You are on page 1of 49

Certificao Profissional ANBID CPA-10

Acho Melhor Contratar um Especialista!


Tomar decis es de investimento no uma tarefa fc il. Requer conhecimento acerca dos diversos tipos de aplicaes disponveis no mercado. E xige um processo de avaliao contnua da economia e as perspectivas dos diversos mercados . Para simplific ar o acesso do investidor ao mercado, as ins tituies financeiras organizam e administram fundos de investimento, que uma maneira s imples de acessar os mercados . Q uando adere a um fundo de investimento o c liente est contratando uma prestao de s ervi o de um es pecialista - o administrador do fundo - para gerir os seus rec urs os em regime de melhores es foros . Seu papel entender as diversas modalidades de fundos dis ponveis no mercado e na instituio financeira que voc representa e identificar o mais adequado para atender s necessidades e expectativas de cada inves tidor em partic ular.

Nota Promissria A es

Ttulos Pblicos

CDB

Fundo de Investimento

Debentures Swap

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

MDULO VI | Fundos de Investimento

1. Definies Gerais

1.1 Fundo de Investimento


Um fundo de investimento uma c omunho de rec urs os financeiros , constituda sob a forma de condomnio, des tinado aplicao em ttulos e valores mobilirios , bem como em quaisquer outros ativos financeiros disponveis no mercado financeiro e de capitais . Caracteriza-se por ser uma prestao de servio em regime de melhores es foros . Isso significa que o administrador e demais prestadores de servios utilizao de todos os meios e mtodos para alcanar os melhores res ultados . No significa, entretanto, uma promessa de rentabilidade ou ausncia de riscos . O investimento no garantido pelo administrador, gestor, FGC ou qualquer outro mecanismo de proteo.

Fundo de I nves timento no gera captao de recurs os para a instituio adminis tradora. O patrimnio dos c otistas mantido em uma carteira de investimento em nome do Fundo de I nves timento que tem um CNPJ diferente.

1.2 Condomnio
Um condomnio pressupe que todos os partic ipantes desse c ondomnio denominados cotis tas tm direitos e obrigaes iguais . Aplic a-se o conceito de equidade, ou seja, tratamento equnime entre os c otistas .

1.3 Cota
Corresponde frao ideal do patrimnio lquido do fundo, devendo ser nominativa e escriturada em nome de seu titular. valor mobilirio, portanto, os fundos so fiscalizados pela CVM Comisso e Valores Mobilirios . O valor da cota apurado atravs da diviso do Patrimnio L quido pela quantidade de cotas do fundo, sendo ambos do mesmo dia.

Cota de Fundo de Investimento valor mobilirio. Portanto, todos os Fundos de I nves timentos so regulados e fiscalizados pela CVM Comisso de Valores M obilirios .

PATRIMNIO LQUIDO = Valor atual dos ativos da carteira + Valores a receber - Despesas VALOR DA COTA = Patrimnio Lquido Quantidade de Cotas

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

Certificao Profissional ANBID CPA-10

1.4 Propriedade dos Ativos dos Fundos de Investimento


Todos os ativos que compe a carteira do Fundo de Investimento pertencem ao Fundo e, portanto, aos cotistas do fundo. L uc ros e Perdas so distribudos igualmente entre os cotistas na valorizao (ou desvalorizao) da c ota.

1.5 Segregao entre gesto de recursos prprios e de terceiros chinese wall


Para assegurar que os direitos dos c otistas sero preservados e para evitar situaes de c onflitos de interesse, a CVM determina que a Pessoa J urdic a, responsvel pela gesto de rec ursos de terceiros , mantenha essa atividade separada da atividade de gesto de rec ursos prprios . Boa poltica para evitar conflitos de interesse, no mesmo? Esse conceito c onhec ido como chines e wall M uralha da China. Na prtica, como essa segregao acontece? (1 ) O Administrador contrata a prestao de servio de uma empresa especializada na gesto de rec ursos de terceiros uma Ass et Management, ou; (2 ) C ria uma diretoria dentro da prpria estrutura do Administrador responsvel exclusivamente pela gesto de rec ursos de terceiros . Essa diretoria deve ser s eparada de outra que seja res ponsvel pela gesto de recursos do prprio administrador, normalmente, a Tesouraria.

Chinese Wall Q uem gerencia o dinheiro da institui o financeira no pode gerenciar, tambm, o dinheiro dos Fundos! Por qu? Para evitar situaes de conflito de interesses .

1.6 Direitos e Obrigaes dos Condminos


1.6.1 Direitos
Ter ac esso ao Regulamento e ao Prospecto do fundo. Ter cinc ia da poltic a de investimento e dos riscos dela dec orrente. Ser informado sobre o jornal utilizado para divulgao de informa es do fundo e as taxas cobradas . Ter acesso ao valor do patrimnio lquido do fundo, ao valor da cota e rentabilidade ac umulada no ms e no ano civil a que se referirem. dever do adminis trador fornecer essas informaes . A lm dessas informaes o adminis trador deve c olocar dispos io dos cotistas o valor e a composi o da carteira. Receber anualmente doc umentos contendo informaes s obre os rendimentos obtidos no ano c ivil, o nmero de cotas de s ua propriedade e seu res pectivo valor. Receber mensalmente extrato dos investimentos .

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

MDULO VI | Fundos de Investimento

1.6.2 Obrigaes

O c otista tem a responsabilidade de analisar os fundos disponveis para aplicao e verificar a compatibilidade deles com seus objetivos pessoais . A o comprar cotas de um fundo de investimento, ele est aderindo a um condomnio que poss ui regras es tabelecidas em regulamento e pros pecto e, c onsequentemente, c onc ordando c om elas . C onhecer as caractersticas do tipo de investimento que optou. Para isso, deve avaliar por meio da leitura do regulamento e prospecto, o objetivo do fundo e s ua poltica de investimento. A c ompos io de carteira fornece as informaes relativas aos ativos em que os recursos esto investidos . Monitorar, atravs da divulgao diria em jornais , do extrato e dos demais meios fornecidos pelo administrador, s e o fundo vem cumprindo a estratgia descrita no regulamento e pros pecto. O bservar as recomenda es de prazo mnimo de investimento e os riscos dec orrentes da busca pelo objetivo do fundo. N unc a investir sem ler atentamente o Prospecto e o Regulamento do fundo devendo dirimir eventuais dvidas . C omparecer nas Assemblias Gerais . Essa a melhor oportunidade para exerc er seus direitos e se valer dos benefc ios de investir em fundos . Manter seus dados cadastrais atualizados para que o administrador possa enviar os avisos de convocao da Assemblia G eral de Cotis tas entre outros documentos importantes .

1.7 Informaes relevantes (disclaimers)


Existe uma srie de informaes e alguns documentos que o investidor precisa conhecer antes de aderir ao Fundo de I nvestimento que escolheu. Voc j deve ter ouvido e lido inmeras vezes alguns avis os que so obrigatoriamente ins eridos em todas as publica es e propaganda, espec ialmente quando so divulgadas as rentabilidades alcanadas pelos fundos . Vamos c onhec-los .

A rentabilidade obtida no passado no representa garantia de rentabilidade futura. O fundo de investimento de que trata este prospecto no conta com garantia de seu administrador, gestor da carteira, ou de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Crditos. O investimento neste fundo apresenta riscos. Ainda que seu gestor de carteira mantenha sistema de gerenciamento de riscos, no h garant ia de completa eliminao da possibil idade de perdas, tanto para o fundo de investimento e para o investidor. As informaes contidas nesse prospecto esto em consonncia com o regulamento do fundo de investimento, porm no o substitui. recomendada a leitura cuidadosa, tanto deste prospecto, quanto do regulamento, com especial ateno para as clusulas relativas ao objetivo e poltica de investimento do fundo de investimento, bem como s disposies do p rospecto que tratam dos fatores de risco a que este est exposto. Este fundo de investimento utiliza estratgias com derivativos como parte integrante de sua poltica de investimento. Tais estratgias, da forma como so adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas. Para avaliao da performance do fundo de investimento, recomendvel uma anlise de perodo de, no mnimo, 12 meses. Fonte: ANBID

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

Certificao Profissional ANBID CPA-10

1.7.1 Informaes Peridicas


O administrador do fundo obrigado a: A) divulgar diariamente o valor da c ota e do patrimnio lquido do fundo aberto;

B) remeter mensalmente aos cotistas extrato de c onta c ontendo: nome do fundo e o nmero de seu regis tro no CNPJ; nome, endereo e nmero de registro do administrador no CNPJ; nome do cotista; saldo e valor das cotas no incio e no final do perodo e a movimentao ocorrida ao longo do mes mo; rentabilidade do fundo auferida entre o ltimo dia til do ms anterior e o ltima dia til do ms de referncia do extrato; data de emisso do extrato da c onta; e o telefone, o c orreio eletrnico e o endereo para c orrespondncia do servio de atendimento ao c otista, responsvel pelo esclarecimento de dvidas e pelo recebimento de rec lamaes , conforme definido no regulamento ou prospecto do fundo; C) disponibilizar as informaes do fundo, inc lus ive as relativas composio da carteira, de forma equnime entre todos os cotis tas . Caso o fundo possua posies ou opera es em curso que possam vir a s er prejudicadas pela s ua divulgao, o demonstrativo da composio da c arteira poder omitir a identificao e quantidade das mes mas , registrando somente o valor e s ua percentagem s obre o total da carteira.

1.7.2 Conceito de informaes eventuais e fato relevante


O administrador obrigado a divulgar imediatamente, atravs de corres pondncia a todos os c otistas e de comunicado atravs do Sistema de E nvio de Doc umentos disponvel na pgina da CVM, qualquer ato ou fato relevante ocorrido ou relacionado ao funcionamento do fundo ou aos ativos integrantes de s ua carteira.

Conceito de Fato Relevante Considera-se relevante qualquer ato ou fato que possa influir de modo pondervel no valor das c otas ou na deciso dos inves tidores de adquirir, alienar ou manter tais c otas . Exemplos: fec hamento do fundo para novas aplicaes e/ou resgates ; alterao da poltica de investimento do fundo; alterao do gestor ou cus todiante.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

MDULO VI | Fundos de Investimento

EXERCCIO 1 EXERCCIO 1
Utilize as palavras disponveis no banco de palavras ,,complete as frases Utilize as palavras disponveis no banco de palavras complete as frases listadas e descubra quais sso os avisos relevantes obrigatrios dos Fundos .. listadas e descubra quais o os avisos relevantes obrigatrios dos Fundos

Banco de pa lavras performance / no / riscos / G arantidor de Crditos / cotista / mnimo / derivativos / rec omendada / poltica / no / perdas / c otistas / futura / gerenciamento / fundo/ riscos / perdas / prospecto.

1.

A rentabilidade obtida no passado _____ representa garantia de rentabilidade _________.

2.

O fundo de investimento de que trata es te prospecto ______ conta c om garantia de s eu administrador, gestor da carteira, ou de qualquer mec anismo de seguro ou, ainda, do Fundo _________________.

3.

O investimento neste fundo apresenta _______. Ainda que seu gestor de carteira mantenha sis tema de _____________ de riscos , no h garantia de completa eliminao da possibilidade de _________, tanto para o fundo de investimento e para o ____________.

4.

As informa es contidas nesse _________ esto em consonncia com o regulamento do ________de inves timento, porm no o s ubstitui. _______________ a leitura cuidadosa, tanto deste prospecto, quanto do regulamento, com es pecial ateno para as clus ulas relativas ao objetivo e ________de investimento do fundo de investimento, bem como s disposies do pros pecto que tratam dos fatores de ______a que es te es t exposto.

5.

Para avaliao da _________ do fundo de inves timento, recomendvel uma anlise de perodo de, no _________, 12 meses .

6.

Este fundo de investimento utiliza estratgias com __________ c omo parte integrante de s ua poltica de investimento. T ais es tratgias , da forma como so adotadas , podem res ultar em significativas ________ patrimoniais para seus ________.

Gabarito: (1) no futura; (2) no - garantidor de crditos; ( 3) riscos - gere nciamento perdas - cotista; (4) pr ospecto - fundo recomendada - poltica - risco.; (5) performance mnimo.; ( 6) derivativos - perdas - cotistas.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

Certificao Profissional ANBID CPA-10

1.8 Assemblia Geral de Cotistas


Sabe quem manda em um Fundo de I nvestimento? O s c otistas! isso mes mo. A Assemblia Geral de Cotistas a ins tncia mxima do fundo ( um condomnio, lembra? ) e somente ela tem poderes para aprovar certos assuntos .

