You are on page 1of 20

MDULO DE FINANAS

INTRODUO O mundo globalizado tem se mostrado extremamente dinmico e competitivo, impondo novos e sucessivos desafios gesto das organizaes na busca permanente por adequao e posicionamento diante da nova realidade. No basta preservar o capital de uma empresa, preciso faz-lo crescer. Tambm no h mais tempo nem margem para improvisaes. A empresa que no se adequar rapidamente nova realidade, estar colocando em risco no apenas o seu crescimento, mas tambm, a prpria sobrevivncia. E isso, muitas vezes, se choca com aquilo que queremos e precisamos fazer, como indivduos, como parte da sociedade, como empregados ou como empregadores, o que nos remete a buscar alternativas e flexibilizar nossas aes. Adequar-se a essa realidade significa trabalhar com empresas enxutas e integradas, ter viso estratgica para enxergar o prprio negcio em relao aos movimentos do ambiente empresarial, tornar-se e manter-se competitivo ao longo do tempo, manter preocupao constante com a melhoria dos processos e racionalizao de custos, foco em resultados, ter mentalidade de planejamento, com definio clara dos objetivos pretendidos e as aes e recursos necessrios para atingi-los. muito importante que o administrador financeiro tenha essa viso holstica da organizao. Assim, alm de manter o equilbrio financeiro e gerir adequadamente seus recursos, poder promover aes convergentes em relao aos objetivos globais da empresa: crescimento sustentvel e maximizao dos resultados. A integrao da rea operacional financeira possibilita que, embora com competncias e responsabilidades distintas, os esforos de todos possam convergir em torno do mesmo objetivo. Isso requer, no mnimo, aes proativas, mudana de postura, mentalidade de planejamento, instrumentos adequados para medir e avaliar sistematicamente o desempenho e monitorar as aes e intervenes gerenciais para corrigir eventuais desvios. O Fluxo de Caixa o principal instrumento de gesto e controle financeiro de uma empresa. A principal ferramenta de gesto e controle utilizada pelo administrador financeiro o Fluxo de Caixa. No mdulo de finanas vamos analisar a estrutura e funcionamento do Fluxo de Caixa, o comportamento das variveis financeiras e as flutuaes do saldo de caixa ao longo do tempo, equilbrio financeiro e as causas de escassez de recursos, origem e aplicao de recursos, fluxo de caixa e o plano de investimentos e a importncia da integrao da rea operacional com a rea financeira na gesto dos negcios.
Breeding Diviso de Cursos

FUNES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO O administrador financeiro o responsvel pela eficiente gesto dos recursos financeiros da empresa. Dessa eficincia depende, em muitos casos, no apenas o crescimento, mas a prpria sobrevivncia da empresa. Deve, portanto, dedicar ateno especial a todas as contas que, direta ou indiretamente, interferem no fluxo dos recursos financeiros, sobretudo as que possam comprometer a liquidez e o equilbrio financeiro da empresa. Neste sentido, deve tambm participar ativamente na definio da poltica de crdito a ser adotada e na aprovao do plano de investimentos, principalmente os de longo prazo. O Fluxo de caixa a principal ferramenta de gesto e controle utilizada pelo administrador financeiro no desempenho de suas funes. Atravs do Fluxo de Caixa o administrador financeiro tem uma viso clara da situao financeira da empresa ao longo do tempo. Serve de orientador, indicando o momento e o valor do excedente ou insuficincia de caixa, ou seja, a partir da informao do quanto a empresa dispe e de quanto e quando vai receber, pode planejar e decidir sobre quando e quanto de recursos poder aplicar. Principais funes Manter o equilbrio financeiro, liquidez. Dimensionar e administrar o capital de giro. Participar na definio da poltica de crdito. Maximizar o retorno dos recursos investidos. Analisar periodicamente a situao econmica e financeira. Elaborar o planejamento financeiro. Analisar alternativa para aplicao ou captao de recursos. Assegurar sustentabilidade ao crescimento da empresa. CONTABILIDADE GERENCIAL A contabilidade cumpre importante papel na vida das organizaes, no apenas no que diz respeito ao cumprimento das normas e legislao pertinentes, mas tambm como fonte de dados e informaes teis ao processo de tomada de deciso. Conhecer o sistema contbil utilizado pela empresa e, principalmente, ter capacidade para entender, interpretar e analisar os principais relatrios e demonstrativos contbeis, so habilidades imprescindveis ao administrador financeiro e ao bom desempenho das suas funes. Todavia, o processo contnuo de mudanas scio-econmicas que estamos vivenciando, acentuadamente a partir da globalizao, e a velocidade com que essas mudanas vm se processando, tem exigido dos responsveis pela gesto das organizaes, correspondente agilidade e diminuio do fator risco, nas decises. Mais do que nunca, hoje a informao a essncia da deciso.
Breeding Diviso de Cursos 2

