You are on page 1of 34

Resumo

O objetivo deste trabalho apresentar o WDM (Wavelength Division Multiplexing), tratar de sua definio e de suas caractersticas. O WDM uma tecnologia utilizada para a multiplexao de dados e consiste em reunir, numa mesma fibra, vrios sinais de luz com comprimentos de onda diferentes. No receptor, os sinais so novamente separados. Apresentaremos ainda o WDMA (Wavelength Division Multiple Access), que um protocolo de mltiplo acesso, alm de outras tecnologias de multiplexao baseadas no WDM, entre elas o DWDM (Wavelength Division Multiplexing) e o CWDM (Coarse Wavelength Division Multiplexing). Essas tecnologias, apesar de apresentarem o mesmo princpio, apresentam diferenas em algumas caractersticas, como, por exemplo, na capacidade de transmisso de dados e no espaamento entre canais.

ndice de Figuras

Figura 1 - Princpio do TDM Fonte: http://www.ee.duke.edu/~yc/hot_links.html Figura 2 - Princpio do WDM Fonte: http://www.ee.duke.edu/~yc/hot_links.html Figura 3 - Princpio do DWDM Fonte: http://www.poncedaher.com.br/papers/dwdm/dwdm04.htm Figura 4 - Enlace DWDM Ponto-a-ponto Fonte: http://www.poncedaher.com.br/papers/dwdm/dwdm03.htm Figura 5 - Estrutura de uma Fibra ptica Figura 6 - Fenmeno da Reflexo na Fibra ptica Figura 7 - Fibra Monomodo Fonte: http://www.lucalm.hpg.ig.com.br/ fibras_opticas.htm Figura 8 - Grfico Atenuao X Comprimento de onda para Padres G.652 Fonte: http://www.rnp.br/_arquivo/wrnp2/2003/cwdm_dwdm.pdf Figura 9 - Laser DFB Anritsu para Sistemas DWDM Fonte: http://www.anritsu.co.uk/products/default.php?p=132&model= DWDM+DFB+Laser+Diodes Figura 10 - Optical Add/Drop Multiplexer Fonte: http://www.mrv.com/wdm/tech_mux.php Figura 11 - Multiplexao atravs de um Prisma Fonte: http://www.ee.pucrs.br/~decastro/pdf/Redes_Comutadas_Cap 3_2.pdf Figura 12 - Demultiplexao atravs de um Prisma Fonte: http://www.ee.pucrs.br/~decastro/pdf/Redes_Comutadas_Cap 3_2.pdf Figura 13 - Multiplexao atravs de Grades de Difrao Fonte: http://www.ee.pucrs.br/~decastro/pdf/Redes_Comutadas_Cap 3_2.pdf Figura 14 - Demultiplexao atravs de Grades de Difrao Fonte: http://www.ee.pucrs.br/~decastro/pdf/Redes_Comutadas_Cap 3_2.pdf Figura 15 - Demultiplexao atravs da AWG Fonte: http://us.fujitsu.com/img_asset/FNC/pdfServices/dwdmprereqrisite.pdf

Figura 16 - Concepo dos Filtros de Filmes Finos Fonte: http://us.fujitsu.com/img_asset/FNC/pdfServices/dwdmprereqrisite.pdf Figura 17 - EDFA Fonte: http://us.fujitsu.com/img_asset/FNC/pdfServices/dwdmprereqrisite.pdf Figura 18 - Faixa de Comprimento de Onda e Espaamento entre Canais: CWDM X DWDM Fonte: http://www.mrv.com/wdm/ Figura 19 - Multiplexao por Diviso de Freqncia: (a) Larguras de bandas originais; (b) Larguras de banda aumentam de freqncia; (c) Canal multiplexado. Fonte: Tanembaum, Andrew S. : "Redes de Computadores" Figura 20 - Acesso mltiplo por diviso de comprimento de onda (WDMA - Wavelength Division Multiple Access) Fonte: Tanembaum, Andrew S. : "Redes de Computadores"
Figura 21 - Pesquisadores do Bell Labs monitorando uma transmisso experimental de 1022 comprimentos de onda em uma nica fibra ptica Fonte: http://www.bell-labs.com/news/1999/november/10/2.html

1. Introduo

A fibra ptica foi inventada em 1952, por um fsico indiano chamado Narinder Singh Kanpany. Desde ento, a fibra ptica passou por uma srie de evolues e hoje em dia, utilizada em diversas reas: na medicina, em equipamentos e, principalmente, em telecomunicaes. Na rea das telecomunicaes, a fibra ptica representa um excelente meio para o trfego de dados como, por exemplo, voz e televiso, entre muitas outras aplicaes. Se comparadas com fios metlicos, as fibras pticas apresentam inmeras vantagens, como, por exemplo, imunidade a interferncia eltrica e baixa perda de transmisso. No entanto, o custo de um processo de cabeamento ptico ainda muito alto. Isso faz com que seja prefervel a utilizao de cabos metlicos. A tecnologia ptica tem se desenvolvido bastante e a procura por novas tecnologias crescente. Alm disso, temos o desenvolvimento de aplicaes que exigem altas taxas de transferncia, tais como a transmisso de udio e vdeo. Para aumentar a capacidade de transmisso de dados, poderamos instalar mais cabos nas redes. Isso seria uma maneira de aliviar o esgotamento dos recursos da fibra. No entanto, envolveria alto custo e considervel tempo de construo, tornando-a impraticvel na maioria dos casos. Uma outra maneira de aumentar a taxa de transferncia seria aumentar a taxa de bits usando o TDM (Time Division Multiplexing). O TDM um mtodo de combinao de vrias informaes independentes em uma nica informao, para que a capacidade do meio seja aumentada. Essa combinao feita pela juno dos sinais de acordo com uma seqncia definida. Ao chegar no receptor, cada informao independente separada, baseando-se na seqncia e no tempo. Com isso, mais bits (dados) podem ser transmitidos por segundo. No entanto, utilizando TDM, podemos ter degradao do sinal devido disperso e a efeitos no lineares.

