You are on page 1of 40

Correio

do Minho.pt

Publicidade

Hoje comemora-se o Dia da Implantao da Repblica


Quarta 5 de Outubro 2011
ANO LXXVI SRIE VI N. 8353 DIRIO 0.75 IVAInc. DIRECTOR PAULO MONTEIRO

CONCURSO DE FOTOGRAFIA EMERGENTES DST

HNGARO ZOLTN JKAY VENCEU PRMIO COM TRABALHO EM LAR DE IDOSOS


O porteflio da autoria do hngaro Zoltn Jkay foi eleito, ontem, como o melhor projecto fotogrfico contemporneo de 2011, vencendo assim o 2. Concurso Nacional de Fotografia Emergentes DST, numa cerimnia que decorreu no Theatro Circo e cujo valor do prmio ascendeu aos 7.500 euros. >> 05
BRAGA

MANUEL BARBOSA

Sp. Braga de luto com a morte de um dos seus notveis


Manuel Pereira Barbosa faleceu, ontem, aos 87 anos de idade. Foi presidente da direco do Sp. Braga e da Associao Comercial de Braga. >> 20

BRAGA

ZOLTN JKAY

APPACDM sem dinheiro para salrios de Setembro


>> 06
Publicidade

TERESA COSTA

GRUPO USOU CARRO ROUBADO PARA ARROMBAR OURIVESARIA EM CELEIRS


>> 03

ICE TEA LIPTON 2 LT ..........1,38 /unid.


(LEVE 4 PAGUE 2)

ABROTEA CONGELADA...........3,99/Kg
Salvo erro tipogrfico ou ruptura de stock

Publicidade

2 // Correio do Minho 5 de Outubro 2011

22 de Setembro 2011 Correio do Minho // 3

Ca sos do dia
DISTRITO DE BRAGA INCNDIOS MEDIDAS

Quatro equipas reforam combate no distrito


J foi mobilizado para Vieira do Minho o grupo que, desde ontem, refora o combate aos incndios florestais no distrito de Braga. Mas o melhor mesmo prevenir.
> teresa marques costa

Meios reforados em 14 distritos do continente


Face s condies climatricas que aumentam o perigo de incndio florestal, a Autoridade Nacional de Proteco Civil (ANPC) reforou o dispositivo especial de combate aos incndios florestais atraves da mobilizacao de 14 Grupos de Combate a Incendios Florestais (GCIF), constitudos por 26 operacionais e sete veculos. Estes grupos, dotados de comando proprio e com elevado grau de prontidao, encontram-se pr-posicionados nos distritos de Aveiro, Braga, Braganca, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guarda, Leiria, Porto, Santarem, Setubal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Braga um dos 14 distritos de Portugal continental que, desde ontem, conta com um grupo de reforo para o combate aos incndios florestais. No distrito de Braga, so quatro equipas, oriundas de outros tantos corpos de bombeiros do distrito, que, pelo menos, at 15 de Outubro, esto de prontido para intervir em qualquer concelho. Ao todo, so 26 elementos apoiados por dois auto-tanques e um veculo de comando, revelou ao Correio do Minho o comandante distrital de operaes de socorro (CODIS). Ontem mesmo, o grupo j foi destacado para Vieira do Minho. Desde anteontem noite que numerosos meios esto em Agra no combate a um incndio em floresta que chegou a mobilizar mais de uma centena de elementos. Mas este no foi o nico incndio no concelho de Vieira do Minho. Ainda os bombeiros estavam a braos com a ocorrncia de Agra - que foi dada como dominada pela Autoridade Nacional de Proteco Civil (ANPC) pouco antes das 10.00 horas - e j as chamas deflagravam na freguesia de Soengas, junto barragem. Houve incndios tambm nouPublicidade

Perodo crtico e proibies prorrogadas


O secretrio de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, decidiu prorrogar at 15 de Outubro o perodo crtico de incndios florestais, confirmando uma deciso idntica anunciada pelo ministro da Administrao Interna, Miguel Macedo. De acordo com a lei, no permitido realizar queimadas nem fogueiras, utilizar equipamentos de queima ou de combusto, queimar matos cortados e amontoados ou outro tipo de sobrantes, lancar baloes com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes, assim como fumar ou fazer lume de qualquer tipo junto aos espacos florestais e vias que os circundam.

DR

O incndio que mobilizou mais meios no distrito deflagrou no concelho de Vieira do Minho

tros concelhos como Guimares, Fafe, Braga, e Terras de Bouro, nos dois ltimos casos durante a noite. No combate ao incndio em Gmeos, concelho de Guimares, os Bombeiros Voluntrios de Guimares contaram com o apoio dos congneres das Taipas e de uma equipa do Grupo de Interveno de Proteco e Socor-

ro (GIPS) da GNR. No Alto Minho, os incndios com algum significado registaram-se ontem nos concelhos de Ponte de Lima e de Paredes de Coura. No concelho limiano, os Bombeiros Voluntrios locais com 18 homens apoiados por quatro viaturas, combateram focos de incndios na freguesia de

Gemieira, entre as 16 e as 19,40 horas. Em Paredes de Coura, a luta contra as chamas em zonas da rea de Paisagem Protegida do Corno do Bico, iniciada na noite anterior, registou reacendimentos a partir das 13,35 horas. O combate ao fogo na freguesia do Bico, detectado s 12,20, entrou em rescaldo s 20 horas.

4 // Correio do Minho 4 de Outubro 2011

5 de Outubro 2011 Correio do Minho // 3

> Durante o roubo, efectuaram vrios disparos para intimidar quem se atreveu a vir janela.
BRAGA CASOS DO DIA ROUBO

Prejuzos avultados em roubo rpido


O que demora meses a abrir, demoraram quatro minutos a destruir. As palavras so do proprietrio da ourivesaria guia d Ouro que reconhece a frustrao de ver tanto trabalho destrudo em pouco tempo. Mesmo assim, e apesar de no ser o primeiro roubo de que alvo no mesmo ramo, o empresrio promete no baixar os braos. Os prejuzos de ontem esto ainda por contabilizar, mas so avultados, avana. Alm das peas que foram roubadas, os assaltantes deixaram um rasto de destruio no estabelecimento que est de portas abertas, naquele local, h dois anos. Ontem o dia foi de limpeza. Os prejuzos esto cobertos pelo seguro.

T. M. C.

Viatura furtada utilizada para arrombar o estabelecimento permaneceu no local at o proprietrio a recolher, ontem tarde

Usaram carro furtado para arrombar ourivesaria


Um grupo armado assaltou, na madrugada de ontem, uma ourivesaria em Celeirs. Em minutos, arrombaram a loja e roubaram ouro, prata e relgios. Dispararam vrios tiros.
> teresa marques costa

lll Os assaltantes, todos encapuzados e de luvas pretas, saram com sacos e fugiram em dois automveis de alta cilindrada.
indivduo encapuzado, de arma empunhada, a vigiar, junto a uma cabine telefnica. Como esta moradora, outros vizinhos foram abrindo as persianas.

Nove indivduos fortemente armados assaltaram, na madrugada de ontem, a Ourivesaria guia d' Ouro, em Celeirs, concelho de Braga, deixando um rasto de destruio e os moradores amedrontados j que foram disparados vrios tiros. Na mesma noite, os suspeitos furtaram uma carrinha de caixa aberta que usaram para destruir o vidro da montra e a proteco metlica de segurana e que abandonaram no local. Depois, em poucos minutos roubaram ouro, prata e relgios do interior do estabelecimento que fica paredes meias com uma dependncia bancria. Durante o roubo, efectuaram vrios disparos para intimidar quem se atreveu a vir janela. Eram cerca de 04.15 horas quando os moradores foram acordados pelo estrondo do veculo a embater na montra da ourivesaria. At pensmos que tinha havido um acidente" contou ao Correio do Minho uma das moradoras que foi acordada pelo barulho. Quando veio janela viu um

Foi quando dispararam e o pessoal meteu-se todo dentro de casa relatou a mesma testemunha, que acrescentou que mesmo na fuga um ia com a arma de fora do carro. Foram relatados vrios disparos no local. Depois, os assaltantes, todos encapuzados e de luvas pretas, saram com sacos e fugiram em dois automveis de alta cilindrada. Fiquei to aterrorizada que j no dormi mais, afirmou. Outros moradores confessavam o medo de morar na zona onde tm ocorrido vrios furtos. O filme destes minutos de terror j foi entregue Polcia Judiciria que investiga o roubo. O proprietrio da carrinha utilizada no assalto foi ontem tarde buscar o veculo que permaneceu no local do crime. O romeno Iordachi Marcu foi acordado pelas 05.00 horas de ontem pela PSP a perguntar se era o proprietrio do veculo com a matrcula NT-86-17. Tinha-a estacionado na Rua Conselheiro Lobato, em Braga, de onde foi alegadamente furtada.
Publicidade

ESTO ABERTAS AS INSCRIES PARA:


Curso de Tacgrafos - 5 Novembro Curso de Conduo e Segurana de Empilhadores - 22 de Outubro

T. M. C.

Ontem, o dia foi para limpar o rasto de destruio deixado pelos assaltantes

4 // Correio do Minho 5 de Outubro 2011 CRIANA ATROPELADA NA PVOA DE LANHOSO Uma criana de dez anos foi atropelada, anteontem noite, na Avenida 25 de Abril, na vila da Pvoa de Lanhoso. A vtima foi socorrida pelos Bombeiros Voluntrios da Pvoa de Lanhoso, que foram alertados s 21.32 horas. A criana, que foi colhida por um veculo ligeiro, foi transportada ao Hospital de Braga. GUIMARES: JOVEM ARMADO ASSALTA TRS MULHERES Um jovem de cerca de 20 anos assaltou trs mulheres que circulavam na freguesia de S. Martinho dos Leites, Guimares. A Polcia Judiciria (PJ) investiga o caso. O assalto registou-se por volta das 17 horas de anteontem e, segundo a GNR, foi protagonizado por um jovem com cerca de 20 anos de idade que, depois de se apoderar de uma bolsa com cerca de 300 euros, fugiu a p para parte incerta. Outras informaes indicaram que o assaltante actuou com o rosto tapado e que as vtimas tm idades entre os 20 e os 30 anos. Entretanto, a PJ de Vila Real deteve um jovem de 24 anos por roubo agravado, actuando encapuzado e com arma de fogo, ocorrido no dia 30 num estabelecimento comercial, em Bragana.

6 de Julho 2009 Correio do Minho // 3 INCNDIOS: NMEROS DE OUTUBO SO ELEVADOS O nmero de incndios florestais nos primeiros dias de Outubro foi o mais elevado dos ltimos cinco anos, segundo uma estimativa da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP). Por isso que, desde ontem, se reforou o dispositivo de combate a incndios florestais com 360 bombeiros em 14 distritos e quatro helicpteros ligeiros.

VILA NOVA DE FAMALICO: CASO DAS ORGIAS SEXUAIS

CASOS DO DIA

BREVES

Empresrio de Lousado submete-se a julgamento


O empresrio de Lousado acusado de forar a mulher em participar em orgias sexuais, envolvendo J. Castelo Branco, vai a julgamento, decidiu o juiz do Tribunal de V. N. Famalico
> redaco/lusa

Frossos: menor abusada pelo padrasto


O julgamento porta fechada do indivduo acusado de ter abusado sexualmente uma menor de 15 anos, filha da sua companheira, a decorrer na Vara Mista do Tribunal Judicial de Braga, prossegue a 3 de Novembro prximo. Iniciado segunda-feira, os factos passaram-se no decurso do ano passado, na residncia da companheira do arguido, em Frossos, em Braga. Quer a menor quer sua me revelam alguma incapacidade mental. O arguido, de cerca de 50 anos, dependente do lcool. Na sesso de ontem, o juiz-presidente do colectivo, Joo Coelho, determinou que as duas mulheres sejam examinadas a nvel da psicologia forense, para se apurar o grau de incapacidade de cada uma. A acusao particular, a cargo da advogada Juliana do Cruz, requereu, entretanto, a audio de trs testemunhas. A defesa do arguido est confiada advogada Snia C. Almada.

O caso do homem de Famalico acusado de forar a mulher a participar em orgias sexuais, sob ameaa de arma de fogo, vai a julgamento, anunciou ontem o tribunal daquela comarca. Jos Castelo Branco uma das testemunhas. O arguido responder por um crime de violncia domstica e ainda por dois crimes de deteno ilegal de arma. Segundo o Ministrio Pblico, o arguido obrigava a mulher a participar em orgias sexuais violentas, sob ameaa de arma de fogo. O advogado do arguido, Miguel Brochado Teixeira, que defendia a no pronncia por violncia domstica, sustentou ontem que a acusao se alicera em trs ou quatro indcios, mas h no processo centenas de outros elementos que indiciam exactamente o oposto. Uma das testemunhas arroladas pela defesa Jos Castelo Branco, que alegadamente era amigo do casal de Famalico. Segundo a defesa, Castelo Branco ter estado presente em algumas orgias e poder testemunhar que a mulher no foi coagida a participar, mas que o fez por sua livre vontade. Castelo Branco j negou que tivesse participado em qualquer orgia, mas o jornal Correio da Manh

ARQUIVO

Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalico

pu-blicou fotos de uma das alegadas sesses, que teriam tido lugar em 2006, garantindo que uma das pessoas que aparece nas fotos "o rei do jet-set". O arguido, de 47 anos, empresrio, est em priso domiciliria, com vigilncia electrnica. Este caso foi despoletado na sequncia de uma investigao por posse ilegal de armas, durante a qual a mulher do arguido se queixou de violncia doms-

Jos Castelo Branco, conhecido por rei do jet set uma das testemunhas arroladas pela defesa do empresrio arguido.

tica. H fotos no processo com a mulher ostentando ndoas negras no corpo, que a acusao diz serem resultado das agresses do marido, mas que a defesa associa s orgias, em que haveria sesses de sadomasoquismo. No mesmo processo, h um outro arguido, irmo da alegada vtima, que responder por dois crimes de deteno ilegal de arma.

500 morreram nas estradas


Meio milhar de pessoas morreram em acidentes rodovirios entre Janeiro e Setembro deste ano, menos 34 que em igual perodo do ano passado, revelam dados ontem divulgados pela Autoridade Nacional de Segurana Rodoviria (ANSR), com base nos dados da PSP e da GNR.

Diga Dr.

Envie as questes para:

S SEGUNDAS, QUARTAS E SEXTAS TAMBM NA SUA RDIO... ANTENA MINHO Os dados pessoais e profissionais fornecidos por um trabalhador numa candidatura a um emprego podem ficar na posse do empregador? Dr. Joo Gonalves responde: Os dados pessoais esto desde logo protegidos no momento de apresentao da candidatura, pois a lei probe que o empregador exija ao candidato a emprego alguns elementos relativos sua vida privada, sua sade ou estado de gravidez. Quanto aos dados que fazem parte da candidatura, a lei impe s entidades que fazem o recrutamento uma obrigao de manter um registo desses processos durante cinco anos, guardando informaes sobre convites para os lugares, anncios de emprego, nmero de vagas a preencher, nmero de candidatos que foram entrevistados em pr-seleco ou que aguardam ingresso, resultados das provas, e ainda eventuais balanos sociais que permitam esclarecer se houve discriminaes. Esta obrigao interessante para o empregador poder demonstrar que o processo de recrutamento decorreu de forma legal e transparente, e ao mesmo tempo garante ao trabalhador que os seus dados no ficam eternamente na posse daquele, cumprindo-se assim o que determina a Lei de Proteco de Dados Pessoais.

avozdajustica@correiodominho.pt A VOZ DA JUSTIA

4 // Correio do Minho 6 de Julho 2009

5 de Outubro 2011 Correio do Minho // 5 ESPIRAL ENCENA FILOSOFIA DO PROJECTO HOMEM O Grupo de Teatro da Equipa Espiral com organizao do Centro de Solidariedade do Projecto Homem e inserida nas comemoraes do Ano Europeu do Voluntariado, no mbito da iniciativa Volta do Voluntariado, encenou durante alguns meses a pea de teatro Estamos aqui - Encenao de uma Filosofia com utentes do Projecto Homem. A apresentao pblica da pea decorreu, no passado dia 30 de Setembro, no Parque de Exposies de Braga (PEB). A encenao do Grupo de Teatro desta associao esteve a cargo de Miguel Carneiro e Fernando Pereira e, segundo os prprios, foi uma experincia interessante, porque tivemos que escrever uma encenao a partir de um texto que uma das bases teraputicas dos utentes do projecto.

Br
ENCONTROS DA IMAGEM

BRAGA

FOTOGRAFIA

Hngaro vence Emergentes DST


O 2. Concurso Nacional de Fotografia Emergentes DST, inserido nos Encontros da Imagem, foi ganho pelo fotgrafo hngaro Zoltn Jkay, que retratou a experincia em lar de idosos.
> redaco

O porteflio da autoria do hngaro Zoltn Jkav foi eleito, ontem, como o melhor projecto fotogrco contemporneo de 2011, vencendo assim o 2. Concurso Nacional de Fotograa Emergentes DST, numa cerimnia que decorreu no Theatro Circo e cujo valor do prmio ascendeu aos 7.500 euros. Os jurados nacionais e internacionais destacam a aposta do artista hngaro numa nova corrente fotogrca contempornea - new documentary - que tem sido cada vez mais utilizada pela nova gerao de fotgrafos. a sua experincia prossional num

lar de idosos permitiu-lhe exceder limites e transpor para a fotograa a dor, solido, desespero e angstia muitas vezes associados condio humana, explica Bill Kouwenhoven, editor internacional da Hot Shoe Magazine, nos EUA. O pdio foi ainda dividido com o chins Kurt Tong e o basco Jon Cazenave, segundo e terceiro classicados, respectivamente. Nesta segunda edio, a DST recebeu mais de 290 porteflios nacionais e internacionais, o dobro das candidaturas de 2010, dos quais 70 foram submetidos a anlise por parte dos comissrios, galeristas e editores especializados de todo o mundo que

estiveram presentes em Braga durante o m-de-semana. O jri internacional do prmio foi constitudo por Louise Clements, directora artstica do festival Quad&Format, em Inglaterra, Xavier Canone, director do Museu de Fotograa de Charleroi, na Blgica, Beate Cegielska, curadora na Gallri Image, na Dinamarca, entre outros membros. Segundo a organizao, esta segunda edio do Emergentes DST cou marcada pela participao de artistas de nacionalidade estrangeira, provenientes de pases como o Brasil, Espanha, Frana e Inglaterra e que representaram 75% dos candidatos.

DR

Uma das fotografias do porteflio do hngaro Zoltn Jkay

O Emergentes DST, lanado pelo Grupo DST em 2010, conta com o apoio dos Encontros da

Imagem, o mais antigo festival de fotograa da Pennsula Ibrica.


Publicidade

REUNIO DO EXECUTIVO

Municpio delega vrias obras


> redaco

ERA Braga St.a Tecla 253 206 440

OPORTUNIDADE

A delegao de competncias nalgumas autarquias locais para a execuo de outras tantas intervenes pblicas um dos assuntos em destaque na agenda da reunio da Cmara Municipal de Braga, que se realiza amanh. Assim, na Junta de Freguesia de Pousada, o executivo municipal prope-se delegar a obra referente Rua da Gregria, a que corresponde a transferncia de 57 894,61 euros. Para a Junta de Freguesia de Palmeira, prope-se a delegao da obra da Rua da Linha-Frrea, orada em 26 547,76 euros. Implicando ainda com a freguesia de Tenes, a Cmara Municipal de Braga dever deliberar sobre a expropriao urgente de uma parcela de terreno, com 2 488 metros quadrados, necessria ampliao do cemitrio. Na agenda desta reunio desta-

DR

Executivo municipal rene amanh

ca-se ainda a renovao do contrato-programa de desenvolvimento desportivo entre o Municpio de Braga e o ABC de Braga Andebol SAD, relativo poca 2011/2012. Conforme j habitual, o Municpio apoiar com 396 mil euros um programa dirigido s camadas jovens, que visa a for-

mao, difuso e incentivo cultura fsica e prtica desportiva. A contratao de 17 assistentes-operacionais/aco educativa, na modalidade de contrato de trabalho em funes pblicas por tempo indeterminado conclui a breve agenda desta reunio ordinria da Cmara Municipal de Braga.

Vende-se apartamento T2+1 S. Victor


Perto do Braga Parque! Com excelentes acessos! Boa exposio solar! Oportunidade de investimento! Ref ST234/11 47.000
braga.santatecla@era.pt www.era.pt/bragasantatecla

Uma porta sempre aberta. www.era.pt

6 // Correio do Minho 5 de Outubro 2011

5 de Outubro 2011 Correio do Minho // 5

> No podem ser os salrios dos trabalhadores a pagar desvarios da direco, afirma Manuel Carvalho.
TRABALHADORES AMEAAM SUSPENDER CONTRATOS BRAGA SOCIAL
resolve com a demisso do actual presidente, Antnio Melo. Isso foi pedido na ltima assembleia-geral mas o presidente recusou demitir-se, argumentando que tinha que ser convocada uma assembleia-geral para esse efeito, referiu. O sindicalista, acompanhado de quatro funcionrios da APPACDM de Braga, afirmou que desde que esta direco tomou posse, tm sido vrias as notcias que do conta de falta de dinheiro, problemas e outras coisas. Mas, no entanto, fizeram obras no valor de um milho e duzentos mil euros. Para os salrios que dizem no ter dinheiro. Ora, segundo o coordenador do CESP, no podem ser os trabalhadores os penalizados pelo que classificou de desvarios" da direco da APPACDM. Entre os desvarios de que acusam a direco da APPACDM, citam a devoluo de dinheiro que a associao recebeu do Governo para formao profissional que no foi dada e a perda de receitas de acordos com a Segurana Social. Os graves problemas financeiros da associao de apoio a deficientes so pblicas, com o presidente da direco, Antnio Melo, a assumir j por diversas vezes que no v forma de gerar receitas para a liquidao dos salrios (ver texto abaixo). Os represesentas dos trabalhadores da APPACDM acusaram ainda os dirigentes da instituio de falta de capacidade de dilogo, j que nunca foram informados que o salrio de Setembro no seria pago a horas

APPACDM sem dinheiro para salrios de Setembro


> jos paulo silva

Os funcionrios da APPACDM de Braga ainda no receberem o subsdio de frias e o salrio de Setembro. A direco da instituio admite que o salrio de Outubro poder tambm no ser liquidado.

Os trabalhadores da Associao Portuguesa de Pais e Amigos do Cidado Deficiente Mental (APPACDM) de Braga ainda no receberam o salrio de Setembro. Com o subsdio de frias tambm por liquidar, a comisso sindical e a direco regional do Sindicato dos Trabalhadores do Comrcio e Servios de Portugal (CESP) alertaram ontem que a falta de pagamento das remuneraes a 185 tcnicos, administrativos e pessoal auxiliar pode pr em risco os servios prestados . Em conferncia de imprensa, os representantes dos funcionrios da APPACDM afirmaram que a situao na associao insustentvel e poder levar muitos trabalhadores a suspenderem e at resolverem os seus contratos de trabalho com justa causa, com tudo o que isso acarreta em prejuzo para os cerca de 300 utentes e para a credibidade da instituio. Sem garantias de pagamento dos salrios, os trabalhadores e a

FLVIO FREITAS

CESP e comisso sindical da APPACDM de Braga pediram demisso da direco da associao

direco do CESP anunciaram para 14 de Outubro, junto sede da APPACDM, uma concentrao de protesto e de alerta pa-

ra a situao. Direco deve demitir-se Manuel Carvalho, coordenador

regional do CESP, disse que entendimento quer dos pais dos utentes, quer de scios da instituio que a situao s se

ANTNIO MELO REAGE

Presidente diz-se ameaado


> j.p.s.

O presidente da direco da APPACDM de Braga sente-se ameaado por meia dzia de pessoas que, no interior da instituio, exigem a sua demisso. Em declaraes ao Correio do Minho, Antnio Melo assume que as dificuldades financeiras podem obrigar no liquidao dos salrios de Outubro, mas adverte que a associao tem de encontrar o seu caminho, no andar merc de algumas pessoas. Antnio Melo censura o presidente da assembleia geral, que acusa de facilitar o linchamento pblico da sua direco legitimamente eleita. A nove meses de completar o seu actual mandato, o presidente diz que no vai virar as costas

e que aguarda pela divulgao dos resultados de uma inspeco que a Segurana Social est a realizar contabilidade e servios tcnicos da associao. Entretanto, no dia 15 de Outubro, a pedido da direco, realiza-se uma assembleia geral extraordinria para deliberar sobre a realizao de inquritos ou auditorias ao funcionamento dos rgos sociais e proceder em conformidade com as concluses dos mesmos. Antnio Melo considera que o seu bom nome est a ser lesado na praa pblica, acrescentando que de bom tom que a Segurana Social se inteire e nos defenda. Sobre a situao financeira da APPACDM, Antnio Melo adiantou-nos que foi cancelada uma conta bancria caucionada por bens pessoais dos mem-

bros da direco. Essa deciso foi tomada na sequncia das presses, na ltima assembleia geral, para que a direco se demitisse. Associao vive acima das suas possibilidades O presidente diz que a APPACDM no pode continuar a viver acima das suas possibilidades, reafirmando que a crise financeira actual resultado, entre outras razes, dos cortes de financiamento pblico para a formao profissional e ensino especial. Uma profunda reestruturao do quadro de pessoal e do funcionamento dos servios da APPACDM apontada por Antnio Melo como essencial para a sobrevivncia da instituio de solidariedade social fundada em 3 de Maio de 1974.

DR

Antnio Melo, presidente da APPACDM de Braga

10 // Correio do Minho 5 de Novembro 2010

5 de Outubro 2011 Correio do Minho // 7

> A colheita de cogumelos foi, ao longo de muitos anos, uma actividade apreciada e valorizada.
UNIVERSIDADE DO MINHO BRAGA
INSTITUTO CONFCIO

Jornadas assinalam 25 anos de micologia


Os macrofungos, mais conhecidos como cogumelos, sero objecto de discusso durante as III Jornadas Micolgicas, onde exposies e debates proporcionaro o intercmbio entre a Universidade do Minho e as escolas secundrias.
> redaco

Chins: formao sobre materiais didcticos


O Instituto Confcio da Universidade do Minho (UM), com o apoio do Instituto Confcio Central e da Embaixada da Repblica Popular da China em Portugal, organiza na prxima sexta-feira e sbado, no campus de Gualtar, a primeira edio do Curso de Formao de Materiais Didticos de Chins. Com o objectivo de optimizar o ensino da lngua, a formao concentrar-se- nos problemas encontrados pelos professores no ensino da lngua. Especialmente dirigido a professores de chins em escolas de ensino bsico, secundrio ou universitrio, esta actividade tambm se destina a qualquer instituio de formao da lngua com professores nativos ou no. Alunos de licenciatura ou mestrado, interessdos em dedicar-se ao ensino da lngua chinesa, assim como qualquer pessoa com um nvel de chins adequado, podem participar na formao. Financiado pelo Instituto Confcio Central, o curso no cobrar propinas, sendo as despesas de alojamento e deslocaes assumidas pelo Instituto Confcio da UM.

O anfiteatro da Escola de Cincias da Universidade do Minho (UM), no campus de Gualtar, recebe, na prxima sexta-feira, as III Jornadas Micolgicas. Sob o tema Fungos, Ambiente e Sociedade, as jornadas contam com a coorganizao da Associao Aventura da Sade, do Departamento de Biologia, do Centro de Biologia Molecular e Ambiental e do Ncleo de Estudantes de Biologia Aplicada da UMinho. Pretendendo ser um espao de reflexo sobre a importncia dos fungos em geral e dos cogumelos em particular, no ambiente e na sade, esta actividade inclui dois painis de conferencistas com especialistas da UM, da Universidade do Porto, do Politcnico de Bragana e de clubes e associaes micolgicas. O programa proporciona ainda uma exposio de cartazes e de

DR

A vida no seria possvel sem a actividade decompositora dos fungos

fotografia, para alm de uma mostra com espcies vivas de cogumelos. Durante estas jornadas ser possvel compreender, alm das diversas relaes que os fungos so capazes de estabelecer com as plantas, o amplo mundo da colheita e do consumo

dos cogumelos. Promovido pela Associao Aventura da Sade, por altura do seu XXV Aniversrio, o evento assinala ainda os 25 anos de actividades no mbito da micologia. Esta associao foi a primeira, em Portugal, a abordar a te-

mtica dos macrofungos atravs da realizao de jornadas, workshops e passeios micolgicos. A primeira edio das Jornadas Micolgicas foi realizada h cerca de 15 anos na UM e presidida pelo ento reitor Srgio Machado dos Santos.

