You are on page 1of 18

HIPERTENSO ou Presso Alta

PRESSO ALTA

O que presso alta?


A hipertenso, ou presso alta, existe quando a presso, medida vrias vezes em consultrio mdico, igual a 14 por 9 ou maior. Isso acontece porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem e fazem com que a presso do sangue se eleve. Para entendermos melhor, podemos comparar o corao e os vasos a uma torneira aberta ligada a vrios esguichos. Ao fecharmos a ponta dos esguichos, a presso ir subir. Da mesma maneira, quando o corao bombeia o sangue e os vasos esto estreitados, a presso dos vasos aumenta.

Quais so as conseqncias da presso alta?


A presso alta ataca os vasos. Todos eles so recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que machucada quando o sangue est circulando com presso muito alta. Com isso, os vasos se tomam endurecidos e estreitados e podem, com o passar dos anos, entupir ou romper-se. Quando isso acontece no corao, o entupimento de um vaso leva angina e pode ocasionar infarto. No crebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao derrame cerebral ou AVC. Nos rins tambm pode ocorrer entupimento, levando paralisao dos rins. Todas essas situaes so muito graves e podem ser evitadas com o controle da presso alta.

Quem tem presso alta?


A presso alta, ou hipertenso, uma doena muito comum. que acomete uma em cada cinco pessoas. Entre os idosos, ela chega a atacar uma em cada duas pessoas. Tambm as crianas podem ter presso alta. Costumamos dizer que a presso alta uma doena democrtica, porque ataca homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, idosos e crianas, gordos e magros, pessoas calmas e nervosas.

Que cuidados devo ter com meus filhos se tenho presso alta?
Quem tem presso alta deve orientar seus filhos a medir a presso a cada seis meses ou no mximo a cada ano, para que o diagnstico da doena seja feito pouco tempo depois do seu aparecimento.
2

Por que as pessoas tm presso alta?


Na maioria das pessoas que tem presso alta, esta aparece porque herdada dos pais. Sabemos que quem tem o pai, a me ou ambos com presso alta tem maior chance de adquirir a doena. Hbitos de vida inadequados tambm so importantes: a obesidade, a ingesto excessiva de sal ou de bebida alcolica e a inatividade fsica podem contribuir para o aparecimento da presso alta.

Presso alta tem cura?


A presso alta uma doena crnica e dura a vida toda. Ela pode ser controlada, mas no curada. Na maioria das vezes, no se conhece o que causa a presso alta nem como cur-la, mas possvel controlar a doena, evitando que a pessoa tenha a vida encurtada. O tratamento para presso alta tambm evita o infarto do corao, o derrame cerebral e a paralisao dos rins.

Como tratar a presso alta?


O tratamento para presso alta dura a vida toda. Deve ser feito com remdios que ajudam a controlar a presso e com hbitos de vida saudveis, como diminuir a ingesto de sal e bebidas alcolicas, controlar o peso, fazer exerccios fsicos, evitar o fumo e controlar o estresse.
3

MEDIDA DE PRESSO

Como saber se a presso alta?


A maioria das pessoas que tm presso alta no se queixa de nada. Da chamarmos a presso alta de assassina silenciosa. s vezes, dor de cabea, tontura e mal-estar podem acontecer em quem tem presso alta, mas comum que, quando a pessoa sente alguma coisa diferente a presso alta j danificou o seu organismo. A nica maneira de saber se a presso est normal medi-la. O ideal medir a presso pelo menos a cada seis meses ou com intervalo mximo de um ano. Assim, quando a doena aparece, logo se faz o diagnstico.

Qualquer pessoa pode medir a presso?


