You are on page 1of 10

A Deposio de Lixo na Alemanha: alternativas para um programa brasileiro de administrao do lixo

WASTE DISPOSAL IN GERMANY: ALTERNATIVES FOR A BRAZILIAN PROGRAM OF WASTE MANAGEMENT


Resumo Este artigo trata do problema do lixo como um dos principais responsveis pela poluio da natureza e tem por objetivo mostrar como a Alemanha lida com ele, as diculdades encontradas nesse processo e o xito vericado na forma alem de tratar o lixo slido. Descreve o sistema de reciclagem e aponta alguns exemplos de como a sociedade civil pode ser motivada a participar desse processo. Palavras-chave LIXO RECICLAGEM ALEMANHA EMBALAGENS SOCIEDADE
DESCARTVEL PONTO VERDE.

JULIA SASSE Fraunhofer Institul (Alemanha) e UNIMEP (projeto DAAD/FAPESP)


sasse@iepmail.unimep.br

Abstract This article deals with the problem of waste as one of the main reasons for environmental pollution of nature, and aims at showing how Germany deals with this problem, the difculties found in this process and the success of the German model of solid wast disposal. It describes the German recycling system and points at some examples on how civil society can be motivated to participate in this process. Keywords WASTE RECYCLING GERMANY PACKAGING THROWAWAY SOCIETY GREEN DOT.

impulso n 30

49

INTRODUO

m pases industrializados, cada pessoa produz uma grande quantidade de lixo todos os dias. Esse lixo destri o ambiente de vrias maneiras, matando plantas e animais diretamente, pela inltrao dos aterros sanitrios para as guas subterrneas, rios e lagos, e pela emisso de substncias txicas na incinerao. Este artigo apresenta algumas alternativas desenvolvidas na Alemanha para lidar com o lixo e discute suas diculdades e xitos. Descreve a instalao de um sistema de reciclagem que tem funcionado na Alemanha h 10 anos e mostra que um sistema de reciclagem pode funcionar, se houver infra-estrutura e o povo for motivado a participar. As razes para a participao variam e podem ser baseadas num senso instilado de responsabilidade para com o ambiente ou em um programa de multas para aqueles que no participarem.

Problemas brasileiros de descarte de lixo Existem inmeras razes para o governo brasileiro desenvolver um programa de descarte de lixo. Por exemplo, os aterros em sua maioria esto cheios e a construo de novos cara e exige espao. Antigos aterros foram construdos sem medidas de proteo, o que levou contaminao do solo ao redor com metais pesados e outras substncias txicas por dcadas. Essas inltraes contaminam as guas subterrneas, destruindo, assim, os recursos hdricos para as prximas geraes. O lixo perigoso das guas se acumula nas plantas e atinge a cadeia alimentar de animais e, nalmente, dos seres humanos; portanto, antes de se construir novos aterros, devem ser tomadas medidas de proteo s reservas hdricas e de impedimento inltrao. Assim, so necessrias leis rgidas para a construo e operao de aterros. As leis tambm devem ser adequadas ao rgido controle da remoo e puricao de substncias txicas, como dioxinas, furanos e cloro dos gases das usinas de incinerao, responsveis por cncer, asma e outras enfermidades. As usinas de incinerao tambm podem causar corroso por causa do vapor cido. Tendo em vista os problemas envolvidos nos aterros sanitrios e na incinerao, parece que a melhor maneira de proteger o ambiente produzir menos lixo e reciclar o restante o mximo possvel. O Brasil j tem tomado diversas iniciativas nesse sentido. Atualmente, Campinas (SP) est coletando uma mdia de mil toneladas de lixo domstico por dia. Isso signica que cada pessoa produz aproximadamente um quilo por dia, ou 365 kg por ano. Em Porto Alegre (RS), um programa cooperativo de lixo j est funcionando. Em Piracicaba (SP), foi fundado o Sistema Cooperativo de Coleta Seletiva de Materiais Reciclveis (SICOOP). Pelo interesse que est surgindo no Brasil, uma anlise do sistema de tratamento de lixo da Alemanha poderia ser til ao desenvolvimento de alternativas para a situao brasileira.

