You are on page 1of 19

CEMA

ERA VARGAS

Camaari Agosto 2011

CEMA

ERA VARGAS

Trabalho referente disciplina de Histria, sob a orientao do docente: Paulo Serro. Realizado pelos discentes: Erick Gustavo, Gabriel Vilella, Jaqueline Mascarenhas, Milena Santiago e Priscila Alves do 2 ano B do secundrio do colgio CEMA.

Camaari Agosto 2011

SUMRIO

I. INTRODUO..................................................................3

II. DESENVOLVIMENTO.....................................................4 1.1 Repblica Velha.............................................................4 1.2 Poltica do caf-com-leite..............................................4 1.3 Poltica dos governadores..............................................5 1.4 Coronelismo...................................................................6 1.5 A crise da Repblica Velha e os seus governantes......7 1.6 Governo Provisrio........................................................8 1.7 Revoluo Constitucionalista de 1932..........................9 1.8 O governo Constitucionalista.......................................10 1.9 A Revolta Mineira........................................................11 2.0 Plano Cohen................................................................11 2.1 Estado Novo................................................................11 2.2 O Brasil na Segunda Guerra Mundial..........................12 2.3 Nada menos que Getlio Vargas.................................13

III. CONCLUSO...............................................................14

IV. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.............................15

3 INTRODUO A Era Vargas o nome que se d ao perodo em que Getlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa poca foi um divisor de guas na histria brasileira, por causa das inmeras alteraes que Vargas fez no pas, tanto sociais quanto econmicas.

4 Repblica Velha Desde a proclamao da repblica at o ano de 1930 vigorava no Brasil a Repblica Velha, conhecida hoje como o primeiro perodo republicano brasileiro. Caracterizada por ser dominada pela oligarquia cafeeira e pela conhecida aliana poltica "caf com leite" (entre So Paulo e Minas Gerais), a elite cafeeira revezava na presidncia do Brasil, movida pelos seus interesses polticos e econmicos. Os fatos que marcaram a repblica velha foram sustentao da economia centrada no caf, o saneamento e a reurbanizao do Rio de Janeiro, as primeiras greves operrias, as novas imigraes de europeus, italianos e japoneses, revoltas como a revolta da chibata, a revolta do contestado e a guerra de canudos. Tambm houve a construo de estradas de ferro, usinas hidreltricas e redes telegrficas. Poltica do caf-com-leite A poltica do caf com leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal para que houvesse uma alternncia de poder entre os polticos de So Paulo e Gerais. Foi formalmente instituda no governo de Campos Sales. O nome desse acordo era porque So Paulo era produtor de caf e Minas Gerais de Leite. Assim, a escolha do presidente ficava com o Partido Republicano Paulista (PRP) e o Partido Republicano Mineiro (PRM). Essa poltica era muito criticada pelos empresrios ligados indstria, que, naquele perodo, estavam em expanso. Para garantir que o resultado da votao seja de maneira desejada pelos articuladores da poltica do caf-com-leite, utilizavam-se de diversas ferramentas, entre elas o coronelismo, o voto de cabresto e a poltica dos governadores. Essa poltica foi quebrada por Lus. Era paulista e apoiou para a presidncia outro paulista, Jlio Prestes. Com essa indicao, rompia o pacto de revezamento entre paulistas e mineiros. Esse rompimento fez com que os mineiros se unissem com os polticos do Rio Grande do Sul e apoiassem outro candidato presidncia. A poltica de um lado, fortaleceu a agricultura e a pecuria na Brasil. Por outro lado, a regio Centro-Oeste, a regio Norte e a regio Nordeste ganharam pouca ateno dos polticos e os problemas dessas regies foram agravados.

