You are on page 1of 23

QUESTES DISCURSIVAS SOBRE DIREITO EMPRESARIAL: 1) os irmos A e B, respectivamente com 23 e 12 anos, rfos de me, receberam por herana a Empresa

Individual presidida por seu pai, que em decorrncia de acidente foi levado a bito. Cabendo a conduo do negcio ao irmo mais velho, este aps dois anos de efetivo exerccio da atividade econmica, desaparece, sendo declarado ausente (como se estivesse morto). Considerando o caso ftico, sendo os nicos parentes vivo o irmo mais novo e um tio, empresrio individual falido, como se dar a conduo da atividade econmica por estes? Resp.: A luz do art. 975 do CC, B, herdeiro da atividade econmica com 12 anos de idade, poderia ser representado pelo tio, se este no fosse empresrio individual falido, e como tal impedido legalmente de exercer atividade de empresrio conforme estatui o art. 972 do CC c/c o art. 102 da L. 11.101, e em caso de desobedincia ao preceito legal o mesmo ser responsabilizado nos ditames do art. 973 do CC. Desta forma o art. 975 do CC, prescreve a nomeao de um GERENTE.
CC, Art. 975. Se o representante ou assistente do incapaz for pessoa que, por disposio de lei, no puder exercer atividade de empresrio, nomear, com a aprovao do juiz, um ou mais gerentes. L 11.101, art. 102. O falido fica inabilitado para exercer qualquer atividade empresarial a partir da decretao da falncia e at a sentena que extingue suas obrigaes, respeitado o disposto no 1 do art. 181 desta Lei.

2) Em que caso B, incapaz, poder exercer a atividade empresarial? Resp.: O Cdigo hoje estabelece que um incapaz, um menor de 18 anos, no pode dar incio a uma atividade empresarial. Mas existe uma exceo a essa regra, j que o menor que tive seus pais falecidos ou ausentes, pode dar continuidade empresa existente, desde que devidamente assistidos ou representados, conforme a incapacidade seja relativa ou absoluta, segundo o art. 974, pois pesa mais a funo social da empresa que a proteo ao menor nesse caso, consagrando a teoria da preservao da empresa. Essas regras referem-se ao menor como empresrio individual.
CC, Art. 974. Poder o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herana.

3) Quais as consequncias que se pode vislumbrar em decorrncia da no escriturao dos livros empresarias obrigatrios? Resp.: A Lei n 11.101/2005, Lei de Falncia, considera crime falimentar deixar de elaborar, escriturar ou autenticar os livros obrigatrios e estabelece severas punies pela no execuo ou pela apresentao de falhas na escriturao contbil (arts. 168 a 182). A ausncia de um Livro Obrigatrio ou a irregularidade de sua escriturao poder acarretar conseqncia tanto na esfera penal quanto na civil. Assim, as obrigaes nele contidas sero consideradas verdadeiras e exigveis, e vice-versa. Os livros comerciais, devidamente autenticados e escriturados, servem como meio de prova em juzo e fora dele. Na sua ausncia, o empresrio no ter como provar qualquer alegao realizada contra ele. Somente o empresrio regular inscrito, conseguir autenticar os livros obrigatrios, conforme prev o artigo 1.181 e Pargrafo nico do CC.
Paulo Nevares Pgina 1

O 2o, do Art. 1.179 do CC, traz uma faculdade ao pequeno empresrio a que se refere o art. 970 do CC, quanto exigncia da escriturao dos livros obrigatrios.
Lei n 11.101, art. 178. Deixar de elaborar, escriturar ou autenticar, antes ou depois da sentena que decretar a falncia, conceder a recuperao judicial ou homologar o plano de recuperao extrajudicial, os documentos de escriturao contbil obrigatrios: Pena deteno, de 1 (um) a 2 (dois) anos, e multa, se o fato no constitui crime mais grave.. CC, Art. 1.181. Salvo disposio especial de lei, os livros obrigatrios e, se for o caso, as fichas, antes de postos em uso, devem ser autenticados no Registro Pblico de Empresas Mercantis. Pargrafo nico. A autenticao no se far sem que esteja inscrito o empresrio, ou a sociedade empresria, que poder fazer autenticar livros no obrigatrios

4) Salomo adquiriu o estabelecimento empresarial X Comrcio e representao LTDA, h mais de um ano, no entanto, nesta data, fora intimado (notificado) pela Receita Federal a quitar dvidas relacionada ao Imposto de Renda, imputados em nome do alienante. Indignado o adquirente lhe contrata como advogado para saber se ter que honrar ao citado pagamento tributrio!? Resp.: O Cd. Civil preve expressamente no art. 1.146 que o passivo integra o estabelecimento empresarial e, desde que regularmente contabilizado, transfere-se junto com o estabelecimento, quando da sua alienao. Dessa forma, na hiptese de alienao do estabelecimento, o adquirente responde pelo pagamento dos dbitos anteriores (ORDINRIO E/OU EXTRAORDINRIOS) transferncia. Cabe destacar no Contrato de Trespasse, a clusula de responsabilidade, onde nesta estatui-se que o alienante responder integralmente pelo prazo de um ano por dvidas afeto a alienao do estabelecimento; as vencidas com incio de contagem poca da data de publicao (eficcia erga omnes) do Contrato de Trespasse, j as vincendas, dvidas que ainda vo vencer, inicia-se a contagem partir da data do respectivo vencimento, a teor do art. 1.146 do CC. As Dvidas Ordinrias correspondem a dbitos comuns, onde o devedor primitivo continua solidariamente obrigado pelo prazo de um ano a partir da data da publicao do contrato de alienao (trespasse), quanto aos crditos vencidos, ou da data do vencimento dos crditos. As Dvidas extraordinrias referem-se a dvidas pblicas, a saber; Tributria (Art. 133 do CTN), Trabalhista (Art. 448 da CLT) ou Previdenciria (Lei 8213/91), s que nestas o adquirente a luz do Art. 133, I e II do CTN, responde integralmente pelos dbitos pblicos do estabelecimento adquirido at a data do ato, se o alienante tiver cessado a explorao do comrcio, ou solidariamente e subsidiariamente se o alienante prosseguiu ou iniciou dentro de 6 meses a explorao do comrcio. Ademais, prev o Cdigo Civil ainda que o estabelecimento empresarial servir de garantia para os credores da empresa, devendo a alienao deste seguir certas determinaes estabelecidas no art. 1.145: Se ao alienante no restarem bens suficientes para solver o seu passivo, a eficcia da alienao do estabelecimento depende do pagamento de todos os credores, ou do consentimento destes, de modo expresso ou tcito, em 30 dias a partir de sua notificao. Ao estabelecer estas condies, pretendeu o Cdigo viabilizar a
Paulo Nevares Pgina 2

transferncia do estabelecimento sem ferir o direito dos credores e, conseguintemente, sem que a empresa fique vulnervel ao instituto da falncia. Trespasse o contrato de compra e venda do estabelecimento empresarial atravs do qual ocorre a transferncia de sua titularidade. Este dever ser averbado no Registro Pblico de Empresas Mercantis e publicado na imprensa oficial, de acordo com o artigo 1.144 do CC.
CC, Art. 1.146. O adquirente do estabelecimento responde pelo pagamento dos dbitos anteriores transferncia, desde que regularmente contabilizados, continuando o devedor primitivo solidariamente obrigado pelo prazo de um ano, a partir, quanto aos crditos vencidos, da publicao, e, quanto aos outros, da data do vencimento.

Paulo Nevares

Pgina 3

DIREITO EMPRESARIAL A alterao de direito comercial para empresarial no fez que nossos doutrinadores e juristas trouxessem um conceito especfico de nossa rea para empresa, sendo assim continuamos a usar a terminologia adotada pela economia. 1.3. FONTES JURDICAS DO DIREITO EMPRESARIAL A Constituio Federal; As leis; Atos do poder Executivo (do Decreto-lei para a Medida Provisria); Os contratos (acordo bilateral entre partes); Os usos e costumes; A analogia; Jurisprudncia e Os princpios gerais do direito.