50

impulso n 30

OS PRIMRDIOS DA BASE LEGAL ALEM PARA O GERENCIAMENTO DO LIXO


Em 1990, cada alemo produzia uma mdia de 350 kg de lixo domstico para um total de 28 milhes de toneladas, dos quais apenas 5% eram recuperados ou reciclados.1 Alm disso, 30% do lixo municipal slido eram incinerados e 65% iam para aterros. Nenhum dos dois sistemas era bem recebido pela populao: apenas 2% da populao consideravam a incinerao a melhor soluo, e somente 2% eram a favor dos aterros sanitrios.2 A conscincia ambiental da dcada de 60 levou fundao do Partido Verde (1980), do Green Peace da Alemanha (1980) e outras organizaes de proteo ambiental, como o BUND (1975). Em 1983, o Partido Verde chegou ao Parlamento. Para a surpresa de outros partidos, a proteo ambiental tinha se tornado uma das maiores preocupaes dos eleitores, juntamente com o desemprego, o crime e o desenvolvimento econmico.
Fig. 1. Composio do lixo na Alemanha.3
outros 4% lata errada 3% tecido 3% plstico 3% metal 8% vidro 21%

compostos 21% papel 38%

Nessa poca, cerca de 30% do lixo slido municipal em peso e quase 50% em volume eram compostos por embalagens. Por isso, o ministro do meio ambiente, Tpfer, apresentou uma lei, em 1989, para reduzir o material de embalagem, cuja responsabilidade recaa sobre o produtor.4 A Porta1 2 3

ria de Embalagens, em vigor desde 12 de junho de 1991, determina que os fabricantes so responsveis por receber de volta o material e recicl-lo. De repente, as indstrias foram obrigadas a administrar e pagar pelo lixo, quando, antes dessa Portaria, eram responsveis apenas pela sua produo. A portaria desenvolveu um plano baseado em estgios sucessivos. No primeiro estgio (1.o de dezembro de 1991), os fabricantes foram obrigados a receber de volta toda embalagem que protegia os produtos durante o transporte, como tambores, latas, sacos e paletas. No segundo estgio (1.o de abril de 1992), os distribuidores foram obrigados a receber de volta as embalagens secundrias, que um material adicional, no essencial acomodao dos produtos. No terceiro estgio (1.o de janeiro de 1993), os distribuidores foram obrigados a receber de volta todas as embalagens de venda. Em 1994, a Comunidade Europia (CE) aprovou uma Normativa de Despejos, com o objetivo de reduzir a quantidade de embalagens produzidas em toda a Europa. Similarmente lei alem, a normativa enfatiza fortemente a responsabilidade do produtor de pagar pelas embalagens domsticas, comerciais e industriais. Determina, ainda, que um mnimo de 50-65% de todo o lixo formado por embalagens seja recuperado at o ano de 2001. Os programas de ao variam de pas para pas. As opinies diferem quanto ao melhor sistema de reduo de lixo e recuperao de materiais dos consumidores. Palmer et al.5 defendem que um sistema de depsito tem mais xito na recuperao de embalagens. Em contraste, Kinnaman e Fullerton6 so favorveis a um sistema de taxas; eles estimam que uma taxa de um dlar por saco de lixo pode reduzi-lo em at 44% por pessoa. Choe e Fraser7 sustentam que o melhor mtodo uma combinao de taxao ambiental sobre as rmas e taxa de coleta de lixo sobre residncias. Entretanto, eles tambm percebem o risco de deposio ilegal de lixo. Eichner e Pethig8 armam que um modelo de
4 5 6 7 8

UMWELTBUNDESAMT, 1993. ALLENSBACH, 2000. UMWELTBUNDESAMT, 1997.

SCHOENEBERG, 1994. PALMER et al., 1997. KINNAMAN & FULLERTON, 2000. CHOE & FRASER, 1999. EICHNER & PETHIG, 2000.

impulso n 30

51

taxao sobre o consumo juntamente com o subsdio sobre a demanda de consumo de material o instrumento necessrio para uma poltica verde. O objetivo das leis tem sido o de iniciar a transformao de uma sociedade descartvel em uma que produza menos lixo e recicle tanto quanto possvel. Assim, os produtos nesse caso, embalagens devem ser reaproveitveis. Porque a responsabilidade pelo lixo recai sobre as empresas, os custos de deposio esto inclusos no preo dos produtos. Conseqentemente, os bens com grande volume de embalagens e materiais complexos so mais caros do que os produtos com embalagem mais facilmente reciclvel.

