You are on page 1of 2

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUZ DE DIREITO TITULAR DA 2A VARA CRIMINAL DA COMARCA DE SANTANA

PROC. N

, brasileira, divorciada, autnoma, portadora do RG e do CPF., residente e domiciliada na Rua, no , , vem augusta presena de Vossa Excelncia, atravs de seu procurador in fine assinado, REQUERER A RESTITUIO DO VECULO, , ANO FAB/MOD:, PLACA:, COR:, CHASSI:, CDIGO RENAVAM:, apreendido nos autos, o que faz com fulcro no art. 120 do CPP, pelas razes fticas e jurdicas a seguir aduzidas: 1. A requerente a legtima proprietria do veculo supra referido, apreendido no dia 28 de agosto de 2011, nos Autos de Priso em Flagrante n /2011 DP SANTANA, que figura como ru. 2. O veculo referido foi adquirido pela requerente, mediante financiamento, estando, inclusive, alienado fiduciariamente junto ao Banco S/A, conforme comprova o Certificado de Registro do Veculo em anexo. A requerente havia repassado o referido veculo ao Sr., para que ele continuasse pagando as parcelas vincendas. 3. Ocorre que, com a priso do SR e a apreenso do veculo, a requerente que responsvel pelo pagamento das parcelas do financiamento do veculo, no importe de R$, cujas parcelas esto em dias, conforme cpias do Carn em anexo. 4. Razo j no mais existe para a manuteno da apreenso do veculo, vez que j foi vistoriada e periciada, logo, j no h mais interesse processual que recaia sobre o bem apreendido. At por que a requerente no parte no processo criminal em trmite, seu veculo voltado para seu transporte, jamais tendo anudo com utilizao ilcita do bem em testilha. 5. No existe qualquer previso legal de confisco do bem requerido, uma vez comprovada sua origem lcita com os documentos em anexo. 6. Destarte, a liberao do veculo imperiosa, a fim de que a requerente possa se locomover, e trazer o sustento para sua famlia, em virtude do veculo apreendido ser o nico meio de trabalho que dispe a requerente. 7. O ponto de interesse para o justo acolhimento do pleito de restituio do veculo que o mesmo foi adquirido muito antes do crime investigado, tem origem lcita conforme comprovam os documentos em anexo. 8. Ainda, Excelncia, no pode haver o perdimento do bem como efeito da condenao, pois a requerente nica prejudicada pela injusta apreenso no parte na referida ao penal. Ademais, a hiptese no se enquadra entre aquelas elencadas no artigo 91, II, alneas a e b, do Cdigo Penal Brasileiro.

9- O Egrgio Tribunal de Justia do Estado do Amap tem precedente no mesmo norte, conforme colacionado abaixo: EMENTA CONSTITUCIONAL E PROCESSUAL PENAL Mandado de segurana Interposio no mbito criminal Indeferimento de liberao de veculo apreendido em ao penal Via adequada Hipteses do art. 91, inc. II, a e b No configurao Dvida ou disputa sobre a propriedade do veculo Inexistncia Interesse ao processo Fundamentao Necessidade Violao a direito lquido e certo de fruio Caracterizao Restituio sob cautela Razoabilidade 1) O mandado de segurana, por sua natureza de ao constitucional, segundo pacfica orientao jurisprudencial, via adequada para combater indeferimento de liberao de veculo apreendido em ao penal 2) Tratando-se de veculo apreendido em feito criminal, que no se enquadre nas hipteses definidas no art. 91, inc. II, alneas a e b, do Cdigo Penal, e que sobre a propriedade inexista dvida ou disputa, a no restituio ao proprietrio, na forma do art. 118, caput, do estatuto instrumental penal, ainda que sob cautela, para possibilitar-lhe a fruio, caracteriza violao a direito seu, lquido e certo, assegurado pelo art. 5, inc. XXII, da Constituio Federal, e pelo art. 1.228, caput, do Cdigo Civil 3) O indeferimento da restituio de bem apreendido no mbito criminal, sob o argumento de interessar ao processo, embora seja matria inerente ao poder discricionrio do juiz, deve ser devidamente fundamentado, de modo a deixar claros os motivos que contriburam para o convencimento do magistrado e a viabilizar o exerccio do direito de defesa pelo proprietrio. (TJAP - MS n. 962/ - Acrdo n. 10511 - Rel. MRIO GURTYEV - Seco nica - j. 13/12/2006 - v. Maioria - p. 05/02/2007 - DOE n. 3940 ).

10. Homenageando o princpio da celeridade processual, a requerente junta aos autos os documentos que comprovam ser a possuidora direta do veculo, estando legitimada a receber sua restituio, vez que quem est a suportar os prejuzos advindos pela apreenso do bem. Isto posto, vem requerer que V.Exa possa determinar a incontinente RESTITUIO DO VECULO APREENDIDO, o que faz com espeque no art. 120 do CPP, haja vista no haver interesse processual na manuteno da guerreada apreenso, por ser questo de justia. Nestes termos Pede deferimento Macap, 08 de agosto de 2011.

ADVOGADO.OAB

You might also like