You are on page 1of 16

Deficincia Visual

Definio O termo deficincia visual refere-se a uma situao irreversvel de diminuio da resposta visual, em virtude de causas congnitas ou hereditrias, mesmo aps tratamento clnico e/ ou cirrgico e uso de culos convencionais. A diminuio da resposta visual pode ser leve, moderada, severa, profunda (que compem o grupo de viso subnormal ou baixa viso) e ausncia total da resposta visual (cegueira). Segundo a OMS (Bangkok, 1992), o indivduo com baixa viso ou viso subnormal aquele que apresenta diminuio das suas respostas visuais, mesmo aps tratamento e/ ou correo ptica convencional, e uma acuidade visual menor que 6/ 18 percepo de luz, ou um campo visual menor que 10 graus do seu ponto de fixao, mas que usa ou potencialmente capaz de usar a viso para o planejamento e/ ou execuo de uma tarefa. Os estudos desenvolvidos por BARRAGA (1976), distinguem 3 tipos de deficincia visual: CEGOS: tm somente a percepo da luz ou que no tm nenhuma viso e precisam aprender atravs do mtodo Braille e de meios de comunicao que no estejam relacionados com o uso da viso. Portadores de VISO PARCIAL: tm limitaes da viso distncia, mas so capazes de ver objetos e materiais quando esto a poucos centmetros ou no mximo a meio metro de distncia. Portadores de VISO REDUZIDA: so considerados com viso indivduos que podem ter seu problema corrigido por cirurgias ou pela utilizao de lentes. Causas As principais causas da cegueira e das outras deficincias visuais tm se relacionado a amplas categorias: Doenas infecciosas; Acidentes; Ferimentos; Envenenamentos; Tumores; Doenas gerais e influncias pr-natais e hereditariedade.

Deficincia Visual
Viso A viso um dos sentidos que nos ajuda a compreender o mundo nossa volta, ao mesmo tempo que nos d significado para os objectos, conceitos e ideias. A comunicao por meio de imagens e elementos visuais relacionados denominada "comunicao visual". Os humanos empregam-na desde o amanhecer dos tempos. Na realidade, ela predadora de

todas as linguagens escritas.

Deficincia Visual Deficincia visual a perda ou reduo da capacidade visual em ambos os olhos, com carcter definitivo, no sendo susceptvel de ser melhorada ou corrigida com o uso de lentes e/ou tratamento clnico ou cirrgico. De entre os deficientes visuais, podemos ainda distinguir os portadores de cegueira e os de viso subnormal.

Causas da Deficincia Visual Congnitas: amaurose congnita de Leber, malformaes oculares, glaucoma congnito, catarata congnita. Adquiridas: traumas oculares, catarata, degenerao senil de mcula, glaucoma, alteraes relacionadas hipertenso arterial ou diabetes.

Como identificar? Desvio de um dos olhos; No seguimento visual de objectos; No reconhecimento visual de pessoas ou objectos; Baixo aproveitamento escolar; Atraso de desenvolvimento.

Sinais de alerta Olhos vermelhos, inflamados ou lacrimejantes; Plpebras inchadas ou com pus nas pestanas; Esfregar os olhos com frequncia; Fechar ou tapar um dos olhos, sacode a cabea ou estende-a para a frente; Segura os objectos muito perto dos olhos; Inclina a cabea para a frente ou para trs, pisca ou semicerra os olhos para ver os objectos que esto longe ou perto; Quando deixa cair objectos pequenos, precisa de tactear para os encontrar; Cansa-se facilmente ou distrai-se ao aplicar a vista muito tempo.

Consequncias da Baixa Viso Percepo Turva Os contrastes so poucos perceptveis; As distncias so mal apreciadas; Existe uma m percepo do relevo; As cores so atenuadas. Escotoma Central e Viso Perifrica Funciona apenas a retina perifrica, que no to

discriminativa, pelo que pode ser necessria a ampliao da letra para efeitos de leitura; em geral impeditiva das actividades realizadas com proximidade dos restantes elementos ,bem como da leitura; Apresenta acuidade visual baixa (cerca de 1/10). Viso Tubular A retina central funciona, podendo a acuidade visual ser normal; A viso nocturna reduzida, pois depende funcionalmente da retina perifrica; Podendo no limitar a leitura, muito limitativa das actividades de autonomia.

Patologias que conduzem baixa viso Atrofia do Nervo ptico: Degenerescncia das fibras do nervo ptico. Se for total, no h percepo luminosa. Alta miopia: Baseia-se num defeito de refraco elevado (> a 6 dioptrias), que frequentemente hereditrio, associado a outros aspectos degenerativos. O risco do deslocamento da retina elevado, nesse caso, devem ser tomadas precaues necessrias. Cataratas Congnitas: Perda de transparncia do cristalino, originando perturbaes na diminuio da acuidade visual. A viso perifrica tambm est normalmente afectada, da existir uma grande dependncia na funcionalidade e na autonomia. Degenerao macular: Situa-se, na zona central da retina, mcula, e constitui uma das causas mais frequentes de dependncia visual ligada idade. Outras patologias surgem em escales etrios mais jovens (ex.: queimadura da mcula eclipse solar). A viso perifrica no sofre alteraes pelo que no h problemas na mobilidade. A viso central afectada por escotomas que podem progredir. Glaucoma: uma patologia do olho em que a presso intra-ocular elevada por produo excessiva ou deficincia na drenagem do humor aquoso. O glaucoma agudo mais raro, doloroso e normalmente implica interveno cirrgica no seu tratamento. Outras Retinopatias Degenerescncia da retina que poder ser hereditria ou no. Envolve perda de viso e consequentes problemas na mobilidade, ficando a pessoa com viso tubular. Sndroma USHER Associa a retinopatia pigmentar patologia auditiva, afectando simultaneamente a viso e a audio. Doena de Stargardt Consiste em diversos escotomas do centro para a periferia da retina, mantendo-se quase sempre um ilhu central de viso.

