You are on page 1of 7

Transtorno de Dficit de Ateno / Hiperatividade: Como trabalhar em sala de aula

Introduo 1.1 Conhecendo o Transtorno Transtorno de Dficit de Ateno / Hiperatividade (TDAH) um distrbio apresentado pela criana identificado como uma linguagem corporal diferente e um comportamento inadequado. Algumas caractersticas so: a desateno, agitao, excesso de atividade, emotividade, impulsividade e baixo limiar de frustrao que afetam a integrao da criana com todo o seu mundo: em casa, na escola e na comunidade em geral (Goldstein, 1994). um distrbio de interao, sendo que seu diagnstico difcil e complexo. Pelo lado cientfico, o TDAH tem maior probabilidade de desenvolverem-se nos meninos, pois eles representam maiores nveis de atividade, sendo representados em torno de 90%. No entanto, meninos e meninas podem apresentar problemas iguais como resultados de hiperatividade. Dois tipos de hiperatividade so encontrados nas crianas;
o o

Desatenta agitada e no impulsiva Desatenta agitada e impulsiva

Uma pesquisa realizada por Goldstein,(1994) conclui-se que aproximadamente 20 a 30% das crianas com TDAH podem ter problemas de desateno sem problemas significativos de excesso de atividade ou impulsividade, ainda, tais crianas tm maior probabilidade de desenvolver depresso de ansiedade, de comportamento perturbador e um desempenho escolar mais fraco tendo maior dificuldade de aprendizagem. O diagnstico no feito apenas por um questionrio e sim por vrios testes e por etapas levando o profissional capacitado a chegar concluso se a criana hiperativa. Devem-se pesquisar as causas especficas do TDAH podendo ser: hipertireoidismo oxiurose (verminose), apnia do sono (suspenso de respirao), anemia por falta de ferro, efeitos colaterais de medicamentos e drogas antialrgicas. Lembrando que a maioria das crianas com esse transtorno no apresentam esses problemas .

Para a apresentao de um diagnostico preciso coleta e observao de oito tipos de informao, sendo eles: Histrico - um relato de desenvolvimento da criana e da prpria famlia, incluindo mtodos usados para impor disciplina, sinais precoces de temperamento difcil, lembranas dos pais sobre acontecimentos da vida da criana. Nesta etapa se enquadram principalmente as crianas na faixa etria dos trs anos. No entanto importante ressaltar que no se pode classificar a criana como hiperativa apenas por esse fator. Inteligncia - Goldstein (1994), coloca que inteligncia seja o conjunto de aptides e habilidades que predizem at que ponto um indivduo pode atuar bem em vrias situaes(pag.42). Crianas com inteligncia abaixo da mdia ficam provavelmente mais frustradas pelas exigncias cada vez maiores impostas pela escola e pela vida. Da uma maior probabilidade de apresentarem problemas de hiperatividade, como resultado de uma frustrao e no de uma dificuldade temperamental. Personalidade e desempenho emocional uma avaliao completa da hiperatividade precisa conter dados sobre o funcionamento emocional da criana e sua personalidade atual. Algumas crianas hiperativas so conscientes de seu problema, porm no todas. Nesse caso, a avaliao se utiliza uma srie de questionrios padronizados que avalia depresso, ansiedade e personalidade. As crianas respondem a tal questionrio e suas respostas so comparadas com as de crianas normais, sendo que essa avaliao inclui uma entrevista com a criana. Desempenhos escolares- cerca de 20 a 30% das crianas hiperativas apresentam alguma deficincia em habilidades especficas, que interferem na sua capacidade de aprender, por isso, elas necessitam de uma educao direita e especial. Um dado importante ressaltado pelo autor de que bem provavelmente tratamentos para a hiperatividade no tm muito efeito sobre aquilo que tais crianas aprendem. Amigos - A avaliao dos amigos e das capacidades sociais da criana , geralmente, obtida por meio de entrevistas com pais e professores,questionrios, e uma entrevista com a criana. Disciplina e comportamento em casa - A forma como os pais interagem com a criana um fator que determina o nvel de gravidade dos problemas que a criana hiperativa possa ter em casa. importante a observao da criana em diferentes ambientes, pois h uma probabilidade de que os sintomas da hiperatividade sejam indicadores de outras dificuldades que a criana possa ter.

