You are on page 1of 10

Amizades ruins, ms companhias Definio: Amizades ou parcerias que afetam negativamente nossas atitudes, atos ou bem-estar fsico ou espiritual.

1. Ns somos influenciados, para melhor ou pior, por aqueles com quem nos associamos. Provrbios 13:20 Anda com os sbios e sers sbio, mas o companheiro dos tolos sofre aflio. 1 Corntios 15:33 No vos enganeis. As ms companhias corrompem os bons costumes. Glatas 5:7-9 [A influncia de m companhia pode ser desastrosa.] Correis bem. Quem vos impediu de obedecer verdade? 8Esta persuaso no vem dAquele que vos chamou. 9Um pouco de fermento leveda toda a massa. 2. Devemos nos associar com aqueles que vo nos influenciar positivamente. Salmo 119:63 Companheiro sou de todos os que Te temem e dos que guardam os Teus preceitos. Provrbios 2:20 Assim andars pelo caminho dos bons, e guardars as veredas dos justos. Provrbios 15:31 O que d ouvidos repreenso da vida, no meio dos sbios far a sua morada. 3. A Palavra de Deus assemelha m amizade a ciladas, armadilhas do Diabo. xodo 23:33 [Quando os filhos de Israel entraram na Terra Prometida, Deus lhes ordenou especificamente que no se associassem com os mpios que moravam l:] Na tua terra no habitaro, para que no te faam pecar contra mim, porque se

servires aos seus deuses, isso te ser um lao. [Cf. Nmeros 33:52.] xodo 34:12 Guarda-te de fazeres aliana com os moradores da terra em que hs de entrar, para que no sejam por lao no meio de ti. Deuteronmio 12:30 Guarda-te que te no enlaces aps elas, depois que forem destrudas diante de ti. No perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: Como serviram estas naes os seus deuses? do mesmo modo tambm farei eu. Salmos 106:34-43 [Segue-se o que aconteceu quando o povo de Deus no se manteve separado de seus vizinhos mundanos, com quem o Senhor os proibiu de viver:] No destruram os povos, como o Senhor lhes ordenara,
37 35

mas se misturaram com as


36

naes, e adotaram os seus costumes. que vieram a ser-lhes um lao. filhas aos demnios.
39

Serviram os seus dolos,

Sacrificaram seus filhos e suas


40

Contaminaram-se com as suas obras; Pelo que se acendeu a ira

corromperam-se com os seus feitos.


41

do Senhor contra o Seu povo, e abominou a Sua herana. Entregou-os nas mos das naes, e aqueles que os odiavam se
43

apoderaram deles. 42Os seus inimigos os oprimiram, humilhandoos debaixo das suas mos. Muitas vezes os livrou, mas eles O

provocaram com o seu conselho, e foram abatidos pela sua iniqidade. Provrbios 22:5 Espinhos e laos h no caminho do perverso [falso]; o que guarda a sua alma retira-se para longe dele. 4. Amizades ruins podem fazer com que transijamos nas nossas convices.

Provrbios 12:26 O justo cauteloso na amizade, mas o caminho dos mpios os faz errar. Provrbios 16:29 O homem violento engoda o seu vizinho, e o conduz por caminho que no bom. Provrbios 19:27 [Se no atentarmos aos conselhos divinos na Palavra e sim aos valores disseminados pelos meios de comunicao, podemos nos desviar do caminho de Deus.] Cessa, filho meu, de dar ouvidos instruo e te desviars das palavras do conhecimento. Provrbios 22:24,25 No faas amizade com o iracundo, nem andes com o homem colrico,
25

para que no aprendas as suas

veredas, e tomes um lao para a tua alma. Eclesiastes 9:18b Mas um s pecador destri muitos bens. 1 Corntios 5:6b No sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa? 5. O Inimigo nos tenta fazendo a maneira do mpio parecer desejvel mas considere o final dele! Provrbios 24:1 No tenhas inveja dos homens malignos, nem desejes estar com eles. Salmo 37:1b,2 [Lembre-se, as coisas boas de que os mpios parecem estar desfrutando so apenas temporrias:] Nem tenhas inveja dos que praticam a iniqidade; 2pois cedo sero ceifados como a erva, e murcharo como a verdura. Salmo 73:3,17,18 Pois eu tive inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos mpios.
17

At que entrei no santurio de


18

Deus; ento entendi o fim deles.

