You are on page 1of 3

OS SETE PASSOS PARA A SUPERAO DO CONTROLE DO EGO

Estamos constantemente envolvidos com as armadilhas do ego, preciso vigi-lo constantemente e toda ateno pouca. A filosofia budista considera que o ego o grande demnio da humanidade. Mas ao mesmo tempo, ele tem sua importncia em nosso processo de individuao. Portanto, nosso crescimento e aprendizado no envolve "destru-lo", mas sim coloc-lo em seu devido lugar. Ns no somos o ego, a mente. Somos muito mais... Segue um resumo do texto de Wayne W. Dyer que pode nos ajudar a transcender alguns conceitos enraizados. Vamos a ele: 1. Pare de se sentir ofendido. Existe a ofensa apenas quando voc se enfraquece. Se procurar por situaes que o aborrea, as encontrar em cada esquina. o ego no controle convencendo voc que o mundo no deveria ser do jeito que . Mas possvel tornar-se um observador da vida e alinhar-se com o Esprito da Criao universal. No se alcana o poder da inteno sentindo-se ofendido. Procure erradicar, de todas as formas possveis, os horrores do mundo que emanam da identificao macia do ego, e esteja em paz. Ficar ofendido cria o mesmo tipo de energia destrutiva que a princpio o feriu, e leva a agresso, ao contra-ataque e a guerra. 2. Abandone o querer vencer. O ego adora nos dividir entre ganhadores e perdedores. impossvel vencer sempre. Algumas pessoas sero mais rpidas, mais sortudas, mais jovens, mais fortes e mais espertas que voc e acabar se sentindo insignificante e sem valor diante delas. Voc no se resume em suas conquistas e vitrias. No h perdedores num mundo onde todos compartilham da mesma fonte de energia. S se pode afirmar que, em determinado dia, sua atuao esteve num certo nvel comparada a outras. Mas cada dia diferente, com outros competidores e novas situaes a serem consideradas. Voc continua sendo a infinita presena num corpo que est a cada dia ou a cada dcada, mais velho. Seja um observador, perceba e aprecie tudo sem a necessidade de ganhar um trofu. De forma inusitada, as vitrias aparecero mais em seu caminho quanto menos as desej-las. 3. Abandone o querer estar certo. O ego a raiz de muitos conflitos e desavenas porque o impulsiona julgar as pessoas como erradas. Quando a pessoa hostil, houve uma

desconexo com o poder da inteno. O Esprito de Criao generoso, amoroso e receptivo; e livre de raiva, ressentimento ou amargura. Cessar a necessidade de ter razo nas discusses e nos relacionamentos como dizer ao ego; "No sou seu escravo. Quero me tornar generoso. Quero rejeitar a necessidade de ter razo". Mas fique atento, pois o ego um combatente determinado. Tenho visto pessoas terminarem lindos relacionamentos por apego a necessidade de estarem certas. Quando estiver no meio de uma discusso, pergunte a si mesmo; "Quero estar certo ou ser feliz?" Ao optar por ser feliz, amoroso e predisposto espiritualmente, a conexo com a inteno se fortalecer. A Fonte universal comear a colaborar com voc para uma vida criativa ao qual foi predestinado a viver. 4. Abandone o querer ser superior. A verdadeira nobreza no uma questo de ser melhor que os outros. uma questo de ser melhor ao que voc era. Concentre-se em seu crescimento, consciente de que ningum neste planeta melhor que ningum. No julgue as pessoas pelas aparncias, conquistas, posses e outros ndices do ego. A distino sempre leva a comparaes. Baseia-se na falta vista no outro, e se mantm pela procura e ostentao das falhas percebidas. Perceba a expanso de Deus em cada um. Todos ns emanamos da mesma fora de vida criadora. Todos temos a misso de realizar nossa pretendida essncia, tudo que precisamos para cumprir nosso destino est ao nosso alcance. Mas nada possvel quando nos sentimos superiores aos outros. 5. Deixe de querer ter mais. O mantra do ego "mais". Ele nunca est satisfeito. No importa o quanto conquistou ou conseguiu, o ego insiste que ainda no o suficiente. Ele pe voc num estado perptuo de busca e elimina a possibilidade de chegada. Na realidade, voc j est l e a forma que opta para usar esse momento presente da vida uma escolha. Ao cessar essa necessidade por mais, as coisas que mais deseja comeam a chegar at voc. Sem o apego da posse, fica mais fcil compartilhar com os outros. Voc percebe o pouco que precisa para estar satisfeito e em paz. A Fonte universal feliz nela mesma, expande-se e cria vida nova constantemente. Nunca obstrui suas criaes por razes egostas. Cria e deixa ir. Ao cessar a necessidade do ego de ter mais, voc se unifica com a Fonte. Como um apreciador de tudo que aparece, aprende a lio poderosa de So Francisco de Assis: " dando que se recebe". Ao permitir que a abundncia lhe banhe, voc se alinha com a Fonte e deixa essa energia fluir.

6. Abandone a idia de voc baseado em seus feitos. um conceito difcil quando se acredita que a pessoa o que ela realiza. Deus compe todas as msicas. Deus constri todos os prdios. Deus a fonte de todas as realizaes. Posso ouvir os egos protestando em alto e bom som. Mas, v se afinizando com essa idia. Tudo emana da Fonte! Voc e a Fonte so um s! Voc no esse corpo ou os seus feitos. Voc um observador. Veja tudo ao seu redor e seja grato pelas habilidades acumuladas. Quanto menos atribuir a si mesmo suas realizaes, mais livre ser para realizar e muito aparecer em seu caminho. Quando nos apegamos s realizaes e acreditamos que as conseguimos sozinhos abandonamos a paz e a gratido Fonte.

7. Deixe sua reputao de lado. Sua reputao no est localizada em voc. Ela reside na mente dos outros. Voc no tem controle algum sobre isso. Ao falar para 30 pessoas, ter 30 imagens. Conectar-se com a inteno significa ouvir o corao e direcionar sua vida baseado no que a voz interior lhe diz. Esse o seu propsito aqui. Ao preocupar-se demasiadamente em como est sendo visto pelos outros, mostra que seu eu est desconectado com a inteno e est sendo guiando pelas opinies alheias. o seu ego no controle. Voc se desconecta da fonte de poder, convencido de que seu propsito provar o quo poderoso e superior . Desperdia energia na tentativa de obter uma reputao maior entre outros egos. Guie-se sempre pela voz interior conectada e seja grato Fonte. Atenha-se ao propsito, desapegue-se dos resultados e assuma a responsabilidade do que reside dentro de voc: seu carter. Como o ttulo de um livro diz: O que voc pensa no me diz respeito!

Fonte em Ingls: http://spiritlibrary.com/wayne-w-dyer/seven-steps-for-overcomingego-s-hold-on-you

You might also like