You are on page 1of 3

Direito Comercial II 6 Semestre 1 Bimestre Data 29/07/2011 Teoria Geral dos Ttulos de Credito 1. Introduo 1.

1 O cdigo civil de 2002 disciplina os tipos de credito nos Art. 887 a Art. 926 CC, contudo, existem varias leis especificas sobre ttulos de credito. Assim sendo, o cdigo civil no revogou as leis especificas e apresenta regras gerais para os ttulos de credito. 2. Conceito 2.1. O titulo de credito e um documento necessrio para o exerccio literal e autnomo nele contido, produzindo efeitos desde que preencha os requisitos legais. (liquido certo e exigvel, titulo extrajudicial). 3. Princpios 3.1 Principio da carturalidade, significa que o titulo de credito deve ser apresentado o documento original. 3.2 Principio da literalidade, significa que apenas o valor literal pode ser exigido em um titulo de credito. 3.3 Principio da autonomia, significa que os ttulos de credito so autnomos e independentes, no sendo necessrio causa especifica para sua emisso. As obrigaes e os titulares do credito no se confundem em relao s negociaes realizadas como os ttulos de credito. 4. Classificao 4.1 Quanto ao modelo os ttulos podem ser: a)Modelo livre b)Modelo vinculado 4.2 Quanto estrutura os ttulos podem ser: a) ordem de pagamento b) promessa de pagamento 4.3 Quanto s hipteses de emisso os ttulos podem ser: a) causais b)no causais 4.4 Quanto circulao os ttulos podem ser. a) Ao portador, so aqueles que no identificam o credor. A transferncia ocorre pela simples tradio ; b) nominativos, so aqueles que identificam o credor. Sua transferncia ocorre atravs do ato solene chamado endosso.

Data 12/08/2011

TITULOS DE CREDITO
5.ENDOSSO 5.1 O Endosso o ato solene para transferir os ttulos de crdito nominativos ou nominal. O Endosso ocorre com a assinatura do credor no verso do ttulo. O credor lana sua assinatura no verso do documento e acompanhada da tradio, transfere o crdito. o negcio jurdico unilateral que torna-se eficaz com a entrega do endossante ao endossatrio. O endosso transfere a propriedade do crdito e garante o pgto de maneira solidria. Qdo o ttulo de crdito nominal necessrio um ato solene.

5.2- O Endosso pode ser: a) EM BRANCO ou INCOMPLETO. aquele que no identifica o novo credor. Identifica apenas o endossante. No identifica o endossatrio. b) EM PRETO ou COMPLETO. aquele que identifica o novo credor. Identifica o endossante e o endossatrio. ( o mais seguro) 5.3- A doutrina apresenta a classificao indireta para o endosso: a) Endosso Procurao/Mandato aqle que o endossante transfere a posse do documento para que o mandatrio receba o crdito em seu nome. necessria a assinatura do endossante acompanhado da expresso por procurao ou outra semelhante. aqle que no transfere o crdito, mas poderes para cobr-lo em seu nome; Ex: ele ocorre na figura dos cobradores. b) Endosso Cauo/em Garantia aqle que no transfere o crdito, mas garante o pgto de uma obrigao. O endossante transfere o crdito para garantir uma obrigao. O endossante deve assinar acompanhado da expresso em garantia ou outra semelhante.

6. Aval 6.1 O aval e a garantia pessoal feita dos ttulos de credito. O avalista assume responsabilidade solidaria perante o pagamento do titulo de credito. 6.2 O aval e utilizado para os ttulos de credito. A fiana e utilizada nos contratos. O aval autnomo. A fiana e sempre acessria. O aval e realizado pela simples assinatura do avalista. A fiana depende de clausulas especificas. O avalista solidrio. O fiador assume responsabilidade subsidiaria e tem o beneficio de ordem. 6.3 Se o avalista for casado necessrio a concordncia do conjugue, exceto o regime de separao total de bens. 6.4 Se o avalista pagar a divida sub-roga-se no direito de cobrar o devedor principal 6.5 O aval pode ser total ou parcial.

7. Apresentao 7.1 Apresentao do titulo de credito significa lev-lo ao devedor para fins de pagamento. 8. Aceite 8.1 Aceite significa o ato de reconhecer a divida. O aceite e visualizado atravs da assinatura do devedor.Em alguns ttulos o aceite realizado no momento da emisso. Em outros ttulos o aceite feito em momento posterior. 9. Protesto 9.1 Protesto significa a apresentao publica de titulo ou de uma divida.O protesto realizado de maneira facultativa para algumas situaes e ser obrigatrio para outras. 9.2 O protesto ser obrigatrio para suprir aceite, para cobrar coobrigados e para requerer falncia do empresrio 9.3 O protesto pode ser sustado ou cancelado atravs de ordem judicial. 9.4 O cdigo civil de 2002 estabelece que o protesto interrompe o prazo prescricional. A sumula 153 do STF dispe que o protesto no interrompe o prazo prescricional do titulo.

Data 02/08/2011

Letra de Cambio 1-Legislao 1.1 Decreto numero 57663/66

2- Conceito 2.1 A letra de cambio uma ordem de pagamento feita pelo sacador para que o sacado efetue o adimplemento para o tomador. 2.2 trata-se de titulo de credito no causal, de modelo livre e nominativo ( e aquele que apresenta a figura do credor) 2.3 se o sacado no aceitar a letra de cambio, possvel que o tomador realize o protesto para suprir o aceite,causando vencimento antecipado e responsabilizando o sacador. 2.4 e possvel que a letra de cambio apresente como sacador e tomador o mesmo sujeito . 2.5 so requisitos da letra de cambio: a) denominao letra de cambio; b) valor da ordem c)identificao do sacador, sacado e tomador; d)data e local do pagamento e vencimento; e)assinatura do sacador e do sacado Nota Promissria Legislacao 1.1 decreto 57663/66

2-Conc eito 2.1 nota promissria e uma promessa de pagamento que uma pessoa faz a outra. 2.2 o credor da nota promissria chama-se sacado. O devedor da nota promissria chama-se sacador 2.3 A nota promissria e titulo de credito de modelo livre, no causal e nominativa.Ainda, pode ser garantida por aval e transferida atravs do endosso 2.4 so requisitos da nota promissria : a)expresso nota promissria b)valor da promessa c)identificao do credor e devedor; d)data e local do pagamento e vencimento e)assinatura do devedor .

You might also like