Qualquer pessoa pode medir a presso, desde que seja treinada para isso. Os profissionais da rea de sade so os mais indicados para essa atividade. Medir a presso das pessoas em campanhas serve para alert-las sobre o problema da presso alta. Caso sua presso se mostre elevada quando medida numa campanha, voc deve procurar um mdico para confirmar este valor. As pessoas tambm podem medir a prpria presso: em ambiente quieto, calmo, aps repouso de 5 minutos, com o brao no qual far a medio apoiado em uma mesa na altura do corao, as costas apoiadas na cadeira e os ps encostados no cho. A bexiga deve estar vazia e a pessoa no pode ter fumado, se alimentado ou ingerido caf pelo menos 30 minutos antes da medida.

A presso arterial pode ser medida com qualquer aparelho?


Existem diferentes aparelhos de medida de presso. Os mais comuns so os anerides, que so portteis e parecem um relgio com ponteiro. Nos hospitais, geralmente so utilizados os aparelhos de coluna de mercrio com rodzios. Atualmente, tambm so muito utilizados os aparelhos automticos, principalmente para medida da presso em casa. Esses novos equipamentos permitem que a pessoa mea a prpria presso. Todos esses aparelhos so bons, desde que a calibrao seja verificada a cada seis meses ou, no mnimo, a cada ano. Deve-se usar a braadeira de acordo com o tamanho do brao do
4

indivduo. Braos mais finos precisam de braadeiras mais estreitas, e braos largos, como de pessoas obesas, necessitam de braadeiras mais largas. Os aparelhos que medem a presso pelo dedo ou pelo pulso ainda no so considerados confiveis.

O que so hipertensos do avental branco?


So pessoas que s tm presso alta quando esta medida em consultrio mdico. Fora do consultrio, ela normal. Para saber se existe hipertenso do avental branco, o mdico precisa conhecer a presso do paciente no consultrio e a presso medida na casa do paciente ou adotar a monitorizao ambulatorial, que mede a presso durante 24 horas com aparelho automtico.

INFLUNCIA DE OBESIDADE

Por que a obesidade e o excesso de peso so prejudiciais para o controle da presso arterial?
A obesidade e o excesso de peso aumentam consideravelmente o risco de presso alta, alm de propiciar excesso de gordura no sangue, diabetes, doena cardaca, derrame, doenas respiratrias, clculo na vescula e cncer de prstata, mama, tero e clon. Quem tem presso alta, ao ganhar peso, ter sua presso mais elevada e, ao perder peso, uma queda da presso. A perda de peso, tanto nos obesos quanto naqueles com excesso de peso, reduz o risco de diabetes e doenas do corao, porque proporciona a reduo do acar e das gorduras do sangue, como os triglicerdeos, o colesterol total e o colesterol ruim (LDL-cotesterol), que se deposita nas artrias. Alm disso, a perda de peso ainda aumenta o colesterol bom (HDL-colesterol), que retira colesterol do sangue, evitando, assim, o seu acmulo nas artrias. Os grandes segredos para a reduo de peso so dieta e atividade fsica. Para perder ou evitar ganhar peso, siga as dicas abaixo.

Dicas para manter ou perder peso


1 - A dieta deve ser planejada individualmente,
baseada na alimentao habitual de cada um. Evite dietas milagrosas. retirando toda a gordura visvel. Consuma-os, de preferncia, grelhados ou assados e com pouco leo. embutidos (lingia, paio, salsicha, toicinho defumado), frios (mortadela, presunto, salame) e frutos do mar (camaro). queijo branco ou ricota.

2 - Prefira peixes, frango sem pele ou carnes magras,

3 - Evite carnes gordurosas, vsceras (fgado, corao, rins),

4 - Prefira leite desnatado, iogurte desnatado, 5 - Evite leite integral. creme de leite, manteiga, margarina
slida, iogurte integral, queijos cremosos e maioneses. clara ou ao ovo sem colesterol.

6 - Modere o consumo de ovos, dando preferncia 7 - Prefira margarina com leo vegetal e pouca quantidade
6

de gordura saturada. Use apenas leos vegetais (girassol, milho, soja, canola, azeite de oliva).