O aluno deficiente visual

Caractersticas da Criana Deficiente Visual - A criana deficiente visual aquela que difere da mdia, a tal ponto que ir necessitar de professores especializados, adaptaes curriculares e ou materiais adicionais de ensino, para ajud-la a atingir um nvel de desenvolvimento proporcional s suas capacidades; Os alunos com deficincia visual no constituem um grupo homogneo; Os portadores de deficincia visual apresentam uma variao de perdas que se podero manifestar em diferentes graus de acuidade visual;

Adaptaes educacionais para os Deficientes Visuais A educao da criana deficiente visual pode se processar por meio de programas diferentes, desenvolvidos em classes especiais ou na classe comum, recebendo apoio do professor especializado; As crianas necessitam de uma boa educao geral, somada a um tipo de educao compatvel com seus requisitos especiais, fazendo ou no, uso de materiais ou equipamentos de apoio. A educao do deficiente visual necessita de professores especializados nesta rea, mtodos e tcnicas especficas de trabalho, instalaes e equipamentos especiais, bem como algumas adaptaes ou adies curriculares; A tendncia actual da educao especial manter na escola comum o maior nmero possvel de crianas com necessidades educativas especiais; Cabe sociedade a responsabilidade de prover os auxlios necessrios para que a criana se capacite e possa integrar-se no grupo social.

Princpios da Educao do Deficiente Visual Individualizao Concretizao Ensino Unificado Estmulo Adicional Auto-Actividade

Estimulao dos sentidos: Estimulao visual Estimulao do tacto Estimulao auditiva Estimulao do olfacto e do paladar

Estimulao visual Motivar a criana a alcanar, tocar, manipular e reconhecer o objecto; Ensinar a olhar para o rosto de quem fala; Ajustar uma rea onde a criana possa brincar em segurana e onde os objectos estejam ao alcance dos seus braos; O educador pode usar fita-cola de diferentes cores para contrastarem com os objectos da criana, de modo a torn-los mais visveis.

Estimulao do tacto Descriminar diferentes texturas; Experimentar materiais com formas e feitios com contornos ntidos e cores vivas; Distinguir a temperatura dos lquidos e slidos; Mostrar como pode manipular o objecto.

Estimulao auditiva Ouvir barulhos ambientais, gravadores, rdios; Identificar sons simples; Distinguir timbres e volumes dos sons; Discriminar a diferena entre duas frases quase iguais; Desenvolver a memria auditiva selectiva.

Estimulao do olfacto e do paladar Provar e cheirar diferentes comidas (salgadas, doces e amargas); Cheirar vinagre, perfumes, detergentes, sabonetes e outros lquidos com cheiros fortes.

Programa pr-escolar Quando em idade pr-escolar, a criana deficiente visual necessita que se d importncia rapidez, para que atinja o mesmo nvel que os colegas normo-visuais. Para tal particularmente importante que ela desenvolva : capacidades motoras ; capacidades da linguagem; capacidades discriminativas e perceptivas .

Entrada para a escola entrada para a escola a Criana D.V. deve: Compreender o seu corpo; Ter a lateralidade desenvolvida; Estar desenvolvido no Tacto; Estar desenvolvido auditivamente

Reabilitao A Reabilitao essencial no processo de insero na sociedade, dado que a reduo ou a privao da capacidade de ver traz consequncias para a vida do indivduo, tanto no nvel pessoal como no funcional, colocando-o, na maioria das vezes, margem do processo social, segurana psicolgica e nas habilidades bsicas;

Sala de recursos Estas salas podem estabelecer uma alternativa de qualidade se tivermos em conta determinadas

caractersticas, tais como: necessidade de um apoio individualizado; necessidade de um currculo com objectivos funcionais; ambientes estruturados e securizantes; equipamentos e materiais especficos; problemas de sade graves; necessidade de gesto de tempos especficos.

Currculo escolar e a deficincia visual Os programas educativos direccionados para os deficientes visuais devem ir ao encontro das mesmas reas e actividades que se encontram nos programas regulares(sendo feitas adaptaes consoante as necessidades e dificuldades dos alunos).

O reforo pedaggico e a coordenao Tcnico - Docente Ajuste do tempo ao seu ritmo de trabalho; Planificao de Actividades; Adaptao do Processo de Avaliao.

Orientao e movimentao da Criana com D.V. no espao Processo prolongado e sequenciado que deve comear o mais cedo possvel. - As tcnicas mais utilizadas so: Guia normovisual; Uso da bengala; Co Guia; Etc.

A aprendizagem da criana com deficincia visual A capacidade de aprendizagem de uma criana no est directamente relacionada com o seu grau de viso; Depende do momento em que a criana perdeu a viso.

Adaptao do Espao Sero necessrias adaptaes no espao se a dificuldade de viso for acrescida de outras; - Conhecer o ambiente escolar; - Na sala de aula necessrio: Comunicao Oral; Condies de iluminao; Organizao do espao e dos materiais; Estratgias e recursos.