Fontes Histricas, so documentos que nos direcionam ao entendimento da origem, evoluo e contexto do direito anterior, por meio da lei ou conjunto de leis que o contm. Fontes Formais, so processos de criao das normas jurdicas, ou seja, os meios pelos quais ocorre a materializao do Direito Objetivo (art. 5, II). Fontes Materiais (reais), so os elementos que determinam contedo da norma. 1.3.1. FONTES PRIMRIAS DO DIREITO EMPRESARIAL - o Cdigo Comercial de 1851, os Regulamentos, Leis e Tratado Internacionais que o pas tenha adotado ou aderido. 1.3.2. FONTES SECUNDRIAS DO DIREITO EMPRESARIAL a lei civil, os usos e costumes, a jurisprudncia, a analogia e os princpios gerais do direito. 1.4. ELEMENTOS CARACTERIZADORES DO DIREITO EMPRESARIAL I. Onerosidade (intuito de lucro); II. Dinamismo (atividade de mercancia, produo e prestao de servios nas relaes econmicas); III. Massificao (atos de mercancia, produo e prestao de servios praticados em alta escala); IV. Intercionalismo (importao e exportao, em conjunto com as prticas e conceitos internacionais, buscando uma padronizao para tal); V. Cosmopolitismo (prticas mercantis adotadas no intercmbio entre os povos). Sendo assim, com base nestas referncias, podemos comear a traar o perfil do empresrio ou sociedade empresria, acoplando a estas caractersticas a habitualidade, isto , realizar os atos de mercancia, prestao de servios ou produo de forma profissional. 2. CONCEITOS DE EMPRESA Antes de tudo no devemos confundir a figura do empresrio com o exerccio da empresa, uma vez que poder haver empresrio sem empresa (atividade), mas jamais existir empresa sem empresrio. Para que a empresa tenha suas atividades, necessariamente h de haver quem as conduza, seja empresrio individual ou coletivo. Rubens Requio: Empresa a organizao tcno-econmica que se prope a

produzir, mediante a combinao de diversos elementos como natureza, trabalho e capital, bens ou servios destinados a troca (venda), com esperana de realizar lucros,
Paulo Nevares Pgina 4

correndo os riscos por conta do empresrio, isto , daquele que rene, coordena e dirige esses elementos sob a sua responsabilidade.
Para doutrinadores mais modernos como Alfredo Neto, o simples exerccio de uma atividade econmica no seria suficiente para caracterizao de empresa, teria que haver a habitualidade, profissionalismo, afastando os amadores e os informais. Por fim no podemos deixar de destacar tambm que, o conceito de empresa no est restrito ao universo empresarial, existem empresas pblicas, civis (sem fins lucrativos), conforme artigo 53 do Cdigo Civil Brasileiro exemplifica, alm das mercantis. 3. TEORIA DA EMPRESA Com o advento do novo Cdigo Civil, a natureza jurdica do Direito Empresarial passou a ser a Teoria da Empresa, diferentemenete do Direito Comercial que adotava como natureza jurdica a Teoria dos Atos de Comrcio. Hoje, a nova Teoria da Empresa centraliza-se na atividade profissionalmente organizada para a produo ou circulao de bens e servios, tendo como objeto a empresa. Em nosso Cdigo Civil no existe, como j haviamos visto, um conceito para empresa, apenas para empresrio, mas dando enfase que a empresa seria o resultado da atividade do mesmo. Assim sendo, Bulgarelli define empresa como a atividade econmica organizada, exercida profissionalmente pelo empresrio, atravs do estabelecimento. Com a adoo da Teoria da Empresa, outro fenmeno importante que ocorreu foi a extino da figura do Comerciante para de fato surgir o empresrio. 3.1. SUJEITOS DA ATIVIDADE EMPRESARIAL 3.1.1. O EMPRESRIO O empresrio o titular da empresa (no a empresa); o sujeito de direito (perfil subjetivo), podendo ser a pessoa natural (empresrio individual) ou a pessoa jurdica (sociedade empresria). Portanto, a simples prtica de atividade econmica no qualifica algum como empresrio; para ser empresrio necessrio exerc-la de forma organizada, que compreende a existncia de um estabelecimento definido e uma dinmica evolutiva dos negcios. O EMPRESRIO IRREGULAR exerce as suas atividades em carter informal, clandestino e sonegando tributos. A inscrio do empresrio na Junta Comercial no ato constitutivo da qualificao jurdica de empresrio. O dado relevante o exerccio da atividade e no a inscrio. O Registro Pblico de Empresas Mercantis obrigatrio ao empresrio, antes do incio da atividade, a teor do art. 967 do CC que no adota o sistema subjetivo de direito empresarial. Contudo, a ausncia do registro no subtrai o regime empresarial, apenas sujeita o empresrio s sanes decorrentes do descumprimento da norma. Em suma, EMPRESRIO NO REGISTRADO um empresrio irregular. Ao analisarmos as sociedades empresrias, segundo a definio do art. 981 do CC, onde o mesmo descreve o que vem a ser uma sociedade empresria, no mencionando, quanto a sua regularidade, o momento exato de seu reconhecimento. A sociedade passar a existir desde o momento de sua constituio, quando os scios firmam contrato estabelecendo as normas que regero a sua estrutura, administrao, deliberao e a relao dos scios entre si. Todavia, para que adquira personalidade jurdica e tenha sua
Paulo Nevares Pgina 5

existncia separada da pessoa de seus scios, notadamente para efeito de segregao patrimonial e limitao de responsabilidade, necessrio que o contrato da sociedade seja submetido a arquivamento no registro competente, qual seja, Registro Civil de Pessoas Jurdicas ou Registro Mercantil de Empresas, conforme se trate de sociedade simples ou empresria. Ausente o contrato escrito ou se existente, sem o competente registro nos termos mencionados acima, existir uma sociedade no personificada denominada de sociedade em comum ou sociedade de fato, cuja disciplina se encontra nos artigos 986 a 990, do Cdigo Civil. A sociedade de fato pode estar constituda por contrato escrito no registrado ou ajustada por contrato verbal, sendo que a sua existncia pode ser provada, entre os scios, somente pelo ato formal constitutivo, e perante terceiros, por este ou por todos os demais meios de prova admitidos pelo ordenamento jurdico. Sendo a sociedade de fato um ente no personificado, seu patrimnio confunde-se com o de seus scios, no havendo um patrimnio social definido. No entanto, o artigo 988, do Cdigo Civil, estabelece que os bens e as dvidas sociais constituem um patrimnio especial do qual os scios so titulares em comum, patrimnio este que no autnomo em relao aos scios, mas sim um conjunto de bens e dvidas que se encontra dentro do patrimnio de cada scio, onde cada um deles possui uma parcela ideal, isto , proporcional sua respectiva participao. As normas concernentes s sociedades de fato, inseridas no novo Cdigo Civil, decorrem de um crescimento da economia informal no Brasil com significativa participao e evidentes reflexos, e foram dispostas de forma mais transparente do que as contempladas no Cdigo Comercial de 1850, servindo de maior proteo a terceiros que venham a manter relao com a sociedade irregular, alm de incentivo para que os empresrios constituam sociedades regulares, tendo em vista os seus efeitos sobre o patrimnio pessoal dos scios. Ainda assim, sob esta questo, alguns autores divergem a cerca do irregular de fato, acreditam que os irregulares de fato so aqueles que nunca se tornaro regulares, j os irregulares comuns s se encontram neste estado por algum detalhe, podendo mais a frente serem tratados e usufrurem dos bens da regularidade, o que hoje para a corrente majoritria seria impossvel dar este tratamento diferenciado aos irregulares. J o artigo 973 do Cdigo Civil, discorre sobre as pessoas legalmente IMPEDIDAS, que em razo do exerccio de sua profisso no podem exercer simultaneamente a atividade empresarial. O impedimento deve ser interpretado restritivamente, pois a regra a do artigo 170, pargrafo nico da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, que assegura a todos o direito ao livre exerccio de qualquer atividade econmica, independentemente de autorizao, salvo nos casos previstos em lei, assim o Cdigo Civil, reconhece e acata a figura do empresrio irregular. Portanto, o impedimento decorre da lei, exatamente por se tratar de uma restrio de direitos. O Cdigo Comercial, em sua primeira parte revogado, arrolava aqueles proibidos de comerciar, embora capazes no poderiam exercer o comrcio. O Cdigo Civil repeliu a proibio, preferindo tratar as excees como impedimentos; entretanto tambm no relacionou quem so os impedidos. Todavia, dentro do ordenamento jurdico, j existem legislao suficiente para saber quem so os impedidos. AS CONSEQUNCIAS DA IRREGULARIDADE SO: No ser beneficiado pelo instituto da recuperao judicial, nem pode requerer a falncia de um devedor seu; Se for requerida sua falncia, essa ser sempre fraudulenta; No poder ter seus livros autenticados; Os scios da sociedade irregular respondero, solidria e ilimitadamente, pelas obrigaes da sociedade; Impossibilidade de inscrio no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ) e no Instituto Nacional do Seguro Social INSS;
Paulo Nevares Pgina 6

No podero participar de licitaes pblicas, entre outros. OS BENEFCIOS DA REGULARIDADE:

A distino da pessoa natural (fsica) da pessoa jurdica; A capacidade da pessoa jurdica1, isto , capacidade patrimonial, contratual de representao, ativa e passiva. Direito proteo do nome empresarial. Aquisio de nacionalidade prpria, com base no artigo 1126, do Cdigo Civil. 3.1.2. EMPRESRIO INDIVIDUAL E COLETIVO O empresrio individual, o dono da empresa, o titular, no ser desmembrado em 2 (duas) pessoas diferentes, buscando separar os bens da pessoa natural da jurdica, sendo assim o empresrio ser a prpria pessoa fsica, natural, respondendo ilimitadamente pelas obrigaes contradas tanto de natureza civil ou empresarial. Na verdade o empresrio se obrigar atravs do seu prprio nome, sendo seu patrimnio nico e indivisvel, todavia devem-se exaurir os bens relacionados pessoa jurdica para depois atingir os de cunho pessoal. O mesmo s poder adotar como nome empresarial firma individual, conforme descreve o artigo 1156 do Cdigo Civil. Devemos destacar que tal passividade no se estende ao empresrio individual casado, no que tange a ilimitada responsabilidade do mesmo. As correntes jurdicas e at mesmo a maioria dos doutrinadores no so pacficos a cerca da questo, uma parte entende que uma vez casados, com base no Estatuto da Mulher Casada dever se respeitar a meao no se podendo atingir os bens referentes ao cnjuge, independente do regime de unio, a no ser que se possa provar que tal obrigao, dvida, teria sido revertida para benefcio do casal, isto , devidamente provada pelo credor, que poder assim atingir a metade, parte da meao referente ao cnjuge empresrio, preservando os outros 50% (cinquenta por cento) referente ao cnjuge no empresrio. Explanao no acompanhada por muitos, que por conta da entrada em vigor do novo Cdigo Civil, que revogaria tal estatuto, apresentariam a tese de verificao do regime matrimonial, para assim, de acordo com grau de responsabilidade, responsabilidade esta vinculada ao regime, para dar ao cnjuge no scio a oportunidade de provar a inexistncia do benefcio do casal com a divida contrada em nome do empresrio, ficando seus bens resguardados, e atingindo apenas o do cnjuge empresrio e os comuns at o limite da meao. S ser exigida a outorga uxria quando o bem imvel envolvido na transao no esteja diretamente ligado a empresa, como bem descreve o legislador no artigo 978 do Cdigo Civil. Por fim caso o empresrio individual vise aglutinar mais algum ao universo de sua empresa, bastar solicitar a Junta Comercial a transformao de seu registro de empresrio individual para Sociedade Empresria, acatando no que enquadrar-se a letra dos artigos 1113 a 1115 do Cdigo Civil. O empresrio coletivo, na verdade a Sociedade Empresria, nascer com a unio de duas ou mais pessoas, fsicas ou jurdicas, na forma dos artigos 981 c/c 966, caput, do Cdigo Civil, com intuito de lucro, atravs de atividades prprias do empresrio, conforme artigo 982 do Cdigo Civil, independente do nmero de scios, os scios no so empresrios, a unio dos mesmos formam uma pessoa jurdica nica, cabe ressaltar, por exemplo, que Silvio Santos, Ablio Diniz,
1

