You are on page 1of 49

Depreciao, Amortizao e Exausto

DEPRECIAO

a diminuio do valor dos bens corpreos em decorrncia de desgaste ou perda de utilidade pelo uso, ao da natureza ou obsolescncia. Expressa a perda de valor que os valores imobilizados de utilizao sofrem no tempo, por fora de seu emprego na gesto

O encargo da depreciao poder ser computado como custo ou despesa operacional, conforme o caso. A depreciao dos bens utilizados na produo ser custo, enquanto a depreciao dos demais bens h de ser registrada como despesa operacional.

O lanamento de depreciao :

D= Despesas (ou custo) de depreciao C= Depreciao acumulada

TABELA DE DEPRECIAO
Abaixo uma tabela bsica de acordo com a Receita

Federal, resumindo segundo a legislao Brasileira como os bens so depreciados:


Taxa anual Edifcios Mquinas e Equipamentos Instalaes Mveis e Utenslios Veculos 4% 10% 10% 10% 20% Anos de vida til 25 10 10 10 5

Computadores e perifricos

20%

NO SE DEPRECIAM:
Terrenos,

salvo em melhoramentos ou construes

Bens

que normalmente aumentam de valor com o tempo, como obra de arte


Prdios

e construes no alugados nem utilizados por seu proprietrio na produo de seus rendimentos ou imveis destinados venda.

BASE DE CLCULO

A base de clculo da depreciao, exausto ou amortizao ser:


Custo;

Valor

de reavaliao decorrente de novas avaliaes efetuadas no Ativo Imobilizado.

MTODOS DE DEPRECIAO
Existem vrios mtodos para calcular a depreciao. Destes, os mais tradicionalmente utilizados so:

Mtodo

das quotas constantes

A depreciao por esse mtodo calculada dividindo o valor a ser depreciado pelo tempo de vid til do bem.Este mtodo chamado linear, devido a sua simplicidade, utilizado pela grande maioria das empresas.Exemplo:
Custo

do bem: 6.000,00 Vida til estimada: 5anos No h valor residual estimado Depreciao: 6.000,00 = 100/ ms 60

MTODO DA SOMA DOS ALGARISMOS DO


ANO

O mtodo da soma dos algarismos do ano consiste em estipular taxas variveis durante o tempo de vida til do bem, obtendo-se, assim, o denominador da frao que determinar o valor da depreciao de cada perodo. Exemplo: Suponhamos que o tempo de vida til de um bem tenha sido estimado em 4 anos. Veja como ser calculada a depreciao 1+2+3+4= 10 O nmero 10, encontrado conforme dissemos, ser o denominador de frao que determinar a taxa de depreciao de cada ano. Neste caso, poder-se- utilizar crescentes ou taxas decrescentes. H bens que nos primeiros anos de sua existncia apresentam alta produtividade a qual vai diminuindo com o passar do tempo, Para esse bens, justifica-se a aplicao da taxa decrescente. Taxas crescentes Taxas decrescentes 1 ano = 1/10 = 10% 1 ano = 4/10 = 40% 2 ano = 2/10 = 20% 2 ano = 3/10 = 30% 3 ano = 3/10 = 30% 3 ano = 2/10 = 20% 4 ano = 4/10 = 40% 4 ano = 1/10 = 10%.

Mtodo das unidades produzidas


O mtodo das unidades produzidas consiste em estipular a taxa de depreciao, com base no nmero de unidades produzidas pelo bem no perodo. O clculo feito da seguinte maneira: inicialmente estima-se a quantidade de unidades que o bem produzir durante o tempo de vida til; em seguida, a taxa de depreciao de cada perodo calculada proporcionalmente em funo da quantidade de unidades produzidas no respectivo perodo. Exemplo: Suponhamos que uma determinada mquina de produo tenha sua capacidade mxima de produo estimada em 50.000 unidades. Considerando que o primeiro ms de operao tenha produzido 200 unidades, veja como calcularemos a taxa de depreciao do respectivo perodo:

50.000 unidades = 100% 200 unidades = X 200X100/50.000 = 0,4%

Novas Normas
A comisso de valores imobilirios aprovou uma nova norma emitida pelo comit de pronunciamento contbeis (CPC).A nova norma trata do imobilizado.A nova regra modifica a forma de clculo da depreciao do ativo imobilizado.A empresa dever calcular o prazo estimado para depreciao,assim como estimar um valor residual para o ativo, pelo qual ele poderia ser vendido aps a depreciao.