8 - Evite frituras, banha de porco, toicinho defumado,


gordura de coco e leo de dend.

9 -

Prefira pes com pouca gordura, como a maioria dos pes e cereais integrais (aveia, trigo, farelo), massas sem gema de ovo, ervilha, feijo, gro-de-bico, lentilha, batata cozida ou assada simples, arroz e mandioca. de preferncia crus.

10 - Consuma verduras, legumes e frutas diariamente, 11 - Evite acar e doces. 12 - Lembre-se de que as bebidas alcolicas tm muitas
calorias e, portanto, tambm devem ser evitadas pelas pessoas que precisam reduzir o peso. menos trs vezes por semana durante 30 minutos, ajudam a controlar o peso.
7

13 - Exerccios fsicos como caminhada, pelo

INFLUNCIA DO SAL

O sal faz mal para quem tem presso alta?


O sal faz o corpo reter mais lquidos, e o aumento do volume de lquido faz a presso subir. No entanto, no h necessidade de comer sem sal. Deve-se, sim, evitar o

exagero, como colocar sal na comida pronta ou comer alimentos que contm muito sal. Cerca da metade das pessoas mais afetada pelo cloreto de sdio, o sal de cozinha. Essas pessoas so denominadas sensveis ao sal. Para esses indivduos importante comer com pouco sal, para evitar que a presso se eleve. Nas pessoas no-sensveis a esse condimento, o aumento da presso com seu uso pequeno. Os brasileiros consomem em mdia quatro a cinco colheres de caf cheias de sal por dia, ou seja, dez gramas. O nosso corpo precisa de bem pouco sal, muito menos do que uma colher de caf por dia (2,5 g/dia). Essa quantidade existe nos prprios alimentos. Para evitar o excesso desse condimento na alimentao, siga as seguintes dicas.

Dicas para evitar o excesso de sal


1 - Use o mnimo de sal no preparo
dos alimentos, substituindo-o por temperos naturais como salsinha, cebola, organo, hortel, limo, alho, manjerico, coentro e cominho. j prontos. Nunca tenha um saleiro mesa.

2 - Evite acrescentar sal aos alimentos

3 - Evite temperos industrializados

como ketchup, mostarda, molho shoyu e caldos concentrados. lingia, presunto, salame e paio.

4 - Evite embutidos como salsicha, mortadela, 5 - Evite conservas como picles, azeitona, aspargo, pats
e palmito, enlatados como extrato de tomate, milho e ervilha e maionese pronta. Prefira os alimentos em seu estado natural. carne-seca e defumados.

6 - Evite carnes salgadas como bacalhau, charque, 7 - Evite o aditivo glutamato monossdico, utilizado
em alguns condimentos e nas sopas de pacote. branco ou ricota sem sal.

8 - Evite queijos em geral, dando preferncia a queijo 9 - Evite salgadinhos para aperitivo como batata frita,
amendoim salgado, cajuzinho, etc.

10 - Substitutos do sal ou sal diet podem ser teis para


algumas pessoas, porm quem toma certos remdios ou sofre dos rins no pode usar substitutos do sal. Consulte o mdico antes de us-los. ajudar a controlar melhor a presso alta e, s vezes, at reduzir o uso de remdios.

11 - Evitando os excessos de sal na alimentao, voc pode

IMPORTNCIA DO EXERCCIO FSICO

Como o exerccio fsico ajuda no controle da presso alta?


O exerccio fsico ajuda a baixar a presso. Muitas vezes, quem tem presso alta e comea a fazer exerccio pode diminuir a dose dos medicamentos, ou mesmo ter a presso arterial controlada sem o uso de remdios. O exerccio fsico adequado no apresenta efeitos colaterais e traz vrios benefcios para a sade, tais como ajudar a controlar o peso e a presso arterial, diminuir as taxas de gordura e acar no sangue, elevar o bom colesterol, diminuir a tenso emocional e aumentar a auto-estima. Para realizar exerccios fsicos adequadamente, siga as seguintes dicas.
10

Dicas para realizar atividades fsicas


1 No obrigue o corpo a grandes e insuportveis esforos. Quem no est acostumado a fazer exerccios e resolve ficar em forma de uma hora para outra prejudica a sade. V com calma.