Capacidade da pessoa jurdica: decorre da personalidade que a ordem jurdica lhe reconhece por ocasio de seu registro; essa capacidade estende-se a todos os campos do direito; pode exercer todos os direitos subjetivos, no se limitando esfera patrimonial; tem direito identificao, sendo dotada de uma denominao, de um domiclio e de uma nacionalidade; a pessoa jurdica tem capacidade para exercer todos os direitos compatveis com a natureza especial de sua personalidade.

Paulo Nevares

Pgina 7

Roberto Justus, dentre outros no seriam empresrios, mas sim integrantes, scios, de uma Sociedade Empresarial. Os mesmos podero adotar como nome empresarial firma social ou denominao, de acordo com o modelo societrio, conforme descreve o artigo 1155 do Cdigo Civil. As Sociedades Empresrias seriam: Em Nome Coletivo, Em Comandita Simples, Limitada, Annima e Em Comandita por Aes. 3.1.3. O EMPRESRIO RURAL De acordo com Maria Helena Diniz, empresrio rural o que exerce atividade agrria seja ela agrcola, pecuniria, agro-industrial ou extrativa, procurando conjugar, de forma racional, organizada e econmica, segundo os padres estabelecidos pelo governo e fixados legalmente, os fatores terra, trabalho e capital. Essa atividade rural, no Brasil, explorada, majoritariamente, em dois tipos: agroindstria e agricultura familiar. A primeira emprega tecnologia avanada, mo de obra assalariada (permanente e temporria); h especializao de culturas em latifndios. Neste tipo, normalmente, uma sociedade explora a atividade prpria de empresrio rural. A Segunda no emprega tecnologia, a mo de obra familiar e so relativamente mais diversificadas as culturas e menores as reas de cultivo; aqui se tem a figura do empresrio rural individual. Em vista destas caractersticas da agricultura brasileira, o Cdigo Civil de 2002 reservou para o empresrio rural, seja pessoa fsica ou jurdica, um tratamento especfico, como trata o legislador nas letras do Cdigo Civil nos arts. 971 e 984. Assim, o empresrio rural possui a faculdade de realizar sua inscrio na Junta Comercial de sua sede, inovao do Direito de Empresa, adotado pelo Cdigo Civil. Portanto, somente ser considerado empresrio o produtor rural devidamente inscrito no Registro de Empresas, que so, na sua maioria, os grandes empresrios rurais. 3.1.4. MICROEMPRESRIO E EMPRESRIO DE PEQUENO PORTE Em 1984, surgiu o Estatuto da Microempresa com a promulgao da Lei n 7.256 no dia 27 daquele ano. Denominou-se de Estatuto da Microempresa porque aglutinou, em uma s lei, diversos assuntos de interesse das microempresas. Durante a sua vigncia alguns dispositivos foram alterados e outros revogados, especialmente pelas Leis n 8.864/94, 9.317/96 (Lei do Simples) e Lei Complementar n 123/042 (Lei do Super Simples), tendo vigorado at a publicao do atual Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. A Lei do Simples Federal, que d benefcios do ponto de vista tributrio e fiscal, as define desta forma: Microempresa, aquela que tem faturamento anual de at R$ 240.000,00. Empresa de pequeno porte a que fatura at R$ 2.400.000,00. O SIMPLES consiste, basicamente, em permitir que as empresas optantes recolham os tributos e contribuies devidos, calculados sobre a receita bruta, mediante a aplicao de alquota nica, em um nico documento de arrecadao, chamado DARF-SIMPLES. O sistema de pagamento unificado pode abranger os tributos estaduais e municipais mediante convnio celebrados com a Receita Federal para a qual so delegadas as atribuies de fiscalizao e administrao dos tributos administrados pelos entes estaduais ou municipais (ICMS ou ISS).

Paulo Nevares

Pgina 8

Poder ocorrer que uma empresa admitida no regime especial, pelo seu progresso e desenvolvimento, se desenquadre economicamente do parmetro legal. Nesse caso perde a condio de microempresa e passa a ser tratada como empresa comum. 3.1.5. O MENOR E O INTERDITO Nosso ordenamento jurdico estabelece que para exercer pessoalmente os atos da vida civil, como o exerccio da atividade empresarial, necessrio possuir plena capacidade, que se adquire aos 18 anos de idade no havendo circunstncias subjetivas que inabilitem essa aquisio. Ento, pode-se afirmar que a capacidade um dos requisitos para o exerccio da empresa. Quando do advento do Cdigo Civil de 2002, cessou-se essa polmica, primeiro por ter ele baixado a maioridade civil, mas principalmente, por ter regulamentado o exerccio da empresa pelo menor baseado na funo social da empresa. O Cdigo hoje estabelece que um incapaz, um menor de 18 anos, no pode dar incio a uma atividade empresarial. Mas existe uma exceo a essa regra, j que o menor pode dar continuidade a uma atividade empresarial existente, segundo o art. 974, pois pesa mais a funo social da empresa que a proteo ao menor nesse caso, consagrando a teoria da preservao da empresa. Essas regras referem-se ao menor como empresrio individual. J para o menor como scio de uma sociedade, as regras variam de acordo com o risco que a atividade pode trazer a seu patrimnio. No caso de uma sociedade annima, como o nico risco a perda do patrimnio investido nas aes, aceitvel que o menor figure como scio. Mas no caso da sociedade em nome coletivo, de responsabilidade ilimitada, a princpio, o menor no poderia ser scio. Na verdade, precisamos analisar em cada caso concreto, a responsabilidade do menor (precisa ser limitada) e o risco que adviria para seu patrimnio (precisa ser pequeno), para que o mesmo possa figurar como scio em uma empresa, com a ressalva que tambm na questo da sociedade, prevalece a funo social da empresa e a teoria da preservao, podendo o menor figurar como scio dando continuidade sociedade. No entanto, havendo outros scios capazes, o menor no exercer a administrao da empresa O art. 972 vedou o exerccio da atividade de empresrio aos juridicamente incapazes. De outra maneira, o art. 974 permitiu aos interditos, cuja incapacidade foi superveniente ao exerccio da atividade empresarial, ou aos menores tutelados, que tiveram seus pais falecidos ou ausentes, dar continuidade empresa, desde que devidamente assistidos ou representados, conforme a incapacidade seja relativa ou absoluta. Sob o aspecto temporal, o art. 5 do Cdigo Civil, prev que a menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada prtica de todos os atos da vida civil. No entanto, o pargrafo nico do mesmo artigo traz hipteses de aquisio da capacidade civil antes da maioridade, quais sejam: Observem que, apenas nas letras a e e, o legislador condicionou a emancipao a uma idade mnima de 16 anos, e no foi por acaso. Se observarmos as outras trs hipteses, somente haveria dvida em relao idade mnima para a emancipao nos casos de colao de grau em curso superior. que o art. 1.517 do Cdigo Civil previu que somente a partir dos 16 anos podem os pais autorizar o casamento de menor. Antes dessa idade, o casamento s possvel para evitar a imposio ou cumprimento de pena criminal ou em caso de gravidez, de acordo com a previso do art. 1.520 do mesmo Cdigo. 3.1.6. A MULHER CASADA Antes da edio do Estatuto da Mulher Casada, a mulher casada era considerada relativamente incapaz, sendo assistida pelo seu marido. A mulher casada para exercer a empresa precisava da outorga marital, da autorizao de seu marido, pois se entendia que sem isso, ela poderia colocar em risco o patrimnio do casal. Com o advento da Constituio de 1988, consagrou-se a equiparao entre homens e mulheres. A regra que os bens de ambos os cnjuges respondem pelas obrigaes contradas, a no ser que uma das partes prove que no aferiu nenhuma vantagem econmica por meio da atividade
Paulo Nevares Pgina 9

