You are on page 1of 18

Direito Processual Civil

Professor Mrcio Roberto Jorge Filho

ROTEIRO DE AULA

II PROCEDIMENTOS CAUTELARES ESPECFICOS

1 ARRESTO - 2 modalidades de arresto: a) arresto executivo art. 653, CPC:


Art. 653. O oficial de justia, no encontrando o devedor, arrestar-lhe- tantos bens quantos bastem para garantir a execuo. Pargrafo nico. Nos 10 (dez) dias seguintes efetivao do arresto, o oficial de justia procurar o devedor trs vezes em dias distintos; no o encontrando, certificar o ocorrido.

- no tem natureza cautelar - medida executiva b) arresto cautelar arts. 813 a 821, CPC - processo autnomo 1.1 Finalidade - garantir eficcia de uma execuo por quantia certa

1.2 Conceito - apreenso judicial de bens indeterminados do devedor 1.3 Requisitos a) prova literal da dvida lquida e certa fumus boni iuris (art. 814, CPC) b) situao de perigo periculum in mora (art. 813, CPC) - art. 813, CPC situaes de perigo:
Art. 813. O arresto tem lugar: I - quando o devedor sem domiclio certo intenta ausentar-se ou alienar os bens que possui, ou deixa de pagar a obrigao no prazo estipulado; II - quando o devedor, que tem domiclio:

Direito Processual Civil

Professor Mrcio Roberto Jorge Filho

a) se ausenta ou tenta ausentar-se furtivamente; b) caindo em insolvncia, aliena ou tenta alienar bens que possui; contrai ou tenta contrair dvidas extraordinrias; pe ou tenta pr os seus bens em nome de terceiros; ou comete outro qualquer artifcio fraudulento, a fim de frustrar a execuo ou lesar credores; III - quando o devedor, que possui bens de raiz, intenta alien-los, hipoteclos ou d-los em anticrese, sem ficar com algum ou alguns, livres e desembargados, equivalentes s dvidas; IV - nos demais casos expressos em lei.

- comprovao das situaes de perigo (arts. 814, I e II e 816, II, CPC): prova documental justificao prvia suprimento pela cauo

1.4 Bens Arrestveis - bens imveis ou mveis que sejam penhorveis 1.5 Suspenso do Arresto - art. 819, CPC:
Art. 819. Ficar suspensa a execuo do arresto se o devedor: I - tanto que intimado, pagar ou depositar em juzo a importncia da dvida, mais os honorrios de advogado que o juiz arbitrar, e custas; II - der fiador idneo, ou prestar cauo para garantir a dvida, honorrios do advogado do requerente e custas.

1.6 Extino do Arresto - art. 820, CPC:


Art. 820. Cessa o arresto: I - pelo pagamento; II - pela novao; III - pela transao.

2 SEQUESTRO
2

Direito Processual Civil

Professor Mrcio Roberto Jorge Filho

2.1 Finalidade - garantir eficcia de uma execuo para entrega de coisa certa 2.2 Conceito - apreenso judicial de bens determinados do devedor e que sejam objeto de litgio (visa conservao da coisa) 2.3 Requisitos a) interesse na preservao da coisa fumus boni iuris b) situao de perigo periculum in mora (possibilidade de a coisa vir a ser danificada ou destruda) - art. 822, CPC:
Art. 822. O juiz, a requerimento da parte, pode decretar o seqestro: I - de bens mveis, semoventes ou imveis, quando Ihes for disputada a propriedade ou a posse, havendo fundado receio de rixas ou danificaes; II - dos frutos e rendimentos do imvel reivindicando, se o ru, depois de condenado por sentena ainda sujeita a recurso, os dissipar; III - dos bens do casal, nas aes de separao judicial e de anulao de casamento, se o cnjuge os estiver dilapidando; IV - nos demais casos expressos em lei.

