You are on page 1of 5

Champagnat, Pai e Pastor

Comemorao de So Marcelino Champagnat, 2011

Motivao
A enorme esttua de So Marcelino Champagnat, em mrmore branco, da Baslica de So Pedro, no Vaticano, representa-o com uma criana nos ombros e outra aos seus ps. Trata-se de representao singular, no habitual, da figura de um santo. uma escultura que foge dos padres piedosos e msticos tradicionais. Entretanto, Champagnat com uma criana nos ombros, no deixa de ser uma escultura bela e muito significativa. Nela transparecem gestos de ateno, segurana, apoio e dedicao quele que menor, fraco e necessitado. Nela percebe-se uma relao educativa que proporciona segurana e amor, que d apoio firme, que possibilita horizontes mais vastos para o educando. A esttua nos remete representao da figura evanglica do bom pastor. Jesus Cristo se compara ao pastor que se doa inteiramente em favor do rebanho, especialmente em favor das ovelhas mais necessitadas. A figura do bom pastor a imagem que mais caracterizou as primeiras comunidades crists; ela aparece reproduzida muitas vezes nas catacumbas de Roma.

Invocaes de abertura
Para cantar (sugesto): Ns estamos aqui reunidos / como estavam em Jerusalm. / Pois s quando vivemos unidos / que o Esprito Santo nos vem. Ningum pra esse vento passando, / ningum v, e ele sopra onde quer. Fora igual tem o Esprito quando / faz a Igreja de Cristo crescer.

Para rezar: Senhor, ns vos invocamos confiantes, implorando as luzes do vosso Santo Esprito para este momento celebrativo em louvor de So Marcelino. Vinde, Santo Esprito, porque o homem sem Deus no dono de si mesmo. Senhor, ns agradecemos reconhecidos o dom da vossa Palavra reveladora e o exemplo de vida do santo Fundador. Vinde, Santo Esprito, porque o homem sem Deus optou pela derrota. Senhor, ns vos louvamos pela vossa infinita misericrdia de Pai e pela graa de pertencermos grande famlia marista. Vinde, Santo Esprito, porque o homem sem Deus no pode caminhar. Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo ...

Leituras
Leitor Do Evangelho de Joo: 10, 9-16 Eu sou a porta. Quem entra por mim, ser salvo. Entrar e sair, e encontrar pastagem. O ladro s vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundncia. Eu sou o bom pastor. O bom pastor d a vida por suas ovelhas. O mercenrio, aquele que no verdadeiro pastor e cujas ovelhas no so suas, quando v o lobo chegar, abandona as ovelhas e sai correndo. Ento o lobo ataca e dispersa as ovelhas. O mercenrio foge porque trabalha s por dinheiro e no se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor: conheo as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheo o Pai. Eu dou a vida pelas ovelhas. Tenho tambm outras ovelhas que no so deste curral. Tambm a elas eu devo conduzir, pois elas ouviro a minha voz, e haver um s rebanho e um s pastor. Todos: Saibam todos que somente o Senhor Deus, pois foi ele quem nos fez, e somos dele, somos o seu povo e ovelhas do seu rebanho. (Salmo 100, 3) Leitor Da carta de Champagnat ao Pe. Cholleton, setembro de 1833, doc. 30 Por ocasio de minha longa e grave doena, quando eu estava tambm com pesadas dvidas para saldar, quis fazer o Pe. Terraillon meu herdeiro universal; ele recusou, alegando que eu nada tinha. Em sintonia com o Pe. Courveille, ele no cessava de dizer aos Irmos que os credores no demorariam em aparecer e que nada de melhor eles podiam fazer seno abandonar tudo e deixar aquele ideal de vida, procurando emprego em alguma parquia ou em outro lugar. Finalmente, quando Deus na sua misericrdia, talvez na sua justia, me deu a graa da recuperao da sade, eu pude voltar e confortar os meus filhos. Disse-lhes, ento, que no temessem nada, pois no os abandonaria nunca; afirmei que estaria com eles em todos os infortnios, partilhando com eles at o ltimo pedao de po. Naquela ocasio vi que nenhum dos dois padres tivera sentimentos de pastor em relao aos meus Irmos. Todos: - Pois eu sou o Senhor e vou lhes dar pastores de acordo com o meu corao, pastores que guiaro vocs com cincia e sensatez. (Jeremias 3, 15)

Para ler, cantar, rezar...


Leitor Jesus teve compaixo das multides, porque as via cansadas e abatidas como ovelhas sem pastor. (Mateus 9, 36) No posso ver uma criana sem experimentar o desejo de ensinar-lhe quanto Jesus a ama e quanto, por sua vez, ela deve amar o divino Salvador. (Biografia de M. Ch. p. 460)

Refro: Caminheiro de Maria, / Marcelino Champagnat, Ensinou ao mundo inteiro / a humildade e o amor. Leitor Eu sou o bom pastor: conheo as minhas ovelhas e elas me conhecem. Eu dou a vida pelas minhas ovelhas. (Joo 10, 11) S Deus sabe quanto quero bem aos Irmos. Deus testemunha de que por eles estou disposto a oferecer o sangue e a vida. (Biografia de M. Ch. p. 189) Refro Amai-vos como eu vos tenho amado, com o corao aberto, construindo entre todos a Famlia de Maria! Leitor Serei um Pai para vocs, e vocs sero filhos e filhas para mim, diz o Senhor onipotente. (2 Co 6, 18) Quando entrou na sala, todos os olhares se voltaram para ele e houve um delrio de jbilo indescritvel. A comunidade em peso se dirigiu ao seu encontro, exclamando: o nosso bom Pai! (Biografia de M. Ch. p. 135) Refro Champagnat, vem, caminha conosco. / Champagnat nos ensina teu jeito de amar. / Por Maria resplende o teu rosto, / teu carisma nos faz avanar. Leitor Pois foi Deus quem os constituiu para ns pastores e mestres. (cfr Efsios 4, 11) Sua Excelncia encarrega-me de anunciar-vos, portanto, que estais constitudo Superior e que deveis considerar-vos encarregado, da parte de Deus, dos membros que compem essa Sociedade. Todos os padres e Irmos de Maria vos obedecero como a um Pai. (Carta do Vigrio Geral da diocese de Lio, ao Pe. Champagnat, dia 12-12-1830. Cartas Passivas, doc. 24) Refro Confiai, recorrei! Confiai na Boa Me como o padre Champagnat. / Confiai, recorrei! Mesmo quando ns falharmos, Ela sempre h de amar.

Interiorizao
Contemplar e comparar a imagem do Bom Pastor com aquela de Marcelino; Retomar alguma expresso das leituras; partilhar sobre esses temas.

Preces espontneas
Intenes prprias da comunidade.

Canto final
Pelo amor de Jesus cativados, / celebramos um tempo marial. Pelo Esprito Santo guiados, / para ns um grande sinal. Por Maria, Jesus fez-se humano, / para a nossa feliz salvao. A Igreja tem rosto mariano, / nela pulsa materno corao. Com Maria, ns vamos depressa, / novos cus, nova terra buscar. O Brasil de Maria tem pressa / o Evangelho de Cristo anunciar. O carisma marista convida / para novas terras partir. Construir outro mundo possvel, / ns ousamos mudar e agir. Maria, Mulher solidria, / nossa fonte de inspirao; Peregrina na f, missionria, / vem mostrar a melhor direo.

You might also like