You are on page 1of 20

PNFC - Projeto Novas Fronteitras da Cooperao Para o Desenvolvimento Sustentvel

Conceitos Bsicos de

PERMACULTURA
(Andr Luis Jaeger Soares, 1998)

INDICE :

O que Permacultura? Quando surgiu? Por que Permacultura? A tica da Permacultura Design ou desenho? Planejamneto por setores Planejamento por zonas A ecologia da Permacultura Lendo a Terra (exerccio prtico) Climas e microclimas Latitude e altitude Inclinao Aspecto Quebra-ventos Solos gua rvores: os agentes da mudana Os animais e seus benefcios O ensino da Permacultura Bibliografia

O QUE PERMACULTURA?
Em poucas palavras, Permacultura uma sntese das prticas agrcolas tradicionais com idias inovadoras. Unindo o conhecimento secular s descobertas da cincia moderna, proporciona o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma vivel e segura para o agricultor familiar. 0 projeto permacultural envolve o planejamento, a implantao e a manuteno conscientes de ecossistemas produtivos que tenham a diversidade, a estabilidade e a resistncia dos ecossistemas naturais. Ele resulta na integrao harmoniosa entre as pessoas e a paisagem, provendo alimentao, energia e habitao, entre outras necessidades materiais e no materiais, de forma sustentvel. A palavra PERMACULTURA ainda no existe nos dicionrios brasileiros. Ela foi inventada por Bill Mollison para descrever essa transformao, da agricultura convencional em uma Permanente agricultura. Como campo de trabalho, a Permacultura uma carreira reconhecida internacionalmente, em vrias instituies de ensino superior. Apesar disso, no um campo de "especializao" e, sim, de "generalizao". 0 permacultor utiliza conhecimentos de muitas reas para fazer sua anlise e tomar suas decises. .

QUANDO SURGIU?
A Permacultura foi desenvolvida no comeo dos anos 70 pelos australianos Bili Mollison e David Holmgren, como uma sntese das culturas ancestrais sobreviventes com os conhecimentos da cincia moderna. A partir de ento, passou a ser difundida na Austrlia, considerando que, naquele pas, a agricultura convencional j estava em decadncia adiantada, mostrando sinais de degradao ambiental e perda de recursos naturais irrecuperveis. Na verdade, em situao muito similar do Brasil de hoje. Desde ento, os inmeros casos de sucesso na aplicao da Permacultura tm provado ser, ela, uma soluo vivel no somente para a Austrlia, como para todo o Planeta. Os conceitos de agricultura permanente comearam a ser expandidos como uma cultura permanente, envolvendo fatores sociais, econmicos e sanitrios para desenvolver uma verdadeira disciplina holstica de organizao de sistemas. Hoje, existem institutos de Permacultura em todos os continentes, em mais de cem naes. Diversos pases, como o Brasil, vm adotando a Permacultura como metodologia agrcola e, at mesmo, escolas de todos os nveis esto incluindo a Permacultura no seu currculo bsico.

POR QUE PERMACULTURA?


0 Planeta Terra encontra-se em um momento crtico. Apesar da evoluo rpida das tecnologias existentes, os nossos sistemas naturais esto em crise. Por toda a parte, constata-se a degradao ambiental em diversas formas. 0 mundo perde bilhes de toneladas de solos frteis, anualmente. Os desertos continuam crescendo a uma velocidade ameaadora. 0 abastecimento de energia e gua potvel para o futuro prximo est ameaado, alm de outros problemas generalizados que continuam se agravando, como as mudanas climticas recentes ocasionadas pelo impacto do nosso consumo excessivo de combustveis fsseis. No Brasil, a famlia rural carente de informaes e de recursos para sobreviver sustentavelmente, com o conseqente xodo rural que, por sua vez, tem repercusso na qualidade de vida nas zonas urbanas. Precisamos trazer solues prticas para a pessoa do campo. Solues que venham de encontro s realidades culturais, sociais e ambientais de cada regio. Solues sistmicas, acessveis e simples, que tragam segurana famlia e um potencial de desenvolvimento humano sustentvel. A Permacultura se adapta a transies lentas ou rpidas. Voc pode comear lentamente, utilizando uma pequena parcela de terra, e os recursos disponveis localmente, ou transformar toda a propriedade, de uma s vez, de acordo com suas condies financeiras e a quantidade de ajuda com que voc pode contar. No esquecendo o auxlio que a natureza oferece, quando comeamos a colaborar com ela. Integrando todos os aspectos da sobrevivncia e da existncia de comunidades humanas, a Permacultura muito mais do que agricultura ecolgica ou orgnica, englobando Economia, tica, sistemas de captao e tratamento de gua, tecnologia solar e bioarquitetura. Ela uma sistema holstico de planejamento da nossa permanncia no Planeta Terra.