O principal objetivo da contabilidade gerencial justamente gerar informaes teis ao processo decisrio, no sentido de possibilitar o planejamento das aes necessrias para a gerao dos fatos que, finalmente, sero registrados e oficialmente contabilizados. Fazer acontecer os fatos que se pretende contabilizar. Plano de contas Um sistema contbil abrange trs ramos da contabilidade: contabilidade geral, contabilidade fiscal e contabilidade de custos. Seu funcionamento depende muito dos princpios contbeis adotados pela empresa e da adequada estrutura do plano de contas. A contabilidade geral registra sistematicamente todos os fatos realizados pela empresa no desempenho da sua atividade operacional. A contabilidade fiscal registra as operaes sujeitas a incidncia de tributos e obrigaes fiscais. A contabilidade de custos segue normas e procedimentos padronizados para apurao e contabilizao dos custos da empresa. Classificao das contas Contas Patrimoniais Ativo Ativo Circulante Ativo Realizvel a Longo Prazo Ativo Permanente Passivo Passivo Circulante Passivo Exigvel a longo prazo Patrimnio Liquido Contas de Resultado Receitas Receitas Operacionais Receitas No Operacionais Custos De Produo/Aquisio Diretos Indiretos De Comercializao Despesas Operacionais No Operacionais As contas patrimoniais constituem o balano patrimonial, que o demonstrativo utilizado para mostrar a situao da empresa em termos patrimoniais. Isto , tudo o que ela possui de bens, direitos e obrigaes, num determinado momento, geralmente a data de encerramento do balano geral. A diferena apurada entre o balano patrimonial de um exerccio e o balano patrimonial do exerccio seguinte, o valor patrimonial agregado naquele perodo.
Breeding Diviso de Cursos 3

As contas de resultado, como o prprio nome diz, constituem o Demonstrativo de Resultado do Exerccio, que atravs do confronto entre receitas, custos e despesas, demonstra o resultado operacional da empresa, gerado no referido perodo. oportuno esclarecer que a gerao de resultados operacionais no significa, necessariamente, que os mesmos tenham sido realizados financeiramente, uma vez que, vendas e compras prazo, prtica comum no dia-a-dia das empresas. Por ocasio do encerramento de cada exerccio social, o saldo das contas de resultado so transferidos para o balano patrimonial, refletindo a nova situao patrimonial da empresa. Os resultados operacionais ainda no realizados financeiramente, so transferidos para o balano patrimonial a ttulo de direitos e obrigaes a realizar (contas a receber, contas a pagar, etc.). A realizao financeira se dar a partir do efetivo recebimento ou pagamento das respectivas contas. O Fluxo de Caixa o instrumento que mede as flutuaes da movimentao financeira, tanto das contas patrimoniais quanto das operacionais (de resultado). Estrutura do Balano Patrimonial BALANO PATRIMONIAL ATIVO CIRCULANTE Disponibilidades Caixa Bancos Crditos Clientes - Duplicatas a receber Estoques Matria-prima Produtos acabados Mercadorias para revenda PASSIVO CIRCULANTE Contas a pagar Fornecedores Obrigaes fiscais a pagar Impostos Obrigaes sociais a pagar Salrios Encargos sociais Outras obrigaes

