You are on page 1of 10

RAZO EMANCIPADORA: EM BUSCA DA AUTONOMIA DO SUJEITO PELO PROCESSO EDUCACIONAL BIDO, Jos Mateus. PG, Unioeste, profmateus1@hotmail.

com INTRODUO A concepo de uma razo emancipadora se fundamenta num processo educacional pautado na formao de uma conscincia dirigida para a autonomia e para a crtica dos elementos polticos que compem o social. a condio imprescindvel para que os excessos culturais e polticos de carter totalitrios no ocorram. tambm uma forma de compreender os elementos responsveis pela injustia cometida contra o sujeito e contra o social. Frente a esta situao e com base na perspectiva de Adorno, a concepo filosfica que norteia a postura pedaggica deve propiciar o fim de todas as barbries ou evitar, pela postura consciente, que elas se repitam. Sendo assim, para pensarmos a razo como emancipadora necessrio que ela seja concebida a partir de um processo em desenvolvimento contnuo de crtica de si mesma e de seus resultados. Se entendida como processo e em formao, a razo passa a ser a condutora da crtica sobre a educao. Crtica esta que deve inquirir sobre os seus rumos assumidos pela educao na busca pela formao de um sujeito crtico e autnomo. Como compreender o dado emancipador da razo na sociedade capitalista contempornea? Como proporcionar a busca da autonomia do sujeito por um processo educacional que aponte para uma razo emancipadora? Para dialogar com estes problemas vamos compor o nosso argumento, apresentando o carter instrumental assumido pela razo na contemporaneidade, ressaltando o seu aspecto dicotmico, para compreender em Adorno o dado emancipador da razo pelo processo educacional.

DITAMES DA RAZO CONTEMPORNEA:

Quem hoje em dia escolhe o trabalho filosfico como profisso deve, de incio, abandonar a iluso de que partiram antigamente os projetos filosficos: que possvel, pela capacidade do pensamento, se apoderar da totalidade do real. Nenhuma razo legitimadora poderia se encontrar novamente em uma realidade, cuja ordem e conformao sufoca qualquer pretenso da razo; apenas polemicamente uma realidade se apresenta como total a quem procura conhec-la, e

apenas em vestgios e runas mantm a esperana de que um dia venha se tornar uma realidade correta e justa (ADORNO. A atualidade da Filosofia).

Aprofundando a anlise acerca do entendimento sobre os horizontes do esprito racional moderno, em seu processo e conjunto, emergem dois temas centrais: a Subjetividade e a Racionalidade, os quais convergem para o entendimento da busca pela emancipao. A modernidade nos coloca diante de um homem que estabelece e define o seu existir pela sua prpria capacidade de pensar, planejar, escolher e decidir, sem fundamentar-se mais em outro critrio, seno o da razo. Descartes a referncia na modernidade ao instituir o postulado: penso, logo existo. Seguindo a mesma linha de reflexo da histria do pensamento ocidental pode-se dizer que a contemporaneidade deve instituir um outro postulado ao sujeito: ajo porque penso criticamente. evidente que ocorre uma mudana no imaginrio humano e uma re-significao dos smbolos pessoais e sociais, a ponto de o mundo ser pensado agora sobre a fora intelectual e normativa do prprio homem. A razo , portanto, uma fora intelectual que define os prprios projetos do homem em direo conquista do que pretende realizar. Este caminho pela emancipao conduz a racionalidade ocidental constituio do pensamento filosfico a ns contemporneo. fato que a reflexo filosfica contempornea tem apresentado uma concepo de si que mais se configura pela crise do que pela segurana. Estas reflexes esto presentes em diferentes aspectos da nossa cultura ocidental, que se tornou fundamentalmente terica e de anlise fria sobre fatos e pessoas. Tornou-se parte de um processo que valoriza o aparente da realidade, sem realmente aprofundar uma reflexo s razes dos problemas filosficos postos. Para referenciar esta problemtica, damos espao ao texto do professor Herrero, no qual escreve:
A cultura ocidental uma cultura da razo, na qual a razo o foco ordenador de todos os discursos. Conseqncia disso que todos os mbitos da vida foram submetidos a uma teorizao. A sociedade moderna exige elaborar teorias da natureza, teorias da sociedade, teorias de tudo, at do inconsciente. A razo se tornou tambm a cincia do ethos, cincia do agir humano ou cincia da prxis. Essa tentativa de confrontar o agir humano com as exigncias universais da razo no obteve o mesmo xito que a cincia da natureza. Mas a cultura ocidental nunca deixou de tentar uma fundamentao igualmente universal da tica. E justamente o enorme desenvolvimento atual das cincias e da tcnica que nos leva a colocar, de um modo mais urgente do que nunca, o problema da responsabilidade da razo, isto , ele nos obriga a responsabilizar-nos por tudo o que essa cultura terica provocou, sobretudo nos ltimos anos (HERRERO, 2000, p. 164).