Figura 1 - Princpio do TDM

Uma terceira escolha para aumentar a banda seria o WDM (Wavelength Division Multiplexing) que uma tecnologia de multiplexao por diviso de comprimentos de onda. Isso iria aumentar a capacidade da fibra j implantada, alm de se tornar possvel a integrao entre a atual e a prxima gerao de tecnologias.

2. WDM

2.1. Definio

Objetivando se tornar mais eficiente o uso de fibras pticas, por volta de 1990, foi desenvolvida a tecnologia WDM (Wavelength Division Multiplexing). Esta tecnologia consiste em juntar numa mesma fibra vrios sinais de luz, de cores (comprimentos de onda) diferentes, cada um gerado por um laser separado. No receptor, os sinais de cores diferentes so novamente separados.

Figura2 - Princpio do WDM

Essa tcnica de multiplexao realizada com o objetivo de aumentar a capacidade de transmisso e como conseqncia, usar a largura de banda da fibra ptica mais adequadamente. No entanto, nos sistemas WDM, esse objetivo ainda no alcanado completamente, pois possvel a multiplexao de poucos comprimentos de onda.

2.2. Caractersticas

As tecnologias WDM oferecem suporte a projetos de alta performance, tais como: ensino distncia, laboratrios remotos, telemedicina, computao em grade, ambientes colaborativos. O WDM utiliza paralelamente tecnologias de rede como Multicast, Engenharia de Trfego (Traffic Engineering), QoS (Quality of Service), entre outras, oferecendo um servio de qualidade, com novas tecnologias e alta capacidade de comunicao. Os sinais a serem transmitidos nos diferentes comprimentos de onda podem possuir formatos e taxas de bit diferentes, o que promove uma maior transparncia aos sistemas de transporte. Cada sinal pode ser formado por fontes de dados (texto, voz, vdeo, etc.) diferentes e transmitido dentro de seu prprio comprimento de onda. Assim, o WDM carrega os sinais de maneira independente uns dos outros, significando que cada canal possui sua prpria banda dedicada. A grande vantagem associada ao WDM a possibilidade de se modular o aumento da capacidade de transmisso conforme o mercado e de acordo com a necessidade de trfego. A principal razo para a utilizao destes sistemas o baixo custo. Estes sistemas possibilitam o alcance de uma melhor relao entre custos e bits transmitidos, sob determinadas condies. Algumas anlises mostram que, para distncias menores que 50Km, a soluo de multi-fibra menos dispendiosa e para distncias maiores que este valor, o custo da soluo WDM melhor. Os sistemas WDM possuem algumas caractersticas bsicas, apresentadas a seguir:
Flexibilidade de capacidade: migraes de 622 Mbps para 2,5 Gbps e, a seguir para 10 Gbps podero ser realizadas sem a necessidade de se trocar os amplificadores e multiplexadores WDM. Desta maneira, possvel se preservar os investimentos realizados; Transparncia a sinais transmitidos: podem transmitir uma grande variedade de sinais de maneira transparente. Como no h o envolvimento de processos eltricos, diferentes taxas de transmisso e sinais podero ser multiplexados e transmitidos para o outro lado do sistema, sem a necessidade de uma converso pto-eltrica; Permite crescimento gradual de capacidade: um sistema WDM pode ser planejado para 16 canais, podendo ter sua operao iniciada com um nmero menor de canais. A introduo de mais canais no sistema pode ser feita simplesmente adicionando novos equipamentos terminais; Reutilizao dos equipamentos terminais e da fibra: permite o crescimento da capacidade, mantendo os mesmos equipamentos terminais e a mesma fibra;

Atendimento de demanda inesperada: geralmente, o trfego aumenta mais rapidamente que o esperado e, neste caso, alguns sistemas podem no possuir uma infra-estrutura disponvel para suport-lo. Os sistemas WDM podem solucionar este problema, economizando tempo na expanso da rede.

Sero citadas algumas situaes que favorecem a utilizao de WDM:


Casos onde a rede apresenta longas distncias, especialmente redes ponto-a-ponto e em cadeia; Situaes onde o aumento da capacidade requer a instalao de novos cabos e principalmente se no h espao para novos cabos na infra-estrutura existente; Casos em que o aumento de capacidade deve ser alcanado em curtos perodos de tempo.

muito comum comparar os sistemas TDM e WDM, coma finalidade de se encontrar a melhor soluo. Aps serem realizados alguns testes, chegou-se s seguintes concluses:
Em aplicaes de distncias pequenas, onde regeneradores e amplificadores no so utilizados, um sistema TDM a soluo mais vivel; Em aplicaes de longas distncias, o sistema WDM se torna mais barato, pois um mesmo regenerador ptico utilizado para um grupo de canais, o que reduz o nmero de regeneradores e fibras utilizados; Em aplicaes entre 120 e 300 Km, a melhor soluo varivel, dependendo do caso e tambm dos custos de implementao.

Foi visto que o WDM pode ser introduzido em sistemas j existentes de forma a ampliar a capacidade de transmisso destes sistemas. Para garantir uma perfeita integrao entre um sistema antigo e o WDM, necessrio tomar as seguintes providncias:
Ter uma noo geral do trfego que transmitido pela rota, definindo seu formato e taxas de transferncia, considerando que a existncia de trfego analgico tambm deve ser examinada; Ter uma viso da infra-estrutura existente, o tipo de cabo ptico utilizado, comprimentos dos enlaces e pontos de regenerao; Definir a capacidade final de transferncia do sistema; Ter uma noo das interfaces pticas disponveis nos terminais; Definir se necessrio o uso de equipamentos adicionais, como, por exemplo, transponders, mdulos de compensao. Definir a quantidade necessria de regeneradores; Migrao do trfego para novos sistemas aps a instalao dos mesmos. A instalao causa uma interrupo do trfego, por um tempo indeterminado.

