You are on page 1of 26

Papel Estratgico e Objetivos da Produo

Professor: Daniel Moura

Papel Estraggico e Objetivos da Produo Papel da Funo Produo Principal motivo da sua existncia da empresa. (desempenho do processo) Implementadora da Estratgia Empresarial
Colocar em prtica, operacionalizar a estratgia.

Apoio para a Estratgia Empresarial


Desenvolver recursos para fornecer condies necessrias para permitir que a organizao atinja seus objetivos estratgicos.

Impulso da Estratgia Empresarial


Focando a vantagem competitiva a longo prazo.

Qual o papel da funo produo?


Produo como executora Implementadora da estratgia Estratgia Produo Produo Produo Produo Estratgia Estratgia Produo Produo como suporte Apropriada para a estratgia Produo como lder Impulsionadora para a estratgia

A produo deve fazer a estratgia acontecer transformando decises estratgicas em realidade operacional

A produo deve apoiar a estratgia desenvolvendo objetivos e polticas apropriadas dos recursos que administra

A produo deve fornecer os meios para obteno de vantagem competitiva

Implementao da estratgia empresarial Exemplo


Implementao da estratgia linha area atrair maior proporo de passageiros marketing que deve organizar atividades de promoo e estabelecer preo apropriado. recursos humanos precisa treinar sua tripulao e equipe de terra para atingir nveis elevados de servios aos consumidores. Cont.

Funo produo a manuteno das aeronaves, organizar os servios de bilhetes, o manuseio de bagagem e as instalaes de espera, orientar a preparao de alimentos bebidas especiais e o entretenimento durante os vos.

Apoio para estratgia empresarial


A produo deve desenvolver seus recursos para que forneam as condies necessrias para permitir que a organizao atinja seus objetivos estratgicos.
FABRICANTE DE MICROCOMPUTADORES competir produtos inovadores
funo produo precisa ser capaz de enfrentar as mudanas exigidas pela inovao contnua. Como? Cont.

Apoio para estratgia empresarial


desenvolvendo ou comprar processos que sejam flexveis o suficiente para fabricar novos componentes e produtos. organizando e treinando seus funcionrios para que eles entendam como os produtos esto mudando e faam as mudanas necessrias na produo. desenvolvendo relacionamentos com os fornecedores que os ajudem a responder rapidamente no fornecimento de novos componentes.

Impulso da estratgia empresarial

O terceiro papel da produo na empresa impulsionar a estratgia, dando-lhe vantagem competitiva a longo prazo. Produtos malfeitos, servio relapso, entrega lenta, promessas no cumpridas, pouca escolha de produtos ou servios ou um custo de produo muito elevado afundaro qualquer empresa a longo prazo.

Papel Estraggico e Objetivos da Produo

Modelo de 4 estgios (Hayes e Wheelwright)


Progresso da funo produo Usado para avaliar o papel competitivo e a contribuio da funo produo na empresa. 1. Neutralidade Interna Nvel mais fraco de contribuio da funo produo. Sua ambio ser internamento neutra, passar despercebida. 2. Neutralidade Externa (implementadora) Comea a comparar-se com a empresa ou organizaes similares. Tenta ser externamente neutra. Adotar melhores prticas, benchmarking.

Papel Estraggico e Objetivos da Produo

Modelo de 4 estgios (Hayes e Wheelwright)


3. Apoio Interno ( de apoio) Procura estar junto com as melhores empresas. A funo produo tenta dar apoio interno ao fornecer uma estratgia.

4. Apoio Externo (Impulsionadora) A empresa v a funo produo como provedora de base para seu sucesso competitivo. A produo criativa, proativa e inovadora. Olhar a longo prazo.

Papel Estraggico e Objetivos da Produo

Partes interessadas

- Empregados

- Fornecedores - Acionistas - Consumidores -Sociedade

A funo produo tem que compreender os objetivos estratgicos de seus stakeholders (muitas vezes conflitantes).

Papel Estraggico e Objetivos da Produo Os cinco objetivos de desempenho

Qualidade
Fazer certo as coisas -Qualidade reduz custos, menos erro, menos falhas, menor retrabalho e desperdcios, maior lucro. - Qualidade aumenta a confiana (satisfao do cliente).

Papel Estraggico e Objetivos da Produo Os cinco objetivos de desempenho

Qualidade pode significar


HOSPITAL - Pacientes recebem o tratamento mais apropriado. -O tratamento conduzido de maneira correta. - Os pacientes so consultados e mantidos informados. -Os funcionrios so corteses, amigveis e solcitos. EMPRESA DE NIBUS URBANOS -Os nibus so limpos e arrumados - Os nibus so silenciosos e no emitem gases poluentes. - O horrio rigoroso e atende s necessidades dos usurios. - Os funcionrios so corteses, amigveis e solcitos. SUPERMERCADO -Os produtos esto em boas condies. - A loja limpa e organizada. - A decorao adequada e atraente. - Os funcionrios so corteses, amigveis e solcitos. FBRICA DE AUTOMOVEIS -Todos os componentes so fabricados conforme as especificaes. - A montagem atende s especificaes. - O produto confivel. - O produto atraente e sem defeitos.

Papel Estraggico e Objetivos da Produo Os cinco objetivos de desempenho

Rapidez
Quanto mais rpido for a entrega de bens ou servios ao consumidor,melhor. - Rapidez da operao interna
A resposta rpida aos consumidores externos auxiliada sobretudo pela rapidez da tomada de deciso, movimentao de materiais e das informaes internas da operao.

-Rapidez reduz estoques.


-Atravs por exemplo de movimentao e processamento de peas em lotes menores, peas se movimentando com mais rapidez, estoques entre os estgios do processo reduziro.