empresarial. O art. 977do Cdigo Civil veio a obstar a contratao de sociedade entre marido e mulher, ainda que participem terceiros, salvo se houverem se casado no regime de comunho parcial de bens, participao final nos aquestros ou separao convencional de bens, hiptese em que seria possvel. Por outro lado, se o regime for de comunho universal ou de separao obrigatria, estaria proibida a constituio de sociedade. Em se tratando de regime de comunho universal, a nica sada para formao da sociedade seria a alterao do regime por meio de autorizao judicial. Sendo o regime de separao obrigatria, essa possibilidade sequer existiria, por ser aquele insuscetvel de mudana. Essas disposies, contudo, no podem ferir o direito adquirido, significando afirmar que, para as sociedades constitudas anteriormente vigncia do Cdigo, no se pode impor novo regramento. Esta a posio defendida pela melhor doutrina, como forma de exemplificar atravs de lei no art. 3, III da Lei 11.101/05, onde possibilita a mulher casada ser empresria sem a outorga marital: 3.1.7. O EXERCCIO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL PELO ESTRANGEIRO O exerccio da empresa pelo estrangeiro, que ser visto sobre dois aspectos: o estrangeiro enquanto pessoa fsica e o estrangeiro enquanto pessoa jurdica. A Constituio da Repblica Federativa do Brasil estabelece no artigo 5 uma isonomia entre brasileiros e estrangeiros residentes no pas, mas em vrios outros dispositivos estabelece algumas diferenciaes. Sendo assim, a regra relativa ao estrangeiro, pessoa fsica, de que lhe possvel o exerccio da empresa, ressalvados os casos vedados pelo texto constitucional, desde que tenha domiclio no Brasil. A pessoa fsica estrangeira, domiciliada no Brasil, tambm pode exercer a empresa enquanto scio. Agora, no caso de pessoa fsica no domiciliada no Brasil, s poder integrar uma sociedade em nosso pas se essa for uma sociedade annima, pois nesse caso a responsabilidade muito limitada. Verificando agora o caso de estrangeiro enquanto pessoa jurdica (sociedade empresarial), Deve se analisar primeiro, se de fato configurasse uma sociedade como sendo brasileira ou no, pelo registro. Registrando a sociedade em territrio nacional, cria-se a obrigao de estabelecer-se uma sede no Brasil, sendo assim uma sociedade brasileira. No tendo registro no Brasil, uma sociedade estrangeira. Sendo estrangeira a sociedade, no pode a mesma exercer a empresa no territrio nacional a no ser que haja uma autorizao expressa do poder executivo. 3.1.8. O EXERCENTE DE PROFISSO INTELECTUAL, CIENTFICA, LITERAL E ARTSTICA Segundo o Cdigo Civil existem algumas hipteses de atividades econmicas civis, bem como: o profissional de natureza intelectual, artstica, cientifica e literria, o empresrio rural e as cooperativas. A quarta hiptese diz respeito s atividades exploradas por quem no se enquadra no conceito legal de empresrio, passando a se considerado, portanto, como regime civil e no empresrio. No se considera EMPRESRIO quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. (art. 996, pargrafo nico do Cdigo Civil). As atividades de prestao de servios de natureza intelectual, cientfica, artstica ou literria, ainda que sejam desenvolvidas com o concurso de outras pessoas, somente sero classificadas como atividades no empresariais na medida em que o seu titular, o empresrio, efetivamente organize o trabalho de terceiros, numa clara organizao dos meios de produo, o que nada mais do que o elemento de empresa, tambm chamado de empresarialidade.
Paulo Nevares Pgina 10

As atividades empresariais no abrangem todas as atividades econmicas possveis, existindo outras que no so regulamentadas pelas mesmas disposies legais que regulamentam os empresrios, so as denominadas atividades econmicas civis. As atividades econmicas civis so regulamentadas pelo Direito Civil, pelas regras civis. Para a definio de no empresrio, tambm teremos o exemplo da sacoleira que, embora exera atividade de circulao de bens com o intuito de lucro, no empresria e, portanto, a atividade exercida por ela ser considerada uma atividade econmica civil, uma vez que lhe falta organizao, anteriormente apreciado no artigo 966 do Cdigo Civil. Podemos citar ainda como exemplos, aquelas atividades exercidas pelos profissionais liberais (mdicos, dentistas, advogados), pelos msicos, escritores, artistas plsticos, mesmo que esses profissionais contratem auxiliares, no estaro exercendo atividade empresarial. Exemplo: o dentista que contrata uma auxiliar para seu consultrio. No entanto, o texto da lei, no art. 966, pargrafo nico, nos diz que se essas profisses constiturem elementos de empresa sero consideradas atividades empresariais e no mais civis. Cooperativas por fora do art. 982, pargrafo nico, do Cdigo Civil, sero sempre sociedades simples independente do seu objeto. O estudo das Cooperativas realizado pelo Direito Civil e estas so regulamentadas pelos arts. 1.093 a 1.096 do Cdigo Civil e pela Lei n 5764/71. 4. CAPACIDADE DE EMPRESARIAL LUZ DO NOVO CDIGO CIVIL De maneira extremamente genrica, o vindouro Cdigo, no artigo 972, diz que "podem exercer a atividade de empresrio os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e no forem legalmente impedidos." Assim, h de se distinguir entre os capazes e os impedidos. Capazes so aqueles que esto no exerccio da capacidade de gozo e da capacidade de fato. Deveras, so os denominados absolutamente capazes, que se encontrem fora do rol disposto nos artigos 3 e 4, do novo Cdigo Civil. Diferente o caso do impedido legalmente de exercer a empresa, que o faz. Conforme o artigo 973, "a pessoa legalmente impedida de exercer atividade prpria de empresrio, se a exercer, responder pelas obrigaes contradas", tratando-se neste caso de um empresrio irregular. 4.1. IMPEDIDOS E PROIBIDOS Os impedidos no so incapazes. Contudo, alguma circunstncia tornou-os incompatveis ao exerccio da atividade empresarial. o caso, por exemplo, dos servidores pblicos em geral, que esto, por leis administrativas, proibidos de serem empresrios individuais ou administradores de sociedades empresrias. Para eles, a condio de acionista ou quotista de sociedade empresria no deve ser considerada englobada pela disposio do art. 972, que probe exclusivamente a qualificao como empresrio individual ou administrador de sociedade empresria. Outro que pode ser enquadrado na proibio o falido. Prev o art. 102 da Lei n 11.101/2005, Nova Lei de Falncias, que o falido fica inabilitado para exercer qualquer atividade empresarial a partir da decretao da falncia. O impeditivo somente perde o efeito depois de declaradas extintas todas as suas obrigaes, na conformidade do disposto no art. 158 do mesmo diploma legal, e ainda assim seno tiver sido constatada a ocorrncia de crime falimentar, fato que postergaria ainda mais a sua reabilitao;

Paulo Nevares

Pgina 11

Contudo, a proibio legal no tem o condo de exonerar o agente que desrespeitou a lei pelas responsabilidades advindas de seus atos, tanto que o art. 973 do Cdigo previu a assuno pelos impedidos das obrigaes por eles contradas, oriundas do exerccio de atividade prpria de empresrio. 5. COLABORADORES DA EMPRESA Para praticar a atividade empresarial, o empresrio, geralmente, se vale do trabalho de pessoas a ele subordinadas. A essas pessoas, no exerccio de suas funes, damos o nome de agentes auxiliares do comrcio ou da empresa. Assim, todos os que concorrem com o seu labor para o alcance da finalidade da empresa (lucro), de modo direto ou indireto, so agentes do empresrio. 5.1. AGENTES AUXILIARES Os agentes auxiliares se dividem em subordinados (internos e externos) e autnomos. Os agentes auxiliares subordinados so aqueles que prestam seus servios mediante vnculo empregatcio, ou seja, a pessoa fsica que presta servios de carter no eventual, mediante pagamento de salrio e sob subordinao jurdica ao empregador (art. 3, CLT). As relaes entre a empresa e seus empregados esto disciplinadas pela Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). So agentes auxiliares subordinados, internos e externos, conforme exeram suas atividades no mbito circunscrito do estabelecimento ou o faam em outros ambientes, de acordo com suas funes (vigias/ motoristas). Com a onda da terceirizao, muitos dos agentes auxiliares que mantinham contrato de trabalho com as empresas, nas atividades-meio, hoje o fazem de modo autnomo a vrias empresas ou apenas antiga empregadora. Por questes de ordem econmica, que passam pelos custos sociais do contrato de trabalho, muitas empresas desativaram seus departamentos jurdicos, a contabilidade, servios prprios de limpeza e vigilncia, entregas de mercadoria, para contratar outras empresas para o fornecimento desses mesmos servios. Algumas empresas, aps a experincia da terceirizao, que prometia reduo drstica de despesas com aumento da qualidade do servio prestado, hoje, vm retornando ao modelo antigo, por no terem obtidos os resultados esperados, conhecidos como auxiliares autnomos. Na inteno de diminuir custos, existem empresrios que se valem desse artifcio, para no ter que recolher as despesas sociais que incidem no contrato de trabalho (INSS, FGTS, frias, dcimo-terceiro, etc.). 6. OBRIGAES DO EMPRESRIO 1) Inscrever-se no Registro de Empresas antes de iniciar sua atividade (art. 967 do CC); 2) Realizar balano patrimonial e de resultado econmico anualmente (art. 1.179 do CC); 3) Escriturar os livros obrigatrios (arts.1.179, 1180 e 1181 do CC). 6.1. REGISTRO Afirma o artigo 967 do Cdigo Civil: obrigatria a inscrio do empresrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do incio de sua atividade. O Registro de Empresas composto de rgos que tm por finalidade registrar os atos dos empresrios, assegurando a publicidade, a autenticao, a segurana e a validade destes, surtindo efeitos perante Direito Empresarial, terceiros, protegendo seus interesses e o crdito na praa.
Paulo Nevares Pgina 12