REALIZVEL LONGO PRAZO

EXIGVEL LONGO PRAZO

PERMANENTE
Breeding Diviso de Cursos

PATRIMNIO LIQUIDO
4

Imobilizado Terrenos Mquinas Veculos Construes em andamento Investimentos

Capital social Lucros

ATIVO TOTAL

PASSIVO TOTAL

Estrutura do Demonstrativo de Resultado do Exerccio 1. RECEITA OPERACIONAL BRUTA Venda de produtos, mercadorias ou prestao de servios 2. DEDUES DA RECEITA BRUTA Impostos sobre a venda, abatimentos, devolues 3. RECEITA OPERACIONAL LQUIDA ( 1 - 2 ) 4. CUSTOS OPERACIONAIS Custo dos produtos ou mercadorias vendidas ou servios prestados 5. LUCRO OU PREJUIZO OPERACIONAL BRUTO ( 3 - 4 ) 6. DESPESAS OPERACIONAIS Despesas administrativas, comerciais, financeiras, outras 7. LUCRO OU PREJUIZO OPERACIONAL LIQUIDO ( 5 - 6 ) 8. RESULTADO DAS VARIAES MONETRIAS Receitas menos despesas monetrias 9. RESULTADO DE PARTICIPAES SOCIETRIAS 10. RECEITAS FINANCEIRAS EXCEDENTES 11. OUTRAS RECEITAS NO OPERACIONAIS 12. OUTRAS DESPESAS NO OPERACIONAIS 13. RESULTADO LQUIDO DO EXERCCIO ( 7+ou-8+ou-9+10+11-12 ) 14. PROVISO PARA IMPOSTO DE RENDA 15. RESULTADO LQUIDO DO EXERCCIO APS IR ( 13 -14 )
Breeding Diviso de Cursos 5

16. PARTICIPAO NOS LUCROS 17. LUCRO LQUIDO DO EXERCCIO ( 15-16 ) FLUXO DE CAIXA o instrumento utilizado para demonstrar, sistematicamente, a situao financeira de uma organizao, a partir do registro de todas as entradas e sadas de recursos financeiros previstas para um determinado perodo, cuja diferena expressa o saldo de caixa naquele momento, podendo representar um excedente ou uma necessidade de caixa, em relao ao nvel desejado pela empresa. A projeo do fluxo de caixa fornece ao administrador financeiro uma viso dinmica e de longo prazo da situao financeira da empresa, possibilitando a determinao antecipada de eventuais necessidades de recursos e a escolha da melhor alternativa para supri-la. A otimizao do Fluxo de Caixa reduz significativamente o nvel de capital de giro necessrio. Objetivos e vantagens do fluxo de caixa Gerenciamento eficaz das flutuaes de caixa Programao criteriosa dos compromissos financeiros Antecipao s necessidades de caixa Anlise antecipada de fontes alternativas Racionalizao e otimizao dos recursos financeiros Monitoramento do impacto das mudanas na poltica de crdito Sustentabilidade ao plano de investimentos (longo prazo) Integrao com os demais setores da empresa

Estrutura e funcionamento do Fluxo de Caixa


INGRESSOS Vendas vista Cobrana Ttulos descontados Emprstimos Venda de ativos Aporte de capital Outros ingressos 1) TOTAL INGRESSOS DESEMBOLSOS Compras vista Fornecedores Impostos
Breeding Diviso de Cursos 6

VENCIDO

JAN

FEV

MAR

TOTAL

Despesas administrativas Despesas de vendas Despesas financeiras Despesas tributrias Amortizaes Outros desembolsos 2) TOTAL DESEMBOLSOS 3) MOV. LIQUIDO (1-2) 4) SALDO INICIAL 5) SALDO FINAL ( 3+4 ) 6) NVEL DESEJADO 7) SOBRA/NECES. ( 3+4 )

O funcionamento do Fluxo de Caixa consiste no lanamento de todas as entradas de recursos previstas para o perodo determinado, no campo Ingressos. Essas entradas sero confrontadas com as sadas de recursos lanadas no campo Desembolsos. A diferena entre o total de ingressos e o total de desembolsos demonstra o saldo de caixa e suas flutuaes ao longo do tempo. Implantao do Fluxo de Caixa A utilizao do Fluxo de Caixa como eficiente ferramenta na gesto dos recursos financeiros de uma empresa depende, fundamentalmente, da correta e consistente alimentao dos valores a receber (Ingressos) e a pagar (Desembolsos). Portanto, antes da efetiva implantao e utilizao, necessrio adequar a estrutura organizacional e aperfeioar o sistema de controle das contas que fornecem as informaes para a elaborao do Fluxo de Caixa. Principais requisitos para implantao: Mentalidade de planejamento Apoio e participao da administrao Organizao administrativa Consistncia do sistema de informaes Definio de competncias e responsabilidades Integrao e comprometimento dos setores envolvidos