Avaliao Clnica - A Equipa deve ser constituda por:

Professor do Ensino regular; Servios Especializados de A.E.; Oftalmologista; Ortoptista; Tcnico de Reabilitao; Psiclogo; Tcnico de Servio Social;

Avaliao funcional Consiste em avaliar os aspectos funcionais da viso e as suas implicaes educacionais; Ocorre em contextos naturais e implica recolha de elementos relativos forma como a pessoa utiliza a sua viso em ambientes com condies diferentes;

Avaliao A avaliao deve ter em conta: Idade do incio das dificuldades visuais; Modo de progresso da perda de viso- lento ou abrupto; Causa dessas dificuldades sistmica (ex. diabetes), ou confinada ao olho; Se a patologia hereditria, congnita, ou adquirida (antes dos 5 anos ou aps este perodo); Se o prognstico estacionrio ou evolutivo. A avaliao para ser eficaz deve: Utilizar formas de comunicao que a criana/jovem compreenda; Incluir objectos e materiais familiares interessantes; Apresentar esses materiais e objectos de forma contextualizada, baseada numa aprendizagem significativa e estruturada; Organizar e provocar situaes de aprendizagem estruturada mediante a utilizao de objectos e materiais, apresentados em contextos naturais.

A DEFICINCIA VISUAL NO ENSINO REGULAR

Fernando Marques Pereira A convivncia do aluno deficiente visual e do professor na sala de aula est longe de ser algo naturalmente aceite, algo comparvel convivncia entre um aluno normovisual e o professor. E nem sequer se trata, na maior parte dos casos, de m-vontade por parte do professor ou indisponibilidade do aluno portador de deficincia. Trata-se, to-somente, da dificuldade de efectivar, na prtica, a "Escola Inclusiva", to sabiamente arquitectada de formas tericas, luz da nossa bem intencionada legislao. No basta decretar a integrao do aluno deficiente visual, mistur-lo com outros alunos e um professor para que a sua integrao escolar se consiga, nem to pouco se garanta o desenvolvimento das suas capacidades/aprendizagens; no nos parece sensato olhar para o professor e ver na sua licenciatura uma formao do tipo "pau para toda a colher" nem esperar que cada professor, por motivao intrnseca, busque entre os paus da sua formao, a "colher" que h em si! ! ... Mas tambm no queiramos que, por

cada aluno portador de deficincia que chega escola, seja admitido um rol de professores "bem preparados" para as diferentes disciplinas - como se se tratassem de "lidadores" para enfrentar a "fera".. Uma boa parte do problema parece-nos residir essencialmente no "interface conceptual", ou seja, o modo como o professor, na grande maioria dos casos, encara este aluno e que afecta a "compatibilidade" entre eles. O professor insiste em olhar para o aluno portador de deficincia e, em vez de ver o aluno, v apenas a sua deficincia. Se verdade que h cuidados/conhecimentos especficos que devem preocupar o professor, pois so requeridos pelas caractersticas especficas daquela deficincia, no nos podemos esquecer que aquele aluno, antes de ser deficiente uma criana/jovem de caractersticas/necessidades semelhantes s das crianas/jovens normovisuais da sua idade. E tomado assim o aluno portador de deficincia, por parte do professor, a compatibilidade entre ambos est, naturalmente, em boa parte assegurada graas competncia pedaggica que o professor tem que possuir. Chegado aqui, j apenas subsiste uma somenos dificuldade: o modo como tem que efectivar o processo ensino-aprendizagem entre ambos. E para ajudar na superao desta dificuldade, o professor deve saber que pode dispor da ajuda do professor do apoio a alunos com necessidades educativas especiais, vulgo professor do "Ensino Especial". Todos ns conhecemos estudos que demonstram a dificuldade que os professores tm em trabalhar em grupo e todos ns tambm sentimos diariamente o quanto de verdadeiro tm esses estudos. No entanto, parece-nos de elevada importncia e de toda a convenincia que o professor, confrontado com uma turma/classe que contm um aluno portador de deficincia, assuma uma atitude diferente, isto , tome conscincia da importncia de pensar/organizar/planificar as aulas daquela turma em grupo de, pelo menos, trs pessoas: ele prprio, o professor da equipa do Ensino Especial e o psiclogo escolar. Desta forma, o professor regular consegue juntar s estratgias que delineou para abordar determinado contedo, os aspectos e requisitos a ter em conta no caso do aluno portador de deficincia visual (tipo de material a utilizar, a luminosidade requerida - se se tratar de um amblope...) e a anlise da reaco do aluno. Em relao a este ltimo aspecto, importa compreender que o aluno portador de deficincia visual se v confrontado com dificuldades de toda a ordem e que nem todo o indivduo consegue enfrentar a adversidade com "um sorriso nos lbios", com uma indispensvel motivao e uma aceitao da deficincia com a resignao/moderao comportamental requeridas pela sociedade. Alm disso, no nos podemos esquecer que o comportamento social algo que apreendido por imitao - possibilidade que est completamente vedada aos individuos portadores de cegueira congnita. A anlise, compreenso e apoio/correco das atitudes deste aluno um trabalho rduo que precisa do envolvimento do professor regular (porque a situao-alvo de correco ocorre na sala de aula), do professor do Apoio Especial (porque ele que vai assegurar o lado "especial" da interveno) e do psiclogo (porque a delicadeza da interveno recomenda conhecimentos comportamentais humanos devidamente estudados). Conscientes de que ainda falta desenvolver bastantes "dmarches", nos mais variados nveis de formao, at conseguirmos encontrar a articulao perfeita entre os vrios recursos da escola inclusiva, conforta-nos a convico de que j arredada anda destes meandros a ideia de que o professor do Ensino Especial devia funcionar como fiscal do modo como o professor regular tinha ou no sensibilidade suficiente para ensinar o aluno portador de deficincia; tal como pensamos, j no fazer sentido aquela ideia de que o Ensino Especial funcionava como refgio dos "professores cansados", ou com "mais coisas para fazer" do que ensinar.