O Registro de Empresas regulamentado pela Lei n 8.934/94 (LRE). O Sistema Nacional de Registro Mercantil (SINREM) composto pelos seguintes rgos: 1) Departamento Nacional do Registro do Comrcio (DNRC), na esfera federal, ligado ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, regulamentado pelo Decreto 1800/96 e a Lei de Registros Comerciais; 2) Juntas Comerciais, na esfera estadual, regulamentada pela Lei n 8934/94 (Lei de Registros Comerciais). O Departamento Nacional do Registro do Comrcio (DNRC), de conformidade com a Lei 8.934/94, tem como finalidade:
I - supervisionar e coordenar, no plano tcnico, os rgos incumbidos Direito Empresarial da execuo dos servios de Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins; II - estabelecer e consolidar, com exclusividade, as normas e diretrizes gerais do Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins; III - solucionar dvidas ocorrentes na interpretao das leis, regulamentos e demais normas relacionadas com o registro de empresas mercantis, baixando instrues para esse fim; IV - prestar orientaes s Juntas Comerciais, com vistas soluo de consultas e observncia das normas legais e regulamentares do Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins; V - exercer ampla fiscalizao jurdica sobre os rgos incumbidos do Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins, representando para os devidos fins s autoridades administrativas contra abusos e infraes das respectivas normas, e requerendo tudo o que se afigurar necessrio ao cumprimento dessas normas; VI - estabelecer normas procedimentais de arquivamento de atos de firmas mercantis individuais e sociedades mercantis de qualquer natureza; VII - promover ou providenciar, supletivamente, as medidas tendentes a suprir ou corrigir as ausncias, falhas ou deficincias dos servios de Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins; VIII - prestar colaborao tcnica e financeira s Juntas Comerciais para a melhoria dos servios pertinentes ao Registro Pblico de Empresas Mercantis Atividades Afins; IX - organizar e manter atualizado o cadastro nacional das empresas mercantis em funcionamento no Pas, com a cooperao das Juntas Comerciais; X - instruir, examinar e encaminhar os processos e recursos a serem decididos pelo Ministro de Estado da Indstria, do Comrcio e do Turismo, inclusive os pedidos de autorizao para nacionalizao ou instalao de filial, agncia, sucursal ou estabelecimento no Pas, por sociedade estrangeira, sem prejuzo da competncia de outros rgos federais; XI - promover e efetuar estudos, reunies e publicaes sobre assuntos pertinentes ao Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins.

Haver uma Junta Comercial em cada Estado, com sede na Capital, subordinando-se, administrativamente, ao Governo do Estado e, tecnicamente, ao DNRC. As Juntas Comerciais podero resolver pela criao de Delegacias, rgos locais do registro do comrcio, nos termos da legislao estadual respectiva. As Juntas Comerciais tm como atribuies legais: I - Executar os servios previstos no art. 32 desta Lei; II - Elaborar a tabela de preos de seus servios, observadas as normas legais pertinentes; III Processar a habilitao e a nomeao dos tradutores pblicos e intrpretes comerciais; IV - Elaborar os respectivos Regimentos Internos e suas alteraes, bem como as resolues de carter administrativo necessrias ao fiel cumprimento das normas legais, regulamentares e regimentais; V - Expedir carteiras de exerccio profissional de pessoas legalmente inscritas no Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins; VI - O assentamento dos usos e prticas mercantis.

Paulo Nevares

Pgina 13

A estrutura bsica das Juntas Comerciais ser integrada pelos seguintes rgos: I - A Presidncia, como rgo diretivo e representativo; II - O Plenrio, como rgo deliberativo superior; III - As Turmas, como rgos deliberativos inferiores; IV - A Secretaria-Geral, como rgo administrativo; V - A Procuradoria, como rgo de fiscalizao e de consulta jurdica. Atos de Registro, o Registro compreende: I - A Matrcula e seu Cancelamento: dos leiloeiros, tradutores pblicos e intrpretes comerciais, trapicheiros e administradores de armazns-gerais; II - O Arquivamento: a) Dos documentos relativos constituio, alterao, dissoluo e extino de firmas mercantis individuais, sociedades mercantis e cooperativas; b) Dos atos relativos a consrcio e grupo de sociedade; c) Dos atos concernentes a empresas mercantis estrangeiras autorizadas a funcionar no Brasil; d) Das declaraes de microempresa; e) De atos ou documentos que, por determinao legal, sejam atribudos ao Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins ou daqueles que possam interessar ao empresrio e s empresas mercantis; III - a autenticao dos instrumentos de escriturao das empresas mercantis registradas e dos agentes auxiliares do comrcio, na forma de lei prpria. O Cdigo Civil, em seu artigo 968 1, trata de um novo ato, denominado de AVERBAO, que uma espcie de arquivamento, tendo como finalidade a anotao de uma modificao, uma nova situao da inscrio do empresrio. 6.2. ESCRITURAO Todo empresrio (individual ou sociedade) obrigado a escriturar os livros comerciais obrigatrios, artigo 1.179 do Cdigo Civil: Todavia, o prprio Cdigo Civil, art.1.179, 2 e 970, prev excees quanto ao microempresrio e empresrios de pequeno porte que no so optantes pelo SIMPLES. Por fora do novo Cdigo Civil, art.1.180, h somente um livro obrigatrio e comum a todos os empresrios, o Dirio, ou outro instrumento hbil a lhe substituir. Falamos que comum a todos os empresrios, pois a obrigatoriedade de sua escriturao se estende a todos os empresrios (de qualquer espcie e tipo de atividade). O empresrio poder adotar o sistema de fichas de lanamento, substituindo o Livro Dirio pelo Livro Balancetes Dirio e Balanos, observado as mesmas exigncias daqueles. No Dirio, sero lanadas, com individuao, clareza e caracterizao do documento respectivo, dia a dia, por escrita direta ou reproduo, todas as operaes relativas ao exerccio da empresa. Tambm sero lanados o balano patrimonial e o de resultado econmico, ambos devem ser assinados por tcnico em Cincias Contbeis legalmente habilitado e pelo empresrio. Assim, a escriturao ficar sob a responsabilidade de contabilista legalmente habilitado, salvo se nenhum houver na localidade.
Paulo Nevares Pgina 14

Os Livros Obrigatrios ou fichas, antes de postos em uso, devero ser autenticados pela Junta Comercial, que, facultativamente, poder tambm autenticar livros no obrigatrios. Alm dos Livros Obrigatrios Comuns, a lei prev os Livros Obrigatrios Especiais, especiais ou especficos, porque sero obrigatrios a determinadas categorias de atividades empresariais. Livros Obrigatrios Especiais: 1) 2) 3) 4) 5) 6) Livro de Registro de Duplicatas, Entrada e Sada de Mercadorias, Registro de Aes Nominativas, Transferncia de Aes Nominativas, Atas de Assemblias Gerais, Presena dos Acionistas, Atas de Reunies do Conselho de Administrao entre outros.

OBSERVAO: Os livros que estudamos dizem respeito ao Direito Empresarial, existindo outros livros obrigatrios em razo da Legislao Tributria, Trabalhista ou Previdenciria. As consequncias da irregularidade da escriturao sero: 1) A ausncia de um Livro Obrigatrio ou a irregularidade de sua escriturao acarretar conseqncia tanto na esfera penal quanto na civil. 2) Os livros comerciais, devidamente autenticados e escriturados, servem como meio de prova em juzo e fora dele. Assim, as obrigaes nele contidas sero consideradas verdadeiras e exigveis, e vice-versa. Na sua ausncia, o empresrio no ter como provar qualquer alegao realizada contra ele, admitindo-se esta como verdadeira. 3) Ainda no mbito do mundo falimentar, a Lei de Falncia considera crime falimentar deixar de elaborar, escriturar ou autenticar os livros obrigatrios. 6.3. CONTABILIDADE Desde que entrou em vigor o novo Cdigo Civil brasileiro, em 2003, o empresrio obrigado a seguir um sistema de Contabilidade e levantar, anualmente, o seu Balano Patrimonial, conforme prev o artigo 1.179. Os profissionais das reas de economia e contbeis alertam, no entanto, que a falta de ateno com as obrigaes comum dentro das organizaes, o que pode vir a acarretar alguns problemas de ordem organizacional e at mesmo jurdica. A escriturao contbil correta e em dia evita situaes de riscos, como, por exemplo: 1. Recuperao judicial: para instruir o pedido do benefcio de recuperao judicial devem ser juntadas as demonstraes e os demais documentos contbeis, na forma do art. 51, inc. II, ou no 2 da Lei n 11.101/2005, que regula a recuperao judicial, a extrajudicial e a falncia do empresrio e da sociedade empresria. Esta mesma Lei estabelece severas punies pela no execuo ou pela apresentao de falhas na escriturao contbil (arts. 168 a 182). 2. Percias Contbeis: em relao a demandas trabalhistas, a empresa que no possui Contabilidade fica em situao vulnervel diante da necessidade de comprovar, formalmente, o cumprimento de obrigaes trabalhistas, pois o nus da prova da empresa mediante a comprovao dos registros no Livro Dirio. 3. Dissidncias Societrias: as divergncias que porventura surjam entre os scios de uma empresa podero ser objetos de percia para apurao de direitos ou responsabilidades. A ausncia da Contabilidade alm de inviabilizar a realizao do procedimento contbil, poder levar os responsveis a responder, judicialmente, pelas omisses.