2.4 Bens Seqestrveis - bens que j sejam ou que venham a ser objeto de litgio 2.5 Procedimento - procedimento comum das aes cautelares - possibilidade de aplicao do procedimento de arresto (art. 823, CPC)

3 CAUO 3.1 Conceito - medida preventiva de um dano; garantia * nem toda cauo medida cautelar * cauo de natureza cautelar incidente a outro processo cautelar - ex: art. 804, CPC:
3

Direito Processual Civil

Professor Mrcio Roberto Jorge Filho

Art. 804. lcito ao juiz conceder liminarmente ou aps justificao prvia a medida cautelar, sem ouvir o ru, quando verificar que este, sendo citado, poder torn-la ineficaz; caso em que poder determinar que o requerente preste cauo real ou fidejussria de ressarcir os danos que o requerido possa vir a sofrer. (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1.10.1973)

- ex: art. 805, CPC:


Art. 805. A medida cautelar poder ser substituda, de ofcio ou a requerimento de qualquer das partes, pela prestao de cauo ou outra garantia menos gravosa para o requerido, sempre que adequada e suficiente para evitar a leso ou repar-la integralmente. (Redao dada pela Lei n 8.952, de 13.12.1994)

- ex: art. 819, II, CPC:


Art. 819. Ficar suspensa a execuo do arresto se o devedor: ... II - der fiador idneo, ou prestar cauo para garantir a dvida, honorrios do advogado do requerente e custas.

* ao de cauo autnoma no tem natureza de cautelar tem natureza satisfativa (ao de conhecimento de rito especial) 3.2 Classificao a) Cauo Legal - imposio da lei - ex: art. 690, CPC (cauo para arrematao a prazo):
Art. 690. A arrematao far-se- mediante o pagamento imediato do preo pelo arrematante ou, no prazo de at 15 (quinze) dias, mediante cauo. (Redao dada pela Lei n 11.382, de 2006).

b) Cauo Negocial - garantia que uma parte confere outra, em comum acordo, do fiel cumprimento do negcio jurdico realizado entre elas - ex: fiana c) Cauo Processual - imposta por determinao do juiz - cauo cautelar - ex: art. 799, CPC (poder geral de cautela):
4

Direito Processual Civil

Professor Mrcio Roberto Jorge Filho

Art. 799. No caso do artigo anterior, poder o juiz, para evitar o dano, autorizar ou vedar a prtica de determinados atos, ordenar a guarda judicial de pessoas e depsito de bens e impor a prestao de cauo.

d) Cauo Real e Fidejussria (objeto da cauo) - real garantia consiste em um bem determinado ex: hipoteca - fidejussria garantia consiste no patrimnio de uma pessoa (cauo prestada por terceiro) ex: fiana 3.3 Procedimento - ao de natureza dplice (pode ser requerida por quem): for obrigado a dar cauo art. 829, CPC em cujo favor h de ser dada a cauo art. 830, CPC - obrigao decorrente de lei ou contrato - segue o procedimento comum das aes cautelares

4 BUSCA E APREENSO 4.1 Conceito - necessidade de procura e apreenso de pessoas ou coisas 4.2 Objeto (art. 839, CPC) - bens mveis (coisas) ou pessoas (incapazes) 4.3 Classificao a) Busca e Apreenso Executiva - natureza executiva - execuo para entrega de coisa certa art. 625, CPC:
Art. 625. No sendo a coisa entregue ou depositada, nem admitidos embargos suspensivos da execuo, expedir-se-, em favor do credor, mandado de imisso na posse ou de busca e apreenso, conforme se tratar de imvel ou de mvel.(Redao dada pela Lei n 5.925, de 1.10.1973)

b) Busca e Apreenso na Alienao Fiduciria - natureza satisfativa - art. 3, Decreto-lei n 911/69:


5

Direito Processual Civil

Professor Mrcio Roberto Jorge Filho

Art 3 O Proprietrio Fiducirio ou credor, poder requerer contra o devedor ou terceiro a busca e apreenso do bem alienado fiduciriamente, a qual ser concedida Iiminarmente, desde que comprovada a mora ou o inadimplemento do devedor.

c) Busca e Apreenso Cautelar - natureza cautelar (arts. 839 a 843, CPC) 4.4 Requisitos a) fumus boni iuris b) periculum in mora 4.5 Procedimento - medida cautelar antecedente (preparatria) ou incidental - pode ser deferida de ofcio poder geral de cautela - petio inicial indicao da localizao da coisa ou da pessoa - possibilidade de concesso de liminar - mandado de busca e apreenso (contedo art. 841, CPC): indicao da casa ou do lugar em que deve efetuar-se a diligncia descrio da pessoa ou da coisa procurada e o destino a Ihe dar assinatura do juiz, de quem emanar a ordem. - cumprimento do mandado 2 oficiais de justia (art. 842, 1 e 2, CPC):
Art. 842. O mandado ser cumprido por dois oficiais de justia, um dos quais o ler ao morador, intimando-o a abrir as portas. 1o No atendidos, os oficiais de justia arrombaro as portas externas, bem como as internas e quaisquer mveis onde presumam que esteja oculta a pessoa ou a coisa procurada. 2o Os oficiais de justia far-se-o acompanhar de duas testemunhas. ...

