You are on page 1of 8

Segurana Pblica e Direitos Humanos TICA E O FUTURO DA POLCIA MILITAR (Aula inaugural da Escola Superior de Polcia Militar - ESPM

-, ano letivo de 1994 , proferida no dia 9 de maro pelo Cel PM Jorge da Silva, Subsecretrio de Estado da PM e Chefe do Estado Maior Geral - EMG, no Auditrio Paraibuna, Niteri)

O tema Agradeo ao Coronel Brandino a honra de convidar-me para proferir a aula inaugural deste ano, e o fao com muito orgulho e emoo. Foi no espao fsico da Esc ola que, aos 17 anos de idade, ingressei na Polcia Militar. E foi aqui que fiz o Curso Superior de Polcia, e onde, por quase trs anos, fui o Comandante e Diretor d e Ensino.

Quero pedir desculpas ao Coronel Brandino por ter modificado o tema que m e sugeriu. Pediu-me ele que repetisse a palestra que fiz na Escola Superior de G uerra, sob ttulo A Violncia e suas Vtimas , qual o mesmo assistiu, mas preferi, tendo em vista o momento que estamos vivendo e as questes especficas da Polcia Militar, m anifestar uma preocupao que me vem acompanhando h algum tempo. Tem a ver com o futu ro da Corporao e, por que no dizer, das Polcias Militares (temos aqui companheiros d e outras coirms); e de que forma esse futuro pode ser afetado por questes ticas pre sentes.

Qual o problema? Filsofos e religiosos ainda discutem a questo da objetivao d os valores ticos e morais. No tenho a pretenso de entrar nessa discusso. O meu propsi to deixar aqui algumas indagaes para reflexo, e apontar alguns comportamentos manif estamente nocivos, do ponto de vista tico, que enfraquecem a Instituio e desmerecem os seus integrantes, reduzindo-lhes as possibilidades de impor-se socialmente e m patamares de status mais condizentes, em cotejo com os atuais e os do passado.

Farei muitas perguntas e arriscarei poucas respostas. Com certeza, muitos dos presentes sairo daqui mais confusos do que quando entraram. Mas se no consegu ir, pelo menos, lanar a dvida, no terei atingido o meu objetivo. Pergunto: - Que problemas poderiam ser apontados como ligados questo tica e ao futuro da PM? ; - De que forma estamos inseridos no contexto social do Pas e do nosso Estado?; - Independentemente dos casos de envolvimento de policiais-militares em crimes, extorses etc. (at de oficiais superiores), que comportamentos podem contribuir neg ativamente para a construo da nossa representao social? - O que , para a sociedade, um oficial da PM, comparativamente a integrantes de o utras instituies, militares e civis? Como visto pela sociedade um coronel da PM? E um soldado da PM? - Quando reclamamos da falta de reconhecimento ao nosso trabalho, ao risco que n ossos homens correm; da indiferena para com os nossos mortos, rfos, vivas, em que me dida somos responsveis por essa indiferena? - Por que teremos que estar condenados a, indefinidamente, residir na periferia? (refiro-me inclusive aos oficiais superiores) isto comparado a integrantes de o utras instituies e setores. O que devemos fazer? a greve? Ou a busca da afirmao da mportncia e essencialidade da Polcia Militar e dos seus integrantes, buscando, com

seriedade, firmeza e comportamento irrepreensvel, o respeito da sociedade, tradu zido em condies materiais mensurveis objetivamente?

Valorizao da Polcia militar

Estou convencido de que a sociedade brasileira no valoriza a profisso polic ial em geral, razo pela qual no podemos nos iludir com uma eventual valorizao retrica (s no discurso) da Polcia Militar; e mais: que ns, de forma ufanista, nos atribuam os um valor social que s ns vemos. No que diz respeito ao tema da nossa palestra, seria importante verificar que valores cultivados por ns contribuem para a nossa desvalorizao, ou por outra, que valores no cultivados seriam essenciais a essa valo rizao.

(a) Valores individuais:

Os valores dos indivduos policiais-militares so basicamente os mesmos da so ciedade contempornea, no contexto da sociedade em que vivem: a brasileira, no Rio de Janeiro, em 1994. Nveis elevados de egosmo, maledicncia, inveja, esperteza, men tira, preconceito, ganncia acabam transformando meios em fins. O fim do indivduo d eixa de ser sua realizao humana e passa a ser o dinheiro e o poder. O dinheiro pel o dinheiro e o poder pelo poder. Tudo isto conduz ao vcio e negao da humanidade dos indivduos.

