You are on page 1of 19

Banca Poliedro

Ciclo 1 2009

Instrues para a prova 1. Verifique se este caderno de questes contm um total de 90 questes de mltipla escolha, distribudas tal qual o caderno de questes V do vestibular da Fuvest 2009: 9 Interdisciplinares, 16 de Portugus, 10 de Histria, 5 de Ingls, 10 de Geografia, 10 de Biologia, 10 de Qumica, 10 de Matemtica e 10 de Fsica. Caso o caderno apresente alguma diferena, solicite ao fiscal da sala um outro caderno de questes. No sero aceitas reclamaes posteriores. 2. Para cada questo, existe apenas uma resposta correta. 3. Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a alternativa que corresponda resposta adequada. Essa alternativa (a, b, c, d ou e) deve ser preenchida completamente no item correspondente na folha de respostas que voc recebeu, segundo o modelo abaixo. Observe:
A A A A

ERRADO ERRADO ERRADO CORRETO 4. No ser permitida qualquer espcie de CONSULTA, nem o uso de mquina calculadora.

5. proibido pedir ou emprestar qualquer material durante a realizao da prova. 6. Voc ter 5 horas para responder a todas as questes e preencher a folha de respostas. 7. No permitida a sada antes de 2 horas de durao da prova. Boa prova.

A imagem a seguir uma famosa cena do filme O grande ditador, do cineasta Charles Chaplin.

Considere as seguintes afirmativas. I. No caso do petrleo, de acordo com o texto, houve pouca demanda em funo de fatores como a reduo de consumo do prprio distribuidor e o uso de outras fontes de energia. II. O fato de a demanda do petrleo cair est relacionado, segundo o texto, reao do consumidor ao preo do petrleo que aumentara em funo de algumas especulaes. III. Pode-se concluir, a partir do texto, que a queda do preo do petrleo foi uma tentativa dos produtores e distribuidores de aumentar a demanda. Est(o) correta(s): a) apenas I. b) apenas I e II. c) apenas I e III. d) apenas II e III. e) todas.

<www.joakarow.com.br/graficos/grande_ditador_chaplin.jpg>.

Leia as afirmativas a seguir em relao ao significado da foto. I. Nessa cena, procura-se passar a habilidade de Hitler com os objetos, habilidade que lhe conferiu o domnio geopoltico, apesar do massacre. II. A cena denuncia a sede de poder do lder nazista de forma ldica e crtica. III. Trata-se de uma aluso guerra, Chaplin, por meio de seu personagem, refere-se vontade de Hitler em dominar o mundo. Est(o) correta(s): a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas II e III. e) nenhuma.

3 A Grcia antiga, em sua poca de saber e conquista, permitiu o aparecimento das epopias de Homero (Ilada e Odissia), em cujos versos as figuras de seus heris (no se discute aqui a veracidade de tais criaturas ou de seus feitos) foram imortalizadas; na Europa medieval, os heris (verdadeiros ou imaginados) foram eternizados em outro tipo de construo literria. Aponte, dentre as alternativas abaixo, aquela que se encaixa na aproximao que se prope. a) As novelas de cavalaria, sobretudo as do ciclo arturiano e, mais especificamente, A demanda do Santo Graal. b) As novelas de cavalaria que, escritas tambm em versos, ressaltaram a figura do rei Arthur. c) As novelas passionais medievais, de caractersticas clssicas, escritas em versos decasslabos; o melhor exemplo delas D. Quixote de La Mancha. d) As epopias medievais da Igreja Catlica, sobretudo as que tratam das Grandes Cruzadas. e) As epopias que possuem como heris os ibricos em suas lutas contra os mouros. 4 Desde a Antiguidade houve controvrsias que envolviam no apenas concepes cientficas, mas tambm filosficas e religiosas, sobre a forma do planeta e sua representao. J na antiga Grcia, a idia do contorno da Terra foi influenciada por concepes filosficas acerca da esfera, considerada a mais perfeita das formas. Na Idade Mdia, o predomnio cultural da Igreja imps a viso da Terra como plana e esttica, centro do Universo. No sculo XVI, a primeira circunavegao comprovou a esfericidade do planeta, passvel de visualizao desde 1960, com a corrida espacial e o desenvolvimento da televiso. Com base em diferentes reas do conhecimento, julgue as alternativas a seguir e assinale aquela que for incorreta. a) O conhecimento especulativo produzido na Antiguidade clssica e na era medieval possibilitou concepes tanto aproximadas quanto distantes da forma real do planeta. b) As representaes cartogrficas produzidas na Europa medieval, e diretamente impostas pela Igreja, apresentavam uma ruptura com a filosofia predominante na poca, a qual se baseava na busca pelo conhecimento das leis naturais que regem o mundo.

Leia o texto a seguir. LEI DA OFERTA E DA PROCURA

Na economia de mercado, os preos resultam da lei da oferta e da procura, o que d ao consumidor um papel importante nos aumentos ou nas redues dos preos dos produtos de maior consumo. Mesmo quando funciona a especulao, ela utiliza essa lei, criando situaes de oferta ou procura, menos realistas, mas cuja aparncia tem de ser credvel aos olhos do mercado. O petrleo aumentou devido a notcias que, embora em parte reais, foram artificialmente orquestradas e ampliadas para fins de especulao. Os consumidores reagiram racionalmente reduzindo os consumos, por meio de maior racionalidade na utilizao da energia e no aproveitamento e desenvolvimento de energias alternativas. Os produtores e distribuidores de produtos derivados do petrleo sentiram a reduo do consumo e, segundo a lei da oferta e da procura, no tardaram a baixar o preo do petrleo. [...]
<http://cvssemprejovens.blogspot.com/2008/08/lei-daoferta-e-da-procura.html>.

Ciclo 1 2009

Pgina 2 de 19

c) As representaes da superfcie da Terra, a partir do Renascimento, tinham estreitas relaes com conhecimentos experimentais e ampliaram a concepo predominante na Antiguidade clssica sobre a forma do planeta. d) As grandes navegaes foram tributrias da nova atitude e dos novos conhecimentos trazidos pelo Renascimento Cultural e da busca pela ampliao do conhecimento humano sobre o mundo. e) A imagem da Terra vista do espao, sintetizada na frase de Yuri Gagarin: a Terra azul, contribuiu para aprofundar a idia da fragilidade e finitude do planeta. O tema Movimentos da Terra pode parecer um tanto abstrato para grande parte das pessoas, j que realmente difcil perceber que a Terra est se movimentando, pelo menos para quem est em sua superfcie. Mas a cinemtica nos ensina que o estudo do movimento deve sempre considerar um referencial, ou um sistema de referncia. A partir dessa considerao, podemos afirmar que: a) no movimento de rotao, um ponto qualquer localizado no Equador est em repouso em relao ao Sol, mas em movimento em relao aos plos. b) no movimento de translao, a Terra est em repouso em relao ao centro da Via Lctea, mas em movimento em relao ao seu prprio eixo. c) a Terra est em movimento em relao ao Sol, mesmo que um observador parado em sua superfcie esteja em repouso em relao ao centro do Sistema Solar. d) quando uma pessoa est parada sobre a superfcie da Terra, ela est em repouso em relao ao planeta, mesmo que este esteja em movimento em relao ao Sol e aos outros planetas do Sistema Solar. e) o movimento aparente de leste para oeste que o Sol realiza diariamente no cu uma conseqncia direta do movimento de translao da Terra, tendo esta como referencial.

o da diversidade biolgica com o desenvolvimento humano para benefcio das atuais e futuras geraes. Para tanto esto ligadas por uma Rede Mundial de Reservas da Biosfera, com o objetivo de garantir o intercmbio de resultados de pesquisa cientfica, processos de gesto, experincias positivas e dificuldades quanto resoluo de problemas. O Brasil possui 6 Reservas da Biosfera que correspondem aos seguintes Biomas: Mata Atlntica, Amaznia, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Serra do Espinhao.
<www.rbma.org.br/mab/unesco_01_arede.asp>.[Adapt.].

O texto citado faz referncia a conceitos ecolgicos. Aps sua leitura, assinale a alternativa incorreta. a) Biomas so ecossistemas que apresentam uma vegetao caracterstica e representativa. b) Biosfera sinnimo de planeta. c) Ecossistemas so definidos por fatores biticos e abiticos. d) Biodiversidade de um ecossistema o seu conjunto de espcies. e) Cada conjunto de organismos de uma mesma espcie, em um mesmo bioma, constitui uma populao.

Em uma jaula existem coelhos, coelhas e coelhinhos, em quantidades que so expressas por trs nmeros consecutivos, tais que o quadrado de sua soma igual soma de seus cubos. Sabendo que o nmero de animais presentes na jaula o nmero atmico do elemento X, qual a configurao eletrnica mais estvel de X, em subnveis? a) 1s2 2s2 2p2 b) 1s2 2s2 2p4 c) 1s2 2s2 2p6 d) 1s2 2s2 2p6 3s2 e) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2

Leia o texto a seguir. O PROGRAMA MAB/ UNESCO

8 Os automveis com motores flex, que funcionam com uma mistura de gasolina e lcool em qualquer proporo, representaram cerca de 90% das vendas de automveis no Brasil em 2008.
A questo do aquecimento global pelo efeito estufa, em que uma das causas o excesso de produo de dixido de carbono (CO2), um dos gases oriundos da queima de combustvel de origem fssil, deu um novo grande impulso na utilizao do lcool como combustvel, pois a sua queima elimina menos dixido de carbono. Alm dessa questo nobre de evitar o aquecimento da Terra, existe tambm a questo econmica, pois o litro de lcool mais barato que o de gasolina. Sabendo que no Brasil 1 L de gasolina vendida nos postos contm cerca de 25% de lcool e que o poder calorfico da gasolina pura de cerca de 43 MJ Kg1, enquanto que o de lcool 27 MJ Kg1, dados estes que possuem influncia direta no consumo dos veculos, podemos afirmar que: a) num automvel flex, sempre mais vantajoso economicamente o uso exclusivo de lcool. b) o poder calorfico da gasolina vendida nos postos de cerca de 50 MJ Kg1. c) se um posto de combustvel vende o litro de gasolina por R$ 2,50 e R$ 1,80 o litro de lcool, mais econmico encher o tanque com lcool.