Publicidade

AMANH E SEXTA-FEIRA

Simpsio destaca microcontos e outras microformas


> redaco

O Centro de Estudos Humansticos da Universidade do Minho (CEHUM) promove, amanh e sexta-feira, o simpsio Microcontos e outras microformas, no auditrio do Instituto de Letras e Cincias Humanas (ILCH), no campus de Gualtar. A sesso de abertura (dia 6, pelas 9h15) contar com o vice-reitor da UM para a Investigao e Ensino, Rui Vieira Castro, com a diretora do CEHUM, Ana Gabriela Macedo, e com a presidente do ILCH, Eduarda Keating, que de seguida apresentar o projecto de investigao Mutaes do conto nas sociedades urbanas contemporneas: exuberncia e minimalismo, que deu origem ao simpsio. O evento contar ainda com oradores de Espanha, Brasil,

DR

Mudanas do conto nas sociedades contemporneas vo estar em destaque

Polnia, Iro, Frana, Israel e Tunsia, entre outros. Provenientes de vrios meios acadmicos, comoa Universidade Jaume I de Castelln (Espanha), Jagiellonian University (Polnia), University of Tehran (Iro), entre outras, os oradores

podero partilhar os seus estudos sobre as breves narrativas que caracterizam a actual relao com os mdia. A conferncia da sesso de encerramento ter a presena de Ziva Ben-Porat, da Universidade de Tel Aviv.

8 // Correio do Minho 5 de Outubro 2011 MASTER EM ADMINISTRAO E GESTO DE TURISMO NA UCP A Faculdade de Cincias Sociais de Braga da Universidade Catlica Portuguesa e a Douro Azul, empresa turstica e lder no mercado de cruzeiros fluviais no rio Douro, estabeleceram uma parceria estratgica na rea do turismo, nomeadamente no mbito do recente e inovador master em Administrao e Gesto do Turismo, promovido pela UCP . Este master tem como objectivo principal preparar quadros superiores que, atravs de conhecimentos terico-prticos ministrados, estejam aptos a desenvolver funes de administrao, gesto e assessoria em empresas e/ou instituies pblicas e privadas do sector do turismo, dominando assim as dinmicas e as tendncias nacionais e internacionais nesta rea. Encontram-se ainda abertas as candidaturas para esse Master, prevendo-se o seu incio para Novembro de 2011. Com a durao de dois semestres, as unidades curriculares decorrem sexta-feira, em horrio ps-laboral (das 19 s 23 horas), e ao sbado de manh (das 9 s 13 horas).

22 de Novembro 2009 Correio do Minho // 23

CAMPANHA EM CURSO AT AO DIA 9

BRAGA

Pingo Doce solidrio com a ACAPO


At ao dia 9, os clientes do Pingo Doce tm oportunidade para ajudar a ACAPO. Basta adquirir, junto s caixas, cupes no valor de um, trs ou cinco euros. O valor doado dedutvel no IRS.
Cupes esto disponveis nas caixas do Pingo Doce Braga Parque > redaco
FLVIO FREITAS

A loja Pingo Doce Braga Parque tem a decorrer, at 9 Outubro, uma campanha de sensibilizao e angariao de fundos a favor da ACAPO Associao dos Cegos e Amblopes de Portugal. A iniciativa, que conta j com quatro edies, decorre no mbito do projecto Por si que visa a etiquetagem em braille dos produtos vendidos ao pblico

cego e com baixa viso. J apoiamos a ACAPO desde 2007. Esta uma aco que consiste na venda de vales que revertem a favor da ACAPO, explica Nuno Pinto Ribeiro, gestor de marketing operacional. Ou seja, durante os dias em que decorre a campanha, os clientes Pingo Doce encontram disponveis junto s caixas, cupes com um valor facial de um, trs e cinco euros.

Para aderir campanha basta adquirir um cupo, sendo o valor doado, dedutvel no IRS. Os cupes esto disponveis em todas as lojas da insgnia Pingo Doce. As receitas angariadas iro reverter integralmente a favor da ACAPO e constituem um contributo decisivo para a continuidade das actividades promovidas pela instituio, em

prol das pessoas cegas e com baixa viso. O Pingo Doce tem disposio uma loja por distrito com apoio dos nossos colaboradores no sentido de conduzir o invisual na loja, recorda a propsito Nuno Pinto Ribeiro. Fundada a 20 de Outubro de 1989, a ACAPO tem como misso melhorar a qualidade de vida dos cidados portugueses com

decincia visual e a sua participao e incluso na sociedade. Para tal, esta instituio de solidariedade social direcciona a sua actuao em duas grandes reas: a prestao de servios a associados, utentes e comunidade em geral; a representao de interesses e a reivindicao dos direitos das pessoas com decincia visual, com vista ao pleno exerccio da cidadania.

NOS DIAS 7, 8 E 9 DE OUTUBRO

Feira de Emprego no centro comercial Minho Center


> redaco

O centro comercial Minho Center (gerido pela Sgc Portugal S.A.), promove, nos dias 7, 8 e 9, uma Feira de Emprego, num espao privilegiado da galeria comercial. Neste evento estaro presentes,
Publicidade

para alm de cinco empresas de recrutamento de recursos humanos (Adecco, Confact, Helping Hand, Randstad e Talenter), os Gabinetes de Apoio ao Emprego das Juntas de Freguesia de Lamaes e de So Victor, e ainda um espao de recrutamento do Exrcito.

Os visitantes desta Feira de Emprego podero conhecer as ofertas disponveis e inscreverse nas vrias empresas de recrutamento, obter informaes importantes e detalhadas para uma procura de emprego bem sucedida, e ainda participar em dois workshops que os iro dotar das

ferramentas necessrias para este efeito. Assim, no dia 7 de Outubro, pelas 17 horas, ter lugar o workshop Conquiste o seu Emprego, enquanto que no dia 8 de Outubro, pelas 15 horas, se realiza o workshop O currculo da actualidade na perspectiva da

Adecco. Ambos com entrada gratuita. Aberto desde 1997, o Centro Comercial Minho Center afirma-se como um centro para toda a famlia, com cerca de cinco milhes de visitantes anuais, setenta lojas de reconhecidas insgnias.

Patrulha Condor/Caminheiros D. Joo Peculiar homenageiam hoje o chefe Alfredo Duarte Carvalho
Os antigos elementos da Patrulha Condor e mais tarde da equipa de Caminheiros D. Joo Peculiar, do Agrupamento de Escuteiros n 1, do Corpo Nacional de Escutas da S de Braga, da poca entre 1965 a 1975, realizam hoje um encontro de homenagem ao chefe Alfredo Duarte Carvalho. Na opinio de os irmos Sousa, Antnio e Manuel Augusto, Longuinhos, J J, Arantes, Zotopek, Filipe, Raul, Queirs e Anjos, Alfredo Duarte Cravalho foi o maior chefe de Braga de todos os tempos, referem os organizadores em comunicado, acrescentando: No por qualquer sentimento de mesura que isto afirmado, este cidado marcou a vida de todos estes jovens hoje na casa dos 55 aos 65 anos e muitos outros. Muitas coisas poderiam aqui ser lembradas, mas fica s uma, obrigado Alfredo da Pipa. A homenagem comea s 10 horas, na Sede da Cnega, e prossegue depois at ao Campo Escola de Fraio. Neste encontro vo ainda ser lembrados os chefes Accio, Faria e o Padre Amrico.

4 // Correio do Minho 6 de Julho 2009

5 de Outubro 2011 Correio do Minho // 9

> H ainda dezenas de professores por colocar, afirma Lurdes Veiga.


HORRIOS VAGOS EM OUTUBRO BRAGA EDUCAO
de Educao, Cincia e Cultura da Assembleia da Repblica para analisar os problemas decorrentes dos concursos de colocao de professores no corrente ano lectivo. Oferta formativas das escolas A direco sindical bracarense alerta, por outro lado, para as consequncias negativas que a reorganizao curricular est a ter no desenvolvimento de projectos educativos nas escolas. Na maioria das escolas, as horas creditadas a docentes para a orientao dos chamados clubes escolares baixou de 88 para 10, referiu Lurdes Veiga. Com uma reduo de 20 a 25 professores por escola, a qualidade das ofertas formativas ressente-se, constata a dirigente sindical, que denuncia o aumento para 26 do limite de alunos por turma no 1 ciclo. Na Pvoa de Lanhoso, a Escola Secundria teve autorizao especial para constituir uma turma do 7 ano com 31 alunos. Num quadro de precariedade de emprego, o Governo opta por aumentar as turmas, lamenta a sindicalista.
Publicidade

SPN lamenta regresso ao atraso na colocao de professores


Na semana em que a FENPROF discute eventuais manipulaes no concurso de colocao de professores, a direco distrital do Sindicato dos Professores do Norte denuncia que ainda h horrios por preencher.
> jos paulo silva

DR

Dirigentes do SPN assinalam perdas na qualidade de ofertas formativas das escolas

A coordenao da rea sindical de Braga do Sindicato dos Professores do Norte (SPN) lamenta que, quase um ms aps o arranque oficial do ano lectivo, ainda estejam a ser colocados professores nas escolas. Esta situao j no acontecia h muitos anos, disse ao Correio do Minho a dirigente sindical Lurdes Veiga. Segundo esta coordenadora do SPN no distrito, h ainda escolas a aguardar colocao de professores. Outra das coordenadoras da rea sindical de Braga do SPN, Jlia Vale, integra a delegao da FENPROF que, depois de amanh, rene com a Comisso

10 Correio do Minho 6 de Julho 2009 4 //// Correio do Minho 5 de Outubro 2011 CASA DO POVO DE ESTE DINAMIZA CONJUNTO DE ACTIVIDADES Realiza-se a 8 de Outubro a primeira aula experimental de iniciao dana do ventre, na Casa do Povo de Este, na freguesia de Este S. Pedro, anuncia a direco da associao. Inserida num conjunto de ateliers temticos que esto a ser desenvolvidos pela Casa do Povo, a primeira aula experimental gratuita e tem o incio marcado para as 17,30 horas e pretende captar essencialmente os mais jovens para este tipo de dana. A Casa do Povo de Este confirma a promoo de aulas de iniciao/ aperfeioamento de capoeira, durante o ms de Outubro. Por outro lado, continuam a funcionar as aulas de concertina s terasfeiras, a partir das 21 horas, nas instalaes da Casa do Povo de Este. A direco da associao refere, ainda, a realizao de um atelier de iniciao pintura, em Outubro, na Casa do Povo, incidindo nas vertentes de leo sobre tela e aguarela. Est marcada uma aula experimental para 15 de Outubro, com incio s 16,30 horas, sendo necessrio levar uma tela. Segundo os responsveis, pretende-se descobrir os traos adormecidos que h em cada pessoa, conjugando as cores de que cada um mais gosta e projectando essas tendncias numa tela, porque o talento surgir naturalmente. SEGUNDO ENCONTRO DA FAMLIA TORRES HOJE EM BRAGA A famlia Torres realiza hoje o segundo encontro com concentrao inicial no Monte de Nossa Senhora da Consolao, pelas 11,30 horas, seguindo-se a celebrao de uma eucaristia, s 12 horas, ministrada pelo padre Sousa Fernandes em memria de todos os familiares que j partiram. Pelas 13 horas, decorre o almoo com animao dos Torres Msicos.

DESFOLHADA E ENCONTRO DE CONCERTINAS EM FRADELOS

BRAGA

FREGUESIAS

Convvio entre o povo e o executivo


Miguel Macedo, ministro da Administrao Interna, marcou presena a 1 de Outubro na desfolhada e encontro de concertinas organizada pela Junta de Freguesia de Fradelos.
> redaco

Foi o maior encontro de sempre, que juntou mais de seis dezenas de tocadores de concertinas em Fradelos, numa organizao da junta de freguesia e do Centro Cultural Origens que promoveu o instrumento musical tpico e a preservao de antigas tradies, como uma desfolhada minhota. Joo Carlos Martins, presidente da Junta de Freguesia de Fradelos, considera-se muito satisfeito pela realizao de mais

uma iniciativa cultural que vem na senda de muitas actividades que, neste mbito, o executivo da junta tem levado a cabo ao longo dos ltimos tempos. Joo Carlos Martins mostrou-se particularmente agradado com o elevado nmero de tocadores e de grupos de tocadores que aderiram a esta iniciativa, bem como com a maneira criteriosa como a desfolhada minhota decorreu, aproveitando ainda para enaltecer a presena do agora ministro da Administrao Interna, o bracarense e nosso

DR

Miguel Macedo, ministro da Administrao Interna, esteve presente na edio de 2011 do encontro de concertinas

amigo Miguel Macedo, que fez questo de vir at aqui para no s cumprimentar todo o povo presente como tambm para participar de forma muito intensa neste encontro. Para o presidente da Junta de Fradelos, desde h muito que este tipo de confraternizao ganhou razes na nossa freguesia e continuamos a apostar num convvio que junta sempre imen-

sa gente, num dia que foi sem dvida diferente e que pretendeu - e conseguiu -, tambm, no s reavivar, como preservar tradies. O responsvel pelo executivo local destacou ainda a sempre indispensvel colaborao do Centro Cultural Origens de Fradelos na organizao deste evento. Numa grande jornada de confraternizao num convvio

muito salutar, onde se tornou possvel aliar o rememorar preservao de tradies e promoo das nossas riquezas patrimoniais, tambm atravs deste tipo de manifestaes, que importa manter vivas e, sobretudo, incutir nas camadas mais jovens, o que, de resto, est a acontecer com alguma evidncia entre os mais novos da freguesia de Fradelos, conclui o responsvel.

PALMEIRA RECEBE DELEGAO DE CIDADE FRANCESA

Futura geminao entre Bougival e Palmeira em anlise


> redaco

DR

Bougival, cidade francesa que pretende criar projecto de geminao

Uma delegao do municpio francs de Bougival, cidade localizada perto de Paris, estar a 8 e 9 de Outubro em visita ocial a Palmeira, numa iniciativa que j vem sendo programada h algum tempo e que tem em vista a hiptese de geminao com Palmeira, revelou o Joo Russell, presidente da junta de freguesia palmeirense. Bougival uma cidade francesa situada no departamento de Yvelines e da regio le-de-France. A cidade ocupa 2,8 quilmetros quadrados e tem 8.542 habitantes, segundo o ltimo censo. Aline Pascal, presidente da Cmara de Bougival, encabea a delegao constituda tambm por Luc Watelle, adjunto para as

reas de Finanas, Ecologia e Desenvolvimento Sustentado, Michelle Klur, adjunta para os Assuntos Culturais, Maria Jos Rosset, conselheira municipal delegada para a rea da Educao e Ensino, Joaquina Pires e Christiane Ropion, ambas conselheiras municipais. A chegada da delegao francesa Junta de Freguesia de Palmeira est marcada para as 16,30 horas de 7 de Outubro, iniciando-se, ento, uma visita ao Centro Cvico e uma reunio de trabalho com a abordagem de diversos temas como a cultura, educao, nanas, ambiente e desporto. O programa para 8 de Outubro comea s 9 horas com uma visita s escolas do Agrupamento de Palmeira, seguindo-se a visita s instalaes da empresa DST,

Estao de Tratamento de gua (ETA) e Estao de Tratamento de guas Residuais (ETAR). De tarde, a comitiva de Bougival passa pelo Kartdromo, alm do Aerdromo, com viagem area com vista de Palmeira, Braga, Bom Jesus e Sameiro. Para as 18 horas est prevista uma visita ao Palcio do Pao Palmeira com uma prova de vinhos Royal Palmeira produzido na prpria quinta, bem como a visita a diversos pontos de interesse da freguesia. Depois do jantar, realiza-se, a partir das 21,30 horas, um espectculo no Centro Cvico com a actuao de diversos grupos culturais da freguesia. A comitiva de Bougival visita, por m, a 9 de Outubro, o cento histrico de Braga, o Bom Jesus e ao Sameiro.

PUBLICIDADE # 5 de Outubro 2011 Correio do Minho // 11

12 // Correio do Minho 5 de Outubro 2011 IPCA PROMOVE CONGRESSO PARA DEBATER REA DO TURISMO A Escola Superior de Gesto do Instituto Politcnico do Cvado e do Ave vai promover o II Congresso internacional de Turismo, subordinado ao tema Turismo: Diversificao, Diferenciao e Desafios, nos prximos dias 7 e 8. Trata-se de um congresso cientfico que abordar temticas do turismo, pretendendo constituir-se como um lugar de debate e de apresentao de enfoques e estratgias inovadoras e aces empreendedoras capazes de responder aos novos desafios da actividade turstica num mercado globalizado. semelhana do que se verificou na edio anterior, sero apresentadas comunicaes de reputados investigadores e especialistas nacionais e internacionais.

Mi
PVOA DE LANHOSO

MINHO

CAMPANHA

Trabalho impede mes de amamentarem mais


PROGRAMA

O regresso ao trabalho o principal motivo para as mes deixarem de continuar a amamentar os seus bebs. Para evitar isso, a autarquia povoense e a Unidade de Cuidados na Comunidade est a sensibilizar a populao.
Unidade Corao do Minho sensibiliza para aleitamento
A Unidade de Cuidados na Comunidade Corao do Minho da Pvoa de Lanhoso aproveitou, ainda, a Semana Mundial do Aleitamento Materno para divulgar outros servios que disponibiliza comunidade como, por exemplo, o Cantinho da Amamentao, a preparao para o parto e a recuperao ps-parto. Amanh uma carrinha da UCC e os tcnicos envolvidos na iniciativa de sensibilizao distribuiro populao panfletos e material de apoio amamentao na Praa Eng. Armando Rodrigues. Na sexta-feira a unidade mvel promover o aleitamento materno junto das creches do concelho e a semana encerra no prximo sbado com uma sesso prevista para as 10.30 horas, com a inaugurao da exposio e divulgao do concurso de fotografia na Casa da Botica.

Publicidade

FLVIO FREITAS

Unidade mvel e tcnicos de enfermagem divulgam benefcios do aleitamento materno junto da populao povoense > marta caldeira

O regresso ao trabalho o principal motivo para a desistncia do aleitamento materno. Precisamente para evitar que isso mesmo acontea, vrios tcnicos da Cmara Municipal da Pvoa de Lanhoso e a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Corao do Minho, esto na rua a sensibilizar a populao povoense para a importncia da amamentao ao nvel da sade pblica. As vrias aces de sensibilizao agendadas, quer na rua, quer junto dos pais nas creches dos concelho, so dinamizadas no mbito da Semana Mundial do Aleitamento Materno - uma iniciativa que decorre ao longo desta semana, excepto hoje. A falta de tempo no dia-a-dia, o trabalho fora de casa e o regresso ao trabalho so os principais motivos que levam as mulheres a deixarem de amamentar os seus filhos. E isso acontece muito, principalmente, no perodo ps-parto, indicou Ftima Lopes, coordenadora da UCC Corao do Minho.

Os bebs amamentados esto melhor protegidos contra infeces, alergias e diarreias.


A responsvel considera, tambm, que as prprias empresas ainda no esto suficientemente sensibilizadas para apoiar as suas trabalhadoras-mes nessa fase do aleitamento. Uma fase que, na opinio da enfermeira, deve passar, tambm, por uma grande apoio, quer da comunidade, quer do seio familiar - mais estritamente do marido - nesse sentido. Os bebs amamentados esto melhor protegidos contra infeces, alergias e diarreias e como no acto de amamentao trabalham muito o seu maxilar, acabam por ver reforada, tambm, a sua musculatura facial, explicou mais detalhadamente

a enfermeira, abordando as principais vantagens que o aleitamento materno oferece s crianas. Mas h mais vantagens. Por exemplo, o facto de o leite materno ser de muito mais fcil digesto para os bebs e o primeiro leite da me - designado de colostro - ser muito rico em protenas e substncias protectoras para as crianas - elementos estes que, segundo os pareceres dos tcnicos de sade pblica, so extremamente importantes no perodo de vida ainda frgil do beb. A relao que se estabelece entre me e filho tambm beneficiada durante a amamentao. A vereadora da Qualidade de Vida e Sade da autarquia povoense, Ftima Moreira, participou, tambm, no arranque da iniciativa, salientado o apoio da cmara na divulgao dos benefcios do aleitamento materno. o melhor leite para o beb e , tambm, o mais econmico, disse. Todas as entidades pblicas devem, cada vez mais, apoiar estas iniciativas, pois uma forma de melhorar tambm a qualidade de vida das crianas, sublinhou a vereadora.

5 de Outubro 2011 Correio do Minho // 13

> CAPA sensibiliza povoenses para a adopo de animais no Dia Mundial a eles dedicado.
PVOA DE LANHOSO MINHO BARCELOS

Animais: adoptar boa aco


> lurdes marques

Associao Galo Novo tem nova sede


A antiga escola EB1 da Igreja, em Santa Maria de Galegos, vai passar a ser o espao da Associao Galo Novo. A Cmara de Barcelos acabou de assinar um protocolo de cedncia de instalaes a esta Instituio Particular de Solidariedade Social (IPSS) de Galegos Santa Maria, permitindo que o servio prestado na ocupao dos tempos livres, apoio a crianas, jovens e famlias e apoio integrao social e comunitria na freguesia possa ter o suporte fsico de mais qualidade. Com este apoio, a autarquia contribui para que a associao possa aumentar a capacidade das respostas sociais e culturais que j desenvolve. O documento assinado entre a Cmara Municipal de Barcelos, representada pela vereadora do Pelouro de Aco Social, Ana Maria Silva, e a Associao Galo Novo, pelo presidente da Direco, Cndido Salgueiro, prev a cedncia, a ttulo gratuito, em regime de comodato, do edifcio da EB1 da Igreja quela associao, tal como foi aprovado na reunio de cmara do passado dia 9 de Setembro. Com a cedncia do espao, pretende-se contribuir para a melhoria das instalaes da Associao Galo Novo, dignificando a instituio, seus colaboradores e todos os que beneficiam do trabalho desenvolvido por esta associao, bem como aumentar a capacidade das respostas sociais e culturais por ela desenvolvidas, alargando o mbito da interveno de acordo com as necessidades diagnosticadas.
Publicidade

Os seis animais foram trazidos pelos voluntrios do CAPA Clube de Adopo e Proteco de Animais, uma associao sem fins lucrativos, responsvel pela gesto do canil municipal povoense.
A Nina, o Brown, a Lira, a Jade, a Olga e a Lisa marcaram presena, na tarde de ontem, na Praa Engenheiro Armando Rodrigues, no centro da vila, no dia em que se celebrou o Dia Mundial do Animal. A iniciativa, promovida pela Cmara Municipal da Pvoa de Lanhoso, atravs do Espao Jovem, trouxe, ao centro da vila, alguns dos animais que integram o Canil Municipal, espao que acolhe os amigos de quatro patas abandonados e maltratados pelos seus donos. Os seis animais foram trazidos pelos voluntrios do CAPA Clube de Adopo e Proteco de Animais, uma associao sem fins lucrativos, responsvel pela gesto do canil municipal. Ali, encontram-se, actualmente cerca de 40 animais, abandonados pelos seus donos. Aos voluntrios do CAPA cabe a tarefa da gesto do espao, assim como os trabalhos de limpeza, alimentao, tratamentos e socializao dos amigos de quatro patas. A tudo isto, juntam-se, ainda, as campanhas de sensibilizao para o no abandono e a promoo da adopo. Jssica, de 20 anos, e Ariana, de 13 anos, residentes no concelho da Pvoa de Lanhoso so duas das voluntrias do CAPA. Residente na vila da Pvoa de Lanhoso, a jovem Ariana, aluna da Escola Secundria da Pvoa de Lanhoso, integra a equipa de

LURDES MARQUES

Dia Mundial do Animal foi celebrado na Pvoa de Lanhoso sob o signo da adopo

voluntrios desde o incio do ano lectivo. Foi atravs de uma reportagem publicada no jornal Maria da Fonte, e alertada pela me, que a jovem Ariana ficou a conhecer o trabalho desenvolvido pelo CAPA. Naquele artigo, Sandrina Pinheiro, uma das responsveis do Clube de Adopo e Proteco de Animais lanou o apelo aos povoenses para que ajudassem os animais do canil, tornando-se voluntrios ou contribuindo com

alguns donativos e gneros. De olhar terno e feitio brincalho, os seis animais foram chamando a ateno dos povoenses que por ali passavam, na esperana de que algum lhes desse uma nova oportunidade e um novo lar. Dia do corao Entretanto, a autarquia associou-se ao Dia do Corao e do Dia Internacional da Pessoa Idosa em que participaram cerca

de 200 pessoas. Para alm do presidente da cmara e da vereadora da Aco Social e Sade, Ftima Moreira, estiveram presentes utentes dos Centros de Convvio e das IPSSs locais, assim como os respectivos tcnicos. A comemorao, que envolveu a realizao de uma aula de ioga para seniores e a construo de um corao humano, decorreu no Parque do Pontido, na Vila da Pvoa de Lanhoso.

JSSICA

Uma voluntria do CAPA


>l.m.

Voluntria do CAPA h j seis meses, Jssica, de 20 anos, residente em Rendufinho, uma das jovens povoenses que integra o Banco do Voluntariado da Pvoa de Lanhoso. Est a ser muito bom, referiu a jovem Jessica, quanto ao trabalho desenvolvido no canil municipal. Sensibilizar para o no abandono dos animais e promover a adopo foram alguns dos objectivos da iniciativa que decorreu, na tarde de ontem, no centro da vila. A tudo isto, juntou-se, ainda, a distribuio de folhetos e a venda de alguns objectos, como forma de angariar verbas para o clube de adopo e

proteco dos animais. Os voluntrios dinamizaram um conjunto de actividades ldicas.

FORMAO PEDAGGICA INICIAL DE FORMADORES


Incio: 10 de Outubro de 2011
Horrio das 20h00 s 23h00

Preo: 300 Euros


DR

Jssica, voluntria do CAPA

Inscries e Informao na Nexus Av. 31 de Janeiro, n. 417 4710-252 Braga - Telef. 253 261 222 nexus@nexus.pt - www.nexus.pt

14 // Correio do Minho 5 de Outubro 2011

> uma honra para Vieira receber D. Ximenes Belo, um ilustre cidado que se bateu pela causa timorense.
VIEIRA DO MINHO MINHO TMEGA

D. Ximenes Belo vieirense


A visita do Prmio Nobel da Paz a Vieira do Minho um dos momentos mais importantes da histria do concelho - disse o presidente do Municpio vieirense.
> redaco

Quercus queixa-se UE contra as barragens


A Quercus anunciou ontem que apresentou uma queixa formal Unio Europeia (UE), acusando o Estado portugus de violao flagrante de vrias directivas europeias no projecto da cascata do Alto Tmega, que prev a construo de trs barragens. Esta queixa vem reforar uma providncia cautelar apresentada nos tribunais portugueses sobre o empreendimento concessionado Iberdrola e que inclui a construo das barragens do Alto Tmega, em Vidago, e Daives (ambas no rio Tmega) e Gouves (afluente). Joo Branco, dirigente da Quercus, disse que a queixa UE foi enviada no final de Setembro, acusando o Estado portugus de incumprimento da legislao comunitria, nomeadamente a Diretiva Quadro da gua e a Directiva Habitats. De acordo com o responsvel, este projecto apresenta impactes ambientais muito significativos, entre os quais a transformao, fragmentao e degradao dos ecossistemas na bacia do rio Tmega, incluindo a criao de barreiras incontornveis para espcies migradoras como a enguia, j dizimada nas bacias do Douro e do Tmega. Joo Branco salientou ainda a degradao dos habitats de algumas das ltimas alcateias do lobo, uma espcie classificada em Portugal como Em Perigo. Para a Quercus, a cascata do Tmega apresenta um balano negativo de interesse pblico em termos ambientais e sociais devido em parte aos impactes negativos, como as perdas irreversveis de habitats de espcies ameaadas ou a reteno dos sedimentos, com graves consequncias na eroso costeira, para os quais no foi ainda realizado um verdadeiro estudo do balano custo/benefcio. Em Portugal, os tribunais esto ainda a analisar uma providncia cautelar interposta pela Quercus. A Iberdrola recorreu desta providncia e o Supremo Tribunal de Justia deu razo contestao apresentada pela associao ambientalista, tendo ordenado ao juiz de primeira instncia que analise o processo. Refira-se que os municpios do Alto Tmega apresentaram ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela uma providncia cautelar contra a Iberdrola e Ministrio do Ambiente para suspender a aprovao do Relatrio de Conformidade Ambiental do Projecto.

Numa cerimnia que decorreu nos Paos do Concelho, Vieira do Minho atribuiu ao bispo de Timor-leste, D. Ximenes Belo a medalha de Honra do Municpio, conferindo-lhe, desta forma, o ttulo de Cidado Honorrio do Municpio Vieirense. No momento, o presidente da Cmara Municipal, Jorge Dantas disse ser uma honra para o Municpio de Vieira receber D. Ximenes Belo, um ilustre cidado que se bateu pela causa timorense apoiando a sua desvinculao do Estado da Indonsia Segundo Jorge Dantas a visita do Prmio Nobel da Paz a Vieira do Minho um dos momentos mais importantes da histria do concelho salientando o facto de a partir desta data, D. Ximenes Belo passa a ser Cidado Honorrio do Municpio Vieirense. Na sua interveno, D. Ximenes Belo agradeceu a calorosa recepo que a autarquia vieirense lhe preparou dizendo-se muito honrado por tal distino. Apesar de Timor - Leste ter

DR

Vieira do Minho conferiu o ttulo de cidado honorrio a D. Ximenes Belo

conseguido a sua independncia ainda h muito por fazer, salientou D. Ximenes Belo referindo-se actual situao daquele pas. O Prmio Nobel da Paz ainda

assinou o livro de honra do Municpio, onde deixou uma mensagem de agradecimento por todo o apoio e amizade demonstrado para com o povo timorense.