- lavratura de auto circunstanciado de busca e apreenso (assinatura dos 2 oficiais de justia e das 2 testemunhas art. 843, CPC) - segue o procedimento comum das aes cautelares 4.6 Particularidade na Violao a Direito Autoral - cumprimento do mandado de busca e apreenso dependente da atuao de 2 peritos art. 842, 3, CPC:
6

Direito Processual Civil

Professor Mrcio Roberto Jorge Filho

Art. 842. ... ... 3o Tratando-se de direito autoral ou direito conexo do artista, intrprete ou executante, produtores de fonogramas e organismos de radiodifuso, o juiz designar, para acompanharem os oficiais de justia, dois peritos aos quais incumbir confirmar a ocorrncia da violao antes de ser efetivada a apreenso.

5 EXIBIO 5.1 Conceito - permisso de conhecimento de uma coisa ou do contedo de um documento 5.2 Objeto - coisa ou documento 5.3 Classificao a) Exibio Incidental - meio de prova (instruo processo de conhecimento) b) Exibio Cautelar - ao cautelar preparatria c) Exibio Satisfativa - ao autnoma apenas para satisfao do direito material a exibio de um documento ou coisa - no possui ao principal 5.4 Procedimento - exibio com natureza de cautelar ao cautelar antecedente (art. 844, CPC)
Art. 844. Tem lugar, como procedimento preparatrio, a exibio judicial: I - de coisa mvel em poder de outrem e que o requerente repute sua ou tenha interesse em conhecer; II - de documento prprio ou comum, em poder de co-interessado, scio, condmino, credor ou devedor; ou em poder de terceiro que o tenha em sua guarda, como inventariante, testamenteiro, depositrio ou administrador de bens alheios; III - da escriturao comercial por inteiro, balanos e documentos de arquivo, nos casos expressos em lei.

Direito Processual Civil

Professor Mrcio Roberto Jorge Filho

- segue o procedimento comum das aes cautelares - conseqncias da no exibio da coisa: coisa em poder da parte presuno de veracidade dos fatos que se pretendia provar por meio da coisa que deveria ter sido exibida coisa em poder de terceiro ordem para busca e apreenso e crime de desobedincia * aplicao subsidiria das normas relativas espcie de prova exibio de documento ou coisa (art. 845, CPC)

6 PRODUO ANTECIPADA DE PROVAS 6.1 Conceito - produo de prova antes do momento processual adequado (instruo processual no processo de conhecimento) - segurana da prova - prova ad perpetuam rei memoriam 6.2 Objeto (art. 846, CPC) - interrogatrio da parte - inquirio de testemunhas - exame pericial 6.3 Requisitos a) fumus boni iuris (demonstrao do direito futura produo de prova) b) periculum in mora (necessidade de antecipao da produo da prova) interrogatrio da parte ou inquirio de testemunha art. 847, CPC
Art. 847. Far-se- o interrogatrio da parte ou a inquirio das testemunhas antes da propositura da ao, ou na pendncia desta, mas antes da audincia de instruo: I - se tiver de ausentar-se; II - se, por motivo de idade ou de molstia grave, houver justo receio de que ao tempo da prova j no exista, ou esteja impossibilitada de depor.

exame pericial art. 849, CPC


8

Direito Processual Civil

Professor Mrcio Roberto Jorge Filho

Art. 849. Havendo fundado receio de que venha a tornar-se impossvel ou muito difcil a verificao de certos fatos na pendncia da ao, admissvel o exame pericial.

6.4 Procedimento - ao cautelar preparatria (antecedente) ou incidental (mas antes da audincia de instruo e julgamento) - cautelar antecedente no aplicao do art. 806, CPC:
Art. 806. Cabe parte propor a ao, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data da efetivao da medida cautelar, quando esta for concedida em procedimento preparatrio.