COMPETNCIAS DO PROFESSOR REGULAR E DO PROFESSOR DE APOIO Um outro aspecto que nos parece por vezes perturbar a normal aprendizagem do aluno com deficincia visual a confuso de competncias: porque se desconhece a quem compete resolver as carncias de material ou limitaes frequentes na aprendizagem daquele aluno, assiste-se por vezes a um triste "jogo de empurra" de culpas, sem lucidez para se compreender o essencial: aquele aluno precisa de desenvolver, adequadamente, as mesmas competncias e capacidades dos seus colegas, potencialmente projectadas para aquele momento.

Pretendendo to somente contribuir, de alguma forma, para que tais situaes no voltem a acontecer, chamamos a ateno para alguns aspectos que julgamos fundamentais: O professor do Ensino Especial apenas um professor de apoio e que, por isso, apenas lhe compete dar apoio ao professor regular na especificidade daquela deficincia; convm nunca perder de vista que o responsvel pela aprendizagem do aluno portador de deficincia o professor da disciplina/classe, responsabilidade essa que, em momento algum pode ser delegada no professor de apoio. O professor regular deve dispensar ao aluno com deficincia visual a mesma ateno que aos demais alunos da turma e dar-lhe o mesmo apoio. No necessrio que defina regras particulares ou que lhes exija menos trabalho. Deve comunicar frequentemente com o professor do ensino especial, informando-o dos progressos do aluno, bem como dos problemas que o mesmo possa ter. Deve fornecer, ao professor do Ensino Especial, os textos dos trabalhos de casa, dos exames e de outros documentos que seja necessrio transcrever para Braille, para caracteres ampliados ou modificar de modo a que os alunos cegos possam compreend-los. Quanto ao professor do ensino especial, no seguimento das responsabilidades que se encontram ligadas ao apoio directo que ele dever dispensar criana e famlia, bem como ao respectivo professor regular, compete-lhe:

proporcionar os apoios necessrios para que a criana cega possa ter sucesso escolar numa
classe/turma regular;

Dar apoio ao professor do ensino regular, respondendo s suas dvidas sobre a cegueira, bem
como contribuir para que os outros alunos se sintam vontade com a criana cega;

Fazer eventuais sugestes ou demonstrar modos de procedimento que possam conduzir a


melhores resultados no ensino da criana;

Inculcar nas crianas as aptides suplementares de que possam necessitar. Aptides e


conhecimentos esses que so os que a criana cega ou com viso reduzida necessita para se adaptar s exigncias da vida, em integrao social, actividades da vida diria, educao sensorial, utilizao do tabaco, digitao de um texto, etc. Essas so aptides que o professor de ensino regular no est capacitado a desenvolver. Sendo elas indispensveis criana, dever-lhe-o ser transmitidas pelo professor do ensino especial;

Adaptar os materiais didcticos, tais como questionrios, folhas de exerccios, mapas e grficos, por
forma a que a criana cega ou com viso reduzida os possa compreender;

Pr disposio da criana todos os utenslios e equipamentos especficos de que ela necessite:


mquina Braille, livros em Braille, papel especial, meios informticos, livros com caracteres ampliados, canetas de feltro, papel pautado prprio para viso reduzida, lupas, etc;

Assegurar ele prprio, ou fazer com que seja assegurada, a possibilidade de recuperao ou apoio
complementar nas matrias que o aluno tenha mais dificuldade em assimilar na classe/turma regular. Esse apoio pedaggico vir juntar-se ao ensino dispensado na turma e s ser necessrio quando o aluno revelar dificuldade em compreender certas partes de contedos ou aulas;

Servir de elo de ligao entre a casa e a escola, nomeadamente informando os pais acerca dos
progressos da criana e indicando-lhes os exerccios que ela dever fazer em casa sob a sua orientao. As exigncias da escola inclusiva, manifestadas junto do professor regular e do professor do ensino especial no so nem simples nem fceis. Para lev-las a bom termo, so necessrios empenhamento e

trabalho assduo. Em mtua colaborao e entendimento, o professor do ensino regular e o professor do ensino especial podem assegurar uma escolaridade estimulante, no apenas s crianas portadoras de deficincia visual, mas a toda a classe/turma no seu conjunto. A presena do aluno portador de deficincia na classe/turma pode e deve ser um bom pretexto para incrementar o desenvolvimento de um grande leque de valores ligados cidadania, nos colegas da turma e da prpria escola.

