You are on page 1of 38

WORD 2007 E 2010

NDICE
NDICE .......................................................................................................................................... 2 INTRODUO .............................................................................................................................. 3

A srie............................................................................................................. 3
01 CAPTURAS DE TELA WORD 2010 ................................................................................. 3 02 IMAGENS 2007/2010 ............................................................................................................ 5 03 NOTAS DE RODAP ......................................................................................................... 13 04 NUMERAO DE PGINAS ............................................................................................. 15 05 CONTAR PALAVRAS ........................................................................................................ 19 06 LEGENDAS EM IMAGENS ................................................................................................ 20 07 SISTEMA DE BUSCA WORD 2010 ................................................................................ 23 08 TABULAO ...................................................................................................................... 25 9 ASSINATURAS .................................................................................................................... 29 10 MACROS............................................................................................................................. 35 CONCLUSO ............................................................................................................................. 38

INTRODUO
Atualmente muito comum encontrar material que ensine a utilizar um software em seu computador, basta apenas dedicao e voc passa a conhecer sua interface, seus botes e menus. Alguns materiais como os do Apostilando.com casam a explicao com exemplos reais. Mas para quem est comeando muitas vezes isso insuficiente. Ento ns do Apostilando.com, criamos uma srie chamada TRUQUES MGICOS. A composio da srie ser de apostilas para voc que j baixou nossas apostilas e precisa exercitar a criatividade. Cada material da srie trar dentro de um determinado software dicas e exemplos de uso do software, reforando assim seu aprendizado sobre ele e despertando sua criatividade. Obrigado e tenha um bom curso.

A srie
A srie em sua primeira edio abordar exemplos para os seguintes softwares: Adobe Photoshop; Adobe Flash Adobe Dreamweaver PHP Microsoft Word Microsoft Excel

01 CAPTURAS DE TELA WORD 2010


Um dos itens de maior importncia para quem monta material baseados em telas de computador, seja ele para aula, treinamento, etc. a captura da tela. O Word 2010 trouxe agora junto a ABA Inserir a opo de captura de tela. Ele permite capturar qualquer tela que tenha aberta em seu computador.

Ao clicar na tela mostrada ela ser inserida em seu documento.

Podemos tambm recortar apenas uma parte da imagem. Ao clicar sobre boto Instantneo voc pode clicar na opo recorte de tela. Quer permitira a voc recortar apenas uma parte de qualquer tela e colar no Word.

Este recurso somente est disponvel se seu documento estiver em docx, se o mesmo estiver salvo em doc o processo no funcionar.

02 IMAGENS 2007/2010

Uma das falhas das verses do Word at a 2003 foi como manipular as imagens. A Microsoft procurou corrigir isso com o lanamento do Word 2007 e aprimorou no Word 2010. A quantidade de recursos que podemos aplicar em uma imagem com estas duas verses do Word permite que voc possa criar efeitos bem interessantes nas imagens. Apenas certifique-se de que o seu documento esteja salvo em docx. Em um novo arquivo do Word insira uma imagem (ABA Inserir). Ao inserir a imagem e selecion-la, ser mostrada a ABA de manipulao de imagens.

O primeiro ajuste que podemos fazer est disponvel no boto correes clique sobre ele.

Atravs deste comando voc pode ajustara nitidez, o brilho e o contraste da imagem. Ao passar o mouse voc poder verificar na tela como ficar a sua imagem.

Voc tambm pode clicar no rodap desta tela onde diz opes de correo de imagem.

Abaixo do boto correo, voc tem o boto de cor.

Ele funciona da mesma forma que o correo, ao passar o mouse sobre a imagem ele mostra em tela como ficar a sua imagem. Ao clicar em Mais Variaes, voc poder escolher outras variaes de cor para sua imagem.

Voc ainda tem as Opes de cor da imagem.

Ainda neste grupo clique em Efeitos Artsticos.

Em algumas imagens, voc pode precisar fazer um recorte o primeiro boto de sua ABA o Remover Plano de Fundo, clique sobre ele com a imagem selecionada. Sua imagem ficar marcada.

Ser mostrada tambm as ferramentas de manipulao desta remoo.

Para selecionar as reas que deseja manter na figura, clique no boto Marcar reas para manter. Voc pode selecionar a rea a ser mantida

10

Para aplicar clique em Manter Alteraes. possvel tambm aplicar estilos em sua imagem

Podemos aplicar bordas.

11

Efeitos de Imagem.

Aplicar layout de composio com suas imagens.

12

Com isso vimos que possvel com Word uma srie de modificaes em sua imagem. Basta apenas exercitar a sua criatividade.

03 NOTAS DE RODAP
Um dos recursos mais importantes documentao so as notas de rodap. Nota de rodap, como o nome indica, uma anotao colocada ao p de uma

13

pgina de um livro, ou documento, adicionando comentrio de referncia ou fonte, ou ambos, para parte do texto da matria na mesma pgina. (fonte: Wikipdia) Vamos imaginar o seguinte texto.

