You are on page 1of 60

Impermeabilizao

Construo de Edifcios II

Douglas Prado Barbosa

Contedo programtico
Definio Patologias mais comuns Estruturas sujeitas umidade Principais fases do projeto Durabilidade Sistemas rgidos Sistemas flexveis Impermeabilizao de fundaes Impermeabilizao de marquises Impermeabilizao de ralos Impermeabilizao de coberturas Impermeabilizao de subsolo Impermeabilizao de boxes Impermeabilizao de floreiras Impermeabilizao de calhas Impermeabilizao de rufos Impermeabilizao de reservatrios elevados Tratamento de parede com umidade

Impermeabilizao
Impermeabilizar uma estrutura proteg-la contra os efeitos da umidade. Isso se faz com produtos que impedem a passagem da gua atravs das lajes e paredes os chamados impermeabilizantes e outros acessrios para arrematar a vedao, caso do selante aplicado ao redor de janelas.

Patologias mais comuns


Umidade Ascendente: uma das patologias mais comuns nas edificaes e causada pela umidade proveniente do solo, que danifica os rodaps das paredes quando a estrutura apresenta os seguintes problemas: falta de impermeabilizao na fundao ou utilizao inadequada do sistema impermeabilizante, aliada a presena de umidade no solo.

Patologias mais comuns


O processo se d pelo fenmeno da capilaridade. Dependendo de vrios fatores como quantidade de gua presente no solo, dimetro dos capilares entre outros, a umidade pode atingir facilmente 1,50 m do cho. Desta forma, quando a gua atinge a alvenaria ela atua atrs da tinta criando bolhas e deteriorando o reboco.

Patologias mais comuns


Existem vrios produtos para impermeabilizao de alicerces/baldrames : Emulses asflticas ou acrlicas, solues asflticas, argamassa polimrica, aditivos impermeabilizantes, mantas asflticas coladas a frio ou com auxlio de maarico, dentre outros. Todos os sistemas descritos acima podem ser utilizados na fase da construo, ou seja, quando ainda no se iniciou a alvenaria. A diferena bsica entre eles se encontra na flexibilidade, e na forma de aplicao.

Patologias mais comuns

Danos causados pela umidade no rodap .

Erro na impermeabilizao do alicerce

Patologias mais comuns


Infiltraes e vazamentos em lajes: A origem desta patologia a falta de impermeabilizao principalmente aliado a crena de que um concreto forte suficiente para barrar a gua,ou o uso de tcnicas/sistemas impermeabilizantes inadequados.

Patologias mais comuns


A importncia da impermeabilizao de lajes vai alm da esttica ou do desconforto das goteiras. Partindo do principio que uma laje se deforma tanto em funo do gradiente trmico quanto das cargas e vos envolvidos, no devemos jamais utilizar impermeabilizantes rgidos em tais estruturas. A correta impermeabilizao deste tipo de estrutura deve ser feita com sistemas flexveis. Tais sistemas podem ser Emulses asflticas ou acrlicas, solues asflticas, asfaltos moldados in loco a quente, mantas e etc.

Patologias mais comuns

Corroso da armadura devido a percolao.

Armadura exposta por falha na impermeabilizao.

Estruturas sujeitas umidade

Estruturas sujeitas umidade


Telhados e coberturas planas; Terraos e reas descobertas; Calhas de escoamento das guas pluviais; Caixas dgua, piscinas e floreiras; Pisos molhados, como banheiros, reas de servios, lavanderias, etc.; Marquises; Paredes externas sob efeito de intempries (chuvas, neve, ventos, etc.); Junta de dilatao estrutural e leses em estruturas; Esquadrias, peitoris de janelas e soleiras de portas externas; Muros de arrimos;

Principais fases do projeto


Concepo do produto; Definio do produto; Identificao e soluo de interfaces de projeto Detalhamento de projetos Ps entrega de projetos Ps entrega da obra

Durabilidade da impermeabilizao na obra


Cuidados anteriores e posteriores aplicao do sistema de impermeabilizao so fundamentais para garantir eficincia e durabilidade, racionalizando tempo e recursos.

Durabilidade da impermeabilizao na obra


Os elementos centrais relevantes durabilidades da impermeabilizao :

Qualidade de materiais e sistema de impermeabilizao Qualidade da execuo da impermeabilizao Qualidade da construo da edificao Fiscalizao

Como funciona
Segundo a ABNT NBR 9575/2003, h duas maneiras de barrar a entrada da gua: Com os chamados sistemas rgidos em que a massa usada como reboco recebe polmeros, cristalizantes ou hidrofugantes e, dessa forma, evita que a gua se infiltre nos poros do concreto. A outra, dos sistemas flexveis, compe-se de mantas (as famosas mantas negras de asfalto, que vm prontas de fbrica) ou membranas moldadas na obra ambas contam com asfalto em sua composio e formam uma camada sobre a superfcie a ser protegida.

