You are on page 1of 4

Nome: __________________________________________________

Bio. Ano I 10. ou 11. Anos

Data: _____/_____/_____
Unidade 1

Ficha de Trabalho 1

Obteno de Matria pelos Seres Heterotrficos Unicelularidade versus Pluricelularidade

1. O que entende por seres heterotrficos? 2. Selecione de entre as afirmaes seguintes as que so verdadeiras. A Os seres heterotrficos elaboram as suas prprias molculas a partir da matria obtida do meio. B Os seres heterotrficos obtm a sua energia a partir de processos foto e quimiossintticos. C A heterotrofia pode envolver processos de ingesto, digesto a absoro. D Animais, fungos, grande parte dos protistas e das cianobactrias so seres heterotrficos. E Animais, fungos, grande parte dos protistas e das bactrias so seres heterotrficos. F Quanto energia e fonte de carbono, os animais so considerados seres quimioeterotrficos. 3. Fundamente a seguinte afirmao: Os fungos e algumas bactrias so seres vivos microconsumidores, enquanto que os animais e os protozorios so considerados macroconsumidores. 4. Faa corresponder s imagens que se seguem o tipo de nutrio dos macroconsumidores. D mais dois exemplos de animais para cada um dos tipos referidos.

Lebre-da-Berngia (Lepus othus)

Tubaro-branco (Carcharodon carcharias)

Homem (Homo sapiens)

__________________________ __________________________

__________________________ __________________________

___________________________ ___________________________

5. As molculas tm de fluir do meio externo da clula ou organismo para o seu meio interno, de modo a participarem no metabolismo celular. a) Como se designa este processo? b) Que estrutura celular (procariontes e eucariontes) funciona como agente seletivo entre os meios intra e extracelular e atravs do qual se realizam trocas de matria e de energia com o meio envolvente? 6. Analise a imagem mosaico fluido de Singer e Nicholson (1972). Responda s alneas. a) Que estrutura celular est representada na imagem? b) Legenda a imagem (utilize setas, ). c) Estabelea correspondncias:
Bicamada fosfolipdica Protenas Glcidos Transporte Recetores de mensageiros qumicos. Recetores de substncias Barreira seletiva Atividade enzimtica
in CienTIC

Escrito conforme o Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Pgina 1 de 4

7. Os fosfolpidos o maior grupo de constituintes da membrana a que se seguem as protenas tm determinadas propriedades que, em contacto com a gua, fazem com que se constitua uma bicamada fosfolipdica so, pois, molculas anfipticas. Nesta bicamada, as caudas dos fosfolpidos ficam do lado oposto ao meio aquoso.

a) Na imagem da esquerda, indique a que zona (polar ou apolar) correspondem a cabea e a cauda dos fosfolpidos. Refira, ainda, qual delas hidrofbica (repele a gua) e hidroflica (tem afinidade com a gua). b) Pela zona hidrofbica da bicamada apenas conseguem atravessar molculas solveis em lpidos (lipoflicas; hidrofbicas; apolares). As molculas insolveis em lpidos (hidroflicas; lipofbicas; polares) no conseguem transpor a barreira seletiva formada pela membrana. No entanto, elas conseguem chegar ao meio interno da clula. Como? c) Os fosfolpidos movimentam-se dentro da camada lipdica: movimento lateral, rotao e flexo. A seta curva a tracejado da ltima imagem representa que tipo de movimento dos fosfolpidos? Explique-o. 8. A membrana plasmtica apresenta permeabilidade seletiva, ou seja, pode facilitar, dificultar ou impedir a passagem de substncias. Tal fluxo pode ser mediado ou no por molculas transportadoras. Na imagem que se segue, faa corresponder a cada uma das setas o tipo de transporte que representa.

9. Como se designa o fluxo de molculas a favor do gradiente de concentrao? H gastos de energia neste fluxo? 10. Analise a figura que representa, de forma esquemtica, o comportamento de clulas animais e vegetais quando colocadas em meios com diferentes concentraes. Responda s questes.

Escrito conforme o Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Pgina 2 de 4

a) Classifique cada um dos meios (I, II e III) quanto sua concentrao em solutos. b) Descreva o que aconteceu s clulas A e C. Caracterize-as quanto quantidade de gua. c) Descreva o que aconteceu s clulas B e D. Caracterize-as quanto quantidade de gua. d) Refira as diferenas no comportamento das clulas animais e vegetais relativamente aos fenmenos de osmose. 11. Faa corresponde os termos difuso simples, difuso facilitada e transporte ativo s seguintes imagens. Diga, ainda, em qual/quais h gastos de energia. Justifique.

12. Quando se faz um preparado de morangos com acar, passados alguns minutos, registam-se duas coisas: os morangos tornam-se mais doces e forma-se uma calda adocicada. Responda s alneas. a) Identifique o fenmeno responsvel por os morangos se tornarem mais doces. Justifique. b) Identifique o fenmeno responsvel por se formar a calda adocicada. Justifique. 13. Os processos de transporte entre a clula e o meio envolvente no se esgotam nos fluxos de substncias atravs da membrana. Observe o quadro e responda s questes.
COLUNA A Processo de Transporte A Exocitose B Endocitose COLUNA B Descrio dos Processos 1 Consiste no transporte, para o interior da clula, de macromolculas, agregados de partculas ou mesmo clulas. Estes materiais vo sendo envolvidos pela membrana plasmtica, que sofre uma progressiva invaginao, e acabam por ficar, j no interior da clula, confinados a uma vescula endoctica. 2 A membrana plasmtica envolve clulas ou partculas de maiores dimenses com prolongamentos ou expanses do citoplasma os pseudpodes. As vesculas resultantes designam-se de fagocticas. 3 Por invaginaes da membrana so captadas gotculas de fluidos que ficam confinadas a vesculas pinocticas. 4 As clulas libertam no meio envolvente substncias armazenadas em vesculas. 5 As macromolculas ligam-se a recetores membranares antes de entrarem na clula, em vesculas endocticas.

a) Faa corresponder os processos da coluna A s descries da coluna B. b) Das descries da coluna B, qual/quais corresponde(m) a processos endocticos? Denomine-as.
(No considerar, para esta resposta, a descrio da prpria endocitose.)

14. Complete o mapa de conceitos referentes aos organitos endomembranares.

Escrito conforme o Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Pgina 3 de 4

15. Legende a seguinte figura (utilize setas, ), referente ao sistema endomembranar da clula. Utilize os termos expostos ao lado da imagem.

Endocitose Exocitose Alimento Vacolo digestivo Ribossoma Complexo de Golgi RER REL Ncleo

16. Com o objetivo de estudar o transporte de glucose (C6H12O6) atravs das membranas foi efetuada a seguinte experincia: Colocaram-se em trs tubos solues com iguais concentraes de glucose. A extremidade de cada tubo foi revestida com membranas diferentes. Os tubos foram depois colocados em gobels com igual volume de gua destilada.

Foram medidas as concentraes de glucose nos trs gobels ao longo de 180 minutos. Os valores obtidos esto registados no quadro abaixo.

Responda s seguintes questes. a) Construa o grfico referente aos resultados expressos no quadro anterior. b) Assinale a opo correta. A circulao da glucose nos tubos A e C pode ser explicada respetivamente por A osmose e difuso simples. B difuso simples e difuso facilitada. C difuso simples e transporte ativo. D difuso facilitada e difuso simples. c) Explique a diferena de resultados obtidos entre os tubos B e C.

Bom trabalho!
Rben Oliveira-Freitas

Escrito conforme o Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Pgina 4 de 4

You might also like