- segue o procedimento comum das aes cautelares a) prova oral - petio inicial - designao do dia para audincia - citao (5 dias para contestao) - intimao da testemunha (ser for inquirio de testemunha o objeto da cautelar) - realizao da audincia - sentena homologatria b) prova pericial (segue procedimento da prova pericial no processo de conhecimento art. 850, CPC) - petio inicial (formulao dos quesitos e indicao de assistente tcnico) - designao do perito - citao (5 dias para contestao) - realizao da percia - apresentao do laudo (partes podem se manifestar) - sentena homologatria

7 ALIMENTOS PROVISIONAIS 7.1 Conceito - alimento contribuio peridica que uma pessoa tem direito a receber de outra para sua manuteno
9

Direito Processual Civil

Professor Mrcio Roberto Jorge Filho

- alimentos provisionais alimentos que a parte pede para seu sustento e para os gastos processuais, enquanto durar o processo principal 7.2 Finalidade - prover o necessitado dos meios necessrios sua subsistncia, enquanto durar o processo principal 7.3 Cabimento (art. 852, CPC) a) aes de separao judicial e anulao de casamento - os cnjuges tm que estar separados - cautelar preparatria ou incidental b) aes de alimentos - cautelar incidental, desde o despacho da petio inicial (art. 852, II, CPC) c) demais casos expressos em lei 7.4 Procedimento - segue o procedimento comum das aes cautelares - exceo regra de competncia do art. 800, CPC art. 853, CPC
Art. 853. Ainda que a causa principal penda de julgamento no tribunal, processar-se- no primeiro grau de jurisdio o pedido de alimentos provisionais.

- requisitos especficos da petio inicial art. 854, caput, CPC:


Art. 854. Na petio inicial, expor o requerente as suas necessidades e as possibilidades do alimentante. Pargrafo nico. O requerente poder pedir que o juiz, ao despachar a petio inicial e sem audincia do requerido, Ihe arbitre desde logo uma mensalidade para mantena.

- possibilidade de deferimento dos alimentos provisionais liminarmente art. 854, pargrafo nico, CPC

8 ARROLAMENTO DE BENS 8.1 Conceito - nomeao e apreenso de bens, com o depsito dos mesmos - tem natureza cautelar (conservar)
10

Direito Processual Civil

Professor Mrcio Roberto Jorge Filho

- art. 855, CPC:


Art. 855. Procede-se ao arrolamento sempre que h fundado receio de extravio ou de dissipao de bens.

8.2 Finalidade - garantir a efetividade de um processo principal cuja discusso seja a posse ou propriedade dos bens arrolados na cautelar 8.4 Legitimidade - art. 856, CPC:
Art. 856. Pode requerer o arrolamento todo aquele que tem interesse na conservao dos bens. 1o O interesse do requerente pode resultar de direito j constitudo ou que deva ser declarado em ao prpria. 2o Aos credores s permitido requerer arrolamento nos casos em que tenha lugar a arrecadao de herana.

8.3 Procedimento - cautelar preparatria ou incidental - petio inicial requisitos especficos (art. 857, CPC) o direito aos bens os fatos em que funda o receio de extravio ou de dissipao dos bens - segue o procedimento comum das aes cautelares - possibilidade de concesso de liminar (se necessrio, aps audincia de justificao prvia art. 858, caput, CPC) - arrolamento deferido nomeao de depositrio atribuio do depositrio lavrar auto art. 859, CPC:
Art. 859. O depositrio lavrar auto, descrevendo minuciosamente todos os bens e registrando quaisquer ocorrncias que tenham interesse para sua conservao.

9 JUSTIFICAO - ausncia de natureza cautelar - jurisdio voluntria (no contencioso)


11

Direito Processual Civil

Professor Mrcio Roberto Jorge Filho

9.1 Finalidade - justificar a existncia de um fato ou relao jurdica - art. 861, CPC:
Art. 861. Quem pretender justificar a existncia de algum fato ou relao jurdica, seja para simples documento e sem carter contencioso, seja para servir de prova em processo regular, expor, em petio circunstanciada, a sua inteno.