Introduo
Para Sassaki (1997), Stainback e Stainback (1999) o processo de incluso vem sendo discutido e implementado desde a dcada de 90. O principal objetivo desse processo promover a participao social concreta das pessoas com necessidades especiais. O princpio da incluso observa que a sociedade deve fornecer as condies para que todas as pessoas tenham a possibilidade de ser um agente ativo na sociedade. Desse modo, temos como condies bsicas a reestruturao da sociedade para que a pessoa portadora de deficincia consiga exercer seus direitos, sendo que aes inclusivas devem estar presentes em todos os aspectos da vida do indivduo, tais como no campo educacional, laboral, esportivo, recreativo, entre outros. A incluso conseqncia de uma escola de qualidade, isto , uma escola capaz de perceber cada aluno como um enigma a ser desvendado. As escolas inclusivas devem atender a todos. A Declarao de Salamanca 1994 diz que:

O princpio fundamental das escolas inclusivas consiste em que todos os alunos devam
aprender juntos, sempre que possvel, independentemente das dificuldades e das diferenas que apresentem. As escolas inclusivas devem reconhecer e satisfazer as necessidades diversas dos seus alunos, adaptando aos vrios estilos e ritmos de aprendizagem, de modo a garantir um bom nvel de educao para todos, atravs de currculos adequados, de uma boa organizao escolar, de estratgias pedaggicas, de utilizao de recursos e de uma cooperao com as respectivas comunidades. preciso, portanto, um conjunto de apoios de servios para satisfazer o conjunto de necessidades especiais dentro da escola.
Assim, fica como funo para a escola criar formas diferenciadas para incluir esses alunos com necessidades especiais no ensino regular, reconhecendo as necessidades individuais de cada um. A incluso no Brasil ainda est em fase inicial. O sucesso desse processo de incluso, no ser mrito apenas dos alunos, mas tambm dos professores, que de uma maneira ou de outra devero criar metodologias e estratgias de ensino para atender com maestria as crianas com necessidades especiais. Mas uma questo vem tona quando se fala em educao inclusiva, e em especial nesse estudo em Educao Fsica inclusiva. Ser que os professores esto sendo apoiados, para que de fato possam trabalhar na perspectiva da educao inclusiva sem prejudicar o desenvolvimento dos alunos? At que ponto o atraso e a lentido na aprendizagem podem gerar uma insatisfao, um fracasso e at mesmo uma evaso de alunos da escola. Dar-se a o papel das escolas e dos professores, de levar os alunos a aprender a viver socialmente, pois a escola um espao de transformao social, seja ela para crianas portadoras de necessidades especiais ou no. Para Ceccon (1993) a escola est inserida na sociedade, ela uma das instituies capazes de conseguir mudanas, devido ao seu alto grau de responsabilidade social. A partir da escola inclusiva haver uma maior aceitao das crianas com necessidades especiais, pois no se pode mais ignorar a universalizao da cidadania. A escola deve ser constituda com os pilares da cooperao, cidadania, solidariedade, entre outros para que assim se oportunize trabalhar com a diversidade humana. A rea da Educao Fsica Adaptada surgiu oficialmente nos cursos de graduao atravs da Resoluo 3/87 do Conselho Federal de Educao Fsica a qual tem como objeto de estudo a motricidade humana para as pessoas com necessidades educativas especiais, adequando metodologias de ensino para o atendimento s caractersticas individuais de cada pessoa. A Educao Fsica adaptada deve utilizar o corpo da criana como ferramenta principal. Partindo do conhecimento e domnio deste corpo, ela deve estimular o

movimento controlado como meio, o respeito absoluto a individualidade do aluno, o prazer da descoberta de poder fazer-lo estimular as potencialidades favorecendo o seu desenvolvimento geral e emancipao social. A Educao Fsica adaptada deve proporcionar ao aluno portador de deficincia, a compreenso de suas limitaes e capacidades, auxiliando-o na busca de uma melhor adaptao as suas tarefas do dia a dia (CIDADE e FREITAS, 1997) De acordo com Winnick (2004) o programa de Educao Fsica adaptada deve conter desafios aos alunos, permitindo a participao de todos, respeito as suas limitaes, promoo da autonomia e enfatizar o potencial no domnio motor. Sendo que a seleo das atividades deve ser em funo do comprometimento motor, idade cronolgica e desenvolvimento intelectual. Assim como as pessoas que enxergam, as pessoas com deficincias visuais querem ser aceitas e respeitadas como indivduos, sendo o comprometimento visual apenas uma das suas diversas caractersticas pessoais, e no o trao que os define. Na escola, os educandos com deficincia leve e moderada podem participar de atividades dentro da Educao Fsica, desde que tenham algumas adaptaes e cuidados. A realizao de atividades com crianas, principalmente aquelas que envolvem jogos devem ter um carter ldico, cooperativo e favorecer situaes onde a criana aprende a lidar com seus fracassos e seus xitos (BUENO, 2003). De acordo com Conde (1981), a defasagem no desenvolvimento geral da criana cega, mais acentuada na rea motora, em funo das privaes de experincias motoras dessas crianas. A criana cega apresenta dificuldades no equilbrio, no esquema corporal, locomoo, coordenao motora, postura defeituosa, falta de expresso facial e corporal, lateralidade, falta de resistncia tnus muscular inadequado e falta de auto-iniciativa para ao motora. Na rea scio-afetiva, h a presena do medo e insegurana em ambientes desconhecidos, proporcionando em alguns casos o isolamento social. Face ao exposto acima se elegeu como objetivo de pesquisa analisar os sentimentos que permeiam o processo de incluso de alunos portadores de deficincia visual na percepo de professores do Ensino Fundamental, sries iniciais. Caminhos percorridos O presente estudo vislumbra ser uma contribuio para os profissionais da rea para auxiliar positivamente o dia a dia do deficiente visual, no sentido de fazer com que ele sinta o prazer de fazer o exerccio fsico. Contribuindo assim com a melhoria na qualidade de ensino da Educao Fsica para esses portadores de deficincias, tentando entender suas dificuldades no s no desenvolvimento da Educao Fsica, mas tambm no que tange a seu auto-conhecimento, contribuindo para a construo de seres humanos mais autnomos e realizados, conscientes das suas capacidades e limitaes. Fizeram parte da amostra dois professores de uma escola da rede pblica da Cidade de Santa Maria/ RS, que trabalham com alunos portadores de deficincias visuais, na faixa etria 12 24 anos. Como instrumento de coleta dos dados utilizou-se uma entrevista semi-estruturada, onde as perguntas versaram sobre o tema: incluso no contexto escolar. Os dados foram coletados em uma escola da rede pblica da cidade de Santa Maria. Primeiramente foi realizado um contato com as professoras que trabalham com incluso de pessoas cegas com o intuito de explicar os objetivos do estudo e pedir colaborao e permisso para a realizao da mesma. Com a autorizao concedida partiu-se para a realizao da entrevista com os professores. Os dados foram compilados atravs da anlise de contedo de Bardin (1979), ancorado na abordagem de pesquisa qualitativa. A anlise dos dados foi realizada a partir do discurso dos professores, cujas interrelaes foram validadas a partir do tema incluso no contexto escolar. Resultados e discusso Quando questionadas sobre os sentimentos que permeiam o processo de incluso percebemos que as professoras falam com propriedade sobre o seu trabalho com os alunos deficientes visuais. As participantes da pesquisa trabalham com incluso de deficientes visuais a mais de dez anos. Percebe-se atravs da anlise que as professoras sentiam-se bastante inseguras, no incio de seu trabalho, pois na sua percepo as informaes recebidas sobre a deficincia visual durante sua graduao foram reduzidas, e essa condio