3. CWDM

3.1.Definio

O CWDM (Coarse WDM ou WDM Esparso) uma tecnlogia WDM de baixa densidade e seu princpio de funcionamento o mesmo do WDM. Nesta tcnica, a informao agrupada em at 16 canais entre os comprimentos de onda de 1310 nm e 1610 nm, onde a distncia entre os canais de 20 nm (3000 GHz). Esse sistema exige menos controle do comprimento de onda e possui elevada qualidade de servio. Alm disso, essa tecnologia utiliza lasers como transmissores e desnecessria a presena de amplificadores pticos. Isso faz com que seja prefervel o uso do CWDM em redes metro, devido a seu custo acessvel. Outra caracterstica dos sistemas CWDM que estes possuem flexibilidade suficiente para serem empregados em conexes ponto-aponto. Tambm suportam trfego Ethernet e interconexo de SANs (Storage Area Networks). A taxa de transmisso suportada de 1.25 Gb/s, cobrindo distncias de at 40 km. Alm disso, oferece suporte para taxas de 2.5 Gb/s, cobrindo distncias de at 80 km. Banda ptica Atualmente as bandas de freqncia ptica mais utilizadas em sistemas CWDM so:
O - Band (Original Band) - vai de 1260 nm a 1360 nm; E - Band (Extended Band) - est na faixa de 1360 nm a 1460 nm; C - Band (Conventional Band) - vai de 1530 nm a 1570 nm.

4. DWDM

4.1. Definio

O DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing - multiplexao densa por comprimento de onda) uma tecnologia WDM. Segundo a ITU (International Telecommunications Union), os sistemas DWDM podem combinar at 64 canais em uma nica fibra. No entanto, podemos encontrar, na prtica, sistemas DWDM que podem multiplexar at 128 comprimentos de onda. Alm disso, foram realizados alguns testes que provaram ser possvel a multiplexao de at 206 canais. O espaamento entre os canais pode ser de 200 GHz (1.6 nm), 100 GHz (0,8 nm), 50 GHz (0,4 nm), podendo chegar a 25 GHz (0,2 nm). Os sistemas DWDM utilizam comprimentos de onda entre aproximadamente 1500 nm e 1600 nm e apresentam alta capacidade de transmisso por canal, 10 Gbps, podendo alcanar 1Tbps na transmisso de dados sobre uma fibra ptica.

Figura 3 - Princpio do DWDM

Um sistema DWDM capaz de multiplexar 40 comprimentos de onda a 10 Gb/s por canal, possui uma banda total de 400 Gb/s, o que suficiente para transportar em uma nica fibra o contedo equivalente a mais que 1100 volumes de uma enciclopdia em 1s. Sistemas DWDM com 40 Gb/s por comprimento de onda j so realizveis, e a tendncia aumentar continuamente tanto a densidade de canais multiplexados quanto a taxa de bits por canal. O DWDM a chave tecnolgica para integrao das redes de dados, voz e imagem de altssima capacidade. Alm de ampliar

exponencialmente a capacidade disponvel na fibra, o DWDM possui a vantagem de no necessitar de equipamentos finais para ser implementado. E ainda, esta tcnica de multiplexao obedece ao padro de fibra G.652 (monomodo) que utilizado na maioria dos backbones de fibra ptica. Atualmente, o DWDM utilizado principalmente em ligaes ponto-aponto. Nessa tecnologia, possvel que cada sinal transmitido esteja em taxas ou formatos diferentes. Desta forma, a capacidade de transmisso de sistemas DWDM podem ser ampliadas consideravelmente e de maneira relativamente fcil. E ainda capaz de manter o mesmo grau de desempenho, confiabilidade e robustez do sistema.
4.2. Link DWDM

Nas redes pticas emprega-se a utilizao de um link DWDM ponto-aponto. Neste sistema, emissores de luz lanam feixes de luz na entrada do multiplexador ptico. Este mux ir combinar os diferentes comprimentos de onda em um nico caminho, sendo ento acoplados em uma fibra monomodo. No final do link, os canais pticos so separados pelo demultiplexador ptico e levados para os diferentes receptores. Para links de transmisso que possuem longas distncias, preciso que os sinais sejam amplificados. Para isso, utiliza-se um amplificador ptico.

Figura 4 - Enlace DWDM Ponto-a-ponto

4.2.1. Componentes

A) Fibras pticas Uma fibra ptica um fio fino feito de materiais como slica, silicone, vidro, nylon ou plstico. Esses materiais so dieltricos (isolantes eltricos), alm de serem cristalinos e homogneos, o que os tornam suficientemente transparentes para guiar um feixe de luz (visvel ou infra-vermelho) atravs de um determinado trajeto. Assim, a luz aplicada a uma das extremidades percorre a fibra at sair pela outra extremidade, podendo este percurso atingir centenas de quilmetros sem a necessidade de que o sinal seja regenerado. A estrutura bsica

das fibras pticas consiste em um conjunto de cilindros concntricos, cada um com uma determinada espessura e determinado ndice de refrao, de forma que possibilitem o fenmeno da reflexo interna total.

Figura 5 - Estrutura de uma Fibra Figura 6 - Fenmeno da Reflexo na Fibra ptica ptica

Num sistema DWDM, geralmente utiliza-se fibras monomodo (SMF Single Mode Fiber). A construo desse tipo de fibra realizada de tal forma que apenas o modo fundamental de distribuio eletromagntica guiado. Assim, evita-se os diversos caminhos de propagao da luz no interior do ncleo e, conseqentemente, a disperso do impulso luminoso reduzida. Para isso, o dimetro do ncleo da fibra deve ser poucas vezes maior que o comprimento de onda da luz utilizada para a transmisso. Normalmente, encontramos as seguintes dimenses: 2 a 10 micrmetros para o ncleo e 80 a 125 micrmetros para a casca. Os materiais mais utilizados para a fabricao desta fibra so slica e slica dopada.