A visita de D. Ximenes Belo a Vieira do Minho aconteceu por ocasio da abertura do Ano Pastoral de Vieira do Minho, ao qual o Prmio Nobel da Paz presidiu.

GUIMARES

ARCO DE BALHE

Administrao da Fundao
A Fundao Cidade de Guimares anunciou a lista de personalidades da cultura cooptadas pelo conselho geral desta instituio na reunio de 28 de Setembro e na qual constam nomes como Mega Ferreira e Manuel Antnio Pina. O conselho geral da Fundao aprovou a entrada para este rgo de personalidades da cultura como Miguel von Hafe Prez, director do Centro Galego de Arte Contempornea de Santiago de Compostela, Manuel Antnio Pina, escritor e jornalista, Francisco Seixas da Costa, embaixador em Paris, e Antnio Mega Ferreira, escritor e presidente do conselho de administrao do Centro Cultural de Belm. Alm destes nomes, passam a integrar o rgo mximo da Fundao, representantes de entidades associativas vimaranenses, sugeridos pelo presidente da cmara, Antnio Magalhes.

Centro de Documentao de Basto


> redaco

Reabre ao pblico, no prximo dia 10, o Centro de Documentao do Museu das Terras de Basto, sediado no Arco de Balhe. De salientar que o Centro de Documentao esteve encerrado entre Setembro de 2006 e Abril de 2010 devido ao facto de nas suas instalaes ter funcionado, a ttulo temporrio, o Centro de Emprego de Terras de Basto. O Centro de Documentao do Museu das Terras de Basto conta com dois fundos documentais distintos o fundo documental do Museu das Terras de Basto, pertena do Municpio de Cabeceiras de Basto, e o fundo documental do Ncleo Ferrovirio de Arco de Balhe, pertena da Fundao Museu Nacional Ferrovirio Armando Ginestal Machado, mas que se encontra guarda do Museu das Terras de Basto. Em 2011, para alm da arrumao e organizao do acervo documental, foi tratado, inventariado e devidamente acondicionado o fundo pertena do

Museu das Terras de Basto. Refira-se que os dois fundos documentais do Museu das Terras de Basto e do Ncleo Ferrovirio do Arco de Balhe esto arquivados em salas distintas, sendo possvel apenas, nesta fase, ter acesso a parte do fundo documental do Museu das Terras de Basto (monografias e publicaes peridicas), atravs de consulta presencial. A pensar nos utilizadores foi criado um regulamento. O arquivo documental, que j se encontra tratado, ser de acesso restrito a investigadores, estando em fase de tratamento a documentao iconogrfica, que no estar para j acessvel ao pblico. O Centro de Documentao do Museu das Terras de Basto dispe de um fundo documental constitudo por monografias, publicaes peridicas, documentao iconogrfica (fotografias, cartazes, mapas), vdeos e documentao arquivstica sobre assuntos relacionados com Cabeceiras de Basto ou com as

reas de investigao do Museu das Terras de Basto, predominantemente no domnio das Cincias Sociais e Humanas. O Centro de Documentao tem com misso tratar, armazenar, inventariar, valorizar e divulgar o fundo documental que possui, e como objectivos inventariar o acervo documental existente; facilitar e fomentar o acesso documentao disponvel; prestar informao especializada sobre temas relacionados com o patrimnio cultural de Cabeceiras de Basto. Por enquanto no existe catlogo informatizado, pelo que se coloca disposio dos utilizadores uma lista impressa com a descrio do fundo documental que pode ser consultada presencialmente ou no blogue do museu no http://museuterrasbasto.wordpress.com/. Neste blogue consulta a lista das monografias e publicaes peridicas. O Centro de Documentao do est aberto ao pblico de tera a sexta-feira, das 10 s 12,30 e das 14 s 17,30 horas.

5 de Outubro 2011 Correio do Minho // 15 FESTA DAS VINDIMAS LEVOU CENTENAS A PONTE DA BARCA Ponte da Barca foi uma vez mais cenrio para a realizao da Festa das Vindimas - uma iniciativa que terminou no passado domingo e que a autarquia, em colaborao com as associaes concelhias e com a Adega Cooperativa, realiza j h 5 anos consecutivos. O certame atriu centenas de visitantes ao Centro de Exposio e Venda de Produtos Regionais e teve como principal objectivo a preservao dos usos e costumes ligados produo vitivincola, onde no faltaram as tradicionais tasquinhas, a venda de artesanato, a animao musical, o folclore, bem como a reconstituio dos diversos momentos chave das vindimas. Quem tambm esteve presente foi Vassalo Abreu, presidente da Cmara de Ponte da Barca, que na ocasio agradeceu a adeso das associaes do concelho e dos ranchos folclricos. Um dos momentos altos do programa foi a recriao da Vinda do Campo e a pisada das uvas, seguido de rusgas e cantares ao desadfio. Os Ranchos Folclricos de S. Joo e de Lavradas e o conjunto Sons do Minho animaram o sbado. A festa encerrou com a tirada do vinho, recriao da Associao de Entre Ambos-os-Rios.

ARCOS DE VALDEVEZ

MINHO

CRIADA EM 2000

Arcos e Grove protocolam promoo de eventos


> redaco

Universidade snior iniciou novo ano lectivo


A cerimnia de abertura do ano lectivo da Universidade do Saber, Universidade Snior de Arcos de Valdevez, teve lugar ontem, no auditrio do Hospital de S. Jos da Santa Casa da Misericrdia de Arcos de Valdevez. Francisco Arajo, presidente da Cmara de Arcos de Valdevez, fez questo de estar presente no arranque das actividades desta instituio, que salientou que muito tem contribudo para o bem-estar daqueles que aps a faixa etria dos 50 anos pretendem continuar a sair de casa, aprender e dar testemunho da experincia que adquirem ao longo da vida. A direco da universidade snior arcuense agora liderada por Cu Bivar. Refira-se que a universidade foi criada em 2000 por iniciativa da Santa Casa da Misericrdia, com a colaborao de um grupo de arcuenses. Actualmente com 70 inscritos.
DR

Os municpios de Arcos de Valdevez e Grove, Pontevedra (Galiza), acabam de protocolar a promoo de eventos para atrair mais turistas.
Arcos de Valdevez e o concelho do Grove, Pontevedra acabam de assinar um protocolo de colaborao para potenciar eventos e fomentar, por outro lado, intercmbio turstico. O protocolo foi assinado pelo presidente da Cmara Municipal, Francisco Arajo, e pelo alcaide daquele concelho galego, Miguel Angel Prez Garca. Com durao de um ano, este protocolo visa, antes de mais, potenciar as relaes entre as duas localidades, fomentando intercmbios tursticos, gastronmicos, comerciais, industriais e culturais, indica a autarquia em nota de imprensa. O protocolo prev, ainda, que as instituies fiquem, assim, obrigadas a colaborar em eventos que sejam de interesse para ambos, bem como a trabalhar na promoo turstica, gastronmica, cultural, comercial e industrial de cada um dos municpios na Galiza e em Portugal. Grove promove Arcos e vice-versa Isto , Arcos de Valdevez compromete-se a promover o Grove em Portugal e o Grove a promover Arcos de Valdevez na Galiza. Aproveitando a visita a esta localidade a comitiva arcuense foi convidada a visitar a Festa de Exaltao do Marisco - uma iniciativa que tida como sendo de Interesse Turstico Nacional e recebe mais de 200.000 pessoas diariamente.

Municpios de A. Valdevez e Grove, Pontevedra (Galiza) assinam protocolo

VALENA

Gandra e Aro ampliam a rede de saneamento


> redaco

As freguesias de Gandra e Aro, Valena, vo ver ampliada em breve a sua rede de saneamento bsico. A Cmara Municipal de Valena est a levar a cabo a construo de 3506 metros de conduta, investindo um total de

232.500 euros. Setenta e trs novos ramais de ligao de saneamento vo ser colocados na Formigosa e Tuido, das freguesias de Gandra e Aro, passando a ter acesso rede de saneamento bsico j nos primeiros meses do prximo ano.

A empreitada implica, ainda, a construo de uma conduta elevatria paralela com a extenso de de 1344 metros e de uma Estao Elevatria, na Formigosa. Para Jorge Salgueiro Mendes, presidente da Cmara de Valena, concretizar esta empreitada dar resposta a uma aspirao, le-

gitima das populaes desta rea do concelho, j com dcadas. O autarca salienta que o reforo da rede de saneamento bsico do concelho, levando a rede ao maior nmero possvel de habitantes, um dos grandes objectivos deste executivo. Mendes considera que cada metro de

saneamento construdo uma vitria para o ambiente e a qualidade de vida dos valencianos. Dentro de pouco tempo, a autarquia vai adjudicar, ainda, a empreitada da Rede de Saneamento Bsico de Fontoura, que permitir uma extensa cobertura da generalida da freguesia.
Publicidade

QUINTA DE JUSTE

Santa Lucrcia - BRAGA

VINHO DE QUINTA
feito de uvas... exclusivas da quinta
Venha visitar-nos e conhecer os nossos preos especiais

De 1,30 a 1,80

Rota dos Vinhos Verdes

De Segunda a Sexta, das 08h s 17h e Sbados, das 09h s 12h e das 13h30 s 17h tlf. 253 284 390

16 // Correio do Minho 5 de Outubro 2011

> Tiago nasceu com a sndrome de Klippel-Trenaunay, doena rara, com mil casos no mundo e dois c.
PAREDES DE COURA MINHO ESTALEIROSNAVAIS

Pedalada solidria at sbado


A meta da prova ciclista ser junto ao Santurio de S. Bento da Porta Aberta, onde sero recebidos os trs ciclistas participantes, dois dos quais ingleses e o outro portugus, em favor do menino Tiago, de Paredes de Coura.
> redaco/lusa

Presidente almoa no refeitrio


O novo presidente dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo tem sido o nico administrador a almoar no refeitrio da empresa, depois de os restantes terem deixado de comparecer, na sequncia do anncio de despedimentos. A situao foi confirmada por vrios trabalhadores da empresa. H trs meses que os trs administradores executivos optaram por evitar o contacto com os trabalhadores no refeitrio e at de "sorrir" para estes, por poder ser "entendido como uma atitude provocatria", na sequncia do anncio de despedimentos. O porta-voz da Comisso de Trabalhadores dos ENVC tambm j confirmou este cenrio. "O presidente do Conselho de Administrao tem sido o nico a almoar na cantina, com os restantes trabalhadores, o que para ns muito positivo", explicou Antnio Barbosa. Jorge Cames iniciou funes na liderana dos ENVC no final de Agosto e segundo os trabalhadores tem "almoado regularmente" no refeitrio, juntamente com outros directores e os cerca de 700 trabalhadores. " uma atitude muito positiva porque, numa altura destas, temos de estar todos no mesmo barco, a ajudar para um desfecho positivo", acrescentou o portavoz dos trabalhadores. Segundo Antnio Barbosa, os trs administradores executivos dos estaleiros chegaram a ser questionados pela Comisso de Trabalhadores, em Julho, sobre a ausncia do refeitrio.

A pedalada solidria com um beb portugus portador de uma doena rara, que comeou a 22 de Agosto, em Inglaterra, termina no sbado, em Paredes de Coura, informou hoje a me da criana. Carminda Gonalves, me do Tiago, disse que a meta da prova ser junto ao Santurio de S. Bento da Porta Aberta, onde sero recebidos os trs ciclistas participantes, dois dos quais ingleses e o outro portugus. O Tiago lana um convite para a Grande Celebrao da Solidariedade no sbado, na ocasio da chegada dos trs ciclistas a Paredes de Coura. Concentrao em So Bento da Porta Aberta, seguida de festa rija. Pede-se a cada famlia que traga um piquenique o qual ser complementado por ofertas de amigos locais. Se calhar vai haver banda de msica, foguetrio, bailarico e muitas surpresas promete o Tiago na sua pgina no Facebook.com/event.php?eid=26182 1923849360. Quem sabe? Se chover os grandes arranjaram um recinto

ram foi a colocao de uma meia elstica, para retardar o crescimento desproporcional da perna, referiu. A esperana dos pais reside agora no Childrens Boston Hospital, nos Estados Unidos, onde trabalha uma equipa de especialistas dedicada ao estudo daquela doena e ao tratamento de muitos dos seus sintomas. O problema o custo dos tratamentos. S para a primeira consulta, so necessrios 1.500 euros. E isto sem contar com viagens, alojamento e refeies, referiu a me. Foi para angariar verbas para o tratamento do Tiago que Mark Sewell, um ingls com casa em Fontoura, Valena, teve a iniciativa de promover um pedalada solidria. DR Na bicicleta, carrega uma caiDR Grupo Cantares Mulheres do Minho d xa, onde os transeuntes podem depositar os seus donativos. S. Bento da Porta Aberta acolhe etapa final da pedalada solidria O tambm ingls Chris Ambler associou-se iniciativa desde a fechado. O Tiago tem 10 meses e mas no sistema venoso. No caso de Tiago, centra-se na primeira hora, contando o penasceu com a sndrome de Klippel-Trenaunay, uma doena rara, perna esquerda, que, segundo a loto desde 28 de Setembro com cerca de mil casos em todo me, pode vir a ter de ser am- com mais um elemento, o portuo mundo e apenas dois em Portu- putada, se o problema no for gus Lus Aguiar. Com esta e outras ajudas, os gal. Trata-se de uma malfor- devidamente tratado. mao congnita que se d na A perna incha muito e cresce pais do Tiago esperam poder em 26. semana de gestao e que se mais do que a outra. Em Portu- breve levar o filho primeira caracteriza sobretudo por proble- gal, a nica soluo que me de- consulta, aos Estados Unidos.

VIANA DO CASTELO

Investimentos de 4,5 milhes celebram a Repblica


> redaco

A Cmara de Viana do Castelo adjudica, hoje, um conjunto de quatro obras na rede de saneamento e abastecimento de gua com um valor global superior a 4,5 milhes de euros. O lanamento destas obras ser feito hoje, dia da Implantao da Repblica, data que no foi escolhida por acaso, como anunciou Vtor Lemos, vice-presidente da Cmara de Viana do Castelo. Entendemos que o ideal da Repblica deve ser preservado e como a gua e o saneamento esto muito ligados qualidade de vida das pessoas, escolhemos precisamente esta data para adjudicar as obras, explicou. Estas obras sero realizadas nas freguesias de Vila Franca, Perre, Darque e Alvares e vo permitir ao municpio elevar a cobertura da rede de saneamento bsico dos atuais 70 para 73 por cento da populao do concelho. Estamos a falar, no corrente

ano, de um volume total de investimentos de 6,5 milhes de euros, em renovao das infra-estruturas de gua e aumento da rede de saneamento, explicou. Atendimento mdico e de enfermagem em Deo Entretanto, o presidente da cmara, acompanhado pelo vereador Lus Nobre, inaugurou as novas instalaes de atendimento mdico e de enfermagem de Deo e visitou as obras da nova creche e lar de idosos do Centro Social e Paroquial de Deo, on-de manifestou inteno de apoiar a interveno por se enquadrar no mbito da rede social concelhia. A inaugurao do novo espao, que contou com a presena da junta de freguesia, assembleia de freguesia, do proco e de muitos populares, nasceu com o apoio da Cmara de Viana do Castelo e da empresa Europac Kraft. O novo espao de atendimento mdico e de enfermagem em

Autarquia toma posse de jazigos


A Cmara de Viana do Castelo assume at final do ano a propriedade de 89 sepulturas e jazigos perptuos abandonados no cemitrio municipal para possibilitar a sua venda. Um levantamento recente identificou 62 sepulturas e 27 jazigos abandonados, em que a autarquia nada podia fazer, face ao regulamento anterior, com cerca de 50 anos. Est agora a decorrer a identificao das sepulturas e jazigos abandonados, fomos ao Arquivo Municipal para tentar descobrir os proprietrios, mas s encontrmos meia dzia. Naturalmente so famlias que j nem vivem c, explicou a vereadora. Segundo Ana Margarida da Silva, a segunda fase corresponder publicao de avisos nos jornais, para assumir a notificao dos proprietrios.

DR

Padre Ado Lima benze instalaes na presena de Jos Maria Costa

Deo vai ser agora mais uma valncia de sade de proximidade, pelo que o presidente da cmara, Jos Maria Costa, elogiou a iniciativa, assim como os seus responsveis.

A visita freguesia de Deo incluiu uma passagem pelas obras da nova creche e lar de idosos do Centro Social e Paroquial de Deo, tendo sido possvel avaliar o estado da empreitada.

20 // Correio do Minho 29 de Setembro 2009

5 de Outubro 2011 Correio do Minho // 17

Id
OPINIO

Ser que as medidas de combate corrupo recentemente prometidas pelo lder do PS e pela ministra da Justia iro finalmente constituir um combate sem trguas causa maior da nossa pobreza? Ou vo s fazer-lhe ccegas?
Paulo Morais Correio da Manh, 04/10/2011

Portugal est mergulhado na actual situao de pr-falncia devido, em grande parte, aos sucessivos erros de poltica econmica que foram cometidos desde a adeso ao projecto europeu em 1986.
Bruno Proena Dirio Econmico, 04/10/2011

Os jornalistas no tm apenas o direito, tm a obrigao de colocar perguntas. Se um poltico no quiser responder, no responde. Mas dizer a um jornalista que no tem direito a perguntar uma aberrao.
Ana Sousa Dias Jornal de Notcias, 04/10/2011

IDEIAS

BOM DIA

PEDRO MACHADO*

Jos Paulo Silva

Implantao de polticas ambientais


os dias que correm, a instabilidade social poder ser equiparada desordem do nosso ecossistema. Alis, uma das causas. J no se olham a meios para os fins serem atingidos. O Planeta est confuso, est doente. Actualmente, vrias espcies animais j foram extintas e outras esto perto disso. Regista-se um aquecimento global cada vez mais acentuado, provocando alteraes climticas impensveis, que j esto a ser sentidas: esto previstas temperaturas a rondar os 30 para o inicio do ms de Outubro! Contudo, ainda vamos a tempo de mudar. Nem tudo est perdido, mas necessria uma rpida interveno para melhorar o nosso habitat. Acredito que a elaborao dos objectivos/medidas para regular/melhorar o ambiente deveriam passar por uma anlise mais regionalizada e no a partir de uma perspectiva to global - como se verifica nas realizaes de cimeiras mundiais - de modo a observar num parmetro mais especfico e personalizado os problemas e resolues ambientais para cada pas/regio mundial. De facto, o Planeta est a caminhar para um abismo ambiental consciente. As grandes metrpoles mundiais continuam a lar-gar quantidades exorbitantes de dixido de carbono para a atmosfera sem sofrerem grandes consequncias. Creio que sero necessrias a criao de medidas mais drsticas para esses pases que, ano aps ano, causam esta continuada degradao ambiental do Planeta. Lamentavelmente, foi criado o chamado Mercado de Carbono em que foi criada um gnero de bolsa de valores para as emisses de

Repblica

dixido de carbono, sendo possvel aos pases comprarem aces para poderem poluir mais. Por outro lado e de um ponto de vista interno, sou da opinio que os vrios sistemas regionais de tratamento e valorizao de resduos devero implementar Ecoparques nas respectivas reas de abrangncia. Deste modo, seria concebvel a valoriza-

o/reciclagem de um maior nmero e tipo de resduos, no sentido de ser atingida uma maximizao/potenciao dos recursos do planeta. Sou defensor de uma Regionalizao Ambiental dotada de autonomia, possibilitando uma tomada de decises mais rpida e eficaz. Estou convicto que os Sistemas Multimunicipais de Recolha e

Valorizao de Resduos da Braval, da Valorminho, da Resulima e da Resinorte, deveriam implementar uma Incineradora Regional com o objectivo de destruir tudo aquilo que no poder ser valorizvel. Hoje, mais que nunca, necessrio poupar. Com a conjuntura pouco favorvel que o Pas atravessa, temos que reduzir e cada vez mais, reutilizar e reciclar os recursos. Para isso, ter que ocorrer uma verdadeira Revoluo no consumo, de forma a ser conseguida uma diminuio da criao de lixo e ainda aumentar drasticamente a separao de resduos e o seu incentivo! Com o aumento da separao/reciclagem e a respectiva diminuio do lixo indiferenciado, a deposio em aterro seria menor reflectindo-se numa tarifa mais reduzida. Ser necessrio o esforo de todos ns para salvarmos o Planeta de um fim precoce. Teremos, sem excepo, de separar os resduos em casa e enraizar a reciclagem nos nossos hbitos comportamentais dirios. As questes ambientais tero, indubitavelmente, que fazer parte do nosso processo de desenvolvimento cognitivo e educativo. essencial transmitir aos mais novos a importncia da reciclagem para o futuro da sociedade, e claro, para o seu prprio futuro. Ser possvel conceber uma realidade aprazvel do mundo daqui a 200 anos? Ou ser simplesmente possvel imaginar uma realidade? *Director Geral Executivo da Braval, S. A.

H 101 anos foi implantada em Portugal a Repblica, em resultado de um golpe de Estado que destituiu o regime da monarquia constitucional. Segundo nos ensinam os manuais de Histria, a subjugao do pas aos interesses coloniais britnicos, os gastos da famlia real, a instabilidade poltica e social e o sistema de alternncia poltica entre dois partidos (Progressistas e Regeneradores) contriburam para o fim da monarquia em Portugal. A Histria no se repetir, mas hoje vivemos a subjugao aos interesses dos mercados financeiros, os gastos da nossa mquina do Estado so considerados exagerados, h receios de instabilidade social e vivemos um sistema de quase alternncia governativa entre PSD e PS. Viva a Repblica!?

http://www.correiodominho.pt/ Crnicas

http://www.correiodominho.pt/ Crnicas

18 // Correio do Minho 5 de Outubro 2011

22 de Setembro 2009 Correio do Minho // 15


JOS NETO Marchante GABRIELA CAMPOS Florista JOO LAMEGO Operador de loja

Que significado tem para si o feriado de 5 de Outubro/ /implantao da Repblica?

ILDA PEIXOTO Operadora de supermercado

No tem nenhum significado especial, at porque vou passar o dia a trabalahar. Nem o feriado vou gozar!

Tenho de passar o dia a trabalhar por isso no posso dizer que um dia com significado especial. Se estivesse de folga talvez aproveitasse para dar um passeio com a famlia.

Sinceramente no tem significado nenhum para mim. um dia que no me diz nada e nem sei se far sentido continuar a comemorar-se a implantao da Repblica.

um dia com significado especial. Acho que faz sempre sentido comemorar feitos histricos, porque o nosso presente e o nosso futuro tm sempre por base o passado.

LEITURAS DE OUTONO

IDEIAS

VOZ S ESCOLAS

A Menina da Rdio
Maria Eugnia, nascida a 1 de Abril de 1927, foi actriz e canonetista. Aos 16 anos, sem nunca ter representado nem cantado em pblico, protagonizou a primeira de seis longas metragens que viriam a constituir a sua vida artstica, breve mas intensa: A Menina da Rdio e O Leo da Estrela, dois xitos da longa carreira de Arthur Duarte, que esto entre os clssicos mais amados do cinema portugus. Entre o inverno de 1944 e o Vero de 1947, Maria Eugnia protagonizou seis produes portuguesas, espanholas, e hispano-italianas. Foi 15 vezes capa de revista, e actuou em numerosos espectculos em Portugal e em Espanha. Na memria de todos ficariam temas como Sonho de Amor, O Nosso Bairro e Sonhar..., que a sua voz celebrizou. Em 1947, foi convidada para filmar em Itlia com Vittorio de Sica. Pouco tempo antes, Amedeo Nazzari tinha-lhe proposto casamento; duas ofertas que Maria Eugnia recusou. No mesmo ano, viria a abandonar o sonho do cinema pelo seu sonho de amor, num tempo em que os dois destinos teriam sido dificilmente conciliveis. A Menina da Rdio Rute Silva Correia Oficina do Livro

FAUSTO FARINHA*

Educao e valores
coincidncia deste texto ser publicado no 101. aniversrio da Repblica impe a reflexo do(s) valor(es) da educao e instruo. Neste dia, justa uma palavra para o pioneirismo da primeira repblica na valorizao da instruo e educao como valores humanos essenciais, independentemente dos resultados, na implementao efetiva de uma escolaridade universal e gratuita. Sabemos, tambm, quanto o salazarismo retrocedeu nesta matria: nos princpios, na legislao e nas prticas. Paralelamente, utilizou a escola eficazmente na transmisso dos seus valores. Talvez, por isso, no ps 25 de Abril a escola pblica olvidou a referncia a valores, incluindo os smbolos nacionais como o hino, a bandeira ou a histria do pas, diluindo-se tudo na pretensa cientificidade das teorias em voga no momento. preciso esperar pelos anos noventa para se voltar a insistir nos valores ligados Nao, Ptria e aos smbolos. A abordagem pela escola pblica dos direitos humanos, da sua defesa intransigente a par dos valores da cidadania portuguesa e europeia com o que implica de mundiviso e compromisso so essenciais nossa organizao e modo de vida. O momento difcil que vivemos carece muito de um povo, das elites s massas, esclarecido e capaz de, em tempo de guerra econmica, ultrapassar a conversa de caf. At porque existe um conjunto de investigadores e colaboradores ligados ao Instituto de Defesa Nacional (militares e civis) que teimosa e sis-

Hoje, quando a democracia portuguesa cumpriu um dos desgnios republicanos da instruo - a escolaridade obrigatria de nove anos, a par do pr escolar universal e, a partir do prximo ano, a escolaridade de 12 anos para os atuais alunos do bsico - justo valorizar este esforo das famlias, das escolas e do poder central.
tematicamente constroem conhecimento volta das questes de estratgia e desenvolvimento. Pena que a capacidade de influenciar seja limitada, talvez por um preconceito ideolgico das geraes no poder em relao a matrias de estratgia e segurana. Um bom exemplo disto foi o desaparecimento da disciplina de Introduo Poltica em 1977, nunca mais reposta, a par do esquecimento dos smbolos e valores de uma cidadania esclarecida. O ltimo programa em vigor nesta disciplina era extremamente equilibrado, mesmo para um tempo em que as emoes e o corao se sobrepunham razo. Introduziu-se este ano a Formao Civica no 10. ano (45 minutos) como disciplina, mas diferente das outras na avaliao e na ausncia de programa. Cremos que um bom caminho deixar s escolas um espao de autonomia para decidir o que fazer e como fazer. Claro que nos vamos sentir desconfortveis sem a orientao precisa, mas este tem de ser o caminho: criar espaos de autonomia curricular, sabendo que algumas coisas no sairo perfeitas. Mas o centralismo tem o mesmo problema. Hoje, quando a democracia portuguesa cumpriu um dos desgnios republicanos da instruo - a escolaridade obrigatria de nove anos, a par do pr escolar universal e, a partir do prximo ano, a escolaridade de 12 anos para os atuais alunos do bsico - justo valorizar este esforo das famlias, das escolas e do poder central. A aposta na qualificao permite, num tempo mais longo, alterar o nosso modo de vida e garantir-lhe qualidade. Como dissemos aos alunos e aos pais que escolheram o S de Miranda, este caminho longo, de pequenos gestos e desnimos e muito trabalho, que vamos percorrer dando o melhor das nossas capacidades. * Diretor da Escola Secundria S de Miranda
(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortogrfico)

A Sombra do Teu Sorriso


Aos oitenta e dois anos e com uma saude fragil, Olivia sabe que nao lhe resta muito tempo. a ultima da sua descendencia e en frenta uma escolha colossal: expor um segredo de famlia ha muito escondido ou leva-lo consi go para o tumulo. Em sua posse encontram-se cartas que provam que, aos 17 anos, a sua prima e freira Catherine, agora morta e em vias de ser beatificada, deu a luz um rapaz, que entregou para adopcao. Hoje, duas geracoes mais tarde, Monica Farrell, uma pediatra de 31 anos, neta de Catherine, e a herdeira legtima do que resta da fortuna familiar, mas nao o sabe. Podera Olivia trair o segredo da prima morta para que se faca justica? Alem da sua consciencia, tem mais um forte obstaculo: alguns dos familiares que usufruem da fortuna tudo farao para a silenciar. Um excelente thriller que vale apena ler... A Sombra do Teu Sorriso Mary Higgins Clark Bertrand Editora
Arcada Nova Comunicao, Marketing e Publicidade, SA. Pessoa colectiva n. 504 265 342. Capital social: 150 mil uros. N. matrcula 6096 Conservatria do Registo Comercial de Braga. SEDE Praceta do Magistrio, 34, Maximinos, 4700 -236 BRAGA, Apartado 2290. Telefone: 253309500 (Geral) e 253309507 (Publicidade). Fax: 253 309525 (Redaco) e 253 309526 (Publicidade). CONSELHO DE ADMINISTRAO Manuel F. Costa (Presidente); Armindo A. Arajo Veloso, Daniel Pedro Gonalves, Jorge Miguel B. Faria e Paulo Nuno M. Monteiro. administracao@correiodominho.pt

http://www.correiodominho.pt/ cronicas

EDITOR Arcada Nova Comunicao, Marketing e Publicidade, SA DIRECTOR COMERCIAL Antnio Jos Moreira comercial@correiodominho.pt DIRECTOR DOJORNAL Paulo Monteiro (CP1838). director@correiodominho.pt CORPO REDACTORIAL redaccao@correiodominho.pt Chefe de Redaco: Ricardo Vasconcelos (CP 8961). Redaco: Antnio da Costa Guimares (C.P. 854), Carlos Costinha Sousa (CTP 665), Joana Russo Belo (CP6406 ), Jos Paulo Silva (CP 1210), Marlene Cerqueira (CP 5505), Marta Caldeira (CP7761), Miguel Machado (CP7631), Patrcia Sousa (CP5948), Paula Maia (CP 6438), Paulo Machado (CP5257), Rui Miguel Graa (CP7506), Rui Serapicos (CP 2638), Teresa Marques da Costa (CP 5501). Fotografia: Rosa Santos (CP 6695). Reviso: Carlos Murta.