TRANSFORMANDO LEIS EM PRTICA


Como o sistema funciona A poltica de reciclagem necessitava do apoio da populao, de modo a funcionar adequadamente. Por exemplo, cada residncia tem de separar seu lixo dentro de recipientes, latas ou sacos corretos, o que mais fcil, barato e limpo do que separ-lo aps a coleta. J existem pontos de coleta separados para vidro, papel, metal, lixo orgnico, plstico e embalagem, e para qualquer tipo de lixo especial, como leo, pilhas, tintas, materiais qumicos, aparelhos de TV ge, ladeiras e assim por diante. Um calendrio de coleta impresso pela comunidade mostra o tipo de lixo que ser coletado e a data em que a coleta ser feita. Vidro Foi instalado um sistema de depsito para garrafas de vidro. gua mineral, sucos de frutas, cervejas e leite so distribudos em garrafas de vidro com um depsito. Se as garrafas forem devolvidas, o consumidor recebe de volta o depsito, geralmente entre 15 e 70 centavos de marco. As garrafas so limpas e reutilizadas at 20 vezes. Nos ltimos anos, esse sistema tambm passou a funcionar para as garrafas de PET (polietileno). Geralmente esse sistema funciona bem e tem se mostrado economicamente ecaz. Para os recipientes que no tm um sistema de depsito existem latas especiais nas ruas com divises separadas para vidro branco, verde e marrom. Se todos os vidros fossem coletados numa mesma lata, dele s poderia ser feito vidro marrom.

Esse sistema deixar de existir a partir da implementao de uma nova lei, em vigor a partir de janeiro de 2002, que estende o sistema de depsito a todos os outros tipos de vidros, PET e latas de alumnio. A idia tem o apoio de Palmer et al.,9 que compararam uma poltica de trs preos para a reduo de lixo slido, demonstrando que o sistema de reembolso de depsito menos caro e resulta em maior reduo de lixo do que as taxas sobre despejos e a reciclagem. Papel A maioria das residncias recebe gratuitamente latas especiais para papis, recolhidas a cada duas semanas. O papel reciclado, feito a partir dessa coleta, pode ser comprado em papelarias e seu uso tem sido cada vez mais difundido na Alemanha. Tambm usado, freqentemente, para embalagens de papel. Lixo orgnico Lixo orgnico qualquer tipo de fruta, vegetal, carnes, lixo do jardim, plantas, folhas e madeira. Se possvel, ele pode ser usado no jardim, como composto, ou, se a residncia no tiver jardim, latas para lixo orgnico podem ser adquiridas para a sua deposio. O custo dessas latas apenas 1/4 do valor dos demais tipos de lixo. Lixo especial coletado em postos especcos. As pilhas so recebidas de volta na maioria das reparties pblicas e em muitas lojas. O leo velho recebido nos postos de gasolina. A lavagem de carros s permitida nos postos de gasolina, porque eles tm um sistema de coleta da gua de lavagem, de modo a impedir a contaminao dos lenis de gua. A maioria das pessoas, no entanto, no respeita essa lei. Tintas, produtos qumicos, vernizes e materiais semelhantes podem ser levados a pontos de coleta especiais, como, por exemplo, o Gabinete para Assuntos Ambientais ou postos de coleta de lixo especial. Embalagens Um saco amarelo fornecido para deposio de todos os outros pacotes que no sejam vidro ou papel (os sacos amarelos so explicados mais adiante no texto). O preo para a reciclagem j est embutido no preo normal dos produtos na loja. Os sacos amarelos so distribudos para as residncias uma vez por ano e so coletados cada duas semanas, sem custo.
9

PALMER et al., 1997.

52

impulso n 30

Fig. 2: Diferentes latas de lixo localizadas na frente de residncias alems (foto: DSD).

O lixo restante vai para a lata de lixo normal. No entanto, no sobra quase nenhum despejo. Por esse sistema, o custo do lixo residencial cai para 70% a 80% apenas alguns marcos alemes por ms. Por essa razo, muitas pessoas participam. Para os consumidores alemes, a mudana mais bvia nos ltimos anos foi que tiveram de organizar seis caixas diferentes em casa para coletar os diversos materiais. No comeo, houve diculdade de mudar o comportamento dirio, porque as pessoas precisavam aprender a pensar no lixo, a decidir em que caixa deveriam colocar cada tipo de material. No incio, foram feitos muitos erros. Mas, hoje em dia, a separao de lixo tornou-se quase automtica, e at crianas de trs anos de idade j aprendem os procedimentos corretos. Isso tambm conrmado por uma pesquisa de opinio pblica feita pelo Instituto Allensbach, na Alemanha, que tentou determinar as caractersticas dos participantes do programa de reciclagem. Os resultados mostram que as famlias (93%) participam com maior envolvimento que os solteiros (84%). Uma possvel razo seria que os membros da famlia, por viverem em grupo, inuenciam o comportamento uns dos outros. Por exemplo, os pais talvez queiram ser bons modelos para seus lhos, e as crianas, por sua vez, que nunca aprenderam nenhum outro sistema, possivelmente corrijam seus pais. H evidncias desse tipo de comporta-