No se est pretendendo, no caso da Polcia Militar, a utopia de um perfaziment o humano integral, pois o egosmo, a inveja, a ganncia, a mentira so da natureza hum ana. O que se deseja reduzir o nvel de dissenses internas, da formao de grupinhos e claques para se auto-elogiar e desqualificar quem no pertena aos grupos. Que a bus ca de promoes, cargos e funes se fundamente no mrito prprio, e no no demrito dos co eiros. Ora, no devo sentir-me diminudo se no tenho determinadas habilidades que o m eu colega tem. Com certeza tenho outras. O somatrio delas que desejvel para o bem geral.

A esse respeito, imprescindvel fazer um alerta. Se, at aqui, o problema da auto-valorizao a partir da desqualificao dos companheiros tem sido um problema grave , daqui para a frente esse problema tende a agravar-se de forma avassaladora. Te remos centenas de oficiais superiores e capites promovidos a postos para os quais no h funes correspondentes. Ou, pelo menos, compatveis com o posto. Temos que envida r todos os esforos ao nosso alcance para no erigir o demrito alheio como referencia l para conseguir funes, cargos e posies.

(b) Valores profissionais

Aqui o problema se agrava. Se os valores individuais so contaminados por d esvalores que permeiam a sociedade em geral, os valores profissionais que cultiv

amos no foram construdos por ns; so valores profissionais repassados por uma profisso diferente: a arte da guerra ; a arte do combate e da eliminao do inimigo; da ordem a bsoluta; da crena na violncia como instrumento de luta contra a violncia; na valori zao da destruio. Lamentavelmente, ainda no construmos os nossos prprios valores prof ionais. Com efeito, os valores profissionais dos policiais-militares devero ser b uscados nos valores universais da atividade policial, tais como: respeito lei; r espeito ao cidado; aceitao das diferenas como inerentes complexidade da sociedade; s eletividade no uso da fora etc.

Se, no entanto, os valores profissionais da PM forem os da arte da guerra , nunca conseguiremos a identidade profissional, ainda que nos esfalfemos de tra balhar, como si acontecer. infindvel a lista de atividades em que nossos homens so empregados. Costumo dizer que sem a Polcia Militar nada acontece neste Estado: ne m Carnaval, nem Ano Novo, nem Maracan, nem os feriades nas estradas, nem as campan has de vacinao, nem as greves, nem as manifestaes, nem as eleies. Nada! Os 365 dias d ano, durante as 24 horas, chova ou faa sol. Tudo sem falar na luta contra o crim e e a violncia...

Status social

Dias atrs, pelo menos dois jornais do Rio de Janeiro deram conta de que o deputado federal Vladimir Palmeira, pr-candidato ao governo do Estado, declarou q ue, se eleito, extinguiria a Polcia Militar, a qual, em suas palavras, s tem bandid o e marginal . Sem entrar no mrito da grosseria, partida de algum que pretende ser a principal autoridade de um estado importante como o Rio de Janeiro, merece medi tao o fato de um cidado deputado federal num momento em que vrios escndalos envolv o dezenas de colegas seus envergonham os brasileiros, conseguir assacar contra u ma Corporao com quase 30 mil homens e mulheres desta forma. A generalizao do deputad o teria mais cabimento se dirigida a si prprio, pois o Congresso Nacional tem ape nas quinhentos e tantos congressistas... Resta saber, contudo, se o juzo do deput ado s dele, ou se reflete a opinio geral ou de parcelas significativas da sociedad e, as quais, embora no o externem, assim que vem a Polcia Militar e os seus integra ntes. No so poucas as pessoas que nos vem como bandidos. Todos ns, inclusive os ofic iais. Mesmo diante das abundantes aes meritrias, as reiteradas manifestaes de indifer ena. Pensaro (e alguns at diro): Ora, simplesmente cumpriram a sua obrigao; se morre , isso faz parte da profisso . No resta nenhuma dvida de que o risco de vida faz part e da profisso, como tambm no h dvida de que somos merecedores de reconhecimento. Mas acho que temos muita culpa nesse estado de coisas.