DISPONIBILIDADES A disponibilidade de recursos financeiros o fator chave para a manuteno da liquidez de uma empresa, uma vez que, com esses recursos que ela efetivamente pode contar para honrar com os compromissos assumidos.
Breeding Diviso de Cursos 7

Portanto, quanto maior o valor de recursos disponveis, maior ser a probabilidade de que a empresa consiga pagar seus compromissos no respectivo prazo de vencimento. Outro aspecto que deve ser considerado quanto ao volume de recursos disponveis a possibilidade de maximizar o retorno sobre sua aplicao. Por outro lado, enquanto disponvel, um recurso sem aplicao e sem rendimentos. Na prtica, cada empresa deve dimensionar o nvel de recursos que necessita manter em disponibilidade, que pode variar em funo do porte da empresa, do ramo de atividade, do ciclo operacional, da poltica de crdito adotada, etc. Controle das Disponibilidades CAIXA
DATA HISTRI Saldo inicial ou ENTRADA SADA SALDO 0,00

TOTAIS

0,00

0,00

CONTAS A RECEBER Contas a receber a denominao de um importante item do ativo circulante que reflete o montante de recursos financeiros de uma empresa em poder de terceiros. A conta mais significativa deste item , normalmente, a conta de clientes ou duplicatas a receber, decorrente das vendas a prazo praticadas pela empresa. um item de elevado ndice de liquidez, constituindo-se numa das alternativas mais utilizadas para o suprimento de eventuais necessidades de caixa. A prtica das vendas crdito, se utilizada de forma adequada, constitui importante mecanismo de atrao e manuteno de clientes, todavia,
Breeding Diviso de Cursos 8

importante destacar dois aspectos inerentes a esta prtica, que devem ser constante e consistentemente monitorados pelo administrador financeiro: o custo financeiro incidente sobre esses recursos o risco de inadimplncia ou no recebimento (calote). Nvel de contas a receber Cada empresa determina o seu prprio nvel de contas a receber em funo do modelo de gesto que adota, as peculiaridades do segmento de mercado onde atua e, principalmente, de acordo com a sua capacidade financeira. Setores, por exemplo, que trabalham com produtos de alta perecibilidade, normalmente praticam prazos menores, enquanto outros (equipamentos industriais, construo civil), trabalham com prazos mais dilatados, elevando o nvel de contas a receber. O modelo de gesto, por sua vez, deve manter coerncia entre as condies do mercado e a capacidade financeira da empresa. Os principais determinantes do nvel de contas a receber so: Volume de vendas a prazo Flutuao das vendas Poltica de crdito (prazos praticados) Normas de cobrana Poltica de crdito cada vez maior a participao do marketing no desenvolvimento da poltica de crdito, no como fator determinante mas como fator de otimizao dessa ferramenta que, como j foi dito, se bem utilizada pode se transformar em importante vantagem competitiva. Principais fatores que podem influenciar na definio da poltica de crdito: O ramo de atividade O prazo mdio de pagamento junto aos fornecedores O capital prprio para investimento em clientes Anlise do custo-benefcio A poltica de crdito adotada pela concorrncia A conjuntura econmica vigente Na flexibilizao da poltica de crdito todos os fatores devem ser considerados, principalmente a anlise do custo-benefcio. Qualquer alterao na poltica de crdito gera um impacto na liquidez, no dimensionamento do capital de giro e na rentabilidade da empresa. Outros aspectos que merecem ateno especial do administrador financeiro so os critrios para a concesso do crdito. Tempo de cadastro Situao atual do cadastro Situao atual do cliente (inadimplente) Histrico do cliente Limite de crdito

