vivos, e atuam como parasitas, podendo causar-lhes doenas. Ferrugem do caf Fungos parasitas, quando atacam os vegetais, causam srios prejuzos nas colheitas de verduras, frutos, legumes e cereais. No campo, a disperso dos esporos pelo vento muito grande e, muitas vezes, culturas inteiras so perdidas. Eles podem se desenvolver tambm em cereais que ficam armazenados, por exemplo, milho, amendoim, soja e outros, produzindo substncias potencialmente txicas que atacam as clulas do fgado, podendo, inclusive, causar o cncer. Cabe ao governo um controle rgido sobre os alimentos que sero comercializados para verificar o nvel de toxicidade.

67

A ferrugem do caf, a podrido da batata e o carvo dos cereais so exemplos de micoses causadas nos vegetais por fungos parasitas. Os fungos so responsveis por micoses nos animais, inclusive no homem. As mais comuns so aquelas que afetam a pele, as unhas e os cabelos. Os locais preferidos por eles so as dobras do corpo, por serem regies mais quentes e midas. No caso das unhas, devido ao acmulo de umidade. As micoses mais comuns so as frieiras, tambm conhecidas por p-de-atleta, que uma infeco muito comum entre os dedos dos ps quando eles ficam midos e abafados, devido ao uso prolongado de calados fechados, principalmente do tipo tnis. Elas causam vermelhido, coceira e rachaduras. A monilase ou candidase uma micose causada pelo fungo Candida albicans. Nos bebs, ela provoca manchas esbranquiadas que se espalham por todo o interior da boca, sendo conhecida tambm por sapinho. Nas mulheres, uma infeco muito freqente na vagina, provocando prurido (coceira) e presena de um corrimento esbranquiado. Tinhas so manchas que surgem no couro cabeludo provocando a queda de cabelos. Alguns fatores favorecem o desenvolvimento das micoses, por exemplo: umidade, calor, baixa imunidade devido a alguma doena ou desnutrio, uso prolongado de substncias como os antibiticos, que alteram o equilbrio da pele, e a falta de higiene corporal adequada. Todas essas situaes so ideais para que os fungos se instalem e se reproduzam em nosso corpo, provocando as micoses. A seguir esto algumas dicas que nos ajudam a ficar livres desses hospedeiros inconvenientes: Evitar andar descalo, principalmente em pisos midos ou pblicos, como vestirios de piscinas; na praia, usar sempre chinelo; no usar toalhas ou calados de outras pessoas; evitar usar o mesmo sapato por dias seguidos, as meias devem ser trocadas diariamente e no us-las sem antes lav-las; ao sair do banho, enxugar-se bem, principalmente onde h dobras e entre os dedos; as roupas ntimas devem ser, de preferncia, de algodo, pois as fibras sintticas retm o suor; quando for ao manicuro ou pedicuro, levar seu prprio material, caso contrrio, certifique-se de que o material usado pelo profissional est todo devidamente esterilizado; evitar ficar com roupas de banho molhadas por muito tempo. Alm das micoses, os fungos podem provocar irritaes no sistema respiratrio, que vo desde alergias simples, rinites, bronquites, at asma, doena que se caracteriza pela inflamao crnica das vias areas, provocando dificuldade respiratria. Essas doenas so provocadas pelos esporos de diferentes tipos de fungos presentes na poeira que se acumula em carpetes, tapetes, cortinas e condicionadores de ar. por isso que nossas casas devem ser arejadas, ensolaradas e limpas.

68

Fungos no Controle Biolgico Os fungos so os microrganismos mais freqentemente encontrados atacando insetos. Estima-se que os fungos sejam responsveis por cerca de 80% das doenas de insetos. So conhecidas atualmente mais de 700 espcies de fungos que atacam insetos. Assim como os fungos podem eventualmente causar doenas em plantas e mamferos, tambm os insetos podem ser atacados por certos fungos. Se usados convenientemente, eles podem ser empregados no controle de insetos-pragas de plantas cultivadas ou mesmo de insetos vetores de doenas. A principal forma de ao dos fungos por contato, porm, este ocorre de forma lenta. Os insetos tambm podem ser contaminados por fungos por via oral, entretanto, este modo de ao no significativo. Alguns sintomas de ataque so: manchas escuras nas pernas, segmentos e todo tegumento; paralisao da alimentao, o inseto tem aspecto dbil e desorientado; aparecimento de colorao branquicenta, devido ao desenvolvimento do miclio, no incio da contaminao; aps o desenvolvimento da contaminao o corpo do inseto contaminado adquire a colorao caracterstica do fungo que o atacou e em alguns casos os insetos que esto para morrer buscam a parte alta da planta. Desvantagens: No so especficos; Problemas de armazenamento (temperatura e umidade).

69

You might also like