Assuntos que compete somente Assemblia de Cotistas aprovar: I as demonstraes contbeis apresentadas pelo administrador; II a s ubstituio do administrador, do ges tor ou do custodiante; III a fuso, a inc orporao, a c iso, a trans formao ou liquidao; IV o aumento da taxa de administrao; V a alterao da poltica de investimento; VI a emisso de novas cotas , no fundo fechado; VII a alterao do regulamento.

Como o cotista convocado a participa r da A sse mblia?

A c onvocao da assemblia geral deve ser feita por corre spondncia encaminhada a c ada c otista com antecedncia mnima de 10 dias da data da realizao.

A Assemblia de Cotis tas ocorre anualmente para aprovar as demonstraes c ontbeis do fundo relativas ao exercc io enc errado. Pode ocorrer excepcionalmente para aprovar outros ass untos de interesse c omum dos condminos .

A Assemblia Geral se ins talar c om a presena de qualquer nmero de c otistas .

O resumo das dec ises da assemblia geral dever ser enviado a cada c otista no prazo de at 30 dias aps a data de realizao da assemblia, podendo ser utilizado para tal finalidade o extrato de conta.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

MDULO VI | Fundos de Investimento

EXERCCIO 2 EXERCCIO 2
E ncontre a definio ccorreta de cada um dos conceitos abaixo. E ncontre a definio orreta de cada um dos conceitos abaixo.

Cota

Cotista

Patrimnio L quido

Valor da Cota

Fundo de I nves timento

apurado atravs da diviso Patrimnio Lquido pela quantidade de cotas do fundo.

Soma dos ativos da carteira do Fundo, marcados a mercado, mais valores a receber, menos des pesas

Condomnio, destinado aplicao em ttulos e valores mobilirios , para atingir determinado objetivo.

Fra o ideal do patrimnio lquido do fundo, devendo ser nominativa e escriturada em nome de seu titular

I nves tidor adere ao fundo e, nessa condio, detm parte do patrimnio do fundo, na proporo de c otas que possui.

Gabarito: (1) Valor da Cota; (2) Patrimnio Lqui do; (3) Fundo de Investimento; (4) Cota; (5) Cotista.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

Certificao Profissional ANBID CPA-10

Voc aprendeu que Fundo de Investimento uma prestao de servio. Vai aprender agora quem so os prestadores de servio e a res ponsabilidade de cada um.

1.9 Segregao de Funes e Responsabilidades

1.9.1 A dministrador
A adminis trao do fundo c ompreende o c onjunto de s ervi os relacionados direta ou indiretamente ao func ionamento e manuteno do fundo, que podem ser prestados pelo prprio adminis trador ou por terceiros por ele contratados , por escrito, em nome do fundo. Alm do servio obrigatrio de auditoria independente, o adminis trador poder c ontratar, em nome do fundo, os seguintes servios , c om a excluso de quaisquer outros no listados : I a ges to da carteira do fundo; II a cons ultoria de investimentos ; III as atividades de tesouraria, de controle e processamento dos ttulos e valores mobilirios ; IV a distribuio de cotas ; V a escritura o da emisso e res gate de cotas ; VI cus tdia de ttulos e valores mobilirios e demais ativos financeiros; e VII classificao de risco por agncia especializada.

1.9.2 Gestor
o respons vel pela gesto dos rec ursos aplicados em um Fundo de I nvestimentos . Sua principal atribuio escolher os ativos que iro compor a carteira do Fundo, selecionando aqueles com melhor perspectiva de rentabilidade, dado um determinado nvel de risco c ompatvel com a poltic a de investimento do Fundo. O Gestor pode ser a mesma instituio financeira responsvel pela Administra o do Fundo desde que mantenha diretoria constituda para exercer essa atividade somente. O G estor poder tambm s er uma empresa es pecializada, pertencente ou no ao mesmo conglomerado do administrador. So conhecidas no merc ado com empresas de Asset Management.

1.9.3 Distribuidor
res ponsvel por c olocar ou vender as c otas do Fundo de I nves timento aos investidores . O distribuidor o agente que tem o contato direto com o c otista. O adminis trador pode ser o prprio distribuidor de fundos ou pode contratar terceiros para este servio, por exemplo, uma Corretora ou Dis tribuidora.

Olha v oc aqui! Voc um distribuidor de Fundos de Investimento.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

MDULO VI | Fundos de Investimento

1.9.4 Custodiante
O s servi os de custdia compreendem a liquidao fsic a e financeira dos ativos , sua guarda, bem como a administrao e informao de proventos associados a estes ativos . O servio no envolve negoc iao ou qualquer tipo de aconselhamento s obre o inves timento. A c ustdia permite a segregao de fun es entre quem toma a deciso de investimento e quem faz a liquidao financeira e a guarda dos ativos , trazendo mais trans parncia e segurana para o processo. Caso o administrador no seja credenc iado pela CVM, c omo prestador de servios de custdia de valores mobilirios , o fundo deve contratar institui o c redenciada para es ta atividade.

1.9.5 A uditor Independente


As demonstraes c ontbeis do fundo devem s er auditadas anualmente por auditor independente regis trado na CVM , obs ervadas as normas que disciplinam o exerccio dessa atividade. O s honorrios e despesas do auditor independente c onstituem encargo do Fundo de I nvestimento e lhe s o debitadas diretamente.

1.10 FI - Fundo de Investimento e FIC Fundo de Investimento em cotas de FI


Um fundo de inves timento pode se estruturado s ob a forma de um FI Fundo de Investimento ou de um FIC Fundo de Investimento em Cotas de FI . Vamos entender a diferen a entre eles . FI Fundo de Investimento: a carteira do fundo composta por ativos financ eiros e modalidades operacionais dis ponveis no mercado: ttulos pblic os , ttulos privados , a es , derivativos , etc . FIC - Fundo de I nvestimento em Cotas de FI: a carteira do fundo composta por, no mnimo, 95% do Patrimnio Lquido, em cotas de Fundos de I nves timento. Neste c aso, a situao enc ontrada com mais frequncia no merc ado so FICs que compram cotas de um mes mo FI c onforme demonstrao do diagrama abaixo. Porm, existem FICs que compram c otas de diversos fundos e s o conhecidos c omo Fundo de Fundos . A principal razo pela qual as instituies financeiras c riam diversos FICs que c ompram cotas de um mes mo FI atender a segmentao de clientes .

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

10

Certificao Profissional ANBID CPA-10

O bserve no diagrama FICs que compram 100% de cotas de um me smo FI. A porta de entrada do cliente por um dos FICs, destinados a c lientes de segmentos distintos , de acordo com o valor inic ial exigido e a taxa de administrao cobrada.

FI PLANETA Ttulos pblicos e privados; Aes; Derivativos; etc. Taxa Admi nistrao 0,5% a.a.

FIC TERRA Cotas FI Planeta Taxa adm. 3,5% a.a. Aplicao inicial R$500,00

FIC MARTE Cotas FI Planeta Taxa adm. 2,0% a.a. Aplicao inicial R$50.00,00

FIC VNUS Cotas FI Planeta Taxa adm. 0,5% a.a. Aplicao inicial R$500.000,00

Agora observe no diagrama um FIC que compra cotas de vrios FIs. A porta de entrada do c liente o FIC Multifundos que tem um nic o adminis trador e diversos gestores .

FIC MULTIFUNDOS Cotas FI Gestor A Cotas FI Gestor B Cotas FI Gestor C Taxa Admi nistrao entre 1% e 2% a.a.

FI GESTOR A Ttulos pblicos e privados; Aes; Derivativos; etc. Taxa adm. 2,0% a.a.

FI GESTOR B Ttulos pblicos e privados; Aes; Derivati vos; etc. Taxa adm. 1,3% a.a.

FI GESTOR C Ttulos pblicos e privados; Aes; Derivativos; etc. Taxa adm. 1,0% a.a.

Nestes casos , o FIC deve informar em seu regulamento e prospecto, a faixa da taxa de adminis trao que s er cobrada.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

11

MDULO VI | Fundos de Investimento

Tanto os FIs quanto os FICs tm regras diferentes em relao s c ondi es de entrada e sada do fundo, ou seja, aquisio e res gate de c otas . E existem tambm as regras que estabelecem se existe ou no c arncia para que o c otista receba os rendimentos . Esse o nosso prximo assunto. Acompanhe.

1.10.1 Fundo A berto


No tem vencimento s ignifica que o investidor no prec isa renovar s ua aplicao. A dmite aquis io e res gate de cotas a qualquer momento. A dequado para investidores que prec isam de liquidez.
Fundo Aberto ou Fechado Palavra chave: RESGATE

1.10.2 Fundo Fechado


Fundo pode ter vencimento ou no. A quisi o de c otas deve ser feita s omente durante o prazo de aquisio de cotas . O resgate de c otas ocorre s omente no dia do venc imento do fundo ou quando es te for liquidado. Se quiser res gatar antes do venc imento o inves tidor dever vender s uas cotas no mercado sec undrio. No recomendado para inves tidores c om necessidade de liquidez.

1.10.3 Fundo sem carncia


No es tabelece prazo mnimo para pagar rendimentos . O cotista pode pedir resgate a qualquer momento e ter direito rentabilidade total proporcionada nesse perodo. Eventuais impostos s ero recolhidos .
Fundo com ou sem carncia Palavra chave: RENDIMENTO

1.10.4 Fundo com carncia


Fundo determina prazo mnimo de permanncia para que o cotis ta tenha direito a receber os rendimentos proporcionados pelo Fundo. A dmite que o res gate seja feito antes mas , nesse caso, o cotis ta no ter direito a receber os rendimentos semelhante ao proc edimento do s aque na Poupana fora da data de aniversrio. Na verdade, o IO F fic ar com todo o rendimento.
Fundo Exclusivo Palavra chave: Investidor Qualificado

1.10.5 Fundo Exclusivo


Pertence a um nico cotis ta que ser, necessariamente, inves tidor qualificado. N esse cas o, as regras de aplic ao e resgate assim c omo aspectos de carnc ia s ero definidos entre o administrador o nico c otista.

Fundo exclusivo de investidores qualificados NO exige o prospecto. Pode cobrar taxa de performance livremente de acordo com o regulamento do fundo. Pode estabelecer qualquer critrio para converso de cota e prazo para pagamento de resgates.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

12

Certificao Profissional ANBID CPA-10

EXERCCIO 3 EXERCCIO 3
IIndique qual dos personagens responsvel pela atividade descrita na primeira coluna. ndique qual dos personagens responsvel pela atividade descrita na primeira coluna. Ateno: o personagem pode aparecer mais de uma vez. Ateno: o personagem pode aparecer mais de uma vez.

A dministrador

Gestor

Distribuidor

A uditor

Custodiante

Cotista

ATIVIDADE 1 . Responsvel pelo fundo, pelas informa es devidas ao investidor e aos rgos reguladores . 2 . Contrata, entre outros , os s ervi os de gesto da carteira do fundo, distribuio de c otas , cus tdia e auditoria externa. 3 . Res ponsvel I nves timentos . pela gesto dos recursos aplicados em um Fundo de

RESPONSVEL

4 . Escolhe os ativos que iro c ompor a carteira do Fundo, dado um determinado nvel de risco c ompatvel com a poltic a de investimento do Fundo. 5 . Tem contato direto com o c otista sendo res ponsvel por vender as cotas do Fundo de I nves timento aos investidores . 6 . Pode contratar instituies intermedirias para realizar a distribui o de cotas , autorizando-as a realizar a s ubsc rio ou a aquisio de cotas do fundo para c lientes . 7 . Contrata a prestao de servio de um especialis ta para adminis trao e gesto de rec ursos financeiros formalizando s ua adeso a um fundo de investimento. 8 . Assume a responsabilidade de identificao e cadastramento do investidor. 9 . Se res ponsabiliza pela liquidao fsica e financeira dos ativos , sua guarda, bem como a administrao do recebimento de dividendos , exercer direito de s ubsc rio de a es , etc . 10 . Audita anualmente as demonstra es contbeis do fundo. 11 . Convoc a os c otistas por meio de corres pondncia a participar de Assemblia G eral de Cotis tas para deliberar assuntos de interesse do fundo.

Gabarito: (1) Administrador; ( 2) a dministrador; (3) gestor; (4) gestor; (5) distribuidor; ( 6) administrador; (7) cotista; (8) distribuidor; (9) custodiante; ( 10) auditor; ( 11) a dministrador

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

13

MDULO VI | Fundos de Investimento

EXERCCIO 4 EXERCCIO 4
Com base nas carac ters ticas descritas ,,indique o tipo de fundo Com base nas carac ters ticas descritas indique o tipo de fundo de investimento que combina com a descrio de investimento que combina com a descrio

A berto sem carncia

A berto com carncia

Fechado

Exclusivo

No tenho venc imento o investidor que adquire cotas est inves tindo por prazo indeterminado. Minha porta de entrada est s empre aberta - investidores podem comprar cotas a qualquer momento. A rentabilidade diria e o investidor recebe a rentabilidade do perodo que fic ou no fundo.