5 Poltica dos governadores Existia uma poltica em que o presidente apoiava os governadores das provncias e os governadores garantiam a eleio para o congresso de certos candidatos oficiais, estabelecendo assim um apoio mtuo entre os governadores e o presidente. Essa poltica, firmado no governo de Campos Salles, foi chamada de poltica dos governadores. Confundida erroneamente com a poltica do caf-com-leite, esse foi um desdobramento da poltica dos governadores. Essa poltica uniu os interesses dos polticos locais, que estavam sendo sufocados pela monarquia, poltica federal, que estava apoiando o setor cafeeiro. Dessa maneira, uma autonomia tanto para o governo federal quanto para as oligarquias estaduais, embora um dependesse politicamente do outro. O fortalecimento dos coronis foi uma das consequncias dessa poltica. Como os governadores precisavam sustentar politicamente o governo federal, as oligarquias provinciais passaram a manipular as eleies de senadores e deputados, para assim fortalecer o presidente da repblica. Por isso, o modelo de eleio da poca, que no exigia o voto secreto, era fundamental. Outra consequncia dessa poltica era a predominncia de So Paulo e Minas Gerais perto das demais provncias, chegando ao ponto de controlar acordos para a sucesso presidencial por mais de trinta anos. Essa consequncia era a poltica do caf-com-leite.

6 Coronelismo Durante a Repblica Velha, os coronis tinham um domnio sobre suas terras e uma influncia sobre algumas regies. O domnio dos coronis sobre suas terras permitiu com que eles controlassem os eleitores em seus currais eleitorais, que eram regies controladas politicamente pelos coronis, para que esses eleitores sempre votassem nos candidatos impostos pelo coronel. Esse tipo de voto era conhecido como voto de cabresto. Os jagunos controlavam os votos atravs da coero fsica. Dessa maneira, os eleitores que fossem contra a aspirao do coronel, eram punidos com perda de trabalho ou at mesmo sendo vtimas de homicdio. Para controlar os votos, os coronis tambm fraudavam as votaes, alterando votos, sumindo com as urnas e at mesmo patrocinavam a prtica do fantasma. Essa prtica consistia em falsificar documentos para que os eleitores pudessem votar vrias vezes e at mesmo utilizar nomes de falecidos nas eleies. Entre trocas de alguns favores polticos, os coronis garantiam a eleio de certos representantes que controlavam o cenrio poltico nacional. Sem dificuldades, o resultado das eleies poderia ser forjado para favorecer a pequena elite de proprietrios. O coronelismo perdeu fora aps a revoluo de 1930 e por isso, deixou de existir em diversas regies do Brasil. Mas algumas prticas do coronelismo, como a fraude eleitoral e a compra de votos continuou, por muito tempo, existindo em vrias regies do Brasil.

7 A crise da Repblica Velha e os seus governantes Atravs da poltica dos estados de So Paulo e Minas Gerais, Artur Bernardes foi eleito presidente em 1922. Ele recebeu um pas em crise, por causa das constantes rebelies, em virtude das agitaes militares e pelos primeiros efeitos da crise depois da Guerra. Por isso, o governo de Artur Bernardes ficou conhecido pela decretao e pelas constantes renovaes do estado de stio. Em So Paulo, tenentes sublevaram-se na Revoluo de 1924, ao comando de Isidoro Dias Lopes e dos irmos Juarez e Tvora. A revoluo chegou a ocupar a capital do estado. No Rio Grande do Sul, a Coluna Prestes iniciou uma marcha que durou at 1927, numa luta contra as foras leais ao governo. Em 1926, assumiu Washington Lus, cujo lema era "governar abrir estradas. Ao contrrio do presidente antecessor Artur Bernardes, se tornou popular depois que assumiu a presidncia da repblica. Washington Lus era conciliador, por isso suspendeu o estado de stio, mas no declarou a anistia, embora tenha dado liberdade a presos militares e civis. No exerccio da presidncia, Washington Lus contava com o apoio dos proprietrios de terras e ao mesmo tempo dialogava com as exigncias dos grupos polticos urbanos. Embora fosse um intermediador entre grupos urbanos e os detentores do poder, Washington Lus promulgou a Lei celerada em 1927, com medo que a oposio pudesse desestabilizar o governo. A Lei Celerada censurava a voz da oposio, expresses da populao e suas reunies. A imprensa no tinha a liberdade de publicao e o intuito de reprimir movimentaes de operrios e tenentes fez com que o povo perdesse o direito de organizar reunies. Aps indicar outro paulista para a sucesso presidencial, Washington Lus desagradou oligarquia mineira, que se uniu a outras oligarquias, como a do Rio Grande do Sul. Jlio Prestes, o indicado de Washington, conseguiu a vitria, mas ela no foi concedida, pois a Aliana Liberal (nome dado aos aliados gachos, mineiros e paraibanos) alegava fraudes eleitorais. Os estados aliados, principalmente o Rio Grande do Sul, arquitetaram uma revolta armada. A situao piorou ainda mais quando o candidato vice-presidente de Getlio Vargas, Joo Pessoa, foi assassinado em Recife, capital de Pernambuco. Como os motivos dessa morte foram escusos, a propaganda getulista aproveitou-se disso para usar em seu favor, pondo a culpa na oposio, alm da crise econmica acentuada pela crise de 1929; a indignao, portanto, aumentou, e o Exrcito - que era contrrio ao governo vigente desde o tenentismo - se mobilizou a partir de 3 de Outubro de 1930, tambm contando com os oficiais de alta patente. No dia 10, uma junta governamental foi formada pelos generais do Exrcito. No ms seguinte, dia 3 de novembro, Jlio Prestes foi deposto e fugiu junto com Washington Lus e o poder ento foi passado para Getlio Vargas, iniciando a Era Vargas, um perodo de 15 anos que marcou a histria do pas.

