You are on page 1of 6

Centro Universitrio do Norte UNINORTE

Fundamentos Filosficos

Manaus AM Setembro de 2011

Centro Universitrio do Norte UNINORTE Fisioterapia- FINO2S2

Daniela Lopes Ramos - 11214503

Trabalho

apresentado

para

obteno de nota na disciplina de Fundamentos Filosficos, ministrada pela professora Ana Rosa Lago Ceclio.

Manaus AM Setembro de 2011

Introduo

H muitas controversas entre os prprios filsofos quando definio da filosofia. Alguns argumentam que a filosofia rainha das cincias, ou a cincia mais geral e universal com relao a cincia como a biologia,fsica etc.. A filosofia importante para auxiliar o telogo nas respostas ao seu questionamento analtico e especulativo. E existe varias filosofias diferentes, bastante importante citar alguns nomes dos grandes filsofos da historia: Plato,Aristteles Portanto seu conhecimento foram adquirido e bastante estudado. por que a filosofia requer interpretao,e o mais importante que os filsofos querem mostrar seus pensamentos e seus entendimento pelo descobrimento da verdade. Enfim a filosofia algo bom pra se aprender e se viver com ela eternamente.

Plato, Aristteles, Santo Agostinho e Toms de Aquino.

Para Plato o conhecimento sensvel (crena e opinio), segundo Plato, o conhecimento humano integral fica nitidamente dividido em dois graus: o conhecimento sensvel, particular, mutvel e relativo, e o conhecimento intelectual, universal, imutvel, absoluto, que ilumina o primeiro conhecimento, mas que dele no se pode derivar. A diferena essencial entre o conhecimento sensvel, a opinio verdadeira e o conhecimento intelectual, racional em geral, est nisto: o conhecimento sensvel, embora verdadeiro, no sabe que o , donde pode passar indiferentemente o conhecimento diverso, cair no erro sem o saber; ao passo que o segundo, alm de ser um conhecimento verdadeiro, sabe que o , no podendo de modo algum ser substitudo por um conhecimento diverso, errneo. Poder-se-ia tambm dizer que o primeiro sabe que as coisas esto assim, sem saber porque o esto, ao passo que o segundo sabe que as coisas devem estar necessariamente assim como esto, precisamente porque cincia, isto , conhecimento das coisas pelas causas. E j ARISTTELES com Suas investigaes filosficas deram origem a diversas reas do conhecimento. Entre outras, podem-se citar a biologia, a zoologia, a fsica, a histria natural, a potica, a psicologia, sem falar em disciplinas propriamente filosficas como a tica, a teoria poltica, a esttica e a metafsica. Aristteles, na idade mdia, faz uma adaptao ou releitura dos textos adaptando-os ao cristianismo. A partir desse ponto surge a chamada filosofia Aristotlica-Tomista. Eles se diferenciam com pensamentos diferenciados, por serem uns dos filsofos mais conhecidos e importantes da historia do mundo. Enfim santo Agostinho Santo Agostinho como Santo Toms de Aquino afirmam que Deus, sendo eterno, transcendente, todo bondade e todo sabedoria, criou a matria do nada e, depois, tudo o que existe no universo. Para Santo Agostinho, as idias ou formas estavam no Esprito de Deus. Santo Agostinho dizia que alma e corpo so distintos, mas no soube explicar como a alma se liga ao corpo. De acordo com Santo Toms, a alma humana princpio imaterial espiritual e vital do corpo foi criada por Deus. Acreditava que a alma espiritual agregada ao corpo por ocasio do nascimento, e continua a existir depois do corpo,formando, pois, por si mesma, um novo corpo, um corpo espiritual, por meio do qual atua por toda a eternidade.E com todo esse contexto cada um seguir um pensamento diferente,um querendo entender o pensamento do outro.Portanto cada um deles tinhas sua formas de pensar e interpretar o que quiserem, e cada um com suas LOUCURAS de pensamentos at encontrar a realidade e a verdade.

Concluso Concluir que neste trabalho foi trados de assuntos de extrema importncia, o trabalho relatou sobre filosofia que estuda sobre os Saberes e conhecimentos a verdade. Enfim: Indagaram uma vez a Digenes por qual razo ele Chamava a si prprio de co, ao que ele respondeu: Porque rosno para os que me aborrecem e abano a Cauda para os que me agradam. O co torna-se modelo para o homem na medida em que no necessita de muitas coisas, no busca nada de suprfluo e est plenamente feliz com o essencial para a vida: gua, comida, um lugar para dormir, amigos e sexo. Assim, para os cnicos, o homem, em sua busca pela sabedoria de vida, deve tornar-se co na medida do possvel.

Referencias bibliogrficas

http://vivavox.site90.com/CinismoAdinucci.pdf. www.google.com.br.

You might also like