Sou um c ondomnio c om vencimento predeterminado ou no. 2 Minha porta de entrada fica aberta s omente durante um perodo. Depois disso, quem es t fora no entra e quem es t dentro no s ai. Para resgatar o capital e receber os rendimentos o inves tidor precisa esperar o vencimento do fundo. Se precisar sair do fundo antes do venc imento deve vender s uas cotas no mercado sec undrio.

Minhas cotas pertencem a um nico investidor. isso mesmo, um s! 3 O inves tidor que quiser ter um fundo igual a mim precisa s er qualificado. Se o inves tidor for Pessoa Fsica ou J urdica precis a ter, no mnimo, R$300mil em investimentos e assinar um termo espec fic o.

Sou parecido c om a Poupan a porque tambm tenho data de aniversrio. 4 No gosto que ningum s aia do grupo antes do meu aniversrio. S pago rentabilidade para quem ficar e festejar meu anivers rio c omigo. Q uem quiser sair antes vai levar pra casa somente o capital que investiu.

Gabaritos: (1) aberto sem carncia; (2) fechado ; ( 3) e xclusivo; ( 4) a berto com carncia

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

14

Certificao Profissional ANBID CPA-10

2. Dinmica de Aplicao e Resgate


Cada fundo de investimento deve estabelec er o c ritrio segundo o qual o capital inves tido ser convertido em c otas no momento da aplicao e vice-versa, e como as c otas s ero c onvertidas em dinheiro no momento do res gate. O administrador deve definir basicamente trs regras : (1 ) prazo para converso na aplica o; (2 ) prazo para converso no res gate; (3 ) prazo para pagamento do res gate.

2.1 Prazo de Cotizao(prazo para converso de cotas na aplicao e no resgate)


Na aplicao poder ser adotada a cota de D0 ou D +1 . No resgate, o regulamento do fundo indic a qual o prazo para c onverso de cota, a c ontar do dia do pedido. O s fundos distribudos no varejo pelas ins tituies financ eiras utilizam no resgate, normalmente, o mes mo c ritrio utilizado na emisso de cotas , ou seja, D0 ou D +1 . M as possvel encontrar fundos com prazo de c onverso de, por exemplo, 30 dias entre o pedido de resgate e a c onverso de cotas .

Prazo de Cotizao A plicao: D0 ou D +1 Resgate: c onforme regulamento do fundo

2.2 Prazo de Liquidao Financeira (pagamento do resgate)


Nem sempre a data da liquida o financeira data em que o pagamento do resgate processado o mesmo da data de converso. A CVM admite que o prazo de pagamento do resgate s eja processado em at 5 dias teis a c ontar da data de c onverso de cotas . No c aso dos Fundos de Aes, por exemplo, a converso de c ota , normalmente, em D +1 e o pagamento do resgate em D +3 (aps converso).

Pagamento do Resgate E m at 5 dias teis a contar da data de converso de c otas . O s Fundos de Aes , por exemplo, fazem a converso de cota em D +1 e o pagamento do resgate em D +3 , a c ontar da data de c onverso.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

15

MDULO VI | Fundos de Investimento

2.3 Cota de abertura e fechamento: conceitos e impactos


Q uando o inves tidor investe (compra c otas ) ou resgata (vende cotas ), o adminis trador deve utilizar o valor da cota para processar a operao. Cada fundo de investimento informa em seu regulamento e prospecto qual o critrio adotado pelo fundo: s e cota de abertura ou c ota de fec hamento. Vamos entender a diferena.

2.3.1 Cota de fechamento


O valor da c ota do dia apurado no encerramento do dia. E la reflete as oscilaes de preo do dia, positivas ou negativas . Como o valor da c ota calculado s omente no encerramento do dia e divulgado no dia til s eguinte, o cotis ta no conhece exatamente o valor da cota que est s endo utilizada para c onverte seu capital em cotas (na aplic ao) ou vice-versa para converter suas c otas em capital (no res gate).

2.3.2 Cota de A bertura


O valor da cota do dia calc ulado a partir do patrimnio lquido do dia anterior, devidamente atualizado por um dia. Neste caso o cotis ta conhece, no momento da aquisio de cotas , o valor da c ota que ir c onverter seu capital em cotas e c onhece, portanto, a quantidade de c otas que adquiriu. O mes mo acontec e no momento do resgate.

Cota de A bertura Cota de fec hamento do dia anterior corrigida. Podem utilizar cota de abertura os fundos : C urto Prazo Referenc iado e Renda Fixa (de c urto prazo)

2.4 Aplicao de Recursos e Compra de Ativos


Diariamente um fundo de investimento acolhe aplica es e resgates . Sempre que o valor de aplicao for s uperior ao valor resgatado no mes mo dia situao de aplicao lquida - o gestor ter de CO MPRAR ativos para a carteira realizando novos investimentos .

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

16

Certificao Profissional ANBID CPA-10

2.5 Resgate de Recursos e Venda de Ativos


Diariamente um fundo de investimento acolhe aplica es e resgates . Sempre que o valor de res gate for s uperior ao valor aplicado no mesmo dia s ituao de res gate lquido - o gestor ter de VENDER ativos da carteira, gerando c aixa s uficiente para pagar os resgates .

2.6 Prazo de Carncia para Resgate


O fundo de inves timento pode estabelecer um prazo de c arncia uma es pcie de avis o prvio para processar um pedido de resgate. Caso o cotista tenha necessidade imediata dos rec ursos e no esteja dis posto a esperar o prazo determinado pelo fundo, estar sujeito ao pagamento de uma taxa, tambm previs ta no regulamento e pros pecto. Sempre que um fundo de investimento estabelecer data de converso diferente da data de resgate, pagamento do resgate em data diferente do pedido de resgate ou prazo de c arncia para o resgate, dever inc luir es tes fatos com des taque na capa do prospec to e em todo o material de divulgao.

2.7 Fechamento dos Fundos para Aplicaes


O administrador poder s uspender, a qualquer momento, novas aplicaes no fundo, desde que tal s uspenso se aplique indis tintamente a novos investidores e c otistas atuais . A sus penso do recebimento de novas aplicaes em um dia no impede a reabertura posterior do fundo para aplica es . O administrador deve comunicar imediatamente aos intermedirios sobre a eventual exis tncia de fundos que no estejam admitindo c aptao. O fundo deve permanecer fec hado para aplica es enquanto perdurar o perodo de s uspenso de res gates . O regulamento dever prever as condies para recebimento de aplica es e resgates nos feriados estaduais e municipais .

FIQUE LIGA DO! O administrador pode fec har o fundo a qualquer momento para novas aplicaes . O s pedidos de resgates continuam sendo processados normalmente. Ateno!! A regra se aplica a todos os cotis tas indis tintamente.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

17

MDULO VI | Fundos de Investimento

2.8 Fechamento dos fundos para resgates


E m casos excepc ionais de iliquidez (falta de liquidez) dos ativos componentes da carteira do fundo, inc lus ive em dec orrncia de pedidos de res gates incompatveis com a liquidez existente, ou que possam implicar altera o do tratamento tributrio do fundo ou do c onjunto dos cotistas , em prejuzo destes ltimos , o adminis trador poder declarar o fec hamento do fundo para a realizao de resgates , sendo obrigatria a convocao de Assemblia Geral Extraordinria, no prazo mximo de 1 dia, para deliberar, no prazo de 15 dias , a contar da data do fechamento para res gate, s obre as seguintes possibilidades : I substitui o do administrador, do gestor ou de ambos; II reabertura ou manuteno do fechamento do fundo para res gate; III possibilidade do pagamento de res gate em ttulos e valores mobilirios ; IV ciso do fundo; e V liquidao do fundo. O fechamento do fundo para res gate dever, em qualquer cas o, ser imediatamente comunicado CVM.

O administrador pode fec har o fundo para res gates em situaes de iliquidez - ausncia de compradores para os ttulos no mercado. Para isto dever comunicar imediatamente a CVM e convocar uma assemblia.

Acabamos de c onhecer duas s itua es consideradas fato relevante e que devem s er divulgadas a todos os c otistas dos fundos .

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

18

Certificao Profissional ANBID CPA-10

EXERCCIO 5 | Verdadeiro ou Falso? EXERCCIO 5 | Verdadeiro ou Falso?


Leia as afirmativas e assinale Verdadeiro ou Falso. Leia as afirmativas e assinale Verdadeiro ou Falso.

A FIRMA TIVA 1 . A c ota de abertura pode ser adotada por qualquer fundo de inves timento, independente de sua classe. 2 . Cota de fechamento do dia anterior corrigida. Podem utilizar cota de abertura os fundos :

Curto Prazo, Re fe renciado e Renda Fixa (de curto prazo)


3 . Na aplic ao de recursos em um fundo de investimento a c otizao poder ser feita com a cota de D0 ou D +1 . 4 . N o res gate, assim como na aplic ao, a c otizao poder s er feita c om a c ota de D0 ou D +1 . 5 . N o res gate, o regulamento do fundo indica qual o prazo para c onverso de cota, a c ontar do dia do pedido. 6 . Sempre que o valor de aplicao for s uperior ao valor resgatado no mes mo dia situao de aplicao lquida - o gestor ter de comprar ativos para a c arteira. 7 . Sempre que o valor de resgate for s uperior ao valor aplicado no mes mo dia situao de resgate lquido - o gestor ter de comprar ativos da carteira. 8 . O fundo de inves timento pode estabelecer um prazo de c arncia para processar um pedido de resgate. Cas o esse prazo no seja observado, o cotista es tar s ujeito ao pagamento de uma taxa, tambm previs ta no regulamento e prospec to. 9 . O administrador pode fec har o fundo a qualquer momento para novas aplicaes . O s pedidos de resgates continuam sendo processados normalmente. A regra se aplica s omente para novos cotistas . 10 . O administrador pode fec har o fundo para res gates em situaes de iliquidez (falta de liquidez), ou seja, ausnc ia de c ompradores para os ttulos no mercado. Para isto dever comunicar imediatamente a CVM e convocar uma assemblia.

Gabarito: ( 1) Falso; (2) Ver dadeir o; (3) Verdadeiro; ( 4) Falso; ( 5) Verdadeiro; (6) Ver dadeiro ; (7) Falso; ( 8) Verda deiro; ( 9) Falso; (10) Verda deiro

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

19

MDULO VI | Fundos de Investimento

3. Principais Caractersticas
A deciso de investir coletivamente atravs de um Fundo de I nvestimento - dec orre de alguns benefcios percebidos pelo investidor. Dentre outras , podemos ressaltar 3 vantagens: Acessibilidade D iversificao L iquidez

3.1 Acessibilidade ao mercado financeiro


I nves tir atravs de Fundos de I nves timento permite ao investidor, es pecialmente o de pequeno e mdio porte, acessar mercados que isoladamente ele provavelmente no teria ac esso, seja por falta de conhec imento, seja por custos elevados , ou pelo baixo poder de barganha. A unio faz a fora! E juntos , pequenos e mdios investidores tm a c hance de investir profissionalmente, contando com a presta o de servi o de espec ialistas e partic ipando de mercados sofisticados e c omplexos em busca de uma rela o adequada de risco e retorno.

3.2 Diversificao
Q uando adquire cotas de um fundo de investimento o investidor est comprando parte de uma carteira diversificada de ttulos e valores mobilirios . Q ual o benefcio disso? Reduo dos divers os riscos inerentes s aplicaes financeiras . Risco de crdito, por exemplo. Q uando compra um CDB, o cliente concentra seu dinheiro em um nico emissor. Atravs de um fundo, esse risco se dilui porque a c arteira constituda por divers os ttulos , de emissores diferentes , selecionados segundo critrio de avaliao de risco de um gestor profissional.

3.3 Liquidez
L iquidez um dos atributos fundamentais que o inves tidor busca quando est proc urando uma alternativa de investimento. Pois bem, essa uma das maiores vantagens de investir em fundos de investimento. O s fundos abertos , sem c arncia - os mais comuns do mercado - oferec em liquidez diria. Isso significa que o inves tidor pode res gatar seu dinheiro com re ndi mento, a qualquer momento, bastando solicitar res gate de s uas cotas .