Papel Estraggico e Objetivos da Produo Os cinco objetivos de desempenho

Rapidez pode significar


HOSPITAL - O tempo entre a solicitao de FBRICA DE AUTOMOVEIS - O tempo entre o pedido de um carro

tratamento e sua realizao o mnimo. -O tempo para o resultado dos exames, raio x, etc mnimo.

especfico por um revendedor e sua entrega ao consumidor mnimo. - O tempo de espera pela assistncia tcnica mnimo.
SUPERMERCADO - O tempo envolvido na transao toatal,

EMPRESA DE NIBUS URBANOS

-O tempo total da jornada para o usurio atingir seu destino mnimo.

desde a chegada loja, realizao das compras e retorno do consumidor a sua casa mnimo. - Imediata disponibilidade de bens.

Papel Estraggico e Objetivos da Produo Os cinco objetivos de desempenho

Confiana/Credibilidade
Atender adequadamente s solicitaes e prazos dos consumidores. - Credibilidade economiza tempo - Credibilidade economiza dinheiro. - Credibilidade d estabilidade.
Se tudo em uma operao for perfeitamente confivel, e assim permanecer por algum tempo, haver um nviel de confiana entre as diferentes partes da operao.

Papel Estraggico e Objetivos da Produo Os cinco objetivos de desempenho

Confiana/Credibilidade pode significar


HOSPITAL - A proporao de consultas canceladas mnima. - As consultas so realizadas no horrio programada. - Os resultados dos exames, raios X etc. so entregues como prometido. EMPRESA DE NIBUS URBANOS - Cumpre o horrio fixado em todos o pontos de trajeto. - Mantm assentos disponveis para os passageiros. - A proporo de bens em falta mnima. - O tempo de fila mnimo. - Disponibilidade de vagas no estacionamento. SUPERMERCADO - Previsibilidade do horrio de funcionamento FBRICA DE AUTOMOVEIS - Entrega de veculos aos revendedores no tempo previsto. - Entrega peas de reposio aos centros de servios no tempo previsto.

Papel Estraggico e Objetivos da Produo Os cinco objetivos de desempenho

Flexibilidade
Capacidade de mudar a operao Flexibilidade de produto/servio habilidade de introduzir novos produtos ou servios. Flexibilidade de Composto (mix) variedade e composto de produtos e servios. Flexibilidade de Entrega habilidade de mudar a programao de entrega do bem ou do servio. - Flexibilidade agiliza a resposta. - Flexibilidade economiza tempo -Flexibilidade mantm credibilidade.

Papel Estraggico e Objetivos da Produo Os cinco objetivos de desempenho Flexibilidade significa


HOSPITAL -Flex. De produto/servio introduo de novos tipos de tratamento. -Flex. De composto (mix) ampla variedade de tratamentos disponveis. -Fex. De volume habilidade de se ajustar ao nmero de pacientes atendidos. -Flex. De entrega habilidade de reprogramar consultas. EMPRESA DE NIBUS URBANOS - Flex. De produto/servio introduo de novas rotas ou excurses. -Flex. De composto (mix) grande nmero de locais servidos. -Fex. De volume habilidade de se ajustar a frequencia dos servios. -Flex. De entrega habilidade de reprogramar viagens. FBRICA DE AUTOMOVEIS -Flex. De produto/servio introduo de novos modelos. - Flex. De composto (mix) ampla variedade de opes disponveis. - Flex. De volume habilidade de se ajustar ao nmero de veculos fabricados. - Flex. De entrega habilidade de rerprogramar as prioridades da produo. SUPERMERCADO - Flex. De produto/servio introduo de novos bens ou promoes. -Flex. De composto (mix) ampla variedade de bens estocados. -Fex. De volume habilidade de se ajustar ao nmero de consumidores atendidos. -Flex. De entrega habilidade de repor estoque de intens em falta (ocasionalmente).

Papel Estraggico e Objetivos da Produo Os cinco objetivos de desempenho

Custo
Fazer as coisas mais barato -Todos os objetivos implicam no custo. - Uma forma de melhorar o desempenho dos custos, melhorar o desempenho de outros objetivos operacionais. - Quanto menor o custo de produzir bens e servios, menor pode ser o preo a seus consumidores.

Cinco objetivos de desempenho

Fazer certo as coisas Fazer as coisas com rapidez Fazer as coisas em tempo Mudar o que voc faz Fazer as coisas mais baratas

Proporciona Proporciona Proporciona Proporciona Proporciona

Vantagem em qualidade Vantagem em rapidez Vantagem em confiabilidade Vantagem em flexibilidade Vantagem em custo

Mantendo baixo os custos de produo Produtividade


Output da operao

Produtividade =
Input na operao Output da operao

Produtividade de fator parcial =


Um input na operao

Output da operao

Produtividade multifatorial =
Todos os inputs na operao

Papel Estraggico e Objetivos da Produo Os cinco objetivos de desempenho

A curto prazo, os objetivos de desempenho podem ser conflitantes, um aspecto de desempenho pode ser melhorado a custa de outro. Porm, uma melhoria de todos os aspectos de desempenho possvel a longo prazo, ou seja, esse objetivos trabalharem em sinergia.

Quando se trabalha com viso a longo prazo, os objetivos de desempenho no so conflitantes.

Moreira, D. A., Administrao da Produo e Operaes, 5 reimpresso da 1 edio, Editora Pioneira, So Paulo, SP, 2001.

Slack, N., Chambers, S. e Johnston, R., Administrao da Produo, 2 Edio, Editora Atlas S.A., So Paulo, 2007.

You might also like