O Programa Homem e Biosfera (MaB Man and the Biosphere) foi criado como resultado da Conferncia sobre a Biosfera realizada pela Unesco em Paris em setembro de 1968. O MaB foi lanado em 1971 e um programa de cooperao cientfica internacional sobre as interaes entre o homem e seu meio. Busca o entendimento dos mecanismos dessa convivncia em todas as situaes bioclimticas e geogrficas da biosfera, procurando compreender as repercusses das aes humanas sobre os ecossistemas mais representativos do planeta. [] Reservas da Biosfera so reas de ecossistemas terrestres e/ ou marinhos reconhecidas pelo programa MaB/ Unesco como importantes em nvel mundial para a conservao da biodiversidade e o desenvolvimento sustentvel e que devem servir como reas prioritrias para experimentao e demonstrao dessas prticas. [] Existem 440 Reservas da Biosfera em 97 pases. Apesar de estarem localizadas em todo o planeta e em diferentes contextos geogrficos, biolgicos, econmicos e culturais, as Reservas da Biosfera tm em comum a busca de solues concretas para conciliar a conserva-

Ciclo 1 2009

Pgina 3 de 19

d) se um posto de combustvel vende o litro de gasolina por R$ 2,20 e R$ 1,40 o litro de lcool, mais econmico encher o tanque com lcool. e) o lcool 70% menos poluente que a gasolina.

9 O carter inico de uma ligao qumica determinado pelo momento de dipolo das molculas. Um dipolo eltrico um sistema formado por duas cargas eltricas de mesmo mdulo e separadas por uma distncia d. No caso em que as cargas so iguais carga elementar e, o momento de dipolo definido por = ed. A razo entre o momento de dipolo determinado experimentalmente e o calculado pela expresso anterior d o percentual inico da ligao da molcula. Se o momento de dipolo medido no HC igual a 3,61030 Cm e a distncia d entre as cargas igual a 0,128 nm, determine qual o percentual inico da ligao do HC .
Dado e = 1,6 1019 C

De comer fotografia Eu disse cheese E de close em close Fui perdendo a pose E at sorri, feliz E voltou Me ofereceu um drinque Me chamou de anjo azul Minha viso foi desde ento Ficando flou Como no cinema Me mandava s vezes Uma rosa e um poema Foco de luz Eu, feito uma gema Me desmilinguindo toda Ao som do blues Abusou do scotch Disse que meu corpo Era s dele aquela noite Eu disse please Xale no decote Disparei com as faces Rubras e febris E voltou No derradeiro show Com dez poemas e um buqu Eu disse adeus J vou com os meus Numa turn Como amar esposa Disse ele que agora S me amava como esposa No como star Me amassou as rosas Me queimou as fotos Me beijou no altar

a) b) c) d) e)

18% 1,8% 36% 3,6% 50%

10 Leia a charge a seguir.

Duke. Chargeonline.

O efeito de sentido na charge acima decorre, principalmente, do emprego de uma palavra que se insere em duplo contexto; trata-se da palavra: a) consegui. d) sistema. b) vaga. e) papai Noel. c) cotas. Texto para as questes de 11 a 13 A HISTRIA DE LILY BRAUN Como num romance O homem de meus sonhos Me apareceu no dancing Era mais um S que num relance Os seus olhos me chuparam Feito um zoom Ele me comia Com aqueles olhos

Nunca mais romance Nunca mais cinema Nunca mais drinque no dancing Nunca mais cheese Nunca uma espelunca Uma rosa nunca Nunca mais feliz
Composio: Edu Lobo e Chico Buarque. <www.musicaeletra.com.br/index.php?itemid=325 - 27k>.

11
I.

Considere as seguintes afirmativas sobre o texto. A letra de Chico narra a transformao de uma personagem, que era feliz, quando amada como star, mas que se tornou infeliz no momento em que assumiu a condio de esposa. II. Passa-se da euforia para a disforia assim que est em jogo um novo papel social: o de artista; h a uma crtica ao preconceito. III. Do romantismo indiferena, o autor discute relaes e transformaes humanas; a oposio entre o estado inicial (euforia) e o estado final (disforia) das personagens conduz a um retrato de muitas vidas.

Ciclo 1 2009

Pgina 4 de 19

Est(o) (correta(s): a) apenas I. b) apenas II. c) apenas II e III. d) apenas I e III. e) todas.

12 No final da narrativa, a personagem feminina emprega o advrbio nunca, reiteradamente, com o objetivo: a) de reafirmar a sua posio social: sempre uma estrela. b) de questionar o papel de esposa, para ela funo sagrada. c) de negar a figura masculina, que fugiu. d) de enfatizar a mudana ocorrida na relao. e) de negar o casamento como instituio. 13
Leia o excerto a seguir. [...] S me amava como esposa No como star Me amassou as rosas Me queimou as fotos Me beijou no altar [...]

a) de se atribuir expresso com o corpo de Putin uma relao semntica de oposio e de adio. b) de se atribuir ao verbo ficar o sentido de estaticidade e de dinamicidade. c) da ironia contida em dicas, visto que a imagem disfrica do ponto de vista poltico. d) de se atribuir expresso ficar com o corpo uma idia de posse ou de analogia (como seria o esperado). e) de o jornal russo mostrar Putin cidado e Putin dirigente. Texto para as questes de 15 a 17 CRNICA DO VERSSIMO Conversa entre o pai e o filho, por volta do ano de 2031 sobre como as mulheres dominaram o mundo. Foi assim que tudo aconteceu, meu filho... Elas planejaram o negcio discretamente, para que no notssemos. Primeiro elas pediram igualdade entre os sexos. Os homens, bobos, nem deram muita bola para isso na ocasio. Parecia brincadeira. Pouco a pouco, elas conquistaram cargos estratgicos: diretoras de oramento, empresrias, chefes de gabinete, gerentes disso ou daquilo. E a, papai? Ah, os homens foram muito ingnuos. Enquanto elas conversavam ao telefone durante horas a fio, eles pensavam que o assunto fosse telenovela... Triste engano. De fato, era a rebelio se expandindo nos inocentes intervalos comerciais. Oi querida!, por exemplo, era a senha que identificava as lderes. Celulite eram as clulas que formavam a organizao. Quando queriam se referir aos maridos, diziam o regime. E vocs? No perceberam nada? Ficvamos jogando futebol no clube, despreocupados. E o que pior: continuvamos a ajud-las quando pediam. Carregar malas no aeroporto, consertar torneiras, abrir potes de azeitona, ceder a vez nos naufrgios. Essas coisas de homem. A, veio o golpe mundial!? Sim o golpe. O estopim foi o episdio Hillary-Mnica. Uma farsa. Tudo armado para desmoralizar o homem mais poderoso do mundo. Pegaram-no pelo ponto fraco, coitado. J lhe contei, n? A esposa e a amante, que na TV posavam de rivais eram, no fundo, cmplices de uma trama diablica. Pobre presidente... Como era mesmo o nome dele? William, acho. Tinha um apelido, mas esqueci... Desculpe, filho, j faz tanto tempo... Tudo bem, papai. No tem importncia. Continue... Naquela manh a Casa Branca apareceu pintada de cor-de-rosa. Era o sinal que as mulheres do mundo inteiro aguardavam. A rebelio tinha sido vitoriosa! Ento elas assumiram o poder em todo o planeta. Aquela torre do relgio em Londres chamava-se Big-Ben, e no Big-Betty, como agora... S os homens disputavam a Copa do Mundo, sabia? Dia de desfile de moda no era feriado. Essa Secretria Geral da ONU era uma simples cantora. Depois trocou o nome, de Madonna para Mandona... Pai, conta mais... Bem filho... O resto voc j sabe. Instituram o Rob-Troca-Pneu como equipamento obrigatrio de todos os carros... a Lei do J-Pr-Casa, proibindo os homens

Assinale a alternativa incorreta. a) O pronome me, primeiro verso do excerto, cumpre a mesma funo gramatical do pronome me, ltimo verso: substitui em primeira pessoa a personagem feminina, o alvo do amar e do beijar. b) Em Me amassou as rosas, o me tem o mesmo sentido observado em Me rasgou o caderno, pode? O nico que eu tinha!. c) A frase Queimou-me as fotos pode ser traduzida por: queimou as minhas fotos. d) A reiterao do pronome me ao longo do excerto enfatiza o eu no plano semntico e constitui-se em um recurso sonoro. e) O deslocamento do vocbulo s, primeiro verso do excerto, para depois do verbo, se seguido de vrgula, no implicaria alterao morfolgica (Me amava s, como esposa).