Grafismo: Rui Palmeira (Coordenador), Francisco Vieira, Filipe Leite, Filipe Ferreira e Irene Gonalves. Nota: Os textos assinados so da exclusiva responsabilidade dos seus autores. ASSINATURAS assinaturas@correiodominho.pt ISSN 9890; Depsito legal n. 18079/87; Registo na ERC n. 100043; Distribuio VASP; Noticirio: Lusa. IMPRIME: Naveprinter, Indstria Grfica do Norte, SA. Lugar da Pinta, km7,5. EN14 - Maia. Telef: 229 411 085. Fax: 229 411 084. TIRAGEM 8 000 exemplares

18 // Correio do Minho 1 de Outubro 2011

5 de Outubro 2011 Correio do Minho // 19

A. F. BRAGA>>22

De sporto
CONTAS POSITIVAS PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

ANDEBOL>>25

Palmeiras prepara estreia no campeonato


TAA A. F. BRAGA>>23

ABC aposta forte em regressar aos triunfos


FUTSAL>>26

Segunda mo joga-se esta tarde

Sp. Braga/AAUM quer dar pontap na crise

> Desempenho desportivo do Sp. Braga nas provas da UEFA rendeu 18,7 milhes de euros.
SP. BRAGA 2010/2011

Saldo superior a cinco milhes


Pela primeira vez na histria, as contas da SAD do Sp. Braga ultrapassaram os cinco milhes de euros (5,2). Decisivos nos resultados positivos foram os 18,7 milhes encaixados pelo desempenho da equipa nas provas da UEFA.
> joana russo belo

Pela primeira vez na histria, a SAD do Sporting Clube de Braga alcanou um saldo superior a cinco milhes de euros. O Relatrio e Contas do exerccio 2010/2011 - ontem tornado pblico - revela um resultado positivo pelo segundo ano consecutivo, em 5,2 milhes de euros, antecedido de um resultado tambm positivo de 3,3 milhes na poca transacta. Para o saldo superior a cinco milhes, em muito contribuiu o excelente desempenho desportivo da equipa do Sp. Braga, quer na milionria Liga dos Campees, quer na Liga Europa (onde chegou final), prestaes que permitiram um encaixe financeiro de 18,7 milhes de euros. Refira-se que da anlise do documento, clara a influncia dos rendimentos da UEFA nos gerados pela SAD, com um crescimento de 7.768,8 por cento pelas participaes em competies, passando de 0,2 milhes em 2009/ 2010, para 18,7

portivo tambm nos congratulamos pelos bons resultados econmico/financeiros conseguidos. O bom desempenho e crescimento no binmio desportivo e financeiro, proporcionou-nos ser distinguidos, a nvel europeu, pela UEFA, com o prmio

Em oito anos de presidncia de Antnio Salvador s por duas vezes as contas da SAD do Sp. Braga no foram positivas.
Best Sporting Progress 2011, atribudo ao clube que mais cresceu no referido ano, sublinha Antnio Salvador. O presidente destaca a valorizao da marca Sp. Braga, reforando a ideia de que continuaremos com uma gesto desportiva organizada cada vez mais eficiente para uma maior projeco e consolidao na-

ARQUIVO

Como presidente, Antnio Salvador apenas viu duas vezes as contas negativas

milhes. Desportivamente, e pela primeira vez na histria, o Sporting Clube de Braga conseguiu participar na Liga dos Campees e

atingir a final da Liga Europa e, por consequncia destes desempenhos, cimentar o nosso nome na elite do futebol internacional. Mas, para alm do sucesso des-

cional e internacional, privilegiando o sucesso desportivo e o equilbrio financeiro. Preponderantes no saldo econmico foram ainda os ganhos obtidos com a alienao dos passes dos atletas Matheus ao Club Dnipro (Ucrnia) e de Moiss, ao Al-Rayyan FC (Qatar), numa mais-valia lquida de 1,49 milhes de euros. J o FC Porto pagou ao Sp. Braga 36 mil euros pelo direito de preferncia na aquisio dos passes de trs atletas da formao: Diogo Cunha (actualmente no Limianos), Vtor Mendes e Joo Alves (equipa jnior). Recorde-se que os sete milhes pela alienao do passe do Slvio ao Atltico Madrid no fazem parte das contas, j que se realizou no decurso do actual exerccio econmico e ser apenas registada em 2011/2012. No que diz respeito compra de passes, o Sp. Braga gastou 2,28 milhes de euros. Os bracarenses compraram ao Gil Vicente 75 por cento dos direitos econmicos de Z Lus e 80 por cento de Rodrigo Galo.
Publicidade

RELATRIO E CONTAS

Pagos 4,5 milhes em prmios e aumento de receitas


> j. r. b.

Rua Costa Gomes n. 61, Real Real 4700-262 Braga - Portugal geral@negociospontuais.com

Tlf. 253 331 275 Tlm. 96 3325953 Fax. 253 331 277

Seleco Ideal, Mediao Imobiliria, Lda. AMI - 7894 Val. 12-10-2013

Com a divulgao do Relatrio e Contas do exerccio 2010/2011 cou a conhecer-se o valor da recompensa aos jogadores da equipa do Sp. Braga pelo mrito desportivo na Liga Europa e Liga dos Campees. Na poca passada, a SAD despendeu um total de 4,56 milhes de euros na atribuio de prmios. Assim, vericou-se um aumento de 31,1 por cento nos gastos salariais, fortemente inuenciados pelo desempenho

desportivo da equipa de futebol prossional e consubstanciado pela atribuio de prmios de desempenho pela brilhante prestao desportiva, em comparao aos 1,92 milhes registados no exerccio anterior. Os gastos com o grupo de trabalho subiram e, no total, o plantel da poca passada resultou num investimento anual de 14 milhes de euros, mais trs milhes que em 2009/2010. Consequncia do brilhantismo conseguido nas competies europeias, tambm a receita de bi-

lheteira cresceu. O aumento do nmero de jogos disputados no Estdio Municipal e o interesse do pblico pelo Sp. Braga registou o incremento nas receitas a rondar os 87,6 por cento. Neste mbito, os rendimentos que incluem direitos de transmisso, bilheteira, lugares anuais, publicidade, participao em competies, quotizao, indemnizaes e direitos de explorao registaram um aumento de 180 por cento, passando de 10,3 milhes para 29 milhes de euros.

MORADIA INDIVIDUAL T3 Lote de 800m2.Piscina e anexos, composta por cave, rs-do-cho e andar. Aquecimento Central, escritrio, sala de estar, sala de jantar etc., Negcio nico. Visite-nos para mais informaes. 237 500,00 MORADIA INDIVIDUAL T3 Arquitectura moderna, em construo, possibilidade de permuta. 225 000,00 Moradias em banda T3 Arquitectura moderna, em construo, possibilidade de permuta. 245 000,00 Moradia em banda T4 Excelente preo 165 000,00 Moradia em banda T4 - Perto do Hotel Mlia Excelente preo 230000,00

Arrenda-se T4 - Com cozinha equipada, ar condicionado garagem para 2 carros. 750,00 com condomnio includo.

20 // Correio do Minho 5 de Outubro 2011

6 de Julho 2009 Correio do Minho // 3

> Manuel Barbosa foi presidente do Sp. Braga de 1980 a 1982.


MANUEL BARBOSA FALECEU AOS 87 ANOS SP. BRAGA EX-PRESIDENTE

Faleceu homem smbolo do dilogo


O Sp. Braga est de luto pela morte do antigo presidente Manuel Barbosa. O ex-dirigente foi presidente da direco de 1980 a 1982, na dcada de 1970 foi presidente da mesa da AG. Notabilizou-se na Associao Comercial Braga.
lll lll O desaparecimento de Manuel Maria Pereira Barbosa, ex-presidente do Sp. Braga, deixa em todos uma profunda tristeza. Pessoalmente, e em nome de todos os bracarenses, deixo um sentido abrao a toda a famlia. com pesar e tristeza que o clube v partir mais um pilar da histria desta famlia, que em muito contribuiu para o crescimento e grandeza do Sp. Braga. Neste momento de pesar, recordo que Manuel Barbosa, com toda a dedicao, paixo e sacrifcio, tambm deu o seu contributo para que o Sp. Braga se tornasse uma referncia do desporto nacional.
Antnio Salvador (presidente Sp. Braga)

A morte de um ser humano sempre de lamentar profundamente, neste caso, o lamento ainda maior, porque morre um grande bracarense, que desempenhou diversos cargos, nomeadamente, o de presidente do Sporting Clube de Braga em tempos difceis. Privei com ele j como presidente da cmara, para solicitar apoios ao clube e, como presidente da Associao Comercial de Braga, tambm tive a ocasio de lidar com ele, foi uma pessoa sempre correcta, defendendo as posies dos comerciantes em conjugao com a prpria cmara municipal, assim como presidente do Clube de Caadores. Foi um cidado que, para alm da vida empresarial, se interessou pelo bem comum e sociedade.
Mesquita Machado (presidente Cmara Municipal de Braga)

DR

Manuel Barbosa destacou-se como presidente do Sp. Braga e da Associao Comercial de Braga > joana russo belo

Faleceu um homem considerado um smbolo do dilogo. Manuel Maria Pereira Barbosa morreu, ontem, aos 87 anos, e deixa o seu nome ligado cidade e histria de Braga, depois de uma vida dedicada a vrias instituies, nomeadamente, o Sp. Braga e a Associao Comercial de Braga. Empresrio, Manuel Barbosa foi presidente da direco do Sporting Clube de Braga de 1980 a 1982 e presidente da mesa da Assembleia Geral, de 1976 a 1980. Era scio nmero 252 do clube arsenalista. O desaparecimento de Manuel Maria Pereira Barbosa, ex-presidente do Sp. Braga, deixa em todos uma profunda tristeza. Pessoalmente, e em nome de todos os bracarenses, deixo um sentido abrao a toda a famlia. Neste momento de pesar, recor-

Manuel Barbosa foi presidente do Sp. Braga de 1980 a 1892, dirigente do ABC na juventude e presidente do Clube Caadores de Braga.
do que Manuel Barbosa, com toda a dedicao, paixo e sacrifcio, tambm deu o seu contributo para que o Sp. Braga se tornasse uma referncia do desporto nacional, destaca o presidente, Antnio Salvador. Durante a juventude foi dirigente do ABC, destacando-se, ainda, como presidente do Clube de Caadores de Braga, durante mais de 20 anos. Fundador e presidente do Lions Clube de Braga, foi na Associao Co-

mercial de Braga que se notabilizou. Presidente da ACB de 1979 a 1981, desempenhou o cargo de presidente da AG e do Conselho Fiscal. Foi um grande dirigente associativo desta casa, que soube abraar a ACB em duas fases: no final do antigo regime e na transio do antigo regime para a democracia. Temos uma grande admirao pelo trabalho desenvolvido, revelou Ablio Vilaa. O director-geral da ACB recorda Manuel Barbosa como um grande bracarense que marcou a cidade em fases diferentes da sua vida. No mbito do Conselho Geral e da estratgia a partir de 1994, pude partilhar muito com ele nesta nova e ltima fase da associao. Foi uma pessoa que sempre deu grandes conselhos ACB, sublinhou. Funeral realiza-se s 18.30 horas, na Igreja Senhora-a-Branca.

lll Foi um grande dirigente associativo e um grande homem de dilogo na Associao Comercial de Braga. Acima de tudo, foi um grande bracarense que marcou a cidade de Braga em fases diferentes da sua vida. Foi tambm um grande empresrio e uma pessoa que sempre deu grandes conselhos ACB.
Ablio Vilaa (director geral da ABC)

PLANTEL

Terminou o calvrio de Custdio


> j. r. b.

Viagem a Maribor
O Sp. Braga j tem disponvel o habitual pack de viagem para a deslocao a Maribor, na Eslovnia, onde os arsenalistas jogam a terceira jornada do Grupo H da Liga Europa, no prximo dia 20. A comitiva partir do Aeroporto Francisco S Carneiro no dia 19, regressando aps o jogo. O pacote custa 520 euros (duplo) e 620 euros (single) e inclui bilhete para o jogo, passagem area em voo especial directo e estadia de uma noite em hotel com pequeno-almoo.

J terminou o calvrio de Custdio. Depois de dois meses afastado dos relvados devido a leso, o mdio j treina sem limitaes e ser opo de Leonardo Jardim para o jogo da Taa de Portugal, agendado para dia 15, com o 1. de Dezembro. Custdio est totalmente, recuperado de um estiramento no ligamento lateral interno do joelho esquerdo, leso contrada no

estgio, e, ontem, no regresso do plantel aos trabalhos, trabalhou a cem por cento com os restantes companheiros de equipa. No lote de lesionados, apenas Paulo Csar continua com limitaes neste regresso aos relvados. Com a pausa no campeonato, Jardim agendou um jogo-treino para esta manh, com o FC Vizela (s 10 horas, porta aberta), e com o Trofense (sexta-feira, s 10.30 horas).

DR

Custdio j opo para o jogo com o 1. de Dezembro

24 // Correio do Minho 28 de Setembro 2011

5 de Outubro 2011 Correio do Minho // 21

> Trofu dos melhores marcadores do campeonato distrital da Diviso de Honra.


AVANADO DO STA. EULLIA MARCOU O SEU QUINTO GOLO A.F. BRAGA POCA 2011/2012

Zez no perdoa e aumenta vantagem nos marcadores

Jornada 4
5. JORNADA

4.
JORNADA

> carlos costinha sousa

Sta. Eullia, 4 - Taipas, 1 Lus Carlos Dnio Carlitos Zez T Gers, 1 - Ares,2 Mar Raimundo (2) Prado, 1 - g. Graa, 0 Barroso Vieira, 2 - Desp. Ronfe, 2 Caf (2) Nlson Costeado Ruivanense, 3 - Celoricense, 1 Hugo Catana Mateus Stephane Travasss, 1 - Martim, 1 Salgado Ricardo Cruz Torcatense, 1 - Porto dAve, 0 Costinha

ASSOCIAO DE FUTEBOL DE BRAGA

DIVISO DE HONRA

Em jogo a contar para a quarta jornada da Diviso de Honra, o Santa Eullia de Vizela assegurou a sua quarta vitria na competio e Zez, o artilheiro-mor da equipa vizelense, voltou a fazer o gosto ao p e, na vitria da sua equipa, por 4-1, sobre o Taipas, marcou o terceiro tento da formao de Vizela na partida e o seu quinto no total do campeonato. Com mais este golo, Zez, que lidera a lista dos melhores marcadores, aumentou a vantagem para os perseguidores mais directos para dois golos e ajudou a sua equipa a manter-se no primeiro lugar da classificao.

GD Gers - GD Prado guias da Graa - Vieira SC D. Ronfe - Ruivanense Celoricense - Santa Eullia CC Taipas - Travasss Martim - Torcatense Porto dAve - Terras de Bouro Ares SC - Forjes
6. JORNADA

DR

GD Prado - Ares SC Vieira SC - GD Gers Ruivanense - guias da Graa Santa Eullia - D. Ronfe Travasss - Celoricense Torcatense - CC Taipas Terras de Bouro - Martim Forjes - Porto dAve
7. JORNADA

Zez voltou a marcar e cada vez mais lder

A. F. BRAGA
PONTOS
1. Santa Eullia 2. Vieira 3. Ronfe 4. Ares 5. Ruivanense 6. Celoricense 7. Torcatense 8. Taipas 9. Terras Bouro 10. Ag. Graa 11. Forjes 12. Travasss 13. Prado 14. Porto d'Ave 15. Martim 16. Gers 12 8 8 7 6 6 6 5 5 4 4 4 4 4 1 0

HONRA
TOTAL CASA S V
2 0 1 1 2 1 1 1 1 1 1 0 1 1 0 0

FORA V E D
2 2 1 1 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 1 1 1 1 2 1 0 1 0 0 0 0 0 2 1 2 1 0 1 1 0 1 2 1 2

J V E D M
4 4 4 3 4 4 4 4 4 3 4 4 4 4 4 4 4 2 2 2 2 2 2 1 1 1 1 0 1 1 0 0 0 2 2 1 0 0 0 2 2 1 1 4 1 1 1 0

E
0 2 1 1 0 0 0 1 1 0 0 2 0 1 0 0

D M S
0 0 0 0 0 1 0 0 1 0 1 0 1 0 2 2 8 3 1 4 6 3 1 4 3 3 4 1 1 3 0 2 2 3 0 0 2 5 0 1 3 0 3 1 2 2 2 5

M S
3 4 5 2 2 3 3 2 0 0 0 2 0 1 2 2 1 0 3 1 6 3 8 5 0 1 1 2 1 5 4 6

0 11 3 0 7 3 0 6 3 0 6 1 2 8 8 2 6 8 2 4 8 1 6 6 1 3 3 1 3 1 2 4 4 0 3 3 2 1 3 2 4 7 3 2 6 4 4 11

T. Bouro, 1 - Forjes, 0 Litos

guias da Graa - Sta. Eullia GD Prado - Vieira SC GD Gers - Ruivanense Desp. Ronfe - Travasss Celoricense - Torcatense CC Taipas - Terras de Bouro Martim - Forjes Ares - Porto dAve

LISTA DOS MELHORES MARCADORES


5 GOLOS Zez (Santa Eullia) 3 GOLOS Celder (Vieira SC) Raimundo (Ares SC) 2 GOLOS Catana (Celoricense) Caf (Vieira SC) Moreno (Torcatense) Carlos (Forjes) Canetas (Taipas) Macedo (D. Ronfe) scar (guias da Graa) Tiago Monteiro (Santa Eullia) ngelo (Ares SC) Ricky (GD Gers) Carlitos (Santa Eullia) 1 GOLO Litos (Terras de Bouro) Costinha (Torcatense) Ricardo Cruz (Martim) Salgado (Travasss) Mateus (Ruivanense) Stephane (Ruivanense) Hugo (Ruivanense) Nlson (Desp. Ronfe) Costeado (Desp. Ronfe) Barroso (Prado) Mar (GD Gers) Dnio (Taipas) T (Santa Eullia) Lus Carlos (Santa Eullia) Mika (Forjes) Ruisinho (Forjes) Lus Carlos (Travasss) Cabreira (Porto dAve) Bezerra (Ruivanense) Nuno Oliveira (CC Taipas) Z Pedro (CC Taipas)

Santa Eullia

Terras Bouro

Ruivanense

Celoricense

Porto dAve

Forjes SC

Torcatense

Travasss

g. Graa

Ares SC

guias da Graa Ares SC Celoricense Forjes SC Gers Martim Porto dAve Prado 1-0 Ronfe 0-0 Ruivanense Santa Eullia Taipas Terras de Bouro Torcatense Travasss Vieira SC 0-0 1-0 3-1 0-2 1-2

3-0 0-0 4-0 3-2 1-2 1-3 0-1 2-1 1-0 3-1 4-1 0-0 1-0 1-1 2-2 1-1 4-1 1-2 1-1 4-1 1-1 0-1 3-1 0-3

Vieira SC

Martim

Taipas

Gers

Prado

Ronfe

DR

Raimundo bisou e persegue lder Kiwi (guias da Graa) Manaus (Martim) Martins (Torcatense) Diego (D. Ronfe) Alex (D. Ronfe) Daniel (CC Taipas) Rui Ossos (Ares SC) Hlder (Celoricense) Henrique (Celoricense) Lus Teixeira (Celoricense) Pataco (Celoricense) Carneiro (GD Gers) (...) Paulinho (Vieira SC) (...) Toni (Vieira SC) Ral (Porto dAve) Z Beto (Porto dAve) Nuno Gonalves (Porto dAve) Vtor Hugo (Ruivanense) Ruisinho (Ruivanense) Carrio (Ruivanense) Mrcio (Ruivanense) Gama (Terras de Bouro) Piruta (Travasss)

22 // Correio do Minho 5 de Outubro 2011

8 de Julho 2011 Correio do Minho // 27

> Jogadores vo ser amanh inscritos, mas para j o plantel tem apenas 13 atletas confirmados.
OBJECTIVOS DA DIRECO PARA A NOVA POCA SO CLAROS AF BRAGA I DIVISO DISTRITAL

Estabilizar o Palmeiras
Depois de alguns jogos adiados, o Palmeiras prepara-se para fazer a sua estreia no Campeonato Distrital da I Diviso, da Associao de Futebol de Braga, na temporada 2011/2012. A construo do plantel caminha para a sua finalizao, mas ainda h muito trabalho pela frente, num clube que tenta reerguer-se e apagar os seus problemas.
> carlos costinha sousa

A situao no est nada fcil para o Palmeiras que, ontem, fez uma conferncia de imprensa onde revelou as dificuldades que a equipa tcnica e a direco tm passado para conseguir construir uma equipa. Rui Teixeira, o tcnico que assumiu a formao palmeirense, abordou o convite que lhe foi feito, referindo que aceitou de imediato para no deixar afundar o clube. No sou de Palmeira e no estou aqui para desafiar as minhas capacidades porque estas j foram desafiadas h muito tempo. Sempre trabalhei em condies difceis e volto a faz-lo aqui em Palmeira. Estou aqui para ajudar este grande clube, mas, acima de tudo, estou aqui
Publicidade

DR

Rui Teixeira e Francisco Soares querem voltar a levantar o Palmeiras

para ajudar o futebol, uma vez que a modalidade nada ganha quando as equipas acabam e isso foi o que esteve para acontecer se eu no aceitasse este desafio.

Tenho a noo que o caminho muito complicado, quase intransponvel, mas tambm no estou aqui para ser o bobo da festa, referiu o treinador, acres-

centando que vai agora ter que trabalhar muito para conseguir devolver algum prestgio ao Palmeiras: tenho que voltar a construir aquilo que outros, num curto espao de tempo, destruiram totalmente. Deixei aqui uma grande equipa, que tinha margem de progresso e neste momento tive que comear do zero. Quando cheguei no tinha nenhum jogador e por isso decidimos fazer as captaes. O plantel no est fechado e temos o objectivo para esta poca que passa por construir uma equipa que dignifique o Palmeiras. Adimos estes jogos e no adimos mais porque o calendrio no permite. Em Louro o Palmeiras tem que se apresentar e vai l estar com uma mescla de jogadores entre os que conseguimos contratar e juniores. Eu

tambm no vou estar no banco porque eu e a minha equipa s vamos entrar em campo quando achar que estamos minimamente preparados para disputar os trs pontos. Tambm para Francisco Soares, o presidente da direco do clube, as dificuldades so mais do que bvias e os objectivos so claros: construir uma equipa para poder disputar o campeonato. No entanto, o principal mesmo estabilizar o clube financeiramente. Temos que ser realistas e perceber as dificuldades que temos pela frente. Por isso, o nosso objectivo para esta poca passa, principalmente, por conseguir pagar as dvidas, estabilizar o clube a nvel financeiro e, a nvel desportivo, fazer uma equipa que possa competir nas provas da AF Braga, disse.

20 // Correio do Minho 4 de Outubro 2010

5 de Outubro 2011 Correio do Minho // 23

> Palmeiras-Sequeirense e Este FC-Movimento Juventude da Pva foram adiados.


FACTOR CASA PREVALECEU NESTA PRIMEIRA RONDA TAA A. F. BRAGA 1. ELIMINATRIA

Festa da Taa: segunda parte


Chegou o dia da segunda mo da primeira eliminatria. H equipas com o passaporte na mo, mas h duelos que prometem emoes fortes. H at favoritos em mais lenis...
> rui miguel graa

Resultados dos jogos da primeira mo


Celeirs - Panoiense GD Pees - Realense Lanhas - Aboim Nobrega Duminense - Arsenal Devesa E. Figueiredo - Merelim SP Pedralva - Sobreposta Nogueirense - Cabreiros ACD Tibes - Caldelas Sequeirense - Palmeiras . Alvelos - MARCA Granja - Carreira Viatodos - Pousa Sp. Ucha - Roriz Vila Ch - Antas Antime - Cavez Selho - Emilianos Brito - So Paio Pica - . Alvite Silvares - Cabeceirense Mosteiro - Gandarela Regadas - So Nicolau Guilhofrei - Fermilense Campelos - Selho So Cristovo ASES SE - . Tabuadelo Longos - Airo Urgeses - Nespereira Santo Adrio - Pevidm So Cosme - Ninense Brufense - Arnoso Bairro - Mouquim Louro - Gondifelos Deles - Operrio Adafe - Guisande Tadim - Trandeiras Lees Enguardas - S. Mamede J. Pvoa - Este FC Parada Tibes - CD Amares Arentim - Soarense Arco Balhe - Agrupamento 0-0 adiado 3-1 1-1 4-1 0-0 3-3 0-2 3-0 3-1 1-1 0-0 3-3 3-1 2-1 0-1 5-1 2-1 2-0 4-1 2-0 4-1 1-1 2-2 1-4 adiado 0-2 0-4 1-0 4-2 2-1 hoje 2-1 4-0 2-2 adiado 3-0 3-2 2-2

o dia de todas as decises. Festa da Taa Associao para equipas da I e II divises distritais, momento para carimbar a passagem para a prxima eliminatria. Grupo vai reduzir-se, grandes ainda no entram em competio, mas a Taa assume sempre contornos especiais. H formaes que tm o passa porte j nas mos, como o caso do Brito, Tadim e Ninense, equipas que garantiram uma vitria robusta na primeira mo. H ainda duelos que podem trazer jogos fantsticos, reviravoltas histricas, mas h tambm conjuntos em maus lenis, que podem cair aos ps dos famosos tomba-gigantes. A Taa Associao escreve-se dessa forma, onde tudo pode acontecer. Destaque, por exemplo, para a recepo do Soarense ao Arentim. Duas formaes de calibres distintos, mas o conjunto de Fernando Pires e a ter que puxar dos

DR

Arentim, de Mrio Martins, venceu o Soarense na primeira mo

gales para seguir em frente na prova. So muitos condimentos que

prometem uma tarde repleta de futebol e golos, sempre ao estilo da prova rainha da AF Braga.

GUIAS DA GRAA RECEBE ARES (16.00 HORAS)

Para colocar a prova em dia


> r.m.g.

guias da Graa e Ares colocam hoje o calendrio em dia. Este desao foi adiado para esta tarde e refere-se segunda jornada da Diviso de Honra, da Associao de Futebol de Braga. Recorde-se que na base do adiamento estiveram as obras de colocao de um piso sinttico

no recinto desportivo do emblema de Padim da Graa. O Ares entra para este jogo no quarto posto da tabela classificativa, somando sete pontos. Em caso de triunfo fica a apenas dois de distncia do lder Santa Eullia, podendo dessa forma ultrapassar Vieira e Desportivo de Ronfe na classificao.

J o guias da Graa ocupa o 14. posto da geral, com quatro pontos somados, mas uma vitria pode significar equipa de B Palheiras um salto enorme, j que pode juntar-se nos lugares do topo aos fafenses do Ares. Um jogo com atractivos fortes e que promete espectculo em Padim da Graa.

DR

guias da Graa mede foras com o Ares


Publicidade

ESTE FC INAUGURA HOJE OBRAS NO RECINTO

O momento aguardado
> redaco

CIPERDENT
Clnica de Reabilitao, Implantes e Preveno Dentria, Lda.
PLANO DE TRATAMENTO IMPLANTOLOGIA PRTESE FIXA E REMOVVEL CIRURGIA ORTODONTIA (Aparelhos Fixos) ESTTICA DENTRIA

DR

Joaquim Silva, presidente do Este Futebol Clube

O Este FC cumpre hoje um sonho j antigo, com a inaugurao das obras de requalicao do Campo de Jogos 25 de Abril. O espao desportivo recebeu um relvado sinttico e uma srie de obras de melhoramento que permitem agora ao clube dispor

das melhores condies para a prtica desportiva. Assim, num dia em que a festa e a animao esto prometidas, realizam-se uma srie de jogos amigveis com a participao dos vrios escales do clube, no m dos quais se realiza a cerimnia ocial de inaugurao das obras realizadas.

Dr. Ari Ramos


Mdico Dentista N. 2692 O.M.D.
R. Monsenhor Airosa, 53 R/C 4705-102 Braga Telef. 253 615 604 - Tlm. 91 754 7177

24 // Correio do Minho 5 de Outubro 2011 NCLEO SPORTINGUISTA DE BRAGA INAUGURADO EM JANEIRO No mega-almoo dos sportinguistas de Braga, que se pautou pelo sucesso ao reunir, no passado fim-de-semana, cerca de 350 adeptos leoninos e que contou com a presena do presidente Godinho Lopes, foi tambm anunciada a inaugurao de abertura do Ncleo Sportinguista de Braga para os dias 14/15 de Janeiro de 2012.

