You are on page 1of 8

Apostila Bsica de Ritmos e Msica rabe

Apostila Bsica de Ritmos e Msica rabe

H basicamente cinco estilos diferentes de msica rabe para a dana do ventre: msicas modernas, msicas folclricas, msicas clssicas, solos de percusso e Taqsim. importante que a bailarina de dana do ventre conhea as diferenas entre as msicas e saiba identific-las, para no realizar danas em msicas inadequadas. E depois importante que ela acompanhe com seus movimentos as marcaes musicais, gerando assim uma sintonia entre o que se ouve e o que se v, ou seja, causando assim a impresso de que os sons so emitidos pelo prprio corpo da bailarina.

As msicas modernas geralmente so lineares, no oferecendo grandes mudanas. Costumam apresentar um ritmo s do incio ao fim, e o mais comum o ritmo said, embora s vezes possa ter tambm o baladi e o malfuf. Por no apresentar grandes variaes, este tipo de msica o mais adequado para aquelas que esto comeando a danar, e que provavelmente sentiro dificuldades com uma msica clssica, por exemplo.

Msicas folclricas so aquelas adequadas para as danas folclricas rabes dos mais diversos pases, como a dana da Bengala, o Khaleege, entre outros. Entre os ritmos mais presentes esto o Said, o Malfuf, Falahi, o Soudi, o Ayubi. Estes ritmos tambm podem estar presentes em outros estilos de msica rabe, como as modernas e as clssicas. Ou seja, no o ritmo que caracteriza o tipo de msica. Na msica folclrica muitas vezes h a flauta Mizmar, aquela cujo som agudo e se assemelha a um mosquito.

Msicas clssicas so as msicas mais longas, podendo ter at 12 minutos de durao. So tambm as mais difceis de danar, pois apresentam muitas variaes de ritmos, velocidades e instrumentos, exigindo da bailarina, portanto, uma variedade de passos e bem como habilidade para marcar as nuance da msica. Ser explicada mais detalhadamente posteriormente.

Nos solos de percusso, como diz o nome, s h percusso, no h voz e no h nenhum outro instrumento meldico. O principal instrumento de percusso o Derback, ento ele quase sempre estar presente em um solo. No entanto, provavelmente tambm haver algum pandeiro, podendo ter tambm snujs. Neste tipo de msica a bailarina precisa marcar bem as batidas de percusso na msica, j que ela ser composta somente por sons batidos. Por isso,

este tipo de msica requer certa habilidade da bailarina, e para que no perca as batidas da msica recomendado que a dana seja coreografada.

O Taqsim um tipo de msica onde h apenas o som de um instrumento meldico, que pode ser o violino, ou acordeom, ou uma flauta, ou alade, ou kanoun, entre outros. Nesta msica o msico est improvisando, o que significa que o que est tocando no est escrito, e que no voltar a se repetir da mesma maneira. No Taqsim pode haver acompanhamento de um instrumento de percusso ou no. um estilo de msica que requer da bailarina movimentos mais lentos, contidos, com poucos deslocamentos em cena. H trechos de Taqsim em uma msica clssica bem como h msicas inteiras de Taqsim.

A msica rabe o resultado da grande variao de tradies regionais de vrios pases do territrio rabe. Sendo que a improvisao a grande caracterstica da msica rabe, tambm conhecida como Taqsim, onde os msicos deslizam por diversas modulaes, que est vinculada a influncia regional do msico. Este estilo, muito praticado que permanece at os dias de hoje.

A Msica Clssica rabe

A dana seja qual for, determinada pelo acompanhamento musical. A msica no pode ser apenas um plano de fundo. tarefa da bailarina expressar as emoes transmitidas pela msica e destacar a caracterstica do instrumento e sua qualidade essencial. A msica clssica rabe parte de uma estrutura formal com fortssima qualidade na improvisao, e em sua essncia ela altamente meldica. Ela geralmente composta por grandes orquestras. E quanto maior a variedade de instrumentos, maior a riqueza da sonoridade. A msica clssica rabe oferece momentos variados que nos possibilita diferentes interpretaes e a utilizao de inmeras tcnicas de dana.