14 Leia a manchete abaixo, extrada de um site da internet.


JORNAL RUSSO D DICAS PARA FICAR COM O CORPO DE PUTIN

<http://capivaranews.blogspot.com/2007/08/ manchete-ambgua-do-dia.html>.

A interpretao da manchete, para um leitor mais exigente, ambgua, em funo:

Ciclo 1 2009

Pgina 5 de 19

de tomar cerveja depois do trabalho... E, claro, a famigerada semana da TPM, uma vez por ms... TPM??? Sim, TPM... A Temporada Provvel de Msseis... quando elas ficam irritadssimas e o mundo corre perigo de confronto nuclear... Sinto um frio na barriga s de pensar, pai... Sssshhh! Escutei barulho de carro chegando. Disfara e continua picando essas batatas...
Luis Fernando Verssimo.

18 O anncio a seguir traz uma criana em cujo corpo foram gravadas marcas mundialmente famosas. Analise a propaganda e leia as afirmativas I, II e III.

15 Considere as seguintes afirmativas sobre o texto citado. I. Em o que pior: continuvamos a ajud-las quando pediam. Carregar malas no aeroporto, consertar torneiras, abrir potes de azeitona, ceder a vez nos naufrgios. Essas coisas de homem. A, veio o golpe mundial!?, o segundo perodo esclarece o sentido de ajud-las; j o pronome demonstrativo essas tem a funo de introduzir a idia de golpe mundial. II. Em A, veio o golpe mundial!?, o vocbulo A remete idia de lugar: o planeta Terra, onde ocorreu o golpe. III. Em Sssshhh! Escutei barulho de carro chegando. Disfara e continua picando essas batatas..., o humor reside na inverso de papis sociais.
Est(o) correta(s) apenas: a) I. b) I e II. c) II e III. d) I e III. e) III.

<consumismomundial.blogspot.com/2008/05/influn...>.

I.

16 Sim, TPM... A Temporada Provvel de Msseis.... O sentido de TPM no excerto anterior: a) pejorativo, pois deixa claro o nervosismo das mulheres em relao aos homens por meio de uma oposio: a guerra. b) cmico, mas no pejorativo, pois apresenta uma caracterstica das mulheres: o nervosismo extremo. c) depreciativo, no contexto, em funo da comparao estabelecida. d) assume tom de elogio, pois mostra que a mulher tambm pode ser temida. e) assume tom cientfico, pois emprega linguagem mdica: tenso pr-menstrual. 17 Assinale a alternativa que faz uma afirmao incorreta sobre o texto. a) Em Pobre presidente... Como era mesmo o nome dele?, a posio do adjetivo, antes do substantivo, confere subjetividade, emite juzo de valor. b) Em Aquela torre do relgio em Londres chamava-se Big-Ben, e no Big-Betty, como agora..., a mudana de nome implica mudana de poder. c) O trocadilho, em Depois trocou o nome, de Madonna para Mandona..., refora a idia de que as mulheres seriam autoritrias se estivessem no poder. d) A ausncia do artigo definido entre o indefinido todo e o substantivo planeta, em Ento elas assumiram o poder em todo o planeta., no acarretaria alterao semntica. e) No trecho Tudo armado para desmoralizar o homem mais poderoso do mundo., faz-se referncia a um presidente dos Estados Unidos.

O texto faz referncia implicitamente influncia da publicidade na vida das pessoas; as marcas de empresas registradas no corpo da criana tm essa funo. II. Apesar de a foto da criana ser eufrica (ela sorri), a mensagem pode ser disfrica, visto que as marcas das empresas no corpo no so naturais e podem pressupor a manipulao da mdia publicitria na vida do cidado, desde seu nascimento. III. As marcas imprimem foto um carter eufrico, como se o indivduo, mesmo com pouca idade, sentisse o efeito positivo que a tecnologia produz na vida do ser humano. Est(o) correta(s): a) apenas I e II. b) apenas II e III. c) apenas I e III. d) apenas I. e) todas.

19 O chamado teatro vicentino (ou gilvicentino) caracteriza-se por ser fundamentalmente popular na linguagem, nos temas, na ausncia de cenrio. Mas tal caracterstica manifesta-se, particularmente, na maneira como sua estrutura elaborada para alcanar o pblico da poca, tal como ocorre no trecho a seguir, de O Auto da Barca do Inferno. Diabo: Onde esperais ter guarida? Fidalgo: Eu deixo na outra vida Quem reze sempre por mim. Diabo: Quem reze sempre por ti? Hi,hi,hi,hi,hi,hi,hi Viveste a teu bel prazer Pensando te defender S porque rezam por ti? Embarcai logo, embarcai! Que esta hora derradeira. Levai tambm a cadeira Que assim passou vosso pai.
Vocabulrio Guarida: abrigo, asilo, refgio ou proteo. Derradeira: ltima.

Ciclo 1 2009

Pgina 6 de 19

No texto, parte da fala inicial entre Diabo e Fidalgo, temos no conjunto dos versos, quanto estrutura: a) uso sistemtico da ironia do Diabo contra o Fidalgo, o que fazia o pblico rir muito. b) ausncia de ritmo e igualdade de rimas. c) uso do redondilho maior e rimas, no conjunto de versos da estrofe. d) ausncia de versos decasslabos; uso de versos brancos. e) uso do redondilho menor e rimas entrecruzadas.

III. O teatro de Gil Vicente caracteristicamente clssico porque crtico, direto, embora aparentemente possua linguagem simples e apelos no sofisticados. Est(o) correta(s) apenas: a) I. b) II. c) I e II. d) III. e) II e III.

20

Leia o texto a seguir. COM UM OLHAR fcil dizer te quero quando estamos ss O difcil dizer quando escutam todos. Com um olhar, com um olhar, te ensinarei a dizer te quero sem falar enquanto temos um segredo que ocultar. A loucura de te querer como um fugitivo tem me levado distncia onde estou escondido; com um olhar, com um olhar. Quanto mais cresa a injustia, j vers Que bem maior a nossa fora pra lutar. Palavras de uma linguagem nova que eu inventei para ns dois, para o amante perseguido, que tem que esconder sua [voz; quando quiseres aprender no haver silncio. No far falta Usar a voz para romp-lo com um olhar e nada mais. [...]
Alejandro Sanz e Paula Toller. <http://letras.terra.com.br/paula-toller/541446>.

22

Leia o texto a seguir. ESPARSA A A MULHER QUE SERVIA E SE CASOU Os meus dias sacabaram, por que estes j nam sam; o prazer, vida, passaram, de todo se me quebraram as cordas do coraam. olhos cansados, tristes, que tantos males j vistes, chorai tam grande mudana; e vs, falsa esperana, leixe-me, pois vos partistes, de todo vossa lembrana.
Jorge de Resende. In: Rodrigues Lapa. As melhores poesias do cancioneiro de Resende. So Paulo: Grfica Lisbonense, 1939. p. 19.

O texto que voc acabou de ler contemporneo, mas pode ser aproximado dos cantares trovadorescos, apesar da distncia temporal entre eles. Para aproxim-los, aplique o que aprendeu nas aulas e assinale a alternativa que julgue mais exata. a) O eu lrico masculino um ser marginal, fugitivo, de classe inferior da mulher amada, tal como era obrigatrio nas cantigas de amor. b) H, no texto anterior, um eu lrico feminino que se deixa entrever nos dois ltimos versos da primeira estrofe. c) O eu lrico do texto masculino e revela a angstia de amar escondido, sem que possa declarar publicamente o amor referenciado. d) O eu lrico do texto masculino porque se trata de um poeta que inventa uma linguagem nova. e) O eu lrico que se apresenta no texto ambguo e no pode ser decodificado porque so um homem e uma mulher os autores. Julgue as afirmativas a seguir. Gil Vicente iniciou o teatro popular portugus influenciado pelo espanhol Juan del Encina. II. O primeiro auto escrito por Gil Vicente tem claramente caractersticas do teatro pastoril espanhol e denominado Auto da Visitao, tambm conhecido como Monlogo do Vaqueiro (1502), em homenagem ao nascimento de d. Joo III.

Depois de ler, como exemplo, os versos da poesia palaciana humanista, considere as seguintes afirmativas. I. Seus versos so mais refinados porque apresentam metonmias, prosopopias e metforas. II. Na poesia palaciana, dispensaram-se os acompanhamentos musicais; ela feita para ser declamada, na corte, entre pessoas letradas. III. No Humanismo, a poesia divorcia-se da msica e os versos so exclusivamente decasslabos, cujo tom e abordagens obedecem aos aspectos clssicos. Est(o) correta(s): a) apenas I. b) apenas I e II. c) apenas I e III. d) apenas II e III. e) todas. Leia o trecho a seguir. Em trs coisas, notadamente, achamos que, na nossa opinio, o rei d. Pedro de Portugal gastava seu tempo, a saber: em fazer justia e sentenas de litgios do reino, em caadas, de que gostava muito, em danas e festas, como se usava naquela poca, no que tinha grande prazer, no que dificilmente hoje d para acreditar. [...] Agora deixemos os jogos e as festas que o rei mandava organizar para distrao, nas quais, de dia e de noite, andava danando por bastante tempo, mas vede que era uma brincadeira bem divertida. O rei vinha em barcos de Almada para Lisboa, e os cidados de todas as profisses vinham receb-lo com danas e jogos, como ento se usava. E ele saa dos batis e se punha na dana com eles, e assim at o palcio.
Crnica Del-Rei D. Pedro. <www.clubemundo.com.br/revistapangea/show_news. asp?n=310&ed=11>.

