You are on page 1of 3

O CONCEITO DE GUERRA SEGUNDO CLAUSEWITZ UMA ANLISE PRELIMINAR A PARTIR DA OBRA GUIA DE ESTUDOS DE ESTRATGIA

O objetivo desse paper analisar o conceito clausewitziano de guerra apartir da forma como ele apresentado na obra guia de Estudos de Estratgia
escrito por Domcio Proena Junior.

Von clausewitz
Clausewitz nasceu em 1780, na Prssia e aos 12 anos participou da guerra contra a Frana. Viveu entre generais intelectuais e foi mestre do bisneto de Frederico o grande da Prssia. Em 1812 largou o Exrcito prussiano para servir ao Czar da Rssia contra os franceses e unidades russas rebeladas. Em 1815 j de volta ao Exrcito prussiano luta na batalha de Wavre. Em 1819, com o fim das guerras napolenicas, foi promovido a general e se tornou diretor da Academia de Guerra Prussiana. Por volta de 1830/31 tornou-se chefe do Estado-Maior da Prssia durante a crise polonesa. Faleceu em 1831, aos 51 anos, vitimado pela clera. Sua grande obra Da Guerra s foi publicada em 1832 por abra de sua esposa. Os 150 exemplares levaram 30 anos para serem vendidos.

Das Krieg (Da Guerra)


A importncia desse livro pode ser metido nas palavras dos estudiosos do GEE (Grupo de Estudos Estratgicos) da Coppe/UFRJ: Clausewitz autor de um grande livro sobre a guerra; talvez, mesmo, o nico verdadeiramente grande livro sobre o tema. i Tendo em si mesmo uma forte base intelectual e uma experincia direta com a guerra Clausewitz defrontou-se, antes de tudo, com uma monstruosa tarefa: buscar o real sentido da guerra. Desconsiderando, para isso, tudo aquilo que circunstancial ou secundrio. Cuidadoso e rigoroso ele no desconsiderou o mundo material, mas deu a ele seu devido lugar na construo de sua teoria sobre a guerra. Clausewitz jamais se voltou contra os fatos, reavaliando sua teoria e conceitos sempre que estes sugeriam s-lo necessrio. Isso fica exposto na sua surpresa ao constatar que a guerra no era, contrariamente ao que pensava, o imprio da violncia absoluta. Ao analisar a histria da guerra ao longo dos tempos uma constante se verificava: as guerras sempre haviam sido o terreno da violncia controlada, limitada, metdica e direcionada. Isso o levou a uma impressionante concluso expressa integralmente na sua definio facilmente enganadora do que guerra:

Guerra um ato de fora destinado a dobrar o inimigo nossa vontade ii Essa frase simples e aparentemente trivial traz em si implicaes profundas e interessantes que merecem uma anlise mais cuidadosa. A expresso um ato de fora serve para caracterizar o que e o que no guerra. Guerra pela definio um ato que envolve fora fsica, militar contra um inimigo definido (seja um pas, grupo rebelde, narcotraficantes ou terroristas). Isso expe a falsidade de expresses corriqueiras como: guerra comercial; guerra de audincia, guerra dos sexos ou guerra diplomtica (essa ltima um completa contradio). Dada sua primeira parte da definio do que guerra Clausewitz leva seu conceito ao limite da abstrao lgica e depara-se com uma concluso aparentemente correta: sendo a guerra um ato de fora o lado que usasse desse instrumento de forma mais irrestrita teria a vantagem, logo toda guerra seria sempre absoluta, ou, em outras palavras, toda guerra tenderia necessariamente de ser o imprio absoluto da violncia. Aquele que no atuasse assim teria desvantagem. aqui que o carter cientfico de Clausewitz se faz presente. A confrontao dessa definio e sobretudo de sua conseqncia lgica com os fatos histricos implicavam na falsidade de suas concluses, o que sugeria estar sua definio equivocada ou incompleta. Clausewitz percebe que a um elemento sempre presente em toda e qualquer guerra (ato de fora) e a ele que se refere a Segunda parte da sua definio. destinado a dobrar o inimigo nossa vontade implica necessariamente a existncia de um objetivo poltico a ser alcanado. Logo a guerra no era e no poderia ser a violncia pela violncia. De tal forma que embora exista o uso de fora numa luta de gangues juvenis, tal fato no passvel de ser classificado como guerra dada a falta de um objetivo poltico. Para haver guerra necessrio a coexistncia dos dois elementos: fora e objetivo poltico. Toda guerra um confronto, mas nem todo confronto uma guerra. Essa implicao leva diretamente a outra afirmao clausewitziana bastante conhecida: A guerra a continuao da poltica por outros meiosiii essa a maior concluso de Clausewitz. A guerra um ato poltico, assim sendo ela pode ser limitada ou ilimitada, mas jamais ser absoluta. Toda guerra tem por motivao atingir um objetivo poltico e empreendida tendo sempre em considerao esse objetivo. Isso um fator que limita a guerra. No esforo do seu entendimento da guerra Clausewitz observa que alm desse fator a outros sempre presentes em qualquer guerra e que limitam seu escopo. A guerra o imprio da incerteza e do acaso. A guerra dominada pelos fatores morais Em nenhuma outra atividade humana os fatores morais so tal desproporcionalmente presentes quanto na guerra. Fatores morais (medo, angustia, dio, entusiasmo, audcia, etc...)

a guerra uma prova de foras morais e fsicas por meio dessa ltima Von Clausewitz logo fica claro que o peso desproporcional de fatores morais implica que nem sempre o lado materialmente mais forte ir vencer, e a oscilao desses fatores morais aumenta o grau de incerteza da guerra. Isso outro freio para a guerra absoluta. A guerra feita por uma trindade: povo, foras-armadas e governo. O reconhecimento do povo como elemento crucial uma das revolues de Clausewitz. Para vencer a guerra no basta vencer o governo e as foras militares do inimigo preciso vencer o povo, a nao. Na guerra a frico onipresente. Desgaste ou frico um elemento onipresente na guerra, mais do que em qualquer outra atividade humana. Por ser o terreno da incerteza, do acaso e do perigo tudo na guerra mais fatigante do que o seria em outras cisrcunstncias.

Domcio Proena Junior, Eugenio Diniz e Salvador Ghelfi Raza Guia de Estudos de Estratgia; Jorge Zahar Editor; 1999; Rio de Janeiro, Rj. ii Clausewitz, Carl Von; On War; citado por Domcio Proena Junior, Op. Cit. iii Clausewitz, Carl Von; Op.Cit.

You might also like