8 Governo Provisrio Nomeado presidente, Getlio Vargas usufrua poderes quase ilimitados e, aproveitando-se deles, comeou a tomar polticas de modernizao do pas. Ele criou, por exemplo, novos ministrios - como o Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio e o Ministrio da Educao e Sade -, e nomeou interventores de estados. Na prtica, os estados perdiam grande parte da sua autonomia poltica para o presidente. Continuou com a Poltica de Valorizao do Caf (PVC) e criou o Conselho Nacional do Caf e o Instituto do Cacau atendendo assim a algumas das reivindicaes das oligarquias cafeeiras. O Getlio Vargas tambm creditado, nesta poca, a Lei da Sindicalizao, que vinculava os sindicatos brasileiros indiretamente - por meio da cmara dos deputados - ao Presidente. Vargas pretendia, assim, tentar ganhar o apoio popular, para que estes apoiassem suas decises (a poltica conhecida como populismo). Assim sendo, houve, na Era Vargas, grandes avanos na legislao trabalhista brasileira, muitos deles no devidos exatamente a Vargas - a quem cujo crdito maior o estabelecimento da CLT mas sim por parte de parlamentares constituintes do perodo. Mudanas essas que perduram at hoje.

9 Revoluo Constitucionalista de 1932 Em 1931, Getlio Vargas derruba a Constituio brasileira, reunindo enormes poderes no Brasil. Isso despertou a indignao dos opositores, principalmente as oligarquias cafeeiras e a classe mdia paulista, que estavam desgostosos com o governo getulista. A perda de autonomia estadual, com a nomeao de interventores, desagradou ainda mais. Por mais que Getlio tenha percebido o erro e tentado nomear um interventor oligarca paulista, estes j arquitetavam uma revolta armada, a fim de defender a criao de uma nova Constituio. Quando quatro jovens estudantes paulistanos (Martins, Miragaia, Drusio e Camargo) so assassinados no dia 23 de Maio de 1932, diversos setores da sociedade paulista se mobilizam com o evento, e toda a sociedade passa a apoiar a causa constitucional. No dia 9 de Julho do mesmo ano, a revoluo explode pelo estado. Os paulistas contavam com apoio de tropas de diversos estados, como Rio de Janeiro, Minas e Rio Grande do Sul, mas Getlio Vargas foi mais rpido e conseguiu reter esta aliana, isolando So Paulo. Sem qualquer apoio, os flancos paulistas ficaram vulnerveis, e o plano de rpida conquista do Rio de Janeiro transformou-se em uma tentativa desesperada de defender o territrio estadual. Sem sada, o estado se rende em 28 de Setembro. Mesmo com a vitria militar, Getlio Vargas atende alguns pedidos dos republicanos, e aprova a Constituio de 1934. O estado de So Paulo no conseguiu a adeso de praticamente nenhum outro estado brasileiro. Os paulistas, chefiados por Isidoro Dias Lopes, permaneceram isolados, sem adeso das demais unidades da federao, excetuando um pequeno contingente militar vindo do Mato Grosso, sob o comando do general Bertoldo Klinger. Claramente porque era uma revoluo encabeada basicamente pela elite do PRP - Partido Republicano Paulista que, por meios de propagandas eficientes, conseguiu galgar apoio de diversos setores da sociedade paulista - taxando Getlio Vargas como um cruel ditador fascista. Para reprimir a rebelio paulista, Getlio Vargas enfrentou srias dificuldades no setor militar, pois inmeros generais simplesmente recusaram a misso, tendo em vista que estes temiam a ameaa de perder os cargos. Percebendo o dbil apoio que tinha no seio da cpula do Exrcito, e a fim de conquist-lo, Vargas rompeu em definitivo com os tenentes, que no eram bem vistos pelos oficiais legalistas. Em 3 de outubro de 1932, em meio a crise militar e apesar dela, Getlio conseguiu esmagar a revolta paulista.