Breeding Diviso de Cursos

Controle das contas a receber e normas de cobrana O controle dos valores a receber bem como o esforo para a cobrana desses valores, implica em custos. Esses custos mantm uma relao direta com a poltica de crdito adotada e com o nvel de contas a receber da empresa. Em termos de cobrana tambm importante analisar a relao custobenefcio, afinal, no coerente gastar 100 para cobrar 50. Lembrando, porm, que ttulos que individualmente pouco representam, no somatrio podem causar grande impacto financeiro, justificando um esforo adicional para reav-los. Um controle eficaz, alinhado com a poltica de crdito e as normas de cobrana, alm de racionalizar os custos adicionais, pode agilizar o processo de cobrana, reduzindo o prazo mdio de recebimento. Muitas empresas adotam o sistema de desconto condicionado (normalmente embutido no preo), como forma de evitar ou diminuir a inadimplncia dos seus clientes. Controle do Contas a Receber CONTAS A RECEBER Fatura Valor Vencto.

Empresa

Pagto.

Obs.

Total CONTAS A PAGAR

Contas a pagar o item na estrutura de balano de uma empresa que se contrape ao contas a receber. O contas a receber compe o ativo circulante e o contas a pagar o passivo circulante. Este item reflete os compromissos financeiros de curto prazo da empresa decorrentes de compras a prazo, emprstimos assumidos, impostos e contribuies devidas ao governo, despesas operacionais correntes, etc. O funcionamento e o sistema de controle do contas a pagar semelhante ao do contas a receber, como de resto, o nvel de recursos envolvido e a poltica de crdito, devem manter coerncia, sob pena de prejudicar a liquidez da empresa.
Breeding Diviso de Cursos 10

Salvo casos e condies especficas, quando estamos na condio de fornecedor ou vendedor, ns definimos as condies e polticas que melhor concilie nossos interesses, enquanto que, na condio de clientes/compradores, nos submetemos s condies impostas plos fornecedores ou mercado. Em funo dessas condies que formulamos nossas polticas e estratgias, quanto a preos e prazos. MATERIAIS (estoques) Matria-prima: denominamos matria-prima todo material aplicado na fabricao de outro produto. O nvel de estoque depende: da freqncia do uso do tempo de espera entre o ato da compra e o efetivo recebimento do volume de investimento exigido do espao fsico disponvel no estoque da perecibilidade ou prazo de validade. O nvel de estoques deve ser compatvel com as necessidades, de modo a assegurar a continuidade da produo. Produtos em fabricao So produtos semi-elaborados que se encontram em algum estgio do processo produtivo. O nvel de estoque depende: da extenso e complexidade do processo produtivo da necessidade de reduo do prazo (acelerao da demanda). Tradicionalmente, quanto mais demorado o ciclo de produo, maior o nvel mdio de produtos em fabricao. Isso tambm significava, para muitas empresas, um elevado volume de capital congelado, em funo do valor agregado desses produtos. A partir da globalizao a importncia deste item de estoque diminuiu significativamente. A competitividade de mercado, marcada pela eficincia empresarial, estabeleceu novos padres aos quais muitas empresas ainda esto se adaptando (avanos tecnolgicos, melhoria dos processos, produtividade, qualidade, racionalizao de custos, preos, etc.). Produtos acabados So produtos prontos e disponibilizados para vendida. O nvel depende: da projeo da demanda do ciclo de produo (tempo) do investimento exigido O nvel de estoques de produtos acabados, no caso da indstria, mantm uma relao direta entre o volume investido e o custo unitrio de produo, isto porque, muitas vezes, a quantidade mais eficiente de produo
Breeding Diviso de Cursos 11