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

20

Certificao Profissional ANBID CPA-10

4. Poltica de Investimento

4.1 Objetivo
Cada Fundo de Investimento tem um objetivo que pretende alcanar. E esse objetivo , normalmente, um dos dois objetivos a seguir: (1 ) ACOMPANHAR um c erto ndice de referncia, ou (2 ) SUPERAR um c erto ndice de referncia.

4.2 Fundo com gesto passiva


a estratgia de gesto de todos os fundos c ujo objetivo ACO MPANHAR um benchmark. O exemplo mais comum de fundo indexado ou passivo o Fundo Referenciado DI que proc ura acompanhar a variao da taxa de juros de c urto prazo do mercado (CDI/SELIC).

4.3 Fundo com gesto ativa


a estratgia utilizada pelo gestor que prec isa SUPERAR um benchmark. Para atingir os objetivos do fundo ele prec isa ass umir mais risco em busca de maior retorno. As estratgias mais comuns adotadas pelos gestores so as seguintes : Maior quantidade de ttulos privados aumenta o risco de c rdito; Prazo mais longo expe a c arteira a maior risco de mercado; Maior exposio a riscos com posi es agressivas de derivativos .

Fundo Passivo O bjetivo ACO MPANHAR um benchmark.

Fundo A tivo O bjetivo SUPERAR um benchmark.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

21

MDULO VI | Fundos de Investimento

4.4 Dificuldade de Replicao dos ndices de Referncia


Para c onseguir a aderncia que deseja, o ges tor do fundo assumir posies atreladas ao benchmark diretamente c omprando ativos no mercado vista ou, indiretamente, utilizando mercado de derivativos . E ntretanto, por maior que seja o empenho do gestor em c riar uma c arteira aderente ao s eu benchmark, notamos que o desempenho do fundo no reflete exatamente o desempenho do ndice porque existem algumas limitaes que impedem que a adernc ia seja plena. As principais c aus as so:

(a) (b)

Custos: a c obrana da taxa de administrao que o cotista paga ao administrador do fundo feita diariamente no valor da c ota o que provoca uma reduo na rentabilidade da carteira. Composio da carteira: embora tenham objetivos iguais , os c aminhos para atingir os objetivos podem divergir em alguns aspectos , tais como: Risco de c rdito: o gestor poder assumir risco de crdito em parte do patrimnio; Risco de prazo: a c arteira poder ter prazo mais curto ou mais longo o que determinar maior ou menor exposio a riscos; Aderncia: 5% do patrimnio dos fundos referenciados podem estar em outros ativos , a c ritrio do ges tor se s ua poltic a de investimento.

(c)

Critrio de marcao a me rcado: c ada adminis trador define e aplica regras para apurar diariamente o valor dos ativos e assim, calcular o valor da cota e, portanto, a rentabilidade do fundo. Critrios distintos levam a res ultados distintos . Impostos: o res ultado lquido final para o cotista de um fundo, ou s eja, o rendimento que ele coloca no bols o, considera o impacto dos impostos (Impos to de renda e IO F) , porm o benchmark do fundo repres entado por uma taxa s obre a qual no inc ide impostos .

(d)

4.5 Carteiras de Curto e Longo Prazo


O prazo mdio da c arteira do Fundo de I nves timento pode s er de c urto prazo e longo prazo e, em fun o dele, ser determinada a alquota de impos to de renda aplicvel no recolhimento antecipado desse impos to nos meses de maio e novembro. Voc vai aprender mais sobre esse assunto no item de Tributao. A guarde.

Fundo de Curto Prazo Prazo mdio da carteira igual ou inferior a 365 dias

Fundo de Longo Pra zo Prazo mdio da carteira s uperior a 365 dias

Para efeito de incidncia do impos to de renda dos fundos so classificados em: Fundos de Curto Prazo prazo mdio de at 365 dias . Fundos de Longo Prazo prazo mdio acima de 365 dias .

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

22

Certificao Profissional ANBID CPA-10

4.6 Instrumentos de Divulgao da Poltica de Investimento


Voc deve es tar querendo saber CO MO o investidor c ontrata, formalmente, a prestao de s ervi o, no mes mo? Pois bem, ANTES de investir preciso ler com ateno os documentos que c ontm as diversas informaes sobre os fundos: o regulamento, o prospec to e o termo de adeso.

4.6.1 Termo de A deso


Todo c otista ao ingressar no fundo deve atestar, mediante termo prprio, que: I recebeu o regulamento e, se for o c aso, o prospecto; II tomou cincia dos riscos envolvidos e da poltica de investimento; III tomou cincia da possibilidade de ocorrncia de patrimnio lquido negativo, se for o cas o, e, neste caso, de sua responsabilidade por conseqentes aportes adicionais de recursos .

O administrador deve manter disposio da CVM o termo contendo essas declaraes, devidamente assinado pelo investidor, ou registrado em sistema eletrnico que garanta o atendimento dessa exigncia.

4.6.2 Regulamento
Cada fundo tem um regulamento, regis trado em cartrio, que c ontm princ ipalmente o objetivo, poltica de investimento, taxas e todas as demais informaes sobre o seu funcionamento, determinado a partir de regras es tabelecidas pelos rgos reguladores . O regulamento deve, obrigatoria mente, dis por s obre: qualificao do administrador do fundo; quando for o cas o, referncia qualifica o do ges tor da carteira do fundo; qualificao do custodiante; es pc ie do fundo, s e aberto ou fechado; prazo de durao, se determinado ou indeterminado; poltica de investimento, de forma a carac terizar a classe do fundo; taxa de administrao, fixa e expressa em percentual anual do patrimnio lquido (base 252 dias ); taxas de performance, de ingresso e de s ada, s e houver; demais despes as do fundo, desde que devidamente autorizadas ; condi es para a aplicao e o resgate de cotas ; dis tribuio de resultados ; pblico-alvo; referncia ao estabelecimento de intervalo para a atualizao do valor da cota, quando for o cas o; exercc io s ocial do fundo; poltica de divulga o de informaes a interessados , inclusive as relativas compos io de carteira; e poltica relativa ao exerc cio de direito do voto do fundo, pelo administrador ou por seus representantes legalmente constitudos , em assemblias gerais das companhias nas quais o fundo detenha participao.
As informaes esto todas l! A lei tura do regulamento e do prospecto contribui para que voc entenda melhor o fundo e ajude seu cliente a tomar a deciso de investimento.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

23

MDULO VI | Fundos de Investimento

4.6.3 Prospecto
O pros pecto um documento que c ontm as informa es mais relevantes do regulamento, em linguagem amigvel e acessvel para que o investidor entenda melhor as regras , antes de c ontratar esse s ervi o. Veja a seguir quais so as informaes que ele deve c onter, obrigatoriamente: I metas e objetivos de gesto do fundo, bem como seu pblico- alvo; II poltica de investimento e faixas de aloc ao de ativos , disc riminando o processo de anlise e seleo dos mesmos ; III rela o dos prestadores de servios do fundo; IV es pecificao, de forma clara, das taxas e demais despesas do fundo; V condies de c ompra de c otas do fundo, c ompreendendo limites mnimos e mximos de investimento, bem como valores mnimos para movimentao e permannc ia no fundo; VI condies de resgate de cotas e, s e for o caso, prazo de carnc ia; VII identifica o dos riscos assumidos pelo fundo e informao sobre a poltic a de adminis trao dos riscos assumidos pelo fundo, s e for o caso; VIII - poltica de divulgao de informaes a interessados , inclusive as de c omposio de carteira, que dever ser idntica para todos que solic itarem; IX poltica de distribuio de resultados , se houver, c ompreendendo os prazos e condies de pagamento; X - quando houver, identificao da agncia c lassificadora de risco do fundo, bem como a classificao obtida; XI informao sobre a tributao aplic vel ao fundo e a seus cotistas , contemplando a poltica a ser adotada pelo administrador quanto ao tratamento tributrio perseguido; XII poltica relativa ao exercc io de direito de voto do fundo, pelo administrador ou por seus representantes legalmente constitudos , em assemblias gerais das companhias nas quais o fundo detenha participao; XIII o percentual mximo de c otas que pode ser detido por um nico cotis ta.

Prospecto Obrigatrio em todos os Fundos de Investimento exceto os distribudos exclusivamente a Investidor Qualificado.

Termo de Cincia de Risco de Crdito


O fundo de inves timento que realizar aplicaes em quaisquer ativos ou modalidades operacionais de res ponsabilidade de pessoas fsic as ou jurdicas de direito privado que, em s eu conjunto, exceda o percentual de 50% de seu patrimnio lquido, dever observar as seguintes regras , cumulativamente quelas previstas para s ua c lasse: I na denominao do fundo dever constar a expresso Crdito Privado; II o regulamento, o prospecto e o material de venda do fundo devero c onter, c om destaque, alerta de que o fundo est s ujeito a risco de perda s ubs tancial de seu patrimnio lquido; e III o ingresso no fundo ser condicionado assinatura de termo de cincia dos ri scos inerentes c omposio da carteira do fundo sendo proibida a utilizao de s istema eletrnic o para esse fim.

Se o fundo de investimento tiver sua carteira composta por mais de 50% em ttulos emitidos por pessoas fsicas ou jurdicas de direito privado, o investidor dever ASSINAR um termo de cincia de risco especfico para o risco de crdito, e NO ser aceito a assinatura eletrnica.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

24

Certificao Profissional ANBID CPA-10

EXERCCIO 6 | Verdadeiro ou Falso? EXERCCIO 6 | Verdadeiro ou Falso?


Leia as afirmativas e assinale Verdadeiro ou Falso. Leia as afirmativas e assinale Verdadeiro ou Falso.

A FIRMA TIVA 1 . O objetivo de investimento de um fundo passivo ac ompanhar um benchmark. Exemplo: Fundo Renda Fixa DI . 2 . O objetivo de investimento de um fundo ativo s uperar um benchmark. Exemplo: Fundo Multimercado. 3 . A rentabilidade dos fundos passivos no idntica variao do benchmark o mes mo perodo. Alguns fatores dificultam a replicao dos ndices , c omo por exemplo: os c ustos , os impos tos , dinmica de clculo da rentabilidade do fundo e regras de contabilizao a mercado 4 . Para efeito de incidncia do imposto de renda, o fundo de investimento ser classificando c omo sendo de Curto P razo quando o prazo mdio da carteira for inferior a 360 dias . 5 . Para efeito de incidncia do imposto de renda, o fundo de investimento ser classificando c omo sendo de L ongo Prazo quando o prazo mdio da c arteira for s uperior a 365 dias . 6 . O regulamento do fundo de investimento registrado em cartrio e c ontm todas as informaes consideradas essenciais , tais c omo, o objetivo, poltica de investimento, taxas e todas as demais informaes sobre o seu funcionamento. 7 . O nic o instrumento para divulgao das polticas de investimento do fundo de investimento e que deve ser entregue obrigatoriamente ao investidor o prospecto. 8 . O s ins trumentos para divulgao das polticas de investimento do fundo de investimento so: regulamento, pros pecto, termo de adeso e termo de c incia de risco de crdito, quando aplicvel. 9 .O termo de c incia de risco de c rdito ser aplicvel quando o fundo de investimento realizar aplicaes em quaisquer ativos ou modalidades operacionais de res ponsabilidade de pessoas fs icas ou jurdic as de direito privado que, em seu conjunto, exceda o percentual de 50% de seu patrimnio lquido. 10 . A entrega do prospecto obrigatria em todos os Fundos de Investimento. A nica exceo admitida no cas o dos distribudos exclusivamente a I nvestidores Q ualificados .

Gabarito: (1) Verda deiro; (2) Verdadeiro; ( 3) Ver dadeiro ; ( 4) Falso; (5) Verda deiro; (6) Verda deiro; (7) Falso; (8) Ver dadeiro ; ( 9) Ver dadeiro ; ( 10) Verda deiro

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

25

MDULO VI | Fundos de Investimento

5. Carteira de Investimento
5.1 Principais Mercados: Juros pr e ps-fixados, Cmbio, Inflao, Aes e seus Derivativos
O s fundos de investimento podem investir em diversos merc ados objetivando obter ganhos para seus cotis tas . O s mercados mais comumente explorados pelos gestores dos fundos so: Ttulos de renda fixa, pblic os ou privados , de taxa pr ou ps- fixada; Ttulos de renda fixa, pblic os ou privados , corrigidos pela variao da taxa de cmbio e/ou ndic es de preos ; A es . Existem bas icamente duas formas do gestor aplic ar o patrimnio do fundo nos mercados c itados ac ima: 1 ) Comprando ttulos no mercado vista. 2 ) Assumindo posies no mercado de de rivativos (futuros , s wap e opes , por exemplo).

