You are on page 1of 38

Elementos primrios de medio

Robson da Silva Magalhes Agosto 2011

Sumrio
Elementos primrios de medio: 1. Seleo, 2. Quantidades mecnicas, eltricas e geomtricas.

Os elementos primrios de medio tm por funo medir alguma propriedade do sistema e convert-la em um sinal que possa ser utilizado para registro ou controle.

Elementos primrios de medio


Existe a necessidade do ser humano de obter informaes do meio ambiente

O que informao?
Informao aquilo que gera um significado na mente humana modificando nosso conhecimento. O termo informao pode ser definido segundo princpios: 1. Em linguagem comum ...

... ela relaciona uma coleo de fatos, idias, entidades, conceitos e atributos que definem um sujeito ou objeto (Ex. Enciclopdia).

O que informao?
Informao aquilo que gera um significado na mente humana modificando nosso conhecimento. O termo informao pode ser definido segundo princpios: 1. Em linguagem comum ... 2. Em teoria de informao ...

... se refere quantidade de dados transferidos numa mensagem passando por um canal de comunicao.

O que informao?
Informao aquilo que gera um significado na mente humana modificando nosso conhecimento. O termo informao pode ser definido segundo princpios: 1. Em linguagem comum ... 2. Em teoria de informao ... 3. Em instrumentao ...
... aplicam-se os dois conceitos j que nos sistemas de medidas deve-se mapear a varivel (isto codificar a medida) e ainda transmiti-la atravs de um canal de comunicao.

O que informao?
Informao aquilo que gera um significado na mente humana modificando nosso conhecimento. O termo informao pode ser definido segundo princpios: 1. 2. 3. 4. Em linguagem comum ... Em teoria de informao ... Em instrumentao ... Nas cincias naturais ...

... a informao pode ser quantificada , definido-se a menor quantidade de informao (Ex. bit), ela pode ser representada de diversas formas, mas sempre limitada a um certo tipo de portador de energia ou massa.

O que informao?
Existem cinco diferentes tipos de portadores de energia: 1. Radiao 2. Energia eltrica ou magntica 3. Calor 4. Energia Qumica 5. Energia Mecnica.

O que medio?
o processo emprico e objetivo de designao de nmeros propriedades de objetos ou eventos do mundo real, de forma a descrev-los...

O que medio?
Outra forma de explicar este processo comparando a quantidade ou varivel desconhecida com um padro definido para este tipo de quantidade, implicando ento num certo tipo de escala (como mostrado pela Figura).

Tipos de medidas
Medida Nominal: Quando duas quantidades do mesmo tipo so comparadas para saber se so iguais (Ex. duas cores , acidez de dois lquidos).

Tipos de medidas
Medida Ordinal: Quando necessrio ter informao a tamanhos relativos (Ex. Classificao por peso e altura de uma turma).

Tipos de medidas
Medida em Intervalos: Quando deseja-se uma informao mais especifica, envolve-se ento uma certa escala, sem incluir pontos de referncia ou zero.

Tipos de medidas
Medidas Cardinais: O ponto de referncia comparado com um padro definido. Assim todo parmetro fsico pode ser medido contra uma referncia padro, como a adotada pelo Sistema Internacional de medidas (SI).

1) Seleo
Elementos primrios de medio Tipicamente, o sensor e o transmissor esto localizados perto do processo, e por isso so denominados "elementos de campo".

1) Seleo
Elementos primrios de medio Existem diversas padronizaes para o envio de sinais a um sistema de controle. 1. O padro pneumtico com presses de ar de 0,2 a 1,0 kgf/cm2 ou de 3 a 15 psi, usual h alguns anos, est praticamente em desuso.

1) Seleo
Elementos primrios de medio Existem diversas padronizaes para o envio de sinais a um sistema de controle. 2. O padro eletrnico consiste em sinais de corrente de 4 a 20 mA.

1) Seleo
Elementos primrios de medio Existem diversas padronizaes para o envio de sinais a um sistema de controle. 3. O padro digital - o protocolo fieldbus de comunicao digital, em que os elementos de campo trocam informaes entre si.

1) Seleo
Aspectos Gerais As caractersticas gerais de um elemento primrios de medio se manifestam nas especificaes atravs dos seguintes aspectos: 1. Aplicao 2. Desempenho 3. Operao 4. Fsico 5. Econmico 6. Ergonmico

1) Seleo
Aspectos Gerais a. rea de aplicao: a rea tcnica para a qual o instrumento adequado (Ex.: Analise experimental de tenses, qumica analtica ou foto elasticidade).