23

21

I.

Ciclo 1 2009

Pgina 7 de 19

Depois de ler atentamente o texto, indique, dentre as afirmativas que se seguem, a que perfeitamente faz ressaltar o estilo do cronista Ferno Lopes, autor do fragmento. a) Fidelidade absoluta aos acontecimentos histricos dos quais foi testemunha, por isso foi nomeado por d. Duarte para ser o guardador-mor (cronista) da Torre do Tombo, em 1434. b) Viso regiocntrica, narrou apenas os acontecimentos da Corte portuguesa da poca, tal como seus antecessores o fizeram. c) Utiliza apenas linguagem clssica e elevada, segundo os costumes dos cronistas da poca. d) Narra exemplarmente os fatos, de modo realista e dinmico, como se estivesse presente a eles; isso no impede que ficcione os acontecimentos. e) Exalta os fatos hericos do rei e pe de lado a participao do povo, ao qual chamava de arraia-mida.

25

Leia o texto a seguir. Se eu pudesse forar meu corao, obrig-lo, senhora, a vos dizer quanta amargura que fazeis sofrer, posso jurar d-me Deus seu perdo! Que sentireis compaixo de mim. Pois, senhora, conquanto apenas dor E nenhuma alegria me causeis, Se soubsseis o mal que me fazeis, Posso jurar perdoa-me, Senhor! Que sentireis compaixo de mim! No me querendo nenhum bem, embora, Se soubsseis a pena que me dais, E quanta dor h nos meus tristes ais, Posso jurar de boa f, senhora! Que sentireis compaixo de mim. E mal seria, se no fosse assim!

24

Leia o texto a seguir. OLHOS NOS OLHOS Quando voc me deixou, meu bem Me disse pra ser feliz e passar bem Quis morrer de cime, quase enlouqueci Mas depois, como era de costume, obedeci Quando voc me quiser rever J vai me encontrar refeita, pode crer Olhos nos olhos Quero ver o que voc faz Ao sentir que sem voc eu passo bem demais E que venho at remoando Me pego cantando, sem mais, nem por qu Tantas guas rolaram Quantos homens me amaram Bem mais e melhor que voc Quando talvez precisar de mim C sabe que a casa sempre sua, venha sim Olhos nos olhos Quero ver o que voc diz Quero ver como suporta me ver to feliz.
Chico Buarque. <http://letras.terra.com.br/chicobuarque/65962>.

O trovador autor do texto acima foi um rei (d. Dinis) que governou Portugal entre os sculos XIII e XIV (1279 a 1325) e foi chamado de o rei trovador; comps mais ou menos 150 cantigas de todos os tipos. Dentre as alternativas que se seguem, assinale a nica incorreta. a) Sobre a cantiga, podemos afirmar que, apesar de se tratar de uma cantiga de amor, vale-se de um recurso que quase exclusivo dos cantares de amigo: o uso do refro. b) O refro dessa cantiga, se definido de maneira precisa e tcnica, apenas o verso Que sentireis compaixo de mim!. c) A cantiga acima possui influncia provenal, tal qual todas as cantigas de amor da poca. d) O eu lrico da cantiga masculino: h sofrimento amoroso, o trovador dirige-se sua amada como sua senhora. e) Trata-se de uma cantiga em que se exclui a chamada coita amorosa ou queixume amoroso.

Levando em conta a lrica trovadoresca, podemos, em uma aproximao permitida pela literatura, dizer que: I. o texto de Chico Buarque possui eu lrico feminino, ou seja, a voz potica a de uma mulher. II. o eu lrico do poema de Chico Buarque, embora trate de assuntos relativos aos sentimentos de uma mulher abandonada, masculino porque o autor um homem. III. no texto, h uma aproximao ntida das cantigas de amigo: repeties, linguagem prxima do coloquial, a sensao de abandono (no caso dessa cano, h uma suposta superao do problema). Est(o) correta(s): a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e III. e) todas.

26 O perodo situado entre os sculos XI e XV, usualmente chamado de Baixa Idade Mdia, foi marcado por profundas transformaes, que conduziriam superao das estruturas feudais e progressiva estruturao da modernidade. As alternativas a seguir apresentam alguns aspectos dessas modificaes, exceto: a) um reforo religiosidade como fruto das Cruzadas, com a reduo do espao reservado ao pensamento racional e cientfico. b) um profundo processo de secularizao, que contribuir para a consolidao do poder das monarquias em detrimento do poder at ento exercido pela Igreja. c) o desenvolvimento de prticas econmicas no diretamente vinculadas terra, contribuindo para o advento de uma nova camada social urbana. d) as prticas polticas e econmicas, as quais, lenta mas progressivamente, vo se libertando da tutela at ento exercida pela Teologia e pela moral crist. e) uma ampliao do espao fsico, do que decorre o conhecimento de novos mundos e povos.

Ciclo 1 2009

Pgina 8 de 19

27 A Revoluo de Avis possibilitou que Portugal tivesse uma posio pioneira na Expanso Martima, em virtude: a) do domnio lusitano sobre as rotas que ligavam o Mediterrneo aos centros comerciais do Mar do Norte. b) da poltica seguida por d. Fernando, o formoso, apoiando as expedies martimas. c) da influncia que a camada mercantil passou a ter junto ao poder central. d) da liberalizao do processo poltico como forma de superar a crise feudal. e) da perda de controle pelo Estado sobre as prticas capitalistas. 28
Leia o poema a seguir. MENSAGEM mar salgado, quanto do teu sal So lgrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mes choraram, Quantos filhos em vo rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Quando a alma no pequena. Quem quer passar alm do Bojador Tem que passar alm da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu Mas nele que espelhou o cu.
Fernando Pessoa.

Segundo o texto, correto afirmar que: a) imediatamente aps a posse do Brasil pelos portugueses, foram constantes as disputas militares entre estes e os espanhis pelo domnio das terras da Amrica. b) a aluso ao desconhecimento do testamento de Ado mostra a vinculao clara entre o rei da Frana e a Igreja Catlica, descontente com a revogao da Bula Inter Cetera em favor do Tratado de Tordesilhas. c) a aluso ao testamento de Ado era tambm indicativa de que a Frana reconhecia os direitos da Igreja, enquanto representante de Deus, de dispor da terra como bem entendesse, no aceitando, portanto, os poderes temporais que se constituam na Europa. d) a concorrncia entre Espanha e Portugal pela posse das novas terras deu ao rei da Frana a oportunidade para atacar a pennsula Ibrica e consolidar o papel da Frana como principal monarquia europia. e) a fixao do Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha, embora no reconhecido por outras monarquias europias, representou um avano nas relaes internacionais na Europa, ao condicionar s monarquias, e no Igreja, as decises polticas. Leia o trecho a seguir. O colonizador portugus do Brasil foi o primeiro, dentre os colonizadores modernos, a deslocar a base da colonizao tropical da pura extrao de riqueza mineral, vegetal ou animal o ouro, a prata, a madeira, o mbar, o marfim para a criao local de riqueza.
Gilberto Freire. Casa-grande e senzala.

30

Nesse poema, Fernando Pessoa faz aluso ao fenmeno mais tpico e definidor da chamada alma portuguesa. Com base no texto, assinale a alternativa incorreta. a) O tema enfocado a expanso martima e sua importncia para Portugal. b) O tom de lamento de Fernando Pessoa explica-se pelo fato de Portugal jamais ter conseguido, ao longo dos sculos XV e XVI, exercer uma hegemonia nas grandes navegaes. c) A conquista dos mares foi o principal empreendimento europeu na entrada da Idade Moderna, possibilitando a obteno de vastas riquezas. d) No poema, fica clara a viso dos empreendimentos martimos como extremamente arriscados. e) Os empreendimentos martimos portugueses contaram com o apoio da Coroa portuguesa, diretamente comprometida com a atividade mercantil, notadamente desde a Revoluo de Avis. Leia o texto a seguir. So os portugueses que, antes de quaisquer outros, se ocuparo do assunto. Os espanhis, embora tivessem concorrido com eles nas primeiras viagens de explorao, abandonaro o campo em respeito ao Tratado de Tordesilhas (1494) e bula papal que dividira o mundo a se descobrir por uma linha imaginria entre as coroas portuguesa e espanhola. O litoral brasileiro ficava na parte lusitana e os espanhis respeitavam seus direitos. O mesmo no se deu com os franceses, cujo rei (Francisco I) afirmava desconhecer a clusula do testamento de Ado que reservava o mundo unicamente a portugueses e espanhis. Assim eles viro tambm e a concorrncia s se resolveria pelas armas.
Caio Prado Jr. Histria econmica do Brasil.