5.2 Riscos dos ativos individuais versus riscos da carteira


Sabemos que o patrimnio do fundo composto pelos diversos ativos financeiros que fazem parte de s ua c arteira. So (a) ttulos de c rdito que recebem juros e correm o risco de no serem resgatados pelos emissores , ou (b) so ttulos em geral (de c rdito ou de capital) c ujos preos podem oscilar, trazendo luc ros ou perdas para o fundo. Sabemos , tambm, que os ativos da carteira do fundo pertencem aos cotis tas na proporo de c otas que cada um detm dessa c arteira. Assim, podemos c onc luir que o risco da c arteira do fundo distribudo proporcionalmente aos cotistas . Suponha um fundo c om patrimnio de R$1 .000 .000 que possui um ttulo de R$10 .000 (equivalente a 1% do PL) cujo emissor deixa de resgat- lo no venc imento. O administrador reconhecer essa perda (decorrente de risco de crdito) e o patrimnio do fundo c air para R$990.000. E quivale a dizer que cada c otista perder 1% do capital investido nesse fundo. Portanto, o risco de c rdito de um fundo de investimento est associado qualidade dos ttulos que compe s ua carteira. J seu risco de mercado est associado s oscilaes de pre o que podem oc orrer no valor de s ua c ota em fun o de fatores de mercado, c omo por exemplo alteraes na taxa de juros , c mbio, bolsa de valores , etc .

5.3 Alavancagem: conceito, vantagens e desvantagens


E m termos bem simples , alavancagem financeira nada mais do que a possibilidade de qualquer agente (Pessoas , Banc os , E mpresas , por exemplo), tomar crdito no mercado e utilizar esse capital de terc eiros para tentar potenc ializar ganhos . O bviamente imagina-se que o cus to deste capital de terceiros ser menor do que o rendimento do ativo adquirido. Vamos a um exemplo prtico relativo a um indivduo: E m pocas de bolsas em alta, muitos so os que, na nsia em obter ganhos s uperiores aos do prprio ndic e Iboves pa, acabam entrando em posi es alavancadas . Colocando a questo numericamente, admitamos que s ua expectativa quanto ao res ultado da Bolsa seja de que ela s e valorize 40% em um ano e voc tenha R$1000 para inves tir. Paralelamente, voc detm crdito no merc ado de at R$ 3 .000 sendo possvel portanto obt- los emprestados .

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

26

Certificao Profissional ANBID CPA-10

I maginando-se que a taxa de juros seja de 10% ao ano, es te emprstimo gerar uma dvida de R$ 3 .300 ao final de um ano. Acreditando que s ua expectativa se realize, voc ir tomar o emprs timo, investindo assim R$4 .000 na Bolsa (R$1000 prprios e R$3000 relativos ao emprs timo). Suponha agora dois cenrios : (A) sua expec tativa se realiza e a Bolsa sobe 40%; (B) uma c rise mundial afeta a economia global e a Bolsa cai 30%. Vamos aos resultados :

Hiptese de Cenrio

Valor do investimento R$5.600 (R$ 4.000 acrescido de 40%)

Devoluo do Emprstimo R$ 3.300 (R$ 3.000 originais acrescido de 10% de juros) R$ 3.300 (R$ 3.000 originais acrescido de 10% de juros)

Resultado Lquido

Rentabilidade da operao 130% R$ 2.300 de lucro sobre capital inicial de R$1.000

Alta de 40%

R$ 2.300 (R$ 5.600 menos R$ 3.300)

Queda de 10%

R$2.800 (R$ 4.000 menos 30% de queda)

-R$500 (R$ 2.800 investido em aes menos R$3.300 de dvida),

-50% Perde o capital prprio de R$1.000 e coloca mais R$500 para pagar o emprstimo

Perceba que a alavancagem financeira amplia (alavanca! ) ganhos ou perdas , inclusive colocando em risco o prprio patrimnio do investidor. Veja a seguir este conceito aplicado a Fundos de I nves timentos .

A lavancagem em Fundos de Investimento


Utilizando o mesmo conceito do exemplo anterior um gestor pode, por intermdio de contratos financeiros conhec idos c omo derivativos , colocar em risco o patrimnio do Fundo, ou at mesmo, valores que podem res ultar em patrimnio negativo. Isto pode s er feito utilizando a capacidade de c rdito junto ao mercado que este Fundo detm, normalmente cedendo em garantias os prprios papeis ou ativos deste Fundo. O s Fundos podem apresentar diferentes nveis de alavancagem, quanto maior o s eu nvel, maior o risco proporcionado e, por c onseguinte, maiores as expectativas de ganhos . Todavia, a possibilidade de alavanc agem deve estar explicita no estatuto do fundo para permitir ao investidor a avaliao dos riscos antes de aderir ao fundo escolhido. Q uem aplica em um fundo de investimentos que opera alavancado deve ter conscincia dos riscos assoc iados . Se as expectativas do ges tor se c onfirmarem, a alavancagem pode res ultar em um rendimento extraordinrio. No entanto, s e ocorrer o invers o, o eventual patrimnio negativo dever ser c oberto pelos prprios cotis tas . Nesse cas o, poder fazer um aporte de capital para saldar dvidas do fundo.

Com a estratgia de alavanc agem o tamanho da pos io de risco MAIO R do que o patrimnio do fundo. Ela potenc ializa os ganhos e as perdas . Se as coisas derem errado, o investidor pode ser c hamado a fazer aporte de capital, ou seja, perder mais do que aplicou.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

27

MDULO VI | Fundos de Investimento

5.4 Impacto de variaes na taxa de juros, cmbio e inflao sobre as famlias de fundos: consequncias
5.4.1 Taxa de juros ps-fixada
O s ttulos e valores mobilirios de taxa ps- fixada acompanham a flutuao da taxa de juros de mercado. So indicados em cenrio de incerteza e/ou de elevao da taxa de juros . G anham mais quando a taxa de juros sobe e menos quando a taxa de juros de juros cai. Remunera a taxa de juros de mercado seja ela qual for. Exemplos : LFT , CDB DI , D ebnture DI , Fundos DI .

5.4.2 Taxa de juros prefixada


O s ttulos e valores mobilirios de taxa prefixada definem um valor de resgate, no vencimento. So indicados em cenrio de queda na taxa de juros . G anham quando a taxa de juros cai e perdem quando a taxa de juros sobe. Exemplos : LTN, CDB pr, Debnture pr, Fundos Renda Fixa e Fundos Multimercado c om posies de taxa prefixada.

5.4.3 Taxa de Cmbio


O s ttulos e valores mobilirios so corrigidos pela variao cambial alm de uma taxa de juros (pr) denominada cupom cambial. So indicados em cenrio de eleva o da taxa de cmbio. G anham quando a taxa de cmbio sobe e a taxa do c upom c ai (mes mo rac iocnio da taxa de juros pr). Perdem quando a taxa de cmbio c ai e a taxa do c upom sobe. Exemplos : NTN-D, Debnture c ambial, Fundo Cambial e Fundos Multimercado com posies cambiais .

5.4.4 Taxa de inflao


O s ttulos e valores mobilirios so corrigidos pela variao do ndice de preos (inflao) alm de uma taxa de juros (pr) denominada de c upom. So indicados em cenrio de eleva o da inflao. G anham quando a inflao s obe e a taxa do cupom c ai (mes mo raciocnio da taxa de juros pr). Perdem quando a inflao cai e a taxa do cupom sobe. Exemplos : NTN-C, Debnture e CDB corrigidos pelos IGP-M, Fundos de Renda Fixa e Fundos Multimercado c om ttulos e valores mobilirios desse tipo.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

28

Certificao Profissional ANBID CPA-10

EXERCCIO 7 | Verdadeiro ou Falso? EXERCCIO 7 | Verdadeiro ou Falso?


Leia as afirmativas e assinale Verdadeiro ou Falso. Leia as afirmativas e assinale Verdadeiro ou Falso.

A FIRMA TIVA 1 . O inves tidor que deseja conhecer o valor da c ota no momento da aplicao deve optar por um fundo de investimento que adote cota de abertura. 2 . O adminis trador de um fundo pode fec h- lo para resgates a qualquer momento, independente da situao de mercado. 3 . O s fundos de inves timentos possibilitam aos investidores acessar mercados e diversificarem seus recurs os . 4 . U m fundo c om estratgia de gesto ativa adotar s empre a estratgia de alavancagem da carteira. 5 . Um fundo com estratgia de ges to passiva busca acompanhar um ndice de referncia (benchmark) do mercado. 6 . Se o investidor deseja aproveitar o c enrio de elevao das taxas de juros de mercado dever inves tir em fundos que c omprem ttulos com taxa prefixada ou atrelados a variao cambial. 7 . O inves tidor que des eja acompanhar determinado ndice de infla o dever investir em fundos que tenham em sua carteira ttulos atrelados a ndices de preos , c omo por exemplo, NTN-B e NTN-C . 8 . O fundo de gesto passiva nem sempre c onsegue ac ompanhar plenamente seu benchmark pois alguns fatores como taxas , marcao a mercado e c omposio de carteira afetam a rentabilidade do fundo. 9 . O fundo c lassificado c omo L ongo prazo dever ter prazo mdio da carteira superior a 365 dias . 10 . O fundo de investimento pode s er fec hado para aplicaes de novos cotis tas mas pode permitir aplic aes dos cotis tas pr-existentes .

Gabarito: ( 1) Verdadeiro; (2) Falso; ( 3) Ver dadeir o; (4) Falso; (5) Ver dadeiro ; ( 6) Falso; (7) Verdadeiro; ( 8) Verda deiro; (9) Ver dadeiro ; ( 10) Falso

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

29

MDULO VI | Fundos de Investimento

6. Taxa de Administrao e Outras Despesas


6.1. Taxa de Administrao
O regulamento deve informar sobre a taxa de adminis trao que remunerar o administrador, ges tor e distribuidor, pela pres tao de servio. uma taxa fixa, expressa em % ao ano, por exemplo, 3% ao ano. Ela incide sobre o patrimnio do f undo. provisionada diariamente. O valor da cota divulgado diariamente j lquido, ou seja, j deduziu a taxa de adminis trao. cobrada independentemente do desempenho do fundo, positivo ou negativo.

A taxa de administrao inc ide sobre o Patrimnio do fundo. No depende da rentabilidade ser c obrada sempre. Ela e as outras despesas autorizadas so deduzidas do patrimnio diariamente. Portanto, afetam o valor da cota.

6.2. Taxa de Performance


O regulamento do fundo pode determinar que, alm da taxa de administrao, o fundo cobre uma taxa de performanc e. Diferente da taxa de adminis trao, ela s ser cobrada quando e se o gestor do fundo superar a meta estabelec ida. Para isso, o regulamento do fundo precis o definir trs c oisas : a) qual s er o parmetro ou ndice para efeito de comparao a meta. O parmetro mais utilizado pelo mercado a taxa DI e, no cas o dos fundos de aes , o I bovespa. b) qual s er a taxa em % - que incidir s obre a diferena positiva entre o desempenho do fundo e a variao do ndice. c ) o cic lo de cobrana dessa taxa que, como voc ver a s eguir, no pode ser inferior a 6 meses . A idia que o gestor deve ser consis tentemente c ompetente e bater a meta em um c iclo de no mnimo 6 meses .

A taxa de performance incide s obre a rentabilidade que exceder o benchmark, ou seja, s cobrada quando o gestor bate sua meta. provisionada diariamente no valor da c ota. A CVM tem regras rigorosas em relao cobrana de taxa de performance. Acompanhe a s eguir.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

30

Certificao Profissional ANBID CPA-10

A CVM Comisso de Valores Mobilirios impe regras bastante rgidas em relao cobrana da taxa de performanc e. Vamos simplificar e dar uma idia do que se trata: O benchmark deve ser compatvel c om a poltica de investimento do fundo. A meta deve s er de, no mnimo, 100% do benchmark. O c iclo mnimo de c obran a de 6 meses . A c obrana deve s er feita aps as outras taxas e despesas S cobra novamente quando s uperar s ua prpria meta (no pode ser c obrada quando o valor da cota do fundo for inferior ao seu valor por ocasio da ltima cobrana efetuada).

A taxa de performance NO pode ser cobrada em algumas classes de fundos que voc ver no prximo bloco de informa es . So eles: a) C urto Prazo b) Referenciado c ) Renda Fixa, de C urto P razo.