10 O Governo Constitucionalista Getlio Vargas convoca a Assembleia em 1933, e em 16 de Julho de 1934 a nova Constituio, trazendo novidades como o voto secreto, ensino primrio obrigatrio, o voto feminino e diversas leis trabalhistas. O voto secreto significou o fim do voto aberto preponderante na Repblica Velha, onde os coronis tinham a oportunidade de controlar os votos. A nova constituio estabeleceu tambm que, aps sua promulgao, o primeiro presidente seria eleito de forma indireta pelos membros da Assembleia Constituinte. Getlio Vargas saiu vitorioso. Nessa mesma poca, duas vertentes polticas comearam a influenciar a sociedade brasileira. De um lado, a direita fundara a Ao Integralista Brasileira (AIB), pregando um Estado totalitrio. Do outro, crescia a fora de esquerda da Aliana Nacional Libertadora (ANL), patrocinado pelo regime comunista da Unio Sovitica, que era uma ditadura totalitria de esquerda. Estes partidos possuam carter nacional, diferentemente dos partidos dominantes durante a Repblica Velha, que geralmente representavam o seu estado (So Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro...). Essa tendncia persiste at hoje. Integralismo: Corrente que defendia a direita no Brasil, liderada por Plnio Salgado. Aliancismo: Corrente que defendia o comunismo no Brasil atravs da Intentona Comunista, liderada por Luiz Carlos Prestes e Olga Prestes.

11 A Revolta Mineira Com a aprovao da nova constituio, Getlio Vargas obteve a aprovao da elite paulista. Essa nova constituio ajudava a classe trabalhadora e conseguia agradar a elite paulista, porm os mineiros ficaram insatisfeitos com a nova constituio. Ela no auxiliava um estado que estava em estado de crise, desde o fim da Oligarquia Caf-com-Leite, isso gerou revolta tanto por parte da elite quanto pelos trabalhadores, que com a crise estava sem trabalho nas cidades e fazendas. Em fevereiro de 1935 a revolta se inicia. Minas contava com o apoio do Acre, Roraima e de Amap para conseguir conquistar a independncia do pas. Contando com apenas 300 soldados, a revolta consegue deter a guarda nacional por quase um ano e declara sua nova constituio. Ela ficou conhecida como Constituio Mineira. A nova constituio retirava o voto das mulheres e voltava com o antigo mtodo de produo escravista, embora isso tenha agradado a Roraima e o Amap, o Acre no concordou e abandonou a aliana. Com a ajuda dos acreanos, a guarda nacional finalmente conseguiu deter Minas Gerais e integra-la novamente ao Estado Brasileiro. Em 25 de janeiro de 1936 a revolta completamente desfeita. O Plano Cohen Getlio Vargas e o alto comando das Foras Armadas sempre se mostraram contra o comunismo, e usaram este pretexto para o seu maior sucesso poltico - o golpe de 1937. O PCB, que surgiu em 1922, havia criado a Aliana Nacional Libertadora, mas Getlio Vargas a declarou ilegal, e a fechou. Assim, em 1935, a ANL (com o apoio da Internacional Comunista Comintern) montou a Intentona Comunista, uma revolta contra Getlio Vargas, mas que este facilmente conteve. Em 1937, os integralistas forjaram o "Plano Cohen", em que se dizia que os comunistas planejavam uma revoluo maior e mais bem-arquitetada do que a de 1935, e teria o amplo apoio do Partido Comunista da Unio Sovitica. Os militares e boa parte da classe mdia brasileira, assim, apoiam a ideia de um governo mais fortalecido, para espantar a ideia da imposio de um governo comunista no Brasil. Com o apoio militar e popular, Getlio Vargas derruba a Constituio de 1934,e declara o Estado Novo. Estado Novo A constituio de 1937, que criou o "Estado Novo" getulista, tinha carter centralizador e autoritrio. Ela suprimiu a liberdade partidria, a independncia entre os trs poderes e o prprio federalismo existente no pas, Vargas fechou o Congresso Nacional e criou o Tribunal de Segurana Nacional. Os prefeitos passaram a ser nomeados pelos governadores e esses, por sua vez, pelo presidente. Foi criado o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), com o intuito de projetar Getlio Vargas como o "Pai dos Pobres" e o "Salvador da Ptria".