Certamente, Tu os pes em

lugares escorregadios; Tu os lanas em destruio.

Salmo 141:4 No inclines o meu corao para o mal, nem para se ocupar de coisas ms, com aqueles que praticam a iniqidade; e no coma eu das suas iguarias. Provrbios 23:6,7 No comas o po daquele que tem olhos malignos, nem cobices os seus manjares gostosos, 7pois como imaginou na sua alma, assim ; ele te diz: Come e bebe, mas o seu corao no est contigo. 6. Precisamos de convico para nos separar das amizades mpias e infrutferas. Salmo 1:1 Bem-aventurado o homem que no anda segundo o conselho dos mpios, no se detm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. [Cf. Gnesis 49:6a.] Salmo 26:4,5 No me tenho assentado com homens vos, nem me associo com os hipcritas. 5Aborreo a congregao de malfeitores, e me recuso a assentar-me com os mpios. Salmo 84:10 Vale mais um dia nos Teus trios do que em outra parte mil; preferiria estar porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade. Salmo 101:4,7 Longe de mim o corao perverso [teimoso, desobediente]; no conhecerei o mal. 7O que usa de engano no ficar dentro da minha casa; o que profere mentiras no estar firme perante os meus olhos. Salmo 119:115 Apartai-vos de mim, malfeitores, para que eu guarde os mandamentos do meu Deus. Salmo 139:19-22 Se to-somente matasses o mpio, Deus! Apartai-vos de mim, homens de sangue.
21 20

Eles falam contra Ti

com inteno maligna; os Teus inimigos tomam o Teu Nome em vo. No odeio eu, Senhor, e abomino aqueles que se

levantam contra Ti? 22Odeio-os com dio completo; tenho-os por inimigos. Provrbios 1:10,15 Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, no o consintas.
15

Filho meu, no te ponhas a

caminho com eles, desvia o teu p das suas veredas. Provrbios 9:6 Deixai os insensatos, e vivei; andai pelo caminho do entendimento. 2 Corntios 6:14,17 No vos prendais a um jugo desigual com os infiis. Pois que sociedade tem a justia com a injustia? E que comunho tem a luz com as trevas?
17

Pelo que sa do meio

deles e apartai-vos, diz o Senhor. No toqueis nada imundo, e eu vos receberei. Efsios 5:11 E no vos associeis com as obras infrutuosas das trevas, antes, porm, condenai-as. Apocalipse 18:4 Ouvi outra voz do Cu dizer: Sai dela [da Babilnia], povo meu, para que no sejas participante dos seus pecados, para que no incorras nas suas pragas. [Cf. Jeremias 51:6.] 7. Se continuarmos a manter ms amizades, vamos ser punidos com elas. Gnesis 13:12,13; 2 Pedro 2:7,8 Habitou Abro na terra de Cana, e L habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas at Sodoma.
13

Ora, eram maus os homens de Sodoma, e


2

grandes pecadores contra o Senhor. [Embora Deus tenha livrado L de Sodoma, ele sofreu por ter vivido com eles tantos anos.]
Pedro 2:7,8

e livrou [Deus] o justo L, atribulado pela vida dissoluta

daqueles perversos. 8(pois este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa com as injustas obras deles). (Cf. Gnesis captulo 19.)