Sistemas Rgidos
Dentro do sistema rgido encontram-se as argamassas e concretos impermeveis, os cimentos, e os cimentos cristalizados. Argamassa Impermevel: o sistema de impermeabilizao que aplicado em superfcie de alvenaria ou concreto, constitudo de areia, cimento, aditivo impermeabilizante e gua, formando uma pasta que endurecida apresenta propriedades impermeabilizantes. Campo de aplicao: utilizado em pisos, baldrames, caixa dgua, em coberturas planas como marquises, etc.

Sistemas Rgidos
Concreto Impermevel: o sistema de impermeabilizao constituda por agregados, cimento e gua com adio de aditivos. Campo de aplicao: utilizado mais frequentemente em galerias, subsolos, muros de arrimo, tneis e estaes de metr, reservatrios de gua, etc.

Sistemas Rgidos
Cimento Polimrico: a mistura de cimentos especiais e aditivos minerais, oferecendo a caracterstica de uma boa resistncia mecnica e perfeita aderncia, acompanhando algumas movimentaes estruturais.

Sistemas Rgidos
Argamassa impermevel com aditivo hidrfugo; Argamassa modificada com polmero; Argamassa polimrica; Cimento cristalizante para presso negativa; Cimento modificado com polmero; Membrana epoxdica.

Obs.: Para todos os sistemas devemos aplicar o estabelecido na NBR 9574/2008, onde encontramos as orientaes do que deve ser feito em cada sistema.

Sistemas Flexveis
Esses materiais so conhecidos tambm como elsticos, constitudos de materiais asflticos ou polmeros sintticos; so indicados para a cobertura de concreto e devem acompanhar os movimentos normais que lhe so impostos, sem perder a continuidade pelo surgimento de fissuras, ranhuras, rompimentos ou outras falhas.

Sistemas Flexveis
Mantas polimricas sintticas (manta elastomrica-Butil e EPDM); Manta termoplstica (PVC); Manta asfltica; Membranas polimricas sintticas; Elastmeros em soluo (Neoprene, Hypalon); Membranas termoplsticas (acrlicas); Membranas polimricas sintticas.

Sistemas Flexveis
Manta: Produto impermevel, industrializado, obtido por calandragem, extenso ou outros processos, com caractersticas definidas. Membrana: Produto impermeabilizante, moldado no local, com ou sem estruturante.

Sistemas Flexveis - Membranas asflticas


So utilizadas em impermeabilizaes contra gua de percolao, gua de condensao e umidade proveniente do solo. As membranas asflticas so regidas pela norma ABNT NBR 13724, que determina as caractersticas e requisitos necessrios para garantir o desempenho do sistema.

Sistemas Flexveis - Membranas asflticas


Membranas asflticas moldadas a frio: So sistemas asflticos aplicados em forma de pintura (emulso ou soluo), com o produto na temperatura ambiente, dispensando o uso de equipamentos de aquecimento, e minimizando os riscos de queimaduras, etc. As membranas aplicadas a frio so utilizadas na impermeabilizao de reas como: pequena laje horizontal ou abobadada, banheiro, cozinha, rea de servio, terrao, sacadas, etc.

Sistemas Flexveis - Membranas asflticas

Sistemas Flexveis - Membranas asflticas


Membranas asflticas moldadas a quente: se caracterizam pela aplicao em alta temperatura dos produtos e necessidade de utilizao de equipamentos para derret-los e aplic-los. Estas membranas so indicadas para a impermeabilizao de reas como: muro de arrimo, cozinhas, reas de servio, lajes externas, piscinas, etc.

Comparativo de sistemas

Comparativo de sistemas

Preparao de Superfcie com os Cantos Arredondados de 8 cm de raio.

Imprimao Asfltica.

Impermeabilizao.

Aplicao de Manta para Impermeabilizao.

Impermeabilizao de fundaes
Quando impermeabilizadas incorretamente pode ocasionar uma srie de conseqncias negativas, como a umidade nos revestimentos internos que comeam a desagregar, ou em piso com umidade ascendente. Alm dos desconfortos, podem causar srios danos estruturais.

Impermeabilizao de fundaes
Os sistemas impermeabilizantes mais utilizados em fundaes so: Argamassas Polimricas; Membranas de Polmeros; Cristalizantes; Mantas asflticas aplicadas a quente ou a frio; Emulses Asfticas; Solues Asflticas; Emulses Asflticas.

Impermeabilizao de marquises
Os tipos de impermeabilizao flexveis so os adequados para aplicao em marquises, sendo entre eles as mantas e membranas.

Impermeabilizao de ralos
A impermeabilizao deve ser levada at dentro dos ralos, caso contrrio poder ocorrer uma infiltrao entre a impermeabilizao e a face exterior do ralo. Deve ficar bem aderida face interna do ralo, caso contrrio a gua ser succionada, por capilaridade, para baixo da impermeabilizao. O encontro da impermeabilizao com o ralo deve receber reforo, com camadas adicionais de armadura, no caso de sistemas moldados no local.