Deste legado, a contemporaneidade herda um estado de crise da razo, entendido como um processo dicotmico entre o fundamento pelo qual se desenvolveu e o real resultado de sua evoluo intelectual. Esta situao tambm est presente na concepo de educao, que, envolvida pela noo de crise, sente-se instvel para responder aos desafios impostos pela condio do contexto produtivo.

RAZO DICOTMICA A razo contempornea, por fora de seu dinamismo, vive a dicotomia real entre o efetivo e o eficaz. Esta dicotomia provoca, pelas condies impostas pelo meio produtivo e cultural, o fortalecimento do efmero. O processo institudo por esta dicotomia fortalece o esquema intelectual de valorizao do transitrio, exatamente pelo fato de que ele representa a real necessidade do processo produtivo. Isto porque o processo de produo estimula a criao do novo como meio de manter-se em sua dinmica. Esta dicotomia entre o efetivo e o eficaz, quando pensada a partir da compreenso de T. W. Adorno, pode se apresentar como a incoerncia necessria que precisa ser denunciada em vista da superao do espectro da Verdade. Esta situao diacrtica, se observada a partir da concepo da razo subjetiva de Adorno, necessita ser pensada com o propsito de erigir a postura individual do sujeito para a conscincia, como fator de superao da massificao imposta pela indstria cultural. Este processo dicotmico se torna um esquema mental e vai sendo construdo como o responsvel pelas decises que afetam cada indivduo, desde o seu primeiro meio social de convivncia, passando tambm pelo processo de educao escolar. Neste sentido, necessrio pensar a educao como parte deste contexto, exatamente para que seja instituda a crtica sobre o seu processo. Educao no um dado estanque. um processo em constante movimento. Neste sentido, quando nos referimos concepo de educao, fazemos com o propsito de apresent-la como uma dinmica, na qual o indivduo deve ser posto diante da realidade de maneira crtica, a fim de que possa entender o seu contexto cultural e participar ativamente (como intelectual e como ser poltico) de sua construo. Esta deve ser a configurao tica da educao. O processo educacional para a formao do sujeito crtico deve ser alcanado por meio de uma razo que aponte para a emancipao de si mesma. Isto , uma razo que perceba subjetivamente esta dicotomia como uma incoerncia objetiva, e cuja consequncia est em tratar a humanidade como efmera. Pode-se, ento, falar de uma razo emancipadora em Adorno? Pode-se ainda pensar a educao como um processo para a formao de um sujeito crtico? No pensar a

soluo destes problemas desconsiderar o potencial da razo contempornea. No pens-los a partir da racionalidade ocidental tentar construir uma incoerncia maior, pois pensar o pensamento e os seus propsitos tarefa permanente do intelecto humano. Como, ento, pensar uma razo emancipadora? A razo torna-se emancipadora na medida em que ela passa a ser a referncia para a configurao de um processo educacional que aponte, a partir dos problemas reais que afligem a humanidade (problemas estes presentes bem prximos do indivduo existente) para a formao contnua e permanente do sujeito, visando a conscincia da sua individualidade existente e histrica. na formao do sujeito para a significao de sua individualidade que se torna possvel a constituio da crtica. exatamente por esta significao que cada sujeito passa a ser indivduo de racionalidade, ampliando as condies de anlises sobre si mesmo, sobre o meio social e sobre a sua relao com a natureza.1 Sendo assim, a constituio de um processo educacional que estimule a individualidade significativa2, isto , o carter prprio de cada um, a forma prpria de inquirir sobre problemas reais e postura pessoal para o dilogo democrtico, passa a ser determinante para a solidificao da emancipao da razo na contemporaneidade. Razo emancipada razo que no se fecha em sistemas, que no promove a efemeridade, que no reduz os diferentes em iguais. razo que fundamenta um processo educacional e esclarece as suas intencionalidades na histria para a abertura constante do ser humano para o entendimento do diferente, do singular e do que mais profundo. um processo que personifica os indivduos na massa coletiva.