(lote econmico) maior do que o nvel mnimo de estoque exigido pela demanda. Justifica-se, principalmente, quando o custo de manuteno do relativo excesso de estoque, menor do que o custo adicional de produo decorrente do fracionamento de lotes. Mercadorias para revenda So mercadorias produzidas pela indstria e adquiridas pelo comrcio com o intuito de revend-las, a outras empresas comerciais ou ao consumidor final. A determinao do nvel de estoque deste item, depende: da projeo da demanda do volume de recursos exigido do espao fsico do prazo de entrega do fornecedor da perecibilidade da variedade O nvel adequado de estoque o que possibilita a otimizao de todos os recursos envolvidos. Neste sentido, deve garantir o atendimento imediato da demanda que, por sua vez, agiliza o ciclo econmico e financeiro da empresa, alm de causar impacto positivo nas relaes com o cliente (satisfao, fidelizao, etc.). Outro aspecto importante a liquidez do estoque. Por exemplo: uma empresa que atua num mercado amplo, com produtos de primeira necessidade, provavelmente estar mais segura se mantiver estoques relativamente elevados. Neste sentido, quanto mais lquidos e menos sujeitos obsolescncia e perecibilidade forem os produtos, maiores sero os nveis de estoque que uma empresa pode tolerar. Nveis de estoque e reas de interesse (conflitos) reas de interesse: compras, produo, marketing e financeira. Cada rea tem e defende seu ponto de vista em relao ao nvel de estoque de cada produto, em funo de seus prprios objetivos. Essas divergncias devem ser eliminadas, devendo prevalecer o modelo que visa a maximizao dos resultados para a empresa. Um eficiente sistema de controle de estoques pode minimizar as divergncias e eliminar perdas por m gesto, pois alm de dar agilidade e consistncia ao controle, permite tambm o alinhamento das reas de interesse em torno do mesmo objetivo. Sistema de Controle de Estoques CURVA ABC CDIGO DESCRIO VALOR R$ % ITEM % ACUM.
12

Breeding Diviso de Cursos

123456 123457 123458 123459 123460 123461 123462 123463 123464 123465 123466 123467 123468 123469 123470 123471 123472 123473 123474 123475 123476 123477 123478 123479 123480 123481 123482 123483 123484 123485 30

Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto Produto ITENS

190.942,00 149.269,00 121.000,00 118.000,00 111.200,00 78.670,00 53.600,00 40.500,00 27.900,00 16.200,00 12.300,00 11.255,00 11.100,00 7.075,00 6.550,00 6.500,00 3.405,00 3.200,00 3.000,00 2.800,00 1.100,00 1.000,00 964,00 865,00 500,00 400,00 380,00 370,00 280,00 200,00 980.525,00

19,47 15,22 12,34 12,03 11,34 8,02 5,47 4,13 2,85 1,65 1,25 1,15 1,13 0,72 0,67 0,66 0,35 0,33 0,31 0,29 0,11 0,10 0,10 0,09 0,05 0,04 0,04 0,04 0,03 0,02

19,47 34,69 47,03 59,06 70,40 78,42 83,89 88,02 90,87 92,52 93,77 94,92 96,05 96,77 97,44 98,10 98,45 98,78 99,09 99,38 99,49 99,59 99,69 99,78 99,83 99,87 99,91 99,95 99,98 100,00

CURVA ABC Total% Invest.

100 80

60
Breeding Diviso de Cursos 13

40

20

20

40

60

80

100 % de itens

ORIGEM DOS RECURSOS Vimos que o administrador financeiro o responsvel pela eficiente gesto dos recursos da empresa. fundamental, portanto, que ele saiba de quanto dispe, de onde e quando vm os recursos para ento definir onde e quando poder aplica-los. O certo que, independente da competncia do administrador financeiro, se a empresa no gerar resultados operacionais, suas necessidades financeiras tero de ser supridas de alguma outra forma, do contrrio, caminha para a insolvncia. O DRE Demonstrativo de Resultado Econmico, o instrumento que fornece a visibilidade do comportamento das variveis operacionais (receitas e despesas) e o respectivo impacto sobre os resultados. Receitas Custos e Despesas = Lucro (ou prejuzo) Principais variveis do DRE: Receitas vendas de mercadorias ou servios Custos de comercializao impostos incidentes sobre as vendas Custos de produo ou de aquisio das mercadorias vendidas Custos fixos despesas operacionais Margem de lucro Obs.: a) os custos de produo ou de aquisio, no demonstrativo de resultados, refere-se aos produtos ou mercadorias vendidas e no s quantidades produzidas ou adquiridas no perodo. b) os custos fixos so assim denominados em funo da natureza da sua incidncia, isto , sua ocorrncia independe de a empresa produzir ou vender. So as despesas necessrias para manter o funcionamento da estrutura operacional. O mercado no absorve com facilidade a elevao do preo de um produto, pelo contrrio, impe srias restries quanto a sua flexibilizao e,
Breeding Diviso de Cursos 14