Impermeabilizao de ralos

Impermeabilizao de coberturas
Quando se realiza um projeto de cobertura necessrio prever um caimento mnimo de 1% em direo aos pontos de escoamento, para evitar o empoamento dgua.

Impermeabilizao de coberturas

Impermeabilizao de subsolo
Normalmente usa-se a tcnica do envelopamento, trata-se da construo de paredes e pisos provisrios, apenas para receber a camada impermeabilizante, somente aps esta impermeabilizao e a aplicao da proteo mecnica, dever ser construda a parede e o piso definitivo;

Impermeabilizao de subsolo

Impermeabilizao de boxes
Obter maior segurana aplicando manta asfltica ou elastomrica; Optando-se pela aplicao de manta na regio do box, usar tijolo macio para as paredes, ao menos 20 cm acima do barrado de manta. O barrado deve ter uma altura mnima de 50 cm; ancoragem feita na parede por um sulco de 4x4cm com inclinao de 45 graus. A manta deve sair 50 cm para fora do Box deixando-se uma sobra de 20 cm para ser cortada aps o piso acabado; Deve-se fazer os arremates de impermeabilizao no ralo, ancoragem da esquadria do box antes da aplicao da manta;

Impermeabilizao de boxes

Impermeabilizao de floreiras
Deve-se instalar tubos de PVC 100 mm, com uma grelha metlica em sua extremidade superior, no meio da vegetao, para a drenagem da rea, normalmente esses tubos recebem a cor vermelha para fcil localizao em eventuais desobstruo e manutenes; Uma camada de 10 cm de cascalho, brita ou seixo rolado para a drenagem da gua capilarizada dever ser colocado no fundo do canteiro; Separando-se da camada de terra por uma camada de polister ao tecido (geotxtil);

Impermeabilizao de floreiras

Impermeabilizao de calhas
Calhas moldadas sobre a laje de cobertura, em concreto armado: Devem ser impermeabilizadas com o sistema de mantas; A manta dever subir pela parede da calha at a sua borda externa; As paredes da calha devem ter a sua superfcie superior na mesma inclinao do telhado onde a telha entre pelo menos 10 cm dentro da calha, formando um pequeno beiral a fim de evitar entrada de gua causada por chuvas de vento.

Impermeabilizao de calhas

Impermeabilizao de rufos
suficiente uma impermeabilizao com membranas, sendo desnecessrio as mantas; Os cantos devem ser arredondados e a membrana deve revestir toda a face lateral e superior do rufo, assim como a parede de onde emerge o rufo e sua face superior; A camada impermeabilizante feita por uma demo de primer, trs demos de emulso asfltica entremeadas com l de vidro e protegida com pintura refletiva (alumnio).

Impermeabilizao de rufos

Impermeabilizao de rufos

Impermeabilizao de reservatrios elevados


O piso interno do reservatrio dever receber uma camada de cimento e areia no trao 1:3, como proteo mecnica; Para segurana, evitando-se a queda, aplica-se uma malha de 50x50 cm de fita de caldeao mais soluo adesiva e depois fixada uma fita de alumnio a cada metro vertical, em toda a volta. Esta fita fixada com buchas S10 e com parafusos latonados de cabea boleada. Sobre a fita aplica-se um mancho de material igual ao usado para impermeabilizao; Para que o sistema funcione, os flanges do fundo do reservatrio so de fundamental importncia.

Impermeabilizao de reservatrios elevados

Tratamento de paredes com umidade


A falta ou falha da impermeabilizao na fundao uma das causas de umidade em parede. A seguir alguns exemplos dos problemas causados pela umidade em paredes.

Tratamento de paredes com umidade


Nestes casos, o tratamento consiste na remoo do revestimento at atingir a alvenaria.

Tratamento de paredes com umidade


Fecham-se as possveis bicheiras surgidas, devido remoo do revestimento com argamassa de cimento e areia, preparando assim o substrato.

Tratamento de paredes com umidade


A impermeabilizao consiste na aplicao do sistema Argamassa Polimrica que um revestimento bicomponente composto por p e lquido. Aplica-se na forma de pintura, com brocha ou trincha, em demos cruzadas em intervalos de 6 h entre demos. Umedecer o substrato previamente.

Tratamento de paredes com umidade

O tratamento deve avanar no piso conforme ilustraes ao lado para evitar infiltrao na emenda.

Tratamento de paredes com umidade


Aps a secagem, faz-se chapisco com argamassa de uma parte de cimento e trs de areia, amolentado com soluo de uma parte de adesivo para duas partes de gua. A areia deve ser de mdia para grossa.

Impermeabilizar representa um custo em torno de 1 a 3% do valor total de uma obra. Em compensao, corrigir infiltraes e vazamentos pode custar pelo menos quatro vezes mais, sem contar os desgastes imagem da construtora.

You might also like