A EDUCAO COMO PROCESSO PARA A EMANCIPAO EM T. W. ADORNO Exposto o contexto de nossa reflexo passaremos a dialogar especificamente com e a partir de Adorno sobre a educao como processo para a emancipao e formao do sujeito crtico. A indagao de Adorno, quando procura pensar o fundamento educacional de sua poca, est justamente em apresentar a constatao argumentativa de que o processo
1

Para melhor fundamentar esta reflexo em Adorno, vamos ler na obra citada em nossas referncias bibliogrficas: Dialtica Negativa, no segundo captulo da Primeira Parte (p. 90-116), os argumentos do pensador sobre a noo de ser e existncia, os quais so reveladores de uma dinmica ontolgica que aproxima o ser presente em cada indivduo existente de uma compreenso da realidade para alm da condio sistmica. a condio pela qual o confronto entre sujeito e objeto revela a compreenso de uma verdade predicada pela relao e no mais de um sobre o outro. 2 Compomos a expresso individualidade significativa a partir da leitura do primeiro captulo da primeira parte do livro Dialtica Negativa: A Necessidade Ontolgica (p. 59-89). Ela quer expressar a correspondncia entre a conscincia que o sujeito tem de si mesmo, enquanto individualidade existente, e do seu real significado no contexto em que se encontra. Esta concepo garante a cada indivduo a fora particular de denunciar as foras massificadoras da cultura capitalista, fazendo de si agente de conscincia e de relacionamento. Enquanto conscincia, sujeito crtico; enquanto relacionamento, sujeito poltico e esttico. Sugerimos tambm a leitura: ADORNO, 2008, p. 9-13 e p. 226-228.

educacional vigente se apresenta como impotente para pensar criticamente a si mesmo. Alm disso, o processo no consegue avaliar criticamente as suas conseqncias diante do agir humano e, acima de tudo, torna-se impotente tambm para transformar a situao real. impotente ainda porque baseia-se em um modelo de razo que se torna instrumento do meio produtivo. Intrinsecamente, a relao lgica estabelecida por Adorno, no processo educacional, entre razo e emancipao, est ligada ao objetivo fundamental que a educao possui. Tal objetivo o processo de formao do homem crtico e esclarecido. Este objetivo da educao aponta para uma compreenso da razo que, necessariamente, crtica de si mesma e dos sistemas histricos estabelecidos, tanto na ordem intelectual, quanto na ordem poltica e cultural. Como razo crtica, ela deve apontar tambm para um aspecto de razo libertadora. Ela deve ser libertadora das foras instintivas de dominao, presentes no homem3. Tal libertao se d pelo processo civilizatrio presente na filosofia e na arte. libertadora da dominao da lgica do mercado, de carter massificador. Tal libertao se d pela formao de um indivduo crtico e com conscincia mais profunda de si e do seu meio. tambm libertadora de sistemas que confluem para a formao do Estado Totalitrio. Tal libertao se d, pela autonomia e esclarecimento do indivduo que politicamente se conduz para e pela democracia. Mas qual seria propriamente o papel da educao como processo emancipador pela formao do sujeito crtico? Adorno conduz esta indagao para pensarmos para alm do bvio do processo.

Eu diria que atualmente a educao tem muito mais a declarar acerca do comportamento do mundo do que intermediar para ns alguns modelos ideais preestabelecidos. Pois se no fosse por outro motivo, a simples e acelerada mudana da situao social bastaria para exigir dos indivduos qualidades que podem ser designadas como capacitao flexibilidade, ao comportamento emancipado e crtico (ADORNO, 2006, p. 141).