Quanto ao status social da Corporao e dos seus integrantes, pois, cumpre sa ber: por que no somos lembrados para ocupar posies de relevo na sociedade, nem mesm o as ligadas ao nosso mister? Exemplo: os delegados da Polcia Federal espernearam , espernearam, mas so dirigidos por um coronel da reserva do Exrcito. No Ministrio da Justia, para tratar de assuntos de segurana pblica, nunca se lembram de oficiais da PM; e vejam que a PM quem realmente faz segurana pblica stricto sensu em todo o Brasil. No mbito estadual, a mesma coisa. Todos entendem de segurana pblica, meno s ns...

Feitas essas necessrias digresses, vamos falar do nosso tema.

tica e o futuro da polcia militar

A palavra tica no utilizada aqui com pretenses filosficas, o que demandaria e xerccios mentais abstratos em torno do conceito de moral, de virtude, de felicida de, da polarizao entre o bem e o mal etc. Teramos que falar em Aristteles, Plato, nos filsofos religiosos etc. No tenho essa pretenso. A palavra empregada no seu sentid o corrente, referindo-se aos comportamentos conformados aos valores que busquem a realizao do ser humano policial-militar.

Para que a Corporao tenha um futuro promissor, que proporcione a realizao pro fissional e a felicidade dos seus integrantes, importante ser saber o que os poli ciais-militares podem fazer e deixar de fazer a fim de contribuir para esse obje tivo. O foco da abordagem se situa neste ponto, pois a tica, seja no seu sentido filosfico clssico ou moderno, erudito ou usual, tem a ver com a liberdade do ser h umano para praticar atos de escolha , e tambm com a busca de sua realizao pessoal.

A propsito, cumpre trazer colao algumas observaes de Goffredo Telles Jr. (Cf. TELLES JR., Goffredo. tica: do Mundo da Clula ao Mundo da Cultura. Rio de Janeiro: Forense, 1988) a respeito do assunto. Telles Jr. parte da classificao dos trs degra us da liberdade : - liberdade qumica - a liberdade no primeiro degrau, no reino da matria bruta; - liberdade fisiolgica - a liberdade no segundo degrau, no reino das clulas, atend endo aos fins fisiolgicos do organismo; - liberdade tica - a liberdade no terceiro degrau, no reino do ser humano, revela da nos atos de escolha .

Liberdade tica: Atos de escolha

No reino do ser humano, ento, a liberdade ter que ver com os atos de escolha , os quais no sero meramente instintivos (o que igualaria os animais humanos aos an imais irracionais). No caso do ser humano, o patrimnio gentico interage com o meio ambiente de forma absolutamente peculiar. Neste ponto, melhor ler o que diz Gof fredo Telles Jr. do que tentar coment-lo:

A explicao daquela escolha, de que o crebro rgo, parte de uma verifica amental, que a seguinte: a escolha, feita no crebro, implica, necessariamente, o conhecimento do objeto escolhido. Em outros termos: o conhecimento condio do ato de escolha . (p. 153)

A par do conhecimento instintivo, os atos de escolha que nos interessam d

o ponto de vista tico sero os relacionados com o nosso conhecimento racional, que ter a ver com a aprendizagem, com a educao. No ser demasiado fazer mais uma pergunta: ser que estamos explorando convenientemente a nossa condio humana, ou seja, as pot encialidades do nosso crebro para aplicar profisso e resolver nossos problemas?