fez com que buscasse cursos de aperfeioamento e muitas leituras. Atualmente sentem-se mais seguras e realizadas, como vemos nos recortes abaixo:

Estamos sempre aprendendo com esses alunos, um desafio constante, precisamos estar
nos atualizando diariamente....meu maior dilema, o que ainda me causa embaraos em alguns momentos est relacionado a pratica da Educao Fsica, pois com essas crianas precisamos trabalhar o movimento priorizando o tato e a audio. Ainda somos ns professoras da classe que trabalhamos o movimento com os alunos, e nossa preparao neste sentido muito limitada....recebemos apoio de profissionais da rea da Educao Fsica, com o desenvolvimento de projetos, e nos instrumentaliza para realizarmos praticas de qualidade...(Professora B)

No incio pensava que no iria conseguir avanos com essas crianas, avanos motores,
cognitivos, afetivos, mas hoje o que mais me realiza ver o potencial deles serem multiplicados, eles so simplesmente incrveis...(Professora A)
A partir da anlise dessas falas, percebe-se que a insero de alunos com deficincia visual em especial nas aulas de Educao Fsica necessita de uma preparao mais especfica, ou seja, da presena de um profissional da rea. Porm, sabe-se que apenas a presena de um profissional da Educao Fsica, no a soluo para a incluso. De acordo com Lima (2001), a incluso de deficientes visuais requer, alm da estimulao de uma preparao profissional de qualidade, na qual seriam fornecidas informaes sobre metodologias e estratgias de ensino que auxiliasse no processo inclusivo do aluno deficiente visual, deve tambm buscar as adaptaes que podem ser realizadas nas aulas de Educao Fsica, bem como em seus recursos esportivos e recreativos. Atravs dos resultados constatamos que a representao predominante das professoras sobre a Incluso positiva, pois atravs da interpretao das falas das participantes da pesquisa ficou evidenciado que o processo de incluso de pessoas cegas no contexto escolar um processo em longo prazo e traz benefcios ao aluno includo, aos seus colegas e principalmente para a professora que necessita estar sempre em busca de solues para os desafios enfrentados no dia a dia da sua prxis pedaggica. o que ficou evidenciado na fala das professoras:

um processo longo, uma construo e uma aprendizagem diria, todos ganham, os


alunos includos ganham o direito a cidadania, j os seus colegas, aprendem a respeitar os limites das outras pessoas e ns professores trabalharmos com alunos cegos, ah! Nossa aprendizagem constante... (Professora B) "Com a incluso podemos dar oportunidade ao aluno portador de necessidades especiais para que participem das aulas de maneira mais independente possvel, comprometendo-se com o desenvolvimento da sua cidadania. (Professora A)
O princpio da incluso defende que a sociedade deve fornecer as condies para que todas as pessoas tenham a possibilidade de ser um agente ativo na sociedade. Desse modo, temos como pr-requisito a reestruturao da sociedade para que a pessoa portadora de deficincia consiga exercer seus direitos. As aes inclusivas devem estar presentes em todos os aspectos da vida do indivduo, tais como no campo educacional, laboral, esportivo, recreativo, entre outros (SASSAKI, 1997; STAINBACK E STAINBACK 1999) Quanto questionadas sobre os ganhos motores dos alunos com deficincia visual com a incluso, percebemos que as participantes da pesquisa relatam que est havendo uma resposta excelente desses alunos. O que pode ser observado nas falas a seguir:

Hoje vejo sua coordenao motora bem desenvolvida, tambm a agilidade, tanto no
movimento como na escrita est cada vez melhor. Percebo que a vivncia com as outras

crianas, em especial nas aulas que envolvem o movimento esta contribuindo muito para que este aluno exera a sua independncia (Professora B)