8 de Julho 2011 Correio do Minho // 27 DER SCIOLA FALHA JOGO-TREINO COM DESPORTIVO DAS AVES O defesa-lateral direito do Gil Vicente, der Sciola, vai parar at ao prximo fim-de-semana, perodo necessrio para recuperar de uma entorse traumtica no tornozelo direito. A leso contrada no jogo da passada segunda-feira, frente ao Beira-Mar (0-0), vai forar a ausncia no jogo-treino dos gilistas, agendado para o prximo sbaEXEMPLO DE do, com o Desportivo das Aves, na Vila UM TITULO das Aves, com incio marcado para as A horas. 10UMA COLUNA Depois de uns Na manh de ontem, regresso ao trabadias de chuva e lho depois do jogo da stima jornada da frio, eis que Liga Portuguesa de Futebol, o treinador regres Paulo Alves orientou uma sesso ligeira na qual os atletas Paulo Arantes e Joo Vilela tambm no participaram por se encontrarem a recuperar de leses. Os gilistas gozam folga amanh.

ATLETA DO REAL MADRID OPO PARA O JOGO COM A ISLNDIA

FUTEBOL

SELECO

Ronaldo j treina no relvado


No segundo treino da seleco nacional no estgio de preparao para a recepo Islndia, Cristiano Ronaldo j subiu ao relvado trabalhando parte do restante grupo de trabalho. Avanado est quase pronto para fazer parte das opes de Paulo Bento. Nuno Gomes afirmou estar feliz com o regresso seleco nacional.
> redaco/lusa

lll Temos todas as condies e possibilidades para nos apurarmos, mas tambm existe a possibilidade de no estarmos. Espero que consigamos o apuramento como primeiro do grupo, at agora o percurso tem sido brilhante. Acho que nos devemos concentrar no que temos de fazer e estar unidos para conseguir o objectivo que a qualificao.
DR

lll Estou aqui para ajudar. Se o treinador quiser, estou disponvel para jogar como defesa-esquerdo. uma posio que j conheo. J joguei como lateral-direito, lateral-esquerdo e central, sinto-me confortvel nas trs posies. So apenas mais dois jogos que temos de ganhar e vamos faz-lo. Todos me apoiaram imenso e o ambiente aqui fantstico.
Sereno

Cristiano Ronaldo apresentou-se ontem no relvado, no treino da seleco nacional, embora trabalhando parte do restante grupo de trabalho, que prepara o jogo com a Islndia, do Grupo H de qualificao para o Euro 2012. O jogador do Real Madrid encontra-se em fase de gesto de esforo, mas ser opo para o penltimo confronto de qualificao para a competio, que se disputa no Estdio do Drago na prxima sexta-feira, s 21 horas. Apenas Slvio (Atltico de Madrid), baixa para o jogo com os islandeses, no esteve no relvado do Vale do Garro, no Algarve, onde os restantes 22 elementos disposio de Paulo Bento trabalharam porta fechada. Aps o jogo no Porto, que ser dirigido pelo holands Hendrikus Bas Nijhuis, a seleco lusa desloca-se a Copenhaga para defrontar a Dinamarca, no prximo dia 11, no ltimo desafio da caminhada em direco ao Campeonato da Europa de Futebol 2012, prova que ser organizada pela Polnia e Ucrnia.

Cristiano Ronaldo j treinou no relvado e opo para o jogo com a Islndia

Lus Figo

Nuno Gomes feliz com regresso Tambm ontem o arsenalista Nuno Gomes afirmou estar feliz com o regresso seleco, mostrando-se pronto a ajudar Portugal a qualificar-se para o Euro 2012 se Paulo Bento o escolher para defrontar a Islndia. Entre os eleitos para os derradeiros jogos de apuramento do Grupo H, o ponta-de-lana do

Sporting de Braga o segundo com mais internacionalizaes, totalizando 77 partidas disputadas pela equipa das quinas, atrs das 83 de Cristiano Ronaldo. Estou preparado para ajudar a equipa, se o treinador assim o entender, afirmou Nuno Gomes, acrescentando que a equipa est focada nos trs pontos a conquistar.

Danny falha seleco para ser operado


O extremo Danny, que invocou motivos pessoais para no se apresentar na seleco portuguesa, foi ontem sujeito a uma pequena cirurgia de carcter local, informou o centro de imprensa do Zenit S. Petersburgo. Segundo informaes do clube, Danny encontra-se bem, mas precisa de cerca de cinco dias para a recuperao total. Depois disso, deve regressar equipa, acrescenta o comunicado, sem especificar a que tipo de operao foi submetido Danny.

Alteraes Liga Portuguesa


Programa da 9. jornada: Sexta-feira, 28 Outubro: FC Porto - P Ferreira, 20:15 h . Sbado, 29 Outubro: Benfica - Olhanense, 20:30 h Acadmica - Sp. Braga, 18:15 h Domingo, 30 Outubro: Feirense - Sporting, 20:15 h Nacional - Beira-Mar, 16 h U. Leiria - V. Setbal, 16 h V. Guimares - Rio Ave, 18 h Segunda-feira, 31 Outubro: Gil Vicente - Martimo, 20:15 h Programa da 10. jornada: Sexta-feira, 4 Novembro: P Ferreira - V. Guimares, 20:15 h . Sbado, 5 Novembro: Martimo - Acadmica, 18:15 h Olhanense - FC Porto, 20:30 h Domingo, 6 Novembro: Beira-Mar - Feirense, 16 h Sporting - U. Leiria, 20:15 h Rio Ave - Nacional, 16 h V. Setbal - Gil Vicente, 16 h Sp. Braga - Benfica, 18 h

GRUPO DE SCIOS REVOLTADO COM GESTO DE EMLIO MACEDO DA SILVA

Descontentamento em Guimares
> redaco

Alteraes Liga de Honra


20 Outubro - Sp. Covilh-Portimonense, 15 horas. 22 Outubro - Leixes-Atltico, 15:30 h, Naval-Freamunde, 16 h; Estoril-Aves, 16 h; Moreirense-Trofense, 16 h; Sta. Clara-Oliveirense, 17 h. 23 Outubro - Arouca-Penafiel, 15 h; Belenenses-Unio, 11:15 h.

Um grupo de scios do Vitria de Guimares est a tentar reunir as assinaturas necessrias para convocar uma assembleia geral extraordinria com o objectivo de destituir o presidente Emlio Macedo da Silva. Atravs das redes sociais Facebook e Twitter, o grupo de sciso descontentes pretende chegar aos restantes associados de maneira a reunir as 120 assinaturas necessrias para a marcao da reunio magna. parte desta situao, o plantel continua a trabalhar, sem contar com a presena de Nuno

DR

Direco de Emlio Macedo da Slva alvo do descontentamento dos scios

Assis que no vai integrar os treinos nos prximos dias, depois de uma leso contrada no

ltimo jogo. O mdio est a contas com um hematoma traumtico na coxa direita.

20 // Correio do Minho 4 de Outubro 2010

5 de Outubro 2011 Correio do Minho // 25

> Mrio Peixoto est de regresso aos eleitos, depois de ter falhado o jogo diante do Benfica.
ABC DE BRAGA MEDE FORAS COM MADEIRA SAD (18.00 HORAS) MODALIDADES ANDEBOL

Plano de resgate em aco


ABC de Braga aposta forte em regressar aos triunfos. O embate com o Madeira SAD j considerado um clssico e visto como o jogo ideal para lanar os minhotos no trilho do sucesso. O ponta esquerda Mrio Peixoto acredita que vo vencer, at porque contam com o factor casa como ponto extra.
> rui miguel graa

Est lanado o plano de resgaste por parte do ABC de Braga. A troika minhota cerrou leiras, disposta a deixar a pele em campo, a disputar cada jogada como se fosse o ltimo lance da sua vida, em prol de um triunfo, que alimente o ego dos adeptos, que coloque a formao orientada por Carlos Resende no trilho do sucesso. Os jogos com o Madeira SAD tm conquistado contornos de clssicos, sendo que entre os academistas e o conjunto insular os ltimos embates tm inclusivamente assumido momentos picos. O vice-campeo em ttulo ainda no perdeu esta temporada fora de portas, facto que promete aumentar as dificuldades para o conjunto da capital do Minho, todavia no Pavilho Flvio S Leite sente-se uma onda vibrante de um grupo de trabalho que quer apagar as ms imagens deixadas em alguns desafios. O timoneiro dos bracarenses conta com o regresso de Mrio Peixoto, ponta esquerda que fa-

DR

Mrio Peixoto acredita no regresso aos triunfos por parte do ABC de Braga

lhou a deslocao ao Pavilho da Luz, numa derrota do ABC. Numa anlise ao jogo, defende

que as duas equipas so equilibradas, mas ns temos vantagem por jogarmos em casa. E aqui,

qualquer jogo para ganhar. Mas, vai ser um bom jogo, entre duas boas equipas. O Madeira

tem excelentes jogadores, saem muito bem no contra-ataque, alis, so dos melhores do campeonato neste aspecto, mas ns somos mais rpidos e jogamos em casa. uma equipa que est ao nosso nvel e ao nosso alcance, responde Mrio Peixoto. Se fizermos o nosso jogo, como equipa, vamos conseguir uma boa vitria, para nos relanarmos no campeonato e para nos motivarmos para os jogos que a vm. Acredito que at ao final da primeira volta no vamos perder mais pontos. Alis, ns no podemos perder mais pontos, destacou ainda. O nosso ponto forte para este jogo jogarmos em casa. No h adeptos melhores que os nossos. Mesmo comparando com outras modalidades, nomeadamente o futebol, os nossos adeptos so mais presentes e mais constantes, nunca nos abandonam. Mesmo quando estamos a perder, no param de nos apoiar. E, espero bem que continuem assim, porque precisamos muito deles, finalizou Mrio Peixoto, esperando que o feriado seja dia de enchente no S Leite.

CAMPEONATO NACIONAL DA I DIVISO - INICIADOS

Didxis entra com uma vitria


> redaco

Andebol 1: Rui Silva considerado o mvp da jornada


So seis os clubes representados no sete ideal da sexta jornada do Andebol 1, disputada no passado fim-desemana. O FC Porto foi o nico clube a colocar dois jogadores no sete ideal da semana, que se completa com jogadores do SL Benfica, Maia ISMAI, guas Santas, Sporting CP e Sporting da Horta. Na baliza do sete da jornada 4 do Andystat aparece Ricardo Candeias, do SL Benfica. Nas pontas, so titulares Srgio Martins (Maia ISMAI) e Ricardo Moreira (FC Porto) que j detinha o lugar na ltima ronda. O central Rui Silva, do Sporting CP e o piv Juan , Couto, do guas Santas. Como laterais aparecem Pedro Spnola, do FC Porto e Austris Tuminskis, do Sporting da Horta. O ABC, desta feita, no coloca qualquer jogador no sete ideal.

A Didxis comeou a sua participao no campeonato nacional da I diviso de iniciados femininos, recebendo e vencendo o Colgio de Gaia por 19-18. Aps se ter sagrado, na poca anterior, vice-campe nacional da II diviso, esta vitria foi a melhor maneira de iniciar um campeonato que se adivinha competitivo e bastante difcil, fruto da Didxis se apresentar com uma equipa que quase na sua totalidade transitou das infantis. O jogo caracterizou-se por trs momentos distintos. Nos primeiros quinze minutos de jogo a Didxis controlou o marcador, no entanto o Colgio de Gaia, fruto de uma equipa muito forte fisicamente, terminou a primeira parte a vencer por dois golos, facto que mantinha tudo em aberto para a segunda etapa.

DR

Didxis entrou a vencer no escalo mximo do andebol feminino, em iniciados

Esta vantagem manteve-se at aos momentos finais do jogo, onde a Didxis conseguiu igualar o marcador. Quando apenas faltavam trs segundos para terminar o jogo, a Didxis marcou

o golo da vitria num livre de nove metros. Foi um jogo empolgante, nem sempre bem jogado, tipicamente de incio de poca, onde ambas as equipas demonstraram de-

masiada ansiedade, o que provocou demasiadas falhas tcnicas. Da Didxis destacaram-se as atletas Ana Coelho (4 golos), Diana Oliveira (5) e Filipa Gonalves (6).

26 // Correio do Minho 5 de Outubro 2011

4 de Outubro 2011 Correio do Minho // 23

> Quinta jornada do nacional de futsal realiza-se hoje, com o Sp. Braga/AAUM a jogar em Coimbra.
CAMPEONATO DISTRITAL A. F. BRAGA FUTSAL JORNADA 2
TOTAL CASA M S 15 3 12 3 11 5 9 4 5 4 5 2 9 7 4 3 4 6 4 7 3 4 3 6 0 4 3 10 5 14 0 10 V 1 1 1 1 0 0 1 0 1 0 0 0 0 0 0 0 E 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 D M S 0 10 0 0 9 2 0 6 5 0 6 1 0 3 3 1 1 2 0 4 1 0 0 0 0 3 2 1 0 5 1 3 4 1 1 3 1 0 4 1 2 4 1 3 5 0 0 0 FORA V E D 1 0 0 1 0 0 1 0 0 0 1 0 1 0 0 1 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 1 0 0 1 0 0 1 M S 5 3 3 1 5 0 3 3 2 1 4 0 5 6 4 3 1 4 4 2 0 0 2 3 0 0 1 6 2 9 0 10 J V E 2 2 0 2 2 0 2 2 0 2 1 1 2 1 1 2 1 0 2 1 0 1 1 0 2 1 0 2 1 0 1 0 0 2 0 0 1 0 0 2 0 0 2 0 0 1 0 0 D 0 0 0 0 0 1 1 0 1 1 1 2 1 2 2 1

Santo Tirso goleou Guardizela e lidera campeonato


O Santo Tirso lidera o campeonato distrital de futsal da Associao de Futebol de Braga, depois da goleada imposta ao Guardizela, por 10-0. A equipa tirsense ocupa o primeiro lugar com seis pontos, em igualdade pontual com o ARCA e Cabeudense, que tambm venceram, o AEIPCA, por 9-2, e o Apulienses, 6-5, respectivamente. Na perseguio aos lugares de topo, segue o MAL que no foi alm de um empate, em casa do Priscos (3-3). Com a diviso de pontos, as duas equipas somam agora quatro, cumprida a segunda jornada do campeonato. Destaque para a vitria do Mouquim AU, por 4-0, do Celorico Futsal, por 3-2, e do Vieira Futsal (4-3). Ainda sem pontos seguem seis equipas no fundo da tabela: Covense, Caldelas, Rio Homem, Deles, AEIPCA e Guardizela. Na prxima ronda, h confronto de lderes.

A. F. BRAGA FUTSAL
R E S U LTA D O S

Santo Tirso, 10; Guardizela, 0 ARCA, 9; AEIPCA, 2 Celorico Futsal, 3; Caldelas, 2 Cabeudense, 6; Apulienses, 5 Deles, 2; So Mateus, 4 Priscos, 3; MAL, 3 N. R. Homem, 0; Mouquim AU, 4 Covense, 3; Vieira Futsal, 4
PRXIMA JORNADA

PONTOS
1. Santo Tirso 2. ARCA 3. Cabeudense 4. MAL 5. Priscos 6. Mouquim AU 7. Apulienses 8. Vieira Futsal 9. Celorico Futsal 10. So Mateus 11. Covense 12. Caldelas 13. N. Rio Homem 14. Deles 15. AEIPCA 16. Guardizela 6 6 6 4 4 3 3 3 3 3 0 0 0 0 0 0

Santo Tirso - ARCA AEIPCA - Celorico Futsal Caldelas - Cabeudense Apulienses - Deles So Mateus - Priscos MAL - N. Rio Homem Mouquim AU - Covense Guardizela - Vieira Futsal

Dar um pontap na crise


O Sp. Braga/AAUM ainda no venceu esta poca e soma apenas um ponto, fruto do empate em Freixieiro. O tcnico Pedro Palas espera que a equipa reaja esta tarde, frente Acadmica, crise de resultados.
> joana russo belo

Dar um pontap na crise de resultados. E alcanar a primeira vitria no campeonato. O Sp. Braga/AAUM joga esta tarde, em Coimbra, frente Acadmica, em jogo da quinta jornada da I diviso nacional de futsal, procura, claramente, de somar o primeiro triunfo. Os bracarenses ainda no saborearam qualquer triunfo e somam apenas um ponto, fruto do empate em Freixieiro. Por isso, o objectivo est bem definido. Espero um jogo equilibrado, entre duas equipas que j se conhecem da poca passada, independentemente de a Acadmica se ter reforado. Espero dar um pontap nesta crise de resultados, uma vez que no tem correspondido ao que temos feito dentro de campo, frisou Pedro

Palas. O treinador lembra que tem faltado alguma concentrao equipa, quer no perodo de finalizao, quer na forma como temos sofrido alguns golos. Noto alguma desconcentrao que tem dado dissabores, porque temos tido volume atacante. Falta mais eficcia, explicou. Para Pedro Palas, preciso vencer para o Sp. Braga/AAUM elevar a confiana. Temos que estar de cabea levantada, porque temos feito bons jogos, o menos conseguido foi o primeiro, em casa, com o Operrio. Mas no precisamos de vitrias morais, precisamos sim de ser mais eficazes, para ganhar mais confiana e ganhar pontos para subir na tabela, destacou o tcnico. Da que o jogo com a Acadmica seja encarado como deter-

minante para reagir crise de resultados, naquele que o ano de regresso ao escalo mximo. Temos um plantel que nos d garantias, praticamos bom fut-

Lino a nica baixa da equipa do Sp. Braga/AAUM para a deslocao a Coimbra, onde esta tarde defronta a Acadmica.
sal, falta apenas traduzir isso em golos, rematou. Lino a nica baixa da equipa do Sp. Braga/AAUM para a deslocao a Coimbra. Pontap de sada no jogo com a Acadmica s 16 horas.

ARQUIVO

Sp. Braga/AAUM ainda no venceu esta poca

FUTSAL - I DIVISO NACIONAL


R E S U LTA D O S

JORNADA 4
CASA S 10 8 11 12 8 12 16 11 19 10 14 14 15 19 V 2 1 1 1 2 1 1 1 1 1 1 0 0 0 E 0 1 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 D M S 0 11 5 0 9 5 0 8 6 0 7 6 0 6 2 1 4 5 1 5 5 1 6 7 1 11 12 1 3 3 1 7 5 2 4 7 2 6 8 2 6 10 18 16 17 15 9 12 17 11 15 8 12 9 10 10 1 2 2 2 1 1 1 1 1 0 0 0 0 0 FORA V E D 1 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 1 0 0 M S 0 7 5 0 7 3 0 9 5 0 8 6 1 3 6 0 8 7 1 12 11 1 5 4 1 4 7 2 5 7 2 5 9 1 5 7 2 4 7 2 4 9

I DIVISO NACIONAL

Fundo, 4; Freixieiro, 5 Benfica, 5; AMSAC, 3 Belenenses, 3; Sporting, 4 Boavista, 0; L. Porto Salvo, 1 Operrio, 4; Mdicus, 4 Loures, 1; Acadmica, 3 S. Braga/AAUM, 2; SL Olivais, 3
PRXIMA JORNADA

TOTAL

PONTOS
1. Benfica 2. Operrio 3. Sporting 4. Freixieiro 5. L. Porto Salvo 6. Mdicus 7. Loures 8. Acadmica 9. SL Olivais 10. Boavista 11. AMSAC 12. S. Braga/AAUM 13. Belenenses 14. Fundo 10 10 10 10 9 7 6 6 6 3 3 1 0 0

J V E D M 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 3 3 3 3 3 2 2 2 2 1 1 0 0 0 1 1 1 1 0 1 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 1 1 2 2 2 3 3 3 4 4

Sp. Braga/AAUM em busca da primeira vitria


O campeonato da I diviso nacional de futsal prossegue hoje com a quinta jornada em disputa. O Sp. Braga/AAUM ainda no somou qualquer vitria e procura, em Coimbra, somar os primeiros trs pontos da temporada. A equipa de Pedro Palas ocupa o antepenltimo lugar do grupo. Jogo com a Acadmica est agendado para as 16 horas. O lder Benfica vai jogar em casa do Fundo, enquanto o Operrio, tambm na frente da classificao, desloca-se a Porto Salvo. O Sporting recebe o Boavista e o Freixieiro mede foras com o Olivais. Nos outros jogos, o Modicus defronta o Loures e o AMSAC o Belenenses. Na sexta jornada, o Sp. Braga/AAUM recebe o Modicus.

Fundo - Benfica AMSAC - Belenenses Sporting - Boavista L. Porto Salvo - Operrio Mdicus - Loures Acadmica - Sp. Braga/AAUM SL Olivais - Freixieiro

20 // Correio do Minho 4 de Outubro 2010

5 de Outubro 2011 Correio do Minho // 27

> O primeiro Torneio Internacional de Rugby de Sande, So Loureno, teve momentos de grande nvel.
BRAGA RUGBY FICOU EM SEGUNDO LUGAR NA PROVA MODALIDADES RUBGY

Trados pelo desempate


Os seniores do Braga Rugby fizeram a sua estreia de forma quase perfeita, pois no tiveram derrotas e s no ganharam o torneio no desempate por pontos marcados.
> redaco

O Braga Rugby fez o seu baptismo contra clubes com muito mais experincia e vrias dcadas de existncia. A abrir, os anfitries defrontaram os homens de Pontevedra,

num jogo que foi marcado por muita disputa fsica e com muito contacto. O Braga Rugby adiantou-se no marcador ainda na primeira parte atravs de um ensaio marcado por Srgio Oliveira, numa jogada de envolvimento desenvolvida junto da linha

de ensaio adversria. Na segunda parte, os Mareantes obtiveram tambm o seu ensaio, terminando o jogo empatado 7-7. O ltimo jogo da tarde foi disputado entre as duas equipas nacionais. Foi tambm um jogo mais aberto, mas onde os avan-

ados do Braga Rugby acabaram por marcar a diferena. O Braga Rugby marcou 2 ensaios em movimentos dos seus avanados, contra um nico ensaio do Aveiro, obtido num rpido contra-ataque j sobre o final do jogo. Desta forma, este jogo termi-

nou com o resultado de 12-7 favorvel aos da casa. Com estes resultados, o Braga Rugby e os Mareantes ficaram em igualdade pontual no final do torneio, tendo o desempate, ditado como vencedores a equipa espanhola.
Publicidade

DR

Braga Rugby perdeu pela diferena de golos

Tnis: Smashtour Viseu sorriu s atletas do CTBraga


A AEEST Viseu recebeu a 20 Etapa do Smashtour 2011Zona Norte, prova em atraso no calandrio da Zona Norte. Apesar do intenso calor, pode-se dizer que foi mais um fim-de-semana de excelente tnis e que os atletas presentes estiveram a um grande nvel. Grande destaque para as atletas do Clube de Tnis de Braga, Matilde Mendes e Eduarda Fernandes que disputaram a final femenina. A final entre as duas atletas foi muito disputada e equilibrada, acabando a atleta Eduarda Fernandes por levar a melhor com o resultado 5-3. Desta forma o Clube de Tnis de Braga apura mais uma atleta para os Masters Inter-regionais 2011, Matilde Mendes, uma vez que Eduarda Fernandes j se encontrava apurada. O Masters realiza-se no Clube de Tnis do Porto no prxima fim-de-semana e o CT Braga apurou os seguintes atletas: Hugo Maia, Artur Almeida, Guilherme Sarapicos, Matilde Mendes, Nuna Azevedo e Eduarda Fernandes. J o atleta Toms Mendes, tambm do Clube de Tnis de Braga venceu o II torneio Juvenil Gro Vasco que se realizou em Viseu no passado fim-de-semana, dias 1 e 2 de Outubro. Toms Mendes disputou a final com o cabea de serie n.1 do torneio Pedro Gonzalez da Escola de Tnis Vibratenis de Mortgua e venceu pelos parciais 4-0, 5-3.

DR

Eduarda Fernandes e Matilde Dias

28 // Correio do Minho 5 de Outubro 2011 # NECROLOGIA / DIVERSOS

Morreu Mrio Alberto, fundador de A Barraca


O cengrafo Mrio Alberto, co-fundador do Teatro Adoque e do grupo de A Barraca, morreu ontem, em Lisboa, aos 86 anos, confirmou Lusa um familiar. Mrio Alberto encontrava-se doente h j algum tempo, estando internado no Lar dos Antigos Alunos da Casa Pia. Pintor, cengrafo, figurinista, profissional de teatro, cinema e televiso Mrio Alberto nasceu no Lubango (ex-S da Bandeira), a 20 de Julho de 1925, e cresceu no Alentejo. Discpulo de Yves Brayer e Henri Goetz, na Academia de La Grand Chaumire, onde se inscreveu, em 1957, por conselho da pintora Vieira da Silva, exps pela primeira vez na Galeria de Raymond Duncan, no final da dcada de 1950. A sua estada em Paris foi financiada pela atriz Beatriz Costa, como revelou o prprio em vrias entrevistas. Fundador dos grupos de teatro Adoque e A Barraca, foi um dos principais responsveis pela renovao da "Revista Portuguesa" iniciada com "O Fim da Macacada", no Teatro ABC. Integrou centenas de revistas dos teatros de Lisboa, de todo o pas e no estrangeiro, assinando os figurinos, os cenrios, tendo sido igualmente co-autor de textos e director de montagens.

MISSA DE ANIVERSRIO NATALCIO

VTOR DA SILVA ESTEVES


Hoje, completarias 57 anos, queramos festejar como sempre festejamos h 3 anos atrs, tu, Pai, sempre com muito amor e com toda a tua alegria para animar. Queramos tanto que estivesses c, fazes falta. Sem ti as coisas so diferentes, j no h aquela certa alegria de famlia. Temos saudades tuas e cada vez mais difcil suportarmos esta dor, mas temos que aprender a lidar com ela todos os dias. Deixamos-te um beijinho, com todo o nosso amor. PARABNS meu heri. Amar-te-emos sempre. At J.
Dos teus amores: Ana, Ricardo, Patrcia e Isaura
Comunicam que a celebrao da Missa de Aniversrio Natalcio do seu ente querido, Sr. VTOR DA SILVA ESTEVES, se realiza hoje, quarta-feira, dia 5 de Outubro, pelas 19,15 horas, na Igreja de Maximinos. Braga, 5 de Outubro de 2011 A Famlia

Clube dos Caadores de Braga


PARTICIPAO DE FALECIMENTO

MANUEL MARIA PEREIRA BARBOSA


A Direco do Clube dos Caadores de Braga participa a todas as pessoas de suas relaes e amizade, o falecimento do Sr. MANUEL MARIA PEREIRA BARBOSA, de 87 anos de idade, antigo dirigente e Presidente deste Clube. O corpo do saudoso falecido encontra-se em cmara ardente na Igreja da Sr.-a-Branca, onde hoje, dia 5 de Outubro, pelas 18,30 horas, ser celebrada Missa de corpo presente, finda a qual ir a sepultar no cemitrio de Monte dArcos Antecipadamente, a Direco se confessa agradecida a todos quantos se dignem participar nas cerimnias fnebres. Braga, 5 de Outubro de 2011 A Direco

Construo S Veiga Ld.


PARTICIPAO DE FALECIMENTO

ANTNIO DUARTE RIBEIRO


A Gerncia cumpre o doloroso dever de participar a todos os seus clientes, fornecedores e amigos o falecimento do seu funcionrio, Sr. ANTNIO DUARTE RIBEIRO que contava 60 anos de idade, natural de Braga (S. Joo do Souto), e residente na rua Boua das Valas n. 84, Morreira- Braga. O corpo do saudoso extinto encontra-se exposto em cmara ardente na Capela da Morreira, saindo hoje, quartafeira, dia 5 pelas 17.00 horas, para a Igreja da Morreira onde ser celebrada a Missa de corpo presente, indo em seguida a sepultar no cemitrio paroquial. Sensibilizadamente agradece a presena no piedoso acto. Braga, 5 de Outubro de 2011 A Gerncia
Agncia Funerria Santo Estevo, Lda. Rua Antnio da Costa Guimares, 2311 Urgeses 4810 491 Guimares Telefone 253525464 DGAE N. 422 Alvar N. 1241/2011

PARTICIPAO DE FALECIMENTO

MANUEL MARIA PEREIRA BARBOSA


A Direco do Sporting Clube de Braga, cumpre o doloroso dever de participar a todos os amigos, associados e simpatizantes do Clube, o falecimento de MANUEL MARIA PEREIRA BARBOSA, Ex-Presidente do Sporting Clube de Braga. Informa que o corpo encontra-se em cmara ardente na Igreja da Sra.-a-Branca, realizando-se o seu funeral com missa de corpo presente, hoje, dia 05 de Outubro de 2011, pelas 18h30, na referida Igreja. Antecipadamente agradecemos a todos quantos se dignem participar nas cerimnias fnebres. A DIRECO

FUNERRIA INTERNACIONAL
(GRUPO E.F.G.)

...Consigo nos momentos mais difceis...


Empresa a laborar desde 1978, com 4 agncias funerrias em Frana Responsvel pela trasladao da maioria dos portugueses falecidos em Frana Vasta experincia internacional Agora tambm na cidade de Braga
Servios de qualidade a preos acessveis. Facilidades de pagamento. Pretendemos ser diferentes!