6.3 Taxa de Ingresso e Taxa de Sada


Taxa de Ingresso Cobrada pelas instituies financeiras e/ou seguradoras para a entrada do investidor em alguns tipos de investimentos . Alguns bancos c obram taxas de ingresso em seus fundos de inves timento - caso o investidor queira comprar cotas desse fundo, ele pagar um percentual para poder adquirir as c otas desejadas . Esta taxa , normalmente, expressa em termos percentuais . N o Brasil, no momento, raramente s e observa a cobrana dessa taxa.

Taxa de Sada Taxa cobrada pelas instituies financeiras e/ou s eguradoras por ocas io do pedido de res gate de cotas . , normalmente, expressa em termos percentuais . A maioria dos Fundos de Investimento no aplica essa cobrana atualmente, s endo mais comum ser verificada s ua c obran a nos Planos de Previdnc ia Complementar. Alguns fundos de investimento cobram quando o investidor deixa de observar um perodo de aviso prvio entre o pedido de res gate e o res gate propriamente dito.

As taxas de administrao e performance no podem ser aumentadas sem prvia aprova o da Assemblia Geral de Cotistas .

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

31

MDULO VI | Fundos de Investimento

EXERCCIO 8 EXERCCIO 8
IIndique nas afirmativas listadas abaixo aquelas que se referem s regras da CVM ndique nas afirmativas listadas abaixo aquelas que se referem s regras da CVM Comisso de Valores Mobilirios sobre a ccobrana de taxa de Performanc e (de 1 a 8 )) Comisso de Valores Mobilirios sobre a obrana de taxa de Performanc e (de 1 a 8 E outras despesas em Fundos de IInvestimento, indicando se verdadeira ou falsa. E outras despesas em Fundos de nvestimento, indicando se verdadeira ou falsa.

REGRA 1. O parme tro de re fe rncia de ve se r compatve l com a poltica de investimento do fundo. 2. O pe rcentual do parme tro de refe r ncia no pode se r infe rior a 90% do parmetro. 3. O pe rodo para e feito de cobrana de, no mnimo, trimestral. 4. A cobrana se aplica aps a deduo de todas as de spesas, inclusive da taxa de adm inistrao. 5. A taxa de pe rformance no pode se r cobrada quando o valor da cota do fundo for infe rior ao seu valor por ocasio da ltima cobrana e fe tuada. 6. Qualque r fundo de investimento pode cobrar taxa de pe rformance desde que pre visto no re gulamento. 7. No admitida a cobrana de taxa de pe rformance nos fundos pe rtence ntes s classes: curto prazo, re fe renciado e renda fixa de curto prazo. 8. A taxa de pe rformance provisionada diariamente no valor da cota.

Gabarito: (1) ver dadeir o; ( 2) falso; (3) falso; ( 4) ver dadeiro; ( 5) verda deiro; (6) falso; ( 7) v erda deiro; (8) verdadeiro.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

32

Certificao Profissional ANBID CPA-10

7. Classificao CVM

A CVM estabelece que os fundos de investimento podem ser c lassificados em 7 classes distintas conforme s ua poltica de investimentos : Curto Prazo, Referenciado, Renda Fixa, Cambial , D vida Externa, M ultimercado e Aes . Vamos conhecer cada uma das classes em detalhe.

7.1 Fundo Curto Prazo


O s fundos classificados como "Curto Prazo" devero aplicar seus recursos exclusivamente em: a) T tulos pblicos federais b) Ttulos privados c ujo emissor seja classificado na categoria baixo risco de c rdito com certificao por agnc ia de classific ao de risco localizada no Pas . c ) O s ttulos s ero prefixados ou indexados taxa SELIC ou a outra taxa de juros , ou ttulos indexados a ndices de preos . d) O prazo mdio da c arteira ser inferior a 60 dias e o prazo mximo de qualquer ativo do fundo ser de 375 dias . e) Ser permitida a utilizao de derivativos somente para proteo da carteira. O cotista que optar por essa c lasse de fundo far uma opo clara pelo menor fator de risco. E ntretanto, pagar alquota maior de imposto de renda.

Prazo mdio da carteira do fundo inferior a 60 dias! No aceita risco de c rdito! Derivativos : s omente para proteger!

7.2 Fundo Referenciado


O s fundos classificados como "Referenciados" tm o objetivo de ac ompanhar determinado indicador de desempenho que dever estar identificado na s ua denominao. E deve c umprir as seguintes condies : I - Mnimo 80% do PL dever ser representado por: a) ttulos de emisso do Tesouro Nacional; b) ttulos e valores mobilirios de renda fixa cujo emissor esteja classificado na categoria baixo risco de c rdito, c om certific ao por agncia de c lassificao de risco localizada no pas .

Si gnifi ca dizer que o gestor pode inv estir a t 20% do PL em t tul os privados com ri sco de crdi to mai s el evado.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

33

MDULO VI | Fundos de Investimento

II - Mnimo 95% do PL em ativos financeiros de forma a ac ompanhar, direta ou indiretamente, a variao do indicador de desempenho ("benchmark") escolhido. Si gnifi ca dizer que o gestor pode inv estir a t 5% do PL em opera es n o aderentes a o ndi ce de ref erncia .

III - Atuao nos mercados de derivativos somente para realizao de opera es com o objetivo de proteger posi es detidas vista, at o limite dessas . Si gnifi ca dizer que o gestor n o pode usa r deriva tiv os pa ra assumir ri sco ou alava ncagem si tua o na qual a posi o de ri sco mai or que o pa trimni o.

Fundos Referenciados se caracterizam por: Ser de gesto passiva Poltica de investimento: acompanhar determinado benchmark Principal fator de risco: seu indicador de desempenho O fundo mais comum da classe o Fundo Renda Fixa DI indicado em cenrios de elevao dos juros, ou ainda, para investidores que desejam aderncia taxa de juros de mercado.

7.3 Fundo Renda Fixa


O s principais fatores de risco da carteira de um fundo classific ado como "Renda Fixa" devero s er: A variao da taxa de juros domstica, ou A variao de ndice de pre os , ou A mbos O s fundos classificados como "Renda Fixa" devero possuir, no mnimo, 80% da carteira em ativos relacionados aos fatores de risco que do nome c lasse. Si gnifi ca di zer que o gestor pode i nv esti r a t 20% do PL em outros fa tores de ri sco, como c mbi o ou a es. N o h nenhuma restri o em rela o a estra tgia s com deriva tiv os.

Fundos Renda Fixa se caracterizam por: Ser de gesto ativa Poltica de investimento: superar determinado benchmark Principal fator de risco: taxa de juros e ndices de preos Buscam ganhar mais do que os Fundos DI ass umindo posies em taxa de juros prefixada, vencedoras em cenrios de queda da taxa de juros. Alguns fundos dessa classe tentam superar a taxa de mercado assumindo posies em ttulos de emisso do setor privado, com maior exposio ao risco de crdito.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

34

Certificao Profissional ANBID CPA-10

7.4 Fundo Cambial


O princ ipal fator de risco da c arteira de um fundo c lassificado c omo "Cambial" deve s er a variao de preos de moeda es trangeira e a variao do cupom c ambial e deve ter, no mnimo, 80% da carteira do fundo em ativos relacionados a seu objetivo princ ipal. Si gnifi ca dizer que o gestor pode inv estir a t 20% do P L em outros fa tores de risco, como juros ou a es. N o h nenhuma restri o em rela o a estra tgias com deriva tiv os.

Fundos Cambiai s se cara cterizam por: O ferecer proteo a inves tidores que desejam preservar seu poder de c ompra em moeda es trangeira. I ndicados para inves tidores c om dvida em moeda estrangeira. G anham em c enrios de elevao da taxa de c mbio.

7.5 Fundo Multimercado


O s fundos c lassificados como "M ultimercado" devem possuir polticas de investimento que envolvam vrios fatores de risco, sem o compromisso de concentrao em nenhum fator em es pecial. Cada fundo determinar em seu regulamento e prospecto sua poltica de investimento, estabelecendo percentuais mnimos e mximos de atuao em cada um dos mercados que ir investir.

O gestor pode i nv esti r liv remente, respei tando o regula mento do f undo. N o h restri o pa ra risco de crdi to e comum a estra tgia de alavancagem com deriva tiv os nos fundos dessa classe.

Fundos Multimerca do se cara cterizam por: Ser de gesto ativa Poltica de inves timento: s uperar determinado benchmark Principal fator de risco: nenhum em partic ular assume risco em diversos mercados So r ecomendados para inves tidores de perfil moderado e/ ou agress ivo que bus cam alternativas de investimentos para diversificar s eu patrimnio. Adequados para horizonte de tempo de mdio e longo prazo e para inves tidores que esto dispostos a correr mais ris co em bus ca de maior retorno.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

35

MDULO VI | Fundos de Investimento

7.6 Fundo de Dvida Externa


O principal fator de risco da carteira de um fundo classificado c omo Dvida E xterna deve s er a variao de preos dos ttulos da dvida externa soberana, representada pelo ttulos emitidos pela Unio no exterior para captao de recurs os em moeda estrangeira. O s fundos classific ados como "Dvida E xterna" devero aplicar, no mnimo, 80% de seu patrimnio em ttulos representativos da dvida externa de responsabilidade da Unio, s endo permitida a aplicao de at 20% do patrimnio lquido em outros ttulos de crdito trans acionados no mercado internacional, res peitada a concentrao de 10% do PL por emissor.

7.7 Fundo de Aes


O principal fator de risco da carteira de um fundo c lassificado como "Aes" deve s er a variao de preos de Aes . No mnimo, 67% do patrimnio do fundo deve es tar representado pelos seguintes ativos : a) b) c) d) a es admitidas negociao em bolsa de valores ou entidade do mercado de balco organizado; bnus ou recibos de subscrio e certificados de deps ito de a es admitidas negoc iao em bolsa de valores ou entidade do mercado de balco organizado; cotas de fundos de aes e cotas dos fundos de ndice de aes negociadas em bolsa de valores ou entidade do mercado de balco organizado; Brazilian Depos itary Rec eipts classificados c omo nvel II e III.

BDR (Brazilian Depositary Receipt) so recibos negoc iados na Bovespa que repres entam a es de empresas estrangeiras

Fundos de A es se caracterizam por: Ser, normalmente, de gesto ativa Principal fator de risco: aes Posio mnima em a es : 67% do PL do fundo No h limite de c oncentrao por emissor existem fundos que investem em aes de uma nica empresa (E xemplos: Petrobras e Vale) A parcela representada por ttulos de renda fixa deve obs ervar os limites de concentrao por emissor.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

36

Certificao Profissional ANBID CPA-10

7.8 Fundos de Longo Prazo


O fundo classificado c omo Referenciado, Renda Fixa, Cambial, D vida Externa ou M ultimercado que dispuser, em seu regulamento ou prospec to, que tem o c ompromisso de obter o tratamento fiscal destinado a fundos de longo prazo previs to na regulamentao fiscal vigente estar obrigado a: I incluir a expresso L ongo Prazo na denominao do fundo; e II atender s c ondi es previstas na referida regulamentao de forma a obter o referido tratamento fiscal. O fundo que mencionar ou s ugerir, em seu regulamento, prospec to ou em qualquer outro material de divulgao, que tentar obter o tratamento fiscal previs to para fundos de longo prazo, mas sem ass umir o compromisso de atingir esse objetivo, ou que ir faz-lo apenas quando considerar conveniente para o fundo, dever incluir no prospec to e em s eu material de divulgao, em destaque, a seguinte advertnc ia: No h garantia de que este fundo ter o tratamento tributrio para fundos de longo prazo.

Para efeito de incidncia do impos to de renda dos fundos so classificados em: Fundos de Curto Prazo prazo mdio de at 365 dias . Fundos de Longo Prazo prazo mdio acima de 365 dias .

7.9 Fundos de Crdito Privado


O fundo de inves timento c lassificado c omo Curto P razo, Referenciado, Renda Fixa, Cambial e Multimercado, que realizar aplicaes em quais quer ativos ou modalidades operacionais de res ponsabilidade de pessoas fs icas ou jurdicas de direito privado que, em seu conjunto, exceda o percentual de 50% de s eu patrimnio lquido, dever observar as seguintes regras , c umulativamente quelas previstas para s ua c lasse: I na denominao do fundo dever constar a expresso Crdito Privado; II o regulamento, o pros pecto e o material de venda do fundo devero c onter, com destaque, alerta de que o fundo est s ujeito a risco de perda s ubs tancial de seu patrimnio lquido; e III o ingresso no fundo s er condiciona do assinatura de termo de c incia dos riscos inerentes composi o da carteira do fundo sendo proibida a utiliza o de s istema eletrnico para esse fim.