A TICA DA PERMACULTURA
"Os sistemas bsicos de sustentao da vida no Planeta esto em crise. A continuar assim, o Homo sapiens poder entrar para a lista das espcies em perigo de extino." Jornal The Examiner- Londres 1992 Para realizar a Permacultura, necessrio adotar uma tica especfica de sustentabilidade que exija um repensar dos nossos hbitos de consumo e dos nossos valores, em geral. Os pontos fundamentais so definidos assim:

0 cuidado com o planeta Terra - Esta uma afirmao simples e profunda, com o intuito de guiar nossas aes para a preservao de todos os sistemas vivos, de forma a continuarem indefinidamente no futuro. Isso pressupe uma valorizao de tudo o que vivo e de todos os processos naturais. A rvore tem valor intrnseco, valiosa para ns, no somente pela madeira ou pelos frutos. porque viva e realiza um trabalho que proporciona a continuidade da vida no Planeta. Assim, tambm tm valor a gua, os animais, o solo e toda a complexidade de relaes entre organismos vivos e minerais existentes na Terra. 0 cuidado com as pessoas - 0 impacto do ser humano no Planeta Terra , sem dvida, o mais marcante. Portanto, a qualidade da vida humana um fator essencial no desenvolvimento de estratgias de sobrevivncia.

Somos mais de cinco bilhes habitando % da superfcie terrestre. Assim, se pudermos garantir o acesso aos recursos bsicos necessrios existncia, reduziremos a necessidade de consumir recursos no-renovveis. Portanto, os sistemas que planejarmos devem, prover suas necessidades de materiais e energia, como, tambm, as necessidades daquelas pessoas que neles habitam.

Distribuio dos excedentes - Sabemos que um sistema bem planejado tem condies de alcanar uma produtividade altssima, produzindo assim um excesso de recursos. Portanto, devemos criar mtodos de distribuio equitativos, garantindo o acesso aos recursos a todos que deles necessitam, sem a interveno de sistemas desiguais de comrcio ou acumulao de riqueza de forma imoral. Qualquer pessoa, instituio ou nao que acumule riqueza ao custo do empobrecimento de outras est diminuindo a expectativa de sustentabilidade da sociedade humana. Limites ao consumo - Isso requer um repensar de valores, um replanejamento dos nossos hbitos e uma redefinio dos conceitos de qualidade de vida. Alimento saudvel, gua limpa e abrigo existem em abundncia na natureza; basta que com ela cooperemos.

DESIGN OU DESENHO?
Nesse contexto, a traduo da palavra "design" mais do que desenho. Design planejamento consciente, considerando todas as influncias e os inter-relacionamentos que ocorrem entre os elementos de um sistema vivo. Os resultados de um bom design permacultural devero incluir:

estratgias para a utilizao da terra sem desperdcio ou poluio; sistemas estabelecidos para a produo de alimento saudvel, possivelmente com excesso, restaurao de paisagens degradadas, resultando na preservao de espcies e habitats, principalmente espcies em perigo de extino,

integrao, na propriedade, de todos os organismos vivos em um ambiente de interao e cooperao em cicios naturais; mnimo consumo de energia; captao e armazenamento de gua e nutrientes, a partir do ponto mais alto da propriedade.

PLANEJAMENTO POR SETORES


importante que tenhamos compreendido todas as energias externas que tenham influncia dentro do nosso stio, luz solar, ventos, chuvas, incndios, poluio sonora, atmosfrica, visual etc. Aps a observao cuidadosa desses efeitos, realizamos um planejamento para direcionar ou bloquear essas energias, de acordo com as nossas necessidades. Esse planejamento feito por setores, onde o stio o centro do sistema e um crculo representa os 360 graus de possvel influncia externa. Assim, marcamos os setores de acordo com as informaes que coletamos: setor de luz solar no inverno e no vero, setor dos ventos, setor de perigo de incndio, e assim por diante. Esses setores serviro, mais tarde, para definir o posicionamento de quebra-ventos, a posio da casa e dos abrigos dos animais, entre muitos outros elementos.