2 controlada

Pergunte ao mdico se sua presso est

e se voc pode comear a se exercitar.

3 -

Faa um teste ergomtrico (caminhar na esteira ou pedalar bicicleta, medindo a presso arterial e a freqncia cardaca). O mdico ou um professor de educao fsica pode orientar sobre a melhor forma de fazer exerccios.

4 nadar

Os exerccios dinmicos, como andar, pedalar,

e danar, so os mais indicados para que tem presso alta. Devem ser feitos de forma constante, sob superviso peridica e com aumento gradual das atividades.

5 -

A intensidade dos exerccios deve ser de leve a moderada,

pelo menos 30 minutos por dia, trs vezes por semana. Se puder, caminhe diariamente. Se no puder cumprir todo o tempo do exerccio em um s turno, faa-o em dois turnos.

6 -

Os exerccios estticos, como levantamento de peso

ou musculao, devem ser evitados, porque provocam aumento muito grande e repentino da presso.

7- Ao realizar exerccios, contente-se com um progresso


fsico lento, sem precipitaes e com acompanhamento mdico. Procure realiz-los com prazer.
11

INFLUNCIA DO LCOOL

Como o lcool pode alterar a presso arterial?


As bebidas alcolicas elevam a presso arterial. Portanto, a reduo do consumo de lcool eficaz para diminuir a presso arterial e pode prevenir a presso alta. Sabe-se que entre cinco e dez por cento dos homens com presso alta tm como causa do problema o alto consumo de bebidas alcolicas. As bebidas alcolicas possuem etanol, substncia txica que lesa rgos como o crebro, o corao, o fgado e o pncreas. Alm disso, elas podem piorar a gastrite, dificultar a perda de peso (pois possuem muitas calorias) e

12

retardar os reflexos, dificultando dirigir automvel. E quem exagera corre o risco de desenvolver dependncia e arruinar a prpria vida.Para saber quanto pode consumir de bebidas alcolicas, siga as dicas abaixo.

Dicas sobre consumo de bebida alcolica


1 - Preferencialmente, deve-se evitar ingerir bebidas
alcolicas, porm seu consumo em pequena quantidade permitido. Beber pouco corresponde a beber de 10 a 30 g/dia, no mximo, de etanol.

2 - A quantidade de 1O g de etanol equivale a uma


lata de 330 ml de cerveja (4% de etanol), a um copo de 11O ml de vinho (12% de etanol) ou a uma dose de 30 ml de um destilado (40% de etanol) como usque, pinga ou vodca.

3 - Quem quer perder peso deve evitar as bebidas


alcolicas, porque uma garrafa de cerveja tem 300 calorias; um copo de vinho, 100 calorias; e uma dose de usque, pinga ou conhaque, 120 calorias.

4 - As bebidas alcolicas, em grande quantidade,


podem aumentar os efeitos dos remdios que baixam a presso, reduzindo-a exageradamente. No deixe de tomar os remdios para poder beber.

5 - A palavra-chave moderao. Evite os excessos


de bebida alcolica para conseguir controlar a presso alta.
13

INFLUNCIA DO FUMO/ESTRESSE

Como o fumo prejudica quem tem presso alta?


O fumo agrava as doenas cardacas porque pode aumentar o ritmo das batidas do corao e a presso, ou ainda piorar a aterosclerose, endurecendo as artrias. Alm disso, o fumo tambm pode provocar cncer em vrios rgos. Siga as dicas abaixo para parar de fumar.

Dicas para parar de fumar


1 - O ideal parar de fumar de vez;
prepare-se para isso.