Quando me referi questo da posio social da PM e do nosso pessoal, sublinhand o a valorizao por parte da sociedade como sendo algo que merecemos, perguntei: ser que estamos buscando nos impor? E acrescento: ser que estamos, coletiva e individ ualmente, praticando os atos de escolha conducentes realizao individual, ao bem da P olcia Militar e da sociedade? Ser que possvel a realizao individual contra o bem da orporao e da sociedade? E deixo sem resposta mais estas indagaes: - Ser que, quando no somos lembrados para ocupar posies de destaque na sociedade por que nos oferecemos para posies subalternas, e as aceitamos avidamente? Ou ser que s omos realmente inferiores? (Ou ser que estou sendo muito pretensioso?); - Que escolha devo fazer: pedir a polticos, amigos e conhecidos que peam a meus su periores para que eu seja promovido, ou procurar aplicar-me na profisso?; - Para que eu consiga um cargo, um comando, devo pedir? E se eu, oficial da PM, oficial superior da PM, e at coronel da PM, peo a um civil (s vezes sem qualquer re presentatividade) uma promoo, um cargo etc., estou valorizando-me ou no? Estou valo rizando ou desvalorizando a Corporao?; - Se eu, oficial, disputo com um soldado, junto a um comerciante, a segurana de s eu estabelecimento, estou valorizando-me ou no? Estou valorizando ou desvalorizan do a Corporao? Como serei visto? E os meus pares, como sero vistos?; - Que devo eu fazer: falar dos defeitos dos meus colegas com os outros ou procur ar enaltec-los, ainda que tenham graves defeitos? Qual das duas atitudes me valor izar e valorizar a Polcia Militar?; - De que forma devo planejar minha carreira: empenhando-me no trabalho e no estu do da profisso ou bombardeando o mrito de quem trabalha e estuda?; - O que devo fazer quando substituo um colega: mostrar que estava tudo errado e que, agora sim, estou consertando? (Que coisa horrorosa!). Ou realar os pontos po sitivos do companheiro? O que pensam as pessoas de mim e da Polcia Militar quando desqualifico meus colegas e superiores na vida civil e pela imprensa?; - Na vida civil, como devo comportar-me: como um cidado comum ou, nessa condio, lev ar em conta as limitaes impostas a quem tem o mandato pblico de zelar pelo cumprime nto da lei? Poderei eu, sem nus para mim prprio e para a Corporao, praticar livremen te todos os atos de escolha que o cidado comum pratica?

Futuro da polcia militar

Falar do futuro da Polcia Militar falar no futuro das pessoas ligadas a el a ou dela dependentes, includos os clientes dos seus servios: a populao em geral.

Muito se culpa a Corporao por no tratar melhor os seus homens, por no assisti -los, por no trabalhar bem etc. Mas o que essa Polcia Militar que culpamos? Os qua rtis, o armamento, os uniformes, os distintivos, os smbolos, as cores, os equipame ntos, os mveis so matria bruta, pertencente ao reino qumico, inanimado fisiolgica e e ticamente. A vida tica da Polcia Militar alimenta-se da ao dos seus integrantes e da interao destes com os demais participantes do mundo tico em que atuam: os cidados e m geral. A PM do futuro a PM de hoje para quem entrou aqui h dez, vinte, trinta ano s. A PM de hoje, para mim pessoalmente, a minha PM do futuro de 32 anos atrs. ( co

m tristeza que digo que a PM que sonhei no se realizou). A PM do futuro ser a PM q ue construirmos para daqui a dez, vinte ou trinta anos. A PM do futuro para os a lunos que esto se apresentando no primeiro ano da EsFO coincidentemente por estes dias uma incgnita. Mas possvel, tendo-se uma viso de futuro claramente definid e as pessoas da PM construam esse futuro para esses alunos, com a imprescindvel a juda deles.

Com certeza, todo policial-militar sonha com sua Polcia Militar do futuro. S que esse policial-militar gostaria que a PM do seu sonho acontecesse num passe de mgica. Bastaria, na sua viso emocional, que aparecesse um messinico comandante, um lder luminar, um grande salvador que conduzisse a Polcia Militar e seus integran tes terra prometida . Ora, a construo do futuro da PM tarefa racional e envolve a a todos os seus membros.

A propsito, como do conhecimento geral, a PMERJ vem se assessorando da emp resa SLB Consultoria de Desenvolvimento Organizacional para lanar as bases da con struo desse edifcio. Ningum discordar da VISO DE FUTURO que foi definida, em votao ta, por processo eletrnico, pelo consenso de 118 (cento e dezoito) policiais-mili tares, inclusive praas, e que se constitui no guia principal do Projeto de Moderni zao Organizacional da PMERJ (Plano Diretor), em elaborao, como segue:

Viso de futuro Queremos e precisamos mudar a Polcia Militar. Queremos uma polcia moderna, aparelhada, com tecnologias avanadas, com policiais-m ilitares bem treinados, motivados, sensveis aos anseios da populao, aptos e dispost os a cumprir o seu dever. Queremos buscar, a cada ano, melhores ndices de satisfao da sociedade com os nossos servios, atravs da valorizao dos nossos homens e mulheres, os quais necessitam ser atendidos em suas necessidades bsicas e expectativas profissionais. Queremos uma PM transparente e eficaz, com canais modernos de comunicao com a comu nidade em geral, com apoio efetivo das autoridades polticas e dos diversos segmen tos da opinio pblica. Queremos, finalmente, uma PM que paute seu crescimento e modernizao no respeito co munidade, na intransigncia com o crime, na prtica da verdade e na permanente busca da qualidade para seus integrantes e a sociedade em geral. E juntos vamos conseguir .