Comportamento em sala de aula - Nesse caso importantssima a percepo e observao do professor sobre a capacidade da criana seguir regras e limites e respeitar a autoridade na sala de aula. H crianas que se tornam cada vez mais desatentas e isoladas. Outras adotam um comportamento tpico de oposio e de desafio, ou ento, tornam palhaos da sala de aula. Cuidadosamente necessrio considerar tudo o que observado, para verificar se os sintomas podem refletir algum outro tipo de distrbio emocional, de aprendizagem ou clnico da criana. Consulta medica - Como j citado o diagnostico clnico essencial no processo de avaliao da criana. Para uma avaliao esses dados so importantes, so de diferentes reas sendo possvel chegar a uma concluso, que dever ser apresentada com cuidado aos pais, para que no se revoltem e deixem de entender qual a dificuldade que seu filho est passando e devem ser apresentadas informaes para que os mesmos saibam trabalhar com o transtorno. 1.2 As mudanas comportamentais em sala de aula Em uma sala de aula com algum aluno que possua o TDAH, esse exige certa ateno do professor que freqentemente acaba entrando em conflito com um aluno j que o ele no atinge o resultado esperado pelo professor. A criana hiperativa se move na sala de aula todo o tempo mostrando uma variedade de comportamento, desateno inquietamente em sua carteira podendo ser intitulada como desobediente. A desateno pode degradar o desempenho acadmico da criana, evidenciando por caligrafia desleixada, erros por desateno e papis enxovalhados (Edyleine, 2000, pg.46). Isso passa aos outros alunos j que eles no fazem os seus deveres por estar com ateno voltada ao conflito entre professor e criana hiperativa. Essas crianas muitas vezes mostram uma grande atuao em sala de aula, pois o fato delas no permanecerem por muito tempo quieto no significa que ela no tenha a capacidade de aprendizagem necessria, pelo contrario o pouco tempo que conseguem concentrao aprendem o mesmo que as crianas normais. Goldstein (1994) relata que o comportamento da criana hiperativa desigual, imprevisvel e no reativo as intervenes normais do professor. Poucos professores tm conhecimento sobre o TDAH, obtendo uma percepo errada sobre o mesmo.

1.3 O relacionamento entre professor e criana hiperativa O professor deve estar em sintonia com os pais para que possam orientar e trabalhar com a criana hiperativa, ele tem grande influencia sobre o sucesso escolar da criana hiperativa, ele no deve estabelecer o conflito entre professor e aluno. A criana vista pelo professor com certo desinteresse ou apatia. Abaixo segue uma lista de sugestes baseadas numa combinao de pesquisas cientificas, julgamento profissional e senso comum de como os professores devem ser (Goldstein, 1994, pg. 113).

O professor sabe sobre hiperatividade em criana e est disposto a reconhecer que este problema tem um impacto significativo sobre as crianas da classe. O professor parece entender a diferente entre problemas resultantes de incompetncia e problemas resultantes de desobedincia. O professor no emprega como primeira opo o reforo negativo ou a punio como meios para lhe dar com problemas e para motivar as crianas em sala de aula. A sala de aula organizada. Existe um conjunto claro e consistente de regaras na classe. Exige-se que todos os alunos aprendam as regras. As regras da sala de aula esto colocadas num cartaz colocado na sala apara que todos vejam. Existe uma rotina consistente e previsvel na sala de aula. Um professor exige e segue restritamente as exigncias especificas a comportamento e produtividade. O trabalho escolar fornecido compatvel com o nvel de capacidade das crianas.

Segundo Edyleine (pg. 49 2000) alm da importncia do estilo de interao que o professor estabelece com a criana e/ou adolescente, essencial tambm que este tenha experincia, se recicle profissionalmente e que, tambm, adote uma filosofia (abordagem) sobre o processo educacional. Ter informaes de como o professor lida com dificuldades de outras crianas, como encara o TDAH e se tem interesse em ajud-las so questes que devem ser levantadas durante o processo de escolha do professor. 1.4 A escola adequada Deve-se ter conhecimento se a escola apropriada para receber um aluno com o transtorno caso no seja possvel a escolha, como em cidades pequenas, necessrios expor os problemas aos membros da mesma.

Abaixo alguns aspectos que devem ser analisados quanto a escolha da escola (Edyleine, 2000, pg. 48).