0 planejamento por setores complementado com o planejamento por Zonas.

PLANEJAMENTO POR ZONAS


Ao contrrio dos setores, as zonas dizem respeito s energias internas do sistema. Principalmente, em relao ao trabalho humano e movimentao de gua e nutrientes. Planejamos todo o projeto de forma a realizar uma economia mxima de trabalho e recursos, criando pontos de utilizao que estejam ligados aos pontos onde esses recursos esto sendo produzidos. Assim, podemos alcanar a maior eficincia energtica possvel, colocando aqueles elementos que necessitam de maior ateno humana mais prximos casa. Aqueles que podem ser mantidos com pouco ou nenhum manejo, ficaro mais longe. Tambm pensamos na conexo entre todos os elementos, de forma a que os produtos (ou recursos) de um elemento sejam utilizados como insumos por outros. a vertcalzao do sistema - lixo o recurso ainda no aproveitado. Dessa forma, reduzimos ao mximo a necessidade de trabalho e, ao mesmo tempo, evitamos a poluio ou a contaminao. Podemos definir, ento, as seis zonas bsicas de um sistema permacultural: Zona 0 - a casa, o centro do sistema, a partir do qual iniciamos o nosso trabalho, pondo a casa em ordem. Na prpria casa, e sua volta, existem muitos espaos que podem se tornar produtivos. Peitorais de janelas, laterais de parede... enfim, toda a habitao pode ser planejada ou modificada para que seja mais eficiente na utilizao de recursos e na produo de alimento. Esse trabalho contribui para o controle da temperatura no interior da habitao, alm de utilizar os microclimas criados pela existncia da prpria estrutura. Zona 1 - compreende a rea mais prxima da casa, que visitaremos diariamente e onde colocamos os elementos que necessitam cuidado dirio: a horta, as ervas culinrias, alguns animais de pequeno porte e rvores frutferas de uso freqente (ex. limo). Tambm onde concentraremos a armazenagem de ferramentas e de alimentos, para utilizao a longo prazo. A horta um elemento essencial da Zona 1, pois funciona como base de sustentao da alimentao da famlia. Ela poder ser manejada com o auxlio de animais que faam o trabalho de fertilizao e controle. na Zona 1 que inclumos os elementos necessrios nossa sobrevivncia elementar: gua potvel, espao para a produo de composto e uma rea onde lavar os produtos da horta e as ferramentas. Um viveiro de mudas tambm deve ser includo, como base para a diversificao da produo.

Zona 2 - um pouco mais distante da casa, a Zona 2 envolve aqueles elementos que necessitam de manejo freqente sem a intensidade da Zona 1. Algumas frutferas de mdio porte, galinhas e tanques pequenos de aqicultura podero fazer parte dessa Zona, bem como outros animais menores (patos, gansos, pombos, coelhos, codornas etc.) Essa rea oferece proteo Zona 1. Zona 3 - j mais distante da casa, poderemos nela incluir as culturas com fins comercias, que ocupam mais espao e no necessitam de manejo dirio. Tambm poderemos incluir a criao de florestas de alimentos, animais de mdio e grande portes com rodzio de pastagens; produo comercial de frutos e castanhas, entre outros elementos essenciais diversidade da produo. Zona 4 - visitada raramente, nela poderemos incluir a produo de madeiras valiosas, audes maiores e a produo de espcies silvestres comerciais. Em regies de floresta, o extrativismo sustentvel e o manejo florestal tambm podero fazer parte desta Zona, bem como a recriao de florestas de alimentos em regies que foram desmatadas.

Zona 5 - Aqui, s entraremos para aprender ou para uma coleta ocasional de sementes. onde no interferimos, permitindo, assim, que exista o desenvolvimento natural da floresta. Sem esta Zona ficamos sem referncia para a compreenso dos processos que tentamos incluir nas outras zonas. importante incluir elementos de armazenamento e captao de gua e nutrientes em todas as zonas, a partir do ponto mais elevado da propriedade.