Se o fundo de inves timento tiver sua carteira c omposta por mais de 50% em ttulos emitidos por pessoas fsicas ou jurdicas de direito privado, o investidor dever assinar um termo de c incia de risco espec fic o para o risco de c rdito, e NO ser aceito a assinatura eletrnica.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

37

MDULO VI | Fundos de Investimento

EXERCCIO 8 EXERCCIO 8
IIndique qual a cclassificao do fundo de investimento de acordo ccom a composi o ndique qual a lassificao do fundo de investimento de acordo om a composi o da carteira indicada. Ateno: o fundo pode aparecer mais de uma vez.. da carteira indicada. Ateno: o fundo pode aparecer mais de uma vez..

Curto Prazo

Referenciado

RendaFixa

Cambial

Multimercado

Dvida E xterna

Aes

Composio da Carteira 1 . No mnimo 95% do PL deve estar inves tido em ativos financeiros de forma a ac ompanhar, direta ou indiretamente, a varia o do indicador de desempenho ("benchmark") esc olhido. 2 . O principal fator de risco da c arteira dessa classe de fundo ser a variao de pre os de moeda es trangeira e a variao do c upom cambial e deve ter, no mnimo, 80% da carteira do fundo em ativos relacionados a seu objetivo principal. 3 . O s fundos dessa c lasse buscam ganhar mais do que os Fundos DI ass umindo posies em taxa de juros prefixada, venc edoras em cenrios de queda da taxa de juros . 4 . O s fundos devem possuir poltic as de investimento que envolvam vrios fatores de risco, s em o compromisso de concentrao em nenhum fator em es pecial. Cada fundo determinar percentuais mnimos e mximos de atuao em cada um dos mercados . 5 . O prazo mdio da carteira do fundo deve s er inferior a 60 dias . 6 .O s principais fatores de risco da carteira deste fundo devero ser (a) a variao da taxa de juros , ou (b) a variao de ndice de preos , ou (c ) ambos os riscos citados . 7 . O princ ipal fator de risco da c arteira do fundo deve ser a variao de preos dos ttulos da dvida externa soberana, representada pelo ttulos emitidos pela Unio no exterior para captao de recurs os em moeda estrangeira. 8 . 100% do PL do fundo deve ser representado por ttulos pblicos ou ttulos privados considerados de baixo risco de c rdito de c rdito. 9 . O ges tor pode inves tir livremente, res peitando o regulamento do fundo. No h restrio para risco de c rdito e comum a estratgia de alavancagem c om derivativos nos fundos dessa classe 10 . O fundo de investimento deve investir, no mnimo, 67% da carteira em a es admitidas negocia o em bolsa de valores ou entidade do mercado de balco organizado, entre outros ativos .

Classificao

Gabarito: (1) Re ferenciado; ( 2) C ambial; ( 3) Renda Fixa; ( 4) Multimercado; ( 5) Curto Prazo; ( 6) Re nda Fixa; (7) Dvida Externa; (8) C urto Pr azo; ( 9) M ultimercado; ( 10) aes.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

38

Certificao Profissional ANBID CPA-10

8. Outros Fundos de Investimento

Vamos conhece r agora um Fundo dif erente! Trata-se do Fundo PIBB que tem um regulamentao prpria, diferente da I nstru o Normativa que regulamenta os outros fundos que voc j conhece. Fizemos um Perguntas & Res pos tas para apresentar o Fundo PIBB a voc.

8.1 Fundo de ndice PIBB

1. O que o Fundo?
O PIBB - Fundo de ndice Bras il 50 - Brasil Tracker um fundo de inves timento c ons titudo s ob a forma de condomnio aberto, cujas cotas so negociveis no mercado sec undrio, na Boves pa. O objetivo do fundo refletir, na medida do possvel, as varia es e rentabilidade do IBrX-50 .

2. O que so PIBBs?
PIBBs so cotas de emisso do Fundo. Cada PIBB representa uma frao ideal da carteira do Fundo da qual fazem parte todas as a es que compem a c arteira terica do IBrX-50. Des ta forma, ao investir em PIBBs, o inves tidor estar tambm investindo, indiretamente, nas mes mas aes que compem a carteira teric a do IBrX 50 , quase que na mes ma proporo em que es tas compem a carteira terica do IBrX-50 .

3. O que significa PIBB?


PIBB quer dizer Papis ndice Brasil BOVESPA.

4. O que um fundo de ndice?


um fundo regulamentado pela instru o n. 359/02 da CVM, que busca replicar o des empenho de um determinado ndic e de mercado. N o caso do Fundo, este ndice o IBrX-50.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

39

MDULO VI | Fundos de Investimento

EXERCCIO 10 EXERCCIO 10
Preencha a tabela abaixo indic ando o percentual e/ou a quantidade de dias Preencha a tabela abaixo indic ando o percentual e/ou a quantidade de dias Correspondente a cada uma das situaes apresentadas ..O ss nmeros esto indicados Correspondente a cada uma das situaes apresentadas O nmeros esto indicados Abaixo e eles podem aparecer mais de uma vez. Fique ligado! Abaixo e eles podem aparecer mais de uma vez. Fique ligado!

5%

10%

20%

67%

80%

95%

100%

60 dias

375 dias

Histrico 1 . Percentual mnimo do PL de um fundo de investimento c lassificado como Aes nos fatores de risco que do nome classe. 2 . O prazo mdio da carteira de um fundo de investimento classificado como Curto Prazo, em funo do perfil de risco do fundo, de acordo c om c ritrio da CVM, dever ser inferior a . 3 . Percentual mnimo do PL de um fundo de inves timento c lassificado como Renda Fixa e Cambial nos fatores de risco que do nome s classes . 4 . Percentual mximo do PL de um fundo de investimento investido em ttulos de um mes mo c onglomerado financeiro, inclusive se do prprio adminis trador. 5 . Percentual mnimo do PL de um fundo classificado como Referenciado em posi es atreladas direta ou indiretamente ao ndice de referenc ia. 6 . P razo mximo dos ttulos que podem compor a c arteira de um fundo de investimento classificado c omo Curto Prazo, s egundo a CVM. 7 . Percentual mximo do PL de um fundo de investimento investido em ttulos de um mes mo c onglomerado no- financeiro, de capital aberto. 8 . Percentual mximo do PL de um fundo de investimento inves tido em ttulos emitidos por uma nica pessoa jurdica de c apital fec hado ou emitidos por uma nic a pessoa fsic a. 9 . Percentual mnimo do PL de um fundo classificado c omo Curto Prazo em ttulos pblicos federais ou privados de baixo risco de crdito. 10 . Percentual mnimo de Fundo de Investimento do tipo FIC , em cotas de FI .

% ou dias

Gabarito: (1) 67%; ( 2) 60 dias; (3) 80%; ( 4) 20%; ( 5) 95%; ( 6) 375 dias; ( 7) 10%; (8) 5%; (9) 100%; (10) 95%.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

40

Certificao Profissional ANBID CPA-10

EXERCCIO 11 | Monte seu Fundo EXERCCIO 11 | Monte seu Fundo


Voc gerente de produto da rea de IInvestimentos e precisa definir, com Voc gerente de produto da rea de nvestimentos e precisa definir, com base nos atributos desejados ,,as carac ters ticas de um novo Fundo de IInves timento. base nos atributos desejados as carac ters ticas de um novo Fundo de nves timento.

Atributos 1 . O fundo deve permitir que o c liente faa aplicaes e res gates a qualquer momento, fazendo jus aos rendimentos do perodo que permaneceu no fundo. 2 . O fundo deve investir em cotas de fundos de investimentos . 3 . O fundo ter uma carteira diversificada com participao nos mercados de juros , cmbio, a es e derivativos em geral. Sua c lassificao, de acordo com a CVM ser .... 4 . O fundo ter o objetivo de tentar s uperar determinado benchmark permitindo que o gestor assuma riscos nos mercados autorizados de acordo com s uas expectativas . 5 . O administrador e os demais prestadores de servio s ero remunerados por uma taxa aplicvel sobre o patrimnio lquido e provisionada diariamente no valor da c ota do fundo. 6 . O fundo cobrar tambm uma taxa sempre que o desempenho do fundo ultrapassar seu benchmark. 7 . Seu benchmark ser ... 8 . Para cobrar uma alquota de impos to de renda menor, o prazo mdio mnimo da carteira ser de 366 dias . 9 . O fundo far a convers o em c otas no mes mo dia da aplicao e do resgate. E ntretanto, o cliente s ter conhecimento do valor da cota utilizada no dia s eguinte pois o fundo adotar critrio de convers o de ... 10 . O fundo s er distribudo em agenc ias bancrias para investidores comuns . Portanto, ser exigido que o cliente formalize s ua adeso mediante o recebimento de...

Caracterstica Aberto, fechado, c om ou sem carncia?

FI ou FIC?

Renda Fixa ou M ultimercado?

Ges to ativa ou passiva?

Taxa de adminis trao ou taxa de performance?

Taxa de adminis trao ou taxa de performance? Taxa Selic ou I boves pa? Fundo de longo prazo ou curto prazo?

Cota de fec hamento ou cota de abertura?

Regulamento, Prospecto ou Termo de Adeso?

Gabarito: (1) a berto, sem carncia; (2) FIC; ( 3) multimercado; ( 4) gesto ativa; ( 5) ta xa de administrao; ( 6) ta xa de performa nce; ( 7) Selic; ( 8) l ongo pr azo; ( 9) cota de fechamento; (10) do co njunto dos 3 documentos.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

41

MDULO VI | Fundos de Investimento

9. Tributao
9.1 Imposto de Renda dos Fundos de Investimento em geral (exceto os fundos de aes)

9.1.1 A lquota
No resgate: a alquota ser definida em funo do prazo de permanncia do cotista Semestral mente (maio e novembro): a alquota s er definida em funo do prazo mdio da carteira do fundo.

FUNDO DE CURTO PRAZO (prazo mdio igual ou inferior a 365 dias) Prazo de permanncia at 180 dias acima de 180 dias Alquota 22,5% 20,0%

FUNDO DE LONGO PRAZO (prazo mdio superior a 365 dias) Prazo de permanncia at 180 dias de 181 a 360 dias de 361 a 720 dias acima de 720 dias Alquota 22,5% 20,0% 17,5% 15,0%

9.1.2 Base de Clculo: rendimento total, lquido do IO F, caso s eja aplicvel.

9.1.3 Responsvel pelo recolhimento: o administrador do fundo.

9.1.4 Forma de Tributao: Regime do c ome-cotas O administrador res gata a quantidade de cotas necessria para gerar o valor do imposto a ser retido. Portanto, o pagamento do imposto de renda diminui a quantidade de cotas do investidor.

Na antec ipao s emestral recolhida a menor alquota aplicvel a cada fundo. O ajuste final ser feito no momento do resgate. A menor alquota de IR que o cotista de um Fundo de C urto P razo pagar ser 20%, mesmo que fique no Fundo por muito tempo!
FIQUE LIGADO!

C obrana do impos to de renda reduz a quantidade de c otas .

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

42

Certificao Profissional ANBID CPA-10

9.3 Fundos de Aes

Tudo mais simples! 15% somente no resgate. Mas lembre-se de que o fundo deve ter no mnimo 67% em aes.

9.3.1 Base de Clculo: rendimento total.

9.3.2 Fato gerador: re sgate de cotas.

9.3.3 A lquota: 15%

9.3.4. Responsvel pelo recolhimento: o administrador do fundo.

9.4 Compensao de Perdas


Pagar antecipadamente o impos to de renda sobre ganhos no efetivamente realizados pode c riar situaes nas quais o investidor seria penalizado c aso no houvesse algum tipo de c ompensao. Para evitar que o investidor seja prejudicado, a Receita Federal admite que eventuais perdas realizadas em Fundos de I nvestimento sejam c ompensadas da base clc ulo de ganhos futuros . Mas a Receita Federal exige algumas condies para que a c ompensao de perdas oc orra. Ela pode ocorrer: 1 ) no mesmo ou em outro fundo de investimento des de que do mes mo administrador. 2 ) entre fundos de mes mo perfil tributrio (prazo mdio), ou seja, c urto prazo compensa com curto prazo, longo prazo compensa com longo prazo e fundo de aes compensa c om fundo de aes . 3 ) des de que o adminis trador mantenha s istema de c ontrole e registro em meio magntico que permita a identificao, em relao a cada c otista, dos valores compens veis .

Compensa o de perdas pode ser feita s omente entre fundos do mesmo administrador e mesmo perfil tributrio.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

43

MDULO VI | Fundos de Investimento

9.5 IOF Imposto de Operaes Financeiras em Fundos de Investimentos


As aplicaes em Fundos de Investimento em geral exceto os Fundos de Aes , esto s ujeitas inc idnc ia do IO F s empre que o prazo da operao no c ompletar, no mnimo, 30 dias .