Figura 7- Fibra Monomodo

A seguir, apresentado um grfico indicando a variao da atenuao do sinal na fibra, quando variamos o comprimento de

onda, para o padro de fibra monomodo G.652. Analisando esse grfico, vemos que podemos utilizar uma faixa de comprimentos de onda entre 1280nm e 1650nm. O limite inferior dessa faixa de comprimento de onda assume esse valor devido ao dimetro do ncleo da fibra monomodo. J o limite superior dessa faixa explicado pelo fato de que, para um valor acima deste limite, a atenuao aumenta rapidamente.

Figura 8 - Grfico Atenuao X Comprimento de onda para Padres G.652

Na transmisso por fibras ticas, buscamos baixas atenuaes de sinal. Por isso, utiliza-se regies especficas do espectro ptico, que recebem o nome de janelas ticas. Os primeiros sistemas DWDM foram projetados para operar na primeira janela ptica, prximo a 850 nm. Nessa janela, a atenuao de cerca de 0.8 dB/km. Em torno de 1310 nm, temos a segunda janela (banda O), onde temos uma atenuao menor que na primeira janela, prximo de 0.3 dB/km que possui uma em 1310 nm. Temos ainda uma terceira janela (banda S), em torno de 1550 nm, que apresenta uma perda menor que 0.3 dB/km, e uma quarta janela, por volta de 1625 nm, que tambm apresenta uma pequena atenuao. A capacidade de transmisso ou banda passante da fibra monomodo aproximadamente de 50 THz. Somente uma pequena frao dessa capacidade vem sendo utilizada. Um sinal de 2,5 Gb/s, por exemplo, usa apenas 0,005%, ao passo que um sinal de 10 Gb/s utiliza 0,02%.

Utilizando uma tecnologia de multiplexao WDM, pode-se aproveitar ainda mais a banda passante oferecida pela fibra monomodo. Banda ptica Atualmente as bandas de freqncia ptica mais utilizadas em sistemas DWDM so: S - Band (Short Band) - vai de 1450 nm a 1500 nm. C - Band (Conventional Band) - vai de 1530 nm a 1570 nm; L - Band (Long Band) - est na faixa de 1570 nm a 1625 nm; B) Emissores e Detectores de Luz Emissores de luz Um sistema DWDM impe altas exigncias a seus componentes, principalmente com relao ao comprimento de onda do feixe de luz fornecido pelas fontes. A fonte utilzada no sistema muito importante, pois suas caractersticas geralmente atuam diretamente no desempenho final do link ptico. Assim, esses dispositivos precisam ser compactos, e devem emitir feixes de luz monocromtica, estvel, e de longa durao. Para a emisso dos sinais de luz numa transmisso ptica, podemos utilizar dois tipos de fontes: os diodos emissores de luz (LEDs - Light Emitting Diodes) e os lasers semicondutores. Os LEDs so dispositivos lentos em relao aos lasers, alm de serem adequados para a utilizao em taxas menores que 1 Gb/s. E ainda, possuem um espectro largo, e so freqentemente usados em comunicaes com fibras multimodo. J os lasers semicondutores possuem caractersticas adequadas s aplicaes com fibras monomodo. Alm disso, os lasers so capazer de emitir feixes de luz com comprimento de onda preciso, largura de espectro limitada e potncia suficiente. O custo dos lasers em relao aos LEDs maior, mas amplamente empregado em enlaces DWDM, j que atendem a maior parte das exigncias dessa tecnologia, que exige ainda o controle da mudana da freqncia no tempo. No entanto, os lasers no satisfazem esse requisito, que pode ser afetado pelo meio utilizado para a modulao do sinal.

Figura 9 - Laser DFB Anritsu para

Sistemas DWDM

Os lasers semicondutores mais usados so os lasers Fabry-Perot e os lasers DFB (Distribuited FeedBack). Os lasers DFB so os mais adequados s aplicaes DWDM, j que emite feixes de luz bem semelhante luz monocromtica e permite altas velocidades de transmisso, alm de possuir uma relao sinal-rudo favorvel e apresentar maior linearidade. Esses lasers podem operar em torno de 1310 nm e na faixa de 1520 nm a 1565 nm, que apresenta compatibilidade com os amplificadores EDFAs.

Detectores de luz Num sistema de transmisso de dados por fibra ptica, o receptor consiste em um fotodiodo ou fotodetector, que um dispositivo que emite um pulso eltrico ao ser atingido pela luz. Normalmente, o tempo de resposta de um fotodiodo corresponde a 1 ns, fator que limita as taxas de transmisso em 1 Gb/s. Outro fator importante o rudo trmico. Para ser detectado, um pulso de luz precisa conduzir energia suficiente. Se o sinal transmitido possuir potncia suficiente, a taxa de erros pode se tornar pequena o bastante, de forma que no afete a transmisso. No caso de sistemas DWDM, preciso que os sinais transmitidos sejam recuperados em diferentes comprimentos de ondas sobre a fibra. Assim, os sinais pticos so separados (demultiplexados) antes de chegar no detector. Os fotodetectores mais usados so o PIN (Positive-Intrinsic-Negative) e o APD (Avalanche PhotoDiode). Os fotodiodos PIN apresentam certas vantagens, tais como baixo custo e confiabilidade, enquanto os APDs demonstram maiores sensibilidade e preciso e alto custo. C) Multiplexadores e Demultiplexadores Os sistemas DWDM necessitam de equipamentos capazes de combinar sinais que provm de vrias fontes emissoras, para que sejam transmitidos por uma nica fibra. Assim, os multiplexadores convergem sinais de diversos comprimentos de onda em um nico feixe. Nos receptores, temos equipamentos demultiplexadores, que possuem a funo de separar o feixe recebido em suas vrias componentes de comprimento de onda. A estrutura dos