A ECOLOGIA DA PERMACULTURA
A Ecologia o estudo dos sistemas naturais. Um ecossistema consiste em grupos de organismos que interagem uns com os outros dentro de seu ambiente natural, coexistindo para formar um sistema complexo de relaes, de forma a perpetuar a evoluo das espcies e manter os mecanismos de transformao de energia de forma sustentvel. Seres humanos so parte integrante dos ecossistemas onde vivem. Portanto, se desejam sobreviver, devem aceitar o imperativo de viver de forma integrada ao meio ambiente, repondo os recursos que retiram e alimentando os cicios vitais de regenerao. Observe a floresta natural. Veja como, nela, todos os organismos interagem harmoniosamente, visando uma produtividade imensurvel. Agora, imagine como seria se 8

pudssemos recriar essa harmonia com a mesma produtividade, introduzindo espcies de plantas e animais que fossem teis s necessidades humanas. Na verdade, esse trabalho possvel e necessrio. Ecossistemas cultivados podem, at, superar os ecossistemas naturais quanto produtividade para os seres humanos. Ecologia cultivada um termo muito comum, entre os permacultores. Para que possamos cultivar um ecossistema, necessrio compreender o funcionamento de sistemas naturais, de tal forma que nossas intervenoes obedeam um critrio de sustentabi 1 idade, tanto com o ambiente natural de hoje como para as futuras geraes, que dele dependero. A grande diferena entre um ecossistema natural e um cultivado que, no cultivado, existe a presena de um grande nmero de especies (e da biomassa) introduzidas para a utilizao de humanos e de seus animais. A diversidade e a estabilidade permanecem altas, garantindo, assim, a sobrevivncia a longo prazo. necessrio, no entanto, que tenhamos uma viso sistmica da nossa presena no mundo, e que reconsideremos nossos conceitos antiquados de produo, lucro, fertilidade, ciclos e recursos, que so relativos s nossas experincias individuais, as quais, por sua vez, so regidas pela tica que escolhermos. Alguns dos princpios bsicos que regem a existncia de ecossistemas so: 1. Fluxo de energia - Todas as formas de vida requerem energia para sobreviver. No Planeta Terra, a fonte primordial de energia o sol. A partir dele, todos os organismos vivos retiram, direta (como as plantas) ou indiretamente (como os animais), sua alimentao. 2. Cicios de aproveitamento - Em sistemas naturais, a matria constantemente reaproveitada. A quantidade de matria total no Planeta constante, por isso os organismos vivos dependem da utilizao e da reciclagem dos materiais. Assim, quando recolhemos as folhas cadas no cho e colocamos no lixo, estamos interferindo negativamente, privando o solo da matria orgnica necessria gerao de alimento para as plantas, que, por sua vez, iriam nos alimentar. 3. Cadeias alimentares - Cada organismo vivo est ligado a outros. As cadeias alimentares representam as relaes de alimentao entre os seres vivos, em um determinado habitat. Uma cadeia frgil (ex.-. uma lavoura de trigo) inclui poucas espcies e, assim, poucas oportunidades de sobrevivncia. Uma cadeia forte( ex.: floresta), ao contrrio, tem multas espcies que se alimentam umas das outras, perpetuando sua existncia mesmo com a ocorrncia de eventos inesperados. 4. Sucesso e dimenses - Imagine a floresta aps uma queimada. Mesmo que o solo tenha sido desnudado de sua cobertura natural, a natureza trabalha permanentemente para recuperar sua diversidade no local. Novas espcies aparecem, colonizando o local em etapas sucessivas, com grupos de plantas diferentes, at que, com o tempo, a floresta amadurea novamente. Essas plantas so conhecidas, para fins de estudo, como espcies pioneiras (no primeiro estgio), intermedirias e de clmax.

Essa colonizao sucessiva, no tempo e no espao, conhecida como sucesso; a utilizao de vrios "andares" um exemplo da eficincia dos processos naturais, na utilizao do espao. Na realidade, elas ocorrem constantemente, na medida em que grandes rvores vo morrendo e abrindo espao para o reinicio do processo. Na Permacultura, precisamos observar os processos de sucesso natural do local para recriarmos e acelerarmos esse processo com as espcies que nos so teis, sem negligenciar as necessidades bsicas do sistema. 5. Fatores limitantes - Muitos fenmenos influenciam no desenvolvimento de ecossistemas. Clima, temperatura, regime de chuvas, quantidade de luz solar diria e qualidade do solo so apenas alguns dos fatores que podem limitar a diversidade e a produtividade de um sistema vivo. Dentro da Permacultura, trabalhamos para amenizar esses fatores, de forma a criar uma variedade de microclimas que permitam o cultivo de muitas espcies, mesmo que as caractersticas gerais do local sejam limitadas.