29

Qual alternativa a seguir pode explicar melhor a afirmao acima? a) O processo de colonizao do Brasil foi resultado de grande empenho do governo portugus, possibilitando com isso a chamada acumulao primitiva de capital e o surgimento de uma fortalecida burguesia industrial lusitana, senhora de imensos mercados consumidores que iam dos confins do Oriente s terras americanas. b) O papel do Brasil dentro da poltica mercantilista portuguesa era o de fornecer gneros agrcolas tropicais e metais preciosos (no sculo XVIII); apesar de estabelecer as regras dessa explorao por meio do Pacto Colonial, Portugal jamais teve condies de fazer com que fossem cumpridas. Portanto, sua colnia americana nunca cumpriu objetivo dentro do mercantilismo, que era o de fortalecer o Estado lusitano. c) No foi preciso a interveno do Estado portugus para a insero do Brasil no mercantilismo; a produo de riquezas deu-se, sobretudo, por meio de parcerias entre portugueses e holandeses, estes ltimos financiando e participando de vrias outras maneiras dos negcios aucareiros. d) A produo de riquezas na colnia era fundamental para que esta cumprisse o papel mercantilista de geradora de lucros e poder metrpole. e) A explorao das atividades agrcolas de exportao no Brasil proporcionou a produo de uma riqueza que ficou concentrada nas mos do governo portugus, impossibilitando, com isso, o surgimento de uma elite econmica na colnia, o que acabou por se constituir em um dos principais fatores para a crise do sistema colonial.

Ciclo 1 2009

Pgina 9 de 19

31 H alguns anos, dentro do processo de conservadorismo que marcou o governo Reagan nos Estados Unidos, o estado de Arkansas proibiu a utilizao da teoria da evoluo de Charles Darwin e a retirou dos currculos escolares, sob a alegao de que ela contrariava a tese criacionista, de que o mundo foi criado por Deus e o homem feito sua imagem e semelhana. Entretanto, os conhecimentos paleontolgicos, antropolgicos e principalmente os achados arqueolgicos mostram que houve um longo processo de evoluo que levou ao surgimento do Homo sapiens. Sobre esse processo, assinale a alternativa correta. a) No existe qualquer trao em comum entre o homem e os demais primatas, o que nega a concepo darwiniana de um tronco comum que une os homens aos macacos. b) Recentes achados arqueolgicos demonstram a presena do Homo sapiens ao mesmo tempo em que existiam os chamados homindeos, dado que reforou a teoria criacionista. c) Os achados fsseis demonstram que, no curso evolutivo da espcie humana, as mudanas fsicas ocorridas propiciaram a adaptao s diferentes condies de existncia. d) Segundo os adeptos da teoria da evoluo, todos os primatas capazes da postura ereta e da diferenciao entre ps e mos devem ser considerados seres humanos, sendo as diferenas entre eles meramente fenotpicas e culturais. e) Sabemos hoje que apenas o Homo sapiens foi capaz de se organizar socialmente e de desenvolver algumas formas, mesmo que rudimentares, de diviso do trabalho e de busca pela sobrevivncia. 32 So caractersticas da estrutura de vida das comunidades humanas ao longo do perodo Paleoltico, exceto: a) a organizao social no tendo ultrapassado o nvel tribal, com a diviso do trabalho assumindo um aspecto meramente tcnico ou sexual, no chegando a haver uma diferenciao social clara. b) a estreita dependncia em relao s foras da natureza, com a incapacidade do homem de impor-se perante as regras naturais. c) a atividade econmica centrada na caa e na coleta, sem que houvesse a produo de alimentos. d) a fixao das comunidades humanas ao longo da margem de grandes rios, capazes de prover as condies para o plantio e a criao de animais, dada a fertilidade que eles concediam s terras em suas margens. e) a existncia de manifestaes artsticas e religiosas, por meio de pinturas em cavernas e em pequenas estatuetas, as quais buscavam retratar aspectos da vida humana e, ao mesmo tempo, criar uma forma de vinculao com foras superiores. 33 Dentre as transformaes havidas na passagem da Pr-histria para o perodo propriamente histrico, destaca-se a formao de cidades em regies caracterizadas por: a) solo frtil, atingido periodicamente pelas cheias dos rios, permitindo grande produo de alimentos e crescimento populacional. b) difcil acesso, cuja disposio do relevo levantava barreiras naturais s invases de povos que viviam do saque de riquezas.

c) entroncamento de rotas comerciais oriundas de pases e continentes distintos, local de confluncia de produtos exticos. d) riquezas minerais e abundncia de madeira, condies necessrias para a edificao dos primeiros ncleos urbanos. e) terra firme, distanciada de rios e de cursos dgua, com grau de salubridade compatvel com a concentrao populacional.

34 Os sumrios foram os primeiros habitantes da Mesopotmia. Eles se autodenominavam as cabeas negras, e a regio na qual habitavam denominavam de terra de Sumer. Sobre esse povo, assinale a alternativa correta. a) Eram nmades, voltados para a guerra e a conquista de novos territrios. Ao contrrio de outros povos, repudiavam o comrcio, no possuam uma cultura definida ou uma religio organizada, com um panteo e seu ritos. b) Eram sedentrios. Agricultores, realizaram obras de irrigao e canalizao dos rios. Construram as primeiras cidades fortificadas que funcionaram como cidades-estados. Utilizavam tcnicas de metalurgia e a escrita. c) Oriundos de diversos grupos tnicos, vindos do deserto da Sria, comearam a penetrar aos poucos nos territrios da regio mesopotmica em busca de terras agricultveis. Eram conhecidos pela sua habilidade no comrcio. d) Eram, sobretudo, comerciantes e artesos, sem nenhuma aquisio cultural significativa. Fundaram um imprio unitrio com um regime poltico nico. Descendentes dos semitas, foram os primeiros a buscar uma religio monotesta. e) Dentre suas principais caractersticas, encontra-se o forte militarismo, decisivo para sua organizao social e econmica, na qual a busca pela produo do alimento foi substituda pela prtica sistemtica do saque s populaes derrotadas. 35 As relaes entre o Estado e a religio, existentes entre os povos da Antiguidade, caracterizaram diferentes formas de organizao poltico-social. Sobre essas relaes, correto afirmar que: a) o politesmo, surgido apenas com a formao das primeiras monarquias na Antiguidade, restringia a concepo do rei como ser humano, tornando-o ungido de Deus. b) a teocracia egpcia, concepo divina de poder, personificada no fara como prprio Deus, limitou-se ao perodo do Novo Imprio. c) a formao de uma estrutura de Estado, com o aparecimento de exrcitos e de um governo como instrumentos de poder, eliminou a importncia poltica da religio. d) o Cdigo de Hamurbi era um manual de orientao espiritual que autorizava os fiis a fazer justia com as prprias mos, reduzindo a importncia do Estado como instrumento de justia. e) a monarquia teocrtica, no Egito antigo, ocorria por meio da personificao de Deus e do Estado na figura do fara.

Ciclo 1 2009

Pgina 10 de 19

Texto para as questes 36 e 37 IMPROVED SNOW REMOVAL BYLAWS NEEDED: ANTON


Sidewalks

Vancouver needs to improve the way it deals with heavy protracted snow, including by forcing homeowners to shovel their walks, Coun. Suzanne Anton said. We have seniors who haven been shut into their homes for three weeks. They cannot get out, said Anton. They cannot walk down their sidewalks because its completely dangerous. Anton, the citys lone NPA councillor, wants bylaws strengthened to legally compel property owners to clear their sidewalks. Bus stops, she added, should also be a priority for snow clearing. She will introduce a motion on January 20 to hold a public meeting aboult the citys snowfall response.
Jeff Hodson. Metro Vancouver. NPA = Non-Partisan Association, a civic-level electoral organization in Vancouver, Canad.

range compression an effect that minimizes the difference between loud and soft parts of a song to make CDs ever louder, to the point where they distort. The trick is supposed to grab listeners attention, and it has: They are now begging artists to dial it back down. As one forlorn Metallica fan wrote on an online petition, Love every song, but cant stand the distortion..
Rolling Stone, December 25, 2008-January 8, 2009.

38 Os fs de rock, mencionados no texto, alegam que: a) rock para ser ouvido em volume alto mesmo. b) os CDs mais recentes tm sido gravados em volume alto demais, at mesmo para eles. c) as pessoas em geral agora se parecem com suas mes, reclamando do volume em que ouvem suas msicas. d) para ouvir rock, o volume nunca alto demais. e) h uma guerra das gravadoras para produzir CDs de rock em volume alto demais. 39 Segundo o texto, os engenheiros de som das gravadoras: a) conseguiram atrair a ateno dos fs ao atender a seus pedidos por CDs com volume de gravao alto. b) esto usando um efeito que possibilita a compresso de partes de uma cano gravada em volume alto para agradar aos fs de rock. c) sabem das preferncias dos fs de rock e, por isso, criaram novos efeitos para agrad-los. d) agora produzem CDs com volume de som cada vez mais alto, chegando at a gerar distoro do som. e) fazem CDs sempre mais altos para chegar ao ponto mximo de distoro. 40
A respeito do CD Death Magnetic, do Metallica, pode-se concluir que: a) a gravadora atingiu plenamente seus objetivos, ainda que tenha usado o recurso de aumentar demais o volume de som na gravao. b) o volume mais alto na gravao atraiu ainda mais fs para a banda. c) h uma guerra entre as gravadoras, e os fs de rock foram os primeiros a perceber e a protestar on-line. d) so as exigncias dos fs de rock que fazem com que as gravadoras procurem meios para aumentar cada vez mais o volume das gravaes. e) at mesmo os fs de rock j comeam a reclamar do volume alto demais de gravao e da distoro provocada pelo efeito usado.