Paulo Nevares

Pgina 15

7. ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL O Cdigo Civil trouxe em seu artigo 1142 a definio de estabelecimento comercial como: todo complexo de bens organizado, para exerccio da empresa, por empresrio, ou por sociedade empresria. O estabelecimento comercial tambm traduzido pelos italianos por azienda. 7.1. ELEMENTOS COMPONENTES DO ESTABELECIMENTO a) Bens Corpreos - Bens Mveis e Bens Imveis (como as mercadorias, instalaes, equipamentos, utenslios, veculos etc.) b) Bens Incorpreos (como o nome empresarial, as marcas, patentes, direitos, ponto etc.) 7.2. PONTO COMERCIAL PONTO - espcie de bem incorpreo do empresrio, define-se como o lugar de exerccio das atividades profissionais. Protegidos por lei, em caso de locao, arts. 51/52/55/71, Lei 8245/91 (Lei de Inquilinato). 7.3. MATRIZ, SUCURSAL, FILIAL E AGNCIA MATRIZ - a sede de um estabelecimento em relao s suas filiais, para alguns doutrinadores seria o estabelecimento mais importante por ali estar os administradores da empresa, o que no mbito falimentar questionvel, com base no art. 3, da Lei de Falncias, uma vez que a mesma entende que o principal estabelecimento seria aquele com maior nmero de bens. No entanto, tal tema no pacfico. Conceitua-se o principal estabelecimento tendo em vista aquele em que se situa a chefia da empresa, onde efetivamente atua o empresrio no governo ou no comando de seus negcios, de onde emanam as suas ordens e instrues, em que se procede s operaes comerciais e financeiras de maior vulto e em massa" (Rubens Requio). "Principal estabelecimento, para fins de definio da competncia para o direito falimentar, aquele em que se encontra concentrado o maior volume de negcios da empresa; o mais importante do ponto de vista econmico" (Fbio Ulhoa Coelho). SUCURSAL - Este estabelecimento empresarial acessrio e distinto, depende da matriz, de cujos negcios trata e a cuja administrao se liga, sem, no entanto, constituir filial ou agncia desse outro. Geralmente, matem estoques de mercadorias e tem maior liberdade administrativa que a agncia. FILIAL - o estabelecimento que depende e esta subordinada uma empresa matriz. Pode ser revestidas em forma de agncia ou sucursal. AGNCIA - o estabelecimento prestador de servios que se encarrega de tratar de negcios mediante certa remunerao. A Matriz/Filial se responsabiliza econmica e administrativamente pela agncia. A agncia tambm poder ser sinnimo de filial. 7.5. TRESPASSE Trespasse o contrato de compra e venda do estabelecimento empresarial atravs do qual ocorre a transferncia de sua titularidade. Atravs deste contrato, o empresrio (trespassante) se obriga a transferir o domnio do complexo unitrio de bens instrumentais que servem a atividade empresarial e o adquirente (trespassrio) se obriga a pagar pela aquisio. O TRESPASSE ocorre quando o estabelecimento deixa de integrar o patrimnio de um empresrio e passa a ser objeto de direito de propriedade de outro. Vale ressaltar que, para produzir efeitos jurdicos em relao a terceiros, o contrato que tenha por objeto a alienao, o usufruto ou arrendamento do estabelecimento dever ser averbado no Registro Pblico de Empresas Mercantis e publicado na imprensa oficial, de acordo com o art. 1.144 do CC.
Paulo Nevares Pgina 16

O Cd. Civil preve expressamente no artigo 1.146 que o passivo integra o estabelecimento empresarial e, desde que regularmente contabilizado, transfere-se junto com o estabelecimento, quando da sua alienao. Dessa forma, na hiptese de alienao do estabelecimento, o adquirente responde pelo pagamento dos dbitos anteriores transferncia, continuando o devedor primitivo solidariamente obrigado pelo prazo de um ano a partir da data da publicao do contrato de alienao, quanto aos crditos vencidos, ou da data do vencimento dos crditos. Ademais, prev o Cd. Civil que o estabelecimento empresarial servir de garantia para os credores da empresa, devendo a alienao deste seguir certas determinaes estabelecidas no art. 1.145: Se ao alienante no restarem bens suficientes para solver o seu passivo, a eficcia da alienao do estabelecimento depende do pagamento de todos os credores, ou do consentimento destes, de modo expresso ou tcito, em 30 dias a partir de sua notificao. Ao estabelecer estas condies, pretendeu o Cdigo viabilizar a transferncia do estabelecimento sem ferir o direito dos credores e, consequentemente, sem que a empresa fique vulnervel ao instituto da falncia. No entanto, o regramento acima, com relao ao prazo em que o alienante responsvel solidariamente pelas obrigaes pelo prazo de um ano, parece conflitar com a disposio do artigo 1.003, pargrafo nico, Cdigo Civil, que prev ser de at dois anos depois de averbada a modificao do contrato, a responsabilidade solidria do cedente da quota social com o cessionrio, perante a sociedade e terceiros, pelas obrigaes que tinha como scio. Continuando a anlise do TRESPASSE, cabe destacar o art. 1.147 do CC, tem como denominao doutrinaria cesso da clientela. Junto com o estabelecimento comercial e seus atributos, a alienao ou arrendamento abrange a clientela que normalmente com ele realizava negcios, em razo de seu nome empresarial, do seu ponto comercial, das marcas de seus produtos e de outros elementos corpreos e incorpreos que servem de referencial para a prtica mercantil. Na alienao do estabelecimento, o alienante fica obrigado, pelo prazo de cinco anos, a no continuar exercendo a mesma atividade que era objeto do estabelecimento, no mesmo ramo de atividade comercial, salvo disposio expressa no contrato de alienao permitindo que o alienante possa concorrer na mesma praa, disputando clientela com o adquirente. Nas hipteses de arrendamento ou usufruto do estabelecimento comercial, a cesso da clientela dever ser observada pelo mesmo prazo de vigncia do contrato que instituiu o arrendamento ou usufruto. J o artigo 1148 do CC, apresenta os contratos de obrigaes de trato sucessivo vinculados atividade do estabelecimento, ativos e passivos, celebrados perante terceiros, so transferidos para o adquirente do estabelecimento, que se sub-roga em seus direitos e obrigaes. Quando esses contratos tiverem carter pessoal, ou seja, estiverem vinculados ao aviamento subjetivo do alienante do estabelecimento, somente por este podendo ser executados, tais contratos no se transferiro automaticamente. Os terceiros que contrataram com a empresa antes da alienao podero, no prazo de noventa dias a contar da publicao do ato de transferncia, denunciar ou rescindir o contrato, desde que exista justa causa, ficando, neste caso, ressalvada a responsabilidade do alienante. Por fim, o artigo 1149 do CC, trata dos bens materiais integrantes do estabelecimento comercial, a transferncia implica tambm a cesso de todos os crditos contabilizados no ativo da empresa. A partir da publicao do ato de arquivamento da transferncia na Junta Comercial, ocorrer a produo dos efeitos jurdicos com relao aos crditos do estabelecimento perante terceiros, cabendo aos devedores da empresa, a partir desse momento, efetuar os pagamentos das dvidas vencidas e vincendas perante o adquirente, que se equipara ao cessionrio dos crditos. Se o devedor, de boa-f, pagar a dvida ao alienante do estabelecimento, ficar exonerado da obrigao, cabendo, ento, ao adquirente proceder cobrana contra o cedente. 8. ELEMENTOS DE IDENTIFICAO DA EMPRESA Os elementos de empresa so um complexo de bens materiais e imateriais, que constituem o instrumento utilizado pelo comerciante para a explorao determinada atividade mercantil. (Oscar Barreto Filho)
Paulo Nevares Pgina 17