Nmeros 16:26 [Moiss avisou os seus irmos para no se associarem com aqueles que semeiam discrdia entre os filhos de Israel:] E disse congregao: Desviai-vos, peo-vos, das tendas destes homens mpios, e no toqueis nada do que seu, para que porventura no pereais em todos os seus pecados. [O Senhor mais tarde os destruiu; confira versculos 31-35.] 2 Crnicas 19:2b Devias tu ajudar o mpio, e amar aqueles que odeiam ao Senhor? Por isso vir sobre ti grande ira da parte do Senhor. Esdras 9:14 Voltamos agora a violar os Teus mandamentos, e a aparentar-nos com os povos que cometem estas abominaes? No te indignarias Tu assim contra ns at de todo nos consumires, at no ficar restante, nem sobrevivente? Provrbios 21:16 O homem que anda desviado do caminho do entendimento, na congregao dos mortos repousar. [Cf. Provrbios 27:8] Provrbios 28:19b Mas o que segue a ociosos se fartar de pobreza. Efsios 5:6-8 Ningum vos engane com palavras vs, pois por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobedincia.
7

Portanto no sejais participantes com eles. 8Pois outrora reis

trevas, mas agora sois luz no Senhor. Andai como filhos da luz. 2 Joo 1:10,11 Se algum vem ter convosco, e no traz esta doutrina, no o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
11

Quem o sada participa das suas obras ms.

8. Nem sequer deveramos nos associar com outros cristos que continuam a ser desobedientes de propsito.

Romanos 16:17 Rogo-vos, irmos, que noteis os que promovem dissenses e escndalos contra a doutrina que aprendestes. Desviai-vos deles. [Cf. Mateus 18:15-17] 1 Corntios 5:11 Mas agora vos escrevo que no vos associeis com aquele que, dizendo-se irmo, for devasso, ou avarento, ou idlatra, ou maldizente, ou beberro, ou roubador. Com o tal nem ainda comais. 2 Tessalonicenses 3:6 Mandamo-vos, porm, irmos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmo que ande desordenadamente, e no segundo a tradio que de ns recebeu. 2 Tessalonicenses 3:14,15 Mas, se algum no obedecer nossa palavra por esta carta, notai o tal, e no vos associeis com ele, para que se envergonhe.
15

Todavia, no o tenhais como inimigo,

mas admoestai-o como irmo. 1 Timteo 6:3-5 Se algum ensina outra doutrina, e se no conforma com as ss palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que segundo a piedade, 4 soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questes e contendas, de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfmias, ruins suspeitas, 5contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade fonte de lucro. 2 Timteo 3:5 [Nos ltimos Dias, alguns homens tero] aparncia de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te tambm destes. Tito 3:10 Ao homem faccioso [um que semeia discrdia, ou se agarra a falsas crenas], depois da primeira e segunda admoestao, evita-o.

2 Pedro 2:18-22 Pois profanaram palavras arrogantes de vaidades, e nas concupiscncias da carne engodam com dissolues aqueles que estavam prestes a fugir dos que andam no erro.
19

Prometem-lhes liberdade, sendo eles mesmos escravos da


20

corrupo; porque de quem um homem vencido, do mesmo feito escravo. Se depois de terem escapado das corrupes do

mundo, mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-selhes o ltimo estado pior do que o primeiro.
21

Melhor lhes fora


22

no terem conhecido o caminho da justia, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. Deste

modo sobreveio-lhes o que diz este provrbio verdadeiro: O co voltou ao seu prprio vmito; e: a porca lavada voltou a revolverse na lama. 9. Ore pedindo ajuda, sabedoria e discernimento ao Senhor para escapar da cilada das ms amizades. Gnesis 49:6 [O patriarca, Jac, at orou para no dar ouvidos ao mau conselho dos seus dois filhos desviados, Simeo e Levi:] No seu conselho no entre minha alma, com a sua congregao minha glria no se ajunte, pois no seu furor mataram homens, e, na sua teima jarretaram touros. Salmo 56:13 Pois tu livraste a minha alma da morte, como tambm os meus ps de tropearem, para que eu ande diante de Deus na luz da vida. Salmo 141:4 [O rei Davi orou:] No inclines o meu corao para o mal, nem para se ocupar de coisas ms, com aqueles que praticam a iniqidade; no coma eu das suas iguarias.