Ele fala sobre a Internet e cita o seu principal fundador Tim Berners Lee, podemos acrescentar ao nome dele uma nota de rodap. Clique ento ao lado de seu nome. No Word at a verso 2003 o comando est no menu Inserir. Aqui no Word 2007/2010 clique na ABA Referncias e depois no boto Inserir Nota de Rodap.

Ser adicionado o nmero de sua nota de rodap. Digite ento suas Informaes.

14

No documento ele acrescentar tambm o nmero indicando a nota de rodap.

Embora este seja um recurso fcil e simples, algumas vezes ele deixado de lado.

04 NUMERAO DE PGINAS
Um dos recursos mais importantes do Word a possibilidade de numerarmos suas pginas. E uma das propriedades deste recurso a possibilidade de se numerar somente algumas pginas. Vamos imaginar um documento com algumas pginas.

Para inserir os nmeros nas pginas fcil. Na ABA Inserir existe o boto Nmeros de pgina.

15

Ao clicar em Formatar nmero de pgina voc pode definir o tipo de numerao a ser aplicada.

Vamos ento a um exemplo. Nosso documento tem quatro pginas. Na primeira pgina no quero numerao, na segunda e terceira pgina vou aplicar um numero romano e na quarta pgina um numero arbico que daria sequencia a numerao. Pela ABA Pgina Inicial ligue o boto Mostrar Tudo.

Para podermos trabalhar com numerao diferenciada de pginas no documento preciso inserir quebras de seo no mesmo. Clique no final de sua pgina, ou onde quer quebrar a pgina. Depois pela ABA Layout da Pgina clique no boto Quebras e escolha quebra de Seo

16

prxima pgina.

Seu texto ser quebrado para a prxima pgina.

Insira mais um quebra de seo na pgina 3 Clique na pgina 2 e insira uma numerao de pgina em seu documento. Pode ser no cabealho ou rodap. Ser mostrado a barra de ferramentas de cabealho e rodap.

Para que possamos definir informaes diferentes necessrio desmarcar o boto vincular ao Anterior que vem marcado por padro. Basta apenas clicar sobre ele. Na pgina 1 deve ter colocado o nmero 1, apague-o. V agora at a pgina 2 e selecione o nmero 2.

17

Clique em Nmeros de Pgina Formatar Nmeros de pgina e mude da seguinte forma.

Desta forma ele mudar os nmeros para algarimos romanos e iniciar em 1.

Desa agora at a pgina 4 Estar com a numerao sequencia como 3, visto que mudamos o incio da seo anterior. Vamos fazer com que inicie tambm esta seo com 1.

18

Ao finalizar clique no boto Fechar cabealho e rodap.

05 CONTAR PALAVRAS
Este prximo exemplo curto, porm de muita utilidade. a possibilidade de se contar as palavras de um documento no Word. Existem diversos setores corporativos, como por exemplo, o jornalismo, onde preciso ter certo cuidado com a quantidade de texto da matria, visto que o espao para ela dimensionado. Vamos usar como base o texto que trabalhamos no exemplo acima, selecione a aba Reviso e clique na opo Contar Palavras. Em seguida surgir uma janela com diversas estatsticas sobre o documento aberto. Nela voc pode conferir o nmero de pginas, palavras, caracteres (com e sem espaos), pargrafos e linhas.

19

06 LEGENDAS EM IMAGENS
Em documentos profissionais, ao inserir objetos, principalmente imagens, necessrio inserir legendas nos mesmos. O processo simples. Insira a sua imagem, clique com o boto direito nela e escolha Inserir Legenda.

O campo Legenda mostra como ficar o texto (ou rtulo) das legendas que voc inserir. No campo Rtulo, voc pode escolher qual texto vir antes do nmero. A princpio a lista tem poucos itens, mas voc pode adicionar novos rtulos clicando no boto Novo Rtulo. O campo Posio define qual ser a

20

posio da legenda em relao ao objeto. Se voc marcar a opo Excluir rtulo da legenda, no ser exibido o texto, mas somente o nmero da legenda.

O boto Numerao, voc poder escolher o formato do nmero em que as legendas sero inseridas.

O boto AutoLegenda automatiza o processo, pois faz com que o Word insira a legenda configurada toda vez que voc inserir um dos objetos escolhidos na lista.

21

Adicionando legendas em figuras, permite que voc possa criar um ndice de figuras em seu documento. Pela ABA Referncias clique no boto Inserir ndice de Ilustraes.

22

07 SISTEMA DE BUSCA WORD 2010


O sistema de busca da nova verso do programa possibilita a pesquisa por diversas categorias, como: imagens, frmulas, revises, notas de rodap, etc.. Na ABA Pgina Inicial clique em Localizar.