Estrutura da Msica Clssica rabe

A msica clssica rabe composta basicamente pelos seguintes momentos: Introduo; Entrada em Cena; Momentos Cadenciados; Taqsim, Folclore, Percusso e Encerramento.

Introduo: Este o momento da apresentao dos msicos, o qual a bailarina est fora de sena.

Entrada em Cena: Este o seu comeo em cena, a apresentao da bailarina para o pblico. Este momento pede muita elegncia e grandiosos deslocamentos. Momentos Cadenciados: Aqui o momento da variao de ritmos que iro se repetir.

Taqsim: Momento em que a msica fica lenta, que pede da bailarina uma maior introspeco.

Folclore: A maioria das msicas clssicas rabes tem trechos de ritmos folclricos como Said, khalige, entre outros. necessrio que a bailarina tenha um mnimo de conhecimento de danas folclricas para danar este momento solicitado pela msica.

Percusso: Neste momento da msica, ela pede uma tcnica apurada e destreza de movimentos de quadril.

Encerramento: Geralmente com o mesmo ritmo da melodia do incio. Novamente pede deslocamentos grandiosos, e a bailarina se despede agradecendo seu pblico.

Conhea os principais ritmos rabes para a Dana do Ventre

Ayubi Ayubi o nome de uma rdio show no Cairo, que deu origem ao nome deste ritmo. um ritmo de compasso 2/4. Pode ser cantado ou no, lento ou rpido. Em sua verso lenta ele mais utilizado para uma dana folclrica chamada Zaar. Em sua verso acelerada est presente em msicas clssicas, modernas, solos de derbak e folclricas, que so as verses mais utilizadas pra Dana do Ventre. Nas msicas clssicas aparece geralmente nas entradas e finalizaes, e tambm em momentos de transio. um ritmo linear, curto, constante, sem modificaes, portanto no leva muito inspirao, diversificao. KA DUM KA DUM.

Baladi Ritmo de compasso 4/4. Em rabe baladi significa meu povo, minha terra, terra natal, meu pas, urbano, minha cidade, ou seja, tudo que tenha origem popular. um ritmo em homenagem terra, ao campo. importante e bem conhecido no Lbano. Pode ter diferentes velocidades (mais lenta ou mais rpida). Presente em msicas modernas, clssicas e folclricas (dana baladi), assim como em solos de derbak. DUM DUM TAKATA DUM TAKATA.

Falahi Ritmo de compasso 2/4. a verso rpida do maqsoum, por isso um ritmo constante e acelerado. um ritmo geralmente tocado em danas folclricas egpcias, principalmente aquelas ligadas s colheitas, como a dana do Jarro, a dana Gawaze e a dana dos pescadores. DUM TATA DUM TA.

Malfuf Compasso 2/4. Ritmo de origem egpcia, em que a palavra malfuf significa enrolado ou embrulhado. um ritmo constante e curto, porm pode ser acelerado ou calmo. Em sua verso acelerada usado na entrada e na sada de cena da bailarina, principalmente nas msicas clssicas rabes. Neste caso, a bailarina pode abusar dos giros e deslocamentos. Na verso acelerada aparece tambm em msicas modernas e em msicas folclricas, como o caso da dana Hagalla, Dabke, Meleah Laff. Em sua verso mais lenta pode ser usado na dana do candelabro. Pode aparecer ainda em alguns momentos no solo de derbak. DUM TATA.

Maqsoum Compasso 4/4. O nome do ritmo significa algo que foi partido pela metade. Parecido com o ritmo Baladi, mas possui apenas um Dum no incio da frase, enquanto que o Baladi inicia-se com dois Duns. um ritmo muito utilizado no Egito, e mais acelerado que o Baladi. Possui uma verso lenta e uma rpida. Tocado geralmente em msicas modernas, podendo aparecer tambm em solos de derbak. DUM TAKATA DUM TAKATA.