multiplexadores e demultiplexadores basicamente a mesma, mas em um enlace DWDM, so colocados em direes opostas. Esses equipamentos podem ser classificados como passivos ou ativos. Se forem passivos, so baseados na utilizao de prismas, difrao ou filtros. Se forem ativos, se baseam na combinao de dispositivos passivos com filtros sintonizados. Nestes dispositivos, necessrio minimizar a interferncia entre canais e maximizar a separao entre eles. Existe um tipo especial de multiplexador denominado add/dropmultiplexer. Este dispositivo, alm de realizar a funo de um multiplexador comum, permite a remoo de um sinal e a insero de um novo sinal, de mesmo comprimento de onda, em um enlace de transmisso. Todos os outros comprimentos de onda passam atravs do multiplexador add/drop com uma pequena perda de potncia (geralmente alguns dB). Isso facilita a evoluo de links pticos DWDM ponto-a-ponto, pois nem todos os canais da transmisso possuem a mesma origem e o mesmo destino.

Figura 10 - Optical Add/Drop Multiplexer

Tcnicas de multiplexao e demultiplexao Uma maneira simples de multiplexao ou demultiplexao da luz poderia ser realizada utilizando-se um prisma. Como o feixe de luz policromtica incide paralelamente na superfcie do prisma, durante a demultiplexao, cada comprimento de onda refratado diferentemente. Assim, cada comprimento de onda separado um do outro por um ngulo. Ento, uma lente ir focalizar cada feixe, de maneira que entrem adequadamente na fibra. Essa mesma tcnica pode ser feita para realizar a multiplexao de diferentes comprimentos de onda dentro de uma nica fibra.

Figura 11 - Multiplexao atravs de um Prisma

Figura 12 - Demultiplexao atravs de um Prisma

Uma outra tcnica tem base nos princpios de difrao e interferncia ptica. Ao incidir numa grade de refrao, cada comprimento de onda que compe o feixe de luz policromtica difratado em diferentes ngulos e, assim, para pontos diferentes no espao. Para focalizar este feixes dentro de uma fibra, pode-se usar lentes.

Figura 13 - Multiplexao atravs de Grades de Difrao

Figura 14 - Demultiplexao atravs de Grades de Difrao

As grades de guias de ondas (AWGs - Arrayed WaveGuide) so dispositivos que tambm se baseam nos princpios da difrao. O AWG, tambm conhecido como roteador ptico de guia de onda e consiste de uma matriz de canais curvados com uma diferena fixa no caminho entre canais adjacentes. Os AWGs so conectados os terminais de entrada e sada. Ao incidir no terminal de entrada, a luz difratada e entra na matriz de guia de ondas. Nessa matriz a diferena de comprimento ptico de cada guia de onda produz uma diferena de fase no terminal de sada, quando acoplado uma matriz de fibras. Isso resulta em diferentes comprimentos de onda

possuindo mximos de interferncia em diferentes lugares, que correspondem s portas de sadas.

Figura 15 - Demultiplexao atravs da AWG

Tem-se ainda uma tcnica que utiliza filtros de interferncia em dispositivos denominados filtros de filmes finos ou filtros de interferncia de mltiplas camadas. Essa tcnica consiste em inserir filmes finos no caminho ptico, de forma que os comprimentos de onda da luz policromtica possam ser separados. Cada filme colocado no caminho da luz deve transmitir um comprimento de onda e refletir todos os outros. Colocando estes dispositivos em cascata, muitos comprimentos de onda podem ser demultiplexados.

Figura 16 - Concepo dos Filtros de Filmes Finos

D) Amplificadores pticos Em sistemas de transmisso de dados por fibras pticas a longas distncias, o sinal transmitido precisa ser amplificado aps percorrer uma certa extenso da fibra. Pode-se utilizar um repetidor eltrico como amplificador. O repetidor ir converter o sinal tico em sinal eltrico atravs de um fotodiodo e ir amplific-lo, reconvertendo-o em sinal ptico.

No caso de sistemas DWDM, que se trata de um sistema multi-canal, temos que cada canal requer, separadamente, uma converso optoeltrica, seguida da amplificao e reconverso eltrica-tica. Desta forma, para um sistema de n canais, sero necessrios n repetidores. Assim, mais conveniente usar amplificadores ticos. Os amplificadores ticos so dispositivos que tm a finalidade de amplificar um sinal fraco e distorcido, objetivando a regenerao desse sinal. Esse equipamento realiza a amplificao no domnio tico, ou seja, sem realizar a converso do sinal ptico em pulsos eltricos. Como os amplificadores ticos operam apenas na faixa de banda especfica do espectro de freqncia, a faixa de freqncia para sistemas DWDM so muito dependentes desses amplificadores. A amplificao tica no depende da taxa de transmisso de dados. O amplificador ptico mais conhecido o EDFA (Erbium-Doped Fiber Amplifier). O rbio um elemento que emite luz quando excitado. Esse amplificador, recebe um sinal fraco e uma luz de comprimento de onda de 980 nm ou 1480 nm injetada por um laser. Isso estimula os tomos do rbio a liberar a energia armazenada como luz de 1550 nm. Este processo contnuo atravs da fibra e, por isso, o sinal aumenta fortemente. No entanto, as emisses espontneas no EDFA tambm adicionam rudo ao sinal transmitido.