23

Ser aberta do lado esquerdo a janela de busca.

Ao digitar a palavra buscada ele trs o resultado na caixa de navegao e destaca a palavra no texto.

Voc pode tambm refinar a busca. Ao lado da caixa de busca clique na seta que aponta para baixo.

24

Selecione Elementos grficos.

Ele lista todas as pginas que contm imagens. possvel consultar: tabelas, notas de rodap marcaes, etc.

08 TABULAO
muito comum ao se montar um texto e precisar separa em blocos a utilizao de tabelas. Mas em alguns casos o recurso de tabulao mais rpido e pratico para se criar blocos de texto. No Word para se trabalhar com tabulaes preciso ter as rguas na tela. Nas verses at a 2003, caso no estejam na tela, voc pode chama-las atravs do menu exibir. No 2007/2010 clique em seu boto no canto superior direito.

Ao se chamar a rguas so mostrados tambm os elementos de recuo esquerdo e direito. No lado esquerdo superior aparece tambm o boto de tabulao.

Conforme se clica no boto ele muda de forma.

25

alinha o comeo do texto a partir do ponto onde foi inserido; alinha o meio do texto a partir do ponto onde foi inserido; alinha o final do texto a partir do ponto onde foi inserido; coloca uma barra no ponto onde foi inserido; alinha o texto direita e tambm posiciona casas decimais. Vamos a um exemplo de uso de tabulao Voc pode tambm trabalhar as tabulaes de seu documento chamando a janela de formatao de Pargrafo e depois clicando no boto Tabulao.

26

Por esta janela voc pode configurar o alinhamento e o preenchimento. Monte o seguinte texto.

Vamos preencher uma tabulao com separador de pontilhado. Na rgua clique em 8.

27

Ao chamar a janela de tabulao ser mostrada com a tabulao 8 e com preenchimento de linhas pontilhadas.

Basta posicionar o mouse antes do valor a ser tabulado e pressionar a tecla TAB.

28

9 ASSINATURAS
Um dos recursos do Word que deve ganhar mais utilizao a possibilidade de se adicionar a assinatura digital aos seus documentos. Crie um novo documento. Clique na ABA Inserir e depois em Linha de Assinatura.

Na tela que aparece clique em OK.

Preencha os dados.

29

Em sua tela vai aparecer o campo para sua assinatura.

Duplo clique sobre a assinatura. E depois clique em OK.

30

Clique em Sim na mensagem.

D um nome e salve a assinatura.

31

Preencha os dados.

Escolha uma imagem para a sua assinatura.

32

Confirmao

O documento est ento assinado. Para verificarem os pormenores da assinatura, basta clicar no smbolo do certificado e depois no nome que aparece no lado direito. Ao clicar na assinatura ser mostrada a seguinte tela.

33

Ao clicar em Exibir.

34

10 MACROS
Uma macro uma sequncia de comandos e instrues do Word que se agrupam como um nico comando com o objetivo de executar uma tarefa automaticamente. As macros servem para otimizar tarefas repetitivas e rotineiras. Os passos aqui mostrados devem ser executados no Word 2003, sendo que no 2007 segue a mesma ideia, mudando pouca coisa. O Word grava uma macro como uma srie de comandos do Word no Visual Basic para Aplicativos (VBA). possvel armazenar macros em modelos ou em documentos. Por padro, o Word armazena as macros no modelo Normal, para que estejam disponveis para uso em todos os documentos do Word. Vamos criar uma macro para personalizar o cabealho.

35

Clique na ABA Exibio e depois clique no boto Macros.

Clique no Boto Macros, Gravar Macro. D um nome para sua macro. O armazenamento poder ser direcionado a somente este documento, ou a todos os documentos (padro). E caso queira a descrio da Macro.

Ao clicar em OK, todos os prasso feitos sero gravados. Nossa Macro criar o preenchimento de dados no cabealho. Aps clicar em Ok clique na ABA Inserir, Cabealho.

Depois clique em Inserir, Partes Rpidas, Auto Texto. J deixei pronto um auto texto para ser inserido.

36

Clique novamente na Guia Exibio e depois clique em Parar gravao.

Para adicionar esta macro gravada em outro documento, basta estar com o documento aberto, clicar na Guia Exibio, Macros, Exibir Macros.

37

Clique em Executar para que a mesma se processe.

O processo de gravao de Macros semelhante em todas as verses do Word.

CONCLUSO
Com isto finalizamos nossa apostila de Word TRUQUES MGICOS, se voc quer aprender mais sobre esta fantstica ferramenta e quer aprender a us-la para projetos de aplicaes Desktop conhea nosso curso Office Corporate atravs do link: http://apostilando.com/pagina.php?cod=40.

38

You might also like