2 - Reduza o nmero de cigarros de acordo


com as suas possibilidades.

3 - No fique com o mao de cigarros;

sinta aos poucos o benefcio para sua sade e seu bolso. a parar de fumar, como placas adesivas de nicotina e medicamentos; consulte seu mdico. O esforo grande voc precisa estar convencido e ter muita fora de vontade.

4 - Existem recursos que podem ajud-lo

5 - Parar de fumar muito difcil, mas no desanime.

14

O estresse dificulta o controle da presso alta?


O estresse pode dificultar o controle da presso alta. O ideal seria eliminar o estresse, mas, como isso difcil, o melhor aprender a control-lo. Saiba como seguindo as dicas abaixo.

Dicas para controlar o estresse.


1 - Aprenda a identificar as situaes que
provocam tenso.

2 - Planeje melhor as atividades para evitar acmulo. 3 - Diminua o nvel de exigncia consigo mesmo(a)
e com os outros. Isso pode facilitar o manejo de situaes que trazem ansiedade. planeje frias.

4 - Procure ter momentos de lazer e descanso; 5 - Divida as atividades com familiares e/ou

amigos quando houver excesso ou sentir que precisa de ajuda. podem ajudar no manejo do estresse.

6 - Exerccios fsicos e tcnicas de relaxamento 7 - Os momentos de maior desgaste podem ser

compensados com a realizao de atividades que do prazer. D prioridade ao que realmente importante para voc.
15

MEDICAMENTOS ANTI-HIPERTENSIVOS

Como usar corretamente os remdios?


Os remdios para tratamento da presso alta agem no organismo controlando a presso. O ideal manter a presso abaixo de 13 por 8. O uso dos remdios deve ser contnuo, dirio, nas doses e nos horrios recomendados pelo mdico. No deixe de tomar os remdios, mesmo que sua presso esteja controlada. Para no esquecer de toma-los, siga as dicas abaixo.

Os remdios para presso alta causam impotncia sexual em homens?


Atualmente, existem remdios que controlam a presso alta sem interferir na sexualidade. No entanto, se acontecer alguma alterao na sua atividade sexual, entre em contato com seu mdico. importante lembrar que a presso alta no tratada que pode causar impotncia sexual, porque endurece os vasos do pnis, prejudicando a atividade sexual.
16

Dicas para uso dos medicamentos


1 - Associe os horrios de tomar os remdios
com atividades como refeies (caf da manh, almoo, jantar), ir dormir ou acordar. prximos da geladeira ou da televiso, porm longe do alcance das crianas.

2 - Mantenha os remdios em locais visveis,

3 - No corra o risco de ficar sem os remdios,

providenciando nova caixa antes que acabem. em casa e outra no trabalho. Assim, se esquecer de tomar em casa, poder faze-lo no trabalho. Quando viajar, leve quantidade suficiente de remdios para o perodo que estiver fora. os horrios de tomar os remdios. Se so vrios medicamentos a tomar, faa uma lista com nome, dose e horrios de cada um e deixe-a fixada em local visvel. de pulso que pode ser programado para disparar um alarme com nome e horrio de tomar cada remdio.

4 - Se possvel, mantenha uma caixa de remdios

5 - Pea a familiares que o ajudem a lembrar

6 - J existe um aparelho semelhante a um relgio

7 - Nunca interrompa o tratamento por conta

prpria, seja porque o remdio acabou, porque a presso est controlada ou porque vai viajar. remdios, consulte seu mdico.

8 - Caso sinta algo diferente com o uso dos

17

DEPARTAMENTO DE LIGAS Tel.: (11) 3284-0215/3284-0573 Fax: (11) 3289-3279 E-mail: sbh@uol.com.br Homepage: http://www.sbh.org.br

Colaborao: Prof. Dr. Dcio Mion Jr., Profa. Dra. Angela M.G. Pierin, Dra. Ktia Coelho Ortega HC-FMUSP

You might also like