H uma grande melhora na motricidade fina, j a motricidade ampla mais complicada,


pois para que nos professores estimularmos de forma adequada o desenvolvimento dos alunos cegos, muitas modificaes devem ser feitas no ambiente da aula.
A partir da anlise dessas falas, percebe-se que as professoras participantes da pesquisa afirmam que so grandes os ganhos motores e sociais de deficientes visuais no contexto escolar. Conforme relata Bueno (2003), de suma importncia que a criana cega ou com baixa viso seja amplamente estimulada para que possa alcanar nveis de desenvolvimento semelhantes aos seus pares no deficientes. Vimos que a escola e, conseqentemente, a disciplina Educao Fsica, exercem papel fundamental nesse processo. Entretanto, para que ocorra a participao ativa do aluno com deficincia visual nas aulas de Educao Fsica, necessrio que a aula seja moldada ao ritmo do seu grupo de alunos, e isso inclui o seu aluno cego ou com baixa viso. Pois para que o processo de incluso seja positivo, o centro da aula deixa de ser o professor e passa a ser o aluno, e mais os deficientes visuais necessitam de explicaes especficas, de auxlio de guias entre outros (RIZZO & VISPOEL, 1991). Em um segundo momento quando questionadas sobre os ganhos psicolgicos dos alunos com deficincia visual com a incluso, percebe-se que as professoras visualizam grandes progressos, pois como relatou uma das professoras, o deficiente visual apresenta dificuldades na interao social, e o que vejo atualmente so crianas confiantes e presentes no grupo na qual esto inseridos. Essa afirmao pode ser facilmente percebida nas falas das professoras:

A independncia pessoal, a sua aceitao enquanto ser humano dentro do grupo e


tambm em reao aos seus colegas extraordinria...os colegas querem auxilia-los de diferentes maneiras. (Professora A)

Percebo que h muita vontade, por parte do aluno includo de ser aceito pelo grupo, essas pessoas, pelo menos as que eu tenho contato, so muito receptveis ao contato com seus pares sem deficincia visual e tambm se adaptam facilmente as situaes propostas, se respeitarmos o seu ritmo, claro. . (Professora B)
As colaboradoras concordam que no nada fcil a realizao com resultados positivos, do processo de incluso de alunos com deficincias visuais, mesmo assim relatam que hoje em dia, se sentem preparadas e que a busca por atividades novas e leituras especializadas uma constante no seu fazer pedaggico. Como comenta uma das professoras o que mais gratifica ver o desenvolvimento de nosso aluno, seja ele motor, social, afetivo ou psicolgico. E ver que ns auxiliamos nesse processo. Conforme Lieberman e HoustonWilson (1999) ponto chave para o sucesso do processo de incluso que o educador compreenda que seu aluno cego, desde que receba informaes e auxlios necessrios, est capacitado para realizar as mesmas atividades que o aluno no-deficiente. Assim o professor deve estar atento para as adaptaes necessrias no ambiente para a realizao prtica das atividades propostas. Concluso Esse estudo tem como objetivo de pesquisa analisar os sentimentos que permeiam o processo de incluso de alunos portadores de deficincia visual na percepo de professores do Ensino Fundamental: Anos Iniciais. Com base nos resultados encontrados neste estudo, ficou evidenciado que: Quando questionadas sobre os sentimentos que permeiam o processo de incluso percebemos que no incio de suas carreiras sentiram insegurana e medo, medo de no saber se a maneira que interagiam com os alunos cegos era a maneira correta, em especial no que se refere s aulas de Educao Fsica;

As participantes da pesquisa tm um entendimento de Incluso no Contexto Escolar, como sendo uma maneira de dar oportunidade de convvio social, uma prtica de constante aprendizagem, sendo um exerccio de cidadania, percebe tambm o processo de incluso como uma prtica positiva; As professoras participantes da pesquisa afirmam que so grandes os ganhos motores de deficientes visuais includos no contexto escolar. Quando bem estimuladas essas crianas conseguem ndices de desenvolvimento motor semelhante s crianas sem deficincia. Quanto aos ganhos psicolgicos as professoras visualizam grandes progressos relacionados socializao, auto-confiana, entre outros, concluindo assim que essa vivncia da criana portadora de deficincia visual no contexto escolar acarreta algumas modificaes ou adaptaes ambientais, mas que o resultado na sua maioria compensador e positivo.

ABRINDO OS OLHOS DOS EDUCADORES, PARA INCLUSO ESCOLAR DOS ALUNOS COM DEFICINCIA VISUAL

Elizabet Dias de S

Patrcia conseguiu entrar na escola somente aos 14 anos. Aos 18, Daniel estava cursando a stima srie e Camila, de 6 anos, fazia parte de uma turma do pr-escolar. Influenciada pela famlia, ela no queria ir para uma escola especial. Seu colega do primeiro ciclo ganhou uma mquina de escrever em braille, doada pela comunidade. Saionara usava lupas e necessitava de material ampliado. Osvaldo terminou o segundo grau, aguardando a implantao de uma sala de recursos que

significava a garantia de suporte pedaggico para o atendimento de suas necessidades educacionais especiais. Estes alunos e alunas tm em comum a deficincia visual e uma trajetria escolar permeada de conflitos e obstculos. As escolas de ensino regular recusam a matrcula e estimulam as famlias a procurarem uma escola especial. Quando isso no ocorre, os professores reagem porque no se sentem preparados ou em