geralmente, valendo-se da competitividade, acaba determinando o preo de mercado deste produto. Por outro lado, os custos de comercializao so fixados pelo governo, atravs de legislao especfica. A rigor, restam trs variveis passveis de ao visando a otimizao dos resultados: custos de produo ou aquisio, custos fixos e margem de lucro. A otimizao dos resultados obtida pela maximizao das receitas (com qualidade) e minimizao dos custos e despesas. A questo : como calcular o preo de venda afim de que ele mantenha a caracterstica de competitividade no mercado, sem comprometer a lucratividade. Funes do DRE CUSTOS Custos diretos Incidem diretamente na fabricao ou venda do produto: matria-prima, mo-de-obra direta, impostos sobre a venda, etc. Custos indiretos So os custos que embora no tenham aplicao direta na fabricao, fazem parte do processo produtivo e, portanto, agregados proporcionalmente ao custo do produto. Custos de produo a soma do custo de todos os insumos, diretos e indiretos, utilizados na fabricao dos produtos. Custos de comercializao So os custos que incidem diretamente sobre a venda dos produtos, mercadorias ou servios (faturamento). Custos fixos So assim chamados por que sua ocorrncia independe da produo ou venda, mas que, ainda assim, tero de ser suportados pelas vendas. So as
Breeding Diviso de Cursos 15

Demonstrar tecnicamente os resultados operacionais Acompanhar o comportamento das variveis econmicas. Medir e avaliar sistematicamente o desempenho operacional. Racionalizar custos e processos. Estabelecer metas e objetivos. Planejar e desenvolver aes estratgicas. Escolher alternativas focadas na maximizao de resultados. Prever e antever situaes, principalmente as desfavorveis. Monitorar as aes e intervenes gerenciais (correo de rota).

despesas necessrias para manter o funcionamento da estrutura operacional. Sua absoro feita atravs de critrios de rateio. Despesas administrativas Despesas de vendas Despesas financeiras Custos e formao do preo de venda Equaes Anteriormente: Custos + Margem = Preo de venda Hoje: PV = Margem + Custos Roteiro para o clculo do preo de venda 1. Calcular o custo unitrio de produo/aquisio do produto (preo unitrio + despesas acessrias crdito de impostos) 2. Calcular o total dos custos de comercializao, em % (ICMS, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, Comisses diretas, Marketing) 3. Determinar a margem de lucro pretendida em % 4. Determinar a incidncia dos custos fixos (despesas operacionais) sobre as receitas, em %
PV = CA . 100 _ 100 - (CC+CF+M)

PV = Preo de venda CA = Custo de aquisio (unitrio) CC = Custo de comercializao (%) CF = Custo fixo (%) M = Margem de lucro pretendida (%)

Margem de Contribuio o percentual das receitas que resta para pagamento dos custos fixos, aps a deduo dos custos de comercializao e custos de produo/aquisio. A diferena entre a margem de contribuio e os custos fixos, representa o resultado lquido do perodo (lucro ou prejuzo).

Breeding Diviso de Cursos

16

Ponto de Equilbrio o ponto onde o valor das receitas suficiente para cobrir todos os custos operacionais da empresa (de comercializao, de produo/ aquisio e fixos), sem no entanto, gerar qualquer lucro. Ou seja, no ponto de equilbrio a empresa consegue pagar todos os custos e despesas operacionais, mas no obtm lucro algum. No ponto de equilbrio a margem de contribuio igual ao custo fixo e o lucro nulo. Se a margem de contribuio for maior que o custo fixo, a diferena ser o lucro, caso contrrio, ser prejuzo. PE = ______CF_____ PV (CP + CC) Onde: PE = Ponto de Equilbrio CF = Custo Fixo (valor total) PV = Preo de Venda (unitrio) CP = Custo do Produto (produo ou aquisio) CC = Custo de Comercializao (valor) APLICAO DOS RECURSOS Imobilizado O capital imobilizado de uma empresa deve estar diretamente relacionado com a necessidade desses bens para o bom desempenho das suas atividades, ressalvada sua capacidade financeira. O nvel de capital imobilizado varia de empresa para empresa, principalmente em funo do ramo de atividade. Cabe ao administrador financeiro estabelecer o nvel ideal do imobilizado, mantendo o processo produtivo atualizado e competitivo, sem comprometer a liquidez, seja pelo excesso de imobilizaes ou pelo aumento das despesas. Antes de investir pesado na ampliao da capacidade produtiva preciso analisar as potencialidades de mercado, avaliar sua capacidade para absorver o novo volume de produo. Caso contrrio, poderemos estar aumentando a capacidade ociosa da empresa e, provavelmente, as despesas operacionais. Plano de investimentos Um bom planejamento possibilita a determinao do momento mais adequado e a escolha da melhor alternativa para a realizao do investimento. A escolha da melhor alternativa deve considerar a relao custobenefcio, o retorno do investimento e a capacidade financeira da empresa para
Breeding Diviso de Cursos 17