SERVIOS: Funerais Especialistas em trasladaes Cremaes Tanatopraxia e Tanatoestetica Tcnicos especializados Servio de documentao completo Jazigos e lpides Acompanhamento personalizado aos familiares
Av. Joo XXI, 477 - 4715-035 Braga - tlf. 253 061 149 tlm. 927 054 000 - efgalves@hotmail.com

28 // Correio do Minho 5 de Julho 2011 28 // Correio do Minho 21de Outubro 2011 # NECROLOGIA / DIVERSOS

NECROLOGIA / DIVERSOS # 5 de Outubro 2011 Correio do Minho // 29

VTOR FEYTOR PINTO, PASTORAL DA SADE

importante garantir equilbrio entre sustentabilidade e aco social


> redaco/lusa

PARTICIPAO DE FALECIMENTO DE

MANUEL MARIA PEREIRA BARBOSA


A Direco da Associao Comercial de Braga (ACB) convida os Associados e comunidade empresarial em geral a participar na missa e cerimnias fnebres, que se realizam hoje, pelas 18h30, na Igreja da Senhora-a-Branca, em sufrgio da alma do Sr. MANUEL MARIA PEREIRA BARBOSA. A memria deste Dirigente Associativo e Scio Honorrio da ACB merece o respeito e admirao de todos os Empresrios e Bracarenses. Dedicou boa parte da sua vida ao associativismo bracarense, ao Comrcio e Associao Comercial de Braga, tendo de uma forma ativa, generosa e marcante desempenhado os mais altos cargos associativos nesta instituio.
A DIRECO

O coordenador nacional da Pastoral da Sade, Vtor Feytor Pinto, disse ontem Lusa ser importante garantir um "equilbrio entre sustentabilidade e ao social no Servio Nacional de Sade, apontando como exemplo a reviso das taxas moderadoras. Com o SNS tivemos uma conquista que no se pode perder, o SNS uma ideia bonita, uma experincia extraordinria, consagrada na Constituio. No entanto, temos de assegurar a sua sustentabilidade. Se queremos ter um SNS e depois no temos dinheiro para o suportar no serve de nada ter um, assinalou. Segundo o responsvel da Igreja Catlica, essa sustentabilidade deve ser conseguida garantindo a salvaguarda dos mais pobres, que no podem pagar nada, que tm que ter assistncia igual dos outros, que devem ter os medicamentos necessrios. Fazer este equilbrio entre sustentabili-

dade e aco social indispensvel o desafio que a Igreja pede ao poder, destacou, margem da apresentao do manual da assistncia espiritual e religiosa hospitalar. O padre Vtor Feytor Pinto apontou como exemplo a seguir as alteraes s taxas moderadoras, porque h pessoas que no vo pagar nada e h pessoas que vo pagar um bocadinho mais do que pagavam. Vou ao hospital de Santa Cruz, porque sou doente de corao, pelo menos uma vez por ms, fazer uma recolha de sangue. Pago pela anlise, segundo as taxas moderadoras antigas, 55 cntimos. Ora, eu posso pagar mais. Portanto, alguns podem pagar mais, outros devero pagar muito menos. este equilbrio e sustentabilidade que procuramos, explicou. Relativamente ao manual da assistncia espiritual e religiosa hospitalar, o coordenador nacional da Pastoral da Sade considerou-o essencial para o exerccio do direito que o doente tem de pedir assistncia religiosa.

Media: entrega da lista de candidatos para conselho regulador da ERC novamente adiada
A entrega da lista de candidatos ao novo conselho regulador da Entidade Reguladora para a Comunicao Social (ERC) foi novamente adiada, disse ontem Lusa fonte conhecedora do processo. A 29 de Setembro, PS e PSD j no tinham chegado a um consenso quanto lista, tendo remetido na altura uma deciso para ontem. No entanto, o consenso voltou a no ser alcanado e a entrega da lista de candidatos ERC foi novamente adiada, segundo disse Lusa fonte conhecedora do processo, sem adiantar mais pormenores. O conselho regulador da ERC composto por cinco membros, sendo quatro destes designados pelos dois maiores partidos da Assembleia da Repblica. A escolha do quinto elemento da responsabilidade dos quatro membros designados pelo Parlamento. Os membros do conselho regulador so nomeados por um perodo de cinco anos, no renovvel, continuando os seus membros em exerccio at efectiva substituio ou cessao de funes.

FARMCIAS
Publicidade

TELEFONES TEIS
AV. DA LIBERDADE N. 610, 1. 4711-911 BRAGA tlf. 253 218 780 fax 253 616 923
AMARES Bombeiros 253993162 GNR 253900070 BRAGA Voluntrios 253200430 Sapadores 253264077 Cruz Vermelha 253208872 GNR. 253203030 BT 253609430 PSP . 253200420 Polcia Judiciria 253255000 Hospital 253027000 Taxis Andique 253614019 C. Flor do Minho 253683133 Loja Cidado 808241107 Turismo 253262550 C. Camionagem 253209400 CP 253153781 Governo Civil 253200200 Cmara Municipal 253203150 BARCELOS Voluntrios 253802050 BV Barcelinhos 253839700 BV Viatodos 252961438 GNR 253830180 Hospital 253809200 ESPOSENDE Voluntrios 253969110 GNR 253961233 Hospital de Fo 253989300 PVOA DE LANHOSO Voluntrios 253639240 Hospital 253639030 TERRAS DE BOURO Voluntrios 253350110 VILA VERDE Voluntrios 253310390 Hospital 253310120 CABECEIRAS DE BASTO Voluntrios 253662133 CELORICO DE BASTO Voluntrios 255321223 FAFE Voluntrios 253598111 Hospital 253540330 V. N. FAMALICO B.V. 252322055 PSP 252373375 Hospital 252300800 GUIMARES Voluntrios 253515444 PSP 253513334 Hospital 253540330 PVOA DE VARZIM Voluntrios 252622305 PSP 252298190 Hospital 252682509 VIEIRA DO MINHO Voluntrios 253649500 C. Sade 253649250

labhilariolima@mail.telepac.pt
AMARES PINHEIRO MANSO T. 253992127
Rua Jos Alves Leite, 36

PVOA DE LANHOSO MISERICRDIA T. 253631273


Praa Engenheiro Armando Rodrigues, 316

V. N. FAMALICO BARBOSA T. 252302120 Rua Santo Antnio, 34 GUIMARES SO TORCATO T. 253412950 Av. So Torcato Martir, S/N VIEIRA DO MINH0 MARTINS T. 253647119 Praa Guilherme de Abreu, 61 ARCOS DE VALDEVEZ FTIMA T. 258514104 Praa D. Manuel I, 73 PAREDES DE COURA RIBEIRO T. 251782109 Rua Conselheiro Miguel Dantas, 86-88

PONTE DA BARCA MODERNA T. 258452133


Lugar de Agrelos- Bloco A, loja 3

BARCELOS CENTRAL T. 253815765


Rua Bom Jesus da Cruz, Fraco A, 1 Andar

VILA VERDE MEDEIROS T. 253311123


Praa 5 de Outubro, 78

PONTE DE LIMA BRITO T. 258947180


Rua do Souto, 70

BRAGA PEIXOTO T. 253268701


Praa Dr. Francisco Arajo Malheiro, 36

CABECEIRAS DE BASTO AZEVEDO CARVALHO T. 253654984


Rua da Fonte de So Joo, 3A e 3B

VALENA CERQUEIRA T. 258941154


Rua Cardeal Saraiva

SANTOS T. 253264216
Rua de S. Vicente, 202

CELORICO DE BASTO NEVES FERREIRA T. 255323413


Rua Serpa Pinto, Edificio Santa Catarina

VIANA DO CASTELO CENTRAL T. 258822527


Rua Manuel Espregueira, 120

ESPOSENDE MONTEIRO T. 253961258


Rua 1 de Dezembro, 18

FAFE SOUSA ALVES T. 253599335


Rua Serpa Pinto

Publicidade

30 // Correio do Minho 5 de Outubro 2011

30 de Abril 2010 Correio do Minho // 36

TELEVISO > RTP 1


06:30 Bom Dia Portugal 11:15 Comemoraes Da Repblica 12:37 Estado De Graa 13:00 Jornal Da Tarde 14:15 Ribeiro Do Tempo 14:46 Revelao 15:51 Portugal No Corao 18:00 Portugal Em Direto 19:10 O Preo Certo 20:00 Telejornal 21:00 Linha Da Frente 21:24 O Elo Mais Fraco 22:28 Mariza Nos Palcos Do Mundo 23:21 Estranha Forma de Vida Uma Histria da Msica Popular Portuguesa 23:59 O Segredo de Brokeback Mountain 02:17 Clnica Privada 03:44 Poder Paralelo

VER > RTP 2


07:07:00 Zig Zag 14:01 Animais E Amigos O Cdigo De Marco Polo 15:34 Olhar O Mundo 16:05 Dirio Cmara Clara 16:14 National Geographic 17:06 Zig Zag 18:00 A F Dos Homens 18:34 Predadoras 18:55 Caf Central 19:01 Linha da Frente 19:30 Com Cincia 19:59 Zig Zag 20:28 Futsal 22:00 Hoje 22:37 Dirio Cmara Clara 22:47 Chuck 23:34 Caf Central 23:44 Janela Indiscreta Com Mrio Augusto 00:19 5 Para A Meia-noite 01:33 Linha Da Frente

PASSATEMPOS
PALAVRAS CRUZADAS N. 770

> SIC
09:00 Rebelde Way 12:00 Ronaldo Testado Ao Limite 13:00 Primeiro Jornal 14:30 Cinema: Inspector Gadget 2 16:15 Cinema: Wall-E 18:00 Cinema: Ratatui 20:00 Jornal da Noite 21:45 Peso Pesado 22:30 Rosa Fogo 23:30 Araguaia 00:30 C.S.I. Miami 01:30 C.S.I. Las Vegas 02:15 Investigao Criminal 03:00 Televendas 06:00 SIC Notcias

> TVI
06:30 Dirio da Manh 10:12 Voc na TV! 13:00 Jornal da Uma 14:05 Casa dos Segredos 2 Gala 18:00 Casa dos Segredos 2 Dirio da Tarde 18:35 Morangos com Acar IX Segue o teu sonho 20:00 Jornal das 8 21:30 Casa dos Segredos 2 - Dirio 21:55 Remdio Santo 23:00 Anjo Meu 00:00 Casa dos Segredos 2 - Extra 01:00 Filme - Para Sempre, Talvez 03:17 Srie - Heroes III 04:02 Todo o Tempo do Mundo 05:00 TV Shop
Publicidade

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
HORIZONTAIS: 1 absoluto; manilha. 2 - saboroso. 3 - vrzea; cachaa; maligna. 4 - manto; pedagogo; mesada. 5 - sua; abicado. 6 - acervo; brejava. 7 - nascido; alm. 8 - cachaa; condessa; cntico. 9 - aflio; agregue; ps. 10 - escurecera. 11 - freira; viver. VERTICAIS: 1 dvidas; fundamentos. 2 - arranjo. 3 - fardo; tal; fisionomia. 4 - bando; dona; patro. 5 - longe; ventilador. 6 - floresta; contratar. 7 - asneira; como. 8 - marcha; Deus; nico. 9 - simples; abismo; ousar. 10 - intercessora. 11 - azar; molestar.

SUDOKU
2

> RTPN
06:30 Bom Dia Portugal 10:00 Jornal 10/12 11:15 Comemoraes da Repblica 13:00 Trio Dataque 14:00 Portugal Em Direto 14:30 Tarde Informativa 15:50 Zoom frica 16:00 Tarde Informativa 16:55 Ler +, Ler Melhor 17:00 Sntese Informativa 17:05 Linha Rtp 18:00 Notcias 18/20 20:00 Especial Sade 20:30 O Seu Dinheiro 20:45 Igov 21:00 Grande Jornal 22:30 Mais Valias 23:30 Noite Informativa 00:00 24 Horas 01:30 Linha da Frente 02:00 Mais Valias

> SICNOTCIAS
10:00 10:40 11:00 11:10 12:00 13:00 13:10 14:00 15:00 15:30 16:00 17:00 17:10 18:00 18:30 19:00 20:00 20:30 20:40 21:00 22:00 23:00 Jornal Das Dez Cartaz Noticirio Opinio Pblica Jornal do Meio-dia Noticirio Toda a Verdade Jornal Das Duas Edio da Tarde Imagens de Marca Cartaz Noticirio Opinio Pblica Jornal de Economia Notcias Jornal Das Sete Daily Show Exame Informtica Cartaz Jornal das Nove Edio da Noite Negcios da Semana

> TVI24
09:15 Discurso Directo 1 Edio 11:00 Especial Informao 13:02 Prova dos 9 14:00 TVI Jornal 2 Edio 15:00 Notcias 15:05 Discurso Directo 2 Edio 16:03 Observatrio do Mundo 17:00 Dirio da Tarde 19:00 Edio das Sete 20:03 Casos do Mundo 21:00 Jornal do Dia 22:00 Poltica Mesmo 23:00 Contas Vida 00:00 ltima Edio 01:02 Casos do Mundo 02:00 Notcias 02:05 Controversos 02:58 Poltica Mesmo 04:01 Contas Vida 05:03 Portugal Portugus

> PORTO CANAL


12:00 12:30 13:00 14:00 14:30 15:30 16:00 16:30 17:00 18:00 19:00 19:10 19:15 20:00 20:10 20:15 21:00 21:45 22:00 22:30 23:00 23:45 Clube de Cozinheiros Terra Dominio Pblico Sem Perder o Norte Testemunho Directo Radioativo Cinema Batalha Clube de Cozinheiros Net Dirio Consultrio Noticias s 19 Flash Porto Porto Alive! Noticias s 20 Flash Porto Porto Alive! Jornal do Norte Flash Porto Caminhos da Historia Culture Club O Dia Em Anlise Flash Porto

9 7 1 6

4 6 8 4 7 5 4

5 4

5 2

9 1 7

6 8

6 2

Lareiras

Irmos Alves
Publicidade

Limpeza de Chamins Portinhas por medida


Lomar tlm. 966 165 759
3 7 9 6 2 5 3 5 1
SOLUES
PALAVRAS CRUZADAS Horizontais: 1 - cabal; bisca. 2 - apaladado. 3 - lala; uca; ma. 4 - opa; 5 - sa; abordado. 6 - ruma; airi. 7 - dimanado; al. 8 - aca; ata; ode. 9 - do; ada; usos. 10 - amorenara. 11 - soror; morar. Verticais: 1 calos; dados. 2 - apaparico. 3 - bala; uma; ar. 4 - ala; ama; amo. 5 - la; abanador. 6 - dumo; atar. 7 - bacorada; em. 8 - ida; dio; uno. 9 - so; mar; osar. 10 - mediadora. 11 - acaso; lesar.

> AXN
08:09 08:54 09:39 10:27 11:14 12:04 12:54 13:42 14:30 15:20 16:10 18:00 18:50 19:44 20:36 21:30 22:26 23:20 00:15 01:10 02:02 03:40 Hamburgo 112 Castle C.S.I. Miami Alvo Humano Anjos da Guarda Anjos da Guarda Castle Hamburgo 112 Alvo Humano C.S.I. Miami C.S.I. Hamburgo 112 Castle Alvo Humano C.S.I. Miami Investigao Criminal Lasko: O Punho de Deus Castle Investigao Criminal Lasko: O Punho de Deus Anjos da Guarda Colnia Brigada Criminal

> SPORTV1
09:10 Liga Italiana As Roma x Atalanta 11:00 Liga Escocesa - Resumos 11:30 Bundesliga - Resumos 12:00 Campeonato Argentino 12:30 Liga Italiana - Resumos 13:00 Futebol - Premier League 14:00 Notcias 15:00 Supertaa: Direito x Agronomia (Directo) 17:00 Reverso da Medalha 17:30 Supertaa Masculina Fc Porto x Cab Madeira (Directo) 19:30 Liga Zon Sagres 20:00 Supertaa Fonte Bastardo x Benfica (Directo) 22:30 ltimas Notcias 23:10 Futbol Mundial 23:40 Direito x Agronomia

> HOLLYWOOD
09:20 Films & Stars 09:45 Um Perigo de Mulher 11:20 Stars 11:25 Resistir-Lhe Impossvel 13:10 Na Linha de Fogo 15:15 Films & Stars 15:40 Silverado 17:50 Jennifer 8 19:55 MIB - Homens de Negro II 21:30 Um Crime Real 23:45 Onde Est a Verdade? 01:35 Resident Evil 03:15 Nova Iorque Fora de Horas 04:55 Psico 06:45 Films & Stars 07:10 Starstruck Classic

> MOV
09:00 09:55 10:45 11:35 12:25 13:15 14:05 14:55 15:45 17:20 19:10 20:00 20:50 21:40 22:30 23:20 01:15 02:05 02:55 04:30 05:20 Stargate Universe Stargate SG-1 Greek Stargate SG-1 Stargate Universe Stargate SG-1 Stargate SG-1 Stargate Atlantis Yeti - Demnio das Neves Um Caso Arriscado The Event Stargate SG-1 Stargate Atlantis Stargate Atlantis Day Break Misso Crtica The Line Day Break Procura-Se Babysitter The Line Permetro de Terror

1 8 7 5 4

6 5 2

9 9 4 8 7 2 9 3 8

C m

30 // Correio do Minho 18 de Outubro 2009

PUBLICIDADE # 5 de Outubro 2011 Correio do Minho // 31

publicidade@correiodominho.pt
Praceta do Magistrio, 34, Maximinos, 4700-236 Braga, Apartado 2290 Tel. 253 309 507 # 253 309 500 Fax. 253 309 525 # 253 309 526
Uma Marca De Confiana Na Compra Ou Venda Do Seu Imvel

CASA LEILO
LEILO DIA 15 OUTUBRO S 11h00

CARLOS DANTAS
CADA CLIENTE UM AMIGO

AMI 7132

+351 967 267 401


PREO LOW COST

81.000,00

APARTAMENTO T3 EM REAL - NOVO

-61%
Ref: P036

Moderno, ltimo andar, suite, wc com banheira de hidromassagem, roupeiros em todos os quartos e no hall, aquecimento central completo, duas frentes, 142m2, garagem individual e fechada.
Quer participar no leilo, dirija-se loja ERA AVENIDA DA LIBERDADE
Avenida da Liberdade, n. 195 - 4715-037 Braga

Rua Alameda do Fujacal 399 3 Drt - S. Lzaro 4715-037 Braga T3+1, S. LZARO, excelentes reas, centro da cidade, habitvel. Preo - 45.000,00

Oportunidade nica, no a desperdice!!


PORQU COMPRAR USADO SE PODE COMPRAR NOVO COM GARANTIA POR UM VALOR AINDA MAIS BAIXO.
MELHOR AGENTE IMOBILIRIO ACUMULADO EM BRAGA/2011 RANKING REMAX PORTUGAL 33 lugar nacional BRAGA FAMALICO PORTO (universo 3500 agentes) FAZER PARTE DA LIDERANA NO SECTOR IMOBILIRIO EM BRAGA UMA HONRA, UM PRAZER E UM RECONHECIMENTO PELO TRABALHO REALIZADO COM OS MEUS CLIENTES...

17.500,00

- Business

ERA BRAGA AV. LIBERDADE t. 253218060


www.era.pt/braga-avliberdade braga.avliberdade@era.pt
Quarteiro Global - Mediao Imobiliria, Lda AMI 5351. Cada Loja jurdica e financeiramente independente.

Largo de S. Paulo, n. 13 Loja N - Cividade 4700-042 BRAGA AMI 4281


www.estruturacerta.com info@estruturacerta.com

www.inomi.pt geral@inomi.pt
MORADIA GAVETO FRAIO
Tipo T4 + escritrio, suite, cozinha com electrod., lareira com recup., aquec. central, alarme, asp., gar. para 4 carros, quintal com churrasqueira, jardim, boas reas, bons acab. Zona calma. (Ref. M386)

926 014 168 253.270853


Rua dos Barbosas, 4 4715-267 Braga

MORADIAS
Em construo, compostas por cave, r/c e 1 andar, sala c/ 40m2, recuperador de calor, aquecimento central completo, aspirao central, painis solares, alarme, portes automticos, estores elctricos, pr instalao ar condicionado, 2 wc servio, wc principal, suite, lavandaria, garagem 5 carros. EXCELENTE QUALIDADE PREO - 185.000,00

274.000

GARANTIMOS A SUA PERMUTA


ANDAR-MORADIA QUINTA DA CAPELA Tipo T3, completamente remodelado, ar-condicionado, quintal, garagem para 3 carros. 125.000 MORADIA GEMINADA GUALTAR Lote com cerca de 450m, moradia tipo T4 + escritrio, 3 wc's, lareira, aquecimento central. 150.000

MORADIAS GEMINADAS

Moradia em fase de construo c/ acab. de elevada qualidade, 4 quartos (1 suite) c/ todos os equipamentos. A 10 minutos da cidade. 235.000,00

APARTAMENTO T1+1

Apart. T1 kitchenet todo remod., cozinha equipada c/ alguns electrod., wc completo, quarto c/ roupeiro, sala com boa rea, varanda ampla. 47.500,00

MORADIA BANDA T4 - NOGUEIRA


Arquitectura moderna, 2 suites, vrios arrumos, salo, lavandaria, pr-instalao de ar cond. e de painis solares. Zona calma. Em fase de acabamentos, de luxo.

253 261 945 - 965 134 774 - 965 423 126 ADMINISTRAO DE CONDOMNIOS E IMVEIS IMOBILIRIA - CRDITOS - SEGUROS

32 // Correio do Minho 5 de Outubro 2011 # PUBLICIDADE

75.000

245.000
MORADIA BANDA T4 FRAIO
ptimas reas, Garagem para 2 Carros, 4 Wcs, Jardim Excelente Qualidade Local Requintado! Venha Conhecer
Ref. 022-3793

APARTAMENTO T3 S. LZARO
Terrao (46 m2), Garagem, Cozinha em Wengu, Lareira Perfeito Estado. No Centro da Cidade Oportunidade!
Ref. 022-3795

AMI 2969

ANTNIO S SERINO
CONSTRUES
RUA DO RAIO, 6 - C.C. RECHICHO, SALA 63 - BRAGA Tlf. 253 272 155 Tlm. 937 041 320

MORADIA NOVA - REAL 145.000,00


3356293

PAVILHES INDUSTRIAIS EM ADAFE E VILAA

VIVENDAS DE GAVETO
EM LAGO AMARES

T4 nova, a preo de saldos, boas reas, 2 suites, salo de jogos, ginsio e lavandaria, escritrio. Terrao c/ churrasqueira, na cave zona de garrafeira.

253 339 003 www.homefinder.pt


Av. 31 de Janeiro n. 20 - BRAGA

tlm 9 VIVENDAS EM BANDA E GAVETO 1 7 T4 com garagem para 5 carros 3 4 Junto EB 2/3 do Cvado em Merelim S. Pedro 2 Com todos os equipamentos 4 Painis Solares Cozinha montada Recuperador de Calor 5 T3 usado 90.000,00 Rua Padre Antnio Vieira, 122 Braga 9

Construes JOO AFONSO, LDA.

PROCURA DE EMPREGO
ENG. CIVIL c/disponibilidade tlm. 913 368 922

ARRENDAMENTOS
APARTAMENTO T3 tlm. 934 379 333

O SER IN ADA C

Para mais informaes ligue: C.M. 253 309 507 (Mnica Vilaa)

PUBLICIDADE # 5 de Outubro 2011 Correio do Minho // 33

A rrendamos
telef. 253 676 443 fax 253 675 785 email: geral@eurolimpica.pt
O nosso nome mais que um smbolo. Deixe-se guiar pelas nossas estrelas.

C onstrumos

P ermutamos

V endemos

Apartamentos T2 T3 e T4 Lotes Moradias Quintas Resorts, etc.


PORTUGAL BRASIL U.S.A.

EMPREGADO/A DE ESCRITRIO
Empresa nos arredores de Braga precisa para admisso imediata Pessoa com as seguintes caractersticas: Classificao e processamento de documentos contabilsticos; Salrios e imobilizado, apuramento e envio da DP de IVA, facturao; Controle de tesouraria e terceiros e experiencia em geral. Conhecimentos de informtica na ptica do utilizador, nomeadamente Word e Excel, e domnio razovel no sistema de aplicao PRIMAVERA SOFTWAR Resposta para: laurentinolb2@sapo.pt

EXPLICAES
MATEMTICA, FSICA, QUMICA, BIOLOGIA, GEOMETRIA DESCRITIVA, PORTUGUS, ETC... DO 9. AO 12.ANO
253 264 555 - 931 741 321 - 969 060 901
EXCELENTE NEGCIO
DE 7 A 10 MIL EUROS

COMRCIO DE AUTOMVEIS NOVOS E USADDOS


Marca/Modelo Opel Astra Caravan 1.7 TDI 5 lug. Ford Fiesta 1.4 TDCI 5 Lug. Mitsubischi Colt 1.1 sport Skoda Fabia 1.4 TDI SW 5 Lug. VW Passat TDI 115CV Nacional Opel Frontera 2.2 Limited 5 p. Peugeot 307 SW 2.0 HDI 5 Lug. Opel Corsa 1.5 TD 5 Lug. Opel Astra 1.4 SW c/ a.c Opel Astra 1.4 SW Mercedes 190D Ford Focus 1.8 TDI 5 Lug. SW Ano 2001 2006 2008 2005 1999 1999 2003 1998 1997 1999 1992 2000 Preo 4.900 8.500 8.500 8.900 7.900 6.500 8.750 3.250 980 3.500 4.000 5.900

EMPREGADOS/AS
Damos-lhe trabalho fcil para ser executado em sua casa, dobrando circulares. Pode ser em part/fulltime. Bom trabalho. Com ganhos acima dos 3.000. Pea informaes grtis, todo o pas. E.P.M. Apartado 21508--1134 Lisboa ou envie SMS com nome e morada completa para: 969 443 981

CURSO P/TAF
Tcnico(a) Auxiliar de Farmcia
BRAGA Incio confirmado para o prximo sbado, 08/10/2011, pelas 15 horas
Informaes complementares e inscries:

PRECISA-SE
Colaboradores(as)
Com possibilidade de rendimento mensal at 1.500 Contacto: 961 959 620

Entrego explorao zona histrica de Braga


CAF-RESTAURANTE-SNACK BAR

ATLASCOOP - 253 273 165 960 459 932 atlascoop.braga@gmail.com

A funcionar em pleno. Motivo a vista


Contacto 919 895 547 ou paulo.coelho.braga@hotmail.com

VENHA COMPARAR OS NOSSOS PREOS


R. de Cima, n. 43 Frossos Braga - 253 621 092 - 966 053 079 - 964 467 564

VENDE-SE - SETE FONTES

Rua dos Barbosas 4 4715-315 Braga www.inomi.pt

ARRENDAMENTOS
T2 Lamaes terrao, mobilado, ar condicionado . . . . . . . . . . .400 T3 S. Vicente . . . . . . . . . . . ..325 T3 Alberto Sampaio . . . . . . . .335 T3 Lamaes . . . . . . . . . . . . .350 Moradia Geminada Gualtar . .750 Moradia Banda T4 S. Victor . . . . . . . . . . . . . .800 Moradia Ind. Vimieiro c/ piscina . . . . . . . . . . . . . . .1250 Moradia Ind. Lamaes . . . .1300 Loja Urb. Pachancho. . . . . . .700 253 270 853 ou 960 050 509

Por motivo retirada. Junto ao novo Hospital. T1+1 - 39.500 T3 Mobilado - 57.500 T3 Novo - Lamaes - 105.000 Loja - Nogueira p/ restauro 55.00

PAVILHO
Boas reas. Ang. 7660 298.000 91.9869962
Lic. 3363 AMI

Irmos Oliveira Moreira Med. Imo. Lda.


Rua Padre Antnio Vieira, n. 109, r/c BRAGA - Telef. 253 617 065 (AMI 5321)

LICENA 5421 -AMI

T1/T3

Predial Bracarense
ARRENDAMOS
AMI-3079

ARRENDA
MS DE SETEMBRO APARTAMENTO PARA FRIAS T3, Aldeamento privado em Fo, Esposende, piscina de gua quente e fria, campo de tnis, bar, zona verde envolvente, garagem privada - 300 (p/ semana) T1 Rua Padre Antnio Vieira, S. Vtor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .200 T1 MOBILADO - Junto Universidade do Minho, garagem individual . . . . .275 T1 - Junto Central de Camionagem, Rua Custdio Vilas Boas, c/ gar. individual . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .250 T2 LAMAES Rua Afonso Palmeira, lugar de garagem . . . . . . . . . . . . . .275 T2 - Rua Felicssimo Campos, Maximinos, remodelado, coz. nova . . . .265 T3 Junto aos Bombeiros Sapadores, totalmente remodelado, com garagem individual . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .325 T3 Makro - Rua Cnego Rafael lvares da Costa, gar. individual . . . . . . . . .410 T3 Praa dos Arsenalistas - cozinha c/ electrodomsticos, gar. ind. . . . .300 T3 MOBILADO - Junto Universidade, garagem individual . . . . . . . .400 Garagem, Areal de Cima 85m2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .250 Diversas reas comercias

Tlm. 913 864 393

VENDE-SE ESPINHO MORADIA RSTICA Impecvel T4 c/ piscina, aquec., 3 salas, lareiras, 3 suites.
Ang. 7611

Quintinha
Prximo de Braga. 2 casas em pedra, para restauro, 3.000m2 terreno c/ projecto de arquitectura. Ideal para turismo rural, c/ 50% a fundo perdido. 62.500

91.9869962
Lic. 3363 AMI

Tlm. 913 864 393

T0 U.M. Mobilado . . . . . . . .250c/cond. T1 +1 Centro c/electrod . .225 c/cond. T1 Lamaes c/electo . . . . .250 g.ind. T2 Grundig g.ind . . . . . .200 c/cond. T2 Lamaes c/electrod .300 c.cond. T2 Estao c/electrod . . . .220c/cond. T2 Qta. Armada c/elec. . . .250c/cond. T2 B.Parque c/electrod . . .300c/cond. T3Areal aq.central, elect. . .325c/cond T3Maximino c/elect . . . . .350 c/cond. T3 Centro Mobilado . . . . .350 c/cond. T3 Lamaes c/aq.central . . . . . . .375 T3 B.Parque aq.central, electrod. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .400 T3 Mobilado Makro . . . . 450 c/cond. T3 Bragaparque . . . . . . . . .300c/cond.

