You are on page 1of 2

ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificao

Nome do cursista Audre, Dalete e rica Nome da Escola:E.M.E.F Prof Maria Mizue Nagaishi Florenzano Local:Nova Araoiaba- Araoiaba da Serra- SP 2 e 3 Ano B Nmero de alunos:50 Professores envolvidos: Audre Cristina Nascimento Machado Dalete Adriele Moreira Araujo de Oliveira rica da Silva Pontes
2. Problemtica a ser estudada / Definio do Tema Horta na Escola
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?

3. Justificativa

A Horta na Escola, tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observao e pesquisa exigindo uma reflexo diria por parte dos educadores e educandos envolvidos. O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de aes pedaggicas por permitir prticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.
Por que?

4. Objetivo (s)

Valorizar a importncia do trabalho e cultura do homem do campo; Identificar tcnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais; Conhecer tcnicas de cultura orgnica; Estabelecer relaes entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados; Compreender a relao entre solo, gua e nutrientes; Identificar processos de semeadura, adubao e colheita; Conhecer pela degustao os diferentes alimentos cultivados bem como nomelos corretamente; Cooperar em projetos coletivos; Buscar informaes em diferentes fontes de dados para propor avanos a desenvolvimento de tcnicas; Anlise e reflexo sobre prejuzos dos desperdcios alimentares; Compreender a importncia de uma alimentao equilibrada para a sade;
O que vamos fazer?

5. Contedos

Atravs da socializao no trabalho em grupo respeito ao prximo e a natureza. Despertar a conscientizao da importncia dos alimentos saudveis. Organizar a plantao (noo de espao),calcular(as sementes),coordenao motora(contato com a terra).
Quais Conceitos? (por ex: Lngua portuguesa: diferentes tipo de gneros textuais)

6. Disciplinas envolvidas

O projeto interdisciplinar e envolve as seguintes disciplinas: Cincias, com os estudos sobre os alimentos; Geometria, com a montagem dos canteiros, que foram feitos em forma de figuras geomtricas; Portugus, com a produo de textos sobre os trabalhos realizados na horta; entre outras. O interessante que todos puderam ver que o que saudvel pode ser produzido por eles sem dificuldades. Alm disso, eles levam o que aprendem para casa e acabam envolvendo toda famlia, conclui a professora.
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

A escolha do local est vinculada a disponibilidade de sol, gua, condies de terreno e proteo de ventos fortes e frios. Ser implantada um novo modelo de horta, Horta Vertical,onde ter como principal matria prima madeira (eucalipto) e garrafa Pet. Procuramos fazer este tipo de horta para zelar pelo bem estar das crianas sem oferecer risco algum de acidentes.
Como o projeto ser desenvolvido? (Descrio de como ser desenvolvido)

8. Recursos a serem utilizados (tecnolgicos ou no)

Os materiais bsicos definidos para um manejo adequado so: Colher de Jardineiro utilizado em operaes de transplante de plantas; Enxada usada para misturar adubos, terra e nas capinaes; Regadores de diferentes tamanhos permitindo manuseio das crianas. E nas aulas de informtica ser desenvolvido o trabalho de pesquisa e curiosidades dos alunos das verduras e legumes plantados na horta vertical.
9. Registro do processo

Fotos que sero tiradas durante todo perodo do projeto. Vdeos e entrevistas - com os alunos. Pesquisas na escola (no laboratrio de informtica) e com os pais.
10. Avaliao e Resultados esperados

Ser contnua, onde ser observado o interesse e o desenvolvimento dos alunos.


11. Divulgao / Socializao do Projeto realizado

Blog, e reunio de pais(Lousa Digital).


Poster, Painel, Blog, Evento.....

12. Referncias Bibliogrficas

http://pedagogiccos.blogspot.com/2009/05/projeto-horta-escolar.html
Sites, vdeos, livros...filmes

You might also like