12 O Brasil na Segunda Guerra Mundial Durante a Segunda Guerra Mundial, ao longo do ano de 1942, as marinhas da Alemanha Nazista e Itlia Fascista estenderam a guerra submarina s guas do Atlntico Sul, atacando os navios de bandeiras de todos os pases que haviam ratificado o compromisso da Carta do Atlntico, compromisso esse que era de se alinhar automaticamente com qualquer pas do continente americano que viesse a ser atacado por um pas de fora do continente. O que implicou alinhamento com os EUA desde que estes foram atacados pelos japoneses em Pearl Harbor. Os EUA haviam forado o Japo a esta declarao de guerra devido a atos como grandes emprstimos de dinheiro China, tradicional inimigo do Japo, congelamento de ativos japoneses em territrio americano e suspendendo o fornecimento de petrleo quele pas. Dias depois tiveram declaraes de guerra enviada a eles pela Alemanha e Itlia. Durante todo o primeiro semestre, vrios navios mercantes brasileiros foram afundados no Atlntico, supostamente por submarinos alemes, no apenas no Atlntico Sul. Contudo a situao econmica j depauperada da Alemanha e a indiferena que o Brasil tinha neste contexto, faz crer que esta tenha sido uma ao orquestrada por outros interesses. Devido ao alarde dos casos pela imprensa, a populao brasileira saiu s ruas para exigir que o governo, frente agresso, reagisse com a declarao de guerra. Os EUA tinham planos para invadir o nordeste, caso o governo Vargas insistisse em manter o Brasil neutro. Mesmo com a atitude passiva do ponto de vista diplomtico, com o governo brasileiro ainda se mantendo oficialmente na neutralidade, o estado de guerra se mostrou irreversvel quando, a partir de maio daquele ano, avies da FAB passaram a atacar qualquer submarino alemo e italiano que fosse avistado. Apenas entre os dias 15 e 21 de agosto de 1942, cinco navios brasileiros - Baependi, Anbal Benvolo, Araraquara, Itagipe e Arar foram torpedeados na costa nordestina (Sergipe e Bahia), sendo que um deles estaria vazio e sem tripulao. No final daquele ms, o Brasil se uniu formalmente aos aliados, declarando guerra Alemanha e Itlia. Neste perodo, Vargas tambm assinou o Tratado de Washington com o presidente norte-americano Roosevelt, garantindo a produo de 45 mil toneladas de ltex para as foras aliadas, o que impulsionou o segundo ciclo da borracha, trazendo progresso para a regio da Amaznia e tambm colonizao, uma vez que s do nordeste do Brasil foram para a Amaznia 54 mil trabalhadores, destes a maioria do Cear. Em meio a incentivos econmicos e presso diplomtica, os americanos instalaram bases aeronavais ao longo da costa Norte-Nordeste brasileira, sendo a base militar no municpio de Parnamirim, vizinho a capital Natal, no estado do Rio Grande do Norte, a principal dentre estas do ponto de vista militar, embora Recife tenha sido escolhida como sede do comando aliado no Atlntico Sul. A participao do Brasil na guerra e a forma como a mesma se desenrolou, com o envio inclusive de uma fora expedicionria ao teatro de operaes do mediterrneo, acabou por ter um peso significativo para o fim do regime do Estado Novo.