LENDO A TERRA (exerccio prtico)


0 primeiro passo para executar um planejamento adequado da utilizao de algum espao de terra, seja este um lote na zona urbana ou algumas centenas de alqueires, uma compreenso profunda dos processos naturais existentes nesse espao. Anotar as espcies que nele vivem, as variaes topogrficas e seus impactos no microclima, bem como os processos que estejam faltando para um equilbrio. 1. Colete o maior nmero de informaes possvel, a respeito da rea de terra que voc vai trabalhar. Procure mapas, ndices de pluviosidade (chuva), fotografias antigas e modernas, o mximo de dados que puder descobrir. Ainda que grande fonte de informaes sejam os vizinhos mais antigos, no aceite tudo como verdade absoluta, pois sua observao que vai determinar a concluso. Pergunte de onde vem o vento no vero e no inverno, qual a poca das maiores chuvas etc. Anote tudo em um caderno. Procure, tambm, os rgos pblicos na regio (EMBRAPA, 113GE, Prefeitura etc.), que podero, tambm, fornecer informaes valiosas. 2. Agora, faa um reconhecimento da terra. Ande por todos os lados, observe as diferenas entre os vrios terrenos. Descubra a inclinao especfica de cada rea. 3. Pegue uma fita mtrica ou utilize o tamanho do seu passo para descobrir as distncias entre os elementos importantes existentes na terra, casas, galpes, plantios, hortas, audes etc. 4. Marque com preciso os locais onde exista gua (nascentes, crregos, poos etc.) 5. Agora, faa um mapa da terra, no esquecendo de incluir a orientao com relao ao Norte. Junto a esse mapa, coloque todas as anotaes referentes ao stio. Anote todas as espcies de plantas e animais (domsticos e silvestres), colete amostras das espcies que voc no conhece, para uma futura identificao. Essas espcies iro informar muito sobre o estado em que essa terra se encontra. 6. Faa um perfil da inclinao do terreno com os diversos elementos existentes bem como as alturas respectivas.

10

CLIMAS E MICROCLIMAS
A superfcie da Terra absorve calor e, assim, aquece de baixo para cima a atmosfera que nos cerca. Esse ar quente sobe e, nas camadas mais altas da atmosfera, perde calor novamente, fazendo o ar frio descer. Esse padro geral o responsvel pelas variaes climticas predominantes no Planeta. Os fatores climticos influenciam, profundamente, a seleo das espcies e a escolha da tecnologia apropriada para cada situao. Alm das mudanas climticas amplas, da localizao da terra em relao ao mar, da altitude e da latitude, outros fatores mais localizados tambm se relacionam uns com os outros para criarem microclimas especficos. Assim, mesmo que um stio esteja em uma localidade de clima subtropical, por exemplo, podem haver locais especficos, dentro do stio, que apresentem caractersticas de clima temperado, clima tropical seco ou mido. A identificao desses "microstios" pode significar a diferena entre uma produo sustentvel e uma agricultura medocre, dependendo da diversidade das espcies e do oportunismo do projetista em aproveitar-se dessas situaes.

LATITUDE E ALTITUDE
A linha do equador representa o centro de uma faixa volta do Planeta que recebe a maior quantidade de irradiao solar, durante o ano. Isso devido posio do Planeta, no percurso que faz volta do sol. medida em que nos afastamos do equador (latitude 0), a quantidade de irradiao solar diminui com o ngulo do sol em relao ao horizonte. Assim, quanto maior for a latitude, menores sero as temperaturas mdias anuais. Para efeitos de projeto, cada 100 metros de altitude acima do nvel do mar equivalem a 1 grau a mais, de latitude. Concluindo - um stio que esteja a 15 graus de latitude e a 500 metros acima do nvel do mar, ser considerado como estando a 20 graus de latitude, no clculo das temperaturas mdias.