Neste aspecto, o processo educativo pensado como promoo da autonomia humana, enquanto indivduo e ser social. Partindo desta referncia, Adorno pensa a educao tanto em seu fundamento, quanto em sua intencionalidade, a partir de um devir

3 Sugerimos a Leitura: ADORNO, T. Introduo A Personalidade Autoritria [1950]. Publicado originalmente em Theodor Adorno, Else Frenkel-Brunswik, Daniel Levinson e Nevitt Sanford, The Authoritarian Personality. Nova York: Harper, 1950. Reproduzido em Gesammelte Schriften Vol. 9, T. I [Soziologische Schriften II] Frankfurt: Surhkamp Verlag, 1975, p. 143-. Traduzido por Francisco Rdiger de acordo com a verso editada em Critical Theory ana Society A Reader, organizado por Douglas Kellner e Stephen Bronner. Nova York: Routledge, 1989. http://adorno.planetaclix.pt/

histrico que no permita, em sua fundamentao, a formao de um homem alheio sua razo de ser. Enquanto fundamento, a educao deve ser envolvida por um conceito de razo eminentemente crtico-libertador, que conduza o indivduo autonomia no meio social, por meio de uma conscincia repleta de entendimentos e posicionamentos, que realiza a denncia da falsa cultura, ou semiformao cultural, mediante uma razo esclarecida de suas contradies. Por outro lado, a educao deve ser envolvida por um processo que seja favorvel cultura, que necessariamente deve ser entendida como formao cultural, isto , um conjunto de elementos que des-massifique o indivduo.. Enquanto inteno, o foco educacional deixa de discutir o pressuposto da necessidade da educao e se dirige para onde a educao deve conduzir? (ADORNO, T., 2006, p. 139), ou seja, o objetivo sobre o qual a educao se fundamenta. Ora, o objetivo fundamental da educao deve ser a constituio da autonomia potencial do sujeito, frente fora de massificao do capitalismo contemporneo ou da presena de um Estado hegemnico. A educao deve ser pensada, tanto em seu fundamento quanto em sua intencionalidade, a condio para a formao de uma racionalidade que possibilite a autonomia do indivduo. Ela a possibilidade pela qual o ser humano transcende a mera condio de objeto (massa) imposta sobre ele pela sociedade de consumo. Este o foco de reconstruo do sentido emancipatrio da formao cultural, enquanto processo educacional. Trata-se de pensar a educao como desenvolvimento histrico, como um devir constante, bem como as suas implicaes, no sentido de conceder um esclarecimento maior sobre o indivduo e sua ao, enquanto tal, frente realidade. Neste aspecto, o processo educacional est marcado fundamentalmente pela formao histrica e poltica do sujeito. Neste contexto, o processo educacional se apresenta em sua condio de formao crtica do sujeito, na medida em que oferece as possibilidades de resistncia intelectual contra toda ao antidemocrtica e autoritria. Neste aspecto, a razo se apresenta como esclarecida na medida em que nela est presente a postura emancipadora. Vale dizer, ento, que a razo emancipadora quando proporciona a formao do sujeito crtico, que toma conscincia das ideologias dominantes e da objetivao do sujeito histrico imposta pela massificao e pelo consumo.4

Textualmente: ... Penso sobretudo em dois problemas difceis que preciso levar em conta quando se trata de emancipao. Em primeiro lugar a organizao do mundo em que vivemos e a ideologia dominante... (ADORNO, 2006, p. 143).

Portanto, uma razo somente pode ser emancipadora na medida em que emancipada e que aponte para a individualidade significativa da pessoa, visto que para Adorno:
De um certo modo, emancipao significa o mesmo que conscientizao e racionalidade. Mas a realidade sempre simultaneamente um movimento de adaptao. A educao seria impotente e ideolgica se ignorasse o objetivo de adaptao e no preparasse os homens para se orientarem no mundo. Porm, ela seria igualmente questionvel se ficasse nisto, produzindo nada alm de well adjusted people, pessoas bem ajustadas, em conseqncia do que a situao existente se impe precisamente no que tem de pior. Nestes termos, desde o incio existe no conceito de educao para a conscincia e para a racionalidade uma ambiguidade. Talvez no seja possvel super-la no existente, mas certamente no podemos nos desviar dela (ADORNO, 2006, p. 143.144).