Quem discordar dessa viso de futuro ? Ningum. , com certeza, o sonho que cada u traz consigo, permanentemente, desde que aqui chegou.

Concluso

Caros alunos do CSP e do CAO. Como afirmei no incio, formulei muitas pergu ntas e tentei dar respostas apenas a algumas delas. Vrias so perguntas retricas; tr azem a resposta embutida.

No tenho como demonstrar objetivamente o que intu a respeito do futuro da n ossa Corporao, ou seja, que esse futuro dependente em larga escala do comportament o tico de seus integrantes, sobretudo daqueles que, pelos postos que ocupam e pel as funes que desempenham, devem dar o exemplo. Se no dei resposta para a maioria da s perguntas que fiz, que talvez no saiba como respond-las. Imagino que ser um grand e avano se nos detivermos para meditar sobre elas.

Em suma: Temos que buscar os nossos prprios valores profissionais e firmar a posio so cial a que fazemos jus. Temos que direcionar os nossos atos de escolha para a valorizao da Polcia Mili tar. Vamos enaltecer o mrito dos companheiros. Parece difcil..., mas imprescindvel.

Vamos banir das nossas prticas os atos de escolha mesquinhos, baseados na in veja, na maledicncia, na desqualificao do mrito dos companheiros, na esperteza , confu dida com fraqueza de carter, na ganncia, no preconceito, nos interesses menores. N o disse-que-disse; na intriga. Resistam tentao de formar grupinhos e igrejinhas fechadas para buscar promoe cargos e benesses. Isto conduz irremediavelmente mediocridade e, alm de nada soma r para a Corporao, provoca dissenses, rancores e toda sorte de vcios. Resultado: ao final, depois de toda uma vida de dedicao, vemos muitos companheiros passarem para a inatividade desgostosos e ressentidos uns com os outros, e at inimigos. Quase todos sentindo-se infelizes e injustiados. Vamos dar o exemplo a nossos subordinados e estar ao lado deles nas suas necessidades. Buscar dignidade no buscar poder e riqueza. Vamos definir, no papel, que posies, no mundo civil, so compatveis com os nos sos postos e graduaes. Isto pode ser feito aqui na Escola. Como possvel aceitar que oficiais e oficiais superiores sejam empregados como verdadeiros serviais de rgos de 5 escalo? No vamos deixar que os interesses pessoais e de grupos tornem vulnerveis pr incpios sagrados da Corporao, expondo-a s preferncias de pessoas e setores externos c om interesses oportunistas nas nossas coisas. No h forma mais eficaz de nos enfraq uecermos do que expor, graciosamente, a quem nos tem como fortes, as nossas fraq uezas. A propsito deste ponto, sugiro a vocs que criem um cdigo de conduta para pre servar a Instituio de aventuras externas, lamentavelmente patrocinadas por ns mesmo s. Uma espcie de cdigo de honra.

Caros alunos do CSP e do CAO, foi uma honra muito grande estar com vocs e tratar de assuntos to delicados. O futuro da Polcia Militar o futuro dos policiais -militares. Ns que temos passado, presente e futuro. Passado, ligado s pessoas que sonharam antes de ns; presente, que , ou no, o futuro que um dia sonhamos; futuro, que ser o legado do nosso sonho de hoje, ou seja, o presente dos que vm depois de ns. Tudo isto nega o imediatismo. Quanto PM, os seus quartis, uniformes, armament o, smbolos etc., estes constituiro, sempre, o seu mundo qumico, matria bruta, indife rente ao tempo. Jorge da Silva, Cel PM Subsecretrio de Estado e Ch do EMG Gerar PDF Os contedos dos textos deste Site podem ser usados livremente. Pedimos, no caso, que sejam consignados os devidos crditos, com a citao do autor e da fonte.

Todos os Direitos Reservados Jorge Da Silva

Desenvolvido por Clandevelop

You might also like