8.1. NOME EMPRESARIAL - , pois, aquele sob o qual a sociedade ou o empresrio individual exerce sua atividade econmica e obriga-se nos atos a eles pertinentes, arts. 1.1551.168 do CC. A titularidade sobre o nome acontece a partir do arquivamento de seus atos constitutivos na Junta Comercial do Estado. Alm dessas disposies, o Departamento Nacional de Registro do Comrcio (DNRC) entidade habilitada a normatizar esse e outros assuntos relacionados empresa e ao empresrio, e o faz atravs de instrues normativas que, no se contrapondo aos ditames da lei, so vlidas. Uma a IN (Instruo Normativa) n 53, de 15 de maro de 1996, que uniformizou critrios para o exame dos atos submetidos ao Registro Pblico de Empresas, no que se refere ao nome empresarial. H vrias formas de compor o nome empresarial e em funo dessas formas h vrios tipos de nome empresarial, quais sejam: a firma individual, a razo social e a denominao. A firma individual diz respeito apenas ao empresrio individual, j as sociedades podem usar dois tipos de nome empresarial, a razo social e a denominao. A adoo deste ou daquele tipo depende da forma societria adotada. 8.1.1. FIRMA INDIVIDUAL - Diz respeito ao empresrio individual exerce a atividade empresarial por meio da chamada firma individual que composta por seu nome completo ou abreviado, acrescido facultativamente de designao mais precisa de sua pessoa ou gnero de atividade (art. 1.156 do CC). H na firma dois tipos de elementos: o elemento nominal e os elementos complementares. O elemento nominal da firma individual o prprio nome civil do empresrio individual, essencial para a composio da firma, podendo ser usado o nome completo do empresrio ou abreviado. No se admite, contudo, firma composta apenas das iniciais do empresrio, na medida em que no h o carter identificador apenas nas iniciais. Ao lado do elemento nominal, que sempre obrigatrio, podem ser acrescidos elementos complementares para melhor identificar a pessoa do empresrio (Exemplos: Jnior, Filho, Apelidos etc.) ou seu ramo de atuao. Estes elementos complementares no formam por si s a firma individual. Eles so sempre facultativos e tm como limite o princpio da veracidade, isto , no podem traduzir nenhuma idia falsa. 8.1.2. RAZO SOCIAL - espcie de nome empresarial para sociedades empresrias que se caracteriza pela utilizao do nome de scios na sua na sua composio. Tal espcie de nome empresarial pode ser usado nas sociedades em nome coletivo, em comandita simples, limitadas e em comandita por aes. Nas limitadas e nas comanditas por aes pode ser adotada tambm uma denominao. So elementos obrigatrios para a razo social, o elemento nominal e o elemento pluralizador. Tambm podem ser colocados elementos complementares que melhor identifiquem a sociedade. Por fim, podem ser exigidos elementos especficos para determinadas sociedades. O elemento nominal a indicao completa ou parcial do nome de um, alguns ou todos os scios, servindo para identificar pelo menos uma pessoa que faa parte da sociedade e tenha responsabilidade ilimitada pelas obrigaes da sociedade (art.1.157, do Cdigo Civil), ressalvada meno expressa em sentido contrrio na razo social das sociedades limitadas. Assim sendo, nada obsta que se indique apenas o prenome, ou um sobrenome do scio. O segundo elemento obrigatrio o elemento pluralizador que consiste na indicao de que a sociedade possui pelo menos dois scios. Tal elemento pode consistir no aditamento da expresso e companhia, e cia ou qualquer outra que denote a pluralidade de scios. Por fim, certo que em determinadas sociedades como a limitada, a lei exige um elemento sacramental que identifique a prpria espcie societria, como por exemplo, a expresso "limitada" ou "Ltda" nas mesmas.
Paulo Nevares Pgina 18

8.1.3. DENOMINAO - caracteriza-se pela no utilizao do nome dos scios, podendo se usar uma expresso de fantasia, a indicao do local, ou apenas a indicao do objeto social. Ela pode ser adotada nas sociedades limitadas e nas sociedades em comandita por aes, sendo obrigatria nas sociedades annimas. Na denominao das sociedades empresrias, temos dois tipos de elementos obrigatrios, quais sejam, o objetivo e o sacramental. Alm desses, podemos ter elementos que complementares que auxiliem na identificao da sociedade. Com o Cdigo Civil de 2002, o elemento objetivo passa a necessariamente indicar a atividade que est sendo exercida pela sociedade. Alm do elemento objetivo, a denominao das sociedades limitadas, das sociedades annimas e das sociedades em comandita por aes exige um elemento sacramental que identifique o tipo societrio. Nas sociedades limitadas, exige-se a expresso "limitada" ou "Ltda". Nas sociedades em comandita por aes exige-se a expresso "comandita por aes" ao final do nome. Nas sociedades annimas, exige-se a expresso "sociedade annima" ou "companhia" por extenso ou abreviadamente. Segue na prxima pgina o quadro sinptico para melhor visualizao. QUADRO SINPTICO
TIPO FIRMA INDIVIDUAL RAZO SOCIAL Nome da pessoa natural acrescido no mximo do seu objeto social. X X X X X X X X X C/ o termo C.A., ou por extenso No Possui Nome C/ o termo LTDA ou por extenso C/ um dos termos: S/A ou CIA, ou cada um por extenso C/ o termo Cooperativa C/ o termo S.S, ou por extenso C/ o termo N/C. DENOMINAO OBSERVAES

Empresrio Individual Sociedade Simples Em Nome Coletivo Em Comandita Simples Em Comandita por Aes Em Conta de Participao Sociedade Limitada Sociedade Annima Sociedade Cooperativa X

8.2. TTULO DO ESTABELECIMENTO - tambm conhecido como nome fantasia, identifica o local no qual exercida e vem a contato com o pblico a atividade do empresrio. Este conceito no se confunde com o nome empresarial na medida em que no identifica a pessoa, mas apenas o local do exerccio da atividade. Se houverem vrios locais para o exerccio da atividade pelo mesmo empresrio podem ser adotados nomes de fantasias distintos, mas o nome empresarial ser sempre o mesmo. O nome fantasia pode ser nominativo (expresses lingsticas), figurativo (representaes grfica, tambm chamadas insgnia) e misto (expresses lingsticas, grafadas de modo peculiar).
Paulo Nevares Pgina 19

o que vem escrito na fachada, tem certa conotao de publicidade com o intuito de atrair clientela. Ele tambm tem por objetivo distinguir o empresrio de seus concorrentes. Por isso, no so suscetveis, por si s, de proteo expresses genricas (caf, hotel, restaurante). O empresrio pode impedir que outro utilize seu nome de fantasia, com base no artigo 195, V, Lei 9.279/96 que tipifica como crime de concorrncia desleal a utilizao de ttulo de estabelecimento ou insgnia alheios. Quem faz esse uso indevido obrigado a responder pelas perdas e danos decorrente desse uso indevido, nos termos dos artigos 208 e 209 da mesma lei. 8.3. MARCA - regulamentada pelos artigos 122 e seguintes da Lei n 9279/96. Ao contrrio do nome empresarial que identifica a prpria pessoa do empresrio, a marca identifica produtos ou servios, " o sinal aposto a um produto, uma mercadoria, ou o indicativo de um servio, destinado a diferenci-lo dos demais". A marca no precisa identificar a origem do produto ou servio (o empresrio que trabalha com o produto ou servio), ela precisa apenas diferenciar um produto ou servio de outros produtos ou servios. Exemplos: Cheque Ouro, Omo, Minerva, Sorriso, Signal, Big Mac, etc. A origem das marcas, quanto nacionalidade e a sua devida regulamentao, so: 1) Brasileira: Aquela regularmente depositada no Brasil, por pessoa domiciliada no Pas. 2) Estrangeira: Com duas subdivises: a que regularmente depositada no Brasil, por pessoa no domiciliada no Pas; a que depositada regularmente em Pas vinculado acordo ou tratado do qual o Brasil seja partcipe, ou em organizao internacional da qual o Pas faa parte, tambm depositada no territrio nacional no prazo estipulado no respectivo acordo ou tratado, e cujo depsito no Pas contenha reivindicao de prioridade em relao data do primeiro pedido. Para o empresrio as marcas funcionam como meios de atrair clientela. Todavia, essa no a nica importncia da marca. Ela serve tambm para resguardar os interesses do consumidor em relao qualidade ou provenincia de determinado produto ou servio, ou seja, a marca um referencial para o consumidor poder fazer suas escolhas. Em suma, a marca tem uma dupla finalidade: resguardar os direitos do titular e proteger os interesses do consumidor. 8.3.1. DURAO DE UMA MARCA O registro da marca vigorar pelo prazo de 10 anos, contados a partir da data da concesso do registro, prorrogvel por perodos iguais ou sucessivos, mediante pagamento das devidas taxas. Se no prazo de 5 anos, a contar da data da concesso da marca, o titular no utiliza-la, ocorrer a CADUCIDADE, isto , perda do direito a marca. Com base no artigo 133, da Lei 9279/96. 8.3.2. EXTINO DO REGISTRO DE MARCA O registro de uma marca se extingue, com base no art. 142, da Lei de Propriedade Industrial: Por expirao do prazo de validade, sem que tenha havido a devida prorrogao; Pela expressa renncia do titular ou seus sucessores; Pelo processo administrativo de nulidade; Pela inobservncia do art. 217, Lei de Propriedade Industrial.3 8.3.3. REGISTRADO COMO MARCA So suscetveis de registros como marca os sinais distintivos visualmente perceptivos, no compreendidos nas proibies legais. Com base no art. 122, da Lei de Propriedade Industrial.

Art. 217. A pessoa domiciliada no exterior dever constituir e manter procurador devidamente qualificado e domiciliado no Pas, com poderes para represent-la administrativa e judicialmente, inclusive para receber citaes.