Mais propriamente, a concepo educacional em Adorno partir da perspectiva de uma razo emancipadora. A educao deve conduzir formao do sujeito de forma autnoma e participativa, como condies fundamentais para evitar a totalizao sistmica de uma razo centralizadora e de uma concepo reprodutiva do saber tecnicista, caracterstica da sociedade capitalista. Contrariamente ao processo educacional, fundamentado na razo totalizadora ou razo dominante, a educao para a formao da individualidade significativa e autnoma deve resgatar a importncia do sujeito crtico como condio de formao poltica (Cf. ADORNO, 2006, p. 169-185). Este o limiar de uma razo emancipadora. Por esta via, a educao combate todo princpio autoritrio, como meio de resistncia submisso, por meio da crtica interna, que esclarece e denuncia os excessos. Em oposio concepo reprodutiva do saber tecnicista, caracterstica da sociedade capitalista, a educao deve estimular a razo emancipadora, mediante a denncia da coisificao do ser humano, agora pela crtica da superestrutura social. Esta via conduz a sociedade esclarecida denncia da falsa cultura em favor da cultura. Mas qual a concepo de Adorno sobre Educao?
... Gostaria de apresentar a minha concepo inicial de educao. Evidentemente no a assim chamada modelagem de pessoas, porque no temos o direito de modelar pessoas a partir do seu exterior; mas tambm no a mera transmisso de conhecimentos, cuja caracterstica de coisa morta j foi mais do que destacada, mas a produo de uma conscincia verdadeira. Isto seria inclusive de maior importncia poltica. Sua idia, se permitido dizer assim, uma exigncia poltica. Isto : uma democracia com o dever de no apenas funcionar, mas de operar conforme seu conceito, demanda pessoas emancipadas. Uma democracia efetiva s pode ser imaginada enquanto uma sociedade de quem emancipado (ADORNO, 2006. Pg. 141-142).

Neste aspecto, a educao tem relao direta com o processo de formao poltica, quando afirma que a exigncia de emancipao parece ser evidente numa democracia...

(ADORNO, 2006, p. 169). Ela est para a formao de uma conscincia madura, que se eleva para alm de si e contempla necessariamente o meio social, em vista de uma mudana necessria, frente s suas contradies internas. Uma educao que prime pela formao poltica, com base na democracia, necessariamente deve ser constituda por pessoas conscientes, isto , pessoas compreendidas por Adorno como emancipadas. Esta postura de Adorno aponta, necessariamente, para o fundamento, que deve sustentar a educao (o porqu do para qu), e para a intencionalidade, que a orienta finalidade educacional (o para qu do porqu). Sendo assim, tanto em seu porqu, quanto em seu para qu, a educao deve pautar a formao cultural (Bildung) de um sujeito crtico, autnomo e consciente de seu papel pessoal e social. Deve conduzir o indivduo a sair da preguia intelectual e poltica e no mais deixar ningum pensar e agir por si.5 A Educao, neste cenrio, deve ser posta como formadora da crtica de todo otimismo do progresso e promotora daquilo que se porta como pessimismo para o sistema vigente. Esta oposio fator predominante para a constituio da dialtica negativa no processo educacional. Da infncia ao esclarecimento o que deve haver a presente crtica do sujeito sobre si mesmo e do seu papel social, como forma de questionamento da verdade conclusiva. Mas como identificar em Adorno a sua compreenso de racionalidade frente a um mundo que prima por resultados imediatos? Vamos ler em Adorno.
Em geral este conceito apreendido de um modelo excessivamente estreito, como capacidade formal de pensar. Mas essa constitui uma limitao da inteligncia, um caso especial da inteligncia, de que certamente h necessidade. Mas aquilo que caracteriza propriamente a conscincia o pensar em relao realidade, ao contedo a relao entre as formas e estruturas de pensamento do sujeito e aquilo que este no . Este sentido mais profundo de conscincia e ou faculdade de pensar no apenas o desenvolvimento lgico formal, mas ele corresponde literalmente capacidade de fazer experincia. Eu diria que pensar o mesmo que fazer experincias intelectuais. Nesta medida e nos termos que procuramos expor, a educao para a experincia idntica educao para a emancipao (ADORNO, 2006. p. 151).