Sociedade de Mediao Imobiliria, Lda.

Rua Conselheiro Lobato, 500-2. - Sala 7

253 612 585 / 917 541 395


www.predialbracarense.com
ARRENDAMENTOS T2 Couteiro c/ garagem . . . . . . .230 T3-Maximinos c/ l. gar . . . . . . . . . .200 T3-Couteiro,r/c, c/ garagem . . . . . .250 T3-Couteiro, c/ garagem . . . . . . . .270 T3 Enguardas, lug. de gar . . . . .320 LOJAS Av. Porf da Silva, vrias reas, desde 80 a 200m2 . . . . . . . .visite LOJA Pte Pedrinha, 35m . . . . . . .100 LOJA Couteiro, 90m . . . . . . . . . .250 LOJA-CCStaBarbara,45m . . . . . . 190 LOJA Carand,100m,2wc . . . . . .290 PAVILHES/ARMAZM Pitancinhos com 1000m2 . . . . . .1 500 Aveleda-65m,para peq. oficina . . .200

VENDEMOS
T3 LAMAES Usado como novo. Completamente mobilado. Quatro roupeiros, lareira, gar. Ind.,etc. Visite Preo: 85.000 LOTES EM FRAIO Vivendas individuais, gavetos e bandas. Desde: 65.000
Av. Joo XXI, 695, 1., sala 9 - 4710 Braga
Tlf. 253 612 621 965 809 240 916 620 993

VENDAS OPORTUNIDADES
T2 S.Victor, gar, remodel. . . . .58 000 LOJA Sta Barbara, 40m . . . . .22 000 LOJA-Pte Pedrinha, 35m . . . . .16 000
LOTES P/ MORADIAS V. N. Cerveira 750m2 . . . . . . .39 900 MORADIAS AVELEDA Gaveto, lote c/500m, T4, gar, lindo quintal . . . . . . . . . . .168 000 MOLEDO-Em banda, tipo T4, peq. quintal, perto da praia . .175 000 NOGUEIR - T4, gar, 3 car, escrit., nova, excelente local . . . . . . . . 250 000

AUDI A3 TDI
ANO 2006

160/ms
1. Mensalidade s em Dez./2011

MONOVOLUME DIESEL
VW Sharan 2.0 TDI 140cv, nacional, 7 lug. Junho 2007, impecvel. Tlm: 969 060 901

Tlm. 917 232 540

www.leonidiaazevedo.imokapa.com

Espaos inovadores medida do seu negcio


PAVILHO A PARTIR DE 200M2 LOJAS

Promoo: EUROCAUCASO Construo: Felber II Construtora, S.A.

tlf. 253 277 381

VENDE-SE ou ARRENDA-SE
Localizado em Frossos, a 1km do centro da cidade de Braga e com rpido acesso A3 e A11

34 // Correio do Minho 5 de Outubro 2011 # PUBLICIDADE


Correio do Minho, 05/10/2011 1. Publicao

Av. Barros e Soares (EN 101), n. 369 Nogueira, 4715-213 Braga Tel./Fax: 253 055 494 Tlm. 937 389 975

A MINHA JIA, LDA.


COMPRAMOS TODOS OS ARTIGOS
Discuta o preo connosco!

Correio do Minho, 05/10/2011

2. Publicao

Tribunal do Trabalho de Viana do Castelo


Seco nica

A.I.J.M. SOCIEDADE DE SOLICITADORES RL


Parque Industrial de Pitancinhos, Lote 16 4700-706 Braga. Tel: 253610512 Fax: 253610545

www.sol-r.pt geral@sol-r.pt

OURO, PRATA, JIAS, RELGIOS CAUTELAS DE PENHOR

No venda sem nos consultar

Anncio
Processo: 516/11.3TTVCT Aco de Processo Comum Autor: Jorge Malheiro Pereira Ru: Divulgaroma - Unipessoal Ld. Nos autos acima identificados correm ditos citando o(a) r(u) Divulgaroma - Unipessoal Ld., com ltima residncia conhecida em domiclio: Praa da Galiza, N. 38, 8. Andar Dt. - Centro, Viana do Castelo, 4900-000 Viana do Castelo, para comparecer pessoalmente neste Tribunal no dia 07-11-2011, s 10:00 horas, a fim de se proceder audincia de partes. Fica ainda advertido de que, em caso de justificada impossibilidade de comparncia, se deve fazer representar por mandatrio judicial com poderes de representao e os especiais para confessar, desistir ou transigir, ficando sujeito s sanes previstas no CPC para litigncia de m f (art. 456. CPC, se faltar injustificadamente audincia. Fica ainda advertido de que obrigatria a constituio de mandatrio judicial. O duplicado da petio inicial encontra-se nesta secretaria, disposio do citando. N/Referncia: 725925 Data: 03-10-2011
O Juiz de Direito, Santos Rodrigues O Oficial de Justia, Jos Manuel Alves
Notas: Solicita-se que na resposta seja indicada a referncia deste documento. Nos termos do art. 32. do CPC, obrigatria a constituio de advogado nas causas da competncia de tribunais com alada, em que seja admissvel recurso ordinrio; nas causas em que seja admissvel recurso, independentemente do valor; nos recursos e nas causas propostas nos tribunais superiores e nos termos do Art. 79 al. a) do CPT admissvel o recurso para o Tribunal da Relao independentemente do valor da aco, sempre que se discutam questes como o despedimeto do trabalhador, a sua reintegrao na empresa, a validade do contrato de trabalho e a determinao da sua categoria profissional.

SOL-R - COMRCIO

DE

RENOVVEIS, S.A.

COBRIMOS OFERTAS

ANNCIO VENDA EM PROCESSO EXECUTIVO


PROCESSO: Trib. Judicial (Cvel) 5 Juzo Cvel Processo N. 2460/08.2TJVNF EXECUTADO(S) Fernando Manuel Almeida da Silva e Victor Manuel da Costa Sabino Informa-se os eventuais interessados que so aceites propostas de aquisio do(s) seguinte(s) bem(s) penhorado(s): FRACES AUTNOMAS NA TROFA LOTE UM Fraco autnoma designada pelas letras BO correspondente ao quarto andar esquerdo apartamento 402, o que fica para poente, destinado a habitao, sito na Rua D. Pedro V e Rua Joaquim C.P. Serra - Lugar de Finzes, freguesia So Martinho de Bougado, conce ho da Trofa. Descrito na Conservatria do Registo Predial da Trofa sob o n 233/So Martinho do Bougado e inscrito na matriz predial urbana pelo artigo 2877. VALOR BASE So aceites propostas no inferiores a 70% do valor base 11.627,70 VALOR MNIMO DAS PROPOSTAS 8.139,39 LOTE DOIS 1/41 da fraco autnoma designada pelas letras DK correspondente a uma diviso ampla, na cave para aparcamento de viaturas ligeiras, sito na Rua D. Pedro V e Rua Joaquim C.P. Serra Lugar de Finzes, freguesia So Martinho de Bougado, concelho da Trofa. Descrito na Conservatria do Registo Predial da Trofa sob o n 233/So Martinho do Bougado e inscrito na matriz predial urbana pelo artigo 2877. VALOR BASE So aceites propostas no inferiores a 70% do valor base 2.500,00 VALOR MNIMO DAS PROPOSTAS 1.750,00 LOTE TRS Fraco autnoma designada pelas letras AH correspondente a habitao no quatro andar, esquerdo, destinado a habitao, Tipo T3, com arrumos no r/c, sito na Rua Afonso de Albuquerque n 217 - Lugar da Capela, freguesia de Bougado (S. Martinho), concelho da Trofa. Descrita na Conservatria do Registo Predial da Trofa sob o n 927/So Martinho do Bougado e inscrito na respectiva matriz predial urbana pelo artigo 4643. VALOR BASE So aceites propostas no inferiores a 70% do valor base 107.319,00 VALOR MNIMO DAS PROPOSTAS 75.123,30 LOTE QUATRO Fraco autnoma designada pela letra D correspondente a aparcamento automvel n 5, na cave, sita na Rua Afonso de Albuquerque n 217 - Lugar da Capela, freguesia de Bougado (S. Martinho), concelho da Trofa. Descrita na Conservatria do Registo Predial da Trofa sob o n 927/So Martinho do Bougado e inscrito na respectiva matriz predial urbana pelo artigo 4643. VALOR BASE So aceites propostas no inferiores a 70% do valor base 8.756,50 VALOR MNIMO DAS PROPOSTAS 6.129,55 APRESENTAO DE PROPOSTAS As propostas so apresentadas em carta fechada at s 14:00 horas (catorze horas) do dia 20 de Outubro de 2011, na Secretaria do 5 Juzo Cvel dos Juzos de Competncia Cvel de Vila Nova de Famalico, devendo os proponentes, nos termos do n 1 do artigo 897 do Cdigo Processo Civil, juntar sua proposta, como cauo, um cheque visado ordem do solicitador de execuo no montante correspondente a 20% do valor base dos bens, ou garantia bancria do mesmo valor. As propostas sero abertas no dia e hora indicado, no sendo obrigatria a presena do proponente. FIEL DEPOSITRIO LOTE UM Zlia Maria Ferreira Barbosa Bispo INQUILINA FIEL DEPOSITRIO LOTE DOIS Zlia Maria Ferreira Barbosa Bispo INQUILINA FIEL DEPOSITRIO LOTE TRS Os executados FIEL DEPOSITRIO LOTE QUATRO Os executados O Solicitador Marta Judite Pinheiro

Painis Solares
(guas Quentes /Microgerao)

Painis Solares Termodinmicos Aquecimento Central / Piscinas Recuperadores de Calor Caldeiras a Pellets Piso / Parede Radiante Certificao Energtica
O Sol uma fonte de Rendimento! Rentabilize a sua parte...

Emprstimos sobre valores, Lda - Capital Social 401.750,16 Euros - Registada na Conservatriade Fafe com o nmero1277/990318 - Contribuinte nmero 504501275 Alvar Proc. 12-7-4/99

CARO LEITOR: Se tem um problema financeiro, que precisa resolver e no sabe como, em Braga ou em Fafe, consulte a Prestiminho PRESTIMINHO - EMPRSTIMOS SOBRE OURO, PRATAS, JIAS,
ANTIGUIDADES, ARTE, RELGIOS E OUTROS VALORES MVEIS

PRESTIMINHO - A soluo legal - A soluo rpida e sem burocracia!


O sigilo absoluto - A garantia total!!

E PARA MAIS INFORMAES, CONSULTE-NOS EM


BRAGA: Rua de So Marcos, 126-1.. Esq. Frente (junto Igreja Santa Cruz - Largo Carlos Amarante) Tel. 253 617 561 / 936 858 515 - Aberto das 9h00 s 18h00, sem interrupo para almoo e aos sbados at s 13h00 FAFE: Praa 25 de Abril, 66 S/L, (Centro) - Tel. 253 598 533 - Aberto ao sbado at s 13h00

OURO USADO
DINHEIRO J
TODO O TIPO DE CRDITOS REDUZA AT 70% AS SUAS PRESTAES MESMO COM PROBLEMAS BANCRIOS.

Moradia T4
Junto ao novo estdio do Braga. Com pr-aquec., ar condion., som, alarme, pr-painis solares, recup, pavimentos em madeira, gar. p/ 4 viaturas, acab. de alta qualidade. Parte permuta T2/T3

PAGO AT 30/GRAMA
COMPRA e VENDA
Rua 25 Abril, C.C. Granjinhos, Loja 526 - BRAGA Telef. 253 611 390 919 519 028

CRAZYCAT FINANCE
Rua dos Barbosas, 27 - Braga ligue j: 962655327, 253615311 ou 253092829 crazycatfinance@gmail.com

Tlm. 913 864 393

www.orion.com.pt

ARRENDA-SE
Com placa, forno, exaustor, aquecim. central completo e garagem individual. 325 c/ cond. includo. Tlm. 965 809 240 ou 916 620 993

No existem problemas sem soluo que no possam ser ajudados pelo

OURO
RECEBA DINHEIRO MESMO SEM VENDER!! INFORME-SE. FINANCIMOS NA HORA: OURO, CARROS, CASAS, TERRENOS, APARTAMENTOS, QUINTAS...

T3 Areal

PROFESSOR DOHIMA
Astrlogo Africano de Confiana
Vindo do Centro de Astrologia Africana. Especialista de todos os problemas: sentimentais, abandono do lar, separaes, aproximao e afastamento de pessoas amadas, alcoolismo, tabaco, drogas e outros vcios maiores, doenas espirituais, maus olhados, inveja, impotncia sexual, negcios, desporto e outros problemas ou preocupaes graves, etc. Confie-lhe os seus problemas. Pode contar com o PROFESSOR DOHIMA que o ajudar. Resultados em 4 dias. Consultas todos os dias das 09h00 s 20h00. PAGAMENTO DEPOIS DO RESULTADO

Correio do Minho 05/10/2011

1. Publicao

Venda Judicial
Tribunal Judicial de Braga Processo de Insolvncia n. 1009/11.4TBBRG-B 4 Juzo Cvel Maria Cacilda Conceio Gonalves Vinha Nos autos acima identificados designa-se o dia 26 de Outubro de 2011, pelas 9:30 horas, para abertura de propostas que sejam entregues at essa hora, no 4 Juizo Cvel do Tribunal Judicial de Braga, sito na Praa da Justia, pelos interessados no seguinte bem: Verba n. 2 Prdio Urbano - Fraco "Q" stimo andar esquerdo - tipo T3 destinado a habitao, com entrada pelo n. 108, com garagem na cave, designada pelo n. 2, com acesso por rampa privativa, pelo arruamento existente na parte posterior do prdio, a nascente; sito na Av. Antero de Quental, 108, S.Vtor, com a rea coberta de 126m2, descrito na Primeira Conservatria do Registo Predial de Braga sob o n. 898-Q, inscrito na matriz predial urbana com o nmero 4413-Q, freguesia de Braga(S.Vitor), valor base de adjudicao 56.700,00. Para todos os efeitos, seguem-se as regras do CPC, nomeadamente os arts. 889 e seguintes. As propostas devero ser acompanhadas de um cheque passado massa insolvente de 20% do valor proposto, devendo o restante ser pago at data da escritura. Designa-se o dia 14, das 16:00 s 18:00 horas para ver o bem. O administrador da insolvncia Jos Antnio Ferreira de Barros Av. D. Joo IV, 1071 2 D 4810-532 Guimares Telef.: 253 53 55 01

BRAGA - 917 526 738 / 965 398 000

O PODER DA GRANDE LUZ ESPIRITUAL


Uma das maiores espritas. Trazendo a verdadeira ajuda. Muito conhecida em vrios pases por seus resultados, verdadeiramente comprovados por toda a gente, para qualquer problema que se tenha. Amor, sade, vcios, negcios financeiros, impotncia sexual, sorte e outras mais.
No cobra por seus trabalhos. Apenas 30 por gastos de vela

Correio do Minho, 05/10/2011

MUNICPIO DE BRAGA

AVISO N. 5/DADT
A Cmara Municipal de Braga torna pblico, nos termos e para os efeitos do disposto no art. 27, n. 2, do Dec. Lei n. 555/99, de 16 de Dezembro, que se encontra aberto um perodo de discusso pblica, pelo prazo de 15 dias, tendo por objecto a alterao ao alvar de loteamento, que consiste em alterar o primeiro piso para habitao e comrcio, do lote E1, sito na Quinta da Armada, freguesia de S. Vtor, Braga, em que requerente Soconcal, Sociedade Construtora do Cvado S.A. Durante o referido prazo, contado a partir da publicao do presente aviso no Dirio da Repblica, podero os interessados apresentar por escrito as suas reclamaes, observaes ou sugestes e pedidos de esclarecimentos relativamente pretendida operao urbanstica, as quais sero posteriormente objecto de resposta fundamentada perante aqueles que invoquem, designadamente: a) - A desconformidade com instrumentos de gesto territorialmente eficazes; b) A incompatibilidade com planos, programas e projectos que devessem ser ponderados em fase de elaborao; c) A desconformidade com disposies legais e regulamentares aplicveis e; d) A eventual leso de direitos subjectivos. Mais se torna pblico que o processo respeitante operao de loteamento, acompanhado da informao tcnica elaborada pelos respectivos Departamentos Tcnicos Municipais, bem como de eventuais pareceres, autorizaes ou aprovaes, encontra-se disponvel, para consulta, na Diviso Administrativa de Apoio aos Departamentos Tcnicos de Obras, sita no Edifcio do Ppulo, Braga. Paos de Municpio de Braga, 28/09/2011 O Presidente da Cmara Francisco Soares Mesquita Machado

910 350 596

www.antena-minho.pt

PUBLICIDADE # 5 de Outubro 2011 Correio do Minho // 35


Lic. 3363 AMI Soc. 1248-APEMI
Ave n i d a d a L i b e r d a d e , 5 4 5 , 2 .

Tel. 253 250 150


www.lusogalaica.com

Tlm. 919 869 962

E-mail: lusogalaica@mail.telepac.pt geral@lusogalaica.com

ARRENDA-SE
T0 - UM Mobilado, garagem. Ang. 7620 290 T1 - Continente Mobilado gar. ind. Ang. 6052 265 T2 - Maximinos Mobilado, c/ garagem Ang. 7661 326 T2 - S. Victor Mobilado e equipado c/ gar. 350 Ang. 1196 Lamaes - Viv. Ind. T5 Ang. 7626 1.300

T3 - J. Clnica Enguardas Remodelado, sto, arrecadao e gar., coz. com electrodomsticos. Ang. 7663 69.900

T3 Qta. Pachancho
Boas reas, lareira c/ recup., pav. em soalho, roup., aquec., gar. Ang. 7599 95.000 Visite o nosso Site em www.Lusogalaica.com

Condomnio includo

TREPASSA-SE RESTAURANTE Bem localizado, lotao 100 pessoas. Ang. 7662 80.000

T5 - S
Com exc. reas, pav. madeira, roup., lareira c/ recup., gar. ind. 2 auto. Ang. 7597 120.000 Temos Apartamentos e Moradias noutros locais

CONSTRUO CIVIL

NARCISO FARIA DA SILVA & FILHOS, LDA.


Excelente oportunidade! Moradia em banda em Fraio, com uma vista fantstica sobre a cidade de Braga. Equipada com aquecimento central, msica ambiente, cabine de hidromassagem, elevador, painis solares, aspirao central e muito mais Venha conhecer

www.habimoreira.pt

ABIMOREIRA, Construes, lda.


Qualidade Competncia Honestidade

EDIFCIO DOS FALCES MAXIMINOS

Moradia de gaveto com 420 m2! Numa zona muito calma, mas muito prxima da cidade! Equipada com aquecimento, som ambiente, cabines de hidromassagem, jardim com rega automtica, portes eltricos, aspirao central, garagem para seis carros e muito mais! Marque a sua visita.

Contactos: 253 618 541 917 251 003 917 237 347

Rua Lus Antnio Correia, n. 24, Nogueir, 4715-310 Braga

ARRENDA-SE

T3 LAMAES
OPORTUNIDADE
S 73.500,00
Tlm. 916 507 171

T1 S/MOB. Roupeiro, garagem - Lamaes . . . . .243 T1 C/MOB. Garagem, roupeiro - Fraio . . . . . . . .247 T1 S/MOB. Varanda, boas reas - Nogueir . . . .212 T2 S/MOB. Roup., gaveto - Lamaes . . . . . . . . .318 T2 EQUIP. Placa, caldeira, terrao - S. Victor . . . .279 LOJA 60m2, w.c, duas entradas - Nogueir . . . .250

APARTAMENTOS T2 T3 T4 T5
c/ garagens duplas, triplas e fechadas

Marque visita: 253 603 691 www.grupovalinor.com

ARRENDAMENTOS
T1 T3 T2 T1 T3 T3 Mobilado, Continente . . . . . . . . . . . . . . . . . .320 Como Novo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 400 C/ Electrodomsticos . . . . . . . . . . . . . . . . . . .260 Mobilado, Lamaes . . . . . . . . . . . . . . . . . . .250 Mobilado, C/A.C . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .375 Muito Bom centro de Vila Verde . . . . . . . . .350
AMI 8717

ARRENDO
LOJA c/ 100 M2, boa montra, para todo tipo de comrcio. Localizada no C. C. Rechicho 250 T1 com todos os electrodomsticos, inclusive mquina de lavar roupa, lugar de garagem. Em frente a CGD em Lamaes. 250 (condomnio includo)

LOJAS P/ COMRCIO

Tlm. 927 794 946

Favor ligar para o Tlm: 927 562 704

VALE DA FONTE - Telfs: 253 253 440/962 144 517

ARRENDAMENTO:
T2 Lamaes - Roupeiros - Varandas - Garagem Individual - 300

VENDAS:
T1+1 Kit - Cozinha com placa e forno - Gs canalizado ou botija Varanda - 42 500 T3 Mobilado - Suite - Lugar de garagem para 2 carros - 65 000 T2 - Fogo de sala - Garagem para 2 carros - Gs canalizado - 65 000

ARRENDAMENTOS
T0 UM . . . . . . . . . . . . . . .desde 210 T0 Fojo (mob).. . . . . . . . . . . . . .260 T0 UM (mob) . . . . . . . . .desde 250 T1 S. Victor (mob) . . . . .desde 260 T1KIT Largo Pao (equip) . . . . .450 T1KIT Duplex c/terr. centro . . . .400 T1 Gualtar (c/ esquent.) . . . . . .240 T2 Fraio luxo (Mob.equip) . . . 650 T2 S. Victor . . . . . . . . . . . . . . . .280 T2 Makro (mob.Aquec) . . . . . . .350 T2 Makro . . . . . . . . . . . . . . . . . .300 T3 S. Victor . . . . . . . . . . . . . . . .275 T3 Enguardas (mob) . . . . . . . . .300 T3 BragaParque . . . . . . . . . . . .400 T3 S "NOVO" (equip) . . . . . . .550 T3KIT S "NOVO" (equip) . . . .4750
Tlm. 961 554 145/6

Compra e Venda

T1 Makro c/ condom. . . . . . . . . .220 T1 Bragajav c/ condom. . . . . . . .180 T1 Carand c/ condom. . . . . . . . .210 T1 Lamaes c/ condom. . . . . . .250 T1 Maximinos, mobil., c/cond. . .290 T2+1 C- Lobato c/ terrao . . . . .225 T2 Junto Bosch c/ cond. . . . . . .260 T2 R. Nova de Sta. Cruz c/ cond. 275 T3 Parretas c/ condom. . . . . . . . .290 T3 P. Pedrinha c/ cond. . . . . . . . .300 T3 Carand c/ condom. . . . . . . . .275 T3 Luxo Maximinos . . . . . . . . . .500

ARRENDA-SE

Empreendimento de Grande Qualidade Visite Andar Modelo

MVEIS USADOS
Rua Nova de Sta. Cruz, n. 56 A - a 200m da U. Minho tlf. 253 674 301 BRAGA www.usados-moveis.com

TULHAS
Soc. Med. Imobiliria, Lda. Rua Roslia Castro, 9 - Fujacal Telef. 253 214 402 Tlm. 96 6053 898 www.tulhas.com

ESCRITRIO: Rua do Caires, n. 10, 1. andar, sala 6 tlf. 253 278 063 - BRAGA

36 // Correio do Minho 5 de Outubro 2011 # PUBLICIDADE

de: Rui Faria - www.standruifaria.com


Compra e Venda de Automveis Usados
OPEL CORSA 1.3 CDTI - BRANCO - AC, VE, FC, DA, AIRBAG LAT., ETC. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .09/2007 SEAT LEON 1.4 CONFORTLINE - PRETO - AC, VE, FC, DA, JE, ABS, EPC, FN . . . . . . . . . . . . . . . . . .2002 SEAT IBIZA 1.2 - CINZA PRATA - AC, VE, FC, DA, ABS, R. CDS, ESP. ELECT. . . . . . . . . . . . . . . . . . .2002 FORD FOCUS 1.8 TDDI SW - VERDE - 1. REGISTO, AC, VE, FC, DA, ABS, ETC . . . . . . . . . . . . . . . . .2000 MITSUBISCHI SPACE STAR - AC, ABS, DA, VE, FC, ESP. ELECT., ETC . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .12/2001 LANCIA LIBRA 1.9 JTD 115CV - BORDEAUX - AC AUTO, ABS, DA, FC, VE, JE, R. CASSETES + CD, ESTOFOS ALCATRA, ETC . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2002 MERCEDES 190D - PRETO - NACIONAL, BARATO VW SHARAN 1.9 TDI 115CV NACIONAL - CINZA - AC AUT., ABS, AC, EPC, JE, VE, FC, FN, ETC . . .2001 VW GOLF VARIANT 1.9 TDI - CINZA PRATA - NACIONAL AC. AUT., CB, ABS, VE, FC, DA, R CDS, LIVRO DE REVISES, ETC . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .10/2002 MERCEDES A170 CDI ELEGANCE - PRETO - AC, ABS, DA, FC, JE, VE, 4 ESP. ELEC., BANCOS AQUECIDOS, ETC . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2000 CITROEN C3 1.1 SX PACH - CINZA PRATA - AC, VE, FV, DA, FN, ESP. ELECT., 69.000Kms . . . . . . . .2005 VW GOLF VARIANTE 1.4 CONFORTLINE - CINZA PRATA - ABS, AC, VE, FC, DA, ALARME C/C, LIVRO DE REVISES, ETC. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2001 AUDI A3 1.6 SPORT - CINZA PRATA - AC AUT., ALARME, JE, VE, FC, DA ETC. . . . . . . . . . . . . . . .12/1996 VOLVO S40 1.9D - CINZA PRATA - EST. PELE, AC, ABS, VE, JE, DA, FC, ETC.. . . . . . . . . . . . . . . . . . .1999 R. CLIO 1.2 5 PORTAS - BRANCO - DA, VE, FC, ETC. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .10/1999 ROVER 45 CON. - AZUL - ABS, AC, DA, FC, VE, JE, ETC. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .11/2001 SEAT IBIZA 1.0 MPI - CINZA PRATA - VE, FC, DA, ABS, FN, ETC. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .12/2000 VOLVO 460 - CINZA - AC, ABS, VE, FC, JE, TA, FN, 1.350 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .1991 TOYOTA COROLLA 1.4 VVTI - CINZA PRATA - LIVRO DE REVISES. AC, ABS AUT. . . . . . . . . . . . . . .2000 TOYOTA COROLLA 1.3 LUNA - PRETO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .1999 RENAULT CLIO 1.4 CHIPIE 80CV - BORDEAUX - DA, JE, VE, ALARME, FC, FN, ESP. ELEC, JANTE 15 HOMOLOGADAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .1994 VW POLO 1.0 C/ SISTEMA GPL, 5 LUG. - BRANCO VE, FC, DA, JE, FN, ETC. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2000 VW GOLF 1.4 CONFORTLINE - PRETO AC, ABS, JE, DA, VE 4, ESP. ELEC., ALARME ETC. . . . . .11/2000 PEUGEOT 106 1.5D OPEN - AZUL VE, FC, FN, BANCOS DESPORTIVOS, ETC.. . . . . . . . . . . . . . . . . .1998 VW PASSAT 1.9 TDI VARIANT - PRETA JE, DA, VE, FC, FN, TA, ABS, ETC. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .1996 RENAULT LAGUNA 1.9 DCI PREVILLEGE 120CV - PRETO AC, CB, EP, VE, FC, JE, ESP. . . . . . . . . .2003 OPEL ASTRA 1.4 SELECTION - CINZA AC, ABS, JE, ESP., VE, RCD, LIVRO REVISES . . . . . . . . . . .2003 HYUNDAI ELANTRA 1.6 GLS - CINZA AC, ABS, CT, JE, VE, FC, FN, ESP. PELE . . . . . . . . . . . . . . . . .2001 R. CLIO 1.2 AUTENTIQUE - CINZA ABS, VE, FC, JE, etc. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2002 NISSAN ALMERA 1.5 COMFORT - PRETO AC, ABS, VE, FC, FN, DA, ESP. ELE., JE, etc. . . . . . . . . . .2000 RENAULT MEGANE EXTREME 1.5 DCY - CINZA PRATA, AC, CB, JE, DA, ABS, FN, LIV. REVIS. . .08/2008 OPEL CORSA 1.5 TD SPORT (ISUZU) - TA, JE, DA, VE, FC, BASC DESL., ESP. ELECT. . . . . . . . .08/1998

