You are on page 1of 5

Descobrindo o Amap, por Luli Rojanski.

Adriano Silva de Souza

Luli Rojanski, autora paranaense, que se encanta pela terra dos tucujus, relata atravs de cartas as suas descobertas naturais do Estado do Amap. As visitas aos lugares exticos como; o Arquiplago do Bailique, foz do rio Araguari, foz do rio Amazonas, dentre outros. Tornam-se inspiraes para suas escritas. sem duvida, uma obra de conhecimento das riquezas naturais do Amap. Rojanski utiliza-se de uma linguagem simplificada e potica para aproximar homem e natureza, para demonstrar o quanto possvel a convivncia harmoniosa entre o ser humano e meio ambiente. As descries naturais j foram utilizadas com grande entusiasmo nos relatos do Descobrimento do Brasil, aquilo que Olivieri e Villa (ANO) chamou de a Carta do Achamento. Pero Vaz de Caminha por meio de sua descrio informou D. Manuel I sobre as viagens e sobre a descoberta da nova terra, hoje Brasil. Assim como Caminha, Luli recorre s observaes da natureza para contar poeticamente suas experincias em terras novas. As produes, citadas anteriormente, esto separadas por mais de quinhentos anos, no entanto, o que parece comum nos primeiros escritos em terras brasileiras como as belezas naturais e povos primitivos, torna-se estranho do ponto de vista atual, onde, as aspiraes do ambiente afastamse do escritor moderno. Todavia, Moiss (2001) diz que essas descries so bem vindas para entender as origens do meio social:

Como imediato entender e aceitar, to importante repositrio de informaes culturais no podem deixar de ser considerado mesmo quando, como no caso presente, pretendemos montar um painel das nossas origens e formao dum ngulo basilarmente literrio. (p. 29) Acadmico de Letras da Universidade do Estado do Amap UEAP.

Assim como, a chuva impressionou os portugueses nos escritos de Caminha, a paranaense Luli Rojanski, ficou entusiasmada com a grande ocorrncia de chuvas na regio. Sua visita aos diversos lugares do estado teve como companheira inseparvel, a chuva. Na crnica sob o cu, no trapiche, a autora descreve uma certa intimidade com o fenmeno, e um recomeo que ela transmite:
Visito o trapiche numa daquelas tardes duvidosas de abril, quando o movimento fugaz das nuvens, cinzas, plidas, vez por outra dissimula a fora do sol em declnio. Penso que todo abril assim, as tardes indefinidas, os ventos mansos impelindo as guas do rio sempre no mesmo sentido, e tenho ali a nostalgia da vida que no volta, que segue, como o rio, sempre na mesma direo. (p. 33)

um relato bem prximo da verdadeira observao que se tem das regies descritas. A linguagem acessvel atrai o leitor pra uma viagem pelos municpios amapaenses, seja pelas estradas que os ligam capital, seja pelos rios que escondem alguns mistrios descritos pela autora. Em ambas as cartas, a linguagem potica fortemente influenciada pela riqueza natural que o autor presencia. No entanto, a emoo notada no escritor no compromete a escrita documentria das obras. Olivieri e Villa (ANO) descrevem a Carta de Achamento de Caminha como A Certido de Nascimento do Pas:

Foi a Carta de Achamento que fez o escrivo passar a Historia. Escrita entre os dias 26 de abril e 1 de maio de 1500, tem como objetivo informar ao rei de Portugal, D. Manuel I, o descobrimento e apresentar-lhe o que a se encontrou. A carta revela um estilo claro, marcado pela objetividade que convm a um relatrio. Os fatos aparecem narrados em ordem cronolgica, desde o comeo da viagem, em 9 de maro, at o momento de deixar o Brasil, em 2 de maio. (p.17)

Acadmico de Letras da Universidade do Estado do Amap UEAP.

Assim, os duas obras representam momentos diferentes e distantes entre si, todavia impressiona o deslumbramento dos dois momentos. Como se nota, a natureza das terras brasileiras chamam ateno at mesmo em nos dias atuais, o mundo ainda se espanta com cada descoberta feita nessas terras, o Brasil parece ser infinito, pois, tem a capacidade de guardar suas belezas ao longos dos anos. Como observado por Olivieri e Villa (ANO) a carta a primeira expresso de deslumbramento e ao mesmo tempo dos equvocos e intenes do colonizador portugus (apud Aderaldo Castelo, p. 18). Mas, ao contrario do interesse econmico do trono portugus, Luli Rojanski escreve sem se importar com qualquer resultado econmico ou poltico, escreve porque desperta um sentimento por estas terras, e parece apaixona-se pelo lugar. Em Lugar da Chuva, Luli tem a liberdade de descrever as varias alegrias e emoes de suas viagens. J, segundo MOISS (2001), Caminha sofre as limitaes pelo fato de estar preso ao seu ofcio,
Como ele prprio declara, o seu intuito era dar uma informao da terra. Desse modo, teve de ater-se s funes de fiel cronista de tudo quanto os seus compatriotas experimentavam no contato com a terra nova. Mas o escritor, que ele , alvorece na pele do escrivo. Seus raros dotes de narrador, sua profunda intuio humana no conseguem liberta-se dos vcios profissionais e limitaes do oficio. (p. 29)

Outro ponto a destacar a no interao entre o escritor portugus e os nativos, posto que as circunstncias culturais como: lngua, costume, fentipo, entre os nativos e portugueses afastaram, inicialmente, o contato entre os dois. J a escritora paranaense tem intensa interao entre o povo do Amap, posto que as condies acima descritas so favorveis a ela. Assim, a relao entre os textos so imprescindveis para a formao da

Acadmico de Letras da Universidade do Estado do Amap UEAP.

conscincia literria das origens do Brasil e do povo amapaense, bem como para entender a identidade que foi construdo ao longo tempo.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS MOISES, Massuad. Histria da Literatura Brasileira: das origens ao

romantismo. Vol. 1. : Cultrix, 2001.


OLIVIERI, Antonio Carlos. VILLA, Marco Antonio.

Cronistas

do

Descobrimento. So Paulo: Fundao Nestl de Cultura, 2007.


ROJANSKI, Luli. Lugar da Chuva: crnicas do Amap. So Paulo: Escrituras editora, 2001.

Acadmico de Letras da Universidade do Estado do Amap UEAP.

Acadmico de Letras da Universidade do Estado do Amap UEAP.

You might also like