mento em Hormuth,10 que descobriu que os ambientes fsicos e as estruturas sociais facilitadoras da troca social e do estabelecimento de normas sociais tm melhores prognsticos de condescendncia com as regras de reciclagem do que atitudes individuais relacionadas proteo ambiental. Os custos tambm podem ser um outro fator, j que as famlias geralmente tm mais despesas que os solteiros e talvez tendam a procurar meios de reduzi-las. Dez anos aps a instalao desse sistema, mais de 90% da populao alem participam, demonstrando que ele foi bem aceito (g. 3).

RECICLAGEM

DE PLSTICO: PONTO VERDE E SACO AMARELO

Pelo fato de muitas indstrias acharem complicado recolher seu lixo, elas pagam empresas terceirizadas para coletar e reciclar as embalagens. A maior dessas organizaes a Duales System Deutschland (DSD Sistema Dual Alemo), criada em 1990 (dual refere-se dupla tarefa de coletar e reciclar). A DSD uma fuso sem ns lucrativos de vrias empresas de reciclagem e tem sido responsvel pela coleta e reciclagem independentes de embalagens de quase 100% das residncias alems, com exceo da cidade de Munique.
10

HORMUTH, 1999.

impulso n 30

53

Fig. 3. Sim, eu separo o lixo.

Um ponto verde na embalagem de um produto mostra que o fabricante paga uma taxa DSD para nanciar o sistema de coleta e reciclagem. Se uma empresa no pagar DSD, no lhe permitido imprimir o ponto verde na embalagem e ela deve mostrar que emprega um sistema alternativo de reciclagem de lixo. Isso causou alguma confuso, porque, s vezes, o ponto verde era interpretado pela populao como um indicativo de que a empresa era amiga da natureza em outros aspectos da produo. Em 1990/91, quando a DSD iniciou suas operaes, a maior parte da separao do lixo era manual. Quando isso veio a pblico, as pessoas caram chocadas e a DSD teve de lutar contra a criao de uma m imagem. Muitas pessoas comearam a lavar o lixo antes de jog-lo fora, de modo que no estivesse to sujo para aqueles que fariam a separao. No entanto, isso resultou em altos nveis de poluio e consumo de gua. Nos ltimos dez anos, a tcnica de separao deixou de ser manual e tornouse de alta tecnologia. Em 1993, foram instalados os primeiros eletroms para embalagens de folha-de-andres. Desde 1994, separadores a ar tm sido usados para a remoo de papis e lmes e introduziu-se o primeiro separador de embalagens de alumnio por turbilho-

namento. Em 1996, empregou-se a primeira tcnica infravermelha de separao de caixas de papelo para bebidas.11 O prximo passo o desenvolvimento de sistemas de identicao tica para diferentes tipos de plstico. Em Trier, foi instalada uma nova usina com tcnica quasi-infravermelha (NIT), capaz de separar quatro tipos diferentes de plstico: polietileno (PE), polietileno tereftalato (PET), polipropileno (PP) e poliestireno (PS). Somente 40% desse lixo plstico permanecem sem separao.12 Esses sistemas aperfeioados reduziram o preo da reciclagem de plstico em 20%, em 2001, comparado a 1996.13 A primeira usina totalmente automtica foi implementada em 1997, perto de Aachen, como um sistema piloto, e a primeira usina industrial veio em seguida, em 1999, em Hanover. A DSD espera reduzir o custo da separao de todas as embalagens leves em aproximadamente 30% com a implementao nacional de tcnicas totalmente automticas.14 A profa. Elisabeth Noelle-Neumann, do Instituto de Demoskopie Allensbach, resume suas investigaes: O ponto verde conseguiu oferecer e garantir proteo ambiental prtica, a preos razoveis, sem nenhuma grande perda nos padres de vida e prosperidade. Faith Popcorn, uma especialista americana em tendncias, de opinio que o sistema dual um grande exemplo de um novo tipo de empresa no sculo XXI.15 Desvantagens e problemas do DSD Em muitos casos, o sistema DSD no funcionou como o esperado. Por exemplo, ele teve tanto xito no
DSD (2001): Pressestelle, 2001. AA (2001): Sortieranlage neuen Typs in Trier erffnet. Umwelt praxis, 2001, p. 11. 13 AA (2001): Kosten des Kuststoffrerecycling sinken weiter. Umwelt praxis, 2001, p. 6. 14 DSD (2001): Pressestelle, 2001. 15 Idem.
12 11