OPORTUNIDADES
FIAT BRAVO 1.6 M-JET SPORT 120CV 2010 CITROEN C2 1.4 HDI VTR 70CV 2005 CITRON C4 1.6 HDI EXCLUSIVE 110CV 2008

sde De 90 19

Audi A3 Sportback........2008 ..17.900 Toyota Aygo AC/JE........2005 ....7.250 Seat Cordoba TDi..........2005 ....9.900 Audi A4 2.5 TDi ............1999 ....9.900 Megane Break DCi........2005 ....9.900
Nacional Verso SPORT 120cv Diesel 16800 Nacional 4 Lugares 7900 Nacional Full Extras 110cv 15300

VW Polo c/ AC...............2002 ....5.500 Fiat Seicento S..............2001 ....2.900 Peugeot 307 HDi..........12/01....7.500 Seat Ibiza 1.9 D Van .....1999 ....3.750 Citroen C4 1.4SX Pack ..2006 ....9.250 Yamaha Virago 250 .......... ........1.500
Preos e caractersticas

RENAULT MEGANE BREAK 1.5 DCI 105CV 2009

AUDI A6 AVANT 3.0 TDI QUATTRO S-LINE 2005

TOYOTA AVENSIS SW 2.0 D4D SOL 126CV 2007

TOYOTA DYNA M - 35-35 D4D - BRANCA - IVA DEDUTVEL . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .12/2006 MERECEDES VITO 110D - BRANCA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .08/1998 MAZDA 8 MZ - CD 1.4 HDI CONFORT - CINZA PRATA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .12/2066 HYUNDAI H100 2.5 D - CINZA PRATA - 2.750 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2001 OPEL CORSA 1.3 CDTI - BRANCO - LIVRO DE REVISES, IVA DEDUTVEL . . . . . . . . . . . . . . . . . .12/2008 VW POLO 14 TDI - BRANCO - AC, VE, FC, DA, JE, L. REVISES, IVA DEDUTVEL . . . . . . . . . . . . .12/2006 FORD TRANSIT 2.400 TDCI 140CV TA 3 - BRANCA - CAIXA DE 6 VELOCIDADES, ETC. . . . . . . . .10/2005 HYUNDAI 1.5 CRDI PLAY - BRANCO - AC, VE, FC, DA, ABS, ESP., ETC . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2005 OPEL CORSA 1.3 CDTI - BRANCA - AC, ABS, VE, FC, DA, IVA DEDUT., LIVRO DE REV. - 6.700. . . .2006 CITROEN C3 1.4 HDI - BRANCO - AC, CB, ABS, DA, FC, VE, FN, LIVRO REV., IVA DED.. . . . . . . . . . .2007 RENAULT MASTER 2.5 DCI - CABINE TRIPLA 9 LUG. - BRANCA - IVA DEDUTVEL + LIVRO REV. . .2007 OPEL COMBO 1.7 DI - BRANCA - AC, ABS, DA, T. CASST., CAIXA TRMICA . . . . . . . . . . . . . . . . .09/2004 FIAT DUCATO 2.8 DS - BRANCA - 116 000Kms . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2001 HYNDAI H1 TURBO INTERCOOLER - PRATA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2001 FIAT DOBLO CARGO 1.3 MULTIJET MAXI - BRANCA - AC, ABS, CB, DA, VE, FC IVA DEDUT . . . .11/2008

COMERCIAIS

VISITE: www.gepcar.com Nacional Extreme 105cv 14900 Nacional Full Extras S-Line 29900 Nacional Sol Full Extras Garantia de Fbrica

COM OUTRAS VIATURAS EM STOCK


Rua da Bicainha, n. 1- 4705-630 - TEBOSA - BRAGA Tlf. 253 673 201 - Tlm. 917 641 432 - Abertos ao sbado e Domingo

ABERTO AO SBADO TODO O DIA


Rolar 1: Rua da Lameira, 113 - Gualtar (junto farmcia) Braga Rolar 2: Av. Joo XXI (Rodovia, junto Galp) Braga Tlf. 253 678 815 - 936 006 009 - 967 006 009

Ferreiros - Braga (Ao lado da Igreja) Telf./Fax 253 691 613 Tlm. 917 620 578

SSantosCar
Veculos Multimarca de Gama Mdia/Alta tais como

Av. Central n. 19 - E.N.201 4730 (Marrancos) Vila Verde Tlm. 961 705 827 | Tlf. 253 388 266 www.ssantoscar.com E. ssantoscar@gmail.com

CARVIVAS
Visite-nos:www.carvivas.com Marca/Modelo
PEUGEOT 206 1.1 3P HYUNDAI COUP 1.6 FX BMW 318 TDS VW BORA 1.9 TDI 115CV AUDI A6 1.9 TDI 110cv RENAULT CLIO 1.5 DCI ROVER 45 FIAT PUNTO 1.2 VW POLO 1.2 3P FORD FOCUS 1.8 TDDI IVECO 45-10 MINIBUS VW CADDY 2.0 SDi FIAT STRADA 1.9 JTD

AUTO STAND CORREIA


www.autostandcorreia.pt geral@autostandcorreia.pt

Comrcio de Automveis

standcarvivas@hotmail.com Ano Cor


1999 1999 1996 1999 1994 2002 2003 2003 2002 200 1996 2006 2005 CINZA VERMELHO AZUL PRETA PRETO BRANCA CINZA CINZA CINZENTO AZUL BRANCA BRANCA BRANCA 75.000Kms Full extras Carrinha cx 6 vel. Carro Comercial 40.000Kms Impec. C/ Novo SW 20 Lugares
IVA dedutvel IVA dedutvel

JAGUAR S-TYPE 3.0 PROMOO V6 EXECUTIVE BMW 520D TOURING


2006 CX. AUT. 238CV KIT XR C/T/EXTRAS NACIONAL Preo: 23.900

2006 C/t/ extras Nacional Preo: 24.850

ASTRA CARAVAN COSMO/1.9CDTI/150CVS/2007/13731

PEUGEOT407SW/EXECUTIVE 1.6HDI/110CVS/2006/12221

JAGUAR S-TYPE 2.7D V6


Executive 2006 C/t/extras Nacional Preo: 24.900

OPEL ASTRA 1.3 CDTI EDITION CARAVAN


2008 - C/t/extras Nacional Preo: 12.800

CITROEN C4 1.6 HDI VTR-PACK


2008 C/t/extras Nacional Preo: 12.800

ABERTO AO DOMINGO DE TARDE


FORD MONDEO TITANIUM/2.0TDCI/140CVS/2007/15151 AUDI A6 AVANT EXCLUSIVE/2.7TDI/V6/2006/23232

Lage - VILA VERDE - Tlf. 253 927 099 Fax: 253 927 714 Telem. 936 026 201 936 026 202

BMW 320 D
2008 177CV Nacional c/t/ extras c/ garantia Preo: 25.500

OPEL ASTRA CARAVAN 1.3 CDTI


2006 90cv C/t/extras Nacional C/ garantia Preo: 9.800

AUDI A4 2.0 TDI


2005 Verso Sport Nacional C/t/extras Preo: 19.900

OPORTUNIDADES
SKODA FABIA 1.2 CONFORT 2003
2 Lug. I.V.A dedutvel Preo 4.900 C/t/extras - Preo: 4.750

VOLVO S80 2.4 D5


2007 Nvel 3 C/ t/ extras + caixa automtica Preo: 29.900
Tv. Rafael Bordalo Pinheiro lote 40, 4710-347 Braga tel. 253 615 575 Fax 253 254 929 Tlm. 965 167 470 965 084 333 www.ofirodas.pt

OPEL CORSA - 12/2004 SMART FORTWO 1.0


2007 PASSION 84cv ltimo modelo c/t/ extras 13900Kms - Preo: 8.500

NEGCIOS DE AUTOMVEIS, LDA.

Abertos ao Sbado todo o dia Domingos e Feriados de tarde

j a

Rese sua 905

rve ura

OFERTA DE 1 SEMANA DE FRIAS NO ALGARVE NA COMPRA DA SUA VIATURA ABERTO AO SBADO AT S 18.00 h. Crdito at 84 meses. Garantia 1 ano s/ limite kms p/ todas viaturas SEDE: Av. Joo XXI, 519 - Tel. 253 264 826 - 253 221 237 Fax 253 616 325 - BRAGA Tlms.: 919 316 304 / 962 776 016

966

viat

368

AGORA C/ NOVAS INSTALAES na Rua Dr. Augusto Csar C. Gomes


Pav. 1
BMW 320D TOURING PACKET M PANORMICA - FUL EXTRAS - 2007

(junto Esc. Primria de Ferreiros)

- BRAGA

SEAT LEON 170CV FR. FULL EXTRAS - 2008

Avenida do Cvado, n. 316 - 4700-690 Palmeira - BRAGA tlf./fax 253 282 267 tlm. 918 012 323

Rua Conselheiro Lobato, n. 446 - BRAGA Tlf. 253 274 105 www.onerent.pt

tlf.fax 253 694 843 tlm. 965 033 901 936 536 556 2. a 6. feira das 09h00 s 12h30 e das 14h00 s 19h00 Sbado das 09h00 s13h00 autosatelite1983@gmail.com

PUBLICIDADE # 5 de Outubro 2011 Correio do Minho // 37

www.janautomoveis.com E.N.201 (direco Braga-Prado) MERELIM - BRAGA

Automveis

WWW.GOVIGOCAR.COM OCASIO DO MS
Modelo: C 220 Cdi Station Avantgard Blue Efficiency - Cr: Cinzento Prata Ano: 08/2010 - Kms: 35.500Kms Garantia: 1 Ano da Marca Extras: Full Equipamento (Sensores Luz;Chuva; Estacionamento; GpsAp50; Gancho reboque etc) Preo: 38.000

MERCEDES-BENZ

automveis
AutoFix, Lda., dispe de um Sistema de Gesto da Qualidade, certificado de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2008 pela APCER.
AUDI FORD BMW BMW OPEL FORD MERCEDES RENAULT PEUGEOT AUDI RENAULT RENAULT A4 AVANT 2.0TDI SPORT-LINE 170CV C-MAX 1.6TDCI TITANIUM 110CV 320D TOURING LCI GPS/DVD/XENON SERIE 5 520D TOURING SPORT 177CV ASTRA H CAR. 1.7CDTI COSMO 6 125CV FOCUS STATION 1.6TDCI TITANIUM C220 STATION AVANTGARDE 150CV CLIO 1.5DCI DYNAMIQUE 85CV 307 BREAK 1.4HDI XS PREMIM A4 AVANT 2.0TDI S-LINE 170CV F. Extras MEGANE III 1.5DCI DYNAMIQUE GPS MEGANE CABRIO 1.6i 16V COUPE Nacional Nacional Nacional Nacional Nacional Nacional Nacional Nacional Nacional Nacional Nacional Nacional 2009 2007 2007 2008 2007 2008 2007 2007 2003 2007 2009 2004

CITRON C3 1.4 EXCLUSIVE FULL EXTRAS - 5.400


2004 2004 2001 2000 1999 1999 1996 1997 1997 2000 BMW 525D TOURING BOMBARDIER DS 650 (MOTO 4) RENAULT LAGUNA 1.9DCI 120CV OPEL ASTRA 1.4 CARAVAN SPORT ROVER 45 2.0 DIESEL VW PASSAT 1.9 TDI 110CV FIAT PUNTO 1.2 SX (***BARATO***) AUDI A6 1.9TDI 110CV SPORT RENAULT MGANE COUPE 1.6 CITRON BERLINGO 1.9D

VW NEW BEETLE 1.9 TDI FULL EXTRAS - 8.900

FULL EXTRAS -ACA, JE17, GPS, BE, RE, ESTOFOS EM PELE ESCAPE RENDIMENTO FMF PC4, SUSPENSO RYDE FX ACA, 4XVE, FCC, JE,PM,FN,RCD,VM,CX 6VEL.,CT,FD AC, DAB, RCD, BD, 4XVE, RE, JE, DA, FN, FCC +EXT. AC, DAB, DA, JE, 4XVE, RE, PM, FN, RCD, TA 4XVE, ACA, DAB, TA, JE, FCC, DA, FN, RE, LIV. REVISE VARIOS EXTRAS, BOM ESTADO GERAL AR COND., BANCOS AQUEC.,CRUISE CONTROL, FCC, 4VE EXCELENTE ESTADO GERAL, COM MUITOS EXTRAS COM GIRAFON, BOM ESTADO GERAL

21.000 3.800 8.100 4.600 3.900 7.250 1.200 8.700 2.400 3.200

Modelo: C 250 Cdi Coupe AMG Cr: Branco - Ano: 08/2011 Kms: 900Kms Garantia: 2 Anos da Marca (Viatura servio NOVO) Extras: Full Equipamento (Gps;Verso AMG; Sensores aparcamento; chuva e Luz; Cx. Automtica; bancos desportivos; Jll, etc) Preo: 59.000
Tlf: 253 926 191 933 044 240 Stand@govigocar.com RUA DE SANTO ANDR , 293 4730-304 MOURE - VILA VERDE

MERCEDES-BENZ

MAIS VIATURAS EM STOCK | 24 MESES DE GARANTIA


INSTALAES: Abertos aos Sbados e Domingos Av. Independncia, n. 48 - Arcos 4705-162 Braga - Portugal Tlf: 253 684 936 962 757 179 info@autofix.pt www.autofix.pt

MAIS

VIATUR A S

EM

STOCK

C O N S U LT E - N O S

Tlf./Fax 253 627 593 - 916 137 893 - 919 657 621

tlf. 253 284 432 tlm. 927 821 780 Abertos ao Sbado todo o dia e ao Domingo de tarde

GranFormula Automveis
Frossos - Braga - (junto ao Modelo)
Tlf. 253 673 315 - ABERTO AO FIM DE SEMANA

PROMOES DA SEMANA

CITROEN C4 VTR 1.6 HDI ANO 2007 - 11500

MERCEDES BENZ B180 CDI GPS ANO 2008 - 19.900

Fiat Grande Punto EVO (Diesel)

Ford Fiesta 1.6 TDCI (Diesel)

CRDITOS E SEGUROS
Ao lado Parque de Estacionamento do Modelo em Frossos - BRAGA

Ano: 2010
SUPER PREO

Ano: 2010
SUPER PREO

Comrcio de Automveis
Vrias Viaturas em Stock SERVIO MECNICA GERAL

PNEUS GUIA
PNEUS NOVOS E USADOS a Bom Preo ALINHAMENTO DE DIRECES
LOJA 1: Rua Ponte de Rodas, n. 259 4720-247 Caldelas - Amares - tlf. 253 361 979 LOJA 2: Rua Eng. Joo Teixeira da Silva, N. 17 4700 Braga - tlf. 253 613 091

marcus carvalho
automveis
tlf. 253 007 699 tlm. 937 776 161
OPEL ASTRA 1.7 CDTI GTC PELE GPS 2005 14.500
FORD S-MAX 2.0 TDCI TITANIUM, TECTO PANORM. 2008 23.250

Opel Corsa 1.3 CDTI COMERCIAL V.E / D.A / R.C / 2005 / 6.400

Volskwagen Golf IV 1.9 TDI 110 c.v J.E 17 / C.B / F.N / 1999 / 7.900

Peugeot 206 XS 2.0 HDI COMERCIAL A.C / F.N/ 130.000 KM / 2000 / 5.800

Smart Fortwo Gasolina 1999 - A.C / FN CX.AUT. TECTO PANOR. / J.E 15 / MANOMETROS / 4.000

LOJA 3: Lugar do Bico - 4720 Lago - Amares - tlf. 253 311 305 LOJA 4: Parque da Ponte, Rua do Pinhal, Lugar de Caldas 4706-629 Sequeira - Braga - tlf. 253 287 677 ABRIU EM NOGUEIRA - JUNTO AO RECHEIO - tlf. 253 618 499

AUDI A4 2.0TDI SPORT 2009 29.900

FIAT 500 D MTJ SPORT 2007 13.250

No somos melhores nem piores.... SOMOS DIFERENTES


Avenida Sequeira - 4700-885 Braga - Tlm. 933 377 605 - www.nf-car.com

Lugar S. Sebastio Rua 1 - Porta 43 - 4730479 Vila de Prado - BRAGA marcuscarvalho.auto@gmail.com www.marcuscarvalhoautomoveis.com

PRODUTOS DE POLIMENTO PARA O SEU AUTOMVEL


Rua de Mazago, 78 4705-074 Aveleda BRG Tlf. 253 670 663 Fax: 253 674 212 www.coteq.pt - E-Mail: geral@coteq.pt

GOSTARIA DE PAGAR MENOS PELOS SEUS SEGUROS? TEMOS AS MELHORES SOLUES!!


CONSULTE-NOS: 911 954 072

(Admite-se Mediadores)

38 // Correio do Minho 5 de Outubro 2011 # PUBLICIDADE

FREITAS COSTA & FILHOS, LDA.


Alvar n. 4911

Construo Civil e Obras Pblicas

Loteamento Quinta da Naia

VENDE T3
Com 3 frentes, garagem + lugar de garagem, junto a escolas. Muito bem localizado.

Edifcio Montlios - BRAGA LOJAS COMERCIAIS


(75m2 e 100m2) Junto ao Estdio AXA

Loteamento Vila Flor


GUIMARES

PARA ARRENDAR
S. VTOR
T1 - Alameda Maria da Fonte . . . . . . . . . . . . .200 T3 - Al. Maria da Fonte, c/ l. gar. . . . . . . . . . .250

MAXIMINOS
T3 Mobilado - Praceta Esc. do Magistrio, c/ gar. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 350 T2 - Travessa do Cruzeiro, c/ gar. . . . . . . . . . 250 Loja - Rua do Cruzeiro, c/ 100m2 . . . . . . . . .250 Loja - Praceta Escola do Magistrio . . . . . . .300 Armazm - Rua Padre Cruz, c/ 640m . . . . . . .950

AMARELA
Armazm - Lug. do Quinteiro, c/ 160m2 . . . . . . .350

MONTLIOS
T0+1 - Rua Padre Freitas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .235
Rua do Cruzeiro, 254 | Maximinos | 4700-116 Braga | tlf. 253 606 830 / 919 991 083 / 967 636 690 | E.mail: comercial@freitascosta.pt

PUBLICIDADE # 5 de Outubro 2011 Correio do Minho // 39

Ninfetinha
19 aninhos. Corpo de sereia.

Menina s
Massagem pr-desportiva tailandeza e relaxamento, corpo inteiro, c/ fins teraputicos + convvio ou s massagem e descompresso. Menina s, pele clara, elegante, meiga, extica, em lingerie. Local discreto. 20 beijinhos.

Manuela
45 anos, peito 38 duro. Oral ao natural. Trs pratos, sem pressas. Todos os dias. 15 beijinhos.

Horscopo
CARNEIRO Amor: Sentir muita facilidade em demonstrar o seu afecto s pessoas de quem gosta. Sade: Controle as suas emoes. Dinheiro: Deve conter as suas despesas. Nmeros da Sorte: 1, 3, 24, 29, 33, 36 TOURO Amor: Estabilidade a nvel emocional. Sade: Tendncia para andar um pouco descontrolado. Dinheiro: Fique atento a novas e melhores oportunidades profissionais. Nmeros da Sorte: 7, 11, 18, 25, 47, 48 GMEOS Amor: A comunicao com amigos distantes trar-lhe- boa disposio. Sade: Vigie a sua tenso arterial. Dinheiro: Este perodo avizinha-se muito complicado a nvel financeiro. Nmeros da Sorte: 4, 6, 7, 18, 19, 33 CARANGUEJO Amor: Cuidado com os amores atormentados. Sade: Regular. Dinheiro: Perodo favorvel ao incio de novos projectos. Nmeros da Sorte: 9, 11, 25, 27, 39, 47 LEO Amor: Os seus sentimentos estaro agora mais definidos. Sade: Proteja-se do frio. Dinheiro: Este perodo ser excelente para quem no teme as mudanas. Nmeros da Sorte: 10, 20, 36, 39, 44, 47 VIRGEM Amor: A felicidade e a paixo iro marcar a sua vida. Sade: Cuidado com as correntes de ar. Dinheiro: Poder precisar da ajuda de um colega para finalizar uma tarefa importante. Nmeros da Sorte: 7, 18, 19, 26, 38, 44 BALANA Amor: Perodo favorvel conquista. Sade: O seu sistema respiratrio anda muito frgil. Dinheiro: Seja ousado. Nmeros da Sorte: 1, 8, 42, 46, 47, 49 ESCORPIO Amor: Seja mais verdadeiro relativamente aos seus sentimentos. Sade: O cansao poder tomar conta de si. Dinheiro: No despreze um aviso de um colega de trabalho bastante experiente. Nmeros da Sorte: 4, 9, 11, 22, 34, 39 SAGITRIO Amor: possvel que receba a notcia de que a sua cara-metade se vai afastar por algum tempo, por motivos de trabalho. Sade: Comece a pensar em consultar o seu mdico. Dinheiro: Procure arranjar bons argumentos que convenam o seu chefe a levar o seu projecto adiante. Nmeros da Sorte: 7, 13, 17, 29, 34, 36 CAPRICRNIO Amor: Confie inteiramente num amigo de infncia. Sade: No deixe arrastar um problema de sade. Dinheiro: O seu trabalho vai ser de to boa qualidade que todos vo ficar satisfeitos. Nmeros da Sorte: 1, 2, 8, 16, 22, 39 AQURIO Amor: Ponha de lado todos os complexos e inibies e entregue-se paixo. Sade: A sorte est do seu lado. Dinheiro: Tudo aquilo a que se propuser, conseguir concretizar. Nmeros da Sorte: 7, 11, 19, 24, 25, 33 PEIXES Amor: Perodo muito favorvel concretizao de uma unio. Sade: Participe numa modalidade desportiva colectiva. Dinheiro: Fale com os seus superiores hierrquicos, no sentido de receber um merecido prmio pelo trabalho prestado. Nmeros da Sorte: 5, 25, 36, 44, 47, 49

910 395 170

964 806 631

925 897 585


Ana Maria
NOVIDADE - 24 HORAS Portuguesa + amigas de 23, 22, 33 e 36 aninhos. Prontas para realizar todas as fantasias.

Mulatinha
De volta. So 20 beijinhos, oral ao natural, 69, beijo, show lsbico + amiga, espanholada, super meiga, filmes. 45 minutos de prazer. Das 09h00 s 20h00. D.V.D., com acessrios.

Fernanda entre 4 paredes

918 595 077

910 232 281


Prazer de chocolate
18 anos reais, bonita e meiguinha, corpo escultural, oral ao natural, 69 gostoso, com acessrios. Show lsbico, + amiga. Venha conferir. Das 09h00 s 20h00

914 481 177 922 236 350

NOVIDADE Aoreana
Olhos de gata, adoro o chupa-chupa e beijo na boca. Vem deliciar-te.

Loirinha
Meiga, peitos durinhos, peludinha, molhadinha, tua espera. Act. colab., portuguesa.

910 139 856

938 195 875

964 710 882


ndia
Mulher diferente, com massagem relaxante. Local discreto e higinico

2 Amigas
Morena, elegante, meiga e completssima, uma brasa. Loira, 27 aninhos, um fogo na cama.

Morena
Bombstica, 22 anos. tua espera.

968 855 963 965 632 207


Morenaa
Muito quente, oral profundo, 69, espanholada natural, completa, 20 beijinhos.

967 965 105

964 458 054


Iniciante
NOVIDADE Angolana, ex. modelo, corpo escaldante, meiga, 28 anos. Vem saborear, 69.

Portuguesa
Massagista profissional, massagem relaxante, dores de pescoo, coluna, anca, etc.

917 170 782

914 219 521


15 beijinhos

916 153 738

Joana
Portuguesa a iniciar. Divorciada, elegante. O... natural. De segunda a sexta. Vem conferir.

918 992 311

SABRINA Mamas 50, morena, quente, atrevida e provocante. Toda apertadinha e peludinha. Atende sem pressas. Descrio e higiene total.

Bela loirinha
Elegante e meiguinha. S 15 beijinhos.

919 583 971


Linda jovem

964 480 896


Portuguesa
43 anos, grandes peitos, carinhosa. Atende sem pressas, com oral ao natural. Bem gostosa e quente.

18 aninhos
Reais, iniciante em Braga. + Amigo de 28 anos, juntos realizamos todas as suas fantasias. Das 09h00 s 20h00

964 477 349 916 746 737


Portuguesa

23 anos, muito bonita, corpo escultural, peito XXL muito meiguinha, 1.68 alt., pele clara e completinha. Sem pressas. Das 09h00 s 23h00.

927 729 256


DE VOLTA A BRAGA Com novidades. Peludinha, mais amiga de 19 anos. Oral especial.

917 561 088 963 170 504

Rafaela Ecker

Massagista profissional, massagem relaxante, dores de pescoo, coluna, anca, etc.

Sofia
Portuguesa, 19 aninhos, peitos XXL. O... natural. Vem conferir.

914 219 521

919 020 721


2 Portuguesas
De 21 e 25 anos, peito XL, oral ao natural.

916 708 226

Paula
Portuguesa. Mulher atraente. Venha confirmar.

40 anos
Cheia de amor e carinho para dar. Realizo todas as suas fantasias, das 09h00 s 20h00

910 490 773

963 846 511

964 477 349 916 746 737


Bela mulata

TABACARIA CENTRAL
Central de Camionagem - BRAGA

QUIOSQUE TOPLEITURA
Na Estao Caminhos de Ferro - BRAGA

Portuguesa, carinha linda, peito XL, bunda gostosa. Venha deliciar-se, massagem relaxante e acessrios.

QUIOSQUE CRISTINA
Rua Elsio de Moura - Enguardas - BRAGA

PASTELARIA DO PICO
Vila Verde - Portela do Vade Pico de Regalados

926 131 242

Victria
Com este calor... Venha tomar um duche comigo. 21 anos, alta, elegante, seios XXL, beijinhos e 69. Atendo em meias-ligas.

QUIOSQUE DIZERES DAGORA


Avenida da Liberdade (junto Praa de Txis da Ponte de S. Joo) - BRAGA

QUIOSQUE CENTRAL MAGAZINES


Ferreiros - Amares (junto Rua de Santo Antnio)

912 069 660


Portuguesa

RECEPCIONAMOS TODOS OS DIAS O SEU PEQUENO ANNCIO

15 CRAVOS S hoje. Adoro sexo com 69. Oral nervoso. Vais adorar. Higiene a 100%.

913 351 001

C m

QUARTA, 5 Outubro 2011


Geral 253 309 500 Publicidade 253 309 507 Faxes 253 309 525 / 26% redaccao@correiodominho.pt

61/2011

www.correiodominho.pt

twitter.com/correiodominho

14 16 23 38 45*8*11
Esta informao no dispensa a consulta da lista oficial de prmios

facebook.com/correiodominho

Jennifer Aniston no lanamento do filme Five


Jennifer Aniston esteve no lanamento da primeira parte de 'Five', na noite de segunda-feira, em Washington. Sorridente, a actriz mostrou mais uma vez porque considerada uma das mulheres mais elegantes do show business. Aniston esbanjou simpatia por todos os presentes.

Moore e Asthon: 290 milhes em jogo


Com o divrcio em andamento, Demi Moore e Ashton Kutcher tero que dividir uma fortuna de 290 milhes de dlares. Segundo a revista 'Star', os dois j no moram juntos h seis meses, e esto prestes a assinar o divrcio. O motivo foi a traio de Ashton. Estiveram casados seis anos.

Jessica White sensual na Maxim de Outubro


A modelo e actriz norte-americana, Jessica White, a estrela da edio de Outubro da revista 'Maxim'. Depois de protagonizar ensaios sensuais para marcas famosas como 'Ralph Lauren', 'Oscar de la Renta' ou 'Tommy Hilfiger', a beldade de 27 anos posa, em lingerie, para a revista masculina. Uma produo imperdvel.

s na Europa A modelo bras ileira Renata R amos, estrela de vrios cat logos de mod a no Brasil, ac de fazer a sua aba estr relacionados co eia europeia em trabalhos m moda. Dep ois do sucess da sua produ o o fotogrfica no 'bella.com a menina boni ', ta de Santa Cat ar no final da se mana passada, ina fez parte, na elaborao um novo cat de logo agncia que re de Vero onde a 'Id Model s', presenta Renat a, apresenta algumas das su as propostas, com base em criaes dos alun universidade de os de uma conceituada So Paulo.

Renata Ram

Publicidade

Grande Campanha de descontos nas Bicicletas de Montanha. Marcas: BH e AGIEV

Jlio Ferreira Lopes & Filhos, Lda.


FIGUEIREDO - BRAGA tlf. 253 684 748 motoveiga@mail.telepac.pt
BIC.MTB A 75K1 Preo 1625.00 com desconto 1299.00 BIC.MTB AGIEV DEOR Preo 557.35 com desconto 419.00 BIC.MTB AGIEV ALTUS Preo 278.67 com desconto 209.00

You might also like