You are on page 1of 6

Sade da Mulher

Guia Sade da Mulher


Uma queixa constante de mulheres a priso de ventre, flatulncia, distenso abdominal. Muitas se habituam ao problema como se fosse normal e convivem com essa situao, muitas vezes abusando do uso de laxantes.

Sade digestiva Segundo o ditado Somos o que comemos, mas mais correto afirmar que Somos o que absorvemos. De nada adianta escolher bem os alimentos que faro parte de nossa dieta se nosso intestino no estiver saudvel e pronto para absorver os nutrientes desses alimentos. Sintomas como distenso abdominal, eructao, sensao de

empachamento, flatulncia e restos alimentares mal digeridos nas fezes indicam que o processo digestivo no est ocorrendo da maneira correta. Uma boa digesto comea pela mastigao. Enquanto mastigamos estimulamos a produo do cido clordrico no estomago e tambm transformamos o alimento em pedaos menores, mais fceis de serem digeridos. Estes pedaos menores de alimentos chegam ao estmago. No estomago o meio deve ser cido para que ocorra a digesto desses alimentos. Alguns fatores alteram o ph do estomago, o deixando menos cido, como o hbito de consumir bebidas durante as refeies. O consumo de lquidos durante as refeies dilui o cido do estomago comprometendo o processo digestivo. Esses alimentos no digeridos so mais facilmente fermentados causando distenso abdominal e muitas vezes a sensao de queimao aps as refeies. Outro fator que compromete a produo de cido pelo estomago o uso de medicamentos anticidos, atualmente bastante comuns. Esses

Sade da Mulher medicamentos associados ao estresse so causadores de hipocloridria (falta de cido no estmago). Neste ambiente menos cido no conseguimos realizar o processo digestivo de maneira adequada. Dicas para aumentar o ph do estmago e melhorar o processo digestivo: - Tome uma xcara de ch de hortel 20 minutos antes das refeies. A hortel estimula a produo de cido clordrico. - Diluir uma colher de vinagre de ma ou de suco de limo em 50ml de gua e ingerir antes das refeies ajuda a aumentar a acidez gstrica. A m digesto tem relao com a disbiose e a hiperpermeabilidade intestinal. Disbiose quando temos um aumento no nmero de parasitas, fungos e bactrias patognicas no intestino em detrimento de bactrias probiticas. O uso de alimentos refinados, pouca ingesto de fibras, o uso indiscriminado de antibiticos, antiinflamatrios e laxantes mata as bactrias boas da microbiota intestinal, que leva a disbiose. Esse quadro prejudica o processo de nutrio j que muitas vezes esses oportunistas usam os nutrientes para seu crescimento prprio. Os fungos e as bactrias patognicas produzem toxinas que irritam a mucosa do intestino, que vai ficando mais permevel, permitindo a passagem de alimentos no digeridos para a corrente sangnea, o que conhecemos como hiperpermeabilidade intestinal. O uso de plula anticoncepcional tambm aumenta a permeabilidade do intestino. Os alimentos no digeridos so reconhecidos como agressores pelo sistema imunolgico que responde produzindo clulas de defesa contra esses restos alimentares. Isso estressa o sistema imunolgico e ajuda a desencadear alergias alimentares. Dicas para tratar a disbiose e a hiperpermeabilidade intestinal - Inclua no cardpio sementes de abbora, melo e melancia, boas fontes de clcio e magnsio que ainda tem ao vermfuga. Use a

Sade da Mulher semente de abbora torrada como aperitivo e as de melancia e melo em sucos, batidas com a fruta. -Use temperos como organo e alecrim no final das preparaes. Essas ervas so antifngicas e antiparasitrias. -O leo de coco, fonte natural de cido caprilico, tem importante efeito antifngico. - O gel de Aloe Vera reduz o tempo de transito intestinaldiminui a presena de bactrias patognicas no intestino. - O uso de glutamina, um aminocido, recomendado para recuperar a integridade da mucosa do intestino. - Os alimentos ou suplementos com prbiticos devolvem ao intestino as bactrias benficas; - Lembre-se que para essas bactrias crescerem e se fixarem em no intestino devemos aumentar o consumo de prebiticos, como o amido resistente encontrado na banana verde. Use na forma de farinha de banana verde ou biomassa de banana verde adicionada a sucos. - Diminua o consumo dos alimentos potencialmente alergenicos como leite e glten. Para garantir o bom funcionamento do intestino e a eliminao das fezes aumente o consumo de fibras e de gua. As fibras ajudam a aumentar o peso e volume das fezes. Fezes bem formadas e hidratadas so eliminadas com mais facilidade. Para aumentar o consumo de fibras lembre-se: - Prefira os cereais integrais como a quinua, o amaranto e o arroz integral. - Aumente o consumo de frutas e hortalias de preferncia orgnicas. - Inclua na dieta as sementes de linhaa. - Aumente o consumo de lquidos. gua, sucos de frutas ou chs de ervas, desde que no junto com as refeies.

Sade da Mulher

Osteoporose
A falta de cido clordrico favorece a deficincia em alguns nutrientes que dependem de meio cido para serem absorvidos como ferro, zinco, magnsio e clcio. Da o processo digestivo inadequado ter relao com doenas como a osteoporose. A osteoporose deixa os ossos com aparncia e textura porosa e por isso mais frgeis e quebradios. Acomete principalmente mulheres na psmenopausa. Para a preveno da osteoporose cuide da digesto, evite alimentos refinados, refrigerantes e adoantes, que so alimentos acidificantes do sangue, que favorecem a descalcificao ssea, e aumente o consumo de alimentos fontes de clcio como o gergelim, folhas verdes escuras como a couve e o brcolis e a quinua. O uso de alguns suplementos pode ser recomendado como a dolomita, uma rocha rica em clcio e magnsio e a alga lithotanium calcarium, boa fonte de clcio, fsforo e magnsio, minerais importantes para a sade ssea. A vitamina D, presente no leo de fgado de bacalhau, associada ao clcio, fsforo e magnsio tambm favorece a manuteno da sade ssea.

Beleza de unhas, cabelo e pele


A m digesto diminui a absoro de protenas e minerais como clcio, zinco e magnsio. A deficincia nesses nutrientes tem relao com unhas quebradias e com manchas brancas. Quando o intestino no funciona bem toxinas so acumuladas em nosso organismo e com esse acumulo quem sofre a pele. Esse excesso de toxinas um dos causadores de celulite e acne. A pele excessivamente ressecada e envelhecida tambm um sinal de deficincia em nutrientes.

Sade da Mulher Para ter pele, cabelos e unhas bonitos e saudveis aumente o consumo de alimentos integrais, ricos em vitaminas, minerais e nutrientes antioxidantes, frutas e hortalias de preferncia orgnicas.

Inclua no cardpio: Cacau em p fonte de polifenois, antioxidantes que ajudam a diminuir rugas e manchas de pele. Use em frutas assadas ou ainda adicionado a bebidas. Aa, uva escura e sucos de uva, suco de cranberry - as frutas vermelhas tm potente ao antioxidante que retarda o envelhecimeto. Oleaginosas fonte de gordura insaturada melhora e hidratao de pele e cabelo. Semente de linhaa fonte de omega 3, uma gordura de ao antinflamatria. Chs verde e branco fonte de polifenois e catequinas de ao antioxidante. Colgeno protena que da sustentao a pele. Ajuda a diminuir a flacidez e a queda de cabelos.

You might also like