Chamamos a ateno ao tratamento da depreciao que com a recente alterao da Lei n. 6.404/76 pela Lei n. 11.638/07 e MP n. 449/08, permitiu uma melhor aderncia da prtica contbil brasileira s normas internacionais. Nesse sentido, o pronunciamento traz de forma mais objetiva a eventual influncia residual do bem na aplicao da depreciao, quando menciona "O valor deprecivel de um ativo determinado aps a deduo de seu valor residual. Na prtica, o valor residual de um ativo frequentemente no significativo e por isso imaterial para o clculo do valor deprecivel".

Exemplo de depreciao

Congelador

Vida til determinada pelo empresrio - 4 anos Valor de aquisio - 4.800 Valor residual (valor do mesmo congelador com 4 anos de uso) 2.400 Valor Deprecivel = Valor contbil - Valor residual Valor Deprecivel = 4.800 - 2.400 = 2.400 Taxa anual de depreciao = 25% a.a. Depreciao no primeiro ano = 600

No segundo ano:

Valor contbil = 4.800 - 600 = 4.200 Valor residual do congelador, agora para 3 anos = 1.800 (valor deve ser avaliado ano a ano) Valor deprecivel = 4.200 - 1.800 = 2.400 Taxa de depreciao no segundo ano = 33.3333% Depreciao no segundo ano = 800

No terceiro ano:

Valor contbil = 4.200 - 800 = 3.400 Valor residual do congelador, agora com 2 anos de uso e mais dois ano a usar = 1.000 Valor deprecivel = 3.400 - 1000 = 2.400 Taxa de depreciao no terceiro ano = 50% Depreciao no terceiro ano = 1.200

No ltimo ano:

Valor contbil = 3.400 - 1.200 = 2.200 Valor residual, nesta data, igual ao valor de mercado = 1.100 Valor Deprecivel = 2.200 - 1.100 = 1.100 Taxa de depreciao no quarto ano = 100% Depreciao no quarto ano = 1.100
Como consequncia, o valor contbil estar refletindo o valor recupervel do ativo. Caso o empresrio resolva continuar a usar o congelador, dever ele estipular nova vida til e o valor contbil de partida ser os 1.100.

AMORTIZAO

a perda do valor dos bens imateriais em razo do tempo. Enquanto a depreciao usada para os bens materiais(tangveis), a amortizao usada para os bens imateriais(intangveis),como benfeitorias e imveis de terceiros, marcas e patentes, despesa de organizaes etc.

A amortizao dos componentes do intangvel sujeita-se a dois prazos:

Um mnimo de cinco anos, para fins fiscais Um mximo de dez anos, que aplicvel a todas as pessoas jurdicas que possuam escriturao contbil regular.

O lanamento amortizao : D = Amortizao

caracterstico

da

C = Amortizao acumulada

Por exemplo, se um marca considerada de grande valor, a empresa faz de tudo para mant-la vlida jurdica e economicamente, se o consegue, no h razo para amortiz-la. Isso tambm vale para outros ativos, como o caso do gio de fundo de comrcio dos investimentos.

Exausto

Fenmeno patrimonial que caracteriza a perda de valor que sofrem as imobilizaes suscetveis de explorao e que se esgotam no decorrer do tempo, como por exemplo, as reservas minerais e vegetais (bosques,florestas, jazidas etc.) A exausto objetiva distribuir o custo dos recursos naturais durante o perodo em que tais recursos so extrados ou exaurido.