54

impulso n 30

incio que foram recolhidas 400 toneladas de plstico no primeiro ano, ao invs das esperadas 100 toneladas. A DSD no tinha a capacidade de reciclagem para esse volume16 e teve de pagar a outras empresas pela armazenagem e reciclagem, o que aumentou os custos. Muito lixo sem o ponto verde foi colocado nos sacos amarelos e cerca de 50% das empresas no pagaram suas taxas de licena no prazo, ou mesmo no pagaram. Os custos aumentaram, em 1993, de US$ 1,7 bilhes para US$ 2,1 bilhes,17 levando a DSD a uma crise nanceira e tornando necessria a interveno governamental para salvar a empresa. Pela falta inicial de espao para armazenagem, uma boa quantidade de embalagens foi exportada para outros pases, particularmente China, Paquisto e Indonsia. A especicao era de reciclagem e, quando isso foi publicado, a reputao da DSD e do governo alemo cou bastante prejudicada. O Spiegel, importante revista semanal de notcias, sugeriu sarcasticamente que a DSD usasse o mote: consumo local, reciclagem global. Por causa de contratos longos, 50% do lixo plstico ainda eram exportados em 1994, mas em 1995 foram reduzidos para 30%.

CONCLUSO
Em 1993, foram coletadas 34,8 mil toneladas de lixo de residncias, empresas e escritrios, o que representou uma reduo de cerca de 13%, se comparado a 1990.
Tab. 1. Change of the recycling rates between 1993 and 1996. (3)
Recycling rates
Vidro Papel Alumnio Folha-de-andres Plstico Compostos
16 17

1993
42 % 18 % 18 % 26 % 9% 6%

1994
62 % 55 % 7% 35 % 29 % 26 %

1995
71 % 71 % 32 % 56 % 52 % 39 %

1996
72 % 86 % 77 % 66 % 54 % 66 %

MLLER & BRAUN, 1993. Ibid.

As embalagens de transporte foram drasticamente reduzidas. Somente 13% dos 2,3 milhes de toneladas eram reutilizados antes de 1991, 65% dos quais eram principalmente caixas de papelo. Nos dias de hoje, a maioria dos fabricantes trabalha com material reutilizvel, com uma vida til de cerca de dois anos. O ministro do meio ambiente, J. Trittin, publicou um relatrio no qual armava que, em 2000, 200 mil toneladas de plstico foram recicladas, contra 30 mil toneladas em 1991. Embora seja do Partido Verde, ele concorda que a DSD melhor que sua reputao. Como em toda nova tecnologia, o sistema de reciclagem de plstico na Alemanha teve problemas iniciais. No entanto, desde a introduo do sistema, muito foi aprendido e a DSD melhorou signicativamente. Em muitos projetos de pesquisa, testou-se a possibilidade de separar diferentes materiais plsticos ou reciclar plsticos misturados. As empresas comearam a mudar a produo de embalagens, passando das embalagens complexas, com diversos materiais, para outras com materiais facilmente separveis. O sistema de taxas tambm mudou. No incio, era baseado no peso; agora, rmado no tipo de material e na tecnologia de reciclagem existente para cada material. A taxa para os plsticos, por exemplo, tornou-se 15 vezes mais cara do que a do vidro, no nal de 1993. Os programas de reciclagem tambm afetaram negativamente o funcionamento das usinas de incinerao, que foram construdas para o processamento de grandes quantidades de lixo. Numa tentativa de defender a prtica da incinerao, os empresrios argumentaram que ela tambm um tipo de reciclagem, j que com a queima de lixo produzse energia. Sustentam, tambm, que os ltros de ar so to ecientes que a poluio do ar foi reduzida ao mnimo. Como resultado dos vrios programas de coleta e reciclagem, 41% da populao alem de opinio que o meio ambiente est em boa forma, de modo geral. Na Alemanha Oriental, antes um pas socialista, 57% sustentam que ele est em boas condies. O povo da Polnia, um pas vizinho, no to otimista: 83% consideram que o meio ambiente vai mal. No Japo, pas muito industrializado,

impulso n 30

55

80% das pessoas sentem que ele est em ms condies, comparado a 61% no Brasil e 53% nos Estados Unidos.18