Paulo Nevares

Pgina 20

8.3.4. NO REGISTRVEL COMO MARCA Preceitua o Art. 124 da Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96):
Braso, armas, medalha, bandeira, emblema, distintivo e monumentos oficiais, pblicos, nacionais, estrangeiros ou internacionais, bem como a respectiva designao, figura ou imitao; Letra, algarismo, e data, isoladamente, salvo quando revestidos de suficiente forma distintiva; Expresso, figura, desenho ou qualquer outro sinal contrrio moral e aos bons costumes ou que ofenda a honra ou imagem de pessoas ou atente contra a liberdade de conscincia, crena, culto religioso ou idia e sentimento dignos de respeito e venerao; Designao ou sigla de entidade ou rgo pblico, quando no requerido o registro pela prpria entidade ou rgo pblico; Reproduo ou imitao de elemento caracterstico ou diferenciador de ttulo de estabelecimento ou nome de empresa de terceiros, suscetveis de causar confuso ou associao com estes sinais distintivos; Sinal de carter genrico, necessrio, comum, vulgar ou simplesmente descritivo, quando existir relao com o produto ou servio a distinguir, ou aquele empregado comumente para designar uma caracterstica do produto ou servio, quando natureza, nacionalidade, peso, valor, qualidade, e poca de produo ou de prestao do servio, salvo quando revestidos de suficiente forma distintiva; Sinal ou expresso empregada apenas como meio de propaganda; Cores e suas denominaes, salvo de dispostas ou combinadas de modo peculiar e distintivo; Indicao geogrfica, sua imitao suscetvel de causar confuso ou sinal que possa falsamente induzir indicao geogrfica; Sinal que induza a falsa indicao quanto origem, procedncia, natureza, quantidade ou utilidade do produto ou servio a que a marca se destina; Reproduo ou imitao de cunho oficial, regularmente adotada para garantia de padro de qualquer gnero ou natureza; Reproduo ou imitao de sinal que tenha sido registrado como marca coletiva ou de certificao por terceiro, observado o disposto no art.154; Nome, prmio ou smbolo de evento esportivo, artstico, cultural, social, poltico econmico, ou tcnico, oficial ou oficialmente reconhecido, bem como a imitao suscetvel de criar confuso, salvo quando autorizados pela autoridade competente ou entidade promotora do evento; Reproduo ou imitao de ttulo, aplice, moeda e clula da Unio, Estados, do Distrito Federal, dos Territrios, dos Municpios, ou Pas; Nome civil ou sua assinatura, nome de famlia ou patronmico e imagem de terceiros, salvo com consentimento do titular, herdeiros ou sucessores; Pseudnimo ou apelido notoriamente conhecidos, nome artstico singular ou coletivo, salvo com consentimento do titular, herdeiros ou sucessores; Obra literria, artstica ou cientfica, assim como os ttulos que estejam protegidos pelo direito autoral e sejam suscetveis de causar confuso ou associao, salvo com consentimento pelo autor titular; Termo tcnico usado na indstria, na cincia e na arte, que tenha relao com o produto ou servio a distinguir; Reproduo ou imitao, no todo ou em parte, ainda que com acrscimo, de marca alheia registrada, para distinguir ou certificar produto, servio idntico, semelhante ou afim, suscetvel de causar confuso ou associao com a marca alheia; Dualidade de marcas de um s titular para o mesmo produto ou servio, salvo quando no caso de marcas da mesma natureza, se revestirem de suficiente forma distintiva; A forma necessria, comum ou vulgar do produto ou acondicionamento, ou ainda, aquela que no posa ser dissociada de efeito tcnico; Objeto que estiver protegido por registro de desenho industrial de terceiro; sinal que imite ou reproduza, no todo ou em parte, marca que o requerente evidentemente no poderia desconhecer em razo de sua atividade, cujo titular seja sediado ou domiciliado em territrio nacional ou em pas com o qual o Brasil mantenha acordo ou que assegure reciprocamente de tratamento, se a marca se destinar a distinguir produto, ou servio idntico, semelhante ou afim, suscetvel de causar confuso ou associao com aquela marca alheia.
Paulo Nevares Pgina 21

8.3.5. ESPCIES DE MARCA (Lei 9.279/96, em seu art. 123): 1) Marca de produto e de servio: visa distinguir o produto ou servio de outro idntico, semelhante ou afim, de origem diversa; 2) Marca de certificao: destina-se a atestar a conformidade de um produto ou servio com determinadas normas ou especificaes tcnicas, notadamente quanto qualidade, natureza, material utilizado e metodologia empregada; 3) Marca coletiva: usada para identificar produtos ou servios provindos de membros de uma determinada entidade. QUANTO APRESENTAO, A MARCA PODE SER: 1) Nominativa: Marca constituda por 1 ou mais palavras no sentindo amplo do alfabeto romano, compreendendo, tambm, as novas Expresses no idioma e as combinaes de letras e/ou algarismos e/ou arbicos. 2) Figurativa: Marca representada por uma figura, desenho, imagem ou qualquer forma estabilizada de letra e nmero, isoladamente, ideogramas de lnguas tais como o rabe, coreano, chins, japons, hebraico, etc. Neste caso, a proteo legal recai sobre o ideograma e no sobre a palavra ou termo que ele representa. 3) Mista: a marca constituda pela combinao de elementos nominativos e elementos figurativos ou de elementos nominativos, cuja grafia se apresente de forma estilizada. Por dar uma proteo legal mais ampla, a mais utilizada atualmente. 4) Tridimensional: So constitudas pela forma plstica (entende-se por forma plstica, a configurao ou a conformao fsica) de produto ou de embalagem, cuja forma tenha capacidade distintiva em si mesma e esteia dissociada de qualquer efeito tcnico. 8.3.6. PROTEO DA MARCA - feita atravs da obteno do seu registro junto ao rgo competente, medida no s necessria como indispensvel garantia dos direitos de seu titular, principalmente levando-se em conta um mercado extremamente competitivo como os atuais e concorrentes nem sempre ticos e leais. O registro da marca no Brasil concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). De acordo com a legislao em vigor, so registrveis como marca os sinais distintivos, visualmente perceptveis, constitudos de nomes, palavras, denominaes, monogramas, emblemas, smbolos, figuras, que no apresentem anterioridades ou colidncia com marcas j registradas ou depositadas anteriormente por terceiros e que no estejam compreendidos nas proibies e impedimentos previstos na legislao em vigor, base arts. 130 a 132, da Lei 9279/96. 9. PROPRIEDADE INDUSTRIAL A proteo da propriedade industrial tem por objeto as patentes de inveno, os modelos de utilidade, os desenhos ou modelos industriais, as marcas de fbrica ou de comrcio, as marcas de servio, o nome comercial e as indicaes de provenincia ou denominaes de origem, bem como a represso da concorrncia desleal. Para tutelar o direito dos autores de obras oriundas da capacidade intelectual do homem, existem normas conhecidas como Direito da Propriedade Intelectual. Estas, por sua vez, dividemse em: a) normas regulamentadoras da propriedade literria, artstica e cientfica, que recebem o ttulo de Direito Autoral; e b) normas regulamentadoras da propriedade industrial, que recebem o ttulo de Direito da Propriedade Industrial. Uma diferena marcante entre os objetos de um e outro sistema jurdico reside no fato de que as obras literrias, artsticas e cientficas obedecem ao critrio da originalidade, no sentido de que se trata de algo exclusivo para o prprio autor da obra, enquanto que, para o direito da
Paulo Nevares Pgina 22

propriedade industrial, requisito fundamental a novidade da criao, entendo-se como o desconhecimento pblico sobre objeto. De outra forma, enquanto o objeto da propriedade industrial destinado produo em escala industrial, o mesmo no ocorre nas obras protegidas pelo direito autoral. Alvo desse trabalho ser o direito da propriedade industrial, ficando o direito autoral a cargo do Direito Civil. 9.1. PATENTE - um instrumento de incentivo para a inovao tecnolgica e

de estimulo aos investimentos que confere ao inventor o direito de impedir terceiro de fabricar, usar, colocar venda ou importar produto ou processo patenteado ou produto obtido diretamente de processo patenteado, pelos prazos previstos no art. 40 da Lei 9279/96.
9.1.1. OBRIGAES DO TITULAR DA PATENTE A patente ttulo equivalente a uma escritura pblica de propriedade imvel, o que implica obrigaes pelo inventor-titular inerentes posse e ao uso do invento, bem como defesa da propriedade imaterial nela constituda. Assim sendo, cumpre ao titular da patente: Usar efetivamente o invento em escala sob pena de decadncia dos direitos; Pagar as contribuies anuais de manuteno pelo prazo de sua vigncia a partir do 3 ano de pedido de patente; Exercer ativamente o direito negativo de uso por terceiros desautorizados, perseguindo criminal e civilmente os contra fatores; Demarcar seu invento fazendo referncia expressa ao nmero da Patente nos Produtos, no material tcnico e promocional de suporte e nos documentos comerciais e fiscais probatrios da venda dos produtos patenteados. EM CASO DE INRCIA DO TITULAR, SE SUJEITA O MESMO A DIFERENTES SANES, COMO: Licenciamento compulsrio de terceiros interessados em efetuarem a explorao plena da patente se a inrcia estender-se por mais de trs anos aps a concesso do ttulo; Licenciamento obrigatrio no exclusivo no caso de explorao insuficiente para atender demanda do mercado; Caducidade quando se verifica inrcia no comeo do uso do invento nos primeiros quatro anos de seu privilgio ou quando ocorrer interrupo por mais de dois anos de uso efetivo. Com base no art. 68 da Lei de Propriedade Industrial. 9.1.2. NO SERO PATENTEVEIS (artigo 18, da LPI) Invenes cujos propsitos forem contrrios moral, sade e segurana pblica; Substncias, matrias, misturas, elementos ou produtos de qualquer espcie, bem como a modificao de suas propriedades fsico-qumicas e os respectivos processos de obteno ou modificao, quando resultantes de transformao do ncleo atmico; O todo ou parte de seres vivos, incluindo microorganismos quando fazem parte de um processo industrial especfico; Mtodos de diagnstico, teraputicos e cirrgicos para tratamento de seres humanos ou animais.

Paulo Nevares

Pgina 23

You might also like