Exemplo de exausto
Valor contbil das jazidas=50.000,00 Exausto acumulada at o exerccio precedente= 15.000,00 Estimativa total de minrios da jazida(possana)=100.000t Extrao neste exerccio=10.000t Receita pela extrao no exerccio=60.000 O clculo da despesa de exausto(contbil) poder ser: Relao da extrao do ano com a possana 10.000t =10% 100.000t Exausto contbil= 10% sobre 50.000,00 =5.000,00 Exausto dedutvel=20% sobre 60.000,00= 12.000,00 Diferena (exausto incentivada)=7.000,00

Na contabilidade registra-se como despesa do ano a ttulo de exausto somente a exausto fsica efetiva de 5.000,00.

MUDANAS DA LEI 6.404/07 PARA 11.638/07


A Lei n. 11.638/07 trouxe a adio, Lei das S/A, da meno de que as depreciaes e amortizaes precisam ser efetuadas com base na vida til econmica dos bens. Sabidamente, no necessariamente essa era a prtica no Brasil. Por isso, a modificao nesses procedimentos obrigatria, porm necessrio laudo de avaliao (laudo de vida til).

Proviso

Uma proviso um passivo de prazo ou valor incertos.

Uma proviso uma obrigao legal ou uma obrigao no formalizada* presente de uma entidade, decorrente de eventos j ocorridos de prazo ou valor incertos, cuja liquidao resultar de uma entrega de recursos. A partir do momento que essas perdas de ativos ou obrigaes se tornam totalmente definidas, deixam de ser consideradas como provises.
Exemplo: A proviso para Imposto de Renda passa a ser Imposto de Renda a pagar.

* Segundo a IAS 37 no h qualquer distino entre obrigao legal e obrigao no formalizada para fins de provisionamento.

Exemplos de Provises Ativas e Passivas

Provises Ativas Proviso para crdito de liquidao duvidosa Proviso para desvalorizao ou perdas de estoque

Provises Passivas Proviso de Frias e 13 salrios devido a funcionrios Proviso de participao nos lucros devido a funcionrios

Proviso para desvalorizao ou perdas de investimentos

Proviso para CSLL

Condies
As provises podem ser distinguidas de outros passivos quando h incertezas sobre os prazos e valores que sero desembolsados ou exigidos para sua liquidao. Assim, uma proviso somente deve ser reconhecida quando atender, cumulativamente, s seguintes condies:
1. A entidade tem uma obrigao legal ou no formalizada presente como consequncia de um evento passado; 2. Provvel probabilidade de que recursos sejam exigidos para liquidar a obrigao; 3. O montante da obrigao pode ser estimado com suficiente segurana.

Uso das Provises


Segundo o CPC 25, uma proviso deve ser usada somente para os desembolsos para os quais a proviso foi originalmente reconhecida. Somente os desembolsos que se relacionem com a proviso original so compensados com a mesma proviso. Reconhecer os desembolsos contra uma proviso que foi originalmente reconhecida para uma outra finalidade esconderia o impacto de dois eventos diferentes.

Provises X Provises por perodo de competncia


Existe uma diferenciao que passou a ser dada entre as provises propriamente ditas e as provises derivadas de apropriaes por competncia. Estas so caracterizadas como obrigaes j existentes, registradas no perodo de competncia, sendo muito menor o grau de incerteza que as envolve. Assim, pode-se dizer que j se caracterizam como passivos genunos e no devem ser reconhecidos como provises.

Exemplo de Provises

Proviso para Riscos Fiscais, Trabalhistas e


Cveis.
Os casos mais comuns de provises esto relacionados existncia de aes judiciais exigindo o pagamento de autuaes fiscais, reclamaes trabalhistas ou indenizaes a fornecedores ou clientes.

O exemplo a seguir demonstra a forma de mensurao das provises, conforme a Deliberao CVM n 489/05. Um processo trabalhista contra a empresa, e provvel que ocorra o pagamento da indenizao trabalhista. Assim,
Cenrios A B C Desembolso ( R$ mil) 100 90 80 Probabilidade de ocorrncia 10% 60% 30%

Desta forma, o cenrio B ser escolhido j que apresenta maior probabilidade de ocorrncia.