36 De acordo com o texto: a) a cidade de Vancouver tem de aprimorar a maneira com que lida com a neve acumulada aps fortes nevascas. b) foi aprovada uma lei que obrigar os comerciantes de Vancouver a manter suas caladas limpas, mesmo com neve. c) os idosos so os principais beneficiados com a nova lei em vigor agora em Vancouver, segundo Suzanne Anton. d) uma nova lei estipula o prazo mximo de trs semanas para que a neve seja removida das caladas em Vancouver. e) os pontos de nibus so considerados os locais mais perigosos para idosos em dias de neve e devem ser fechados durante as nevascas. 37 A conselheira Suzanne Anton menciona no texto que: a) ela ir lanar um movimento para que as pessoas respondam se querem ou no uma nova lei sobre a limpeza da neve nas caladas. b) os idosos tm de ser mantidos em casa em perodos de forte acmulo de neve, mas o prazo deve ser reduzido para menos de trs semanas. c) leis municipais devem ser elaboradas com o intuito de obrigar os proprietrios de imveis a limpar suas caladas aps nevascas que deixam neve acumulada. d) ela ir introduzir uma medida para avaliar a resposta da cidade aos seus projetos sobre limpeza de neve nas caladas. e) forar os moradores a retirar a neve com jatos dgua seria a melhor maneira de evitar problemas aps fortes nevascas.
Texto para as questes de 38 a 40 FANS SAY ROCK MUSIC TOO LOUD Remember when your mom complained that Metallica were too loud? This year, everyone turned into your mom, as the bands Death Magnetic became the latest, most visible battleground in the Loudness War. On albums from Springsteen to Fall Out Boy, engineers are using dynamic

41 Dois amigos esto se comunicando pela internet. Um deles se encontra em sua casa, em Belo Horizonte, o outro est numa viagem turstica pelo pas de maior populao islmica do mundo e, no momento, localiza-se em uma cidade com longitude 120 leste. Desconsiderando possveis horrios especiais (como o horrio de vero brasileiro), os relgios de Belo Horizonte, em relao aos da outra cidade, devem estar marcando: a) 10 horas a mais. b) 10 horas a menos. c) 11 horas a mais. d) 11 horas a menos. e) 9 horas a menos.

Ciclo 1 2009

Pgina 11 de 19

42 A cartografia baseia-se nos movimentos da Terra e na posio desta em relao ao Sol para definir o sistema de coordenadas geogrficas, incluindo os meridianos e os paralelos. Sobre esse sistema, no podemos afirmar que: a) os meridianos so linhas imaginrias que ligam um plo a outro. b) os meridianos definem a longitude, que varia de 0o a 90o de norte a sul. c) os paralelos so linhas imaginrias que circundam a Terra, sempre paralelamente ao Equador. d) os trpicos de Cncer e Capricrnio localizam-se nos pontos onde o Sol incide perpendicularmente nos dias de solstcio. e) o meridiano de Greenwich define a longitude zero, mas, ao contrrio do Equador (que define a latitude zero), no ocupa uma posio especial em relao ao Sol, tendo sido definido por conveno. 43 O relevo da superfcie terrestre o resultado da ao de foras endgenas e exgenas. Assinale a alternativa que contm exemplos corretos de ambas. a) Endgenas: movimento das placas tectnicas e vulcanismo; exgenas: chuva e variaes de temperatura. b) Endgenas: vulcanismo e derretimento de geleiras; exgenas: vento e movimento das placas tectnicas. c) Endgenas: chuva e vento; exgenas: estrutura rochosa e vulcanismo. d) Endgenas: estrutura rochosa e falhamentos; exgenas: vulcanismo e variaes de temperatura. e) Endgenas: eroso diferencial e falhamentos; exgenas: terremotos e vulcanismo. 44
Veja os mapas a seguir. I
N O S L

II
N

RR AP
O S L

AM

PA

MA

CE PI PE

RN PB AL SE

AC

RO MT

TO BA GO MG MS SP PR SC RS RJ

IDH 2000 0,636 a 0,682 0,683 a 0,705 0,706 a 0,746 0,747 a 0,778 0,779 a 0,844
IPEA/PNUD e FJP, 2003

ES

687 km

Atlas Geogrfico Escolar do Sistema de Ensino Poliedro.

A comparao entre os dois mapas permite afirmar que: a) o mapa I apresenta uma escala cartogrfica maior que o II. b) apesar de os dois apresentarem dados sobre o IDH, a diferena entre ambos se deve, principalmente, ao uso de diferentes projees cartogrficas. c) os dois mapas apresentam a mesma escala e, portanto, o mesmo grau de detalhamento do assunto tratado. d) o mapa II melhor para podermos avaliar a qualidade de vida numa cidade especfica, uma vez que est baseado em mdias. e) mesmo apresentando a mesma escala cartogrfica, o mapa I apresenta maior detalhamento que o II, o que se deve escala geogrfica dos dados (municpios em vez de UF).

45

Veja o mapa a seguir. BACIAS SEDIMENTARES BRASILEIRAS


Foz do Amazonas Par-Maranho Barreirinhas Cear Potiguar Parnaba Tucano Becncavo So Francisco Paraba Pernambuco Sergipe/Alagoas Camamu-Almada Jequitinhonha Cumunuxatiba

Tacutu Amazonas
IDH 2000 0,91 0,81 0,76 0,71 0,63 0,55 0,46 Sem informao (novos municpios)

Solimes Acre

Alto Tapajs Parecis

24,81%

687 km

Paran Santos Pelotas

Esprito Santo Campos

<www.ac-reims.fr/datice/hist-geo/document/decembre2006.htm>.

<http://alexeievitchromanov.zip.net/arch2008-0525_2008-05-31.html>.

Ciclo 1 2009

Pgina 12 de 19

De acordo com o mapa sobre as bacias sedimentares brasileiras, julgue as afirmativas abaixo. I. As bacias sedimentares so formadas pelo acmulo de sedimentos sobre o embasamento cristalino. Geralmente tais sedimentos se organizam em camadas, mais recentes em cima e mais antigas embaixo. II. Possuindo um grande territrio e um extenso litoral no qual desguam volumosos rios, o Brasil apresenta tanto bacias sedimentares continentais como ocenicas. III. Por serem formadas por meio da sedimentao, as bacias sedimentares tendem a ter a forma de extensas plancies, como o caso da bacia do Paran. IV. A plancie do rio Amazonas, como descrita na classificao de Jurandyr Ross, ocupa toda a rea das bacias sedimentares do Solimes e do Amazonas, caracterizadas pela sedimentao recente (quaternrio). Esto corretas apenas: a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.

46 O capitalismo hoje o sistema econmico mais difundido no mundo. Considerando suas caractersticas no passado e no presente, no possvel afirmar que: a) a boa relao entre os setores financeiro e produtivo indispensvel para a preservao da dinmica capitalista. b) a necessidade de aumento da produtividade nas empresas tende a gerar desemprego e crises de superproduo. c) a livre concorrncia est sempre presente na produo e na distribuio de mercadorias em todos os setores da economia capitalista. d) os investimentos em mquinas e novas tecnologias, ao aumentarem a produtividade, tendem a aumentar a mais-valia relativa. e) o aumento da mais-valia relativa no necessariamente garante o aumento das taxas de lucro no capitalismo, pois estas dependem da relao entre o total da mais-valia produzida e o volume de capital investido em mquinas e tecnologia. 47 A crise atual na economia capitalista globalizada vem levando muitos analistas a retomar o debate acerca da crise de 1929, uma vez que: a) naquela poca as aes das empresas de alta tecnologia tambm foram as principais a sofrerem desvalorizao. b) tanto na crise do passado como na atual, a regulao insuficiente do setor financeiro levou intensificao de processos especulativos que trouxeram intensa instabilidade para o sistema como um todo. c) ao contrrio da crise atual, em 1929, a atuao do Estado, por meio do New Deal, foi a principal causa do aumento da instabilidade. d) aps a crise de 1929, o New Deal promoveu a recuperao da economia estadunidense ao dar incio Segunda Guerra Mundial, da mesma forma que fez George W. Bush, com seu plano de recuperao econmica ligado Guerra do Iraque. e) ambas as crises esto ligadas a problemas internos ao sistema do Estado de bem-estar (Welfare State).

48 O sistema capitalista nem sempre o mesmo, ainda que se mantenham suas caractersticas mais fundamentais. Um dos fatores que mais podem gerar diferenas a poltica econmica governamental, ou seja, a maneira como o Estado lida com a economia. Considerando as diferentes possibilidades, julgue as afirmativas a seguir. I. O liberalismo pode ser definido como uma poltica econmica estatal que prioriza a igualdade entre as pessoas, mesmo que isso limite as aes das empresas em busca do lucro e do crescimento econmico. II. John Maynard Keynes via no capitalismo um sistema injusto e perverso que deveria ser gradualmente substitudo pela social-democracia, na qual o Estado teria o controle dos meios de produo. III. O intervencionismo estatal parte do princpio de que a economia capitalista no consegue se auto-regular por meio das leis de mercado, necessitando de uma participao mais clara do Estado, principalmente no estmulo gerao de empregos e na regulao do mercado financeiro. IV. O Estado de bem-estar, presente principalmente nos pases da Europa setentrional, prega a atuao intensa do Estado na criao de benefcios fundamentais para a populao, dentre eles a educao, a sade, a habitao, o lazer e a cultura.
Esto corretas apenas: a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.