1) Seleo
Aspectos Gerais b. Aspectos bsico de desempenho: Preciso, exatido/incerteza e caractersticas estticas. Velocidade e caractersticas dinmicas. Capacidade (Limites fsicos tpicos e mximos de desempenho do instrumento).

1) Seleo
Aspectos Gerais c. Aspectos operacionais: Caractersticas Fsicas bsicas: a) Configurao fsica, dimensional, massa e volume; b) Requerimentos de transporte e armazenamento; c) Critrios de segurana e sade para o operador.

1) Seleo
Aspectos Gerais c. Aspectos operacionais: Confiabilidade: Este aspecto trata da probabilidade de um instrumento fazer uma certa funo sob certas condies ou seja a probabilidade de no falhar em um certo tempo. Parmetros como MTBF usualmente so fornecidos pelos fabricantes.

1) Seleo
Aspectos Gerais c. Aspectos operacionais: Manuteno: Caso o instrumento falhe... qual a probabilidade que em um certo intervalo de tempo o instrumento possa ser consertado.

1) Seleo
Aspectos Gerais d. Aspectos fsicos: Interface Eltrica: As caractersticas da interface eltrica de um instrumento devem incluir: a) Potncia b) Comunicaes c) Compatibilidade eletromagntica

1) Seleo
Aspectos Gerais d. Aspectos fsicos: Interface Mecnica : As caractersticas da interface mecnica de um instrumento devem incluir: a) Caractersticas mecnicas tpicas do instrumento b) Mtodos de montagem do instrumento

1) Seleo
Aspectos Gerais d. Aspectos fsicos: Interface Trmica : As caractersticas da interface trmica de um instrumento devem incluir: a) Necessidades do instrumento para remoo de calor b) Controle de temperatura interno ou externo

1) Seleo
Aspectos Gerais e. Aspectos econmicos: Dentre os aspectos econmicos a serem considerados destacamos: Custo inicial Custo operacional Custo de instalao Peas de reposio

1) Seleo
Aspectos Gerais f. Aspectos ergonmicos: A ergonomia tem como objetivos bsicos: Criar boas condies de trabalho; Realizar uma interface Homem - Mquina adequada; Apresentar informaes de forma a permitir sua correta interpretao; Posicionar e implementar mecanismos de controle adequados ao ser humano.

2) Grandezas mecnicas e eltricas.


Processo de medida: No processo de medida, a grandeza que serve de comparao denominada de grandeza unitria ou padro unitrio. As grandezas fsicas so englobadas em duas categorias: Grandezas fundamentais, Grandezas derivadas.

2) Grandezas mecnicas e eltricas.


Grandezas fundamentais:

2) Grandezas mecnicas e eltricas.


Grandezas derivadas:

2) Grandezas mecnicas e eltricas.


Grandezas mecnicas: As grandezas mecnicas so as derivadas da dimenso, massa, tempo e temperatura. So exemplos de grandezas mecnicas: rea e volume que dependem apenas da dimenso, velocidade e acelerao que envolvem dimenso e tempo, fora, energia e potncia que envolvem massa, dimenso e tempo, freqncia que depende apenas do tempo.

2) Grandezas mecnicas e eltricas.


As principais grandezas eltricas so: Tenso: O volt (V) - unidade de diferena de potencial e fora eletromotriz. a diferena de potencial entre dois pontos de um fio condutor conduzindo uma corrente constante de 1 A, quando a potncia dissipada entre estes pontos igual a 1 W.

2) Grandezas mecnicas e eltricas.


As principais grandezas eltricas so: Resistncia: O ohm ( ) - unidade de resistncia eltrica. a resistncia eltrica observada entre dois pontos de um condutor quando uma diferena de potencial constante de 1 V aplicada a estes pontos, produzindo no condutor uma corrente de 1 A (Pressupe-se que o condutor no fonte de qualquer fora eletromotriz).

2) Grandezas mecnicas e eltricas.


As principais grandezas eltricas so: Corrente: A corrente eltrica um fluxo de eltrons que circula por um condutor quando entre suas extremidades houver uma diferena de potencial (tenso).

O ampere (smbolo: A) uma unidade de medida do SI usada para quantificar a intensidade de corrente eltrica.

2) Grandezas mecnicas e eltricas.


Grandezas... As principais variveis envolvidas na indstria de processo so quatro: presso (mecnica), nvel (mecnica), temperatura (grandeza de base), vazo volumtrica ou mssica (mecnica).
Em menor freqncia, so tambm medidas a densidade (mecnica), viscosidade (mecnica) e composio (qumica).

You might also like