Deve discutir-se com a equipe escolar a respeito da noo que esta tem sobre TDAH, o que como a escola faz para receber tais alunos. Levar em conta o trabalho da classe. O tamanho ideal aquele que comporta entre doze a quinze alunos. Questionar se os professores recebem treinamento e suporte extra de outros profissionais como pedagogos, psicopedagogos e/ou psiclogos. Verificar qual a posio da escola a respeito de uso de medicao, que mecanismo a escola utiliza para sua administrao, se acredita em seu benefcio ou no Verificar se a escola apresenta uma poltica para aes disciplinares. Quais os esforos que a escola poder fazer para auxiliar a criana e no cometer erro e no apenas aplicar punies. Verificar como se d comunicao entre famlia e escola. Existe algum meio pela qual os professores podem advertir os pais diariamente quanto s principais dificuldades enfrentadas pela criana? Isto pode dar-se por meio de comentrios no prprio caderno da criana, em uma agenda, ou, ainda, pessoalmente no final da aula. A comunicao entre famlia-escola importante porque mantm pais e professores informados sobre o desempenho dirio da criana. Verificar se a escola receptiva aos profissionais que acompanham a criana a fim de que possam juntos, discutir sobre o programa educacional e as possveis recomendaes. Se a escola e os professores mostram-se defensivos aos outros profissionais, deve procurar-se outra escola. Deve questionar-se se h outras crianas na classe com outras dificuldades como as de aprendizagem, de comportamento ou emocionais. Se a classe tiver mais do que duas ou trs crianas com problemas, deve solicitar-se outra classe, ou, ainda, outra escola.

Sem duvida a melhor escola aquela que tenha total interao com o transtorno e que oferea professores capacitados a ensinar e saber trabalhar com crianas hiperativas. Justificativa Escolhi esse tema por se tratar de um assunto que ainda assusta muito profissional da educao, porm no s a eles e sim aos pais de crianas hiperativas que se preocupam com a educao de seus filhos e pais de outras crianas que muitas vezes por no conhecer o que se trata o problema pensam que as crianas com transtornos podero prejudicar seus filhos.

Procurei informaes de como identificar uma criana hiperativa e os diagnsticos para a causa, necessrio saber como lidar com elas impondo limites, porm respeitando-as e ensinando elas a superar obstculos que iro surgir. Objetivo O objetivo desse projeto de obter orientaes de como relacionar com crianas que possuem o Transtorno de Dficit de Ateno/Hiperatividade (TDAH) em sala de aula, onde muitos professores tm certa dificuldade em diferenciar um aluno bagunceiro a um hiperativo. O TDAH um grande desafio para pais e professores; os pais no sabem como cuidar e que postura tomar dos problemas que surgem com o transtorno. Professores sem informao sobre o assunto ficam na mesma situao e muitas vezes no sabem o que fazer e que atitudes tomar. A Hiperatividade um assunto de difcil entendimento, pois h poucos livros relacionados; obtive grande dificuldade, pois os livros que existem geralmente so relacionados rea da psicologia e no da educao. Os professores possuem falta de informao sobre o transtorno e acabam rotulando as crianas hiperativas como bagunceiras, sem saber diferenciar. Pretendo com esse projeto esclarecer e auxiliar pais e professores que ainda tem duvida sobre o transtorno. Hipteses Penso que se o educador possui conhecimento sobre o transtorno ele poderia trabalhar melhor em sala de aula com os alunos, poderia conciliar os alunos normais com os hiperativos. Esses deviriam ser instrudo sobre o transtorno durante o seu estudo, pois ao chegar sala j saberiam como trabalhar. Metodologia O mtodo utilizado para concluso deste projeto foi o de Reviso Bibliogrfica utilizando obras de autoras Norma Seltzer Goldstein, Michael Godstein e Edyleine Bellini Peroni Benczik que enfocam problemas e solues dobre o TDAH. Busquei informaes necessrias para compreender os diferentes aspectos da hiperatividade, tais como comportamento e relacionamento do individuo hiperativo. Referncias bibliogrficas

BENCZIK, Edyline Bellini Peroni. Transtorno de dficit de ateno/hiperatividade: atualizao diagnstica e teraputica: caracterstica, avaliao, diagnstico e tratamento: um guia de orientao para profissionais. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2000. GOLDSTEIN, S. e GOLDSTEIN, M. Hiperatividade: Como Desenvolver a Capacidade de Ateno da Criana. Campinas, SP: Papirus, 1994, 3 edio. (Srie Educao Especial). FUZINELLI, Regina de Cssia. Conhecendo a Hiperatividade . FCL; Araraquara, 1999

You might also like