Masmudi Ritmo de compasso 8/4. Parecido com o Baladi, porm mais longo, pois seu compasso de 8/4, enquanto o Baladi 4/4. Teve origem em Andaluzia. Uma de suas verses inicia-se com dois duns e a outra com trs duns. Assim, podem ser chamadas respectivamente de Masmudi 2 duns, e Masmudi 3 duns. muito utilizado em msicas clssicas, e s vezes em solos de derbak. Geralmente lento, o que favorece movimentos de braos, mos e movimentos ondulatrios. DUM DUM DUM TAKA DUM TAKA TAKA.

Said Ritmo de compasso 4/4. Said o nome de uma regio ao norte do Egito, onde originou-se tal ritmo. um ritmo muito importante no pais, bem marcado e alegre, com batidas fortes. No Said h dois Duns no meio da frase, ao contrrio do Baladi onde os dois Duns so no incio. Presente em msicas clssicas, solos de derbak, msicas folclricas e na maioria das msicas modernas (cantadas ou no). Nas folclricas ele ideal para a dana da bengala ou do basto masculina (Tahtib). Nestes dois casos geralmente acompanhada pela flauta mizmar. Ritmo tambm usado na dana Dabke e tocado ainda para a dana dos cavalos, em que estes marcam as batidas mais fortes do ritmo com batidas de suas patas no cho. DUM TAK DUM DUM TAKATA.

Soudi Compasso 2/4. Ritmo surgido na Arbia Saudita e nos pases do Golfo Prsico (Jordnia, Iraque, Emirados rabes Unidos, etc). Pode ter velocidade mais rpida ou mais lenta. caracterstico da dana folclrica khaleege, originria dos mesmos pases de onde surgiu o ritmo. Esta dana geralmente est presente em festas femininas, casamentos, festas familiares. tambm tocado em solos de derbak. TAKATA DUM TA DUM.

Tschifftitilli Ritmo de compasso 8/4. Parecido com o ritmo Whada wa noz, mas seu final diferente, pois termina com DUM TAKATA. um ritmo turco, usualmente lento e moderado. Presente geralmente em taksins em solos de derbak e em msicas clssicas. DUM TAKA TAKA DUM TAKATA.

Zaffe Ritmo de compasso 4/4. um ritmo lento, especfico para casamentos, usado geralmente para a dana do candelabro. Nesta dana geralmente a bailarina entra como num cortejo em casamentos antes dos noivos. DUM TAKATATA DUM TATA.

Whada Wa Noz Ritmo de compasso 8/4. O nome significa um e meio. Parecido com o ritmo Tschifftitilli, mas seu final diferente, pois termina com DUM DUM TA. Ritmo lento, s vezes tocado em solos de derbak, s vezes em msicas clssicas, s vezes em taksins. Em taksins aparece geralmente junto com instrumentos de sopro ou corda. Em solos de derbak aparece como um incio lento. J nas msicas clssicas aparece como um preparo para algo mais, geralmente para uma parte mais grandiosa da msica. um ritmo que possibilita movimentao mais lenta da bailarina, como ondulaes, redondos, oitos, movimentos de mos e braos. E como ele incita movimentos lentos, geralmente possvel realizar a dana da espada, dana no cho, dana com taas, dana com vu, etc. DUM TAKA TAKA DUM DUM TA.

Sou formada em Psicologia e tenho ps graduao em Gesto de Recursos Humanos. H 18 anos convivendo com danas (fao ballet e dana do ventre, fiz jazz, ballet contemporneo, sapateado e hip hop) e especificamente h 8 anos dedicados ao estudo da Dana do Ventre. Bailarina, professora e coregrafa. Integrante da Cia de Dana do Ventre Abadi. Meu Blog: http://giselesurian.blogspot.com Contato: isis.dancadoventre@hotmail.com

You might also like