INCLINAO
Este fator relativo ao grau de elevao no terreno, em relao a uma linha horizontal. Terrenos com inclinao demasiada (maior do que 20 graus) so considerados, em geral, imprprios para o cultivo. Devem ser revegetados com espcies de floresta, para evitar eroso, ou cuidadosamente cultivados com terraos. Terrenos muito planos causam dificuldades na drenagem e, geralmente, so pobres em diversidade de microclimas possveis.

11

ASPECTO
A direo, para a qual a inclinao do terreno estiver voltada, definida como o aspecto do terreno: Norte, Sul, Leste ou Oeste. Esse fator, conjuntamente com a inclinao e a latitude do local, determinam a quantidade de irradiao solar direta que o terreno recebe. Esse fator tambm sofre a influncia de corpos que reflitam ou absorvam a luz (lagos, edificaes etc.). Quanto mais irradiao solar, mais quente. 0 local ideal, ento, incluiria uma variedade de aspectos e inclinaes, oportunizando uma maior diversidade de espcies e uma variedade de tcnicas.

12

Assim, dentro da anlise de situao que o projetista executa antes de realizar um projeto, ele incluir um estudo dos microclimas, como apontado no mapa. Mesmo uma rocha, um muro, uma casa ou a prpria vegetao, modificam os microclimas sua volta. Com essa anlise, poderemos escolher os locais para a casa e para os animais, assim como a variedade das espcies vegetais que desejamos introduzir. devido existncia de microclimas favorveis que, em certas ocasies, descobrimos plantas tropicais produzindo em latitudes onde a geada ocorre todos os anos.

QUEBRA - VENTOS
Um local aberto, exposto aos ventos, pode diminuir muito a produtividade de um stio. Portanto, devemos projetar quebra - ventos , de forma a permitirem o desenvolvimento saudvel das plantas. Quebra - ventos devero tambm, cumprir vrias outras funes, como a de atrair pssaros silvestres, produzir forragem animal, proteger do fogo e evitar a eroso.

13

0 quebra - vento ideal composto por vrias camadas de plantio, de forma a que o vento no seja totalmente interrompido no seu percurso (isso causa turbulncia e pode destruir o plantio), diminuindo em torno de 80% de sua intensidade. Com um planejamento adequado, poderemos posicionar os quebra -ventos de forma a melhorarem a polinizao das espcies produtivas que estivermos cultivando. .

SOLOS
A grande maioria dos solos cultivados, no mundo de hoje, esto doentes, empobrecidos pelo manuseio incorreto, contaminados pelo uso excessivo de biocidas e improdutivos pela falta de manejo generalizada. 0 uso excessivo de fertilizantes sintticos tambm causa problemas gerais fertilidade do solo. Hoje, sabemos que todos os desertos do Planeta esto aumentando, ao invadirem reas antes produtivas. Problemas de salinidade esto impedindo o cultivo no que, antes, era terra frtil. Os desertos e as plancies salinas so exemplo vivo da nossa irresponsabilidade no manejo do solo. Solos saudveis so como um organismo vivo. Necessitam do nvel certo de umidade e de ar para que a variedade imensa de organismos microscpicos e animais existentes possam realizar o seu trabalho de converter matria orgnica em hmus, a base da vida terrestre no Planeta. Para que o solo mantenha-se frtil e saudvel, necessrio que o manejemos de forma adequada, evitando que fique desprotegido ou que seja trabalhado em excesso. Como modelo para esse manejo, observamos, novamente, os ecossistemas naturais estveis e seus processos de reciclagem de nutrientes. Estas, so algumas das tcnicas que utilizamos, dentro da permacultura, para manter o solo saudvel:

Adubao verde - utilizando as plantas que chamamos de "acumuladores dinmicos", poderemos devolver, ao solo, os nutrientes que j no esto mais disponveis para as razes superficiais. Os acumuladores dinmicos resgatam esses nutrientes com suas razes profundas, trazendo-os at as folhas, que os devolvem ao solo para se decomporem. Um dos acumuladores dinmicos mais eficientes o Confrei. Mulch - solo descoberto solo pobre; a cobertura do solo, conhecida como mulch, pode ser de matria orgnica morta (folhas, galhos, jornais etc.), como na floresta, ou pode ser viva, com o plantio de espcies benficas rasteiras (batata doce, labelabe). Essa cobertura serve para evitar a evaporao rpida da umidade do solo e protege-lo contra a eroso, alm de evitar o ataque de pragas.