Mudana nas Provises


As provises devem ser reavaliadas em cada data de balano e ajustadas para refletir a melhor estimativa corrente. Se j no for mais provvel que uma sada de recursos ser requerida para liquidar a obrigao, a proviso deve ser revertida em contrapartida da linha do balano e/ou do resultado contra qual ela foi originalmente constituda e/ou realizada.

Contingncia
Em sentido geral, todas as provises so contingentes porque so incertas quanto ao seu prazo ou valor. Porm, no CPC 25 o termo contingente usado para passivos e ativos que no sejam reconhecidos porque a sua existncia somente ser confirmada pela ocorrncia ou no de um ou mais eventos futuros incertos no totalmente sob o controle da entidade. Adicionalmente, o termo passivo contingente usado para passivos que no satisfaam os critrios de reconhecimento.

Proviso X Contingncia
Enquanto um fato contbil considerado proviso porque um gasto j considerado certo ou de grande possibilidade de ocorrncia, contingncia uma condio ou situao cujo resultado final, favorvel ou no, depende de eventos futuros incertos.

Passivo Contingente
Um passivo contingente : (a) uma obrigao possvel que resulta de eventos passados e cuja existncia ser confirmada apenas pela ocorrncia ou no de um ou mais eventos futuros incertos no totalmente sob controle da entidade; ou (b) uma obrigao presente que resulta de eventos passados, mas que no reconhecida porque:

(i) no provvel que uma sada de recursos que incorporam benefcios econmicos seja exigida para liquidar a obrigao, ou (ii) o valor da obrigao no pode ser mensurado com suficiente confiabilidade.

Ativo Contingente

Um ativo contingente um ativo possvel que, resulta de eventos passados e cuja existncia ser confirmada apenas pela ocorrncia ou no de um ou mais eventos futuros incertos no totalmente sob controle da entidade.

Tratamento Contbil
O tratamento contbil das contingncias seguir o seguinte esquema, definido no Anexo I da NPC n 22:

Probabilidade de ocorrncia do desembolso Provvel - Mensurvel com suficiente segurana - No mensurvel com suficiente segurana Possvel

Tratamento Contbil Provisionar

Divulgar em notas explicativas Divulgar em notas explicativas

Remota

No divulgar

Exemplos
Exemplo 1 Garantias
Um fabricante d garantias no momento da venda para os compradores do seu produto. De acordo com os termos do contrato de venda, o fabricante compromete a consertar, por reparo ou substituio, defeitos de produtos que se tornaram aparentes dentro de trs anos desde a data da venda. De acordo com a experincia passada, provvel (ou seja, mais provvel que sim do que no) que haver algumas reclamaes dentro das garantias. Obrigao presente como resultado de um evento passado que gera obrigao O evento que gera a obrigao a venda do produto com a garantia, o que d origem a uma obrigao legal. Sada de recursos envolvendo benefcios futuros na liquidao Provvel para as garantias como um todo. Concluso Uma proviso reconhecida pela melhor estimativa dos custos para consertos de produtos com garantia vendidos antes da data do balano.

Exemplo 2 Treinamento para atualizao de pessoal como resultado de mudanas na tributao do imposto de renda
O governo introduz um certo nmero de mudanas na tributao do imposto de renda. Como resultado dessas mudanas, uma entidade do setor financeiro ir necessitar de treinamento para atualizao de uma grande proporo dos seus funcionrios da rea administrativa e de vendas para garantir a conformidade contnua com a regulao bancria. Na data do balano, nenhum treinamento do pessoal havia sido feito. Obrigao presente como resultado de um evento passado que gera obrigao No h obrigao porque o evento que gera a obrigao (treinamento para atualizao) no foi realizado. Concluso Nenhuma proviso reconhecida;

Reservas

Reservas
So parcelas, sem uma contra-partida, que representam a diferena entre o patrimnio lquido e o capital. Podem ser destinados ao aumento de Capital Social, podem tambm ser utilizados para compensao de prejuzos, distribuio de dividendos, reembolso ou compra de aes, resgate de partes beneficirias.