Figura 17 - EDFA

5. Recomendaes ITU-T

O comit da ITU-T (International Telecommunications Union Telecommunication Standardization Sector) tem uma srie de recomendaes relacionadas a comunicaes por fibras pticas, inclusive para sistemas DWDM e CWDM. A seguir, temos uma lista com algumas dessas recomendaes: ITU-T G.652 - sofreu tima reviso em maro de 2003. Essa recomendao trata-se das caractersticas de cabos e fibras monomodos, descrevendo os atributos geomtricos e mecnicos, bem como as caractersticas de transmisso da fibra SMF com disperso zero e comprimento de onda em torno de 1310 nm. Esta fibra foi otimizada para operar na regio de 1310 nm, mas tambm pode ser utilizada na regio de 1550 nm. Essa a mais recente reviso da recomendao criada em 1984. ITU-T G.653 - em dezembro de 2003 foi aprovada a quinta e mais recente verso dessa recomendao, criada em 1988. Essa recomendao descreve as caractersticas de fibras monomodo com disperso zero e comprimento de onda na regio de 1550 nm. ITU-T G.655 - em maro de 2003 foi aprovada a mais recente reviso dessa recomendao criada em 1996. A ITU-T G.655 descreve as caractersticas de uma fibra monomodo que possui um valor absoluto do coeficiente de disperso cromtica melhor que o de outras fibras SMF, na faixa de 1530 nm a 1565 nm. Para essa fibra, h a reduo do crescimento de efeitos nolineares, particulares de sistemas DWDM.
ITU-T G. 694.1 - aprovada em junho de 2002, essa recomendao fornece uma tabela de freqncias para aplicaes DWDM. Essa tabela sustenta um espaamento de 12.5 GHz a 100 GHz entre canais.

ITU-T G.694.2 - a primeira verso foi aprovada em junho de 2002, tendo uma verso mais atual aprovada em dezembro de 2003. Essa recomendao fornece uma tabela de comprimentos de onda para aplicaes CWDM. Essa tabela suporta um espaamento de 20 nm entre os canais. ITU-T G.695 - aprovada pela ITU-T em fevereiro de 2004, essa recomendao complementa a recomendao existente ITU-T G.694.2 e a mais recente das recomendaes da srie G. Alm disso, trata de interfaces pticas para aplicaes CWDM que suportam at 16 canais e taxas de transmisses de at 2.5 Gb/s. As aplicaes definidas usam dois mtodos diferentes: um com parmetros de interface usando multicanal

e outro com parmetros de interface usando um nico canal. Nos dois mtodos so especificados aplicaes unidirecionais e bidirecionais.

6. CWDM X DWDM

O CWDM e o DWDM, por serem tecnologias WDM, ambos apresentam o mesmo princpio de funcionamento de combinar vrios comprimentos de onda em uma nica fibra, de forma a aumentar sua capacidade. No entanto, existem algumas diferenas bsicas que sero apresentadas a seguir. Caractersticas Nmero de comprimentos de onda que podem ser combinados em uma nica fibra Faixa de comprimento de onda Espaamento entre canais Bandas pticas utilizadas reas de aplicaes Densidade, devido ao espaamento entre os canais CWDM 16 DWDM 64

1310 nm a 1610 1492.25 nm a nm 1611.79 nm 100 GHz (0.8 20 nm nm) O, E e C S, C e L Redes Aplicaes Metropolitanas ponto-a-ponto Baixa Alta

Figura 18 - Faixa de Comprimento de Onda e Espaamento entre Canais: CWDM X DWDM

Na tabela apresentada acima, vemos diferenas em algumas caractersticas das tecnologias CWDM e DWDM. Alm dessas diferenas, temos outras, que tambm sero citadas. Os sistemas DWDM requerem que os lasers utilizados possuam temperaturas estveis, alm de necessitarem de filtros de banda estreita. J os sistemas CWDM no necessitam que os lasers utilizados possuam temperaturas estveis e os filtros utilizados so de banda larga.

Assim, percebemos que a implementao de sistemas DWDM mais complexa, se comparado com o CWDM. Geralmente, o DWDM a melhor escolha para aplicaes onde a densidade dos canais ou a largura de banda so de maior prioridade. O CWDM, por sua vez, uma excelente opo onde os gastos devem ser considerados. H uma estimativa de que o emprego do CWDM pode economizar em at 30% dos gastos se comparado com o DWDM.

7. Outras Tecnologias WDM

- WWDM

O WWDM (Wide Wavelength Division Multiplexing) utiliza a janela ptica em 1310 nm e possui um amplo espaamento entre os canais multiplexados. O WWDM permite a combinao de 4 comprimentos de onda em uma nica fibra. Alm disso, uma tecnologia muito verstil, pois suporta fibras multimodo para distncias curtas (300 m) e fibras monomodo para longas distncias (10 km). O Wide WDM amplamente aplicado a LAN's (Local Area Networks redes locais). Alm disso, utilizado nas especificaes 10GBaseLX4/LW4 do protocolo 10 GE (10 Gigabit Ethernet), aprovado em maro de 2001 pelo comit IEEE 802.3. Nestas especificaes se usam duas fibras monomodos ou multimodos com WWDM, no comprimento de onda de 1310 nm. Neste caso, so multiplexados quatro comprimentos de onda em cada fibra, espaados de 24.5 nm. A seguir, apresentamos alguns parmetros desta especificao.
Meio Fibra Multimodo 62,5 um Fibra Multimodo 50 um Fibra Multimodo 50 um Fibra Monomodo Banda Modal (MHz.km) 500 400 500 N/A Distncia mxima (m) 300 240 300 10000

- UDWDM

O U-DWDM (Ultra - Dense Wavelength Division Multiplexing) considerado como o prximo estgio nas comunicaes pticas. Esta tecnologia combina 128 ou 256 comprimentos de onda em uma nica fibra ptica, sendo que cada comprimento de onda teria uma taxa de transmisso de 2.5 Gb/s, 10 Gb/s e at 40 Gb/s. No U-DWDM os canais esto espaados de 10 GHz, o que corresponde a 0.08 nm.

Nos Laboratrios Bell, em Holmdel, New Jersey, conseguiu-se atingir uma transmisso de 1022 comprimentos de onda em uma nica fibra ptica, utilizando-se U-DWDM. Nessa transmisso experimental, cada comprimento de onda carregava informaes distintas. Foi utilizado um nico laser de alta velocidade para gerar todos os sinais, ao invs de usar um laser para cada comprimento de onda. como feito nos sistemas WDM convencionais. Cada canal carrega informaes a uma taxa de 37 Mb/s, totalizando mais de 37 Gb/s. Pesquisadores acreditam que esta taxa pode chegar a uma ordem de Tb/s.