condies de dar assistncia individualizada, principalmente nas sries iniciais. Reclamam das turmas grandes, heterogneas e, no raro, com "alunos difceis". alm disso, no conhecem o sistema braille, no tm tempo para adaptar contedos ou material. Ouvimos com freqncia: "Aqui no lugar para ele. No melhor procurar uma escola de cegos? L ele (ou ela) vai poder estudar com seus iguais e tudo ficar mais fcil". Atualmente, esta polmica est cada vez mais presente no interior das escolas em decorrncia dos direitos conquistados e homologados em um razovel aparato legal. (*) Mas, a legislao, por si s, embora de relevncia inquestionvel, no garante a mudana de postura, a materializao de recursos e o compromisso efetivo com o exerccio de cidadania e a educao de qualidade para todos. A incluso escolar das pessoas com deficincia ainda representa uma remota realidade ou simplesmente uma utopia, diante de escolas excludentes e de sociedades excludentes. A incorporao da diferena/deficincia decorrer de uma nova concepo de escola e de sociedade desejadas e a serem transformadas no quotidiano. Os educadores esto inevitavelmente implicados neste movimento. Para fazer frente s exigncias de uma escola inclusiva, ser primordial construir novas competncias. Neste sentido, a formao e o aperfeioamento profissional cumprem um papel preponderante. Compreendemos a formao em dupla perspectiva:

1. a da formao geral e mudanas atitudinais; 2. a do conhecimento tcnico e habilitao especfica.


A instrumentalizao da prtica pedaggica no resulta apenas do domnio de tcnicas ou de metodologias. A disponibilidade de servios de apoio constitui suporte indispensvel para professores, alunos e seus familiares. Mas, o domnio do braille e outras aquisies especficas por si s, tambm no asseguram a incluso escolar bem sucedida. A disponibilidade, atitudes e posturas do educador sero decisivas no sentido de abrir ou fechar as possibilidades do conhecimento ou de descobrir ou ignorar as potencialidades de qualquer pessoa. Ou seja, o perfil pretendido ser delineado pelo exerccio da ao pedaggica. Portanto, ser primordial conquistar tempos e espaos de formao que possibilitem a prtica da reflexo e a reflexo sobre a prtica e os processos coletivos, tendo por princpio a desmistificao da deficincia e as dimenses da ao educativa como concretizao de posturas polticas na prtica pedaggica. O depoimento de uma diretora de escola pblica do nordeste do Brasil ilustrativo: "Antes, eu no tinha coragem de aceitar um aluno cego na escola porque no sabia como ajud-lo e o que fazer. Agora, no tenho coragem de recusar a matrcula". A fala dessa diretora que participava de um curso de capacitao docente expressa sua mudana de postura, a partir do conhecimento e da identificao de necessidades educacionais especiais, referentes ao alunado com deficincia visual. A explicitao dos recursos existentes e nem sempre disponveis, o reconhecimento de mecanismos de marginalizao, segregao e excluso contribuem para o desvelamento e a superao de preconceitos, esteretipos e estigmas. A compreenso das representaes e do imaginrio social acerca da cegueira poder contribuir para a distino entre necessidades intrnsecas deficincia e seus efeitos na perspectiva do ethos cultural que a envolve.

Elizabet Integrante da Secretaria da Municipal

Dias Coordenao de Educao de da

de Poltica Prefeitura de

S Pedaggica-CPP Belo Horizonte.

Presidente do CONSELHO MUNICIPAL DAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICINCIA da Prefeitura de Belo Horizonte/MG.

(*)

Constituio

Brasileira

1988

Artigo

208.

O dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia de: III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, preferencialmente na rede regular de ensino.

Lei N. 7853, de 24 de outubro de 1989. Ttulo: Responsabilidade do Poder Pblico. Artigo 2. Pargrafo nico - Para o fim estabelecido no caput deste Artigo, os rgos e entidades da administrao direta e indireta devem dispensar, no mbito de sua competncia e finalidade,

aos assuntos objeto desta Lei, tratamento prioritrio e adequado, tendente a viabilizar sem prejuzo de outras, as seguintes medidas: na rea da educao.

1. a incluso, no sistema educacional, da Educao Especial como modalidade educativa que abrange a
educao precoce, a pr-escolar, as de primeiro e segundo grau, a supletiva, habilitao e reabilitao profissionais, com currculos, etapas e exigncias de diplomao prprios;

2. a insero no referido sistema educacional, das escolas especiais, privadas e pblicas; 3. a oferta, obrigatria e gratuita, da Educao Especial em estabelecimentos pblicos de ensino; 4. o oferecimento obrigatrio de programas de Educao Especial a nvel pr-escolar e escolar, em unidades
hospitalares e congneres nas quais estejam internados por prazo igual ou superior a um ano, educandos portadores de deficincia;

5. o acesso de alunos portadores de deficincia aos benefcios conferidos aos demais educandos, inclusive
material escolar, merenda escolar e bolsas de estudo;

6. a matrcula compulsria em cursos regulares de estabelecimentos pblicos e particulares de pessoas


portadoras de deficincia capazes de se integrarem no sistema regular de ensino.

Criminalizao do preconceito. Artigo 8 - Constitui crime punvel com recluso de um a quatro anos e multa: I - recusar, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar, sem justa causa, a inscrio de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, pblico ou privado, por motivos derivados da deficincia que porta.

You might also like