9.2 Procedimento - petio inicial requisitos: exposio da inteno de justificar a existncia de fato ou relao jurdica (art. 861, CPC) rol de testemunhas art. 863, CPC:
Art. 863. A justificao consistir na inquirio de testemunhas sobre os fatos alegados, sendo facultado ao requerente juntar documentos.

requerimento citao dos interessados (se o interessado no puder ser citado pessoalmente, o Ministrio Pblico intervir no processo art. 862, pargrafo nico, CPC) - designao de audincia e intimao das testemunhas - realizao da audincia - sentena homologatria no h possibilidade de recurso da sentena art. 865, CPC:
Art. 865. No processo de justificao no se admite defesa nem recurso.

- aps 48h da publicao da sentena autos so entregues ao requerente, independentemente de traslado (art. 866, caput, CPC)

10 PROTESTOS, NOTIFICAES E INTERPELAES - ausncia de natureza cautelar - jurisdio voluntria (no contencioso) a) Protesto - documentao da inteno do promovente b) Notificao - cientificao para algum fazer ou deixar de fazer algo, sob cominao de pena
12

Direito Processual Civil

Professor Mrcio Roberto Jorge Filho

c) Interpelao - fazer conhecer ao devedor a exigncia do cumprimento da obrigao, sob pena de ficar constitudo em mora

10.1 Finalidade - art. 867, CPC Prevenir responsabilidade Prover a conservao e ressalva de seus direitos Manifestar qualquer inteno de modo formal

10.2 Procedimento - procedimento semelhante para as 3 medidas (art. 873, CPC) - petio inicial fatos e fundamentos do protesto (notificao ou interpelao) - deferimento do protesto, notificao ou interpelao - intimao do interessado - no h possibilidade de defesa nem de contraprotesto (este s poder ser feito em outro processo art. 871, CPC) - aps 48h da publicao da sentena autos so entregues ao requerente, independentemente de traslado (art. 872, CPC) 11 HOMOLOGAO DO PENHOR LEGAL - no possui natureza cautelar - penhor legal imposto pela lei (arts. 1.467 ao 1.472, CC) s se aperfeioa e se regulariza com a homologao judicial art. 1.471, CC:
Art. 1.471. Tomado o penhor, requerer o credor, ato contnuo, a sua homologao judicial.

situaes de penhor legal art. 1.467 e incisos, CC:


Art. 1.467. So credores pignoratcios, independentemente de conveno: I - os hospedeiros, ou fornecedores de pousada ou alimento, sobre as bagagens, mveis, jias ou dinheiro que os seus consumidores ou

13

Direito Processual Civil

Professor Mrcio Roberto Jorge Filho

fregueses tiverem consigo nas respectivas casas ou estabelecimentos, pelas despesas ou consumo que a tiverem feito; II - o dono do prdio rstico ou urbano, sobre os bens mveis que o rendeiro ou inquilino tiver guarnecendo o mesmo prdio, pelos aluguis ou rendas.

11.1 Finalidade - constituio regular do penhor legal 11.2 Procedimento - segue o procedimento comum das aes cautelares, no que couber - petio inicial documentos que devem acompanh-la (art. 874, CPC): Conta pormenorizada das despesas Tabela dos preos (no caso de hospedeiro) Relao dos objetos retidos - citao do devedor prazo de 24h: pagar a dvida apresentar defesa - matrias de defesa art. 875, CPC: Nulidade do processo Extino da obrigao No estar a dvida compreendida entre as previstas em lei ou no estarem os bens sujeitos a penhor legal. - pedido de homologao suficientemente provado homologao de plano do penhor legal (art. 874, pargrafo nico, CPC) - sentena do juiz (art. 876, CPC): homologa o penhor aps 48h da publicao da sentena os autos so entregues ao requerente, independentemente de traslado no homologa o penhor o objeto ser entregue ao ru, ressalvado ao autor o direito de cobrar a conta por ao ordinria.