Figura 21 - Pesquisadores do Bell Labs monitorando uma transmisso experimental de 1022 comprimentos de onda em uma nica fibra ptica

8. WDMA

O WDMA (Wavelength Division Multiple Access) um protocolo de acesso mltiplo por diviso de comprimento de onda, pertencente subcamada de controle de acesso ao meio (MAC - Medium Access Control). Um protocolo de acesso mltiplo usado com a finalidade de alocao de canais de acesso mltiplo. No caso do WDMA, cada canal dividido em sub-canais, utilizando-se mtodos de multiplexao como o FDM (Frequency Divison Multiplexing), TDM (Time Division Multiplexing) e WDM (Wavelength Divison Multiplexing). Esses subcanais so ento alocados dinamicamente, conforme as necessidades. Esse mtodo muito utilizado em LANs (Local Area Networks - redes locais) de fibra ptica para que se possam realizar transmisses diferentes utilizando comprimentos de onda (freqncias) distintos ao mesmo tempo.

Figura 19 - Multiplexao por Diviso de Freqncia: (a) Larguras de bandas originais; (b) Larguras de banda aumentam de freqncia; (c) Canal multiplexado.

Para possibilitar a realizao de vrias transmisses ao mesmo tempo, o espectro do sinal dividido em canais, ou seja, bandas de comprimento de onda, conforme a Figura 19. Nesse protocolo, cada

estao pertencente LAN possui um canal estreito, que servir de canal de controle para a transmisso de sinais. Alm desse canal, fornecido um canal largo, para permitir que a estao transmita quadros de dados. Asim, temos que so atribudos um total de dois canais a cada estao de uma LAN ptica. Cada canal dividido em grupos de slots de tempo. Ser considerado que o nmero de slots do canal de controle m e o nmero de slots do canal de dados n+1, onde os n primeiros slots so reservados para dados e o ltimo destinado ao uso por uma estao, para que ela possa informar seu status, especialmente sobre quais slots dos dois canais no esto sendo utilizados. Nesses dois canais, repete-se indefinidamente a seqncia de slots, e o slot 0 marcado de forma especial para que possam ser detectados por retardatrios. Todos os canais so sincronizados atravs de um nico relgio global. A seguir, apresentamos um esquema com a diviso de slots nos canais de dados e controles.

Figura 20 - Acesso mltiplo por diviso de comprimento de onda (WDMA Wavelength Division Multiple Access)

Cada estao deve possuir dois transmissores e dois receptores. Um dos receptores deve possuir comprimento de onda fixo, para que possa ouvir seu prprio canal de controle. O outro receptor deve possuir comprimento de onda ajustvel, para que seja possvel a

seleo de um transmissor de dados para escuta. O mesmo ocorre com os transmissores: um deles ajustvel para transmisso nos canais de controle de outras estaes e o outro possui comprimento de onda fixo para transmisso de quadros de dados. Assim, possvel que cada estao detecte se existem solicitaes recebidas em seu prprio canal de controle e, em seguida seu comprimento de onda ajustado ao comprimento de onda do transmissor, para que possa receber os dados. Esse ajuste do comprimento de onda realizado por um interfermetro de Fabry-Perot ou Mach-Zehnder. Esses interfermetros filtram todos os comprimentos de onda, com exceo da banda de comprimento de onda desejada. O protocolo WDMA pode aceitar trs tipos de trfego: (1) trfego do tipo CBR (Constant Bit Rate), ou seja, trfego onde as conexes possuem taxas constantes de tranmisso de dados, como, por exemplo, vdeo no compactado; (2) trfego VBR (Variable Bit Rate), onde as conexes apresentam taxas variveis de transmisso de dados, como, por exemplo, transferncia de arquivos; (3) trfego de datagramas, como, por exemplo, pacotes UDP (User Datagram Protocol). Nos dois primeiros casos (trfego VBR e CBR), para a estao A se comunicar com a estao B, deve-se primeiramente solicitar conexo. Isso realizado pela insero de um quadro CONNECTION REQUEST em um slot livre do canal de controle de B. Caso B aceite, a comunicao no canal de dados de A poder ser estabelecida. Supondo que foi estabelecida uma conexo entre as estaes A e B para um trfego do tipo VBR, temos que a estao A precisa configurar seu canal de comunicao. Primeiramente, A deve ajustar seu receptor de dados ao canal de dados de B e aguardar o slot de status da estao B. Esse slot informar quais slots de controle estaro atribudos e quais estaro livres nesse instante. Na Figura 20, dos dezesseis slots de controle de B, os slots 0, 3, 4, 6, 8, 11, 12 e 14 esto livres. Os restantes esto ocupados. A estao A precisa escolher um dos slots de controle de B que estejam livres. Supe-se que A tenha escolhido o slot 6 e sua mensagem CONNECTION REQUEST inserida nesse slot. Como a estao B realiza o monitoramento de seu canal de controle constantemente, a solicitao detectada e, como resposta, o slot 6 atribudo estao A. Essa atribuio ser informada estao A no slot de status do canal de dados de B. Quando A v essa informao, sabe que a conexo estabelecida unidirecional. Caso fosse solicitada por A uma conexo bidirecional, a estao B repetiria esse mesmo procedimento com A.