Salmo 119:51 Os soberbos zombam continuamente de mim, mas no me desvio da tua lei. Provrbios 2:11,12 O bom siso te guardar, e a inteligncia te proteger. 12A sabedoria te livrar do mau caminho, e dos homens que dizem coisas perversas. Provrbios 9:6 Deixai os insensatos, e vivei; andai pelo caminho do entendimento. Provrbios 14:7 Vai-te da presena do homem insensato, pois nele no achars palavras de conhecimento. Mateus 6:13 No nos deixes cair em tentao, mas livra-nos do mal. Porque teu o Reino e o poder, e a glria, para sempre. Amm.
Quem de ns em algum dia ou momento de sua vida, nunca foi influenciado por um amigo? Quem no tem alguma histria fascinante junto com algum amigo? Acho que muitos de ns temos mais acontecimentos em sua vida com amigos do que com pessoas de sua prpria famlia, como pai e me. A amizade tem uma influncia muito grande em nossa vida, tanto para o lado positivo, como tambm para o lado negativo. A bblia nos orienta sobre a escolha e o tratamento dos nossos amigos: O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar (Provrbios 12:26). Devemos tomar muito cuidado quando formos escolher pessoas para serem nossos amigos, porque com certeza, dependendo de sua escolha, voc ter conseqncias marcantes em sua vida. Olha o que o texto bblico diz: "Quem anda com os sbios ser sbio, mas o companheiro dos insensatos se tornar mal" (Provrbios 13:20). Na bblia encontramos vrios exemplos de amizade, umas boas, e outras que d ate vergonha de citar. Talvez a histria mais conhecida seja a de Davi com Jnatas, filho do rei Saul. O ciumento rei tentou matar o jovem Davi, escolhido por Deus como seu sucessor. Pelo mesmo motivo, Jnatas poderia ter olhado para Davi com inveja ou dio. Se Deus no tivesse nomeado Davi, o prprio Jnatas seria rei depois da morte de Saul. Mas Jnatas no mostrou tais atitudes. Ele manteve uma amizade especial com Davi durante toda a sua vida. Quando Saul tentou matar Davi, foi Jnatas quem protegeu o seu amigo (1 Samuel 20). Davi lamentou amargamente a morte deste amigo excepcional (2 Samuel 1:17-27).

J Amnon, um dos filhos de Davi, no escolheu seus amigos como o fez o seu pai. Ao invs de cultivar amizades boas e saudveis, ele escolheu como companheiro seu primo Jonadabe (2 Samuel 13:3). Quando Amnon falou com este amigo sobre os seus desejos errados pela prpria irm, Jonadabe teve uma oportunidade excelente para corrigir e ajudar o seu primo. Infelizmente, ele fez ao contrrio. Ele "ajudou" Amnon a descobrir uma maneira de estuprar a prpria irm! Alm de levar Amnon a humilhar e odiar a moa inocente e a magoar profundamente seu pai (2 Samuel 13:4-21), A primeira coisa que devemos olhar na vida das pessoas, antes de buscar ter uma amizade profunda com ela, se realmente ela tem um compromisso com o Melhor Amigo, Jesus Cristo (Joo 15.1315). Antes de qualquer coisa, uma amizade verdadeira comea com o nosso relacionamento com Cristo, para depois nos relacionarmos uns com os outros. A bblia nos diz que devemos fugir dos meios e da amizade daquelas pessoas que no esto nem ai com Deus "Bemaventurado o homem que no anda no conselho dos mpios, no se detm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Salmo 1:1), "No vos enganeis: as ms conversaes corrompem os bons costumes" (1 Corntios 15:33). Vamos deixar que pessoas que levam uma vida crist sria nos influenciem, que desejam mais do que qualquer outra coisa a vontade de Deus e viver para Ele. No ambiente onde voc vive escolha aquela pessoa mais apaixonada por Cristo para ser seu melhor amigo, pois garanto que no ira se arrepender. Louvo muito a Deus por Ele ter e estar colocando em meu caminho amigos que tem uma aliana verdadeira com Cristo. Este amigos tem me ajudado a me manter firme, tem chorado comigo em momentos difceis, tem se regozijado nos momentos de alegria, tem me exortado quando fao algo de errado, e mais ainda, tem me dado todo apoio que preciso para continuar a caminhada da vida crist. Muito obrigado pela vida de cada um deles Deus, pois eles tm me influenciado para o melhor caminho, que Cristo.

You might also like