49 O modelo fordista-keynesiano atingiu seu pice nos Estados Unidos nas dcadas de 1950 e 1960, vistas como a Era de ouro do capitalismo por Eric Hobsbawn. Nesse mesmo perodo, iniciava-se uma expanso desigual desse modelo pelo mundo, gerando uma nova diviso internacional do trabalho, baseada no aumento de produtividade para atender demanda de sociedades de consumo em massa. A expanso do modelo, no entanto, era tambm o incio de sua crise. Sobre tais processos, assinale a alternativa incorreta. a) A necessidade de aumentar os salrios dos trabalhadores para favorecer a intensificao do consumo foi um dos impulsos para a internacionalizao do fordismo, dado que muitas empresas de pases centrais comearam a procurar a periferia da economia mundial como reserva de mo-de-obra barata. b) O sistema de Bretton Woods foi importante para difuso do modelo fordista pelo mundo, uma vez que facilitou os investimentos internacionais em dlar das empresas estadunidenses. c) A migrao de empresas dos pases centrais para os perifricos promoveu uma relativa desindustrializao dos primeiros, o que gerou aumento do desemprego e/ou terciarizao da economia. d) O contnuo aumento do consumo tornou-se uma necessidade estrutural da economia capitalista mundial desde o fordismo, o que vem promovendo, entre outros problemas, o aumento do endividamento dos Estados e das famlias. e) A crise do modelo fordista-keynesiano deveu-se exclusivamente ao seu carter antiecolgico, com base no aumento contnuo da produo e do consumo, no envolvendo graves problemas econmicos.

Ciclo 1 2009

Pgina 13 de 19

50

Se h desigualdades econmicas entre os diversos pases do mundo, h tambm a necessidade de criar classificaes para podermos identific-los. Sobre as diferentes classificaes em uso, ou em crescente desuso, assinale a alternativa correta. a) A diviso dos pases em industrializados e no-industrializados pode ser utilizada atualmente para diferenciar desenvolvidos de subdesenvolvidos. b) Dividir os pases em primeiro, segundo e terceiro mundo foi uma prtica bastante difundida durante a Guerra Fria, mas atualmente no reflete a realidade das relaes internacionais. c) A diferenciao entre pases desenvolvidos e subdesenvolvidos caiu em desuso pelo fato de que, atualmente, estes ltimos esto em desenvolvimento. d) A diviso entre pases do Norte rico e do Sul pobre d conta da complexidade das relaes econmicas e polticas da atualidade, sendo, por isso, a mais bem aceita. e) Desde a invaso do Iraque pelas foras estadunidenses, passou-se a utilizar a expresso conflitos LesteOeste para demonstrar as divises econmicas e polticas do mundo de hoje. Assinale a alternativa que apresenta uma caracterstica que no comum dentre todas as clulas procariticas nem dentre todas as clulas eucariticas. a) Presena de DNA e RNA. b) Presena de membrana lipoprotica. c) Presena de ribossomos. d) Presena de parede esqueltica. e) Presena de molculas orgnicas e inorgnicas em sua constituio.

55

Analise a teia alimentar a seguir. gavio raposa perdiz cobra grilo camundongo coelho plantas

51

Aps analis-la, assinale a alternativa incorreta. a) Graas atuao de decompositores, a transferncia de matria e de energia ocorre de maneira cclica. b) As plantas correspondem ao nvel trfico dos produtores. c) A cobra atua tanto como consumidor secundrio como consumidor tercirio. d) A perdiz atua exclusivamente como consumidor secundrio. e) O gavio atua como consumidor de segunda, terceira e quarta ordem.

56

52

A seqncia a seguir indica nveis crescentes de organizao biolgica.

Organelas I II rgos III Organismos IV Comunidades V Biosfera. Os nveis I, II e V correspondem, respectivamente, a: a) clulas, populaes e ecossistema. b) clulas, tecidos e ecossistemas. c) rgos, tecidos e ecossistemas. d) tecidos, clulas e populaes. e) tecidos, populaes e ecossistemas.

53

A gua a substncia mais abundante do planeta e da matria viva. A seguir so feitas vrias afirmativas sobre a gua. Assinale a incorreta. a) A gua essencial para a vida, pois as reaes qumicas da clula, geralmente, ocorrem em meio aquoso. b) A gua est presente no lquido que banha os tecidos. c) A gua no tem participao na regulao trmica de um ser vivo. d) Sua quantidade nos tecidos corporais de um organismo varia de acordo com o metabolismo de cada tecido. e) Pode atuar como reagente em diversas reaes qumicas que ocorrem nas clulas.

Na natureza, a matria que constitui os componentes dos ecossistemas constantemente reciclada. Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta. a) Nos ciclos biogeoqumicos, a atividade dos decompositores fundamental. Eles degradam molculas orgnicas constituintes dos seres vivos, convertendo-as em molculas inorgnicas, que so devolvidas ao ambiente onde so reutilizadas pelos produtores. b) As bactrias que participam do ciclo de nitrognio so: fixadoras, decompositoras, nitrificantes e desnitrificantes. c) As leguminosas so plantas que apresentam em suas razes bactrias capazes de fixar o gs nitrognio ambiental. d) No ciclo do carbono, a decomposio e a combusto devolvem CO2 para o ambiente. e) Os decompositores no tm relao com o ciclo da gua. Apresentamos a seguir uma pirmide ecolgica, em que P = produtores, C1 = consumidores primrios e C2 = consumidores secundrios. Analise-a e assinale a alternativa correta. C2 C1 P

57

54

Compreende os seres vivos e os elementos abiticos que interagem em uma determinada rea: a) habitat. d) populao. b) comunidade. e) ecossistema. c) cadeia alimentar.

a) Ela pode representar uma pirmide de energia para uma cadeia alimentar de um lago. b) Ela no pode ser uma pirmide de biomassa. c) Ela no pode ser uma pirmide de nmeros. d) Ela pode representar uma pirmide de biomassa de uma cadeia alimentar de um lago. e) Ela pode representar uma pirmide de energia para uma cadeia alimentar em que o produtor uma rvore.

Ciclo 1 2009

Pgina 14 de 19

58 So feitas a seguir afirmativas sobre os porferos. Assinale a incorreta. a) So animais desprovidos de cavidade digestria. b) So fixos quando adultos e alimentam-se filtrando partculas da gua onde vivem. c) So capazes de realizar reproduo sexuada. d) So exclusivamente marinhos. e) Apesar de pluricelulares, no so dotados de tecidos diferenciados. Todas as suas atividades fisiolgicas so realizadas por clulas. 59 Sobre amebase, mal de Chagas, leishmaniose e malria, julgue a validade das afirmativas a seguir. I. Todas as doenas citadas so causadas por protozorios flagelados. II. Trs dessas doenas so transmitidas por insetos, e uma pela ingesto de gua ou de alimentos contaminados. III. Todos os insetos relacionados com a transmisso das doenas so mosquitos.
Est(o) correta(s) apenas: a) I. b) I e II. c) II. d) II e III. e) I e III.

62 Uma toxina, cuja molcula contm 4 tomos de cloro (massa molar do cloro igual a 35,5 g/mol), tem 35,5% desse elemento, em massa. Um alimento contm 40 mg dessa toxina, em uma amostra de 100 g. O limite mximo estabelecido de 0,001 mol dessa toxina para cada kg de alimento, para que o mesmo possa ser ingerido sem perigo. Assinale a alternativa correta. a) A massa molar da toxina de 200 g/mol. b) A massa molar da toxina de 400 u. c) H menos toxina no alimento do que o limite mximo permitido. d) A toxina presente no alimento est no limite mximo permitido. e) H mais toxina no alimento do que o limite mximo permitido. 63 Assinale a alternativa incorreta. a) A fuso uma mudana de estado fsico que absorve calor e ocorre na mesma temperatura da condensao. b) As formas isotpicas do enxofre so a rmbica e a monoclnica. c) Para separar areia e acar, o mtodo mais adequado a dissoluo fracionada. d) O gelo seco pode sofrer fuso, desde que a presso a que esteja sendo submetido seja suficientemente alta. e) Misturas heterogneas lquido-lquido podem ser separadas pelo funil de decantao. 64 Qual a configurao eletrnica mais estvel da camada de valncia dos tomos do elemento X representado a seguir na classificao peridica?

60 So apresentados a seguir alguns nomes cientficos. Analise-os e responda ao que se pede.


Struthio camelus camelus Struthio camelus massaicus Camelus bactrianos Camelus dromedarius Assinale a alternativa correta. a) Cada um dos nomes corresponde a uma espcie diferente. b) Temos trs espcies representadas e uma delas com duas subespcies. c) Todas pertencem ao mesmo gnero, Camelus. d) So duas espcies representadas, cada uma com duas subespcies. e) Temos duas espcies representadas pelos quatro nomes. Analise as seguintes afirmativas. Uma curva de aquecimento que apresenta temperatura de fuso constante pode ser uma mistura. o que ocorre com gua e lcool. II. Dos cinco principais componentes do ar atmosfrico no poludo, apenas um substncia composta. III. A gua mineral uma substncia composta por dois elementos qumicos. I. Quais das afirmaes anteriores so corretas? a) Nenhuma. b) Apenas I. c) Apenas II. d) Apenas III. e) Apenas I e III.

a) 4s2 4p3 b) 4s2 4p5 c) 4p3 d) 3s2 3p6 e) 3s2 3p3

61

65 Os tomos isolados de qualquer elemento, quando excitados por quantidades adequadas de energia, emitem luz com ondas de comprimentos bem definidos (de cores e energias bem definidas, portanto), que so caractersticas de cada elemento. Podem ser comparadas s nossas impresses digitais. As emisses de luz decorrem do salto dos eltrons de nveis de maior energia para outros de menor energia. tomos de hidrognio, nessas condies, emitem luz com seis diferentes cores, das quais representamos quatro na imagem a seguir. Tais emisses de luz so denominadas: I. Alfa Com comprimento de onda 656,3 nm. II. Beta Com comprimento de onda 486,1 nm. III. Gama Com comprimento de onda 434,1 nm. IV. Delta Com comprimento de onda 410,2 nm.