Reserva de Capital
As reservas de Capital so constitudas com valores recebidos pela companhia e que no transitam pelo resultado como receita, por se referirem a valores destinados a reforo de seu capital, sem terem como contrapartidas qualquer esforo da empresa em termos de entrega de bens ou prestao de servio.

Reservas de Capital
gio na emisso de aes
Reserva especial de gio na incorporao Alienao de partes beneficirias Alienao de bnus de subscrio Prmio na emisso de debntures Doaes e subvenes para investimentos

Destinao das reservas de capital


a) absorver prejuzos, quando estes ultrapassarem as reservas de lucros; b) resgate, reembolso ou compra de aes;

c) resgate de partes beneficirias;


d) incorporao ao capital; e) pagamento de dividendo cumulativo a aes preferenciais.

Proviso X Reservas
Proviso destina-se a dar cobertura a perdas ou despesas j incorridas,mas ainda no desembolsadas e que, dentro do regime de competncia, deve ser lanadas no resultado, na constituio dessa proviso. A reserva de contingncia por outro lado, uma expectativa de perdas ou prejuzos ainda no ocorridos; por ser possvel antev-los e por precauo e prudncia empresariais, segrega-se uma parte do lucro j existente, no os distribuindo para suportar financeiramente o perodo em que o prejuzo ocorrer efetivamente.

Reservas de Lucros
So uma destinao do lucro da empresa, tem como base o Lucro Lquido do exerccio. Dividem-se em:

Reserva Legal Reservas Estatutrias

Reserva para Contingncia


Reserva de Lucros para Expanso (Reteno de Lucros) Reserva de Lucro a Realizar Reserva Especial para dividendos obrigatrios nodistribudos

Reserva Legal :
Tem por finalidade assegurar a integridade do Capital Social, e s pode ser utilizada para compensar prejuzos ou aumentar o capital. Os prejuzos acumulados so deduzidos da base de clculo da Reserva Legal. a nica Reserva de Lucro que obrigatria. Limites: 5% do Lucro Lquido do Exerccio; 20% do Capital Social; Reserva Legal + Reserva de Capital Capital Social (facultativo).

Reservas Estatutrias :
Constitudas com base no lucro com previso no estatuto da companhia. Devem conter:
Modo preciso completo de sua finalidade; Critrios para determinar a parcela anual dos lucros destinados sua constituio; Limite mximo.

Reserva para Contingncia :


Tem como finalidade a proteo dos dividendos em perodos futuros e incertos, destinados no presente uma parcela do lucro sua constituio.

Reserva de Lucros para Expanso (Reteno de Lucros) :


Tem por finalidade de financiar projetos de investimento da companhia, no podem prejudicar o clculo dos dividendos mnimos obrigatrios, pode tambm ser utilizada para compensao de Prejuzos Acumulados.

Reservas de Lucro a Realizar :


Finalidade de evitar que a empresa pague por dividendos sobre os lucros que ainda no foram realizados em termos financeiros. Esta reserva, caso seja utilizada no perodo para compensao do prejuzo, dever ser revertida e acrescida no prximo perodo nos dividendos pagos.

Reserva Especial para dividendos obrigatrios no - distribudos:


Mesmo havendo lucro no perodo, devido a situao financeira precria da empresa, a qual no possa fazer a distribuio de dividendos, este saldo ir para esta reserva.

Bibliografia
Manual de Contabilidade das Sociedades por Aes (Aplicvel s demais sociedades) Stima Edio Autores: Srgio de Iudcibus, Eliseu Martins e Ernesto Rubens Gelbcke. CPC 25 Portal da Contabilidade. www.portaldacontabilidade.com.br

Agradecemos todos!
Componentes: Andressa Estevo Camilla Gomes Joelma Arajo Natlia Vilela Vincius Andrade

You might also like