Fundos em geral (exceto os Fundos de Aes)

Fundos sem carncia Fundos com carncia Isento

Alquota de 1% ao dia sobre o valor do resgate, cesso ou repactuao, limitado a certo percentual do rendimento da operao, em funo do prazo, conforme tabela regressiva. Alquota 0,5% ao dia sobre o valor de resgate na hiptese de o investidor resgatar cotas antes de completado o prazo de ca rncia para crdi to dos rendimentos, limitado a 100% do rendimento.

Fundos de aes

Prazo em dias 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

% do rendimento

Prazo em dias 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

% do rendimento

Prazo em dias

% do rendimento

96% 93% 90% 86% 83% 80% 76% 73% 70% 66%

63% 60% 56% 53% 50% 46% 43% 40% 36% 33%

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

30% 26% 23% 20% 16% 13% 10% 6% 3% 0%

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

44

Certificao Profissional ANBID CPA-10

EXERCCIO 12 | Jogo dos 7 erros EXERCCIO 12 | Jogo dos 7 erros


Dentre as afirmativas listadas ssobre a tributao de fundos ,,7 so incorretas .. Dentre as afirmativas listadas obre a tributao de fundos 7 so incorretas O seu desafio enc ontr- las .. O seu desafio enc ontr- las

A FIRMA TIVA S 1 . A alquota do impos to de renda devida pelo cotista de um fundo de investimento definida exclusivamente em funo do prazo da aplicao. 2 . Um investimento em fundo de investimento (exceto os Fundos de Aes ), cujo prazo seja inferior a 30 dias , est s ujeito incidncia do IO F alm do IR. 3 . O s fundos com c arncia qualquer que s eja o perodo da c arncia sero tributados segundo as mesmas regras aplicveis aos fundos sem carnc ia. 4 . A compensao de perdas ocorridas em fundos de investimento pode ser feita em qualquer fundo do mes mo administrador. 5 . A perda em um Fundo Multimercado pode ser c ompensada da base de clculo do IR devido num Fundo DI desde que ambos sejam do mesmo adminis trador e ambos tenham carteira de c urto ou de longo prazo. 6 . A alquota do impos to de renda devida pelo c otista de um fundo definida em funo (a) do prazo da aplic ao e (b) do prazo mdio da carteira do fundo. 7 . U m fundo de investimento que tenha no mnimo 60% em aes ser tributado pelo I R somente no resgate. 8 . Um investidor que res gatou c otas de um fundo de c urto prazo 720 dias depois da aplicao pagar 15% de imposto de renda. 9 . A incidncia do IR em fundos de investimentos afeta o valor da cota do fundo. 10 . Caso o c otista de um fundo com carnc ia s olicite res gate antes de c ompletar a carncia, no haver rendimento e, portanto, no haver inc idnc ia de impostos 11 . A incidncia do imposto de renda nos fundos de investimento (exceto os de aes ) afeta a quantidade de cotas do inves tidor. 12 . Caso o c otista de um fundo com carnc ia s olicite res gate antes de c ompletar a carncia, o IO F ser limitado a 100% do rendimento proporcionado no perodo. 13 . A incidncia do IR nos fundos com carnc ia de at 90 dias oc orre na data em que s e completa a carncia.

Falso?

Gabarito: So falsas as afirmativas 1; 3; 4; 7; 8; 9; 10.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

45

MDULO VI | Fundos de Investimento

EXERCCIO 13 EXERCCIO 13
IIndique a alquota do imposto de renda ou IO F para cada fato gerador. ndique a alquota do imposto de renda ou IO F para cada fato gerador.

FA TO GERA DOR 1 . Resgate de fundo de aes 2 . Resgate de fundo de curto prazo aps 721 dias 3 . Maio e novembro, fundos de longo prazo 4 . Resgate de fundo Renda Fixa de longo prazo 360 dias aps a aplicao 5 . Maio e novembro, fundos de curto prazo 6 . Resgate de fundo de longo prazo aps 95 dias da aplic ao 7 . IO F em resgate de fundo de aes , 10 dias aps a aplicao 8 . IO F em resgate de fundo M ultimerc ado, 25 dias aps a aplicao, aplicvel sobre o valor de resgate, limitado a certo percentual do rendimento 9 . Resgate de fundo M ultimerc ado com 60% da carteira em aes , 420 dias aps a aplicao. 10 . IO F em resgate de fundo c om c arncia antes de c umprida a carnc ia, aplicvel s obre o valor de resgate, limitado a 100% do rendimento.

A LQUOTA

Gabarito: (1) 15%; ( 2) 20%; (3) 15%; ( 4) 20%; ( 5) 20%; (6) 22,5%; ( 7) 0%; ( 8) 1% ao dia; (9) 17,5%; ( 10) 0,5% ao dia.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

46

Certificao Profissional ANBID CPA-10

10. Avalie seu Conhecimento


1. A taxa de administrao de um f undo de i nvestimento: a) no s er cobrada quando o fundo apresentar variao negativa de cota. b) ser c obrada diariamente, independentemente da variao de cota ser positiva ou negativa. c ) ser c obrada apenas quando o fundo exceder o benchmark estabelecido. d) no poder ser c obrada quando o fundo for des tinado a investidor qualificado.

2. Para cobra na de taxa de pe rf ormance de um f undo de ae s, o benchma rk e ciclo de cobra na deve ro se r, respectivamente, a) CDI , semestral. b) Ibovespa, trimestral. c ) IGP-M, mensal. d) Ibovespa, s emestral.

3. Os cotistas responde m por eventual patri mnio lqui do ne gativo do f undo de investimento. Essa af irmativa : a) Falsa. b) Depende do tipo de fundo. c ) Verdadeira. d) Verdadeira se fundo exclusivo de inves tidor qualificado.

4. Um f undo de i nvestimento com menos de 67% em aes est sujeito incidncia do imposto de renda: a) a cada 30 dias , ou no resgate, o que ocorrer primeiro. b) no ltimo dia til de cada ms , ou no resgate, o que ocorrer primeiro. c ) no ltimo dia til dos meses de maio e novembro, ou no res gate, o que ocorrer primeiro. d) somente no resgate.

5. A entrega do prospe cto do f undo de inve stimento ao investidor comum, cliente de agncia ba nc ria, obrigatria: a) s omente no cas o de fundos fechados . b) somente no c aso de fundos com carncia. c ) sempre que o inves tidor s olicitar. d) sempre, qualquer que seja o tipo de fundo.

Gabarito: (1) B; (2) D; (3) C; (4) C; ( 5) D

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

47

MDULO VI | Fundos de Investimento

11. Resumo
Neste mdulo voc aprendeu que: Fundo de Investimento um condomnio que permite ao inves tidor acesso c oletivo aos diversos mercados . adminis trado por uma instituio financeira que oferece ao cliente essa prestao de servio. Alm do ac esso ao mercado, a maioria dos fundos dis ponveis no mercado oferece liquidez diria e o benefc io de uma carteira diversificada de ttulos e valores mobilirios . O s pres tadores de servio so, dentre outros: o administrador, o gestor, o distribuidor, o c ustodiante e auditor externo. A atividade de gesto de rec ursos de terceiros deve ser s egregada da atividade de gesto de rec ursos prprios assegurando o c umprimento ao conceito de chines e wall. O s doc umentos que formalizam a contratao do servio e a ades o do c liente ao fundo de investimento so: o regulamento, o prospec to e o termo de adeso. Todas as informaes relevantes que o investidor deve c onhec er antes de aderir ao fundo esto disponveis nesses doc umentos . Eventuais alteraes no regulamento devem ser necessariamente aprovadas pelos cotistas reunidos em Assemblia Geral de Cotistas . C ada fundo determina as c ondi es de aplicaes e res gates informando, no regulamento e no prospecto, qual ser o prazo para converso de c otas e o prazo para pagamento do resgate. O atributo de liquidez pode ser definido pela forma de constitui o do fundo que poder s er aberto ou fechado, c om ou sem carncia para efeito de direito ao rendimento do perodo. O fundo pode ser estruturado como sendo um Fundo de I nves timento FI , que investe em ttulos e valores mobilirios ou, como sendo um Fundo de I nves timento em cotas de fundo de investimento FIC, s itua o na qual a carteira ser representada por, no mnimo, 95% de cotas de fundos de mes ma classe. C ada fundo tem um objetivo de inves timento que pretende ser atingido pelo gestor mediante duas es tratgias de gesto: o fundo ser ativo (ou gesto ativa) quando o objetivo for o de s uperar determinado benchmark e ser indexado (gesto passiva) quando o objetivo for o de acompanhar o benchmark. E m funo da poltica de investimento os fundos so classificados em 7 (s ete) classes distintas , segundo c ritrio da CVM. A classificao indica quais os princ ipais fatores de risco e os percentuais mnimos e mximos de c onc entrao nos diversos riscos inerentes a cada classe de fundo. A c lasse de fundo c urto prazo determina que o prazo mdio da carteira do fundo s eja inferior a 60 dias . Uso de derivativos somente para proteger a c arteira. A classe de fundo referenciado determina que pelo menos 95% da carteira esteja vinc ulado ao indic ador de desempenho (benchmark) do fundo, sendo este, s eu principal fator de risco. Uso de derivativos somente para proteger a carteira. A c lasse de fundo renda fixa deve ter no mnimo 80% da c arteira em posies de taxa de juros (pr ou ps- fixada) e/ou ndic es de pre o (inflao), seus principais fatores de risco.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

48

Certificao Profissional ANBID CPA-10

A classe de fundo cambial deve manter no mnimo 80% da c arteira em ativos atrelados a moeda es trangeira, seu principal fator de risco. A classe de fundo multimercado pode investir nos divers os merc ados de acordo com s ua poltica de investimento. A c lasse de fundo de aes deve manter pelo menos 67% da carteira em aes . O PIBB - Papis de ndice Brasil BOVESPA - formado pelas mesmas aes que integram o IBrX-50 , ndic e calculado pela BOVESPA, que mede o retorno total de uma carteira terica composta pelas 50 a es mais negociadas no mercado vis ta. O administrador pode fechar o fundo para novas captaes , regra que atinge todos os cotistas indis tintamente. O administrador pode tambm, em s ituao de extrema iliquidez (falta de liquidez), fec har o fundo para resgates . Ambos so fatos relevantes e devem ser comunicados a todos os cotis tas . O fundo que mantiver acima de 50% da c arteira em ativos de c rdito privado deve cumprir as seguintes exignc ias da CVM : (1 ) fazer constar da denomina o do fundo a expresso c rdito privado; (2 ) o regulamento, o prospecto e o material de venda do fundo devero conter, c om destaque, alerta de que o fundo est s ujeito a risco de perda s ubstancial de seu patrimnio lquido; e (3 ) o ingresso no fundo ser condicionado assinatura de termo de cincia dos riscos inerentes composi o da carteira do fundo sendo proibida a utiliza o de s istema eletrnico para esse fim. A remunerao do administrador feita mediante o pagamento de uma taxa de adminis trao que inc ide sobre o patrimnio do fundo. Essa despesa deduzida diariamente do valor da cota. Alguns fundos cobram tambm taxa de performance que inc ide somente sobre o desempenho que exceder determinado parmetro, segundo regras fixadas no regulamento e pros pecto do fundo. O s fundos podem ser de c urto prazo (prazo de at 365 dias ) ou de longo prazo (acima de 365 dias ). E m funo dessa caracterstica ser definida a alquota do imposto de renda rec olhida semes tralmente. A incidncia do imposto de renda s obre os rendimentos proporcionados pelos fundos segue as seguintes regras da Receita Federal: O s fundos de inves timentos em geral (exceto os fundos de aes ) recolhem, no resgate, alquota dec rescente definida em funo do prazo da operao. Rec olhem antecipadamente, nos meses de maio e novembro, alquota de 15% (fundos de longo prazo) ou alquota de 20% (fundos de curto prazo). O administrador resgata certa quantidade de c otas para recolher o impos to devido pelos cotis tas procedimento conhecido c omo c ome-cotas . No c aso dos fundos de aes , a incidncia do impos to de renda ocorre s omente no resgate, alquota de 15% . O s fundos de investimento em geral (exceto os de aes ) es to sujeitos inc idnc ia do IO F quando o prazo entre a aplicao e o resgate for inferior a 30 dias . Fundos de aes s o isentos da incidncia de IO F.

Copyright 2009 BankRisk Editora e Publicaes

49

You might also like