12 POSSE EM NOME DO NASCITURO - ausncia de natureza cautelar - nascituro ser desprovido de personalidade civil, mas seus direitos esto a salvo desde a concepo (art. 2, CC)
14

Direito Processual Civil

Professor Mrcio Roberto Jorge Filho

12.1 Finalidade - assegurar proteo aos interesses do feto atravs da constituio de prova da existncia da gravidez permitir que o representante legal do nascituro entre na posse de seus direitos 12.2 Cabimento - possibilidade de sucesso causa mortis pelo nascituro, caso venha a nascer com vida 12.3 Procedimento (arts. 877 e 878, CPC) - legitimidade: ativa gestante passiva os demais herdeiros - segue o procedimento comum das aes cautelares - petio inicial: instruda com a certido de bito da pessoa de quem o nascituro sucessor. pedido que seja realizado exame de gravidez por um mdico nomeado pelo juiz (percia fase de instruo) - h dispensa do exame de gravidez se os outros herdeiros aceitarem a declarao da gestante - h oitiva do MP aps a resposta do requerido - apresentao do laudo reconhecendo a gravidez sentena declarar a requerente investida na posse dos direitos do nascituro

13 ATENTADO

- situaes que configuram atentado art. 879, CPC:


Art. 879. Comete atentado a parte que no curso do processo: I - viola penhora, arresto, seqestro ou imisso na posse; II - prossegue em obra embargada; III - pratica outra qualquer inovao ilegal no estado de fato.

13.1 Finalidade

15

Direito Processual Civil

Professor Mrcio Roberto Jorge Filho

- recompor a situao ftica indevidamente alterada por uma das partes no curso do processo 13.2 Natureza Jurdica

- s cautelar quando visar somente proteo da efetividade do processo principal, com pedido nico de restabelecimento de seu estado anterior - mista quando tambm houver pedido de condenao do requerido ao ressarcimento das perdas e danos sofridos pela parte lesada em razo do atentado 13.3 Procedimento - segue o procedimento comum das aes cautelares, no que couber - petio inicial autuada em apartado art. 880, caput, CPC - exceo regra de competncia do art. 800, CPC art. 880, pargrafo nico, CPC:
Art. 880. ... Pargrafo nico. A ao de atentado ser processada e julgada pelo juiz que conheceu originariamente da causa principal, ainda que esta se encontre no tribunal.

- sentena de procedncia (art. 881, CPC): ordenar restabelecimento do estado anterior poder determinar a suspenso da causa principal (se for o caso) proibir o ru de falar nos autos at a purgao do atentado poder condenar o ru a ressarcir parte lesada as perdas e danos que sofreu em conseqncia do atentado

14 PROTESTO E APREENSO DE TTULOS 14.1 Protesto - matria de Direito Empresarial - legislao especial Lei n 9.492/97 - procedimento extrajudicial Tabelionato de Protesto de Ttulos - finalidade do protesto provar a inadimplncia e o descumprimento de obrigao originada em ttulos e outros documentos de dvida (art. 1, Lei n 9.492/97) - suscitao de dvida atuao do juiz (art. 884, CPC)
16

Direito Processual Civil

Professor Mrcio Roberto Jorge Filho

Art. 884. Se o oficial opuser dvidas ou dificuldades tomada do protesto ou entrega do respectivo instrumento, poder a parte reclamar ao juiz. Ouvido o oficial, o juiz proferir sentena, que ser transcrita no instrumento.

14.2 Apreenso de Ttulos - finalidade apreenso de ttulo que deveria ter sido restitudo ou entregue, de acordo com o Direito Empresarial - arts. 885, caput e pargrafo nico e 886 priso de quem recebeu o ttulo (dispositivos no recepcionados pela CF/88, mas h divergncias) - segue o procedimento comum das aes cautelares, no que couber - no h discusso da dvida sentena se limita a declarar a existncia ou no da reteno do ttulo, bem como a ilegalidade dessa reteno, e a determinar a apreenso do ttulo

PROCEDIMENTOS
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Arresto Seqestro Cauo Busca e Apreenso Exibio Produo Antecipada de Provas Alimentos Provisionais Arrolamento de Bens Justificao Protestos, Notificaes e Interpelaes Homologao do Penhor Legal Posse em Nome do Nascituro Atentado Protesto e Apreenso de Ttulos

NATUREZA JURDICA
Cautelar Cautelar Satisfativa Cautelar Cautelar Cautelar Cautelar Cautelar Satisfativa Satisfativa Satisfativa Satisfativa Mista ou s cautelar H controvrsia natureza cautelar quanto

17

Direito Processual Civil

Professor Mrcio Roberto Jorge Filho

18

You might also like