14

Leguminosas - muitas espcies da famlia das leguminosas, e algumas de outras famlias, trabalham em associao com microorganismos, de forma a retirar o Nitrognio existente na atmosfera, fixando-o no solo em forma de ndulos. 0 manejo dessas plantas poder adiantar em muito, o processo de recuperao de solos empobrecidos. Da mesma forma, pesquisas recentes demonstram uma associao similar entre palmeiras e fungos, facilitando a absoro de fsforo. A complexidade de associaes entre plantas e organismos microscpicos, no solo, ainda um campo rico e relativamente inexplorado. Plantios de cobertura - da mesma forma que a adubao verde, os plantios de cobertura tambm melhoram a estrutura geral dos solos. Alm de executarem esse trabalho, os plantios podero, tambm, ter outras funes, como forragem animal, alimentao humana ou mulch. Esterco animal - o valor do esterco animal como adubo j amplamente conhecido no Brasil. No entanto, a novidade que poderemos executar essa adubao diretamente, sem a interveno humana no transporte ou no trato, utilizando as tcnicas de tratores vivos e evitando o uso excessivo de energia.

GUA
Apesar de o Brasil estar em posio privilegiada em relao quantidade das chuvas totais no Planeta, a quantidade de gua potvel disponvel para a utilizao direta das pessoas est diminuindo. Imagine que se toda a gua existente no Planeta coubesse em uma garrafa, a quantidade de gua potvel ao nosso alcance no chegaria a uma gota. necessrio planejar adequadamente o uso da gua, em qualquer propriedade. Dentro do princpio bsico da criao dos pontos de utilizao das energias que entram em um sistema, poderemos nos valer do mtodo "Yeomans" de modificao do terreno para aumentar a eficincia das guas que passam pelo stio, melhorando, assim, a qualidade do solo e a fertilidade total do sistema.

15

0 mtodo Yeomans pode ser resumido em: 1. construo de canais de infiltrao, escavaes em nvel que permitem interromper o escorrimento superficial da gua e faz-la penetrar no solo. Com o tempo, essas faixas de terreno se tornam extremamente frteis, alm de evitar a eroso superficial; 2. cultivo por linha chave, uma forma de cultivo do solo que aumenta a fertilidade e a capacidade de reteno de gua; 3. construo de audes interligados, outra forma muito econmica de armazenar gua para a utilizao em perodos de seca e para a criao de sistemas de aquicultura altamente produtivos. Alm de cumprir a funo de armazenamento, aumenta muito a capacidade de produo do local, melhorando o microclima. Audes so elementos fundamentais de qualquer projeto de sustentabilidade. Para efeito de projeto, qualquer rea de terra dever ser planejada para incluir, aproximadamente, 12% a 20% de submerso em reservatrios de gua. Alm de melhorar a eficincia na utilizao da gua, deveremos, tambm, considerar as condies de saneamento e a possvel reutilizao dos efluentes produzidos na casa.

16

A "gua cinza" aquela que j foi utilizada para a lavagem de roupas ou para os banhos. Essa gua poder ser direcionada produo vegetal, evitando a proliferao de mosquitos e outros organismos que se reproduzem em poas e que ameaam a sade humana. A captao da gua da chuva uma alternativa muito vivel para o suprimento de gua potvel. Na verdade, basta calcular a quantidade de gua que o telhado da casa capta por ano, e construir um sistema de calhas e tanque que armazene parte dessa gua longe da luz solar e do acesso de insetos. COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE CAPTAO DE UM TELHADO rea do telhado (em M) X Quantidade anual de chuva (em m) = m3

RVORES: OS AGENTES DA MUDANA


Um fato normalmente esquecido no planejamento dos usos da propriedade rural diz respeito a implantao das rvores na modificao dos microclimas locais, inclusive, aumentando a quantidade total de precipitao muito alm da chuva que pode ser observada. Com os efeitos da evapora nsp i rao, durante o dia, e da condensao, durante a noite, a quantidade total de gua que chega ao solo, diariamente, aumentada em at 65% devido influncia das rvores. Em reas distantes do mar, a floresta chega a ser responsvel por at 75% da chuva. Assim, se derrubamos a floresta estamos criando desertos. As florestas retornam dez vezes mais gua ao solo do que os sistemas a solo nu - e, certamente, absorvem muito mais gua no momento da chuva, evitando, assim, a eroso superficial. Na verdade, as florestas podem ser consideradas como imensos lagos cheios de gua em constante reciclagem com o solo e a atmosfera.