evidente que o carter de emancipao, pela educao, em Adorno assume um peso referente em seus argumentos. Emancipao no um ato, um estado estanque que envolve o indivduo, mas um devir que se coloca em um processo de constante vir a ser. Isto porque a complexidade das relaes sociais exige que a concepo de emancipao

Fazemos aqui aluso ao texto de Kant: Resposta Pergunta: O que Esclarecimento? (Aufklrung), (Kant, Immanuel. Textos Seletos. 4 Ed. Petrpolis, Vozes, 2008, p. 63-71) do qual Adorno parte para apresentar a sua concepo sobre Educao e Emancipao (ADORNO, 2008, p. 169-185).

seja mais do que elemento retrico na dinmica do mundo. Por este motivo, o pensador afirma:

Se no quisermos aplicar a palavra emancipao num sentido meramente retrico, ele prprio to vazio como o discurso dos compromissos que as outras senhorias emprenharam frente emancipao, ento por certo preciso comear a ver efetivamente as enormes dificuldades que se opem emancipao nesta organizao do mundo... O motivo evidente a contradio social; que a organizao social em que vivemos continua sendo heternoma, isto , nenhuma pessoa pode existir na sociedade atual realmente conforme suas prprias determinaes; enquanto isto ocorre, a sociedade forma as pessoas mediante inmeros canais e instncias mediadoras, de um modo tal que tudo absorvem e aceitam nos termos desta configurao heternoma que se desviou de si mesma em sua conscincia. claro que isto chega at s instituies, at a discusso acerca da educao poltica e outras questes semelhantes. O problema propriamente dito da emancipao se e como a gente e quem a gente, eis uma grande questo a mais pode enfrent-lo (ADORNO, 2006, p. 181182).

As condies sociais, polticas e ticas, nascidas com o ideal de progresso, exigem uma nova viso sobre a concepo terica e a concepo prtica. Por isto, a Teoria Crtica passa a compor o elo entre o projeto iluminista e a tarefa efetiva da razo na contemporaneidade. Sendo assim, pensar o processo educacional constituir um ambiente no qual a formao crtica do indivduo para a emancipao se d por uma articulao real entre teoria e prtica,6 primando pela superao dos elementos de massificao ou despersonalizao. CONCLUSO

Pensar um processo educacional que aponte para a emancipao e autonomia do sujeito por meio de uma razo emancipadora conceber a razo como emancipada. pensar sobre uma razo que no se fecha em sistemas, que no promove a efemeridade, que no reduz os diferentes em iguais. De forma afirmativa, pensar em uma razo emancipada (consciente) pens-la como emancipadora (processo de formao da conscincia). Razo emancipadora razo que fundamenta um processo educacional e esclarece as suas intencionalidades na histria na abertura constante do ser humano para o entendimento do diferente, do singular significativo e do que mais profundo na relao necessria com o real. um processo que personifica os indivduos e os retira da lgica da massa coletiva.
6

Cf. ADORNO, 2009, p. 125-126.

10

Uma razo emancipadora na medida em que passa a ser referncia para a formao de um processo educacional que aponte, a partir dos problemas que afligem a raa humana, que afetam o meio ambiente e o convvio social democrtico, para a formao contnua e permanente da pessoa para uma percepo e conscincia de sua singularidade significativa no meio. na formao da pessoa para a significao de sua individualidade que se torna possvel compreenso do processo civilizatrio ou cultural, assim como tambm o processo educacional como formao do sujeito crtico. exatamente pela formao de uma conscincia mais lcida de si mesma e de sua importncia no meio que se internaliza o processo de formao para a emancipao frente s foras prprias do sistema capitalista. REFERNCIAS ADORNO, Theodor W. & HORKHEIMER, Max. Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985. Dialtica do Esclarecimento. Rio do

________. Dialtica Negativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009. ________. Educao e Emancipao. 4 Ed. So Paulo: Editora Paz e Terra, 2006. ________. Mnima Moralia. Reflexo a partir da vida lesada. Rio de Janeiro: Azougue, 2008. HERRERO, F. Javier. tica do discurso. In Correntes Fundamentais da tica contempornea. Petrpolis: Vozes, 2000. KANT, Immanuel. Textos Seletos. 4 ed. Petrpolis: Vozes, 2008.

You might also like