Ciclo 1 2009

Pgina 15 de 19

A es zul ve rd ea do

Ve rm el ho

Vi ol et a Vi ol et a

67

Dados para a resoluo do problema:

H H Delta Gama

H Beta

H Alfa

A unidade unificada de massa atmica (u) definida 1 da massa do tomo de carbono, istopo de ncomo 2 mero de massa 12. A massa atmica do oxignio cerca de 16 u. A massa atmica do carbono cerca de 12 u. Constante de Avogadro = 6,01023 mol1. Com referncia a esses dados, foram feitas as seguintes afirmativas. I. Uma molcula de oznio (O3) possui massa 48 u ou o qudruplo da massa de um tomo do istopo 12 do carbono. II. Um mol da substncia oxignio (O2) tem massa 32 u. III. A massa de um tomo de oxignio 16 u ou
16 10 23 g. 6 IV. Se a massa molar do on (C2Ox)2 igual a 88 g mol1, ento x = 4.

410,2 434,1

486,1

656,3

Comprimento de onda (em nm) cresce (1 nm = 109 m) Energia da onda cresce

Filtros que permitem a passagem apenas da luz H-alfa so extremamente teis para acompanhar fenmenos que ocorrem em estrelas como o Sol.

Esto corretas apenas: a) I e II. b) II e III. c) I e III. d) I, III e IV. e) I, II e IV.


Imagem do Soho (Solar and Heliospheric Observatory) mostra o Sol visto em H-alfa. Observam-se enormes emisses produzidas por ondas e partculas ejetadas pelo Sol.

68

Uma forma utilizada para quantificar o ouro em suas ligas parte da igualdade: ouro puro = ouro 24 K (quilates). Podemos, ento, descobrir a porcentagem em massa de ouro em ligas de qualquer quilate com uma simples regra de trs. Dessa forma, podemos afirmar que num pedao de 80 g de ouro 18 K h um nmero de tomos desse metal igual a:

Considere agora as seguintes transies de eltrons dos tomos de hidrognio entre nveis de energia: A13 B32 C42 D52 E17 F62 As associaes corretas entre as emisses dos tomos de hidrognio e as correspondentes transies de eltrons so: a) I A, II B, III F, IV E b) I B, II E, III A, IV F c) I B, II F, III D, IV C d) I A, II C, III D, IV F e) I B, II C, III D, IV E

Dados Au 200 gmol1; constante de Avogadro = 6,01023 mol1.

a) 1 mol b) 4,81023 c) 31023 d) 1,81023 e) 1,51023

69

66

A maioria dos tomos de hidrognio (99,85% do total encontrado no planeta) do tipo 1H. H, porm, istopos 1 com 1 ou 2 nutrons. Este ltimo, denominado trtio, formado quando raios csmicos incidem sobre tomos da atmosfera. O trtio, por sua vez, transforma-se numa variedade de hlio (2He) sem alterar seu nmero de massa. O nmero de nutrons nesse istopo do hlio : a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

Considere dois frascos, A e B, preenchidos com gases distintos, como representado a seguir.

Ciclo 1 2009

Pgina 16 de 19

Se no frasco A h 10 g de hidrognio, no frasco B haver uma massa de nitrognio de:


Dados H2 = 2 g mol1; N2 = 28 g mol1.

a) 140 g b) 114 g c) 84 g d) 56 g e) 28 g

73 Um enxadrista quer decorar uma parede retangular dividindo-a em quadrados como se fosse um tabuleiro de xadrez. Sabendo que a parede mede 4,40 m por 2,75 m, o menor nmero de quadrados que ele pode colocar na parede : a) 40 b) 41 c) 42 d) 43 e) 44 74 Numa cidade, constatou-se que as famlias que consomem arroz no consomem macarro. Sabe-se que: 40% consomem arroz; 30% consomem macarro; 15% consomem feijo e arroz; 20% consomem feijo e macarro; 60% consomem feijo. A porcentagem correspondente s famlias que no consomem esses trs produtos : a) 10% b) 3% c) 15% d) 5% e) 12% 75 A raiz da equao 1 1 = 3 igual a: 1 1 1 x a) 3 b) 1 c) 2 d) 3 e) 2 76
Seja E = {0; 1; 2; ... ; 99} e consideremos a funo f : E E definida por f(x) = soma dos algarismos de x. O nmero de elementos do conjunto A = {x / f(x) = 12} igual a: a) 99 b) 12 c) 11 d) 10 e) 7

70 A fotografia a seguir foi obtida pelo telescpio espacial Hubble na constelao da Serpente. Trata-se de uma nebulosa do tipo hidrognio II, ou hidrognio molecular, formado por molculas biatmicas. Tais regies produzem grandes quantidades de estrelas, e a da foto, em particular, conhecida como os pilares da criao.

Considerando, por simplicidade, que tais nebulosas sejam formadas exclusivamente por hidrognio molecular com densidade mdia 11019 g/L, estime o nmero de molculas desse gs em cada cm3.
Dados H = 1 g/mol; constante de Avogadro = 61023 mol1.

a) 3 b) 30 c) 3103 d) 3105 e) 3108

71

Considere a expresso E(n) dada por

3 5 7 9 2n + 1 E(n )=(1+ ) (1 + ) (1 + ) (1 + )...(1 + ) para 1 4 9 16 n2 n N * . Podemos afirmar que E(10) igual a: a) 100 b) 144 c) 121 d) 169 e) 81

77 Se f : R R uma funo, tal que para todos os reais x e y, tm-se f(x + y) = x + f(y) e f(1) = 2. Podemos afirmar que f(2009) igual a: a) 2008 b) 2010 c) 2011 d) 2009 e) 0 78
As semi-retas r, s, t e u coplanares partem do mesmo ponto A, tal que r e u so semi-retas opostas; s r e t esto entre s e u. Se os ngulos s At e t Au so tais que um deles metade do suplemento do complemento do outro, podemos afirmar que o menor ngulo dos dois mede: a) 40o b) 20o c) 30o d) 25o e) 35o

72
a) b) c) d) e) 1 2 3 4 5

5932 6001 69 O valor da expresso igual a: 5932 + 6001 5931

Ciclo 1 2009

Pgina 17 de 19

79

Na seqncia de figuras a seguir, temos um retngu-

lo ABCD de papel que foi dobrado no segmento MN tal que os vrtices opostos B e D coincidam. A B

82
a) b) c) d) e) x x x x x

83
D C a) b) c) d) e) x x x x x

84
a) b) c) d) e) x x x x x

85
Analise as afirmativas a respeito da situao descrita: I. II.
MEB NCB
MBN issceles.

Observe a figura a seguir, na qual colocada uma carga +q no ponto A. No ponto O, observa-se o campo eltrico resultante ER , devido carga colocada em A e devido a uma outra carga negativa, de mesmo mdulo, colocada em um outro ponto da figura.

III. MN a mediatriz de BD. IV. BD a bissetriz de EBC. O nmero de afirmativas corretas : a) zero b) 1 c) 2 d) 3 e) 4

80

Numa reta r, temos os pontos A, B, C e D distintos e

ER

colocados nesta ordem. Sabemos que B divide AC e C divide BD na mesma razo de seo. Podemos afirmar que a medida de BC :
AD a) 4

b) mdia aritmtica de AB e CD c) mdia geomtrica de AB e CD d) mdia harmnica de AB e CD e)


| AB CD | 2

Assinale a alternativa que corresponde ao ponto onde a carga negativa est colocada. a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

81
a) b) c) d) e) x x x x x

86 Um metal e um pedao de seda foram atritados, ficando eletricamente carregados. O metal foi utilizado para eletrizar um outro condutor A por contato, enquanto a seda foi utilizada para eletrizar um condutor B por induo. Sobre essa experincia, so feitas as seguintes afirmativas. I. O condutor B e o metal repelem-se. II. O condutor A tem carga de mesmo sinal da carga adquirida pela seda.

Ciclo 1 2009

Pgina 18 de 19

III. A e B repelem-se. Est(o) correta(s): a) apenas I e II. b) apenas I e III. c) apenas II e III. d) todas. e) nenhuma.

87 Duas esferas condutoras puntiformes e idnticas, com cargas de mdulos q e 2q, atraem-se quando colocadas a uma distncia d. Em seguida, elas so colocadas em contato e colocadas de volta na mesma posio anterior. Nessas circunstncias, mantidas todas as outras grandezas constantes, podemos afirmar que a fora: a) continua atrativa e aumenta em 12,5%. b) torna-se repulsiva e aumenta em 12,5%. c) continua atrativa e diminui em 87,5%. d) torna-se repulsiva e diminui em 87,5%. e) torna-se repulsiva e cai pela metade. 88
a) b) c) d) e) x x x x x x x

89
a) b) c) d) e) x x x x x

90
a) b) c) d) e) x x x x x

Ciclo 1 2009

Pgina 19 de 19

You might also like