17

OS ANIMAIS E SEUS BENEFCIOS


Dentro da Permacultura, animais executam funes vitais de reciclagem de nutrientes e de trabalho mecnico. Apesar de serem pobres conversores de energia, quando comparados s plantas, os animais so os elementos mveis de um sistema vivo e devem ser includos seja para proverem parte da alimentao bsica, seja unicamente, como processadores de nutrientes. Vamos analisar a galinha, por exemplo. ela um animal de pequeno porte, com uma variedade enorme de produtos e comportamentos, com certas necessidades bsicas que necessitam ser supridas de dentro do sistema. Primeiro, criamos interaes com outros elementos, de forma a que as necessidades da galinha sejam supridas; ento, introduzimos elementos que utilizem seus produtos. At mesmo o trabalho de ciscar, que a galinha executa, e o seu esterco podem ser utilizados diretamente, com um planejamento adequado. Isso o que chamamos de "tratores vivos". Tratores Vivos so tcnicas de utilizao do comportamento natural dos animais para limpar, arar e fertilizar a terra. Galinhas, porcos, patos, gansos e outros animais podero ser

18

utilizados dessa forma, criando sistemas rotativos que economizam o trabalho da pessoa e, ao mesmo tempo, beneficiam o animal e o ambiente.

O ENSINO DA PERMACULTURA
A palavra Permacultura registrada, internacionalmente, como propriedade do Instituto de Permacultura - Austrlia. Qualquer pessoa que admita a tica da Permacultura pode utilizla no seu dia-a-dia com a nica restrio de que o ensino da Permacultura (cursos de curta ou longa durao) s poder ser ministrado por graduados do Instituto ou por aqueles formados por esses graduados.

BIBLIOGRAFIA
Mollison, Bill - Permaculture, A Designers Manual, Tagan Publications, Austrlia,1989. Mollison, Bill e Slay, Reny M. - Introduction to Permaculture, Tagari Publications, 1991. Morrow, Rosemary - Earth Users Guide to Permaculture, Rodale, 1992 ELABORAO: Andr Luis Jaeger Soares APOIO: Marli Bianna do Nascimento Nunes, Ministrio da Agricultura e do Abastecimento - MA Carlos Alberto dos Santos Silva, PNFC - Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel Aloysio Costa e Silva Jnior, PNFC - Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel

Catalogao na fonte. MA/SDR/CENAGRI Preservao da Memria Agrcola Nacional Soares, Andr Luis Jaeger. Conceitos bsicos sobre permacultura / por Andr Luiz Jaeger Soares. -- Braslia : MA/SDR/PNFC, 1998. 53 p. ; 25cm 1. Permacultura - Agricultura alternativa. I.

19

Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento sustentvel. II. Ttulo AGRIS E14 CDU 631.151

PNFC - Projeto Novas Fronteiras da Cooperao Para o Desenvolvimento Sustentvel

A Secretaria de Desenvolvimento Rural do Ministrio da Agricultura e do Abastecimento, por meio do PNFC- Projeto Novas Fronteiras da Cooperao para o Desenvolvimento Sustentvel, adotou a Permacultura como metodologia de trabalho destinada agricultura familiar, por ser um mtodo de trabalho e de desenvolvimento adequado s condies climticas, ambientais e sociais do Brasil. Dentro do paradigma da sustentabilidade, almeja-se desenvolver e implantar sistemas permaculturais de produo e comercializao em organizaes associativistas, apropriados a cada bioma do Pas. 0 PNFC, com o Projeto Permacultura e Agricultura Orgnica, vem trabalhando no desenvolvimento dessas tcnicas, de forma a que o agricultor familiar melhore seu padro de vida, reduzindo sua dependncia de recursos financeiros. Esta publicao visa introduzir os princpios e prticas da Permacultura, sem a pretenso de esgotar o assunto. A partir dela, o leitor poder aprofundar seus conhecimentos praticando e buscando mais informaes. Lembramos que a Permacultura fundamentalmente prtica, e que trabalhando na terra que a pessoa ir descobrir os princpios aqui mencionados.

20

You might also like