ALTERNATIVAS PARA O FUTURO BRASILEIRO


A reduo do lixo depende de dois princpios: evitar a produo de lixo e reciclar. No entanto, tambm necessria uma mudana na motivao do consumidor e no consumo, de modo a reduzir o lixo. Se o consumidor comprar produtos com menos embalagens, as empresas as reduziro. Se forem ao supermercado levando suas prprias sacolas, menos sacos de lixo sero usados, e se usarem seus prprios copos no escritrio, menos copos de plstico sero gastos. O sistema de reciclagem no Brasil j comeou. Por exemplo, a reciclagem de alumnio no

Brasil tem a taxa mais elevada do mundo. Em algumas cidades, como Piracicaba, universidades e escolas comearam a separar o lixo, instalando latas para vidro, plstico, papel e metal. Sem xito conclusivo no momento, as pessoas comearam a coletar seu lixo e deposit-lo nas latas. Com mais explicaes e educao para o povo, mais pessoas compreenderiam a idia e participariam do processo de separao. No entanto, so necessrias bases legais e infra-estrutura para que a populao seja motivada a participar. A era da sociedade descartvel est chegando ao m. A proteo da terra tarefa global, que precisa da contribuio de cada pas e cada pessoa. O exemplo da Alemanha indica que o mtodo mais convel para encorajar a participao pelo bolso, isto , o custo associado ao produto, e no sua disposio.

Referncias Bibliogrcas 18
AA. Kosten des Kuststoffrerecycling sinken weiter. Umwelt praxis. Wiesbaden, D, mar./2001. ___________. Sortieranlage neuen Typs in Trier erffnet. Umwelt praxis. Wiesbaden, D, mar./2001. ___________. Vom nchsten Jahr an Pfandpicht. Umwelt praxis. Wiesbaden, D, mar./2001. ALLENSBACH. Environmental protection and recycling hold top positions worldwide. Allensbach, D, 24/ago./2000 <http://www.gruener-punkt.de/en/frames.php3?choice1=journalisten>. CHOE, C. & FRASER, I. An Economic Analysis of Household Waste Management. Journal of Environmental Economics and Management, San Diego, USA, 38 (2): 234-246, 1999. DSD. Pressestelle. Sorting techniques for lightweight packaging. Kln, D, 19/mar./2001. <http://www.gruenerpunkt.de/en/frames.php3?choice1=journalisten>. EICHNER, T. & PETHIG, R. Product Design and Efcient Management of Recycling and Waste. Journal of Environmental Economics and Management, San Diego, USA, 41 (1): 109-134, 2000. HORMUTH, S.E. Social meaning and social context of environmentally-relevant behaviour: shopping, wrapping, and disposing. Journal of Environmental Psychology, Kent, UK, 19 (3): 277-286, 1999. KINNAMAN, T.C. & FULLERTON, D. Garbage and Recycling with Endogenous Local Policy. Journal of Urban Economics, San Diego, USA, 48 (3): 419-442, 2000. MLLER, K. & BRAUN, E. Eine schweizerische Verpackungsverordnung nack deutschem Vorbild?: pro, contra, konsequenzen. In: Mll & Abfall. World Watch Bulletin. Berlin: Kotestverlag, 1993. PALMER, K et al. The Cost of Reducing Municipal Solid Waste. Journal of Environmental Economics and Management, San Diego, USA, 33 (2): 128-150, 1997. SCHOENEBERG, A.V. Waste Management and Recycling in Germany. Lessons on How to Organise Recycling and MSW Systems. Athens: Papazisis, 1994.
18

Allensbach (2000): Environmental protection and recycling hold top positions worldwide, 2000.

56

impulso n 30

UMWELTBUNDESAMT. Jahresbericht 1992, Bonn, D, 1993. ___________. Jahresbericht 1996, Bonn, D, 1997.

Recebido: 27/abr./01 Aceito: 26/jul./01 Revisado: 28/set./01 Aprovado: 12/out./01

impulso n 30

57

58

impulso n 30

You might also like