assumir o investimento, principalmente quando se tratar de investimentos volumosos e de longo prazo, como: Reposio ou substituio de mquinas Modernizao do parque produtivo Expanso da capacidade produtiva Novos empreendimentos Atravs do planejamento possvel antever as necessidades e programar os investimentos, dimensionando o impacto destes sobre o Fluxo de Caixa. EQUILBRIO FINANCEIRO SFC > ou = SIC + I D SFC = Saldo Final de Caixa SIC = Saldo Inicial de Caixa I = Ingressos D = Desembolsos A rigor, o nico recurso com o qual o administrador financeiro pode efetivamente contar para fazer frente aos compromissos assumidos pela empresa, o disponvel (dinheiro em caixa e bancos). Os demais, ainda que participem de toda a movimentao financeira da empresa, e, ainda que j alocados ou firmados, precedem de realizao, tais como: aplicaes financeiras, contas a receber, contas a pagar, etc. Causas de desequilbrio financeiro Desequilbrio operacional Congelamento de capital Incoerncia na poltica de crdito Desajuste entre o ciclo operacional e o ciclo financeiro Imobilizaes desordenadas Processo inflacionrio Alteraes na carga tributria Sintomas que podem levar ao desequilbrio Escassez crnica de caixa Necessidade constante de emprstimos Sensao de fadiga (o problema persiste apesar do esforo) Sentimento (medo) de quebra Conseqncias do desequilbrio financeiro Atraso sistemtico nos pagamentos Elevao dos custos financeiros Vulnerabilidade
Breeding Diviso de Cursos 18

Clima de tenso Concordata Falncia Medidas para retomada do equilbrio Aporte de capital (dos scios ou entrada de novos scios) Ajustes operacionais (racionalizao de custos e processos, adequao do nvel de atividade capacidade financeira, reformulao dos preos, ajustes na poltica de crdito e no ciclo operacional, posicionamento no mercado) Ajustes financeiros (renegociao de dvidas, reduo de custos financeiros, adequao do perfil da dvida capacidade financeira, venda de imobilizaes desnecessrias, conteno da inadimplncia, redimensionamento do capital de giro, ajustes na poltica de crdito) Reavaliao do plano de investimentos (crescimento sustentvel) Planejamento e controle financeiro INTEGRAO DA REA OPERACIONAL E FINANCEIRA O DRE = visibilidade operacional ( econmica ) O FLUXO DE CAIXA = visibilidade financeira CONCLUSO imprescindvel que se tenha um objetivo, mas atingi-lo um desafio, que s se vence com mobilizao e persistncia. Sucesso!

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

1. Zdanovicz, Jos Eduardo. Fluxo de Caixa. Porto Alegre, D.C. Luzzatto Ed., 1988.
Breeding Diviso de Cursos 19

2. Gitman, Lawrence J. Princpios de Administrao Financeira. So Paulo, Editora Harper & Row do Brasil Ltda., 1978. 3. Tung, Naguyen H. Controladoria Financeira de Empresas. 7 ed. So Paulo, Edies Universidade Empresa Ltda., 1985. 4. Faria, Paulo. Gesto, Planejamento e Controle. Rio de Janeiro, Suma Econmica, 2001. 5. Tung, Naguyen H. Oramento Empresarial no Brasil. 3 ed. So Paulo, Ed. Universidade Empresa Ltda., 1983. 6. Hakin, Daniel. ABC do Planejamento Estratgico. Rio de Janeiro, Suma Econmica, 2002. 7. Internet

Breeding Diviso de Cursos

20

You might also like