You are on page 1of 2

CIEP BRIZOLO-224 TARSO DE CASTRO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO COORDENADORIA METROPOLITANA IV

NOTA

Disciplina: Lngua Portuguesa Srie: 7 ano Turma: 703/704

Bimestre: 3

Professora: Alcila Aires Referncia: Prova

Valor: 5.0

Aluno: _________________________________________________ n._______ Data de realizao: ___/____/____

Questo 1: Interpretao de texto. Leia com ateno o texto abaixo: Um conto africano Trs irmos h muito e muito tempo, viviam em uma pequena aldeia no antigo reino do Congo. Os rapazes eram perdidamente apaixonados pela princesa real. Mas com eram simples aldees, sabiam que nenhum deles poderia se casar com a moa. Desiludidos, os trs saram mundo afora, em busca de uma nova vida. Andaram, andaram e andaram, durante dias e noites infindveis, atravs de floretas e desertos, at alcanarem um povoado oculto entre as montanhas. Apavorados, descobriram que o misterioso lugar era habitado por seres dotados de poderes sobrenaturais. Os trs, imediatamente, foram aprisionados e obrigados a trabalhar como escravos. Como um sempre ajudava os outros, todas as tarefas foram concludas. Por isso, aps um ano de cativeiro, foram soltos. E, como prmio pelos servios prestados, cada um recebeu um presente mgico. O irmo mais velho ganhou um espelho, no qual podia ver qualquer coisa que estivesse acontecendo. O do meio ganhou um tapete voador, capaz de levar seu dono aos lugares mais distantes, numa velocidade impressionante. E o irmo mais novo ganhou uma rede de malhas de ao, com a qual podia capturar o que quisesse. noite, o irmo mais velho viu em seu espelho que a princesa, por quem ainda eram enamorados, iria se casar naquele exato instante com um monstro que havia se disfarado de humano. Os trs, na mesma hora, subiram no tapete do irmo do meio e, cruzando os ares, chegaram bem a tempo de interromper a cerimnia. E,

graas rede do irmo mais novo, aprisionaram o monstro. O rei, agradecido, resolveu dar a filha em casamento a um dos rapazes. Mas ele pensou, pensou e no conseguiu escolher nenhum dos trs. Pois, de acordo com os conselheiros reais, todos os irmos haviam tido um papel importante. Eu tambm, quando conto esta histria, sempre fico na dvida. E voc, leitor? Em sua opinio, qual dos trs irmos merece receber a mo da bela princesa? O dono do espelho, o dono do tapete ou o da rede? Por qu? (Rogrio Andrade Barbosa. Folha de So Paulo, 18 de nov.2006. Folhinha.) 1. Releia o primeiro pargrafo do texto: (1.5) Trs irmos, h muito e muito tempo, viviam em uma pequena aldeia no antigo reino do Congo. Os rapazes eram perdidamente apaixonados pela princesa real. Mas com eram simples aldees, sabiam que nenhum deles poderia se casar com a moa. a) Que expresso do texto utilizada para registrar quando o fato ocorreu? ________________________________________ ________________________________________ b) Que expresso do texto utilizada para registrar onde o fato ocorreu? ________________________________________ ________________________________________ 2. No trecho: Andaram, andaram e andaram, durante dias e noites infindveis, atravs de floretas e desertos, at alcanarem um povoado oculto entre as montanhas. a) Qual efeito de sentido reproduzido com a repetio do verbo Andar? ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________

3. Por que cada um dos trs irmos recebeu um presente mgico? Quais foram esses presentes recebidos? ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ 4) O rei no conseguiu escolher nenhum dos trs irmos para dar a filha em casamento. E, com isso, o desfecho (final) da histria ficou em aberto. Volte ao texto e responda s questes do narrador. ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ Questo 2: Gramtica: 1. Complete os enunciados com objetos diretos: (0.5) a) O beb escondeu ___________________. b) Eles formam ____________________. c) O garoto irritou __________________. d) Ns lemos _________________. 2. Complete os enunciados com objetos indiretos: (0.5) a) O vestibulando optou __________________. b) Joana confiava ____________________. c) No se aproxime _____________________. d) Ningum mais se preocupa _______________. 3. Coloque nos parnteses, VI para verbo intransitivo e VT para verbo transitivo. (0.5) ( ) O Sedex j chegou. ( ) Fernando toca bateria. ( ) J amanheceu. ( ) Eu creio em Deus. 4. Use VTD para verbo transitivo direto / VTI para verbo transitivo indireto / VTDI para verbo transitivo direto e indireto: (1.0) ( ) Os funcionrios queriam aumento de salrio. ( ) A me gostava dos filhos. ( ) Ela j ensinou tudo. ( ) Ela mandou uma carta para seu chefe. ( ) A menina ensinou brincadeiras para seus amigos.

5. Complete as frases com preposies ou locues prepositivas ou com contraes e combinaes, de acordo com o sentido indicado entre parnteses, utilize o quadro abaixo: (0.5) aos sem para para a a) Ele foi _______ o outro lado da cidade. (destino) b) Ela comprou uma cala nova _______ a festa. (finalidade) c) Ele ganhou tudo _______ fazer nada. (falta) d) A casa dela fica _______ duas quadras da minha. (distncia) e) Ele falou ________ gritos. (modo) Questo 3: Ortografia. Observe a tira abaixo e marque a alternativa correta: (0.5)

As palavras acima de acordo com o novo acordo ortogrfico, tem a nova concepo: (a) O acento agudo desaparece nos ditongos abertos ei e oi das palavras paroxtonas. (b) O acento agudo desaparece nos ditongos abertos ei e oi em todos os tipos de palavras. (c) O acento agudo no mais usado em nenhuma palavra da Lngua Portuguesa. (d) O acento agudo usado de maneira facultativa em todos os tipos de palavras.

You might also like