13 Nada menos que Getlio Vargas No dia 29 de outubro de 1945, Getlio Vargas foi deposto por um golpe militar, sendo conduzido ao exlio na sua cidade natal, So Borja. No dia 2 de dezembro do mesmo ano, foram realizadas eleies livres para o parlamento e presidncia, nas quais Getlio seria eleito senador pela maior votao da poca. Era o fim da Era Vargas, mas no o fim de Getlio Vargas, que em 1951 retornaria presidncia pelo voto popular. Na sucesso de Dutra, em 1950, o PTB lanou Getlio Vargas como candidato presidncia, numa campanha popular empolgante e vitoriosa. Getlio Vargas voltou ao poder, como se disse na poca: "Nos braos do povo. As principais propostas de Getlio Vargas foram: A criao da Eletrobrs, fundamental para o desenvolvimento industrial e a criao da Petrobrs para diminuir a importao do produto, que consumia grande parte das divisas nacionais. Mas havia um jornalista muito crtico chamado Carlos Lacerda, que acusava o presidente de estar em um "mar de lama", ou seja, de acumular privilgios, parentes e aliados. O chefe da guarda do presidente, Gregrio Fortunato tramou um atentado para matar o jornalista, porm no momento da execuo Carlos Lacerda estava acompanhado de um major da Aeronutica. E quando ele estava acompanhado do oficial militar Rubens Vaz, o Fortunato matou o major. A crise ganhou dimenso e as Foras Armadas, aps prenderem Gregrio e os homens que haviam sido contratados para o atentado, pressionaram Vargas para que ele renunciasse novamente.

14 O nico e polmico Getlio Vargas Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Alm de criar obras de infraestrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favorveis aos trabalhadores. Foi na rea do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua poltica econmica gerou empregos no Brasil e suas medidas na rea do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros.

15 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BERTONHA, Joo Fbio, O Fascismo e os Imigrantes Italianos no Brasil, Porto Alegre, EdiPUC, RS. BRITO, Jos Domingues. O Pensamento Vivo de Getlio Vargas. So Paulo. Martin Claret Editores, 1989, p. 42. GARCIA, Nelson Jahr, Estado Novo - Ideologia e propaganda poltica, So Paulo, Loyola, 1982. GOMES, ngela de Castro. A inveno do trabalhismo. Rio de Janeiro: Vrtice, 1988. Pp. 238-243. HENRIQUES, Affonso. Ascenso e Queda de Getlio Vargas. V. 1. Rio de Janeiro: Distribuidora Record, p.34. HENRIQUES, Affonso, Vargas e o Estado Novo, Sp, 1964. LOBATO, Jos Bento Monteiro, O escndalo de petrleo, Ed. Brasiliense, 1956. PRADO, Maria Lgia. A questo do populismo a emergncia do populismo no contexto Latino-Americano. IN: MELO, Jos Marques de (org.). Populismo e Comunicao. So Paulo: Cortez Editora, 1981. p. 25. PRADO, Maria Lgia. A questo do populismo: a emergncia do populismo no contexto latino-americano. IN: MELO, Jos Marques (org.). Populismo e Comunicao. So Paulo: Cortez Editora, 1981. p.27 SILVA, Hlio, 1937 - Todos os Golpes Se Parecem , Editora Civilizao Brasileira, 1970. VARGAS, Getlio Dorneles, A nova poltica do Brasil, Jos Olympio Editora, 1939. WEFFORT, Francisco. O populismo na poltica brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. IN: MELO, Jos Marques de (org.). Populismo e Comunicao. So Paulo: Cortez Editora, 1981. p.35-36.

16 ANEXOS ANEXO A O presidente norte-americano Franklin Roosevelt e Getlio Vargas no Rio de Janeiro em 1936. ANEXO B Trabalhadores homenageiam Vargas na Esplanada do Castelo no Rio de Janeiro, em 1940. ANEXO C Getlio reunido com seu Ministrio logo aps a declarao de guerra ao Eixo em 1942. ANEXO D Soldados da artilharia da Fora Expedicionria Brasileira na Itlia.

17

18

You might also like