Caso as estaes A e C tenham solicitado no mesmo momento o mesmo slot de controle de B, nenhuma dessas estaes obtero xito, e ambas detectaro essa falha ao monitorarem o slot de status no canal de dados de B. Assim, as duas estaes devero aguardar um perodo de tempo aleatrio e, mais tarde, tentaro novamente estabelecer uma conexo com B. Aps todo esse procedimento, cada estao ter um caminho livre de conflitos para que possa enviar mensagens de controle outra estao. Deste modo, para realizar uma transferncia de arquivos, A envia para B uma mensagem de controle informando a existncia de quadros de dados no slot 3 da sada de dados de A. Quando B recebe essa mensagem de controle, seu receptor ajustado ao canal de sada de A para que se possa ler o quadro de dados. Dependendo do protocolo usado na camada mais alta, a estao B pode usar esse mesmo mecanismo para o envio de uma confirmao, caso deseje. Se as estaes A e C possurem conexes com B e ambas solicitarem que B observe o mesmo slot 3, a estao B ir escolher uma dessas solicitaes aleatoriamente, e a outra transmisso ser perdida. Para um trfego do tipo CBR, o procedimento realizado parecido. Quando h o requerimento de uma conexo pela estao A, temos o envio simultneo de uma solicitao para que A lhe possa enviar um quadro de dados no slot 3. Caso B no possua nenhum compromisso anterior em relao ao slot 3, uma conexo com largura de banda garantida ser estabelecida. Caso contrrio, a estao A poder realizar uma nova tentativa, com uma outra proposta, dependendo dos seus slots de sada que ainda estiverem disponveis. Para o trfego de datagramas, o procedimento realizado tambm muito parecido. Em vez de inserir uma mensagem do tipo CONNECTION REQUEST no slot de controle livre que acabou de encontrar (slot 6 da estao B), a estao A vai inserir uma mensagem DATA FOR YOU IN SLOT 3 (DADOS PARA VOC NO SLOT 3). Caso B esteja livre durante o prximo slot de dados 3, a transmisso ser realizada com xito. Do contrrio, o quadro de dados se perder. Assim, no necessrio nenhuma outra conexo. possvel que se encontre diversas variaes nesse protocolo, decorrentes do fato de que foram propostos e implementados vrios protocolos desse tipo. Por exemplo, ao invs de se atribuir a cada estao seu prprio canal de controle, um nico canal de controle pode ser compartilhado por todas as estaes. Assim, a cada estao ser atribudo um bloco de slots de cada grupo e ser multiplexado vrios canais virtuais em um nico canal fsico. Alm disso, tambm possvel usar apenas um transmissor e um receptor, ambos ajustveis por estao. Desta forma, o canal de cada estao estaria dividido em m slots de controle, seguidos por n + 1 slots de dados.

No entanto, nesse caso os transmissores teriam que esperar mais tempo para solicitar um slot de controle, e os quadros de dados consecutivos ficariam mais afastados, j que algumas informaes de controle estariam a caminho.

9. Concluses

Apesar de apresentar custo elevado em relao s tecnologias usadas atualmente, as fibras pticas nos oferecem muitas vantagens, como, por exemplo, imunidade no s a interferncias externas, mas tambm a freqncias de rdio e radar e impulsos eletromagnticos. As fibras pticas tambm apresentam baixa atenuao, imunidade a rudos externos e taxas de transmisso maiores. O WDM, por sua vez, usado para ampliar ainda mais a capacidade de transmisso da fibra. Essa tecnologia tem como princpio, combinar vrios comprimentos de onda diferentes em uma nica fibra. O WDM possui uma srie de variaes como o CWDM, o DWDM e o WWDM. Futuramente teremos tambm o U-DWDM, que ir multiplexar centenas de comprimentos de onda em apenas uma fibra, alcanando taxas de transmisso na ordem de Tb/s. Com o aumento da procura por aplicaes que exigem altas taxas de transmisso de dados, acompanhado da crescente evoluo das prprias fibras e das tecnologias aplicadas nas redes pticas, esperase que, brevemente, os cabos metlicos sejam substitudos por cabos de fibra ptica.

10. Referncias Bibliogrficas

Sites

Fibras pticas: http://www.lucalm.hpg.ig.com.br/indice.htm Fibras pticas - uma realidade reconhecida e aprovada: http://www.rnp.br/newsgen/0203/fibras_opticas.html WDM: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialwdm/default.asp Sistema de Transporte DWDM: http://www.poncedaher.com.br/papers/dwdm/ DWDM e CWDM - Tecnologias para Alta Capacidade: http://www.rnp.br/_arquivo/wrnp2/2003/cwdm_dwdm.pdf Fiber Optic Networks: http://www.fibersens.com.br/overview_aplic.htm Artigo Tcnico - Como maximizar o valor das redes pticas: http://www.siemens.com.br/coluna1.asp?canal=343&parent=3 37 Fiber Work - Optical Communications: http://www.fiberwork.com.br Fiber Optics.info: http://www.fiber-optics.info/default.htm Tutorial DWDM: http://us.fujitsu.com/img_asset/FNC/pdfServices/dwdmprereqrisite.pdf Redes Comutadas: http://www.ee.pucrs.br/~decastro/pdf/Redes_Comutadas_Cap 3_2.pdf IEC - Internet Engineering Consortium - Tutorials: http://www.iec.org/online/tutorials/ MRV Communications: http://www.mrv.com/index.php PressPool - notcias sobre Telecomunicaes: http://www.presspool.it/default.cfm?ID=926 ITU-T Recommendations - Series G - Transmission systems and media, digital systems and networks: http://www.itu.int/rec/recommendation.asp?type=products&lan g=e&parent=T-REC-G Padrn 10 GE: http://www.furukawa.com.br/fcs_esp/pdf/FCS_esp_89.pdf Net India Networking: http://zdnetindia.ncindia.com/workshop/ Characteristics of CWDM: http://www.broadcastpapers.com/ Sistemas de Comunicaciones pticas hbridos WDM-SCM: http://ttt.upv.es/~framos/Fibra/wdm_scm.html

Trabalho da Graduao de Jos Antonio Casemiro Neto DWDM: http://www.gta.ufrj.br/grad/02_2/dwdm/

Livros

Tanembaum, Andrew S. : "Redes de Computadores" - Editora Campus, Traduo da 4a Edio

You might also like